Sunteți pe pagina 1din 34

1

LUZIA PEREIRA DE S E SILVA

FUNDAMENTAO BBLICA CERCA DO PECADO E SUAS CONSEQUNCIAS

Monografia apresentada ao Curso Bacharelado em Teologia do Instituto de Formao e Educao Teolgica IFETE, como requisito parcial para a obteno do ttulo de grau em Bacharel em Teologia, sob a orientao do prof M.s Ricardo Carneiro Bastos.

VERDEJANTE - PE 2012

Monografia apresentada como requisito necessrio para a obteno do grau de Bacharel, do Curso de Graduao Teolgica, do Instituto de Formao e Educao em Teologia - IFETE.

___________________________________________ Luzia Pereira de S e Silva

Monografia apresentada em ........../......../.........

Prof.;.............................................................................................................................. Orientador

AGRADECIMENTO Ao Pai, ao Filho e ao Esprito de Deus, autores da vida, pelo qual rendo gratido. Aos meus queridos familiares, esposo e filhos, que sempre esto ao meu lado, acompanhando todos os meus projetos de vidas. Ao Prof Ricardo Bastos, pelas orientaes, dedicao e apoio.

RESUMO A Bblia afirma que o homem foi criado a imagem e semelhana de Deus. Este foi formado sem pecado, sem mcula ou defeito. O primeiro casal a ser criado foi Ado e Eva, ambos tinham fortes relao de comunho com Deus, andavam e passeavam juntos pelo Jardim do den, criado pelo Soberano para deleite do homem. Mas, a este foi dado o livre arbtrio de pecar ou no contra o seu criador. O pecado representa a separao de Deus com o homem, a quebra de aliana e afeta a comunho do indivduo com Deus e o afasta da sua presena. Eva decidiu desobedecer ao seu Criador a uma ordem suprema: no comer do fruto da rvore proibida e deste mesmo fruto, deu a seu companheiro para que tambm comesse. Para Deus desobedecer o mesmo que pecar. E a Bblia revela o pecado como poder letal e destruidor. Toda desobedincia constitui uma serie de consequncias em que o individuo torna-se sujeito as penalidades previstas. A desobedincia representa um pecado capaz de lanar maldio sobre a vida das pessoas e abre uma grande legalidade na vida espiritual. A partir da primeira entrada do pecado ao mundo, o mesmo passou a invadir as vidas humanas e a terra ficou cheia de maldades. Em toda a Bblia, est repleta de narraes de homens e mulheres que desobedeceram a Deus e tiveram que arcar com as consequncias de seus pecados. A Bblia apresenta o arrependimento genuno, como um dos critrios que levam o homem a reconciliar-se com Deus. Embora as Escrituras afirmem que o homem j nasce com a natureza pecaminosa, isso no quer dizer que o mesmo deve viver no pecado, mas pode buscar subsdios que renovem a cada dia a sua comunho e restaurao com o seu Criador, atravs da remisso de pecados.

Palavras Chave: Homem; Pecado; Consequncias;

ABSTRACT The Bible says that man was created in the image and likeness of God. This was formed without sin, without blemish or defect. The first couple to be created was Adam and Eve, both had strong relationship of communion with God, walked and strolled together through the Garden of Eden created by the Sovereign to the delight of man. But this was given free will to sin or not against its creator. Sin is separation from God with man, covenant breaking and affects the individual's communion with God and away from his presence. Eve decided to disobey his Creator a supreme order "not to eat of the fruit of the forbidden tree and this same fruit, gave his companion to eat too." To disobey God is the same as sin. And the Bible reveals sin as deadly and destructive power. Every disobedience is a series of consequences that the individual becomes subject to the penalties provided. Disobedience is a sin able to cast a curse on people's lives and opens a wide legality in spiritual life. From the first entrance of sin into the world, it came to invade human lives and the earth was filled with wickedness. Throughout the Bible is filled with stories of men and women who disobeyed God and had to bear the consequences of their sins. The Bible presents the genuine repentance, as one of the criteria that lead men to be reconciled to God. Although the Scriptures affirm that man is born with a sinful nature, does not mean that it should live in sin, but can seek subsidies to renew every day and restore their communion with their Creator, through the remission of sins .

Keywords: Man, Sin, Consequences;

SUMRIO

INTRODUO As Escrituras Sagradas so para os cristos um artigo inquestionvel, regras de f que norteiam suas vidas no tocante ao que podem ou no fazer. Para que possam andar em comunho com seu Deus, buscam a luz da Bblia, no pecarem contra o seu criador. De acordo Rodrigues (2012), o sentido original do termo, pecado o mesmo que errar o alvo, transgredir a lei de Deus e desobedec-lo, andar em via com o sentido contrrio quilo que Deus projetou para sua vida, a prtica de todo tipo de maldade, iniquidade e injustia . Deus no o autor do pecado, por que a santidade um dos seus atributos (Isaas 6:2-3). Mas, ao criar o homem deu a ele o livre arbtrio de ser obediente ou no ao seu criador (Gnesis 2:16 -17). O pecado entrou no mundo por meio de Ado e Eva, quando estes desobedeceram a seu Senhor enquanto ainda estavam no Jardim do den (Gnesis 2:8), criado por Deus para deleite do homem. No livro de Romano 5: 12 a Bblia declara a origem do pecado dizendo que: por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram . Entende-se porm, que ao nascer, o ser humano j possui a natureza pecaminosa e por mais que se esforce est sempre pecando (Salmos 51:5). Segundo Jenson (2012):
Pecado um ato e um estado da vontade pessoal contra Deus e a sua vontade. O pecado origina-se da totalidade da pessoa arraigada e relacionada com aquilo que transcende a pessoa, expressa-se na complexidade da fora e da fraqueza da pessoa, e resulta na distoro de todas as relaes .

O pecado um tipo de mal, porque nem todo mal pecado. Existem males fsicos consequentes da entrada do pecado no mundo. Na esfera fsica, temos um tipo de mal que se manifesta nas doenas. Entretanto, na esfera tica, o mal tem um sentido moral. nessa esfera moral que se manifesta o pecado.

