Sunteți pe pagina 1din 9

OS TRS NVEIS DO DISCIPULADO

Na Viso do M.D.A. todo cristo deve ter como alvo, pelo menos trs discpulos (M.D.A. 3) e no mximo, doze (M.D.A 12). Em outras palavras, talvez algum seja muito ocupado com emprego, faculdade, e etc.; obviamente esta pessoa s poder ter trs discpulos. J outra pessoa, com muito mais tempo, poder discipular muito mais do que trs. Na Bblia est escrito que Deus quer que faamos discpulos (Mt. 28:18-20). No est escrito, porm, quantos discpulos cada um deve ter. Por isso, importante que cada cristo saiba ouvir a voz de Deus para saber exatamente quantos discpulos ele deve ter. Quando um discipulador est discipulando o nmero total de discpulos que Deus lhe indicou, ele tem o que chamado de um M.D.A completo.

Se o discipulador no tiver o seu M.D.A completo, ao ganhar algum para Jesus, essa pessoa poder se tornar seu discpulo (se for do mesmo sexo). Se o discipulador j tem um M.D.A. completo ou se a pessoa que ele ganhou para Jesus for do sexo oposto, ele deve garantir cuidadosamente que o novo convertido seja realmente discipulado muito bem por outro discipulador e integrado em uma boa Clula.

Quando o discipulador chega no nvel de Supervisor de rea em diante importante que use os trs nveis de discipulado para ajud-lo na organizao dos seus discpulos.

Nvel n. 1

Estes sos os discpulos principais em que o discipulador vai investir a maior parte do seu tempo. Normalmente so:

Pessoas em que o discipulador v elevado potencial. Pessoas em quem o discipulador quer investir em longo prazo tambm. Pessoas em que o discipulador est discipulando na vida pessoal e na vida ministerial. Pessoas que esto debaixo da cobertura do discipulador na hierarquia de Clulas.

Nvel n. 2

Estes no so discpulos (no sentido um a um) deste discipulador, mas por causa do ministrio, ou outra razo, esto semanalmente se reunindo em grupo debaixo deste lder. Por consider-los muito importantes, este lder est discipulando indiretamente mas poderosamente, s vezes, inclusive, muitas horas por semana. Por isso ele os considera discpulos Nvel n. 2.

Nvel n. 3

Estes so discpulos (Um a Um) com quem o discipulador rene uma vez toda semana, mas por serem bem novos, ou resistentes, ou etc, ele no sente que deve investir muito tempo neles.

Muitas vezes o discpulo Nvel n. 3 poder se tornar um discpulo Nvel n. 1. Se o M.D.A do discipulador j estiver completo, ele muitas vezes vai manter algumas vagas no Nvel n. 3 para cuidar de novas pessoas que ele ganhou para Jesus, at que sejam transferidos para outro discipulador.

A VISO DE UM DISCIPULADO PROFUNDO

Na medida que o discipulador tem trs nveis de discipulado bem definidos, ele tem que se conscientizar de uma coisa: a necessidade de investir muito tempo nos seus discpulos do Nvel N. 1. Para que isto se torne realidade, importante que ele tenha cuidado de no se exceder no nmero de discpulos a ponto de no poder dar muita ateno a cada um.

A convivncia se torna algo muito precioso neste nvel de discipulado. Ele deve praticar o Fator Barnab, brincar, orar, comer, fazer visitas e aconselhamento junto com seus discpulos.

Os discpulos se tornam parte da Famlia do discipulador. A casa do discipulador tambm deles. O discipulador os considera como filhos. Eles, por sua vez, o consideram como pai. O relacionamento se torna to precioso que eles se tornam profundamente ntimos confiando um no outro, e se defendendo mutualmente.

Alm do discipulado um a um (M.D.A.), importante que o discipulador se reuna com seus discpulos do Nvel N. 1 tambm em grupo. Como j foi mencionado nesta apostila, este Grupo de Discipulado chamado de G.D. (Grupo de Discipulado).

Existe uma dinmica no G.D. que se torna muito complementar no trabalho do discipulador com seus discpulos. Ao ouvir outros discpulos no G.D. se abrirem e contarem experincias, o discpulo grandemente edificado. s vezes, o discipulador tem algumas verdades, estratgias, ou mesmo avisos, que aplicam a todos os seus discpulos. Essas coisas podem ser relatadas no G.D. e assim, muito tempo economizado. Desta forma, ele no tem que repetir a mesma coisa em cada reunio do M.D.A. individual.

O G.D., ento, assim como o M.D.A., se torna indispensvel em um discipulado profundo. Relacionamentos slidos e duradouros so cultivados, e vidas realmente so transformadas. impressionante como o discipulado funciona para lapidar a personalidade, mudar o carter e trazer restaurao permanente para o discpulo.

O ideal, ento, que o discipulador se reuna uma vez por semana no M.D.A. (um a um) com seu discpulo, e uma vez por semana no G.D. (com todos os seus discpulos juntos). O G.D., o M.D.A., e a convivncia de Famlia so fatores que ajudam tremendamente para quem estiver interessado em cultivar um discipulado profundo.

ASSUNTOS PERTINENTES AO DISCIPULADO TRANSFORMADOR

Seguem-se alguns assuntos importantes a serem abordados com seu discpulo. Apesar de que muitas vezes voc s abordar um, dois, ou trs assuntos com seu discpulo em uma reunio pessoal, eventualmente importante abordar estes assuntos, e outros, na medida em que voc for dirigido pelo esprito Santo.

