Sunteți pe pagina 1din 42

Caderno do Formador

Desenvolvimento Rural Sustentvel


" uma viso territorial "

PROJECTO TERRA Apoio s instituies governamentais e no governamentais para a melhoria da gesto da posse e administrao da terra e outros recursos naturais, nas provncias do Huambo e Bi GCP/ANG/045/SPA Caderno do Formador

Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao - FAO Escritrio de Representao da FAO em Angola Ministrio de Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas (MINADERP) Largo Antnio Jacinto (Ex. Largo dos Ministrios), 5 andar. Luanda, Angola. Tel: +244 222 327 108 Representante da FAO em Angola: Sr. Mamoudou Diallo FAO-AO@fao.org Autora Helena Andrade Reviso tcnica Paolo Groppo (NRL), FAO Roma Francisco Carranza, Coordenador do Projecto TERRA - Consultor FAO Txaran Basterrechea, Coordenador da Antena Bi, Projecto TERRA - Consultor FAO Desenho grfico Jos Meio Dias Agradecimentos Aos Institutos Mdios Agrrios do Huambo e Bi equipa do Projecto TERRA

Caderno do Formador

Desenvolvimento Rural Sustentvel


"Uma viso territorial"

Caderno do Formador

ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAO ANGOLA, 2012 As denominaes empregadas nesse produto informativo e a forma como aparecem apresentados os contedos, no implicam da parte da Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO), juzo algum sobre a condio jurdica ou nvel de desenvolvimento dos pases, territrios, zonas ou cidades, ou de suas autoridades, nem a respeito das delimitaes de suas fronteiras ou limites. Todos os direitos reservados. Se autoriza a reproduo e difuso do contedo desse material como produto informativo para fins educativos ou outros fins no comerciais sem prvia autorizao escrita dos titulares dos direitos do autor, sempre que se especifique claramente a fonte. Se probe a reproduo do contedo desse material informativo para revenda e outros fins comerciais sem prvia autorizao escrita dos titulares dos direitos do autor. As peties para obter a tal autorizao devero ser dirigidas ao Chefe da Subdireco das Polticas e Apoio de Material de Publicao Electrnica, da Direco de Informao da FAO, Viale Terme di Caracalla, 00153 Roma, Italia, ou por correio electrnico a copyright@fao.org FAO 2012

Caderno do Formador

Caderno do Formador

No h saber mais ou saber menos: H saberes diferentes. Paulo Freire

Caderno do Formador

INTRODUO
Vivemos uma poca de grandes diferenas: entre ricos e pobres, entre pases e mesmo no interior deles. Ainda que a riqueza, as relaes mundiais e o nvel tecnolgico tenham aumentado, a distribuio dos recursos continua bastante desigual. A constatao das desigualdades e suas relaes com a pobreza tm levado Governos, lideranas e sociedade repensarem as polticas e as estratgias de desenvolvimento. Torna-se urgente promover um novo desenvolvimento centrado nas pessoas e que tenha como princpio a equidade, a ampliao das oportunidades e das capacidades. Construir este desenvolvimento necessariamente valorizar as potencialidades das pessoas e da sociedade. Da a importncia da capacitao nessa nova estratgia. Assim como se transformou o conceito, transformou-se tambm o papel dos tcnicos que actuam no meio rural visando o desenvolvimento. Antes, havia a necessidade de educar o povo rural para que ele adquirisse equipamentos e insumos industrializados necessrios modernizao de sua actividade. Agora, busca-se um novo apoio tcnico que respeite e actue a partir dos conhecimentos dos agricultores e que estimule o uso sustentvel dos recursos locais. O tcnico torna-se um novo profissional, um facilitador. Neste novo papel, os princpios e mtodos utilizado pelo profissional no desempenho de suas actividades pode definir os resultados a serem alcanados. Ele dever ser capaz de inovar no processo de descoberta dos interesses comuns, sempre disposto a construir novos conhecimentos. Na perspectiva de preparar os futuros profissionais para participarem de uma nova estatgia de desenvolvimento inclusiva e sustentvel que se insere a Formao em Desenvolvimento Rural Sustentvel. A Formao em Desenvolvimento Rural Sustentvel foi desenhada para fortalecer e complementar a formao dos estudantes finalistas do ensino tcnico-profissional dos Institutos Mdios Agrrios (IMA). Ela insere-se nos objectivos do PROJECTO TERRA - Apoio s instituies governamentais para a melhoria da gesto da posse e administrao de terras e dos recursos naturais realizado pela FAO - Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao com o apoio financeiro da Agncia Espanhola de Cooperao para o Desenvolvimento AECID e em parceria com os Institutos Mdios Agrrios da Cala (Provncia do Huambo) e do Andulo (Provncia do Bi).

Caderno do Formador

Como multiplicar
A Formao em Desenvolvimento Rural Sustentvel foi construda de forma bastante simples e de maneira a facilitar sua multiplicao entre alunos e mesmos entre profissionais comprometidos com o desenvolvimento rural. O contedo est dividido em temas que podero ser aplicados separadamente dependendo da disponibilidade de tempo do grupo. Nesse caderno, o formador encontrar um roteiro com informaes metodolgicas e uma srie de actividades e ferramentas que facilitam sua realizao. As lies tiradas da execuo de oficinas de capacitao para cerca de 100 alunos dos IMAs permitiram ajustar a metodologia que apresentamos aqui. Optamos por no incluir o contedo a ser trabalhado pois este encontra-se no caderno elaborado para os formandos, que completa este material. Importa ressaltar que trata-se de uma proposta onde os temas esto intimamente relacionados e compete ao facilitador criar um ambiente onde os formandos possam perceber a sua complementaridade e as relaes de causa e efeito existentes em todo processo de desenvolvimento. Vale ainda ressaltar que as ferramentas so bastante flexveis e o formador deve ser criativo e inovador trocando alguns passos e adaptando-os realidade de cada grupo. Contamos com seu apoio e compromisso nesta misso to importante que entender e pensar um modelo de desenvolvimento melhor para todos.

