Sunteți pe pagina 1din 140

Inspeo Predial no Senado da Repblica - Agora Projeto Lei

CHECK UP PREDIAL Como Prevenir Acidentes PL 491 2011 - LITE


Instrumento que cria a exigncia da inspeo prvia e peridica das edificaes, destinada a verificar as condies de estabilidade, segurana construtiva e manuteno.
Eng Civil Marcelo Suarez Saldanha-Esp. Presidente do IBAPE/RS
Consultor em Engenharia Diagnstica

LEI DA INSPEO PREDIAL NACIONAL PROJETO DE LEI DO SENADO N 491/2011


Determina a realizao peridica de inspees em edificaes e cria o Laudo de Inspeo Tcnica de Edificao (LITE). Esta Lei cria a exigncia da inspeo prvia e peridica em edificaes, destinada a verificar as condies de estabilidade, segurana construtiva e manuteno. Abrangncia todas as edificaes, exceto Barragens (Port. 416/12 DNPM) e Estdios de Futebol (Port. 238/10 ME)
PROJETO: Senador MARCELO CRIVELLA RELATOR: Senador ZEZ PERELLA

Engenharia Diagnstica a arte de criar aes pr-ativas, atravs dos diagnsticos, prognsticos e prescries tcnicas, visando qualidade total da edificao.

FERRAMENTAS DA ENGENHARIA DIAGNSTICA VISTORIA a constatao tcnica de determinado fato, mediante verificao in loco. INSPEO a anlise tcnica do fato, com base na interpretao e experincia profissional. AUDITORIA o atestamento tcnico, ou no, de conformidade do fato. PERCIA a determinao da origem, causa e mecanismo de ao do fato. CONSULTORIA a prescrio tcnica a respeito do fato.

APLICAO DAS FERRAMENTAS


Vistoria/Inspeo/Auditoria/Percia/Consultoria

V - Trincamento 45 I - Recalque de Fundao A - Projeto e Sondagem P - Investigao e Causas C - Interveno de Reparo

TERMINOLOGIAS DA ENGENHARIA DIAGNSTICA


ANAMNESE dados coletados sobre o inicio e evoluo da anomalia construtiva ou falha de manuteno, desde o projeto ate vistoria ou inspeo. DIAGNSTICO determinao e indicao das anomalias construtivas e falhas de manuteno, mediante auditorias, ensaios e percias. PROGNSTICO indicao das ocorrncias nas anomalias construtivas e falhas de manuteno, prescrio da consultoria. PRESCRIO estudos das reparaes das anomalias construtivas e falhas de manuteno, resultado da consultoria.

PACIENTE EDIFICAO

A edificao, assim como o corpo humano apresenta sinais ou sintomas, um profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto, assim como um mdico quem pode identific-los corretamente.

Corpo Humano x Edificao


Engenheiro Mdico

Esqueleto = Estrutura Msculo = Alvenaria Pele = Revestimento Artrias = Instalaes

CONCEITOS DA ENGENHARIA DIAGNSTICA


SINTOMATOLOGIA constataes e anlises dos sintomas e condies fsicas das anomalias construtivas e falhas de manuteno. ETIOLOGIA determinao dos efeitos, origens, causas, mecanismos de ao, agentes e fatores de agravamento das anomalias construtivas e falhas de manuteno. TERAPUTICA estudos das reparaes das anomalias construtivas e falhas de manuteno PATOLOGIA estudo das condies fsicas ou funcionais produzidas pelas anomalias construtivas ou falhas

ATUAO PROFISSIONAL?
Independentemente da obrigatoriedade de especializao, recomendvel que o profissional que atuar como perito conhea a doutrina da engenharia diagnstica, bem como as normas e diretrizes da inspeo predial. Para emitir o laudo de inspeo preciso preparo e conhecimento, o documento no garante que um acidente no possa ocorrer, mas oferece segurana para resguardar a edificao e vidas que ali habitam.

Acidentes Prediais

Patologias das Construes

INSPEO PREDIAL O

QUE ?

A inspeo predial a atividade que possui norma e metodologia prpria, denominada de Check Up, que classifica as deficincias constatadas na edificao, aponta o grau de risco observado para cada uma delas e gera a ordem de prioridades tcnicas com orientaes ou recomendaes para sua correo.

INSPEO PREDIAL PARA

QUE SERVE?

Determinar as irregularidades prediais; Estabelecer providncias e responsabilidades; Analisar os sistemas construtivos da edificao (estrutura, alvenaria, esquadrias, revestimentos, fachadas, impermeabilizao, etc.) as instalaes (eltricas, hidrulicas, gs, etc.) e os equipamentos (elevadores, bombas, ar condicionado, etc.) prediais.

