Sunteți pe pagina 1din 10

UNP/ UNIVERSIDADE POTIGUAR CAMPUS MOSSOR CURSO SUPERIOR TECNOLGICO EM PETRLEO E GS - TURMA: 6MA DISCIPLINA: PRTICAS EM PETRLEO E GS II PROF:

: LEOPOLDO

INSTRUMENTOS DE MEDIO, CONTROLE E SEGURANA

ALUNO Francisco Almir de Assis Cndido

MOSSOR/RN, 20 DE MAIO DE 2011

Introduo O trabalho abordado tem como objetivo fundamental abordar um tema muito importante o qual a indstria necessita se aperfeioar para obter um controle fundamental das variveis fsicas que surgem no decorrer dos processos. Os instrumentos so fundamentais para a indstria, principalmente petrolfera, a qual estamos inseridos. Estes instrumentos so responsveis pelo equilbrio das operaes e pelo total controle quando automatizados, sendo de especial importncia para se verificar as presses, nveis, temperaturas entre outras variveis.

INSTRUMENTOS DE MEDIO, CONTROLE E SEGURANA

Cincia que aplica e desenvolve tcnicas de medio, indicao, registro e controle de processos de fabricao, visando a otimizao na eficincia desses processos. A utilizao dos instrumentos nos permite incrementar e controlar a qualidade do produto, aumentar a produo e o rendimento, obter e fornecer dados seguros da matria-prima e quantidade produzida alm de ter em mos dados relativos economia dos processos. Presso, nvel, vazo, temperatura, pH, condutividade, velocidade e umidade so as principais variveis controladas pela instrumentao industrial. Os principais usurios destes equipamentos so: Indstrias de petrleo, qumica, petroqumica, alimento, cermica, siderrgica, gerao de energia eltrica, entre outras reas. A instrumentao permite a obteno de um produto com uma melhor qualidade, com um menor custo, em um menor tempo, com menos mo-de-obra, substituindo o homem em tarefas repetitivas afastando-o tambm de ambientes agressivos que agridam o meio ambiente. Os instrumentos a seguir so muito importantes para as reas descritas, pois so usados freqentemente em muitos processos de obteno de produtos da indstria em mbito geral. Os instrumentos enfatizados so os seguintes:

PSV (Pressure Safety Valve) Vlvula de segurana e alivio um dispositivo automtico de alvio de presso que pode ser usado como uma vlvula de alvio ou de segurana, dependendo da aplicao. Uma vlvula de segurana usada para protege o pessoal e equipamentos, impedindo o acumulo excessivo. Utilizada na indstria petrolfera, em refinarias, na indstria qumica e outros segmentos. Vlvula de segurana de presso (utilizada para alivio de presso), que descarrega o gs de um vaso ou tubulao, quando a presso do sistema supera a presso de calibrao da mola da vlvula previamente definida como limite de sobrepresso do equipamento. As vlvulas de segurana e alivio podem operar tanto com lquidos como com gases e vapores dependendo somente de sua aplicao Quando usada como vlvula de alvio, o anel de blowdown retirado, de modo que a cmara no produz nenhum efeito,

evitando a abertura rpida e total da vlvula e fazendo a vlvula operar exatamente como uma vlvula de alvio. Pode ser usada como vlvula de segurana, exceto quando a temperatura muito elevada e altera a caracterstica da mola.

PSV

Disco de Ruptura Disco de ao instalado na tubulao de alvio de presso, que se rompem quando a presso do vaso ou da tubulao ultrapassa a resistncia do disco. Os discos de ruptura so utilizados para indicar se uma vlvula de segurana foi acionada. Uma vlvula de segurana retorna sua posio original aps uma descarga, porm o disco de ruptura permanece aberto aps seu rompimento. Um manmetro ou switch proporcionam indicao visual ou eletrnica de rompimento do disco. Alm disso, os discos de ruptura fazem uma vedao hermtica, eliminando as possibilidades de vazamentos momentneos de refrigerante pela vlvula de segurana. Tem grande aplicabilidade no setor industrial, sua funo proteger equipamentos e pessoas de altas presses o seu funcionamento em adequar a presso necessria a os fluidos sem que causem danos aos equipamentos, de modo similar e possvel proteger os equipamentos de depresses, geralmente possuem seu uso ligado s vlvulas de alivio de presso.

Disco de Ruptura

SDV ( ShutDown Valve) Shutdown valve, tambm conhecida como SDV ou vlvula de desligamento de emergncia, ESV, ESD, ou ESDV. projetada para interromper o fluxo de um fluido arriscado sobre deteco de um evento perigoso. Isso proporciona proteo contra eventuais danos s pessoas, equipamentos ou do ambiente. Vlvulas de desligamento

que faz parte de um sistema de instrumentao de segurana. As vlvulas de fecho esto principalmente associadas com a indstria do petrleo, embora outros setores tambm podem exigir esse tipo de sistema de proteo.

SDV

PV (Pressure Valve) As vlvulas de presso tm por funo controlar o regulador responsvel pela mudana de presso. Buscando manter a presso de ar no limite da faixa da presso normal de trabalho, estabelecidas pelo sistema. O regulador deve manter a presso de sada constante, independente das mudanas de presso de inicio e as mudanas de fluxo. A presso monitorada atravs de sensores, atravs de sua expanso enquanto se movimenta no sistema pneumtico. Uma vez que a presso atinge o nvel mximo de expanso, um sensor acionado pela presso alta, que envia sinal de volta para a vlvula de presso fechar, assim, h o corte de presso.