BOm TRaBalhO!

Caderno do Formador

Objectivos e princpios pedaggicos


Objectivos da Formao
A presente proposta de capacitao tem como objectivo fortalecer e complementar a formao dos estudantes finalistas dos Instituto Mdio Agrrio introduzindo uma anlise conceitual e metodolgica de temas ligados ao desenvolvimento local sustentvel e estimulando o desenvolvimento de competncias que favoream o desempenho do papel do tcnico como agente facilitador de processos de desenvolvimento. Especificamente, a formao tem como objectivos:

Facilitar a discusso sobre alguns conceitos e a anlise crtica dos problemas e tendncias actuais no campo do desenvolvimento rural sustentvel no mundo e em Angola, com destaque para as abordagens sistemticas e outras que propem a participao activa dos cidados; Examinar a contribuio potencial da extenso para o desenvolvimento agrrio e rural. Pretendese que os alunos entendam a extenso como um entre vrios instrumentos de um processo de mudana; Disponibilizar tcnicas e instrumentos participativos que permitam aos futuros tcnicos apoiar os actores a participarem efectivamente nas decises e na melhoria da qualidade de vida das populaes rurais; Desenvolver a compreenso sobre os processos de diagnstico, planeamento, execuo e avaliao de projectos de desenvolvimento. Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos bsicos, bem como alguma capacidade de actuao prtica nestes processos.

Caderno do Formador

Princpios pedaggicos orientadores


I) Em se tratando de alunos do ensino mdio, jovens, e portanto com pouca ou nenhuma prtica, o ponto de partida ser o conhecimento terico e conceitual sobre os elementos fundamentais para a interveno no meio rural;

II) Porm, baseados no pensamento de Paulo Freire que nos afirma que os homens se educam entre si, propomos uma capacitao formativa, reflexiva e interactiva, buscando formar profissionais comprometidos com a sociedade (Paulo Freire, 19791); III) A formao dever transformar-se num momento privilegiado de reflexo crtica e sistemtica sobre a realidade rural; IV) Dever ocorrer por meio da discusso conjunta valorizando as opinies e o conhecimento individual, reduzindo, sobretudo, o individualismo na aprendizagem e enfatizando a construo coletiva do conhecimento; V) Dever privilegiar a participao dos alunos, na perspectiva de que a aprendizagem dever promover mudanas no somente no nvel do conhecimento, mas tambm no nvel das habilidades e das emoes 2. Da a preocupao com as tcnicas de motivao e comunicao.

Postura do moderador

Manter-se tranqilo durante as exposies dos participantes; Ouvir com ateno; Seguir as etapas do evento com flexibilidade; Evitar concluir pelo grupo; deixar que todos falem e somente no final fazer comentrio breve de algo que passou; Preparar roteiros e cartazes com antecedncia, de forma a ter sua total ateno voltada para o grupo; Sentar-se no crculo junto com os participantes; Preparar concluses sobre o tema central da vivncia; se possvel, utilizar slides ou flip chart para melhor fixao; As concluses devem ser breves (mximo 15 minutos) e marcantes.

Pedagogia do oprimido. Freire, Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. A Interveno participativa dos atores INPA: uma metodologia de capacitao para o desenvolvimento local sustentvel / Ribamar Furtado, Eliane Furtado Braslia : Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA) 2000.
1 2

Caderno do Formador

Contedo do Programa

10

Caderno do Formador

abertura e Organizao da Formao


Sntese

Tempo total: 2hs Abertura O moderador, como facilitador do processo grupal, assume seu papel de orientador dos trabalhos e convida os participantes para investirem um tempo inicial em uma etapa de organizao, propondo responder s seguintes perguntas orientadoras, que so afixadas em um painel:

Quem somos

Nossas Expectativas

O que vamos fazer

Nossas Regras

Caderno do Formador

11

Apresentao e integrao: Quem somos


Respondendo pergunta quem somos?, o facilitador se apresenta, de uma forma demonstrativa, convidando os participantes a tambm se apresentarem. Os participantes registram seus dados em fichas ou tarjetas, que so afixadas em um painel.

Levantamento de expectativas: Nossas expectativas


O facilitador solicita que os participantes registrem em fichas suas expectativas com relao aos trabalhos que sero realizados. As fichas tambm sero afixadas em um painel.

Apresentao do programa: O que vamos fazer


Respondendo pergunta o que vamos fazer?, o facilitador apresenta os objectivos da oficina e as actividades (apresentadas como o apoio de slides) a serem desenvolvidas para se alcanar os objectivos propostos, como etapas lgicas sucessivas e interligadas de anlise e reflexo.

Contracto de convivncia: Como vamos trabalhar


O facilitador responde pergunta como vamos trabalhar?, fazendo uma breve exposio sobre o conceito de oficina e considerando aspectos bsicos para o trabalho em grupo no enfoque participativo: A Oficina um espao de trabalho dinmico e interativo, no qual se promove o intercmbio de conhecimentos, experincias e vises dos participantes, buscando, de forma pedaggica e construtiva, desenvolver etapas lgicas, sucessivas e interligadas de anlise e planejamento.

