Sunteți pe pagina 1din 4

ESCOLA DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO

2. SONETO DE FIDELIDADE
De tudo ao meu amor serei atento Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou ao seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive) : Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure. (MORAES, Vincius de. ANTOLOGIA POTICA. So Paulo: Cia das Letras, 1992) A palavra MESMO pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua funo na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de MESMO equivale ao que se verifica no 3. verso da 1 estrofe do poema de Vincius de Moraes. a. "Pai, para onde fores, /irei tambm trilhando as MESMAS ruas..." (augusto dos Anjos) b. "Agora, como outrora, h aqui o MESMO contraste da vida interior, que modesta, com a exterior, que ruidosa." (Machado de Assis) c. "Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remdio no surtiu efeito, MESMO em doses variveis." (Raimundo Faoro) d. "Mas, olhe c, Mana Glria, h MESMO necessidade de faz-lo padre?" (Machado Assis) e. "Vamos e qualquer maneira, mas vamos MESMO." (Aurlio)

1. Leia com ateno e responda


"A prtica da 'promessa' certamente a mais freqente e generalizada entre as prticas religiosas do brasileiro. Ela consiste em prometer algo importante e relativamente difcil de ser executado, caso se consiga a realizao do pedido feito. A promessa uma dvida sagrada que se contrai com Deus ou com os santos. Essa obrigao transposta, na fala dos pregadores, para a necessidade de se pagar pelo milagre, ou cura (muitas vezes aparente ou passageira), acontecido a algum. H uma diferena, CONTUDO, entre as 'promessas' feitas e pagas no contexto da religiosidade popular, tanto catlica como afro-brasileira, e a dos neopentecostais: para os primeiros, paga-se uma promessa com oraes, romarias, penitncias, oferenda de alguns bens em espcie, como frutos da terra, despachos, etc., AO PASSO QUE, para os ltimos, necessrio que se pague em espcie: s se aceita moeda corrente." (GUARESCHI, Pedrinho A. Sem dinheiro no h salvao: ancorando o bem e o mal entre neopentecostais. In: "Textos em representaes sociais". Petrpolis: Vozes, 1995, 8 ed., p. 216). Assinale a alternativa que contm uma idia AUSENTE do texto: a. formas de pagamento da promessa. b. obrigao de se prometer algo a Deus ou aos santos. c. semelhanas da promessa entre catlicos e neopentecostais. d. definio de promessa. e. diferena da promessa entre catlicos e neopentecostais.

3. rico Verssimo relata, em suas memrias,

um episdio da adolescncia que teve influncia significativa em sua carreira de escritor. "Lembro-me de que certa noite - eu teria uns quatorze anos, quando muito encarregaram-me de segurar uma lmpada eltrica cabeceira da mesa de operaes, enquanto um mdico fazia os primeiros curativos num pobre-diabo que soldados da Polcia Municipal haviam "carneado". (...) Apesar do horror e da nusea, continuei firme onde estava, talvez pensando assim: se esse caboclo pode agentar tudo isso sem gemer, por que no hei de poder ficar segurando esta lmpada para ajudar o doutor a costurar esses talhos e salvar essa vida? (...) Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado at hoje a idia de que o menos que o escritor pode fazer, numa poca de atrocidades e injustias como a nossa, acender a sua lmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escurido, propcia aos ladres, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lmpada, a despeito da nusea e do horror. Se no tivermos uma lmpada eltrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em ltimo caso, risquemos fsforos repetidamente, como um sinal de que no desertamos nosso posto." (VERSSIMO, rico. "Solo de Clarineta". Tomo I. Porto Alegre: Editora Globo, 1978.) Neste texto, por meio da metfora da lmpada que ilumina a escurido, rico Verssimo define como uma das funes do escritor e, por extenso, da literatura, a. b. c. d. e. denunciar o real. criar a fantasia. permitir o sonho. criar o belo. fugir da nusea.

4. Observe as figuras e responda a questo

As linhas nas duas figuras geram um efeito que se associa ao seguinte ditado popular: a. b. c. d. e. Os ltimos sero os primeiros. Os opostos se atraem. Quem espera sempre alcana. As aparncias enganam. Quanto maior a altura, maior o tombo.

nota

ESCOLA DE ENS. FUND. E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO

Professor: MAURO SRGIO DEMCIO

DATA:______ de _____________de 2009 N________

ALUNO(a)________________________________________________

GABARITO
Preencha a esfera conforme sua opo.

QUESTES 1 2 3 4

ESCOLA DE ENS. FUND. E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO

nota

Professor: MAURO SRGIO DEMCIO

DATA:______ de _____________de 2009 N________

ALUNO(a)________________________________________________

GABARITO
Preencha a esfera conforme sua opo.

QUESTES 1 2 3 4

1. [B] 2. [C]

GABARITO

3. [A] 4. [D]

S-ar putea să vă placă și