O pecado afeta a comunho do indivduo com Deus e o afasta de sua presena, como est escrito em Romanos 3: 23, pois todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus , e isso ocorre como consequncia do pecado. A partir da origem do pecado, o universo tem sofrido devastadoras consequncias, especialmente vida na terra. A Bblia faz vrias declaraes a respeito da universalidade do pecado e relata vrios casos de personagens histricos que pecaram contra Deus e por isso passaram por terrveis consequncias, como constrangimentos, desordem familiar, perca de comunho com Deus,

enfraquecimento na f e muitas outras maldies. Todo pecado leva o homem a colher suas consequncias, mesmo que mais tarde o indivduo venha a se arrepender (Romanos 6:23). Contextos bblicos

afirmam ainda, que nenhum pecado permanecer em oculto para sempre, mais se for confessado com sinceridade no ntimo Deus perdoa (Salmos 51:6). De acordo com a Bblia, punio final do pecado a morte eterna, que passar pelo juzo final (Hebreus 9:27). A morte eterna a culminncia e complementao da morte espiritual. Diz respeito repugnncia da santidade divina que requer justia contra o pecado e contra o pecador impenitente. Significa a retribuio positiva de um Deus pessoal, tanto sobre o corpo como sobre a sua alma e esprito (Mateus 10:28). Contudo, as Escrituras Sagradas afirmam que mesmo o pecado trazendo morte e destruio ao ser humano, h uma sada para aqueles que se arrependem genuinamente de seus feitos, Deus perdoa seus pecados e o purifica

por intermdio do seu filho Jesus Cristo ( I Joo 1:7). Por que grande o seu amor pela humanidade e seu desejo que todos cheguem ao conhecimento da verdade, (I Timteo 2:4). Ao longo da histria da humanidade, o pecado e suas consequncias vem sendo estudado, especulado e pesquisado por muitos, na tentativa de explicar as razes que deram origem ao mal e sua fora devastadora, j que ele se impe naturalmente nas experincias humanas . A preocupao com a sua origem desafia a inteligncia e agua o interesse em descobrir sua essncia, j que o pecado esta relacionado a vida humana

Atravs dessa excessiva

pesquisa

bblica,

buscaremos

textos e

contextos, com o objetivo de fundamentar as consequncias do pecado na vida do homem e que caminhos o mesmo deve trilhar para no desarmonizar sua comunho com seu criador. A metodologia aplicada neste trabalho uma reviso bibliogrfica, baseada em relatos de autores especialistas no assunto, atravs de estudos de livros, artigos da internet e a Bblia Sagrada. O presente trabalho foi organizado em quatro captulos. Para tanto, o primeiro narra a criao do homem, descreve como se deu o livre arbtrio, fala da entrada do pecado na terra e da sua origem. O segundo captulo apresenta a falta de comunho com Deus, a quebra de aliana, a morte fsica e espiritual, como consequncias do pecado humano. Assim, o terceiro captulo desvenda uma srie de narraes de casos, onde homens e mulheres pecaram contra Deus e arcaram com as consequncias eminentes de suas aes. O quarto e ltimo captulo relata como possvel ao homem voltar a se relacionar com seu Criador, atravs do arrependimento verdadeiro e da remisso de pecados.

10

ORIGEM DO PECADO

1.1

Criao do homem

Diferente de toda a criao, o homem o nico que possui alma vivente por meio do sopro de vida do prprio Deus (Gn 2.7). A princpio, quando Deus criou o homem, este era puro, sem mcula, sem pecado. Porque foi uma criao perfeita do Soberano. A Bblia relata no livro de Gnesis 1: 26-27 que disse Deus:
Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana... Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou"

O ser humano foi criado a semelhana de Deus, tanto nos aspectos Intelectuais, como morais e fsicos. Ado e Eva foi o primeiro casal a ser formado pelo Criador contendo sua imagem. Foram criados para governar toda a criao (Gn. 1.26), sendo representantes legais de Deus na terra. Deus Esprito, mas, quando criou Ado, o fez semelhante a Ele

mesmo. No livro de Zacarias 12:1, o profeta diz que " O Senhor formou o esprito do homem dentro dele". Entende-se porm, que Deus, mesmo sendo esprito, capaz de ver, ouvir, cheirar e falar. Em Salmos 115: 3-8, revela essa afirmao, onde esses atributos fsicos humanos, possuem a semelhana divina De todas as coisas que foram criadas por Deus, nenhum bem foi retido da humanidade. Junto ao poder e ao domnio, Jeov (que significa Deus em hebraico), preparou um paraso para o ser humano viver (Gn. 2:15). Ele at andou e falou com o homem numa comunho irrestrita. A Bblia declara que todos os dias, o prprio Deus andava pelo Jardim do den quando soprava a brisa do dia... 1.8). Segundo Wiersbe (2008), o homem foi feito um pouco inferior a Deus, contudo, foi coroado de glria e majestade. Porque Ado foi dado o poder de dominar todo o Planeta Terra, e todos os seus bens e recursos lhe eram prprios. (Gn

11

1.2 Livre Arbtrio


Ao homem foi dado o direito de possuir todas as coisas que pertencem ao planeta, exceto uma nica ordem lhe foi dado pelo Senhor Deus dizendo: De

toda rvore do jardim comers livremente, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal no comers" (Gnesis 2:16-17). Para deixar claro a necessidade de obedecer, Deus fez acompanhar as mais terrveis consequncias sua ordem "No comers". "Porque", diz ele, "no dia em que dela comeres, certamente morrers" (Gnesis 2: 17). Desde o comeo, o salrio do pecado era a morte (Romanos 6:23), e essa tendncia foi revelada claramente ao casal primognitos. A santidade um dos atributos de Deus (Isaas 6:2-3). Certamente nele no h pecado. Deus no o autor do pecado. Mas, ao criar o homem deu a ele o livre arbtrio de obedecer ou no ao seu criador (Gnesis 2: 16 -17). Com o livre arbtrio, foi dado ao homem o direito de escolher entre o bem e o mal. Foi lhe dado o direito de comer ou no do fruto proibido. O homem decidiu desobedecer por escolha prpria, mas, antes que ele pecasse, foi instrudo das terrveis consequncias do pecado. Porm, est escrito, que no h nada encobertos aos olhos do Senhor, que no venha a ser conhecido por Ele (Mateus 10:26).

1.3

A Entrada do Pecado

Mesmo conhecendo as regras, o homem decidiu desobedecer a Deus e buscou conhecer o fruto proibido, com a ambio de ser conhecedor da cincia do bem e do mal, aps serem persuadidos por uma serpente que representa Satans (o inimigo principal da raa humana). A Bblia relata que quando Deus disse: "Certamente morrers.", ele estava instruindo o homem quanto a principal consequncia, caso desobedecesse, porm, o livre arbtrio era uma condio que lhe foi dada para decidir o que desejasse fazer. "Ento, a serpente (satans) disse mulher: certo que no morrers."

12

(Gnesis 3:1-4). O diabo negou as palavra de Deus, apregoando um pecado sem consequncias. E ainda a persuadiu dizendo que se comesse, poderia ser conhecedora da cincia (sabedoria) e que certamente, haveria de saber mais que Deus. Eva jamais pensou em perguntar-se como uma criatura inferior, se realmente era possvel que ela pudesse saber mais que Deus! Ela foi crdula o bastante para acreditar que pudesse ser como o Criador, (ser um deus), capaz de adquirir mais conhecimentos, apenas por comer do fruto proibido. De acordo com Wiersbe (2008), quando ela percebeu que a rvore era boa como fonte de alimento (a concupiscncia da carne), que era agradvel aos olhos (a concupiscncia dos olhos) e a tornaria sbia (a soberba da vida), a tentao se mostrou irresistvel. Com essa artimanha de planejar algo para engan-la, o tentador conseguiu seduzi-la. Eva no resistiu, comeu do fruto proibido e ainda deu a seu esposo que tambm a comeu (Gn. 3:6). E assim desobedeceram a ordem do seu Criador. Com a desobedincia, entrou o pecado no mundo pela primeira vez na histria da humanidade, atraindo maldies (Gn.3:14).

