Sunteți pe pagina 1din 3

Como Estudar a bblia...

Tenha Tempo Todos Os Dias Para Estudar Salmos 1:2,3

A pessoa resoluta para fazer um voto de estudar a Bblia logo ver que cumprir esse voto. O estudo dirio ser fato singular e far diferena em sua vida. Pouco a pouco o estudo vai se transformando em qualidades que voc mesmo no perceber at ter feito o estudo por muito tempo. A quantidade de tempo a ser gasta voc quem deve decidir. Uma hora diria seria melhor, mas muito pode ser feito em quinze minutos. Tenha uma viso longa sobre este estudo. Talvez cada sesso de estudo no abra maravilhas para voc, mas com o correr do tempo voc ver que tem sido uma boa influncia.

Estude Mesmo a Bblia - Joo 5:39

No fique satisfeito com um simples correr de olhos pelas pginas da Bblia. Examine-a! Leia e releia as passagens para que se aproveite a verdade que se esconde nas pginas. Examine-a! Faa perguntas e procure as respostas: O que isto significa? O que isto significa para mim? S tem isso? Procure entendimento pelas palavras diferentes que notar. Pese cada uma. Verifique outros versculos que tm a mesma palavra. No seja um beb o tempo todo. Estude voc mesmo a Bblia. Voc pode atingir o significado. Forme o seu prprio pensamento sobre o assunto.

Estude Pelos Tpicos - Jeremias 15:16

Essa a maneira mais simples para se estudar a Bblia, o mtodo que mostra os resultados mais rapidamente. Procure estudar tpicos na Bblia. No isole o seu estudo em uma nica parte. Veja o assunto por inteiro! Dessa maneira saber tudo o que Deus diz sobre o assunto. Compre ferramentas para te ajudar no estudo, tais como: uma concordncia, comentrios, dicionrio bblico. No necessrio ler um livro da Bblia por inteiro para ter um estudo pelos tpicos. Use as ferramentas. Procure cada versculo que menciona o seu tpico; seja de cidades (Galilia, Jerusalm, Palestina, etc.), de assuntos (orao, amor, arrependimento, lar, pacincia, etc.) ou de pessoas (Jesus, Moiss, Pedro, No, Jos, etc.) e logo ficar sabendo tanto mais sobre a matria. Mas lembre-se: 1. Seja Sistemtico - Faa anteriormente uma lista dos assuntos que quer estudar e faa-os um por um. Inclua vrios para no ficar parado sempre em um s. 2. Seja Completo - No estude s uns poucos versculos. V at que no possa ir mais. 3. Seja Exato - Entenda realmente as palavras. Anote-as, use um dicionrio para entend-las. Anote o que vem antes e depois, compare outras passagens iguais. 4. Seja Organizado - A informao pode ser boa, mas muitas vezes precisa ser considerada de uma maneira til. Escreva em um caderno o que aprende e o que quer aprender. Faa uma lista de perguntas e anote a resposta pelo estudo (I Corntios 14:40).

Estude Pelos Captulos - Isaas 28:10-13

Essa maneira de estudo o que toma o menor tempo. Selecione os captulos que quer estudar. No comece por Gnesis, mas talvez Joo, Atos, ou Salmos. Leia o captulo cinco vezes (uma destas vezes em voz alta). Divida o captulo em sees e descreva a seo com um ttulo. Anote os fatos principais na ordem que aconteceram. Anote as pessoas mencionadas e algo que aprendeu sobre elas. Anote as principais lies do captulo (1, 2, 3,). Procure uma verdade central no captulo e anote-a. H um versculo chave no captulo? Qual versculo voc gostou mais? Marque-o e memorize-o. Coloque um nome no captulo. Anote assuntos para estudos posteriores. Anote frases ou palavras para estudos posteriores. Anote as novas verdades que aprendeu atravs do captulo. Anote as coisas que aprendeu, as verdades que j conhecia e viu no captulo. O que mudou na sua vida atravs do estudo do captulo?

Estude a Bblia Pelo que Ela , A Palavra de Deus - I Tessalonicenses 2:13

Desenvolva um desejo maior de conhecer a Bblia, mais do que por outro livro qualquer. Aceite o que Ela ensina, mesmo sem entender tudo ou concordar com todo assunto que estudou. Tenha confiana no que Ela diz. Obedea o que aprende dEla (Mateus 7:24,25). Seja atento para ouvir a Deus por Ela. O estudo da Palavra de Deus tempo gasto com Deus.

Estude Com Orao - Filipenses 4:6

Antes de comear o estudo, ore. Durante o estudo procure a Deus pela orao. Depois de estudar entre em orao. Deus quem explica o que vai ser estudado (I Corntios 2:15,16). Pea graa para aceitar a verdade que no entende. Pea a graa de Deus para eliminar da mente e da crena o que no verdadeiro. Deus sempre presente.

Procure Por Cristo - Lucas 24:27

No estudo da Palavra de Deus procure pelo Filho de Deus em cada pgina. A Bblia tem como tema central a exaltao de Jesus Cristo. Por Cristo, o Pai exaltado sempre. Anote onde se acha Cristo.

Use Os Momentos Vagos - Efsios 5:16; Colossenses 4:5

Em nossa vida nem sempre fcil estudar a Bblia, mas podemos achar tempo nas salas de espera, filas e pontos de nibus, nos minutos vagos entre atividades (refeies, tomar um banho, etc.). Tenha uma Bblia ou Novo Testamento, ou folha com o seu estudo contigo sempre. L, anote um pensamento, continue a aprendizagem.

Grave O Que Aprender - Salmos 119:11

Lembre-se da referncia da verdade aprendida (o endereo dela). Anote o versculo principal e memorize-o. Ensine a verdade aprendida aos outros. Use as verdades na sua vida.

S-ar putea să vă placă și