Sunteți pe pagina 1din 12

ESCOLA SO DOMINGOS

BATERIA DE EXERCCIOS 3 TRIMESTRE GRAMTICA 1 ANO


PRONOMES 1. Informe a que pessoa do discurso pertencem os pronomes pessoais destacados. a) b) c) d) e) f) Apesar da busca, eu no o encontrei. Eles aguardavam-nos com ansiedade. A saudade lhe trazia insegurana e tristeza. Senhor, ns vos agradecemos por mais este dia. Pediram-me o impossvel. Nada mais existe entre mim e ele.

2. Classifique os pronomes pessoais destacados em retos e oblquos. a) b) c) d) Quando eu era pequenina, contavam-me lindas histrias... No trouxe nada para mim, nem quis falar comigo. Vi-os h pouco no bar, mas no lhes disse nada. Tu s tudo o que quero, no te desesperes, pois.

3. Copie as frases, eliminando os pronomes pessoais que forem desnecessrios. a) Quando ns dizemos que as pessoas devem ter igualdade de oportunidades iguais. b) Quando ela pegou o dinheiro, ela correu e escondeu na caixinha de surpresa; ela era o lugar onde ela guardava todas as quinquilharias que ela encontrava. 4. Complete as frases com os pronomes pessoais adequados, na pessoa indicada nos parnteses. a) Encontrei-(____) na porta do cinema e eles disseram-(____) que o filme era muito bom. (3 pessoa do plural; 1 pessoa do singular) b) Fui ao encontro dos dois e disse-(____) que deveriam voltar imediatamente para casa. (3 pessoa do plural) c) Contei-(____) a histria da maneira como (____) foi contada. (3 pessoa do plural; 1 pessoa do singular) d) Com o susto ela desmaiou, mas logo voltou a (____). (3 pessoa do singular) e) Trouxeram muitos livros para (____) ler. (1 pessoa do singular) 5. Classifique o a os as como artigo ou pronomes pessoais oblquos. a) b) c) d) e) As meninas? Eu as vi no porto. Os direitos no so iguais se as oportunidades so diferentes. Encontrei-a triste porque o cachorrinho estava doente. Acabou o tempo em que a mulher era educada para sonhar e o homem para trabalhar. Perdi a hora. E o meu relgio no estava ali. Procurei-o por todos os cantos da casa, mas no o encontrei.

6. Reescreva as frases, substituindo as palavras ou expresses destacadas pelos pronomes o, a, os, as, juntando-os adequadamente aos verbos. a) b) c) d) e) f) Preciso vender minha casa ainda este ano. O trabalho? Fiz ele hoje. Vendemos as jias todas. Elogiaram meu amigo pelos servios prestados comunidade. Seguimos os justos. Convidaram minhas amigas para um importante debate.

7. Qual o pronome de tratamento usado para se dirigir. a) b) c) d) e) f) a um rei? ao Papa? ao diretor da escola por meio de requerimento? a um senador? a um amigo? a uma pessoa com a qual no se tenha intimidade?

8. Desenvolva as abreviaturas que seguem. a) b) c) d) e) f) V. M. as V. S. V. S. V. VV. AA. V. Ex.as

9. Identifique os pronomes possessivos. a) b) c) d) e) Teus livros so bem cuidados. Nossas intenes eram as melhores, mas fomos reprovados. Na festa, s nossos irmos, fantasiados, conseguiram aparecer. Tuas esperanas so grandes. Sabe, nunca saio, porque meu pai e minha me precisam trabalhar muito e no tm tempo de me levar a parte alguma. (Antonio Hohlfeldt) f) Seus olhos verdes ali estavam, firmes, fincados no centro do rosto e do espelho. (Edson Gabriel Garcia) g) Quando a gente saiu, meu estmago doa feito doido. Acho que era do sorvete. (lvaro Cardoso Gomes) h) como se as cigarras bordassem seu canto por cima da pele da gente. (Roseana Murray) 10. Identifique os pronomes demonstrativos. a) b) c) d) Admirava aquele homem que passava, todos os dias, curvo de cansao. Aquela era uma msica sada do ba da vov. Isto tudo o que possuo. Ana tinha essa mania de remexer as gavetas.