Aprender Reflexo

Fazendo Aco

12

Caderno do Formador

O facilitador explicita seu papel orientar o grupo no desenvolvimento do programa de trabalho proposto, em um espao de convvio agradvel, democrtico e construtivo e o papel do grupo responsvel pelo contedo das informaes enfatizando a importncia da motivao, do compromisso e da participao efectiva de todos, contribuindo com suas ideias, buscando-se, de forma conjunta e consensual, desenvolver as anlises propostas. Recomenda-se fazer um acordo de convivncia ou Nossas Regras entre os participantes, destacando-se os aspectos que devem ser respeitados por todos a fim de assegurar o bom desenvolvimento dos trabalhos. Os participantes so convidados a expressar suas ideias, que so documentadas pelo facilitador em fichas em um painel ou escritas em um lbum seriado (flip chart). Nesse momento o facilitador faz com os participantes um acordo sobre os horrios, completando o painel das regras. NOSSAS REGRAS

FAZER
Ser pontuais Ter disciplina Respeito mtuo Higinicos Ideias constructivas

NO FAZER
Contrariar as ideias dos colegas No usar o telemvel No usar equipamentos imprprios No comer durante a formao Evitar falta de respeito

HORRIOS

Caderno do Formador

13

Instrumentos Pedaggicos 3
Metodologia Participativa A metodologia participativa permite: Retratar as percepes de todos os atores da situao; Gerar um quadro de vises diferenciadas; Criar um saber coletivo; Diluir o poder. Dessa forma, um processo de cooperao centrado no trabalho individual e de equipe, que pressupe a interao das pessoas para atingir objetivos comuns e que devero se organizar, definir papis, administrar conflitos, gerar solues, a partir de percepes, valores culturais e experincias diferenciadas e ou divergentes. Participar tomar e ter parte no poder das decises que o grupo deve tomar consensualmente. E consenso no deciso da maioria (voto), mas de todos em torno de uma questo importante para o grupo, de forma racional e tendo em vista as circunstncias do momento, abrindo mo de expectativas individuais. A metodologia participativa apoia na criao de associaes e cooperativas dentro do seguinte foco: Contribuindo para a transformao do contexto scio-econmico e educacional das comunidades carentes, por meio de envolvimento das lideranas e entidades pblicas, privadas, Ongs, incorporando a contribuio de milhes de famlias gerao de novas riquezas, melhor distribuio de renda e erradicao da pobreza.; Indo em busca das potencialidades das micro-regies e solucionando seus problemas, por meio do apoio de todas as parcerias possveis, locais, municipais, estaduais e federais, viabilizando a auto-sustentabilidade.

Tcnica da Visualizao Mvel Dentro do trabalho com enfoque participativo, a visualizao mvel um importante instrumento para tornar a formulao de idias, o processo de discusso e o desenvolvimento dos trabalhos mais eficiente e produtivo. Esta tcnica consiste na utilizao de cartes coloridos para registro das idias do grupo, que so afixados na parede, formando painis com as concluses dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo a cada etapa. O registro de idias nos cartes pode ser feito em trs momentos: 1 - Trabalho Individual: cada participante faz uma reflexo individual sobre o tema proposto e anota suas opinies; 2 - Trabalho em grupo: a seguir, formam-se mini-grupos de trs a seis participantes, que trocam idias e elaboram concluses; 3 - Plenria: o momento da socializao das idias e da consolidao dos resultados do trabalho, a partir da exposio das idias dos mini-grupos. Para que possamos tirar um mximo de proveito da tcnica de visualizao mvel, algumas regras devem ser observadas: Redigir apenas uma idia em cada carto; Sintetizar idias; Fazer letras legveis; No ultrapassar trs linhas em cada carto; Cuidar para que a distncia dos participantes em relao ao painel no ultrapasse oito metros, limite mximo para no comprometer a leitura dos cartes. A visualizao no fala por si. Serve de apoio expresso verbal e revela muitas vantagens: Aumenta a transparncia do processo grupal; Racionaliza a discusso, destacando as informaes essenciais; Funciona como memria externa, armazenando as concluses de cada etapa do trabalho;
3

Extrado de PRATICANDO O ASSOCIATIVISMO. Manual do facilitador. Sebrae Nacional. Redes Associativas. Braslia, 2001.

14

Caderno do Formador

Proporciona viso de conjunto; Garante a participao de todos; Facilita o agrupamento das informaes, pois os cartes so mveis; Permite a cada participante ver suas contribuies nos painis e identificar sua parcela de trabalho conjunto; Apoia as apresentaes em plenria, concentrando a ateno do grupo.

Jogos de Treinamento & Desenvolvimento Andy Kirby conceitua o Jogo como uma atividade estruturada, com um objetivo de aprendizado, contedo ou processo diferente da consumao da atividade em si. Um Jogo reflete as vivncias das pessoas enquanto participantes de grupos nas diversas situaes em que se envolvem no seu cotidiano, atravs de uma forma ldica e atrativa. Principais caractersticas dos jogos Possibilitam aprendizado; Definem, com clareza, os comportamentos e temas que se quer trabalhar; Podem levar competio ou cooperao; Fazem com que todos os participantes interajam, embora o nvel de envolvimento de cada um seja diferente, e alguns at prefiram ficar no anonimato. Fases de um jogo (i) Vivncia: o jogo ou atividade propriamente dita. Variar os jogos; Cuidar para que reproduzam a realidade a ser trabalhada; Verificar se h tempo suficiente para o seu processamento; Adequar a atividade ao objetivo pretendido e ao pblico-alvo. (ii) Relato: o momento onde o facilitador sonda o clima de trabalho em que ocorreu o jogo, oferecendo espaos para as pessoas falarem sobre seus sentimentos. importante trabalhar sempre com o efeito-surpresa e usar recursos de facilitao de expresso; Sugestes carinhas de expresso, figuras, palavras-chave, baralho de sentimentos, cores, smbolos, verbalizaes...; Cuidar para que este momento tenha um tempo timo (nem muito longo e nem muito pequeno). (iii) Processamento: fase em que o facilitador faz com que o grupo avalie sua performance no jogo, fale sobre suas dificuldades e facilidades, falhas e acertos. Este momento deve ser preparado antecipadamente pelo facilitador, que poder usar um dos instrumentos a seguir: questionrios individuais ou em subgrupos; perguntas que vo alm do sim e do no; recursos visuais (smbolos, cartazes, figuras...); painel de apresentaes. (iv) Generalizao: at agora, as discusses esto ancoradas na fantasia do jogo, do ldico, no que aconteceu no aqui-eagora. Quando entramos na fase de generalizao, devemos puxar as pessoas para sua realidade e: Estimular as analogias; Usar o material produzido pelo grupo para comparaes com a realidade; Pedir que estabeleam semelhanas e divergncias do que ocorreu no jogo com o que ocorre no cotidiano. Esta fase a mais importante, pois faz com que as pessoas entendam os motivos daquela atividade to ldica e que, aparentemente, no tinha nada a ver com o trabalho ou a funo de cada um. (v) Aplicao: de posse do diagnstico do grupo, que revelou na fase anterior as semelhanas e diferenas do jogo com o seu cotidiano, o facilitador estimula as pessoas a investirem na promoo de mudanas e melhorias.