Diferena de Anomalia e Falha


ANOMALIA vcio construtivo (projeto, materiais e execuo) FALHA vcio de manuteno (plano, procedimentos e operao)

Classificao das ANOMALIAS


ENDGENAS vcios de projeto, materiais e execuo da construo EXGENAS danos causados por terceiros NATURAIS danos causados pela natureza FUNCIONAIS provenientes da degradao

Classificao das FALHAS


DE PLANEJAMENTO oriundas do programa de manuteno DE EXECUO oriundas dos procedimentos e insumos OPERACIONAIS provenientes dos registros e controles tcnicos GESTO desvios de qualidade e custos

VIDA TIL X VIDA ECONMICA Vida til - resistncia fsica e solidez estrutural da edificao (principal motivo da obsolescncia) Vida econmica - capacidade da edificao gerar renda. (principal motivo de demolio)

EDIFICAO X PATOLOGIA
Sistemas construtivos com desempenho incerto, aliados as alteraes da edificao e aos inevitveis erros de projetos e execuo, provocam o aumento das manifestaes patolgicas. As manifestaes patolgicas, degradaes no previstas, responsveis por parcela importante de manuteno.

DESEMPENHO X MANUTENO

MANUTENO X PATOLOGIA

MANUTENO PREDIAL
A manuteno predial deve iniciar-se na fase de implantao do projeto arquitetnico. Manuteno preventiva e manuteno corretiva (ps- construo) guardam estreita vinculao com a manuteno preditiva (pr-construo). A manuteno preditiva origina-se, como as demais, na prancheta e destina-se incorporar a edificao requisitos arquitetnicos, construtivos, de instalao e de funcionamento capazes de facilitar e tornar econmica a futura manuteno.

TIPOS DE MANUTENO
Manuteno Preventiva - antecipa-se ao surgimento de defeitos, assegurar a operao do edifcio. Manuteno Corretiva - atividades realizadas para recuperar o desempenho perdido. Manuteno No Planejada - realizada para recuperar o desempenho perdido por causas no previstas ou externas ao sistema de manuteno

Desempenho ao longo do tempo de um elemento, instalao ou sistema construtivo

QUALIDADE DA MANUTENO PREDIAL


A avaliao do estado de manuteno e condies de uso deve sempre ser fundamentada, considerando os graus de risco e perdas precoce de desempenho dos sistemas, frente as constataes das anomalias e, especialmente das falhas encontradas. Aps anlise da manuteno da edificao e de seus sistemas devem ser avaliada nos seguintes termos: ATENDE; ATENDE PARCIALMENTE; ou NO ATENDE.

CLASSIFICAO DE USO
Quanto, em relao ao uso, o inspetor predial dever classificar a edificao: USO REGULAR Quando a edificao inspecionada encontra-se ocupada e utilizada de acordo com o uso previsto no projeto. USO IRREGULAR Quando a edificao inspecionada encontra-se ocupada e utilizada de forma irregular, com o uso divergente do previsto no projeto.

NVEL E TIPO INSPEO PREDIAL


NVEL DE INSPEO Classificao quanto complexidade da inspeo e a elaborao de seu laudo final, quanto necessidade do nmero de profissionais envolvidos e a profundidade nas anlises dos fatos. TIPOS DE INSPEO Define a natureza do sistema ou elemento construtivo a ser inspecionado (estrutura, alvenaria, fachada, instalaes, etc.)

NVEL DE INSPEO PREDIAL


Nvel 1 - elaborada por profissionais habilitados em uma especialidade. Edificaes com baixa complexidade tcnica, de manuteno e de operao de seus elementos e sistemas construtivos. Nvel 2 - elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades. Edificaes com mdia complexidade tcnica, de manuteno e de operao de seus elementos e sistemas construtivos. Nvel 3 - elaborada por profissionais habilitados e de mais de uma especialidade, cujo trabalho poder ser intitulado como de Auditoria Tcnica. Edificaes com alta complexidade tcnica, de manuteno e operao de seus elementos e sistemas construtivos.

GRAU DE RISCO

Critrio de classificao das anomalias e falhas constatadas em uma inspeo predial, classificadas considerando o impacto do risco oferecido aos usurios, ao meio ambiente e ao patrimnio, dentro dos limites da inspeo predial.

IMPACTO DE RISCO
CRTICO - risco de provocar danos contra a sade e segurana das pessoas e do meio ambiente; perda excessiva de desempenho e funcionalidade causando possveis paralisaes; aumento excessivo de custo de manuteno e recuperao; comprometimento sensvel de vida til. MDIO - risco de provocar a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificao sem prejuzo operao direta de sistemas, e deteriorao precoce. MNIMO - risco de causar pequenos prejuzos esttica ou atividade programvel e planejada, sem incidncia ou sem a probabilidade de ocorrncia dos riscos crticos e regulares, alm de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobilirio.