1.4

O Pecado

O pecado entrou no mundo por meio de Ado e Eva, os primeiros habitantes da terra, criados pelo Soberano no princpio de tudo (Gnesis 3:14), eles pecaram atravs da desobedecia a seu Senhor, quando ainda estavam no Jardim do den (Gnesis 2:8), criado por Deus para deleite do homem. A Bblia declara a origem do pecado, no livro de Romanos 5: 12, dizendo que: por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo

pecado a morte, assim tambm a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram . No livro de Salmos 51:5, tambm declara que: ao nascer, o ser humano j possui a natureza pecaminosa e por mais que este se esforce, estar sempre pecando diante de Deus.

13

De acordo Rodrigues (2012), o sentido original do termo, pecado o mesmo que errar o alvo, transgredir a lei de Deus e desobedec-lo, andar em via com o sentido contrrio quilo que Deus projetou para sua vida, a prtica de todo tipo de maldade, iniquidade e injustia . O pecado um ato, ou um estado da vontade pessoal contra Deus e a sua vontade. O pecado origina-se da totalidade da pessoa arraigada e relacionada com aquilo que transcende a pessoa, expressa-se na complexidade da fora e da fraqueza da pessoa, e resulta na distoro de todas as relaes . Como disse Rodrigues (2012), o pecado um ato livre e voluntrio do homem, porque ele um ser moral, dotado da capacidade de perceber o certo e o errado. O ser humano um agente moral livre para decidir o que fazer da sua vida (Eclesiastes 11:9). Afirma ainda que o sentido original do termo, pecado o mesmo que errar o alvo, transgredir a lei de Deus e desobedec-lo, andar em via com o sentido contrrio quilo que Deus projetou para sua vida, a prtica de todo tipo de maldade, iniquidade e injustia . O pecado age como transgresso Lei de Deus, iniquidade, desobedincia a Deus e seus preceitos, sair dos seus retos caminhos e se rebelar contra Ele, quebrando sua Lei. Desobedincia uma ao de insubmisso, insubordinao,

transgresso ou infrao contra Deus, e para Ele, a desobedincia o mesmo que pecar. Toda desobedincia constitui uma serie de consequncias e o individuo esta sujeito a as penalidades previstas pelo homem e/ou por Deus. A Bblia mostra que a desobedincia representa um pecado capaz de lanar maldio sobre a vida de uma pessoa e abre uma legalidade na vida espiritual que transforma-se em uma janela escancarada para a ao do diabo. A partir da primeira entrada do pecado ao mundo, o pecado passou a invadir as vidas humanas e a terra ficou cheia das maldades. A Bblia afirma categoricamente, que o pecado cega espiritualmente e conduz o corao do homem as mais terrveis depravaes. De acordo com as escrituras sagradas em Romanos 1: 21-32, o pecado destri a vida da humanidade:

14

Porque, tendo conhecido a Deus, no o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graas, mas os seus pensamentos tornaram-se fteis e o corao insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sbios, tornaram-se loucos. E trocaram a glria do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhana do homem mortal, bem como de pssaros, quadrpedes e rpteis. Por isso Deus os entregou impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu corao, para a degradao do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que bendito para sempre. Amm. Por causa disso Deus os entregou a paixes vergonhosas. At suas mulheres trocaram suas relaes sexuais naturais por outras, contrrias natureza. Da mesma forma, os homens tambm abandonaram as relaes naturais com as mulheres e se inflamaram de paixo uns pelos outros. Comearam a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmo o castigo merecido pela sua perverso. Alm do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem o que no deviam. tornaram-se cheios de toda sorte de injustia, maldade, ganncia e depravao. Esto cheios de inveja, homicdio, rivalidades, engano e malcia. So bisbilhoteiros. Caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais. So insensatos, desleais, sem amor pela famlia, implacveis. Embora conheam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, no somente continuam a pratic-las, mas tambm aprovam aqueles que as praticam.

Existem males fsicos consequentes da entrada do pecado no mundo. Na esfera fsica, temos um tipo de mal que se manifesta nas doenas. Entretanto, na esfera tica, o mal tem um sentido moral. nessa esfera moral que se manifesta o pecado, deliberando maldies para a vida humana, conforme escrituras

(gnesis 3: 14). No livro de Romanos 3: 23, diz que todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus . Isso ocorre como consequncia do pecado que afeta a comunho do indivduo com Deus e o afasta de sua presena. O pecado quebra a aliana de Deus com o ser humano e isso lhe imputado como consequncia.

15

CONSEQUNCIAS DO PECADO

2.1 Morte Fsica

Atravs da desobedincia de Ado e Eva (que foi o pecado original), a morte fsica entrou no mundo como principal consequncia do pecado deles. De acordo com a Bblia, a punio final do pecado a morte eterna, que passar pelo juzo final (Hebreus 9:27). No livro de Isaas 3:11, afirma o Profeta dizendo: "Ai do perverso! Mal lhe ir; porque a sua paga ser o que as suas prprias mos fizeram". A primeira reao que ocorreu com Ado e Eva aps pecarem pela primeira vez, que seus olhos foram abertos e souberam que estavam nus (Gnesis 3:7). Viram em seus corpos o potencial para o mal. A carne e o esprito lutariam pela supremacia no seu interior, e essa guerra mataria para sempre a vida humana (Glatas 5:17). Culpados e envergonhados, usaram folhas de figueira para cobrir a sua nudez um do outro (Gnesis 3:7). Tambm, se esconderam entre as rvores da presena de Deus (Gnesis 3:8). Afirma as Escrituras Sagradas, que a presena do Senhor dos exrcitos, sempre trouxe terror aos pecadores, por isso eles se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Ca sobre ns e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro" (Apocalipse 6:15-17). No livro de (Hebreus 10:31) as Escrituras Sagradas afirmam para as almas impenitentes, que: "Horrvel cousa cair nas mos do Deus vivo". Melhor mesmo no pecar e provocar a sua ira, porque grandes so as suas consequncias.