11. Complete com os pronomes demonstrativos adequados. E o aluno levou o colega ao orientador: ________ o colega que pesquisou sobre poluio. Ah! ________? disse o orientador. E ________ que pesquisou sobre as nossas tradies africanas? ________ ainda no chegou escola. 12. Complete as frases com o pronome demonstrativo mesmo, fazendo as variaes necessrias. a) b) c) d) Os alunos ________ pediram novas explicaes. As crianas ________ fizeram todo o trabalho. Resolvi comprar aquele sapato ________. Falei com a diretora ________ sobre o horrio.

13. Classifique o, a, os, as em artigo, pronome pessoal oblquo, pronome demonstrativo. a) b) c) d) e) f) O professor ensina o que sabe; o aluno aprende o que no sabe. Encontrei-as, mas no as que procurava. Os que eu vi no eram assim, eram mveis bem mais simples. Eu o encontrei chorando e o que ele explicou no me convenceu. Guarda o que teu. Nas novelas de televiso, o tema que predomina o do amor no correspondido at que chegue o penltimo captulo.

14. Identifique os pronomes indefinidos. a) b) c) d) Falou-se do acidente com muita emoo e ningum soube de fato, o que aconteceu. difcil ser adolescente: para uns sou criana , para outros sou adulto; poos me vem como realmente sou. Todos encontraram explicaes, apenas algumas, porm, eram sensatas. Algo est errado?

15. Identifique as locues pronominais indefinidas. a) b) c) d) Qualquer um poder resolver o problema. Seja quem for o responsvel pagar o prejuzo causado escola. Apenas um ou outro aluno comparecia aula a sexta-feira noite. Seja qual for o resultado do jogo ser bom para ns.

16. Forme frases com os pronomes que, quem, de forma que eles sejam interrogativos. 17. Identifique os pronomes e classifique-os. a) Sem que eu nada lhe contasse, meu chefe, rudemente, disse-me que cada um deve resolver o seu prprio problema. b) Qualquer pessoa normal no agentaria tanta injustia. c) No tempo de vov chamavam de linha, no de mame de flerte e no nosso paquera. d) Quem apenas ouve tende a ser dominado pelo outro. e) Que isso? No acredito que me tenha trazido tantos presentes! f) Poucos so os que falam; muitos so os que ouvem. 18. Sublinhe o pronome relativo e circule o seu antecedente. a) b) c) d) A mquina de escrever que comprei tima. Desejvamos ir par um lugar onde no houvesse poluio. Trouxe apenas as encomendas que me foram pedidas. Esse padre de quem os jornais falam um grande batalhador pela justia social.

19. Classifique o pronome que em interrogativo ou relativo: a) No conhecia a histria que me contou. b) Que histrias so essas? c) Esta foi a nica que me trouxe aqui.

VERBOS 20. Passe as frases do presente do indicativo para o pretrito imperfeito do indicativo. a) b) c) d) e) No centro histrico de Salvador desponta o Pelourinho. Ele empresta partes de sua paisagem para compor significativos cartes-postais da cidade. considerado o mais expressivo conjunto de arquitetura colonial dos sculos XVII e XVIII. Representa a maior coleo barroca da Amrica Latina. O Pelourinho, porm, no recebe tratamento condizente com sua importncia.

21. Passe as frases do pretrito imperfeito do indicativo para o pretrito perfeito e mais-que-perfeito do indicativo. a) b) c) d) e) Em So Paulo, um galo cantava s 4 horas da manh. O seu canto incomodava um morador do lado. Irritado, o vizinho reclamava ao dono do galo. O galo e seu dono no se importavam com as ameaas. Alheio o comportamento humano, o galo continuava a cantar.

22. Passe as frases do futuro do presente para o futuro do pretrito. a) b) c) d) Os reprteres entrevistaro os atores de teatro. Os danarinos estrearo no Teatro Municipal. A cozinheira apresentar comidas tpicas aos turistas. Organizaremos a campanha de nosso grmio estudantil.