ORDEM DE PRIORIDADES
Recomenda-se que a ordem de prioridades seja disposta em ordem decrescente quanto ao grau de risco e intensidade das anomalias e falhas, apurada atravs de metodologias tcnicas apropriadas como GUT (ferramenta de gerenciamento de risco atravs da metodologia de Gravidade, Urgncia e Tendncia), FEMEA: (Failure Mode and Effect Analisys: ferramenta de gerenciamento de risco atravs da metodologia de Anlise do Tipo e Efeito de Falha); ou ainda, pela Listagem de Criticidade decorrente da Inspeo Predial.

RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL

limitada ao escopo do trabalho contratado, frente aos sistemas analisados aos nveis de inspeo contratados, bem como quelas da prpria atividade profissional do engenheiro ou arquiteto.

INSPEO PREDIAL Edificaes - reas Comuns Trreo guarita, jardins, estacionamento, reas de lazer, halls, vestirios, lixeira, sala dos medidores. Subsolo estacionamento, geradores, reservatrios, casa de bombas. Escadarias corrimos, portas corta-fogo, iluminao de emergncia. Cobertura casa de mquinas, reservatrios, barrilhete, terrao e telhado.

LISTA DE VERIFICAO Edificaes Sistemas Construtivos Fundaes estacas, sapatas, blocos, muros de arrimo. Estrutura pilares, vigas, lajes, consoles, marquises; Fechamento alvenarias, placas de concreto, drywall, painis divisrios. Esquadrias portas, janelas, portes, grades. Revestimentos pisos, forros, reboco, pedras, texturas. Fachadas textura, pastilhas, pele de vidro, placas metlicas. Impermeabilizaes mantas e proteo mecnica, etc.

LISTA DE VERIFICAO Edificaes Instalaes Eltricas entrada, medidores, quadros, fiao, aterramento, pontos de luz, tomadas, etc. SPDA cabos, fixadores, ponteiras, aterramentos, etc. Hidrulicas bias, bombas de recalques, registros, tubulaes, vlvulas, ralos, torneiras, louas, etc. Telefonia quadro de entrada, central telefnica, fiaes, DG, etc. Segurana porteiro eletrnico, vdeo e cmeras, cerca eltrica, etc.

LISTA DE VERIFICAO

Edificaes Equipamentos Elevadores cabos, guias, mquinas, cabina, portas, etc. Geradores motor, tanque, descarga, etc. Ar condicionado chillers, fan coils, dutos, difusores, torre de resfriamento, etc. Automao equipamentos, fiao, quadros, etc. Proteo e Combate de Incndio alarme, mangueiras, iluminao, sprinklers, etc.

Sistema Alvenaria
Procedimentos: exame visual para identificar falhas e anomalias (fissuras, trincas, etc.). Falhas e Anomalias: trincas nos encontros alvenaria/estrutura, nos vrtices dos vos das portas e janelas, no encontro das paredes, na base das paredes, etc. Medidas de Manuteno: tratamento de fissuras e trincas com material flexvel, emprego de telas metlicas, criao de juntas de movimentao.

Sistema Alvenaria

Sistema Fundaes
Procedimentos: investigar sempre que houver sintomas como trincas e manifestao de recalque, abrir poos de inspeo e realizar ensaios; Falhas e Anomalias: recalques diferencias, umidade ascendente do solo. Medidas de Manuteno: impermeabilizao, reforo de fundao se necessrio.

Sistema Fundaes

Sistema Estrutura de Concreto


Procedimentos: exame visual de pilares, vigas e lajes, nichos e exposio de armaduras, deformaes, presena de agentes agressivos, infiltraes e fissuras nos elementos estruturais. Falhas e Anomalias: armadura exposta, concreto desagregado, fissuras com manchas de oxidao, eflorescncia, lixiviao, umidade, desplacamento. Medidas de Manuteno: tratamento das armaduras e nichos de concretagem com graute, reforo estrutural ou troca de armadura, recomposio do concreto.

Sistema Estrutura de Concreto

Sistema Revestimentos - Fachadas


Procedimentos: exame visual para identificar falhas e anomalias, teste de percusso ou de arrancamento. Falhas e Anomalias: desplacamento, perda de aderncia, infiltraes, eflorescncia e fissuras higrotrmicas. Medidas de Manuteno: lavagem e pinturas peridicas, reviso dos rejuntes de pastilhas e cermicas, calafetao de rufos e algerozes, etc.

Sistema Revestimentos - Fachadas

Sistema Cobertura
Procedimentos: Inspeo visual da estrutura e seus componentes, telhas, cumeeiras, calhas e sistema de fixao. Falhas e anomalias: escorregamento de telhas, oxidao de calhas, rufos e parafusos de fixao, infiltraes (goteiras), deformao da estrutura de madeira, ataque de insetos (cupim). Medidas de Manuteno: verificao peridica do sistema de fixao e apoio das telhas, limpeza dos condutores pluviais, renovao da pintura de proteo das calhas e rufos.

