Sunteți pe pagina 1din 8

BC-0208 Fenmenos Mecnicos Experimento 4 Pr-Relatrio

Lei de Hooke
Professor:__________________________________________________________ Data:____/____/2011 Nome:_____________________________________ Turma/Turno: ____________ RA:_______________ A entrega deste obrigatria no inicio da aula para que seja permitida a realizao da prtica. Um estudante utilizou um esquema similar ao da figura 2 e 3 (veja o roteiro) para fazer a calibrao de um dinammetro. Ele foi acrescentando massas ao dispositivo e mediu a elongao da mola, como mostrado no grfico da figura 1.
8 7 6 5

F(N)

4 3 2 1 0 0 1 2 3 4

L (cm)

Figura 1 Grfico da fora aplicada (peso) em funo da elongao de uma mola.

1 Qual das regies representadas corresponde lei de Hooke? Explique e justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2 O que aconteceu com a mola na regio que no corresponde lei de Hooke? O que o estudante fez para acontecer mola o que foi observado no grfico? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 3 Calcule (graficamente) a constante de elongao da mola com sua incerteza para a regio em que a lei de Hooke respeitada. Determine a reta de calibrao da mola para esta regio (veja o roteiro).

BC-0208 Fenmenos Mecnicos

Experimento 4 - Roteiro

Lei de Hooke
Professor:____________________________________________________ Data:____/____/2011 Nmero do Trilho de ar: _________________ Turma: ____________ Turno: ____________

Nome:____________________________________________________________ RA:__________ Nome:____________________________________________________________ RA:__________ Nome:____________________________________________________________ RA:__________ Nome:____________________________________________________________ RA:__________ Nome:____________________________________________________________ RA:__________ Nome:____________________________________________________________ RA:__________

Introduo e Objetivos

Por meio dos trs experimentos que realizamos no curso at o momento foi possvel observar as manifestaes das leis de Newton no movimento do carrinho no trilho de ar. Newton, em seu famoso tratado Os Princpios Matemticos da Filosofia Natural (1687), formulou trs axiomas ou leis do movimento, que enunciaremos abaixo:

Primeira Lei: Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilneo uniforme (MRU), a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ao das foras impressas sobre ele. Segunda Lei: A variao do momento proporcional fora impressa, e na direo da fora. =
[Onde o momento (linear) de uma partcula o produto de sua massa por sua velocidade =

(1)
.]

Terceira Lei: A toda ao corresponde uma reao igual e contrria, ou seja, as aes mtuas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

Como vimos no segundo experimento, fora uma grandeza vetorial e, no caso em que a massa do objeto no alterada, pode ser escrita como: = (2)

No sistema internacional, SI, a unidade da fora o newton (N); outras unidades podem ser utilizadas para a fora, como o dina ou o kgf. Alm da acelerao, outra consequncia possvel da aplicao de uma fora a deformao de um corpo. Se ao cessar a atuao da fora, o objeto recupera sua forma primitiva a deformao considerada elstica. Em geral, existe um valor da fora a partir do qual acontece uma deformao permanente no objeto. Dentro do limite elstico, h uma relao linear entre a fora aplicada e a deformao. Um dos exemplos mais fceis de visualizar a deformao elstica de uma mola (figura 2). Em molas, pode-se relacionar a deformao ou deslocamento da mola com a fora de restaurao, pela seguinte relao (lei de Hooke): = Onde k a constante elstica da mola, que depende do material e da geometria com que ela construda. (3)

Figura 2- Sistema massa-mola sob ao da fora da gravidade

Na figura 2, a condio de equilbrio ocorre quando o peso da massa igual fora de restaurao, em x = X0. Note-se que quanto maior a constante elstica da mola, k, maior a resistncia com que a mola se ope ao deslocamento da massa. Ou seja, a proporcionalidade entre a fora de restaurao da mola e o seu deslocamento vale para condies limitadas da posio da mola. Devido a essa relao linear entre a fora aplicada e a elongao, molas so dispositivos que podem ser utilizados como medidores de fora, uma vez devidamente calibrados. Para realizar tal calibrao precisamos de um padro bem conhecido para comparao e descrever a relao entre a grandeza conhecida e aquela que se deseja calibrar. Em nosso caso, queremos usar as molas que possumos como medidores de fora (que so denominados comumente de dinammetros) e os padres de fora para comparao sero os pesos de objetos que temos a disposio. O peso de cada objeto pode ser facilmente obtido por meio da medida da massa do objeto e do valor da acelerao da gravidade, que efetivamente uma constante fsica muito bem determinada e conhecida. Materiais Dinammetros de 5 newtons e 10 newtons, Balana; Diferentes pesos de lato; Corpo de prova de madeira, Suporte de pesos; Rgua.