23. Complete as frases com os verbos dos parnteses nos tempos do subjuntivo. a) b) c) d) Talvez ns nem ____________ para casa hoje. (voltar) Pedi que nos ____________, pois pretendamos ir com eles. (esperar) Se ____________ cedo, encontrars teu pai aqui. (chegar) provvel que amanh eu no ____________ aula. (comparecer)

24. Informe a pessoa e o nmero das formas verbais destacadas. a) Enquanto vov bebia sua caipirinha, eu comia os bombons recheados com licor e, depois de devorar uma caixa inteira, senti que o mundo rodopiava. b) Nem sempre fazemos na vida o que queremos, porm importante saber esperar, dar tempo ao tempo, como dizem os mais velhos.

25. Informe o tempo e o modo das formas verbais destacadas. a) b) c) d) e) f) A criana correu antes que a me a pegasse. Quando entrei no quarto, a luz j se apagava. Se falares alto, todos recebero a tua mensagem. Ficaramos presos no elevador por mais tempo, se o zelador no aparecesse. Espero que volte cedo par que jantemos juntos. Ningum sabia se ele voltaria ou no.

26. Complete com o verbo dos parnteses no tempo adequado. Modelo: Espero que voc ____________ logo. (voltar) Espero que voc volte logo. a) b) c) d) Pretendamos que todos ____________ bons textos. (escrever) Desejamos que Roberto e Celina ____________ felizes. (ser) Romeu e Julieta queriam que seu amor ____________ certo. (dar) Quando todos voltarem, j ____________ longe. (estar)

27. Forme o imperativo afirmativo e negativo dos verbos amar, entender e dividir.

28. D as formas verbais pedidas. Modelo: responder: 1 pessoa do plural do presente do indicativo (respondemos) a) b) c) d) e) f) g) sair: 1 pessoa do singular do presente do indicativo ____________ nascer: 2 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo ____________ florescer: 3 pessoa do plural do futuro do presente do indicativo ____________ saber: 1 pessoa do plural do pretrito imperfeito do indicativo ____________ prender: 3 pessoa do singular do presente do subjuntivo ____________ dividir: 1 pessoa do singular do imperfeito do subjuntivo ____________ registrar: 2 pessoa do singular do futuro do subjuntivo ____________

29. Informe o modo de cada forma verbal: indicativo, subjuntivo, imperativo. a) Essa sua histria, eu a conheo bem. b) Anda depressa, seno chegars atrasado. c) Se ele chegar, iremos ao cinema.

d) No sairo sem que seu pai tome conhecimento. e) Terminaramos o trabalho hoje, se todos colaborassem. f) Deixe de se lamentar e lute pelos seus direitos. 30. Informe se a ao verbal destacada est na voz ativa, passiva ou reflexiva. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) As rvores foram derrubadas pelo vento. A geada queimou os cafezais. Ns derrotamos o adversrio. O pequeno garoto queimou-se. Essa matria ser explicada pelo professor amanh. Carolina olhou-se no espelho. As flores so regadas pelo jardineiro. Encontrei-o na festa. Ele foi encontrado por mim. Foram derretidas as jias.

31. Todas as frases abaixo esto na voz ativa. Informe se os tempos verbais so simples ou compostos. a) b) c) d) Ultimamente tenho encontrado muitas dificuldades na resoluo de meus problemas. Eles tm recebido poucas correspondncias. Paguei a dvida com os poucos reais recebidos no fim do ms. Chegamos tarde, por isso ele j havia sado.

32. Passe os tempos simples, destacados, para a forma composta. a) b) c) d) Eles sonharo com as Olimpadas? A mulher jogara o lixo no terreno baldio. Voc mandaria flores ao diretor? Assim que ele telefonar irei ao se encontro.

33. Passe as formas verbais compostas para a forma simples. a) b) c) d) Amanh elas tero regressado da excurso. O funcionrio j havia comunicado sua demisso. Regina teria sido justa com o seu filho? Quando eles tiverem sado, a casa estar vazia.

34. Identifique o tempo e o modo das formas verbais destacadas. a) b) c) d) e) f) Todos haviam nadado naquela semana. Ningum o teria visto se no fosse o latido do cachorro. Temos encontrado dificuldades financeiras. Pensaram que tivssemos desistido da viagem. Todos tero encontrado a resposta no momento. Se voc tiver desistido de ir ao teatro, avise-me.

