Sunteți pe pagina 1din 4

LAMBI Uma histria de liberdade (Baseado em xodo 12) Histria extrada da revista argentina El puentecito.

. Ilustrada no Photoshop pela Pra Gabriela Pache de Fiza. Dedico esta histria a MIGUEL GOMES e a querida TELMA TAVARES, dois amados seguidores do nosso blog. Figura 1 Josu era um menino Israelita, morava no Egito com a sua famlia como escravo. Todo Israel esperava a libertao vinda do Senhor. Ele sentava na calada esperando o pai voltar para brincar, mas quando via ele chegar cansado sabia que de novo no brincaria. Mas ele se consolava com o seu cordeirinho Lambi, seu grande amigo. Josu s tinha Lambi. Figura 2 Chegando noite o pai disse para a famlia -Fiquei sabendo que Moises vai falar com Fara, ele vai pedir para que Fara deixe Israel ir adorar a Deus. Toda a famlia recebeu a noticia com medo, pois sabiam que Fara era um senhor terrvel e dificilmente os libertaria. Figura 3 Depois dessa conversa, enquanto Josu ajudava sua me com a loua, comeou a pensar o que esperaria por ele da alguns anos. Josu era o primognito da famlia, ou seja, o primeiro filho, e logo deveria trabalhar duro como escravo. Isso o entristecia muito. Figura 4 Passados uns dias Moises convocou os homens Israelitas, e disse que essa seria a noite da libertao, e que todas as famlias de Israel deveriam seguir as instrues que Deus

dera. Os homens ficaram muito felizes e se dispuseram obedecer a Palavra de Deus. Figura 5 De noite, Josu viu seu pai com um certo nervosismo, e ainda por cima de faca na mo saindo de casa. Josu decidiu segui-lo. E para sua surpresa, viu que seu pai estava indo direto para o curral pegar Lambi, seu cordeirinho. Josu deu um grito de desespero. No pai!!! esse o meu cordeirinho!!! ele meu amigo!!! O que o Senhor vai fazer com ele? -Meu filho, esse o melhor cordeirinho que ns temos para ser oferecido em sacrifcio; ele no tem nenhum defeito. Deve ser este. Sinto muito meu filho. Figura 6 O pai no duvidou nem por um momento, e matou Lambi. -Por qu papai? Por que o senhor fez isso? perguntava Josu para seu pai. -Meu filho, o cordeiro morreu para salvar a sua vida e a nossa. Josu no estava entendendo nada do que seu pai falava. Figura 7 Ento o pai pegou o sangue do cordeiro e passou no umbral da porta da casa. E falou: -A morte passar esta noite pelas casas do Egito, mas no entrar onde estiver passado o sangue do cordeiro. Figura 8 Cada pai das famlias Israelitas fez a mesma coisa naquela noite. E todos comeram a PASCOA, o cordeirinho sacrificado. Todos estavam vestidos e preparados para sair de viagem. Enquanto isso, a famlia orava ao Senhor; e Josu pensava em todos os fatos ocorridos.

-Lambi, voc foi morto por mim? Ser que seu sangue vai me salvar de verdade da morte e me trazer liberdade? Figura 9 Mas, a meia noite, do jeito que Deus tinha falado pelo seu servo Moiss, a morte passou por sobre todos os primognitos do Egito. Pessoas e animais. Em cada casa podia-se ouvir lamentos e prantos. -Porque aconteceu isso com a gente? Porque os nossos deuses no impediram esta mortandade? era o clamor dos egpcios. Figura 10 Mas entre o povo de Israel tudo era muito diferente. Deus tinha guardado em paz e dado muita alegria a todos. O sangue do cordeiro tinha salvado os primognitos. Todos estavam muito agradecidos a Deus. Figura 11 Desesperado Fara chamou Moiss e tomou por fim a grande deciso de deixar o povo de Israel ir e servir ao Senhor Deus. -Vo de uma vez! Agora! Vo e sirvam ao seu Deus! disse Fara muito irado. Figura 12 Todos os egpcios fizeram a mesma coisa, eles entregaram seus bens, roupas, gado, ouro, jias, tecidos para os Israelitas. Os Egpcios ficaram com muito temor e deram a liberdade a todos os escravos. Agora eles eram livres, e j estavam prontinhos para sair. Tudo tinha acontecido como Deus tinha falado ao seu servo Moises. Figura 13 Josu e todo o povo entenderam que graas morte do cordeiro, eles tinham sido salvos e livres da opresso e do jugo de Fara. Essa foi a primeira pscoa.

-Querido Lambi, nunca esquecerei que a sua morte me deu a vida!! falou agradecido Josu. Aplicao: Esta a historia da primeira pscoa. Os israelitas tiveram que derramar o sangue do cordeiro nas ombreiras e vergas das portas. Naquela noite, o primognito de cada casa seria morto onde no houvesse sangue. Vejamos Joo 1:29 Quem foi chamado de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? Sim, Jesus! O sangue de Cristo foi derramado na cruz pelos nossos pecados. Ns ramos escravos do pecado destinados morte. Mas, o Senhor Jesus Cristo morreu por todos, e derramou o Seu sangue por todos os pecadores, para que sejamos livres da morte, assim como os israelitas. Porque Jesus chamado de Jesus a nossa Pscoa? Porque assim como Lambi, ele morreu para que possamos viver! Que poder tem o sangue de Jesus? 1 Joo 1:7 Assim como os Israelitas, para sermos salvos devemos crer que o sangue de Jesus, nosso cordeiro, capaz de nos limpar de toda condenao e pecado. E depois de termos f, depois de termos crido, devemos confess-lo como nosso Senhor. Certamente ramos escravos do pecado, mas fomos libertos da escravido para vivermos uma nova vida. Cristo quem nos liberta da escravido do pecado. A pscoa ento era aquela ceia dos Israelitas antes da libertao. Jesus depois instituiu a nova pscoa. Ns celebramos a ceia que relembra Cristo, o nosso cordeiro pascal. Jesus a nossa pscoa. E o mais maravilhoso que Jesus no permaneceu morto, mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos! Ele est vivo e quer morar no seu corao. E voc amiguinho, quer receber Jesus, o cordeiro, no seu corao? Voc quer entregar a sua vida a Jesus e passar em sua vida o Seu sangue que purifica e limpa de todo pecado? Voc quer se alegrar nesta pscoa recebendo a liberdade e a salvao da morte?

S-ar putea să vă placă și