2.1 Morte Espiritual Sendo afastados da presena de Deus, Ado e Eva, naquele dia, morreram espiritualmente. Muitas foram as suas percas. Provavelmente Eva pensou no seu corao que comendo do fruto do conhecimento do bem e do mal, ela poderia

16

ser como o Deus Altssimo. Agindo assim, ela perdeu o direito ao esplendor do Paraso. Decretaram-se maldies sobre ela, onde a partir de ento, teria filhos por meio de fortes dores durante seus partos, o que prediz que, provavelmente, antes tinha filhos sem sentir dores (Gn.3:16), e sobre o seu parceiro Ado, que precisou lavrar a terra a partir de ento, para que essa lhe desse o seu sustento, certamente, antes ele no trabalhava, tinha acesso a tudo que queria sem esforo algum,(Gn.3:17-19).

Sofrendo a morte espiritual, Ado e Eva tambm iniciaram o processo de morte fsica: "E, aps expulsar o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do den e o refulgiu de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da rvore da vida" (Gnesis 3:24). Por causa do pecado deles, o homem, a mulher e os filhos de todas as pocas voltariam ao p: "Em Ado, todos morrem"

(1 Corntios 15:22) e destitudos esto da glria de Deus (Romanos 3: 23). Porque todo pecado leva o homem a colher suas consequncias, mesmo que mais tarde o indivduo venha a se arrepender (Romanos 6:23).

A Palavra de Deus alerta ao homem, como os pecados se tornam um grande impedimento no relacionamento com o Criador. Diz o profeta, que o pecado provoca diviso entre o homem e Deus, em Isaias 59.2, fala que : "Mas as vossas iniquidades, fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados

encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua". O pecado, algo que pode manifestar-se como impiedade, no grego asbeia (II Pedro 2.6), o descreve dizendo que ele consiste na oposio a Deus e a seus princpios, em autntica rebelio da alma. Podendo tambm ser compreendido como transgresso, no grego parbasis, literalmente significa ir alm de um limite estabelecido. Consiste na violao de princpios piedosos reconhecidos que conduzem o indivduo quebra da lei, afastando-o da lei moral (Mt 6.14; Tg 2.11; At 23.3;). O termo parbasis relaciona-se diretamente com o termo grego parptma. Isto , passos ou atos em falso ou desviar-se, apesar de estarmos instrudos o bastante para no faz-los. Por esta razo, o Apstolo Joo afirma: o pecado a transgresso da lei. (III Jo 3.4).

17

A morte eterna a culminncia e complementao da morte espiritual. Diz respeito repugnncia da santidade divina que requer justia contra o pecado e contra o pecador impenitente. Significa a retribuio positiva de um Deus pessoal, tanto sobre o corpo como sobre a sua alma e esprito (Mateus 10:28).

18

3 CONSEQUNCIAS DE PECADOS APRESENTADOS NA BBLIA A partir da origem do pecado, o universo tem sofrido devastadoras consequncias, especialmente vida na terra. A Bblia faz vrias declaraes a respeito da universalidade do pecado e relata vrios casos de personagens histricos que pecaram contra Deus e por isso passaram por terrveis consequncias, como constrangimentos, desordem familiar, perda de comunho com Deus,

enfraquecimento na f e muitas outras maldies.

3.1 O Rei Davi

Davi, era um homem segundo o corao de Deus, e se deixou levar por sua vaidade. E, como todos os homens, a exceo de Cristo, tambm pecou. Com a desobedincia, foi obrigado a arcar com as terrveis consequncias que lhe foi imputadas. As Escrituras Sagrada, narram no livro de II Samuel 11 e 12, que o rei Davi desejou em seu corao possuir uma mulher casada. O rei j possua um

grande arem de lindas mulheres, mas, no se deteve enquanto no conseguiu ter em seus braos Bate-Seba, a esposa de Urias e com ela cometeu adultrio. Para isso, planejou e ordenou a execuo de morte de um valente e fiel soldado do seu exercito, com a inteno de ficar com sua mulher e assim cometeu assassinato. Indignado, Deus mandou o Profeta Nat e ter com Davi e confront-lo. Nat contou-lhe uma histria em parbola, dizendo que havia em uma certa cidade, um homem que tinha uma nica ovelha para sobreviver e ainda assim, veio um homem rico, que possua muitas outras ovelhas e bens e lhe tomou sua nica ovelha. Davi ficou colerizado com aquela histria e disse ao profeta, que o homem que havia cometido tal sacrilgio, era digno de morte e deveria restituir quatro vezes mais ao desfavorecido, em consequncia do seus atos. Ento Nat revelou a Davi, que aquele homem era ele e logo lembrou-se do seu pecado e ficou tremendamente

envergonhado diante do profeta e de Deus.

19

A Bblia afirma que Davi se arrependeu instantaneamente aps ser desmascarado pelo profeta, mas, mesmo assim, foi exposto as consequncias do seu pecado diante de todo o povo.

3.1.1 Vergonha

O primeiro momento de vergonha para Davi, foi ao ser confrontado pelo profeta Nat. A palavra mais dura para ele, foi quando ouviu da boca do profeta: "Tu s este homem...", II Sm. 12:7. Davi no teve reao, ficou atnico, anestesiado, na verdade ele no sabia o que fazer, tamanha foi a sua vergonha. No h coisa pior para o pecador, do que quando um pecado oculto revelado. A vergonha da confrontao, do conhecimento pblico, algo que ningum gosta de sofrer em sua pele. Porm Deus no permite que pecados ocultos fiquem para sempre ocultos. Nada pode ficar escondido aos olhos de Deus e muitas vezes aos olhos do mundo, "... pois nada h encoberto, que no venha a ser revelado; nem oculto, que no venha a ser conhecido", Mt 10.26. Como uma das consequncias do pecado de Davi, Deus permitiu que viesse sobre a sua casa algumas desgraas e aconteceu que foi tambm uma grande vergonha para Davi, quando tomou conhecimento de que seu filho Absalo se

prostitua com as suas mulheres publicamente. No livro de II Sm. 21, disse Aitofel a Absalo: Coabita com as

concubinas de teu pai, que deixou para cuidar da casa; e, em ouvindo todo o Israel que te fizeste odioso para com teu pai, animar-se-o todos os que esto contigo. Armaram, pois, para Absalo uma tenda no eirado, e ali, vista de todo o Israel, ele coabitou com as concubinas de seu pai", II Sm. 16: 21-22. Davi tambm fo fortemente envergonhado com o escndalo que ocorreu no seio de sua famlia, ao descobrir junto a todos os seus sditos, que seu filho Amnon coabitou com sua nica filha Tamar, cometendo o pecado de incesto, uma grande abominao diante dos olhos do Senhor (II Sm.13). Entende-se porm que quando o homem comete qualquer tipo de

pecado e rebelio contra Deus, certamente a vergonha vir sobre ele.