PIC (Controlado Indicador de Presso) O PIC tem como funo controlar e indicar a presso, a qual convertida em sinal eltrico por meio de um transdutor. Os controladores de presso recebem um sinal correspondente ao valor da varivel medida e comparado com o valor pr-determinado, e com isso em alguns casos enviado para a vlvula de controle um valor correspondente para a correo. Utilizado comumente em diversos processos industriais e em linhas de tubulaes (gasodutos e oleodutos).

PIC

LV (Vlvula de Nvel) So instaladas para controlar o nvel de reservatrios como tanques de armazenamento de petrleo, evitando assim que o leo transborde. Esse nvel verificado atravs de uma bia ou por altitude, onde a bia mantm um nvel atravs de bias dentro do tanque e a altitude atravs da presso de lamina de gua. uma vlvula instalada na entrada dos reservatrios que opera sob auto-controle. Sua aplicabilidade visvel em indstrias que trabalham com reservatrios de algum tipo de lquido, por exemplo petrleo.

Esquema com uma vlvula de nvel instalada.

LIC (Controlador Indicador de Nvel) O controlador indicador de nvel controla o abastecimento do reservatrio o qual ele est submetido. composto por um conjunto de quatro componentes bsicos: Um transmissor, que submerso no reservatrio at o seu fundo; um emissor de sinal, que est incorporado ao medidor e o qual produz ar por eletro-induo para operar o instrumento; um indicador, na forma de manmetro ao tipo de diafragma metlico aferido em vrios pontos de escala; e um controlador em duas verses, sendo um para lquidos condutores (do tipo eletrnico com eletrodos especiais) e outro para lquidos no condutores, constitudo de um segundo emissor de sinal incorporado a um pressostato. Utilizado no ambiente industrial, com importncia muito grande na indstria petroqumica.

Exemplo de LIC

LSH (Chave de Nvel Alto) e LSL (Chave de Nvel Baixa) As chaves de nvel so dispositivos para monitorar o nvel de lquidos armazenados em tanques e caixas. So montadas em hastes de ao inoxidvel, com flutuador em PP, Polamida ou Inox, e permitem controlar o nvel de lquidos. O ponto de flutuao depende da relao entre a densidade do lquido armazenado e o flutuador. Conforme o nvel sobe, o flutuador acompanha o lquido e aciona a chave reed posicionada internamente na haste. As chaves de nvel utilizam reed switches de baixa potencia, por essa razo, no so indicadas para conexo direta para acionar bombas e motores, mas integradas a mdulo de indicao de nvel com rels de sada, que tenham potencia adequada para acionar contatores. Os monitores de nvel so usados para controlar o nvel de leo nos tanques de uso dirio, nos geradores diesel de energia eltrica. Os rels de sada permitem fcil integrao com sistemas supervisrios.

Chaves de nvel

PSH e PSL (Chave de Presso alta e Chave de Presso Baixa) Componente responsvel por conectar, transferir ou desconectar um ou mais circuitos de uma forma manual ou automtica. Atua diretamente pela varivel de processo. Possui uma srie de elementos de segurana, tais como: alarmes, sistemas de inter-travamento, e outros sistemas de segurana. acionada quando a presso que surge diferente das presses pr-determinadas pelos operadores. As chaves podem representar um aumento ou um alvio da presso, sendo este fato importante para o equilbrio do processo. muito utilizada em gasodutos.

Termostato O termostato um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, atravs de regulao automtica. Instrumento criado em 1995 que

tem a funo de impedir que a temperatura de determinado sistema varie alm de certos limites preestabelecidos. Um mecanismo desse tipo composto, fundamentalmente, por dois elementos: um indica a variao trmica sofrida pelo sistema e chamado elemento sensor; o outro controla essa variao e corrige os desvios de temperatura, mantendo-a dentro do intervalo desejado. Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros eltricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.

Termostato

Vibrostato Equipamento utilizado para medir e corrigir a vibrao ocorrida em equipamentos industriais, chamado de chave monitora de vibrao. A vibrao e convertida em um sinal eltrico atravs de um transdutor. O transdutor tem como caracterstica mais importante a sensibilidade para analisar a vibrao. Quanto maior a sensibilidade melhor, pois se consegue medir amplitudes menores. muito utilizado na indstria, o qual muito importante para evitar o desgaste das mquinas.

Concluso Concluindo o trabalho, verificou-se que esses instrumentos so muito importantes para o controle de estabilizao dos processos industriais. Petroqumica, refinarias, energia, grandes reas industriais que necessitam dos equipamentos para conseguirem trabalhar com qualidade segurana e baixos custos para as empresas do seguimento. Os instrumentos medidores, controladores, indicadores so freqentes em quase todos os equipamentos principais da indstria. Concluindo ficou-se de fato verdico a necessidade desses usos para uma organizao ampla do trabalho na produo do produto.

Referncias bibliogrficas

Disponibilidade

em:

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3770-

valvulas-pneumaticas-de-controle-de-fluxo-e-pressao/ Com acesso no dia 19 de maio de 2011. Disponibilidade em:

http://www.pipesystem.com.br/Artigos_Tecnicos/V%E1lvula_de_Seguran%E7a_1.pdf Com acesso no dia 19 de maio de 2011. Disponibilidade em: http://www.econtrol.com.br/sub12.htm Com acesso no dia 19 de maio de 2011. Disponibilidade em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/termostato/termostato.php Com acesso no dia 19 de maio de 2011.

S-ar putea să vă placă și