35. Identifique as locues verbais. a) b) c) d) e) f) g) Estou lendo muito ultimamente. Haverei de encontrar uma soluo para este problema. Voc ter de trabalhar muito ainda. Ele anda fazendo coisas estranhas. Terei de fazer tudo para voc. Eu no posso contar com a ajuda de ningum. Irei almoar com uns amigos no prximo domingo.

36. H cinco verbos terminados em iar so conjugados como os terminados em ear. Quais so eles?

37. Conjugue o verbo remediara no presente do indicativo. 38. Complete as frases seguintes com os verbos dos parnteses no presente do indicativo ou no presente do subjuntivo. a) b) c) d) Enquanto eu ____________ a loua, minha me enxuga e guarda. (enxaguar) Convm que ele ____________ a casa antes de marcar a data do casamento. (mobiliar) necessrio que se ____________ tudo sobre o processo. (averiguar) preciso que ns ____________ as plantas. (aguar)

39. Flexione os verbos que seguem nas formas pedidas. a) Caber : b) Dizer: c) Crer: d) Fazer: e) Haver: f) Poder: g) Pr: h) Prover: i) Requerer: j) Ver: 1 pessoa do singular do presente do indicativo 2 pessoa do plural do imperfeito do subjuntivo 1 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo 1 pessoa do plural do futuro do subjuntivo 2 pessoa do singular do mais-que-perfeito do indicativo 1 pessoa do singular do futuro do subjuntivo 3 pessoa do singular do futuro do subjuntivo 1 pessoa do plural do presente do subjuntivo 1 pessoa do singular do futuro do pretrito do indicativo 1 pessoa do plural do futuro do subjuntivo

40. Complete as frases, flexionando os verbos dos parnteses. a) Se eles _________ logo, ainda dra tempo de _________ ao cinema. (vir, ir) b) Convinha a todos que ela _________ o trabalho terminado. (trazer) c) _________ que ele no chegue a tempo de _________ juntos. (recear, cear) d) Voc _________ em tudo o que ouviu? (crer) e) Voc s ser respeitado se se _________. (impor) f) Quando ele _________ uma cano de paz, poder descansar. (compor) g) Ficarei feliz se voc _________ a clama. (manter) h) As provas que _________ mais erros seriam comentadas. (conter) i) No cheguei antes porque alguns problemas _________ por mais tempo. (deter) j) Tu no _________ um sonho como eu _________. (construir) k) Quando estou nervosa, ao invs de chorar eu _________. (rir) l) No _________ indelicados com os nossos semelhantes... (ser) m) Se ao menos eu _________ o que ia acontecer... (prever) n) No possvel que _________ eles os responsveis por isso. (ser) o) Vou at l; talvez _________ algum recado para mim. (haver) p) O importante competir, no importa que _________ ou no os vencedores. (ser) q) Se voc _________ estudado mais, _________ passado de ano. (ter) r) _________ o direito de usar o meu dinheiro como bem entenderdes? (ter) s) _________ ns acertando ou no, o importante _________ o direito de escolher. (estar, ter) t) Ele nos disse que se _________ muito trabalho chegaria mais tarde. (haver) 41. Complete as frases com os verbos dos parnteses. a) b) c) d) Caso ele _________ algum obstculo no negcio, _________ pelo menos o meu dinheiro. (pr, reaver) No _________ e acabamos sem carne. (precaver-se) Se voc _________ um recurso, talvez _________ seus bens. (interpor, reaver) Sem que ningum tivesse _________, o prprio garoto _________ contra os falsos amigos. (intervir, precaver-se)

42. Complete as frases com o particpio dos verbos dos parnteses. a) b) c) d) e) f) g) h) No havamos _________ bem a porta. (abrir) A grfica j havia _________ os folhetos. (imprimir) A testemunha no havia _________ nenhum pormenor. (omitir) A polcia havia _________ o mau elemento. (prender) O mau elemento foi _________ pela polcia. (prender) As crianas no tm mais _________ bales. (soltar) Bales no so mais _________ pelas crianas. (soltar) Ele foi _________ por mim. (ver)