Sistema Cobertura

Sistema Instalaes Eltricas


Procedimentos: avaliao do estado dos componentes e equipamentos eltricos, caixas eltricas, centro de medio, anlise das contas de energia e atestados de medio. Falhas e anomalias: tomadas e interruptores com aquecimento e falhas, problemas de sobrecarga, queima de condutores, etc. Medidas de Manuteno: substituio dos componentes, interruptores, tomadas, disjuntores e redimencionamento dos circuitos e protees eltricas.

Sistema Instalaes Eltricas

Sistema Instalaes Hidrulicas


Procedimentos: verificao das bombas (limpeza, vazamentos, rudos ou vibraes), infiltraes nas reas molhveis e de passagem, anlise das caixas dgua (fissuras, infiltraes, corroso). Falhas e anomalias: ocorrncia de vazamentos e/ou infiltraes. Medidas de Manuteno: substituio dos componentes, teste de estanqueidade e limpeza

Sistema Instalaes Hidrulicas

Sistema SPDA e Aterramento


Procedimentos: Inspeo visual e reviso de seus componentes, fixao, caixas de equalizao e aterramento, ensaios de continuidade. Falhas e anomalias: falha de funcionamento e seccionamentos. Medidas de Manuteno: substituio dos componentes danificados, verificao de resistncia do aterramento (medio hmica), fixao dos isoladores, limpeza do cabeamento e captores.

Sistema SPDA e Aterramento

DIFERENA ENTRE LAUDO DE INSPEO PREDIAL E LAUDO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL

O LIP Laudo de Inspeo Predial um laudo de constatao com anlise de risco e recomendao tcnica e o LEE Laudo de Estabilidade Estrutural um laudo de verificao estrutural de cargas (dimensionamento), com prtica corrente de ensaios no destrutivos para avaliar a segurana e a estabilidade (desempenho mecnico) da estrutura. O LIP no atesta a estabilidade estrutural.

Alerta! Constataes
As patologias mais comuns relacionadas deformao na estrutura se manifestam nas alvenarias, como esmagamento de blocos
TIPOS DE PATOLOGIA Alvenarias - Fissuras, rompimento de parede Esquadrias - Empenamento de portas e janelas Argamassas - Fissuras, destacamento do revestimento Instalaes - Rompimento nas instalaes (vazamentos)

Inspeo em Estruturas
Histrico e antecedentes manuteno; Questionrio problemas existentes (anomalias/falhas); Manifestaes patolgicas classificar o grau de risco; Mtodos de ensaios anlise estrutural extrair testemunhos; Diagnstico e prognstico intervenes (reparos/reforos).

Concentrao dos Trabalhos Infiltraes na estrutura exsudao; Corroso das armaduras oxidao; Fissuras, trincas e deformaes sobrecarga; Nichos de concretagem vazios; Esmagamento de alvenarias trincas; Destacamento dos elementos construtivos revestimentos.

Ensaios de Desempenho
A prtica corrente de ensaios no destrutivos para avaliar o desempenho mecnico de uma estrutura de concreto tem sido restrita ao uso do ensaio da dureza superficial (NBR 7584) e velocidade de propagao de ondas ultrassnicas (NBR 8802)
Normas: NBR 7584/95 Concreto Endurecido Avaliao da Dureza Superficial pelo Esclermetro de Reflexo ABNT; NBR 8802/94 Concreto Endurecido Determinao da Velocidade de Propagao de Onda Ultrassnica - ABNT

Perito na Inspeo Predial


Deve analisar: condies de desempenho potencial ou perda de desempenho ao longo do tempo; descrever evoluo provvel dos sintomas; indicar possveis consequncias a curto e mdio prazo, em caso de no-interveno; apresentar as orientaes tcnicas por ordem de prioridade.

FLUXOGRAMA DA INSPEO PREDIAL

INSPEO PREDIAL - ETAPAS


1 Etapa levantamento de dados e documentos 2 Etapa entrevista com o sndico questionrio 3 Etapa vistoria dos sistemas - nvel de inspeo 4 Etapa verificao das deficincias - anomalias e falhas 5 Etapa classificao do grau de risco 6 Etapa elaborao de lista de prioridades tcnicas 7 Etapa recomendaes ou orientaes tcnicas 8 Etapa avaliao de qualidade da manuteno 9 Etapa avaliao do uso da edificao 10 Etapa elaborao do laudo de inspeo

LAUDO DE INSPEO PREDIAL

LIP no apenas um check-list com fotografias. um documento completo que permite uma viso sistmica detalhada das condies fsicas da edificao contendo todas as etapas descritas para a realizao do trabalho.