Caderno do Formador

15

16

Caderno do Formador

mDUlO I
Desenvolvimento territorial, sustentabilidade e gesto social

Caderno do Formador

17

Desenvolvimento Sustentvel
Vises do Desenvolvimento Sntese

Tempo total: 2hs

1. Entregar uma folha para cada um e solicitar que imaginem Angola daqui a alguns anos. Pedir que faam um desenho de como vem o desenvolvimento do pas. Disponibilizar material para desenhar, recortar e colar, deixando claro que no se deve usar palavras e sim, imagens. O grupo ter 30 minutos para concluir o trabalho. 2. Sentados em crculo, no cho, pedir inicialmente que comentem o que sentiram ao realizar a actividade e depois, que cada um apresente o desenho que fez. 3. Fechar a discusso considerando que o desenvolvimento mais que as questes econmicas ou as infra-estruturas: tem que se levar em conta os aspectos sociais, a conservao do meio ambiente, a equidade social, e tambm os valores, sonhos, desejos e necessidades das pessoas. Concluir reafirmando que o desenvolvimento s faz sentido se traduzido em felicidade para toda a gente. 4. Fixar os desenhos em um painel realando que o painel representa a viso de cada um compondo o desenvolvimento para todos.

18

Caderno do Formador

Evoluo do conceito de desenvolvimento e anlise do desenvolvimento em angola

Sntese

Tempo total: 2hs

Evoluo do conceito
1.

Fazer uma tempestade de ideias com os participantes sobre as transformaes que os participantes perceberam nos ltimos anos. Apresentar, com o apoio de slides, o avano do pensamento e das aces que dizem respeito ao desenvolvimento e a sustentabilidade da Segunda Guerra at os nossos dias e como a noo afecta o nosso dia-a-dia.

Tempestade de idias as idias so expostas pelo pblico e anotadas pelo facilitador no papel flip chart. Ao final do tempo, o facilitador faz uma sntese.

2.

Caderno do Formador

19

3. A partir da aplicao da tcnica tempestade de ideias, discutir a Revoluo Verde, suas consequncias e sua importncia no processo de desenvolvimento. Traar paralelos entre os acontecimentos mundiais e em Angola. Discutir o papel dos tcnicos e da extenso rural na implementao da Revoluo Verde. 4. Apresentar e discutir o desenvolvimento de Angola desde o fim do conflito armado at os dias actuais e como a reconstruo do pas vem mudando a vida das pessoas.

Indicadores bsicos de pobreza e insegurana alimentar em Angola


1.

Apresentar alguns indicadores econmicos e de insegurana alimentar e pobreza explicando seu significado. Dividir em pequenos grupos (4 ou 5 pessoas). Distribuir para cada grupo um quadro contendo alguns indicadores bsicos de pobreza e insegurana alimentar em Angola e uma lista de perguntas que orientam a anlise e discusso. Pedir que analisem o quadro orientado pelas perguntas fazendo sempre a correlao entre indicadores econmicos como o PIB e os indicadores sociais. Os grupos tero 40 minuntos para discutir. Pedir que cada grupo apresente em plenria os resultados das discusses (10 minutos por grupo). Animar o debate focando na dependncia da economia angolana do sector petrolfero, na distribuio desigual dos recursos, na importncia de se transformar o crescimento econmico em desenvolvimento humano. Concluir sobre a necessidade do tcnico analisar uma determinda situao considerando diferentes pontos de vista e diferentes indicadores.

2.

3. 4.

20

Caderno do Formador

Desenvolvimento sustentvel e sustentabilidade Sntese

Tempo total: 4hs

Desenvolvimento sustentvel e sustentabilidade


1.

Fazer a retrospectiva do tema anterior salientando que apesar de todos os avanos mundiais percebemos o acentuamento cada vez maior das diferenas: entre ricos e pobres, entre pases e mesmo no interior deles. Construo colectiva de conceitos (i) o facilitados apresenta o conceito que pretende construir; (ii) os participantes, com total liberdade, apresentam o entendimento que tm sobre o tema, sem censura, sem preconceito e sem limites de idias para cada um; (iii) o facilitador vai anotando as opinies em flip chart; (iv) quando os participantes j tiverem colocado suas opinies, o facilitador vai dando forma ao conceito a partir das idias centrais que apareceram. Ao mesmo tempo em que vai aprofundando a discusso sobre cada idia, vai questionando os participantes sobre o que eles entendem sobre cada aspecto levantado; (v) o facilitador finaliza a tcnica redigindo o conceito construdo coletivamente num cartaz.
Caderno do Formador

2. Construir colectivamente

o conceito de sustentabilidade.

21

3.

Introduzir a sustentabilidade como uma proposta que pode conciliar crescimento econmico, desenvolvimento humano, avano tecnolgico e conservao do meio ambiente. Fixar o conceito de sustentabildiade com o apoio de slides.

Dimenses da sustentabilidade
1.