20

3.1.2 Mau Testemunho

Com seu procedimento, Davi havia vulgarizado o nome do Senhor perante seus sditos e inimigos. Ele escandalizou o nome do seu Deus perante toda a sociedade e perante os incrdulos. Ele foi autor de um grande mau testemunho. No livro de II Co. 6.3, diz que: "no devemos ns, dar nenhum motivo de escndalo em coisa alguma, para que o ministrio no seja censurado". Diz ainda que, ai do mundo, por causa dos escndalos; porque inevitvel que venham escndalos, mas ai do homem pelo qual vem o escndalo!", Mt. 18: 6-7. A palavra "escndalo", vem do termo grego "proskoph" e significa

"fazer algo que leva os outros a tropear ou induzir ao erro". Infelizmente Davi cometeu mau testemunho entre os povos, e terrveis foram as suas consequncias. Mesmo sendo um homem segundo o corao de Deus foi surpreendido com a dor do ai daquele pelo qual vem o escndalo.

3.1.3 Desordem Familiar

O profeta Nat retrucou a Davi dizendo: "Agora, pois, no se apartar jamais a espada da tua casa... " (II Sm. 12: 10). Uma outra dura consequncia do pecado que Davi foi submetido, foi a morte do filho que teve com Bate-Seba. Deus feriu a criana que a mulher de Urias dera luz a Davi; e a criana adoeceu gravemente. Buscou Davi a Deus pela criana, jejuou e, passou a noite prostrado em terra. Ento, os ancios da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porm ele no quis e no comeu com eles. Ao stimo dia, morreu a criana; e temiam os servos de Davi inform-lo de que a criana era morta, porque diziam: Eis que, estando a criana ainda viva, lhe falvamos, porm no dava ouvidos nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criana morta? Porque mais ainda se afligir. Viu, porm, Davi que seus servos cochichavam uns com os outros e entendeu que a criana era morta, pelo que disse aos seus servos: morta a criana? Eles responderam: Morreu. Ento, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do Senhor e o adorou; depois, veio para sua casa e pediu po; puseram-no diante dele, e ele comeu.

21

Disseram-lhe seus servos: Que isto que fizeste? Pela criana viva jejuaste e choraste; porm, depois que ela morreu, te levantaste e comeste po. Respondeu ele: Vivendo ainda a criana, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecer de mim, e continuar viva a criana? Porm, agora que morta, por que jejuaria eu? Poderei eu faz-la voltar? Eu irei a ela, porm ela no voltar para mim",. O incesto cometido por Amnon e Tamar, ambos filhos do rei Davi, lhe trouxe grande desarmonia familiar. A Bblia relata que Amnom, filho do rei, sentiu-se atrado pela prpria irm Tamar. Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irm, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossvel fazer-lhe coisa alguma. Ento deitou-se na sua cama e fingiu-se de doente; quando seu pai veio visita-lo disse-lhe: Peo-te que minha irm Tamar venha e me d de comer po, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mo. Ento, Davi mandou dizer a Tamar em sua casa: Vai casa de Amnom, teu irmo, e faze-lhe comida. Foi Tamar casa de Amnom, seu irmo, e ele estava deitado. Tomou ela a massa e a amassou, fez bolos diante dele e os cozeu. Tomou a assadeira e virou os bolos diante dele; porm ele recusou comer. Disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presena. E todos se retiraram. Ento, disse Amnom a Tamar: Traze a comida cmara, e comerei da tua mo. Tomou Tamar os bolos que fizera e os levou a Amnom, seu irmo, cmara. Quando lhes oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irm. Porm ela lhe disse: No, meu irmo, no me forces, porque no se faz assim em Israel; no faas tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peo-te que fales ao rei, porque no me negar a ti. Porm ele no quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forou-a e se deitou com ela, (II Sm. 13:1-14). Passados dois anos, Absalo tosquiava em Baal-Hazor, que est junto a Efraim, e convidou Absalo todos os filhos do rei. Foi ter Absalo com o rei e disse: Eis que teu servo faz a tosquia; peo que com o teu servo venham o rei e os seus servidores. O rei, porm, disse a Absalo: No, filho meu, no vamos todos juntos, para no te sermos pesados. Instou com ele Absalo, porm ele no quis ir; contudo, o abenoou. Ento, disse Absalo: Se no queres ir, pelo menos deixa ir conosco

22

Amnom, meu irmo. Porm o rei lhe disse: Para que iria ele contigo? Absalo com ele, deixou ir com ele Amnom e todos os filhos do rei.

Insistindo

Absalo deu ordem aos seus moos, dizendo: Tomai sentido; quando o corao de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, ento, o matareis. E os moos de Absalo fizeram a Amnom como Absalo lhes havia

ordenado e mataram seu irmo Amnon. Ento, todos os filhos do rei se levantaram, cada um montou seu mulo, e fugiram", (II Sm. 13: 23-29).

3.2 Sanso o Narizeu

No livro de Juzes, a partir do captulo 13, narra a histria de Sanso. Ele foi chamado por Deus para ser juiz de Israel e durante vinte anos julgou a nao, sendo o responsvel por guardar os israelitas e libert-los da opresso dos filisteus. Sanso, desde sua infncia possua um voto com Deus, era narizeu de Deus ( Nm 6.1-21), no podia ser dado ao vinho, nem prostituio e nem navalha poderia passar sobre sua cabea. Sanso era separado para o ministrio: como juiz, deveria andar debaixo de um conjunto de normas e regras, tendo uma conduta exemplar diante de Israel e permanecendo obediente s leis de Deus. Infelizmente Sanso andou de forma contrria a todas as regras estabelecidas por Deus, quebrando todos os princpios. Violando de tal maneira a Lei de Deus, Sanso pecou desenfreadamente e o livro de Juzes, dos captulos 13 ao 16, descreve claramente seus inmeros delitos: Sanso dormiu com uma prostituta, tocou no corpo de um animal morto, casou-se com uma filisteia, mentiu vrias vezes e, por ltimo, em seu relacionamento com Dalila mulher do vale de Soreque revelou seu segredo tendo os cabelos cortados, quebrando totalmente seu voto de narizeado. Sanso era conhecido por sua grande fora fsica: quando o Espirito de Deus vinha sobre ele, ele se tornava o homem mais forte da Terra: imbatvel, indestrutvel, intocvel, pois a graa, a misericrdia e o poder de Deus estavam sobre Sanso. Contudo, houve um fator que destruiu Sanso, que o arruinou para o resto de sua vida, esse fator chama-se pecado. O efeito de todo pecado sos as terrveis consequncias. O Apstolo Paulo em sua epstola aos Glatas os escreve dizendo: tudo que o homem semear

23

isso ceifar que ele colheu.