LAUDO DE INSPEO PREDIAL


aspectos de segurana construtiva e de estabilidade estrutural geral; elementos de fachada em espaos de uso pblico; vedao e impermeabilizao de coberturas; instalaes hidrulicas, eltricas e de combate a incndio, incluindo extintores, elevadores, condicionadores de ar, gases e caldeiras; revestimentos internos e externos; classificao da edificao na anlise de risco, mnimo, regular e crtico; gerar ordem de prioridades dos servios de reparos, condies tcnicas de segurana, uso e manuteno.

VANTAGENS DA INSPEO PREDIAL


Auxiliar na reviso dos manuais do sndico e proprietrios quando contratada na poca da assistncia tcnica da construtora; Preservar a garantia da construo e orientar o condomnio na boa prtica das atividades de manuteno; Verificar o estado de conservao e as condies gerais da edificao; Informar subsdios e orientar os sndicos na ordem de prioridades dos servios de manuteno; Auxiliar, atestar e verificar a evoluo do estado de conservao e da boa manuteno; Auxiliar nas transaes imobilirias de compra e venda e de locao, alertando para eventuais necessidades reparos importantes; Reduzir o prmio de seguro pois atesta o estado de conservao e manuteno da edificao.

INSPEO PREDIAL - DEMONSTRAO


Habilitao profissional, especializao e experincia do profissional; Responsabilidade do profissional consoante o escopo e nvel contratado; Equipe com mais de um profissional contratado, o que caracteriza um trabalho mais aprofundado; Abrangncia do escopo dos servios prestados e dos elementos e sistemas vistoriados; Destaque do tipo de informaes obrigatrias segundo as normas tcnicas; Subsdios tomada de deciso para garantir uma manuteno mais eficiente e menos honerosa Laudo completo em relao a anlise de rotinas de manuteno e se h analise de documentos.

SERVIOS EXECUTADOS POR PROFISSIONAL NO HABILITADO (LEIGO)

Obras de Reforma e de Reparo Estrutural no Condomnio Santa F em Capo da Canoa-RS, Resultando em Monte de Escombros 4 Mortos e 1 Ferido (Jun/2008)

SERVIOS EXECUTADOS POR PROFISSIONAL NO HABILITADO (LEIGO)

Obras de Reforma de Imvel Comercial com Demolio de Alvenaria com Execuo de um Taip em Bento Gonalves-RS,(Outubro/2012)

FALHA OU FALTA DE MANUTENO PREDIAL

Queda de Marquise em Bar em Capo da Canoa-RS 1 Ferido (Fev/2011)

SINISTRO DE INCNDIO Curto Circuto Falta de Manuteno Eltrica

Incndio em Depsito de Loja Trrea Atingindo Apartamentos do Prdio

SINISTRO DE DESABAMENTO OBRAS REFORMA PREDIAL INTERNA

Desabamento de Trs Prdios na Cinelndia - Rio de Janeiro-RJ 15 Mortos e 6 Feridos (Jan/2012)

OBRAS, DEMOLIES E REFORMAS

Remoo de Paredes Portantes (estrutura) e Abertura de Seo de Viga de Concreto (estrutura) para Passagem de Tubulaes Eltricas

OBRAS, REFORMAS E INSTALAES

Rebaixamento de Laje de Entre-piso (estrutura) e Rasgo em Viga de Concreto (estrutura) para Passagens de Tubulaes

REFORMA - FALTA DE EXECUO DA INSTALAO

Instalao Antiga do Banheiro com Manifestao de Vazamentos e Infiltraes de Esgoto na Laje do Banheiro Abaixo

REFORMA - FALTA DE EXECUO DA INSTALAO

Instalao Antiga do Banheiro com Duto com Bolsa a Fogo e Vedao com Durepox, Manifestao de Infiltrao de Esgoto na Laje do Banheiro Abaixo

FALHA DE EXECUO DA INSTALAO

Colocao de Tampa de Ralo (banheiro) sobre Tubo com Redutor para Fixao em Caixa de Coleta das guas do Terrao sobre a Garagem

INTERVENO DE FALSOS REPAROS

Colocao de Bacias nas Lajes da Garagem, Coletando as Manifestaes das Infiltraes para Proteger os Carros Execuo de Drenos nas Bacias e Duto de Coleta de guas Pluviais (2010)

INTERVENO DE FALSOS REPAROS

Colocao de Tapumes nas Paredes das Garagens, Escondendo as Manifestaes das Infiltraes e os Danos nas Paredes Execuo de Drenos e Canaletas para Coleta de guas Subterrneas (2007)

FALTA DE MANUTENO DA IMPERMEABILIZAO

Terrao com impermeabilizao Vencida, Manifestao de Infiltraes de guas Pluviais no Hall de Entrada do Edifcio

REPAROS INADEQUADOS NO TELHADO

Cobertura de Telhas Cermicas com Goteiras Recuperao da Estrutura de Madeira com Cupim - Manuteno no Atendida, com Interveno de Servios de Reparos Inadequados

INSPEO PREDIAL TOTAL

INSPEO PREDIAL TOTAL


Conceitos Normativos da ABNT - NBR 5674/99
Inspeo: avaliao do estado da edificao e de suas partes constituintes, realizada para orientar as atividades de manuteno. Desempenho: capacidade de atendimento das necessidades dos usurios da edificao. Manuteno: conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificao e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurana dos seus usurios Sistema de manuteno: conjunto de procedimentos organizado para gerenciar os servios de manuteno. Servio de manuteno: interveno realizada sobre a edificao e suas partes constituintes.

