Sunteți pe pagina 1din 9

BENEDITO LUIS AUGUST MANOEL

A Educao Fsica escolar no 4 ano do Ensino Fundamental: professores especialistas e professores regentes

MACAP-AP 2012

ALFREDO DA SILVA BRITO ANA CELIA PIRES ANJILENE DOS SANTOS VIEIRA

A Educao Fsica escolar no 4 ano do Ensino Fundamental: professores especialistas e professores regentes

Projeto apresentado como requisito avaliativo a concluso da disciplina de Prtica II do curso de Licenciatura em Educao Fsica da Universidade Vale do Acara, orientado pela Prof. Jane Pantoja

MACAP-AP 2012

1- TEMA A Educao Fsica escolar no 4 ano do Ensino Fundamental: professores especialistas e professores regentes. O tema proposto retrata reflexes a respeito dos professores especialistas (graduado em licenciatura plena em Educao Fsica, em nvel superior) e professores regentes (com formao em curso Normal atravs de instituies superiores de educao, oferecidos em nvel mdio e/ou com nvel superior em Pedagogia), relacionando-os em sua atuao no processo educacional, questes de formao e prtica. Busca-se aprofundar a questo a respeito dos saberes necessrios prtica profissional e qual estaria mais preparado para realidade da disciplina no meio escolar.

2- PROBLEMATIZAO As discusses em torno da disciplina escolar Educao Fsica tm se intensificado desde a publicao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB n 9394/96). Inicialmente, em 1996, quando a lei foi promulgada, no era mencionada a obrigatoriedade da citada disciplina na Educao Bsica. A partir de 2001, aps modificao atravs da Lei n 10.328, sua presena foi considerada obrigatria (LDB, art. 26, 3). Entretanto, no indicado neste documento qual professor deve ser o responsvel para lecion-la na Educao Infantil e no Ensino Fundamental I. Nestas fases admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio, a modalidade Normal, oferecida em nvel mdio (LDB, art. 62). Portanto, torna-se essencialmente necessrio um estudo para se verificar questes da legalidade profissional, formao e prtica, aprofundar a questo a respeito dos saberes necessrios prtica profissional e investigar se os professores de Educao Fsica e de magistrio e/ou Pedagogia esto preparados para ministrarem aulas de Educao Fsica para os anos iniciais do ensino fundamental na realidade da disciplina no meio escolar.

3- JUSTIFICATIVA A Educao Fsica como componente curricular importante no processo educacional; ela deve visar formao do Homem em seus mltiplos aspectos, para bem desempenhar suas tarefas na sociedade. De acordo com Oliveira (1988), deve consistir numa prtica educativa inserida num projeto pedaggico-global. Nas quatro primeiras sries do Ensino Fundamental, deve voltar-se para uma formao intelectual, social, moral, e crtica do educando, tornando-se base para que o aluno adquira as experincias motoras, psquicas e sociais que utilizar nas sries subsequentes; assim como ao longo da vida. Neste sentido, partimos da problemtica averiguada na prtica da disciplina Educao Fsica escolar, nas Primeiras Sries do Ensino Fundamental em que tivemos contato no estgio na Escola Roraima. Naquele momento percebemos a

necessidade da Educao Fsica para as crianas dessa faixa etria, ministradas por professores que dominassem os conhecimentos necessrios. Incomodou-nos a ausncia de licenciados em Educao Fsica e a presena do professor regente ministrando as aulas, sobretudo por conta dos contedos ou ausncia deles e metodologias inadequadas. Percebendo que a Educao Fsica significativa, sobretudo nas sries iniciais de escolaridade, o presente artigo tem por objetivo um estudo comparativo entre professores regentes e professores de Educao Fsica que ministram aulas nas sries do Ensino Fundamental na Escola Roraima da rede municipal de ensino de Macap. Na verdade, mais do que apenas nomear um determinado profissional para lecionar a disciplina de Educao Fsica nas sries inicias, de extrema importncia e foco principal deste artigo fomentar a necessidade de investigar os fatores que levaram a disciplina a esta configurao atual: um trabalho docente segmentado, com dois profissionais diferentes em ao o professor especialista lecionando Educao Fsica e um professor regente (ou generalista), ministrando outras disciplinas escolares.

4- OBJETIVO GERAL Investigar se os professores regentes conseguem aplicar atividades pertinentes disciplina Educao Fsica nas sries iniciais do Ensino Fundamental I da escola Municipal Roraima.

4.1- OBJETIVOS ESPECFICOS

Detectar se as aulas de Educao Fsica ministrada pelo professor regente, nas series iniciais do ensino fundamental, contem o aporte necessrio para a formao, educao e desenvolvimento global das crianas.

Comparar a metodologia utilizada por professores regentes e professores de Educao Fsica que ministram aulas para alunos do pr-escolar ao 4 ano do Ensino fundamental.

Verificar se as aulas de Educao Fsica tm melhor contedo e coerncia quando h o professor especialista atuando.

5- HIPTESE Atualmente, as aulas de Educao Fsica so um apndice das demais disciplinas e atividades escolares, principalmente nas series iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, aponta-se a necessidade de se verificar como essa disciplina realizada dentro da escola. Devemos ento, estar atentos aos profissionais que ministram a disciplina, se estes realmente se comprometem a ensinar os contedos propostos para a Educao Fsica. Os professores regentes no exploram adequadamente os contedos da Educao Fsica por no terem em sua formao suporte para ministrar tal disciplina, comprometendo desta forma que o aluno possa usufruir as ferramentas que lhes proporcione facilidade no desenvolvimento das atividades prticas, rumo busca do conhecimento.