(Gl 6.7). Sanso semeou pecado e muitas foram as consequncias

3.2.1 A Misericrdia de Deus foi tirada E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou at a morte. E descobriu-lhe todo o seu corao, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabea, porque sou nazireu de Deus desde o ventre da minha me; se viesse a ser raspado, ir-se-ia de mim toda a minha fora e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem (Jz. 16: 16). possvel observar nos contextos bblicos, que mesmo Sanso vivendo em pecado, Deus sempre o livrava das mos dos filisteus, como nota-se em (Jz 16.9). Isso sucedeu vrias vezes, porm, nos versculos 16 e 17 do mesmo captulo, percebe-se que a misericrdia de Deus foi retirada. Dalila o molesta de tal maneira, intentando descobrir o segredo da sua fora e Sanso revela a ela, dizendo: nunca subiu navalha na minha cabea. Deus permitiu que sua fraqueza fosse exposta, seu ponto fraco foi uma grande brecha para sua queda. Isso ocorre pelo que est escrito em Lamentaes 3.22: As misericrdias do Senhor, so as causas de no sermos consumidos. Mas,

invariavelmente, uma hora a misericrdia ser retirada da vida do pecador como ocorreu com Sanso, tendo a sua vergonha exposta, seus delitos contra Deus no ficaram impunes, cedo ou tarde, todo pecado revelado, trazendo humilhao e derrota. A Bblia diz que Deus tardio em irar-se (Nm. 1.3), mas, isso no significa que Ele nunca vai se irar! No livro de Jeremias 16.13, diz que: porque no usarei de misericrdia convosco. O texto claro ao afirmar que Deus no tolera pecado oculto e por essa razo o Senhor tira do homem a sua misericrdia e a sua sorte fica entregue nas mos do inimigo.

24

3.2.2 Fraqueza Sanso era conhecido por sua estrondosa fora fsica, mas, pelos seus pecados sua fora se foi, Sanso ficou fraco, sem qualquer possibilidade de vencer uma luta ou guerra; Sanso estava inofensivo diante do seu inimigo: os filisteus. Agora ele tinha se tornado um homem comum: no detinha mais o poder sobrenatural que lhe confiava grandes foras. Com a vida em pecado, Sanso no teve a menor chance contra os filisteus. A fora espiritual que lhe devido ao pecado. Todas as revestia e as qualidades espirituais se foram autoridades lhes foram

foras, nimos, poderes e

tiradas por Deus. O pecado enfraquece, corri, destri e mina as foras de qualquer pessoa conhecedora das Escrituras, mas que a transgredi voluntariamente.

3.2.3 Ausncia da Presena de Deus


um grande erro pensar que Deus, por causa do seu grande amor pela humanidade, conivente com as aes pecaminosas. Ele no tolera o pecado e tambm no tolera o pecador (Na. 1.3) e tambm Deus no tem comunho e nem caminha com mpios ( II Co. 6: 14-16). As Escrituras afirmam, que a presena de Deus se retirou da vida de Sano. Certamente essa lhe foi uma das mais drsticas consequncias, perder seu elo com Deus, a sua comunho, sua intimidade.

Davi sentiu exatamente isso quando cometeu seus gravssimos pecados e ele sabia o perigo que corria de perder a presena de Deus em sua vida, quando escreveu o Salmo 51.11 ele expressou esse medo dizendo: No me lances fora da tua presena, e no retires de mim o teu Esprito Santo. Davi compreendeu que uma vida de pecado, de delitos conscientes praticados contra Deus e a sua Palavra, poderiam leva-lo a ausncia de Deus. O que o ser humano sem o Esprito de Deus, sem a Sua presena para o guiar, o regenerar, o policiar, o advertir? Sem a presena de Deus o homem pode considerar-se morto, entregue a sorte, ao mundo, e aos desejos da carne. Como cegos em um mundo sem luz, completamente perdidos e sem direo.

25

3.2.4 Cegueira
Os filisteus vieram e vazaram os olhos de Sanso enquanto ele dormia, e os arrancam, deixando-o totalmente cego. A cegueira foi mais uma das suas consequncias. A Bblia revela no livro de Provrbios 14.12, que : H um caminho que ao homem

parece direito, mas o fim dele so os caminhos da morte. Por conta do pecado, Sanso cegou espiritualmente, ele no percebeu que Dalila era uma traidora, que haveria de lhe entregar nas mos dos seus inimigos filisteus. A consequncia do pecado de Sano foi a cegueira fsica, porque literalmente tornou-se cego, seus olhos foram brutalmente arrancados pelas mos dos seus piores inimigos e alm da vergonha, da humilhao, da fraqueza e da ausncia do esprito de Deus em sua vida, Sanso agora ficou cego.

3.2.5 Amarrado A Bblia narra que ... amarraram-no com duas cadeias de bronze (Jz. 16:21). Depois de cegarem a Sanso, os filisteus o tomaram e o amarraram com duas cadeias de bronze, anulando assim qualquer movimento extenso. Essa tambm foi uma outra consequncia da vida de Sanso, ter a vida amarrada, atrofiada, limitada pelas garras do seu inimigo. As correntes que lhe prendiam eram de bronze, muito fortes, nenhuma fora humana a resistiria. Somente uma interveno divina, sobrenatural, seria a soluo. Mas, como Deus poderia intervir na vida de Sanso se o pecado trouxe separao entre eles, se a sua presena j no existia na sua vida. Aqui, mais uma vez percebe-se a separao entre Deus e o homem, porque por seu livre arbtrio o homem optou por seguir o seu prprio caminho excluindo a presena de Deus. Infelizmente por causa do pecado, a vida de Sano foi a partir daquele dia, uma vida sofrvel, arruinada e infeliz. De fato, o pecado trouxe srias e malficas consequncias para a sua existncia.

26

3.2.6 Escravido
Depois de ser acorrentado, Sanso foi colocado em uma priso, numa masmorra, foi condenado a ficar ali trabalhando num moinho. Essa foi mais uma de suas consequncias. As Escrituras Sagradas diz no livro de II Pedro 2:19, que o pecado faz o homem de escravo.

Sanso foi vencido pelo pecado, se tornou escravo dele mesmo, sujeitando-se aos seus moldes, ao seu domnio e ao seu poder destruidor. Tambm se tornou escravo de outro inimigo, porque estava no crcere dos filisteus, era ento um dos seus prisioneiros, escravo, sujeito s suas ordens e vontades. Quando Sanso percebeu que ele estava totalmente perdido,

desnorteado, arrasado e fracassado, ele lembrou-se do seu Deus, do seu poder. Ele se arrependeu genuinamente dos seus pecados e pediu perdo a seu Criador dizendo: Senhor Jeov, peo que te lembres de mim, esfora-me agora s mais esta vez. Com essa orao, Sanso demonstrou arrependimento e moveu o corao de Deus. A fora de Sanso voltou novamente, ento ele abraou as duas colunas do templo dos filisteus e as derrubou, matando todos os filisteus daquele lugar. Por essa razo, sculos depois, Sano foi descrito pelo Apstolo Paulo no livro de Hebreus 11:32, como heri da f.