Relacionamento com Deus.


Como est? Como ele se sente diante de Deus? Como est o seu tempo sozinho com Deus? Quanto tempo ele tira com Deus por dia? Quando? Onde? Como? Como o seu tempo de orao? Como o seu tempo na Palavra de Deus? Como cultivar mais intimidade com Deus?

Relacionamento com a Famlia.


Como est? Como ele se sente acerca de sua Famlia? Sua esposa? Filhos? Irmos? Pais?, etc. Est ganhando a sua Famlia para Jesus? Quanto tempo tirado por dia com a Famlia? Quanto tempo tirado para investir na Famlia durante a semana? Tem culto domstico? Como ? Ora todo dia com a esposa (esposo)? Est andando em amor sem grosserias, palavras duras, ou gritos em casa com a esposa (esposo) e os filhos.

Relacionamento com suas autoridades espirituais e outras autoridades. Relacionamento com companheiros no ministrios. Relacionamento com seus liderados (discpulos e ovelhas). Relacionamento com pessoas do sexo oposto.
Ele se sente tentado? Est tendo cuidado com seus pensamentos, palavras, aes, e olhos?

Relacionamento com dinheiro.


Compromisso de no amar ao dinheiro.

Compromisso de dar dzimos e ofertas. Compromisso de ajudar os pobres e necessitados

Orgulho. Desnimo. Preguia. Tem alguma tentao para roubar, ou mesmo sutilmente pegar ou emprestar
algo sem permisso?

Tem alguma tentao de praticar qualquer ato sexual ilcito ou qualquer outro tipo de pecado?

Est tendo o cuidado em no gastar muito tempo assistindo televiso, lendo revistas, etc.?

Quando assiste televiso ou l revistas, etc., est tendo muito cuidado com seus olhos e pensamentos?

Tem mgoa ou ressentimento contra algum? Est andando em amor, paz, e perdo com todos?

Tem problemas de mentir, ou at soltar umas pequenas inverdades, enganar os outros, ou quando estiver contando alguma experincia, exagerando um pouco?

Agenda da semana (veja mais sobre assunto no modelo em anexo).

Ex: A Pra. Rebecca Hrubik preparou uma Agenda Semanal que com sucesso tem usado com suas discpulas. Estamos incluindo esta Agenda Semanal, para ajudar voc e o seu discpulo. Depois de preenchida pelo seu discpulo, voc dever sentar-se com ele para aconselh-lo em como fazer o melhor uso do seu tempo.

Prioridades (na vida, no chamado, na atualidade, no futuro, etc.).

Uso do seu tempo Como economizar tempo Como dizer no com muito amor Como aproveitar o tempo Como organizar a agenda de uma forma eficiente Como controlar sua agenda e no permitir que ela o controle Como organizar as coisas para que no sejam esquecidas

Mais acerca das finanas.


Atitude para com quanto recebe. Atitudes em geral para com esses assuntos. Integridade total no uso das finanas. Administrao geral e o uso de suas finanas.

Como vo os seus discpulos?


Tem M.D.A.3 pelo menos?

Como vo os discpulos da 2 gerao?, 3 gerao?, ... at a 7 gerao. Seus discpulos esto sendo bem cuidados? (inclui todos os princpios de discipulado).

Sabe fazer visitas?


Para os Natanais? Para os novos convertidos? Para os outros? Est fazendo visitas? Como faz? ( importante que voc, discipulador, faa visita com o seu discpulo para demonstrar como fazer boas visitas. Vocs devem visitar pelo menos um Natanael {visita evangelstica}, e tambm pelo menos um novo convertido juntos).

Como est o seu envolvimento na Clula? No trabalho/emprego (a importncia de ser uma pessoa que trabalha de forma
exemplar, se for empregado, que seja um empregado exemplar).

Como est indo na Escada do Sucesso na Viso do M.D.A.? Tem a viso da Igreja Local? De Clulas? Do Discipulado? Seu M.D.A. est completo? (Nesta apostila explicamos mais sobre isto.). Alm de sua Famlia, est ganhando seus parentes para Jesus?

Est ganhando seus vizinhos para Jesus? Todos os detalhes na sua vida ministerial. Se sabe ouvir a voz de Deus, especialmente, no que se refere a vontade de
Deus em assuntos to importantes como: planos para sua vida, seu chamado ministerial, sua famlia, seu futuro, etc.

5.

EXEMPLO DO DISCIPULADO COM MULHERES:

Tambm, inclumos uma lista que a Pra. Rebecca Hrubik da Igreja da Paz, usa com suas discpulas. Mesmo feito especificamente para mulheres, a lista contm muitas coisas que os homens podero aproveitar: 1. Vida com Deus TSD (Tempo Sozinho com Deus) - local, horrio Bblia Orao (adorao, intercesso, etc.) Jejum Memorizao de versculos Outro livro 2. Vida com Marido Submissa (amando, agradando, etc.) Apoio no ministrio (orando, discipulado, etc.) Vida ntima 3. Vida com Filhos Criando na admoestao do Senhor Disciplinando/pacincia Discipulandointimidade Orao por cada um

4. Responsabilidades do Lar Administrao do tempo e finanas Deveres especficos (casa, alimento, roupa, etc.) 5. Vida Ministerial Discipulado M.D.A.s Fator Barnab, Natanaelas Viso da Igreja Local

6.

Vida Pessoal Irrepreensvel Uso do tempo Coisas que fala (Fp 4:8) Corpoalimento e exerccio Descanso (dirio e semanal

S-ar putea să vă placă și