INSPEO PREDIAL - TCNICA


CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE

Viso Sistmica
Execuo Produtos Servios
Projetos, Memoriais e Especificaes
Avaliao de Conformidades e Desempenho (Anomalias Construtivas)
Volumetria: Torre c/ 19 pavimentos. rea Construda: 11.943,95m2. Data de Habite-se: 08/11/2011.

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


AVALIAO DA ASSISTNCIA TCNICA Anomalias construtivas arroladas, afetam a qualidade e a durabilidade dos elementos da construo, no possuem correlao direta com falhas na manuteno predial ou do uso inadequado do prdio. Vcios de forma verificados so irrecuperveis, sua correo implicaria a reconstruo de partes ou sistemas construtivos do imvel, bem de consumo defeituoso. Avaliao das intervenes de assistncia tcnica em cada sistema inspecionado, priorizadas de acordo com os graus de risco (GUT) atribudos (crtico, regular ou mnimo). Anlise da qualidade de desempenho e funcionalidade da edificao, sob pena de agravamento das condies atuais, com o consequente aumento do grau de risco. Implementao de medidas corretivas com mo de obra qualificada e especializada, com acompanhamento tcnico, a fim de assegurar o padro exigido para o empreendimento.

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Estrutura de Concreto Armado

Pontos de infiltrao de gua atravs da laje de cobertura do estacionamento do 1 subsolo de garagem Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Revestimento de Fachadas

Organismos aderentes ao revestimento em grafiato, destaque da emenda vertical na fachada, descontinuidade de execuo do revestimento. Classificao: Grau de Risco Mnimo assistncia tcnica de manuteno

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Revestimento de Pisos

Descontinuidade do nvel de diferentes tipos de revestimento das pavimentaes nos acessos aos elevadores e escadas Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Revestimento de Paredes

Falhas de acabamento de reboco e pintura e falta de arremate de pintura sobre guarnies de portas de acesso de servios dos apartamentos Classificao: Grau de Risco Mnimo assistncia tcnica de manuteno

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Instalaes Hidrossanitrias

Conexo inadequada de tubulao de dreno de esgoto pluvial, vedao ineficaz da caixa de coletor pluvial sob a laje do 1 subsolo Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Instalao de Esgoto (Cloacal)

Reparos na rede de esgoto, com a execuo de caixa de inspeo e tubulao, para sanar infiltraes para o prdio lindeiro Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Instalaes Eltricas e SPDA

Falta de fixao dos disjuntores dos apartamentos no painel de medidores, fora dos padres tcnicos e de segurana, fixao de equipamento de sinal de TV MMDS cabo de descida do captor do SPDA com risco de rompimento. Classificao: Grau de Risco Crtico impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Preveno de Combate a Incndio

Circulao da escada com desnvel de mais de 15mm entre soleira das portas, ausncia de pintura ignfuga nos bordos de topo das portas de entrada dos apartamentos Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Sistema de Cobertura, Casa de Mquinas e Reservatrios

Caimento inadequado, empoamento de gua nas calhas de coletas pluviais, servios inacabados de estrutura e proteo nos paramentos horizontais Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Unidades Autnomas Elementos Construtivos

Soleiras em forma de fileto nas portas dos banheiros e cozinha, com salincia em relao ao plano de nvel dos pisos dos ambientes Classificao: Grau de Risco Regular impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Unidades Autnomas Elementos Construtivos

Paredes internas com desaprumo de 0,4%, 1 cm / 2,6m, declividade do piso de 1% contrria posio do ralo na rea de servio Classificao: Grau de Risco Crtico desempenho com defeituoso

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Unidades Autnomas Elementos Construtivos

Paredes internas com desaprumo de 0,4%, 1 cm / 2,6m, declividade do piso de 1% contrria posio do ralo na rea de servio Classificao: Grau de Risco Crtico desempenho com defeituoso

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


Unidades Autnomas Elementos Construtivos

CD menor do que o projetado - 4 trilhos padro "DIN", disjuntor do circuito bipolar da direita, no identificado, 2x32A, originado de dois circuitos Classificao: Grau de Risco Crtico impacto econmico para correo