3.3 Ananias e Safira O contexto em que se passa a histria de Ananias e Safira, j no Novo Testamento. Trata-se de um texto pequeno, mas que demonstra que o pecado tem suas consequncias. Aps a morte e ressurreio de Cristo, os apstolos continuaram a proclamar o seu Evangelho e comearam a fundar Igrejas. Ananias e Safira eram um casal convertidos a Cristo, mas observa-se que no foi uma converso genuna, pois o estilo de vida deles, demonstravam uma certa soberba deles em relao aos outros convertidos (WIERSBE, 2008).

27

3.3.1 O Engano Ananias e Safira almejavam a reputao de grande espiritualidade. Em uma oportunidade onde outras pessoas traziam suas ofertas para a Igreja, vendo o reconhecimento dessas pessoas eles ficaram enciumados (Atos 4;34-37). Quando esse casal vendeu uma propriedade particular, decidiu no entregar todo o lucro da venda comunidade. Ento, ambos mentiram, dizendo que haviam entregado todo o dinheiro. Depois quando interrogados sobre o lucro que haviam retido primeiro Ananias e depois Safira mentiram ao Esprito Santo e aos lderes da Igreja. No versculo 4 do captulo 5 Pedro questiona: Ananias, por que encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, e retivesses parte do preo da herdade? Guardando-a no ficava para ti? E, vendida, no estava em teu poder? Por que formaste este desgnio em teu corao? No mentiste aos homens, mas a Deus. Ou seja eles podiam ter usado o dinheiro como quisessem, o pecado deles estava na hipocrisia de tentar querer parecer mais espirituais do que os outros (A BBLIA DA MULHER, 2009).

3.3.2 A Descoberta De uma forma ou de outra o pecado sempre ser descoberto. Ananias e Safira, apesar deles se dizerem cristos e no relatarem nada abertamente, o pecado est em seu corao. Eles mentiram ao Esprito de Deus que operava graciosamente no corao dos crentes, fazendo-os vender seus bens e dividir com os outros (WIERSBE, 2008).

3.3.3 As Mortes Observe os versculos:


E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moos, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espao quase de trs horas, entrou tambm sua mulher, no sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Ento Pedro lhe disse: Por que que entre vs vos concertastes para tentar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e tambm te levaro a ti. E logo caiu aos seus

28

ps, e expirou. E, entrando os moos, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. (Atos 5:5-11).

As duas mortes demonstram como Deus lidou diretamente com os pecadores. Ilustram como Cristo exercer o julgamento de seu povo. Eles falharam. Permitiram que a soberba entrasse em seu corao e quiseram ser mais importantes do que os outros. Percebe-se ainda, que ao contrrio de Davi e Sanso que mantinham um relacionamento ntimo com Deus, este casal, no teve uma converso genuna. Por isso, no acreditaram plenamente em Jesus (WIERSBE, 2008).

29

REMISSO PARA O PECADO Apesar de existir todo tipo de pecado nos coraes das pessoas, a

maioria no sabe disso realmente e muitas delas esto enganadas achando que no so pecadoras. De acordo com a doutrina bblica, o nico castigo justo pelos pecados seria a morte. A primeira parte de Romanos 6:23 declara: Porque o salrio do pecado a morte... Assim, de acordo com o apstolo Paulo em sua epstola aos romanos a morte eterna o salrio para todos os que cometem pecado. Mas apesar do homem ser um pecador e ter rejeitado ao seu criador, ainda assim, Deus o ama. E desde o princpio traou um plano que resgataria a sua criatura de seu destino cruel: a morte eterna e lhe daria o direito de ter os seus pecados redimidos (SIMMONS, 2004).

4.1 O Plano de Salvao No Evangelho de Joo, captulo 3, versculo 16, Joo diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu nico filho para que todo aquele que nele cr, no perea, mas tenha vida eterna. Deus, em Seu plano perfeito, tornou-se um ser humano Jesus Cristo (Joo 1:1,14). Jesus morreu na cruz, pagando o preo que os pecadores mereciam pagar: a morte. A segunda epstola de Paulo aos Corntios, no captulo 5, versculo 21 revela que: Aquele que no conheceu pecado, ele o fez pecado por ns; para que, nele, fssemos feitos justia de Deus. Assim, ao morrer, Cristo levou sobre si o castigo que os homens merecem. O seu sangue derramado na cruz do calvrio sem merecimento, trouxe perdo para os pecadores que reconheam a eficincia desse sacrifcio. Sendo Deus, a morte de Jesus providenciou perdo pelos pecados do mundo inteiro. Na epstola de 1 Joo 2:2 proclama: E Ele a propiciao pelos nossos pecados e no somente pelos nossos prprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. Cristo ressuscitou dos mortos, proclamando Sua vitria sobre o pecado e a morte (1 Corntios 15:1-28). Assim, o preo foi pago. O justo, pelo injusto. Devido a morte e ressurreio de Jesus Cristo, a segunda parte de Romanos 6:23 tambm

30

verdade: ...mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (SIMMONS, 2004).

4. 2 A Salvao pela graa O novo Testamento deixa claro que a salvao pela graa. Isto significa que imerecida e tambm que no h obrigao divina nenhuma de salvar qualquer pecador. Muitos acreditam que suas obras, caridades, solidariedade, so suficientes para livr-las de qualquer culpa. No entanto no isso que as escrituras revelam, seguindo os princpios dos cristos protestantes. Pois segundo o que diz: todos pecaram e destrudos esto da glria de Deus (Romanos 3:23).A salvao pela graa significa que no dvida nem recompensa, mas o dom gratuito de Deus, conforme a epstola de Paulo aos Romanos no captulo 6, versculo 23. Deus podia ter deixado cada um dos homens entregue ao prprio merecimento, que era perecer em nossos pecados. Mas ele negaria a sua essncia, pois segundo 1 epstola de Joo 4.8,16 l-se: Aquele que no ama no conhece a Deus, pois Deus amor (v.8); E ns conhecemos e cremos no amor que Deus tem por ns. Deus amor(v.16). O autor dessas palavras, o apstolo Joo foi tratado nos evangelhos como um discpulo amado por Deus e conhecido como o discpulo do amor, uma vez que esse assunto est sempre presente em seus escritos (WIERSBE, 2008). Foi amor por parte de Deus e no por parte do pecador o fator responsvel pela salvao. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores (Romanos 5:8). A salvao , portanto, a obra graciosa e soberana de Deus. Da prescincia na eternidade passada at a glorificao na eternidade futura, a salvao toda pela graa. Porque dantes os que conheceram tambm os predestinou para serem conformes sua imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. E aos que predestinou a estes tambm chamou; e aos que chamou a estes tambm justificou; e aos que justificou a estes tambm glorificou(Romanos 8:2,30). Deus considera tanto Seu Filho unignito que Ele decidiu fazer todos os Seus filhos iguaizinhos a Ele. E no h mrito nem fora humanos em qualquer estgio ou aspecto da salvao. Efsios 2:810.