43. Continue as conjugaes do pretrito perfeito e do futuro do presente do indicativo do verbo pronominal que segue. a) Eu me alegrei com a notcia. b) Alegrar-me-ei com a notcia. 44. Complete os espaos com o verbo pronominal dos parnteses no tempo pedido: a) b) c) d) Ao comear a reza, os fiis _________. (ajoelhar-se pretrito perfeito) Tu _________ do que dizes. (arrepender-se futuro do presente) Ns _________ dessa atitude. (envergonhar-se presente do indicativo) _________ de vossos amigos que esto distantes. (lembrar-se futuro do presente)

ADVRBIOS 45. Identifique os advrbios e classifique-os. a) b) c) d) e) f) g) Partiu hoje, mas voltar amanh. Calmante, expliquei-lhe que no era motivo para choro. Poucos ganham muito e muitos ganham pouco. O orador representou muito bem a sua turma. Permanecerei aqui o tempo que for necessrio. Talvez eles no voltem logo. Sempre esto alegres, nunca tristes.

46. Informe se o advrbio destacado refere-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advrbio. Modelo: Ele falou muito bem. refere-se a outro advrbio. a) b) c) d) e) Regina tem andado bastante alegre. Essa rua bem perto daqui. Todos ouviram atentamente as explicaes do mestre. O sol estava muito quente, por isso sa logo da praia. Moro perto da escola, mas bem longe do servio.

47. Informe se a palavra destacada pronome indefinido ou advrbio. a) b) c) d) e) Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre ele. Muita gente pensa que competir ganhar. Muitos freqentam a escola, mas poucos so os que estudam. Comemos bastantes frutas. Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais.

48. Identifique o grau dos advrbios destacados. a) b) c) d) O filho levanta to cedo quanto o pai. A estrada ficou muito longe daqui. Paulo se expressa melhor do que seu irmo. Agiu corretissimamente.

49. Identifique as locues adverbiais e classifique-as. a) s vezes vem, s vezes no vem. b) De vez em quando aparece algum para visit-lo. c) Solitrio, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a idia de comprar um presente. Com certeza ele iria gostar e tudo se arranjaria. d) Ali no havia censura, por isso todos falavam vontade. e) Entrou direta e de longe j avisou a pequena casa branca. f) Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes no deviam ficar toa, por tempo nenhum e a nenhum pretexto. (Cyro dos Anjos)

50. Crie perguntas iniciadas com advrbios interrogativos para as afirmaes abaixo: Modelo: Seu tio mora no Cear. Onde mora seu tio? a) b) c) d) e) f) Seus amigos chegaram ontem. A criana chorou porque perdeu a boneca. dson mora no centro da cidade. Seus pais voltaro daqui a um ms. A camisa custou cinqenta reais. A r anda aos pulos.

51. Reescreva as frases, substituindo os advrbios destacados por adjetivos adverbializados. Modelo: Fomos diretamente ao supermercado. Fomos direto ao supermercado. a) b) c) d) Falem moderadamente para as crianas entenderem. Vistam-se rapidamente porque estamos atrasados. Falemos seriamente pois o assunto importante. Pisem suavemente para que ningum nos oua.

PREPOSIO 52. Identifique as preposies a) b) c) d) e) f) Nada mais h entre mim e voc. Estou com vontade de sair e assistir a um filme. As Associaes de Bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalao de novos postos de sade. Desde sua volta no fiz nada. De repente senti-me perante um juiz, tantas eram as interrogaes. Nada fiz por ele.

53. Informe as relaes expressas pelas preposies. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Voltou para ficar. Cortou-se com a gilete. Lutou contra todos. Apanhou de chinelo. Escreva sobre sua vida. Chegou de trem. Pagou em cheque. Casa de tijolos. Saiu com o pai. Explicou com clareza. Foi a Santos. Sou de Florianpolis.