CONDOMNIO EDIFCIO ALEGRETE


CONCLUSO DO LAUDO DE INSPEO PREDIAL
Quadro Resumo da Classificao de Risco dos Sistemas Inspecionados:
Sistema Construtivo Estrutura de Concreto Revestimento de Fachada Revestimentos de Pisos e Paredes Instalaes Hidrossanitrias Instalaes Eltricas e SPDA Cobertura e Impermeabilizao Combate de Incndio PPCI Unidades Autnomas Grau de Risco Regular Mnimo Mnimo Regular Crtico Mnimo Regular Crtico Desconformidades Anomalias Assistncia Assistncia Anomalias Anomalias Assistncia Anomalias Anomalias Interveno Reparao Manuteno Manuteno Reparao Reparao Manuteno Reparao Reparao

Concluso: Grau de Risco entre Regular Crtico os vcios construtivos afetam a qualidade e a durabilidade da construo, como prognstico, recomendamos a programao de intervenes de Assistncia Tcnica em cada sistema inspecionado, a fim de assegurar o padro especificado para o empreendimento.

INSPEO PREDIAL - USO


ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO

Viso Sistmica
Segurana Habitabilidade Meio Ambiente
Manuais, Normas e Habite-se
Portaria n 238/11 - Estatuto do Torcedor

Avaliao de Conformidades e Desempenho (Anomalias Funcionais)

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


INSPEO EM ESTDIOS DE FUTEBOL Cooperao Tcnica CONFEA-CBF

A vistoria de engenharia conforme dispe o Art 2, 1, item II do referido Decreto Federal (n 6.795/2009), caracterizada pela inspeo predial que contempla um diagnstico geral sobre o estdio, com a identificao de falhas e anomalias dos sistemas construtivos listados neste documento, classificaes quanto criticidade dessas deficincias e urgncia de reparos, recuperaes, reformas, medidas de manuteno preventivas e corretivas, dentre outras orientaes tcnicas saneadoras.

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


INSPEO PREDIAL - PARECER TCNICO DE ENGENHARIA

Instruo do processo; esclarecimento de aspectos do LVE (exatamente visa a dar segurana ao torcedor), vista as recentes manifestaes sobre as concluses do laudo apresentado em 27/04/2012; condies atuais de uso e de segurana do estdio, sua atualizao, com vistorias em dias de jogos, a nova situao fsica encontrada no estdio por ocasio da vistoria do dia 26/06/2012, realizada com o fim de atualizar o LVE, a ser apresentado em substituio ao laudo anterior.

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Capacidade Total do Estdio (Ano 2012 em obras)

Arquibancada Geral Superior: 20.720 espectadores Capacidade Total Atual: 28.216 espectadores

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Sistema de Modernizao do Estdio Em Obras para Copa 2014

Canteiro de Obras Isolamento da rea de jogo e construo do novo anel da arquibancada inferior Classificao: Grau de Risco Regular Desempenho em Recuperao

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Sistema de Modernizao do Estdio Em Obras para Copa 2014

Canteiro de obras, corte da marquise arquibancada superior, montagem da arquibancada do anel inferior , Classificao: Grau de Risco Regular Desempenho em Recuperao

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Sistema de Modernizao do Estdio Em Obras para Copa 2014

Canteiro de obras, demolio da arquibancada e remoo do aterro, montagem da arquibancada do anel inferior , Classificao: Grau de Risco Regular Desempenho em Recuperao

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Sistema de Modernizao do Estdio Em Obras para Copa 2014

Canteiro de obras, remoo do aterro, fundaes das novas arquibancadas e demolies das dependncias internas do anel inferior, Classificao: Grau de Risco Regular Desempenho em Recuperao

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Sistema de Modernizao do Estdio Em Obras para Copa 2014

Canteiro de obras, isolamento da circulao da rea externa entorno do estdio Classificao: Grau de Risco Regular Desempenho em Recuperao

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


CONCLUSO DO LAUDO DE VISTORIA DE ENGENHARIA - LVE
Quadro Resumo da Classificao de Risco dos Sistemas Inspecionados:
Sistema Construtivo Estrutura de Concreto Alvenaria e Revestimentos Instalaes Eltricas e SPDA Instalaes Hidrossanitrias Esquadrias e Serralheria Cobertura e Impermeabilizao Combate de Incndio PPCI Acessibilidade e Sinalizaes Reforma Canteiro de Obras Plano de Segurana - Jogos Grau de Risco Regular Mnimo Regular Regular Mnimo Mnimo Regular Regular Regular Regular Desempenho Recupervel Normal Recupervel Recupervel Normal Recupervel Recupervel Recupervel Normal Normal Normal Interveno Em Adequao Em Adequao Em Adequao Manuteno Manuteno Em Adequao Em Adequao Em Adequao Manuteno Manuteno Manuteno

Vista da degradao e exposio da rea de Jogo Campo Mnimo estrutura das lajes de concreto armado