Dividir em grupos (4 grupos) para discutir textos previamente preparados que apresentam as dimenses da sustentabildiade (cada grupo discute uma dimenso: social, ambiental, econmica e poltica). Os grupos tero 30 minutos para trabalhar. Pedir que cada grupo apresente os resultados dos grupos em plenria (5 minutos cada grupo). Concluir deixando claro que ns, seres humanos, somos parte de um sistema natural que envolve outros seres vivos, a guar, o ar, todo o planeta. Mostrar que a participao fundamental para a sustentabilidade no s para garantir que todos os interesses sejam atendidos mas tambm para que tenham continuidade. Aplicar a uma tcnica caminhar s e caminhar juntos para fixar o conceito de participao. Concluir apresentando como apoio de slides um conceito mais alargado de desenvolvimento sustentvel onde o ser humano busca maior felicidade pessoal e coletiva. Caminhar s e caminhar juntos: Em um local amplo as pessoas comearm a andar em silncio. O moderador orienta os participantes a andarem de maneira relaxada, cada um buscando seu prprio ritmo. Depois de alguns instantes o moderador solicita que cada participante procure um colega e andem aos pares com os ombros enconstados. Depois o moderador d uma nova orientao para que os pares se juntem 2 a 2 e andem em grupos de 4 pessoas. O moderador vai orientando os grupos a se juntarem gradativamente at que todos os participantes estejam andando num nico grupo.

2. 3.

1.

2.

Escola de Campo do Agricultor


1. 2.

Visitar uma Escola de Campo do Agricultor Discutir com o grupo e com o facilitador / campons a sustentabilidade da experincia e a importncia desta ferramenta para a promoo do desenvolvimento. Enfatizar que trata-se de uma metodologia de extenso rural baseada nos princpios da educao de adultos onde aprende-se fazendo e onde a participao de todos fundamental para o processo de organizao dos camponeses e de empoderamento.

3.

22

Caderno do Formador

Sociedade e Desenvolvimento sustentvel


Gesto Social do Desenvolvimento Sustentvel Sntese

Tempo total: 4hs

Gesto Social e Participao


1.

Apresentar as etapas de um processo de gesto: planificar, organizar, dirigir, implementar, monitorar, avaliar. Aplicar a tcnica: escravos de J para fixar as iniciativas de gesto, organizao e participao. Fixar o conceito de gesto social atravs da exposio dialogada de slides. Ressaltar que gesto social um processo de aquisio do poder ou de empoderamento.

2.

Escravos de J Todos os participantes sentam no cho em crculo. Cada pessoa com seu objecto na mo (pedra, caixa de fsforo ou outro). O facilitador explica a tcnica: os participantes devero cantar a msica dos Escravos de J e ir passando o objecto para o colega da direita no ritmo da cano. O jogo ser finalizado quando todos conseguirem cantar a msica e passar o objecto de maneira que no sobre nem falte objecto na frente de ningum. Materiais: pedras, caixas de frsfoto ou pequenos objectos. Msica: Escravos de Jjogavam caxangtirabotadeixa o Zambel ficarguerreiros com guerreiros fazem zig zig z guerreiros com guerreiros fazem zig zig z. Obs. Caso no se lembre do ritmo da msica pode usar qualquer outra que tenha um ritmo bem marcado.

Caderno do Formador

23

Actores poder e liderana


1.

A partir da questo: em so os actores sociais implicados no desenvolvimento rural aplicar a tcnica "diagrama de Venn" identificar os actores que se relacionam com os camponeses em um determinado municpio e refletir sobre as relaes existentes entre eles. Trabalha-se melhor estabelecendo os limites entre o municpio e a aldeia. Pode-se dividir em dois grupos ou trabalhar com todos os participantes. O tempo para realizar o diagrama de 60 minutos.

Diagrama de Venn (i) divide-se os participantes em pequenos grupos; (ii) cada grupo deve relacionar quais so as instituies e organizaes existentes no municpio; (iii) o facilitador deve disponibilizar papel flip-chart e crculos feitos em cartolina de diferentes tamanhos e cores; (iv) cada grupo deve representar cada instituio/organizao/etc. por um crculo sendo que o tamanho do crculo est de acordo com a importncia atribuda pelos participantes; (v) os participantes devem posicionar instituies e organizaes identificadas relacionando-as umas com as outras; (vi) o facilitador anima a discusso em cada grupo auxiliando-os a perceber as relaes entre a comunidade, organizaes e instituies.

1. O grupo ou grupos apresentam o diagrama construdo e inicia-se a discusso sobre as relaes que existem entre os camponeses e os demais actores presentes no municpio e na aldeia e como estas relaes afectam a gesto social. 2. Revisar com o grupo o entendimento do tema.

agricultura familiar e desenvolvimento Sntese

Tempo total: 1h 30min

24

Caderno do Formador

Agricultura familiar
1.

Dividir em 4 grupos para responder a questo: o que agricultura familiar ou camponesa e quais suas principais caractersticas? Os grupos tero 40 minutos para trabalhar e 10 minutos para apresentar suas concluses. Debater com os grupos sobre o que caracteriza a agricultura familiar ou camponesa. Com o apoio de slides fixar o conceito de agricultura familiar e sua importncia para o desenvolvimento.

2. 3.

Agricultura familiar em Angola


1.

Aplicar a tcnica tempestade de ideias para discutir o estado actual da agricultura familiar em Angola e sua importncia para a reduo da fome, do combate pobreza e para a conquista da segurana alimentar. Apoiar a discusso com apresentao de slides com dados da agricultura familiar em Angola. Introduzir os conceitos de gerao e gnero e ressaltar a importncia da agricultura familiar no que diz respeito s relaes de gerao e gnero. Concluir destacando a importncia da terra para a sustentabilidade da agricultura familiar.

2.

3.

Sntese

acesso terra e desenvolvimento

Tempo total: 1h 30min 1.

Apresentar a Lei de Terras e discutir a importncia de se assegurar para as comunidades rurais o direito de acesso e uso da terra e outros recursos naturais. Apoiar a discusso com apresentao de slides. Apresentar o filme sobre a Lei de Terras e o processo de delimintao de terras em Angola como mtodo de assegurar o direito das comunidades rurais ao acesso e uso das terras. O filme tem a durao de 17 minutos. Finalizar revisando com o grupo o entendimento sobre as relaes existentes entre agricultura camponesa, direito de acesso e uso da terra e desenvolvimento sustentvel.
Caderno do Formador

2.

3.

25

Estado e sociedade civil: agentes de transformao da realidade rural


Polticas Pblicas e Participao Social Sntese

Tempo total: 2 horas

Relaes entre desenvolvimento, participao e polticas pblicas


1.