54. Identifique as locues prepositivas. a) b) c) d) e) f) g) h) i) Ele veio a fim de me ajudar. Leia algum livro em vez de ficar a parado em frente televiso. Conheci-o atravs de meu tio. Voc est a par de tudo o que foi dito na reunio? Mrio foi a nica pessoa que, alm de mim, conseguiu entender a cena que ocorrera junto ao porto de casa. O pouco que tenho foi conseguido custa de muito sacrifcio. Agimos de acordo com a lei. Para que ningum nos entendesse, comunicamo-nos por meio de gestos. Como proteo, colocaram arame farpado em cima do muro.

55. Complete as frases com as preposies adequadas, combinando-as ou contraindo-as quando necessrio. a) O municpio _____ Capinas, _____ 98 quilmetros _____ So Paulo, notabiliza-se, agora, _____ abrir o primeiro Hospital _____ Mulher que, diferente _____ maternidades, cuidar _____ sade geral _____ mulher. b) O Brasil mudou e agora o trabalho, e no a especulao, a maneira mais eficaz _____ progredir _____ vida.
(Dlson Funaro)

c) A maioria _____ profissionais _____ rdio se assustou, _____ poca, _____ o surgimento _____ televiso. d) Os rapazes ficaram mudos _____ a beleza da moa. e) Reunir a famlia foi tarefa difcil _____ o neto que queria fazer surpresa _____ av.

56. Complete as frases com a, as, , s. a) b) c) d) e) f) g) h) Dirigiu-se ao Nordeste _____ procura de figuras e tipos humanos para fotografar. _____ vergonhosa e miservel condio do povo levara o escritor _____ denuncias ferozes. _____ inundaes do rio provocaram _____ mudanas da vila inteira para um ponto mais alto. _____ ameaas contra o fregus causaram mal-estar nas pessoas que assistiram _____ cena. Doamos flores _____ conferencistas. Fomos _____ Paraba. Os ecologistas temem mais danos _____ reservas florestais. (Shopping News) Mas batem _____ porta. Levanto o escuro garfo do magro bife, e abro. Cus, um empregado da Companhia!
(Rubem Braga)

i) A gente s vai _____ vila de vez em quando. (Pedro Bandeira) j) A charrete avana contra o sol em direo _____ casa amarela. k) O sangue subiu _____ cabea do baixinho.

57. Justifique a ausncia do sinal indicativo de crase: a) b) c) d) e) f) Andar a p bom para a sade. Dirigi-me a Vosso Senhoria por confiar nos seus propsitos. Entreguei os folhetos a ela. No assisto a cenas sensacionalistas apresentadas pela TV. Atravessamos a cidade de ponta a ponta. Os transeuntes observavam a tragdia a distncia.

CONJUNES 58. Identifique e classifique as conjunes coordenadas dos perodos abaixo. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Ora xingava a me do juiz, ora reclamava dos jogadores. O pai procurou o filho e humildemente pediu-lhe desculpas. No corra, que perigoso. O professor no s veio como vo dar prova. Ele foi eleito, porm suas loucuras no tinham o apoio da populao. O vigrio era muito festeiro; logo, qualquer pipoca estourada o atrada. Os preos das verduras esto altos; diminuiremos, portanto, o seu consumo. Esperei-a; ela, porm, no veio. Aceitars minha sugesto, ou dars outra? Estudem, porque em breve faro uma prova.

59. Identifique o pois como conjuno coordenativa explicativa ou conjuno coordenativa conclusiva. a) b) c) d) Deitei-me cedo, pois estava muito cansado. O poltico no agiu com lealdade; perdeu, pois, na disputa pela reeleio. O aluno no estudou o suficiente; ficou, pois, reprovado. As mulheres entendem de economia, pois so elas as responsveis pela organizao do oramento familiar.

60. Identifique e classifique as conjunes subordinativas dos seguintes perodos. a) b) c) d) e) O vo era impossvel, j que no havia piloto disponvel. O rdio anunciava o terremoto, enquanto a cidade ainda no sentia nenhum tremor. Ns venderemos o apartamento, caso voc encontre outro melhor. Embora soubssemos o final, lemos a obra com ateno. Preparamos-nos bastante para que a discusso, em classe, sobre o significado da reforma agrria fosse bem esclarecedora.