Procedimento Experimental e Coleta de Dados Neste experimento, o trilho de ar ser utilizado apenas como um suporte para se fixar as molas que calibraremos. Iremos fazer uma montagem para as molas similar apresentada na figura 2. Temos duas molas diferentes para calibrar, observe que na base de cada uma existe uma identificao com o valor mximo de fora que pode ser aplicada mola: 5 e 10 N. Tenha certeza que em suas medidas NUNCA seja ultrapassado o valor mximo de fora a ser aplicado mola, pois isso causaria uma deformao permanente na mola e a tornaria INTIL para o nosso propsito de utilizar a mola como um dinammetro.

Figura 3- Foto do aparato experimental: (a) Sistema massa-mola e (b) processo de medida de comprimento da mola.

Para as medidas de elongao da mola, seguiremos o procedimento: 1. Monte o sistema esquematizado na figura 3 com a mola de 10 N. Use uma quantidade adequada de pesos para causar uma pequena elongao inicial na mola. Nota: Esta massa no-nula na posio inicial necessria para descomprimir a mola e coloc-la na regio de operao onde vale a Lei de Hooke. Tomando dois pontos de referncia adequados mea o comprimento da mola X0 e o valor da massa que foi utilizada na primeira linha da tabela 1. Determine adequadamente as incertezas destas medidas. 2. De posse dos pesos disponveis, faa combinaes adequadas para obter mais 4 valores distintos de massa e os use para conseguir uma boa elongao da mola. 3. Use cada uma das combinaes para a medida do comprimento Xi. Lembre-se de sempre usar os mesmos pontos de referencia da primeira medida para medir os comprimentos da mola posteriores. Anote as medidas em ordem crescente de massas na tabela 1.
Medida Xi (cm)

Xi (cm)

Massa (g)

M (g)

0 1 2 3 4
Tabela 1. Medidas diretas de comprimento da mola de 10 N e massa dos objetos utilizados como pesos.

Podemos reescrever a equao (3) da seguinte forma:

| | = |(

) | = (

) =

(4)

Utilizando as definies da equao (4), que o valor da acelerao da gravidade 9,8 m/s2 (tomaremos este como valor exato) e os dados da tabela 1, preencha a tabela 2:

medida (i)

Xi (cm)

Xi (cm)

Fi (N)

Fi (N)

1 2 3 4
Tabela 2. Valores calculados para a elongao da mola de 10 N em funo da fora aplicada

Construa no Papel Milimetrado um grfico da fora F (no eixo vertical) em funo da elongao X (no eixo horizontal) da tabela 2 com as barras de erro apropriadas. No se esquea de nomear adequadamente os eixos e apresentar a legenda.

Foi verificado o comportamento esperado pela lei de Hooke? Justifique. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
Ajuste uma reta aos pontos do grfico anterior. Determine graficamente esse coeficiente angular e tambm a sua incerteza. Considerando a relao desse coeficiente angular com a constante de mola, determine essa, expressando o resultado com as unidades apropriadas. Alm disso, determine a equao da reta de calibrao para a mola com as devidas incertezas e unidades adequadas:

K10N = Equao da reta: F10N (X) =

Qual o significado fsico do coeficiente linear obtido para a equao da reta de calibrao da mola?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Agora repita todo o procedimento de medida realizado para a mola de 10 N, mas utilizando a mola de 5N e preencha a tabela abaixo:

(i)

Xi (cm)

Xi (cm)

Massa (g)

M (cm)

Xi (cm)

Xi (cm)
_____

Fi (N)

Fi (N)
_____

0 1 2 3 4

_____

_____

Tabela 3. Medidas diretas de posio da mola e massa e clculos para a elongao da mola de 5 N em funo da fora aplicada

Construa no Papel Milimetrado, o grfico para a mola de 5N (tabela 3) da fora F (no eixo vertical) em funo da elongao X (no eixo horizontal) com as barras de erros apropriadas. No se esquea de nomear adequadamente os eixos e apresentar a legenda.

Em seguida, faa o ajuste de reta para os pontos de cada uma das molas. Determine graficamente o coeficiente angular com sua respectiva incerteza. Considerando a relao desse coeficiente angular com a constante de mola, determine essa, bem como a equao de calibrao a mola, expressando os resultados com as incertezas e as unidades apropriadas:

K5N =

Equao da reta : F5N(X) =

Compare os resultados obtidos para as constantes k das molas de 5N e 10N. Os valores obtidos so adequados ao que seria esperado para estas molas? As molas estavam dentro do limite elstico para todas as medidas realizadas? Caso no estivessem, o que voc esperava observar? Justifique.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Considere que um estudante tenha trs pesos para medir: (a) 90 g; (b) 485 g e (c) 850 g. Qual das molas calibradas voc recomendaria para ser usada em cada caso? Justifique sua resposta para cada item. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Preencha a tabela abaixo, com o valor de elongao da mola medida com a mola indicada na questo anterior (sugesto: use a informao obtida por meio das retas ajustadas).
Massa (g) Mola Escolhida Xi (cm)

90 g 485 g 850 g
Tabela 4. Valores de elongao das molas (mais adequadas) para massas hipotticas.

S-ar putea să vă placă și