Atravs da aplicao da tcnica tempestade de ideias apresentar e discutir a questo: quem tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento? Esbabelecer as relaes entre o Estado e a Sociedade Civil atribuindo as responsabilidade de cada um para a realizao do desenvolvimento. Utilizar slides. Concluir destacando a importncia da participao dos diferentes sectores da sociedade na gesto social das polticas pblicas.

2.

3.

Dilogo entre comunidades e o Estado: o caso dos CACs e da ENSAN


1.

Apresentar o que so os Conselhos de Auscultao e Concertao Social (CACS) e os conselhos de segurana alimentar como espaos de encontro entre o poder pblico e o poder local. Explicar a importncia do fortalecimento destes espaos para a consolidao do desenvolvimento.

26

Caderno do Formador

2.

Finalizar ressaltando que para participar e intervir nas polticas pblicas necessrio conhecer os direitos e deveres do cidado.

Cidadania
1. 2. 3.

Aplicar a tcnica da tempestade de ideias para discutir o que cidadania / o que ser cidado Finalizar o tema com o apoio de slides. Revisar com o grupo o entendimento do Mdulo I.

Caderno do Formador

27

28

Caderno do Formador

mDUlO II
Instrumentos de apoio ao Desenvolvimento

Caderno do Formador

29

O Tcnico como facilitador


Sntese

Tempo total: 3 horas

Facilitador: o que ?
1. 2.

Revisar com o grupo o entendimento do mdulo anterior. Aplicar a tcnica da tempestade de ideias para a construo colectiva do que ser tcnico facilitador e qual o seu papel. Em plenria, com apoio de slides explicar que o tcnico vai coordenar e dirigir as necessidades e desejos do grupo e conduzir o processo de mudana. Explicar o processo e as etapas da mudana. Ressaltar que a mudana pessoal que s pode ser gerada a partir da automotivao. Dividir em 4 grupos e pedir que enumerem algumas qualidades do tcnico facilitador. Apresentar o resultado dos trabalhos dos grupos. Concluir reafirmando que cada localidade deve encontrar seu modo de conduzir seu projecto de vida.

3.

4. 5.

O que orienta a aco do tcnico facilitador?


1. 2.

Fixar o contedo com o apoio de slides (qualidades do tcnico) Discutir em plenria, com apoio de slides algumas orientaes para aco dos tcnicos.

30

Caderno do Formador

Comunicao em um enfoque participativo


Sntese

Tempo total: 3 horas

O que comunicao?
1.

Introduzir o tema da comunicao falando sobre a importncia de encentivar as pessoas a falar, ouvir, valorizar e aceitar ideias. Aplicar a tcnica quem conta um conto aumenta um ponto. Quem conta um conto aumenta um ponto*: Solicita-se que duas ou trs pessoas saiam da sala por alguns momentos. Pergunta-se aos participantes se algum entre eles conhece uma estria, um conto, uma anedota que poderia compartilhar com o grupo. Pede-se que todos prestem bastante ateno. Concluda a estria, escolhe-se um voluntrio para cont-la a um dos ausentes. Os demais participantes devero permanecer calados e a estria depois de contada no poder ser repetida. Chama-se outro dos participantes que est fora da sala para escutar a estria que o voluntrio ir contar. Em seguida, o participante que ouviu a estria ir repass-la a outro dos colegas que ser chamado sala e assim por diante. medida que a estria vai sendo contada vai sofrendo uma srie de modificaes, quase sempre engraadas e muito diferente da estria original. Ao final conta-se a verso original para o grupo possa confront-la com a forma que, progressivamente, foi se alterando. * Extrado de Cerqueira, R. Jogos Pedaggicos na Capacitao das Organizaes de Produtores. Srie Cadernos Metodolgicos n 2. Projeto BNB/PNUD/ABC. Recife, 1996.

Caderno do Formador

31

1.

Discutir o que a comunicao em um enfoque participativo e a importncia do processo no qual as pessoas se relacionam entre si. Fixar o conceito com apoio de slides. Discutir o papel do tcnico como comunicador e da comunicao como uma estratgia. Apresentar e discutir as formas os elementos do processo de comunicao.

2.

Mtodos e tcnicas que facilitam a comunicao


1.

Apresentar e discutir com o apoio de slides a importncia da visualizao como mtodo que facilita e favorece a participao e a aprendizagem e apresentar algumas tcnicas e vivncias que apoiam o trabalho do facilitador.

aces e instrumentos participativos


Sntese

32

Caderno do Formador

Tempo total: 12hs


Caderno do Formador

33

Sensibilizao e mobilizao
1.

Apresentar com apoio de slides as etapas de sensibilizao e mobilizao do enfoque participativo e discutir alguns mtodos que podem ser utilizados nesta etapa: reunies de sensibilizao, palestras, visitas, etc. Dividir os participantes em 4 grupos. Cada grupo vai escolher um tema, um pblico e uma tcnica de sensibilizao e simular um evento. O tempo de trabalho de 40 minutos. Cada grupo ter 15 minutos para apresentar seu trabalho que ser analisado e avaliado pelos formadores e pelos outros grupos segundo critrios como: a postura do facilitador frente ao grupo, a aplicao adequada do mtodo escolhido, a utilizao de tcnicas de comunicao, a utilizao de materiais, etc. Finalizar revisando o entendimento do grupo com relao importncia da sensibilizao quando se esta dando incio a um trabalho.

2.

3.

4.

Diagnstico participativo
1.

Explicar o que um diagnstico, sua importncia como ferramenta de colecta e seleo de informaes e como instrumento que facilita processos de aprendizagem de modo participativo. Apresentar, com apoio de slides, algumas ferramentas do Diagnstico Rpido Participativo. O tempo de 30 minutos. Tarefa: Simular um diagnstico em uma rea prxima do IMA. Dividir em grupos para preparar o diagnstico: definir objectivos, ferramentas, materiais, tcnicas

2. 3. 4.

