Sunteți pe pagina 1din 10

Capacitar

2012

07/08/2012

no Contexto Urbano: Princpios e Prticas

Nenhuma outra gerao na histria do mundo ocidental

viveu transformaes to intensas e rpidas as que temos experimentado nas ltimas dcadas. Estas transformaes nos desafiam a constantes mudanas na forma como nos relacionamos, nos comunicamos e desenvolvemos nossas vidas.

Nesta cultura emergente, a igreja se depara com aquele


que o constante e maior desafio missionrio: comunicar o Evangelho com integridade e relevncia. se desenvolve e se consolida so os grandes centros urbanos espalhados pelo globo terrestre.

O cenrio no qual esta cultura emergente nasce,

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

Duzentos anos atrs, apenas 3% da populao mundial

vivia em cidades. H um sculo, na esteira da revoluo industrial, a porcentagem tinha subido para 13%. Em algum momento deste ano ... pela primeira vez na histria, o nmero de pessoas que vivem em reas urbanas ultrapassar o de moradores do campo.

O continente em que a urbanizao ocorre de forma mais

rpida a frica. Nas ltimas dcadas, guerras e secas ajudaram a empurrar as pessoas para as cidades africanas. A atual migrao para as cidades de tal ordem que se pode compar-la, de forma alegrica, a um novo salto na evoluo. O Homo sapiens cedeu lugar a seu sucessor, o Homo urbanus.

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

Observando a expanso da Igreja no livro de Atos, identificamos duas premissas bsicas: O melhor caminho para influenciar efetivamente um pas foi atravs de suas principais cidades. O melhor caminho para influenciar efetivamente Tim Keller uma cidade foi atravs da plantao de igrejas.

A Igreja em Atos dos Apstolos se depara com dois contextos missionrios bem distintos...

Atos 2:14-41

Atos 17:22-34

Homens da Judia e que vivem em Jerusalm, deixem-me explicar-lhes isto! (verso 14) ... isto o que foi predito pelo profeta Joel... (verso 16) A respeito dele, disse Davi ... (verso 25) Este Jesus, a quem vocs crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo. (verso 36)

Explicar / Elucidar Leituras comuns Personagens comuns Conceitos comuns

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

... Podemos saber que novo ensino esse que voc est anunciando? (verso 19) Vejo que em todos os aspectos so muito religiosos... (verso 22) Encontrei at um altar... Ao Deus Desconhecido... (verso 23a) ... o que vocs adoram, apesar de no conhecerem, eu lhes anuncio. (verso 23b)

Novo Ensino Exegese Cultural Ponto de Contato Evangelho

Atravessar Fronteiras

TIM KELLER Contextualizao encarna Evangelho para uma cultura. o processo atravs do qual ns apresentamos o Evangelho para pessoas com uma viso de mundo bem particular, de forma que nossos ouvintes possam entender...

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

TIM KELLER Contextualizao no dar as pessoas o que elas querem, mas sim dar as respostas de Deus (as quais eles podem no querer) para perguntas que elas esto fazendo e de uma forma que eles possam compreender.

TIM KELLER Tudo em uma igreja deve ser contextualizado sua mensagem, seu discurso, sua abordagem, seu modelo de liderana, seu estilo de adorao...

Implicaes da para a Lgica do Espao

Pluralidade (Encontro de diferentes culturas) Enfermidades urbanas: a depresso, o medo e as drogas

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

Implicaes da para a

Complexidade 1: Misria versus Riqueza Complexidade 2: Pblico versus Privado Complexidade 3: Multido versus Solido

Implicaes da para a

Complexidade 4: Localidade versus Globalidade Complexidade 5: Secularidade versus Espiritualidade Complexidade 6: Oportunidade versus Abismo

:
Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenas. Ao ver as multides, teve compaixo delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

:
Ento disse aos seus discpulos: "A seara grande, mas os trabalhadores so poucos. Peam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". Mateus 9:35-38

A pessoa certa (integridade, liderana, pregao evangelismo)

inserida no processo com o suporte adequado (espiritual, estratgico e certo (treinamento e financeiro) estratgias)

1. Precisa ter o perfil apropriado para o desafio de plantar igrejas urbanas. 2. Precisa ser avaliado e treinado. 3. Precisa ter a confirmao do chamado e do tempo de Deus para esta tarefa.

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

1. Identifique a cidade, regio ou grupo de pessoas a ser alcanado por esta nova igreja. 2. Pesquise e reflita sobre a cultura deste grupo. 3. Elabore um projeto com estratgias da igreja a ser plantada para aquela regio ou grupo.

4. Levante parceiros de orao, de estratgia e de recursos financeiros. 5. Inicie um processo de formao de um grupo base semeando a viso missional e treinando cada um para um ministrio.

6. Inicie as reunies pblicas (cultos) com toda a infraestrutura possvel. 7. Consolide a f dos novos discpulos atravs de grupos pequenos.

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

8. Treine lderes para posies estratgicas. 9. Incentive o grupo na direo da autossuficincia como igreja local. 10. Semeie a viso de tornar-se uma igreja que planta igrejas (Reproduo)

Parceiros externos

Grupo Base

Igreja Me

Parceiros externos

Grupo Base

Parceiros exteriores

Grupo Base

Igreja Me

Igreja me

Ricardo Agreste

Capacitar 2012

07/08/2012

1. Espiritual (Orao) 2. Estratgico (Mentoria) 3. Financeiro (Parcerias)

Ricardo Agreste: ricardo@chacaraprimavera.org.br www.chacaraprimavera.org.br www.ctpi.org.br www.conexaoatos17.org.br

Ricardo Agreste

10

S-ar putea să vă placă și