GABARITO
1. a) eu 1 p. sing. / o 3 p. sing. b) eles 3 p. pl. / nos 1 p. pl. c) lhe 3 p. sing. d) nos 1 p. pl. / vos 2 p. pl. e) me 1 p. sing. f) mim 1 p. sing. / ele 3 p. sing. 2. a) reto / oblquo b) oblquo / oblquo c) oblquo / oblquo d) reto / oblquo 3. a) ns / ns b) ela pegou / ela correu / ela encontrava 4. a) os / me b) lhes c) lhes / me d) si e) eu 5. a) artigo / pronome b) artigo / artigo c) pronome / artigo d) artigo / artigo / artigo e) artigo / artigo / pronome / artigo / pronome 6. a) vend-la b) Fi-lo c) Vendemo-las d) Elogiaram-no e) Seguimo-los f) Convidaram-nas 7. a) V. M. b) V. S a c) V. S a d) V. Ex e) voc a f) Sr. ou Sr 8. a) Vossa Majestade b) Vossas Senhorias c) Vossa Santidade d) voc e) Vossas Altezas f) Vossas Excelncias 9. a) Teus b) Nossas c) nossos d) Tuas e) meu f) Seus g) meu h) seu 10. a) aquele b) Aquela c) Isto / o d) essa 11. este / esse / aquele / Aquele 12. a) mesmos b) mesmas c) mesmo d) mesma 13. a) art. / dem. / art. / dem. b) pess. / dem. c) dem. d) pess. / dem. e) dem. f) art. / dem. / art. 14. a) muita / ningum b) uns / outros / poucos c) Todos / algumas d) Algo 15. a) Qualquer um b) Seja quem for c) um ou outro d) Seja qual for 16. pessoal 17. a) eu p. p. reto / nada p. ind. / lhe p. oblquo / meu p. possessivo / disse-me p. p. oblquo / cada um loc. pron. ind. / seu p. possessivo / prprio p. possessivo b) Qualquer p. ind. / tanta p. ind. c) nosso p. possessivo d) Quem p. ind. / outro p. ind. e) Que p. inter. / me p. p. oblquo / tantos p. ind. f) Poucos p. ind. / os p. dem. / muitos p. ind. / os p. dem. 18. a) pronome relativo = que / antecedente = mquina b) pronome relativo = onde / antecedente = lugar c) pronome relativo = que / antecedente = encomendas d) pronome relativo = quem / antecedente = padre 19. a) relativo b) interrogativo c) relativo 20. a) despontava b) emprestava c) Era d) Representava e) recebia 21. a) cantou; cantara b) incomodou; incomodara c) reclamou; reclamara d) importaram; importaram e) continuou; continuara 22. a) entrevistariam b) estreariam

c) apresentaria d) Organizaramos 23. a) voltemos ou voltssemos b) esperassem c) chegares d) comparea 24. a) 3 p. sing. / 1 p. sing. / 1 p. sing. / 3 p. sing. b) 1 p. pl. / 1 p. pl. / 3 p. pl. 25. a) perf. ind. / imp. do subj. b) perf. ind. / mais-que-perf. ind. c) fut. subj. / fut. pres. ind. d) fut. pres. ind. / imp. subj. e) pres. ind. / pres. subj. / pres. subj. f) imp. ind. / fut. pret. ind. 26. a) escrevessem b) sejam / fossem c) desse / estaremos 27. pessoal 28. a) saio b) nascente c) florescero d) sabamos e) prenda f) dividisse g) registrares 29. a) indicativo b) imperativo / indicativo c) subjuntivo / indicativo d) indicativo / subjuntivo e) indicativo / subjuntivo f) imperativo / imperativo 30. a) passiva b) ativa c) ativa d) reflexiva e) passiva f) reflexiva g) passiva h) ativa i) passiva j) passiva 31. a) tenho encontrado - composto b) tm recebido - composto c) Paguei - simples d) Chegamos / havia sado simples / composto 32. a) tero sonhado b) tinha jogado c) teria mandado d) tiver telefonado 33. a) regressaro b) comunicara c) seria d) sarem 34. a) pretrito mais-que-perfeito composto do indicativo b) futuro do pretrito composto do indicativo c) pretrito perfeito composto do indicativo d) pretrito mais-que-perfeito composto subjuntivo e) futuro do presente composto do indicativo f) futuro composto do subjuntivo 35. a) Estou lendo