Realizar uma caminhada transversal em uma rea previamente definida observando: relevo, tipo de solo, vegetao, formas das parcelas, construes, animais, etc. A caminhada durar Caminhadas transversais (transects walk): um passeio que percorre o cerca de 1 hora. territrio da comunidade para reconhecer o meio ambiente, caracteriz-lo por reas de uso e recursos diferentes. Busca-se a participao de forma dinmica, 5. Aps a caminhada traar um pelo convite que se faz de uma caminhada pela rea em foco. Promove-se pequeno perfil de utilizao a interao entre o ambiente fsico e as atividades humanas realizadas no da terra atravs de mapas tempo e no espao. importante para identificar as caractersticas naturais da da paisagem. O tempo para comunidade atuais e do ponto de vista histrico. realizao desta actividade de (i) os participantes so convidados para caminharem juntos pelo compo, 1h30min. visitando os lugares mais importantes; (ii) observa-se tudos, faz-se perguntas sobre a histria, tradies, a situao de hoje, etc., ao mesmo tempo observa6. Apresentar os resultados e discutir levantando alguns se o solo, a vegetao,as culturas, o relevo,os cursos e pontos de gua, etc.; problemas dos agricultores que pode-se aproveitar para fazer pequenas entrevistas; (iii) no final, procura-se puderam ser observados durante traar o perfil da utilizao da terra atravs de mapas, diagramas, etc. a caminhada.

34

Caderno do Formador

Planeamento participativo
1.

Com apoio de slides apresentar o planeamento como um processo de tomada de deciso e que na perspectiva do desenvolviemnto, vai-se decidir sobre os objectivos que se pretende atingir visando transformar uma determinada realiade. Apresentar algumas ferramentas de planificao (painel de priorizao, viso de futuro, rvore de problemas, rvores de objectivos, etc.). De forma colectiva construir uma rvores de problemas focando na importncia de se entender a existencia de certos problemas, suas causas e seus efeitos. Aps a construo da rvore de problemas, construir a rvore de objectivos com um sequncia onde o problema reformulado como um objectivo positivo. Com apoio de slides apresentar o conceito de plano de aco. Dividir em grupos e cada grupo elabora um pequeno plano de aco com base nos problemas e objectivos levantados nas actvidades anteriores. Apresentar e discutir o plano em plenria. Com apoio de slides, apresentar o marco lgico para elaborao de projectos.

2.

3.

4.

5. 6.

7. 8.

rvore de Problemas* A rvore de problemas ajuda a visualizar e entender a existncia de certos problemas, suas causas, efeitos e o que fazer para eliminlos. No tronco da rvore est visualizado o problema: as razes simbolizam as causas do problema e os galhos, com seus frutos podres, representam os efeitos que determinado problema est gerando. (i) desenhar o tronco de uma rvore num papel afixado no painel mvel; (ii) escrever o problema priorizado numa tarjeta e colocar no tronco da rvore; (iii) perguntar quais as causas que alimentam este problema; (iv) escrever as causas identificadas em tarjetas no fundo da rvore; (v) agrupar as causas por bloco de afinidades; (vi) discutir relaes entre as diferentes causas; (vii) perguntar quais os envolvidos com este problema e descrev-los em tarjetas; (viii) perguntar quais os efeitos negativos do problema, descrev-los nas tarjetas e posicion-los como frutos nos galhos. rvore de Objectivo* A rvore de objectivos uma seqncia da rvore de problemas. Ser construda a partir dos problemas priorizados. (i) a partir da rvore de problemas construda, cada problema ser reformulado com um objectivo positivo a ser obtido num futuro prximo. Pr-requisitos essenciais do objectivo: Aceitveis para as pessoas envolvidas na execuo; Realsticos e atingveis para os agricultores familiares, que tero o apoio das entidades, instituies e organizaes envolvidas; Formulados de maneira compreensvel; Dotados de qualidade, motivando os envolvidos a alcan-lo; Socializados com todos que estejam ligados sua execuo.
*Adaptado de KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma viso interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivncias. - Salvador: GTZ, 2007. 155p.

Caderno do Formador

35

Execuo de actividades e projectos


1.

Discutir com apoio de slides a etapa de execuo das actividades planeadas como momento de se estabelecer concensos e buscar o envolvimento de vrios parceiros.

Monitoramento, avaliao e replanejamento


1. 2. 3.

Discutir com apoio de slides a importncia do monitoramento e avaliao das aces. Dividir em 4 grupos. Distribuir o roteiro de avalio da formao e o resumo do programa aos grupos solicitando que avaliem a formao. de 40 minutos o tempo total. Os resultados da avaliao no sero apresentados ao grupo.

4.

36

Caderno do Formador

Encerramento
Sntese

Tempo total: 2 hs
1.

Aplicar a tcnica da teia de aranha pedindo que a cada um manifeste com uma palavra o sentimento sobre o trabalho realizado. Concluir a formao com a entrega dos certificados.

2.

Teia de aranha: Todos ficam de p formando um crculo. O moderador d incio dinmica segurando um novelo de l e explica que vai amarrar no seu dedo a ponta da linha e vai dizer em uma palavra seu sentimento com relao aos trabalhos que foram desenvolvimento durante a formao (p.exemplo: gratido, saudade, etc.), depois vai arremessar o novelo para outro colega que tambm vai expressar-se um sentimento atravs de uma palavra, amarrar a linha no dedo e lanar o novelo adiante. Este processo se repete at que todos tenham se expressado e estejam interligados por uma espcie de teia de aranha. Ao final, o moderador pede que os participantes expliquem o que aconteceu, reforando a importncia da participao de todos em todos os momentos da formao. Material: novelo de l