31

4.3 A Necessidade de arrependimento A salvao pela graa, no como j foi exposto, por merecimento. Mas, ela tambm no banalizada. Deus s a concede queles que a aceitarem. Assim, para um homem pecador alcanar o perdo de Deus ele tem que arrependerse do seu erro e aceitar que o perdo ser concedido uma vez que Cristo j pagou o preo. A necessidade do arrependimento foi enfatizada por Cristo, por Joo o Batista e pelos Apstolos. Jesus Cristo pregou: No, vos digo; antes, se no vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis (Lucas 13:5). Paulo pregou que Deus anuncia: agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam (Atos 17:30) (LACOSTE, 2004). Deus mantm pelo o homem um amor incondicional. Mas, ele assim como no princpio continua dando a sua criatura o direito ao livre arbtrio. Assim, o preo foi pago, mas necessrio que haja uma aceitao do amor de Deus. Do contrrio, a salvao sem arrependimento encheria o cu de gente que odeia a Deus e ama o pecado. Perpetuaria a rebelio ao transferir os rebeldes da terra para o cu. preciso compreender que a salvao o livramento de uma pessoa do pecado e no apenas de um ambiente pecaminoso. A f em Cristo sem arrependimento para com Deus faria de Cristo, nada mais do que um Libertador do inferno. Mas Cristo o Salvador do pecado tanto quanto do castigo pelo pecado. Um elemento no arrependimento o dio pelo pecado e odiar o pecado amar a Deus (WIERSBE, 2008). Para os cristos a recusa em se arrepender ainda pior do que o pecado pelo qual se deve arrepender. preciso entender que o que desagrada a Deus, no apenas o tipo do pecado e sim que o homem o faa sem temor nenhum a ele. Assim, at mesmo uma mentira considerada simples, pode levar a condenao, pois pode-se mentir por causa do medo ou outra fraqueza da carne, mas deixar de se arrepender justificar a mentira. Pedro negou a Jesus por fraqueza e medo, mas no justificou a negao. Ele chorou amargamente; arrependeu-se. No se entregou ao desespero, como Judas, mas agarrou-se ao Senhor e saiu lucrando aos ser perdoado. Sua queda o curou da vanglria e ensinou-lhe que precisava de uma lio de humildade (LACOSTE, 2004).

32

Alguns relatos demonstram exemplos de um arrependimento genuno, Wiersbe (2008), relata que Davi manifesta o esprito do verdadeiro arrependido (penitente) no Salmo 51. Na parbola do filho prdigo temos um exemplo clssico de arrependimento. Temos o corao do pai, a proviso do pai e o arrependimento do filho que saiu de casa com um esprito de orgulho e independncia, que era pecado contra o pai. Foi caindo cada vez mais no pecado at se ver em pobreza abjeta: roupas de trapos, fome e ocupao vergonhosa. Sente vergonha de tudo isto, mas ainda no arrependimento. Ento vem uma mudana de atitude em relao ao pai. Ele volta para o pai num esprito de contrio e confisso. No volta para se gabar do sucesso longe do pai, mas para confessar seu erro e necessidade. No volta com uma oferta, para ser aceito pelo pai. No tem nada a oferecer, a no ser os trapos e uma vida destruda. A nica esperana de aceitao era o amor do pai, que lhe perdoou tudo. Esta parbola no ilustra f em relao a Cristo, mas somente o arrependimento para com Deus. Ela no tem nada sobre Deus como Legislador, mas somente como Pai. No d a base da aceitao do pecador diante de Deus, mas o fato desta aceitao. No tem nada a dizer sobre a doutrina da expiao, e no foi dada como retrato completo do caminho da salvao. Cristo a contou aos fariseus e escribas, como resposta reclamao deles ao receber publicanos e pecadores. Quem usa esta parbola para negar ou diminuir a verdade sobre o sangue da expiao, faz com que ela sirva a um propsito que Cristo no pretendia que tivesse. Tambm no d um retrato completo de Deus, pois Ele Juiz tanto quanto Pai. No nos d, como disse certo liberal, a prpria essncia do evangelho. Porque o corao do evangelho a histria de Cristo crucificado. O evangelho tem a ver com Aquele em Que se tem a redeno, atravs do Seu sangue, a remisso do pecado (WIERSBE, 2008). O arrependimento est associado remisso e sem derramamento de sangue no h remisso (Hebreus 9:22). O sangue de Jesus Cristo foi derramado para que Deus fosse justo ao justificar o pecador (Romanos 3:24-26). Por outro lado, no h remisso sem a morte de Cristo; nem remisso sem o arrependimento por parte do pecador.

33

CONCLUSO

O pecado algo que afeta a comunho do homem com Deus e o afasta de Sua presena, gera a morte e a eterna separao de Deus, pois todos que pecam e andam no pecado no podem ver a face do Senhor. Assim como quando transgredida uma lei do governo, existe uma consequncia pelo o erro, ao pecar contra Deus existe uma consequncia. Deus criou o homem para ser perfeito, considerando que os fez a sua imagem e semelhana. Porm os dotou de livre arbtrio, e este direito de escolha o distanciou do seu criador. Quando teve a oportunidade de escolher entre obedecer ou no a Deus, os primeiros homens, Ado e Eva, no resistiram e pecaram. A consequncia deste erro foi a morte fsica e espiritual devido a separao do homem e Deus. A Bblia relata vrios exemplos de homens que pecaram e pagaram caro por seus erros. Mas que o arrependimento genuno os aproximou novamente de Deus. Atravs do exposto no decorrer deste trabalho, percebe-se que apesar do pecado ser uma opo do homem, Deus o ama de maneira incondicional e realizou um plano de salvao atravs do seu filho Jesus. Ele no merecia, mas o seu amor pela humanidade o levou para a morte da cruz. O justo pelo injusto. Fica claro nos relatos bblicos, que Deus deseja que todos os homens sejam salvos. O preo pago por Jesus suficiente para garantir a salvao a todos que acreditarem que o seu sacrifcio realmente os redime. Assim, constata-se que todo homem pecador e pode at pagar seu erro, no entanto, o amor incondicional de Deus, garante a todos que nele cr o direito a remisso de seus pecados.

34

REFERNCIAS

LACOSTE, Jean-Yves. Dicionrio Crtico de Teologia. Traduo de Paulo Menezes. So Paulo: Paulinas; Loyola, 2004.

SIMMONS, Thomas Paul. Blog palavra prudente: o Estado original e a queda do homem. 2004. Disponvel em: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap16.html Acessado em: 02/11/12

WIERSBE, W.W. Comentrio Bblico Antigo Testamento. Ed Geogrfica. So PauloSP. 2008.

LINKS

S-ar putea să vă placă și