b) Haverei de encontrar c) ter de trabalhar d) anda fazendo e) Terei de fazer f) posso contar g) Irei almoar 36. ansiar, incendiar, mediar, odiar e remediar 37. remedeio, remedeias, remedeia, etc. 38. a) enxguo b) moblie c) averige d) agemos 39. a) caibo b) disssseis c) cri d) fizermos e) houveras f) puder g) puser h) provejamos i) requereria j) virmos 40. a) vierem / irmos b) trouxesse c) Receio / cearmos d) creu e) impuser f) compuser g) mantiver h) contivessem i) detiveram-me j) constris / construo k) rio l) sejamos m) previsse n) sejam o) haja p) sejamos q) tivesse / teria r) Tereis s) Estejamos / termos t) houvesse 41. a) ponha / reaverei b) nos precavemos c) interpusesse / reouvesse d) intervindo / precaveu-se 42. a) aberto b) imprimido c) omitido d) prendido e) preso f) soltado g) soltos h) visto 43. a) Tu te alegraste / Ele se alegrou / Ns nos alegramos / Vs vos alegrastes / Ele se alegraram b) Alegrar-te-s / Alegrar-se- / Alegrar-nos-emos / Alegrarvos-eis / Alegrar-se-o 44. a) ajoelharam-se b) te arrepender c) nos envergonhamos d) Lembrar-vos-ei

45. a) hoje / amanh = tempo / tempo b) Calmamente / no = modo / negao c) muito / pouco = intensidade / intensidade d) muito / bem = intensidade / modo e) aqui = lugar f) Talvez / no / logo = dvida / negao / tempo g) Sempre / nunca = tempo / tempo 46.

54. a) a fim de b) em vez de / em frente c) atravs de d) a par de e) alm de / junto ao f) custa de g) de acordo com h) por meio de i) em cima do 55. a) de / a / de / por / da / das / da / da b) de / na c) dos / de / naquela / com / da d) ante e) para / ao 56. a) b) A / a c) As / a d) As / e) s f) g) s h) i) j) k) 57. a) No ocorre crase antes de palavras masculinas. b) No ocorre crase antes de pron. de tratamento. c) No ocorre crase antes de pronomes em geral. d) Palavra no plural usado no sentido geral. e) Locuo adverbial com elemento repetido. f) A expresso a distncia, quando no aparece determinada, no leva o sinal indicativo de crase. 58. a) Ora / ora = alternativa / alternativa b) aditiva c) explicativa d) aditiva e) adversativa f) conclusiva g) conclusiva h) adversativa i) alternativa j) explicativa 59. a) explicativa b) conclusiva c) conclusiva d) explicativa 60. a) j que - causal b) enquanto - temporal c) caso - condicional d) Embora - concessiva e) par que - final

47. a) advrbio / pron. ind. b) pronome ind. c) pron. ind. / pron. ind. d) pron. ind. e) advrbio 48. a) comparativo de igualdade b) superlativo absoluto analtico c) comparativo sinttico de superioridade d) superlativo absoluto sinttico 49. a) s vezes / s vezes = tempo / tempo b) De vez em quando = tempo c) a esmo / De repente / Com certeza = modo / tempo / afirmao d) vontade = modo e) direita / de longe = lugar / lugar f) toa = modo 50. a) Quando chegaram seus amigos? b) Por que a criana chorou? c) Onde mora dson? d) Quando voltaro seus pais? e) Quanto custou a camisa? f) Como anda a r? 51. a) Falem moderado para as crianas entenderem. b) Vistam-se rpido porque estamos atrasados. c) Falemos srio, pois o assunto importante. d) Pisem suave para que ningum nos oua. 52. a) entre b) com / de / a c) de / em / sobre / de / de d) Desde e) De / perante f) por 53. a) fim finalidade b) instrumento c) oposio d) instrumento e) assunto f) meio g) meio h) matria i) companhia j) modo k) destino l) origem

S-ar putea să vă placă și