6- REFERNCIAL TERICO Educao Fsica tornou-se obrigatria nas sries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada por profissional habilitado de acordo com a Lei 10.328, de 12 de dezembro de 2001 sancionada pelo ento presidente da repblica Fernando Henrique Cardoso. Aps a promulgao da LDBEN N 9.394/1996, a Educao Fsica passou a integrar proposta pedaggica da escola e s condies da populao escolar. Segundo Silva (2002), a Educao Fsica garantiu algum espao como componente curricular da educao bsica, porm, a lei no determina a qualidade de seu oferecimento, tais como profissionais habilitados e nmero de aulas para as sries iniciais do ensino fundamental. Urtado (1993), salienta que as atividades desenvolvidas pela Educao Fsica escolar para as crianas e adolescentes entre 4 e 16 anos so de ordem bio-psico-fisiolgicas e devem ser ministradas com uma didtica especfica para cada faixa etria, grau, srie, e nvel de ensino.

Arantes (1990) comenta que antes, quem ministrava as aulas de Educao Fsica para o Ensino Fundamental era a professora de sala de aula, por vezes leiga no assunto. O mesmo autor coloca que hoje j se tem o professor de Educao Fsica que auxilia crianas a melhor relacionar-se com seu corpo. Os PCNs (BRASIL, 2000), evidenciam que a disciplina Educao Fsica deve propiciar formao integrada do aluno, sendo fundamentada sua existncia na escola. Porm, nas series iniciais do Ensino Fundamental, a mesma passa por algumas dificuldades em relao estruturao do Ensino Bsico, onde h um s profissional (professor regente) responsvel pelo projeto pedaggico de diversas disciplinas. nas sries iniciais do Ensino Fundamental que a criana comea a fixar sua relao, como pertencente, de fato rea escolar, a ter noo de integrar-se s disciplinas. E, como disciplina, a Educao Fsica nessa fase, vai moldando a criana para desenvolver capacidades e habilidades que ir aperfeioar nas sries seguintes. Por isso, a disciplina deve ser de fato, bem trabalhada nesse perodo. Toda a prtica pedaggica deve ser planejada e possuir objetivos claros. A Educao Fsica nas sries iniciais se constitui uma prtica de grande importncia para o desenvolvimento da criana e nesta fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e contedos a serem trabalhados. Neste sentido, se faz necessrio preparo para ministrar aulas do pr-escolar ao 4 ano, pois a criana, na concepo de Piaget, se encontra no perodo operatrio concreto, portanto, no se deve escolher aleatoriamente qualquer atividade para na aula de Educao Fsica divertir a criana; as atividades devem ser escolhidas pelo professor, que deve compreender seus efeitos sobre o desenvolvimento. Para Freire (1997), a disciplina Educao Fsica de suma importncia na escola, porm, ele aponta a necessidade de se verificar como esse benefcio acontece dentro da escola, pois Devemos ento, estar atentos aos profissionais que ministram a disciplina, se estes realmente se comprometem a ensinar os contedos propostos para a Educao Fsica. Betti e Oliveira (1988), apontam que nos dias atuais, ainda deficiente nas sries iniciais do Ensino Fundamental, a atuao de professores de Educao Fsica; e que, nas series iniciais do Ensino Fundamental, ainda o professor regente o responsvel por ministrar a disciplina de Educao Fsica, mas na grande maioria

das vezes est despreparado para aplicao dos contedos pertinentes mesma. Hoje percebemos a necessidade de se ter um profissional da rea atuando. Ressalta-se aqui, que no temos a inteno de afirmar que o professor regente mais ou menos preparado do que o especialista em Educao Fsica para ministrar a disciplina nas series iniciais, mas, para o modo de poltica educacional que deixa as brechas para os sistemas de ensino aderirem ou no presena do especialista nessa modalidade de ensino.

7- METODOLOGIA A pesquisa ser de carter qualitativa, com pesquisa de campo desenvolvida por meio observao e aplicao de questionrios junto aos professores de educao fsica e professores regentes do pr-escolar ao 4 ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roraima.

8- CRONOGRAMA

PERODO ETAPAS Elaborao do projeto Reviso bibliogrfica Coleta dos dados em campo Tabulao dos dados Analise dos dados Redao preliminar do trabalho Redao final, digitao, encadernao Entrega final

JAN. 2 3

FEV. 2 3

MAR. 2 3 4

ABR. 2 3

MAI. 2 3

JUN. 2 3

9- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARANTES, Ana Cristina. A Histria da Educao Fsica escolar no Brasil. Disponvel no site: <http://www.efdeportes.com/efd124/a-historia-da-educacao-fisica-escolar-nobrasil.htm> Acessado em 12 de fev. 2010 BRASIL. Ministrio da Educao. PCNs. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao Fsica/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. BETTI, M. Fundamentos e princpios pedaggicos da educao fsica: uma perspectiva sociocultural. In: DARIDO, S. C.; MAITINO, E. M. (Org.). Pedagogia cidad. So Paulo: Unesp; Pr-reitoria de Graduao, 2004. (Cadernos de formao Educao Fsica). <www.educacaofisica.com/mostra_biblioiteca.asp? id=12248pchave=educacaofisica>. Acesso em 10 fev. 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25 edio. So Paulo: Paz e terra, 2003. SILVA, L. F. A Trajetria da Educao Fsica nas primeiras sries do ensino fundamental na rede pblica do Estado de So Paulo: entre o proposto e o alcanado - Tese (Doutorado) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. HURTADO J. G. G. M. O ensino da Educao Fsica: uma abordagem didtica. 2 Ed. Curitiba, Paran. Educa/Editer, 1983.

S-ar putea să vă placă și