Caderno do Formador

37

Sugestes finais
Tcnicas de vitalizao

Corrida dos Lenos: Os participantes ficam de p, formando duas colunas, frente a frente. Um participante de cada equipe recebe um leno. Ao sinal de incio, os dois participantes devero dar um n em seus respectivos lenos e os passarem imediatamente a seus vizinhos da direita. Os vizinhos por sua vez devero desfazer o n e faz-lo novamente e passar o leno ao vizinho da direita e assim sucessivamente at que todos tenham participado. Material: dois lenos de tecido. Comandante :4 O grupo se organiza em crculo com todas as pessoas em p. Solicita-se que um dos participantes se retire da sala por alguns instantes. O grupo escolhe uma pessoa para ser o comandante, que de maneira bastante discreta vai comandar movimentos que devero ser seguindos por todos, como por exemplo: bater palmas, bater com os ps nos cho, mover a cabea, etc. O jogador que est fora da sala ser chamado para o centro do grupo e ter trs chances para descobrir quem o comandante. Aponte o que ouviu: Os participantes devero ficar em p, em crculo. O moderador inicia o jogo tendo explicado anteriormente como funciona: a pessoa dever apontar uma parte de seu corpo, mas dever dizer outra. Por exemplo: aponta a cabea e diz este o meu brao. O colega seguinte dever apontar a parte do corpo que ouviu e afirmar que outra. Neste exemplo ele pegaria no brao e diria: este o meu p. Caber ao seguinte colocar as mos sobre o p e dizer: Este o meu olho, assim sucessivamente. A medida que as pessoas forem errando, vo saindo da roda. Elefantes e girafas: Os participantes formam um crculo com o moderador no centro. O moderador aponta para um dos participantes e diz elefante ou girafa. Se disser elefante, a pessoa que foi apontada deve colocar as duas mos abertas na frente da boca, simulando uma tromba. Os dois colegas vizinhos (da esquerda e da direita) devero colocar suas mos na altura do seu ouvido, simulando orelhas. Se disser girafa, o indicado dever estender os dois braos acima da cabea, simulando um pescoo e os colegas devero abaixar e segurar os seus ps. Este processo se repete por vrias vezes. Jogo das Mos: Os participantes devero ficar de p, dando as mos. O moderador explica que o grupo ter como objectivo virar a roda ao contrrio, ou seja, todos devero ficar de costas para o centro do crculo com os braos esticados (no pode ficar com os braos cruzados sobre o peito). O jogo tem regras: os participantes no podero soltar as mos, nem falar, at conseguirem alcanar esta posio. O grupo dever buscar uma maneira ou estratgia de atingir o objectivo, repeitando as regras estabelecidas. A soluo do problema simples: um dos participantes dever erguer o brao do colega formando um arco ao alto sob o qual todos, ligeiramente agachados, passaro.
Extrado de Cerqueira, R. Jogos Pedaggicos na Capacitao das Organizaes de Produtores. Srie Cadernos Metodolgicos n 2. Projeto BNB/

PNUD/ABC. Recife, 1996.

38

Caderno do Formador

Misso Possvel: O facilitador convida os participantes a formarem um crculo, em p, e de mos dadas, oferece, ento, um rebuado para cada integrante, dando-lhe a oportunidade de escolha da cor e orienta que este rebuado dever ser mantido entre sua mo e a do companheiro ao lado. A seguir comunica ao grupo que os rebuados devero ser desembrulhados e degustados por todos os participantes porm certas regras devero ser seguidas rigorosamente. Apresenta-se a seguir as regras descritas na folha de flip chart que ser afixada na parede. Materiais: 1 pacote de rebuados de cores variadas e regras escritas na folha de flip chart. Regras: o Todos devem permanecer de mos dadas por todo o tempo, sem solt-las. o Ningum pode dobrar os seus braos ou os braos dos colegas. o Cada pessoa tem direito a um rebuado. o Se algum no quiser participar como membro da roda tem liberdade de permanecer de fora, sem dar opinies.

Tcnicas de relaxamento e diviso de grupos

Uma msica como fundo musical e os participantes levantam as mo para o alto segurando o que eles gostariam de ter ou ver acontecer nas suas vidas. Olhar e ver: Participantes em p formando um crculo, o facilitador vai formando duplas e colocando os participantes frente a frente, sem desfazer o crculo. Orienta-se que os participantes tero um minuto para olhar o seu parceiro, observando-o Depois, o facilitador solicita que a pessoas fiquem de costas para seu parceiro e faa alguma alterao na sua imagem. Em seguida devero voltar posio inicial e tentar adivinhar qual a alterao ocorrida no seu parceiro.

Saco surpresa: Preparam-se antecipadamente cartes ou objetos coloridos correspondentes ao nmero de participantes e ao nmero de grupos que se deseja formar (30 participantes e 5 grupos = 30 cartes sendo 6 de cada cor). Coloca-se os cartes num saco e so distribudos entre os participantes. As pessoas que retiraram a mesma cor faro parte do mesmo grupo. Bales: Coloca-se num saco uma quantidade de bales correspondente ao total de participantes (30 participantes e 5 grupos = 5 cores de balo e 6 bales de cada cor). Cada participantes pega e enche um balo. Inicia-se uma brincadeira onde as pessoas vo trocando de bales at que, ao sinal do facilitador, cada participantes dever pegar um dos bales. Formam-se grupos com os bales da mesma cor. Os nmeros: numera-se cada participante de acordo com o nmero de grupos que se pretende formar a partir do 1 (ex: para formar 6 grupos, numera-se 123456,123456, etc.).

Caderno do Formador

39

Materiais necessrios
Bales Bostik CDs gravados com bibliografia sugerida aos formandos Crculos de cartolina Cola Data show Folha de cartolina Lpis de cor /giz de cera Marcadores coloridos Fita cola Papel A4 Papel Flip chart Pastas / canetas / blocos de apontamento Revistas e jornais Tarjetas ou cartes coloridos Cpias da programao Cadernos de Formao Quadro com os indicadores de Angola Lista de presena Textos sobre as dimenses do desenvolvimento Avaliaes programa resumo da formao Certificados

40

Caderno do Formador

Caderno do Formador

41

42

Caderno do Formador

S-ar putea să vă placă și