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


PARECER TCNICO DE ENGENHARIA
eliminao do fator de risco com a mitigao das desconformidades apontadas no laudo; localizao das subestaes eltricas restantes sem interferncia com a rea destinada aos torcedores; comutao entre as duas entradas de energia independentes (subestaes Cavalhada e Ipiranga), para o caso de falta de energia pela concessionria; iluminao de emergncia em dias de jogos com a instalao de dois geradores de 350KVA cada, a fim de suprir at mesmo a iluminao da rea de jogo (270 KvA); acessibilidade de PCR atravs de instalao de rampas e plataforma junto ao setor remanescente do anel inferior - Porto 4; sistema estrutural com falhas de manuteno, em recuperao programada para o decurso das obras, sem risco de colapso estrutural pela utilizao normal das arquibancadas; as obras tm seu curso interrompido para a preparao dos eventos com isolamento da interface pblico / canteiro de obras e avaliado o risco em caso de tumulto.

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Planejamento, Preparao e Operao do Evento

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Planejamento, Preparao e Operao do Evento

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


PLANO DE ISOLAMENTO E SEGURANA DO EVENTO ESPORTIVO Define as tarefas em dias de jogos, alm do isolamento das obras por tapumes de madeira, gradis de ferro, alambrados de tela, bloqueio dos portes, visando garantir a segurana dos torcedores e a conservao patrimonial. As informaes mais relevantes deste processo so: horrio de abertura das bilheterias e dos portes; previso de pblico; horrio de incio do jogo; abertura dos estacionamentos; nmero de ambulncias para o evento; equipe de segurana, dividida por setores (apoio, bilheteria, externo, interno, inferior, superior, planto e monitoramento), em atendimento ao Estatuto do Torcedor.

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Avaliao do Impacto de Risco no Evento Esportivo

Bretes colocados em frente aos portes com revista da brigada militar ao acesso aos setores das arquibancadas do estdio Classificao: Grau de Risco Mnimo Programa de Isolamento e Segurana

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Avaliao do Impacto do Grau de Risco no Evento Esportivo

Isolamento do setor destinado aos cadeirantes com acesso ao elevador do destinado a tribuna de honra Classificao: Grau de Risco Mnimo Programa de Isolamento e Segurana

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Avaliao do Impacto de Risco no Evento Esportivo

Vista da arquibancada superior do Estdio Beira Rio em dias de jogos, Copa Libertadores com 45.000 espectadores Classificao: Grau de Risco Mnimo Programa de Isolamento e Segurana

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Avaliao do Impacto de Risco no Evento Esportivo

Evacuao do Estdio Beira Rio no trmino do jogo 15 min, Copa Libertadores com 45.000 espectadores Classificao: Grau de Risco Mnimo Programa de Isolamento e Segurana

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Ao Cautelar MP x Sport Club Internacional
Diante o exposto, DEFIRO parcialmente o pedido de antecipao de tutela determinar a interdio do Estdio Beira Rio, apenas para eventos esportivos e culturais ou que implique na utilizao das arquibancadas do estdio. Fixo multa, em caso de descumprimento, em R$ 1.000.000,00 (um milho de reais), por evento realizado. Intimem-se. Em 22/06/2012. Joo Ricardo dos Santos Costa Juiz de Direito

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


Engenharia Diagnstica Inspeo Predial LVE Port. 238/10

ESTDIO GIGANTE DA BEIRA-RIO


DECISO DO AGRAVO: ...nos termos do art. 558 do CPC, suspendo parcialmente o cumprimento da respeitvel deciso agravada, ... Neste sentido, autorizo o funcionamento do estdio para seguir sediando os jogos do Sport Club Internacional no Campeonato Brasileiro, mas limitado o acesso do pblico torcedor ao anel superior, com total impedimento de acesso ao anel inferior, alm das medidas de proteo e isolamento do material e equipamentos relativos s obras, tudo sob a prvia anlise e aprovao das autoridades de segurana pblica. Comunique-se ao MM. Juzo de origem. Oficie-se, com urgncia os Comandos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, dando conhecimento do inteiro teor desta deciso que a eles afeta precipuamente. Porto Alegre, 02 de julho de 2012 DES MYLENE MARIA MICHEL

INSPEO PREDIAL - MANUTENO


PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI

Viso Sistmica
Programa Insumos Operao
Capacidade Prisional: 1.372 vagas. Populao Carcerria: 2.271 (2012)

Manuteno, Especificao e Operao


Avaliao de Conformidades e Desempenho (Falhas de Manuteno)

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


PROGRAMA DE MANUTENO PREDIAL

Inexistncia de plano de execuo, registros, controles, rondas e demais atividades pertinentes; Procedimentos inadequados sem aderncia as questes tcnicas; Falta de controle de qualidade dos servios de manuteno; Falta de recursos, ferramentas e uso inadequado de materiais; Falta de mo de obra especializadaequipe voluntria de presos; Impossibilidade de operao face da superpopulao carcerria. Inspeo Predial: condies precrias de habitabilidade e de obsolescncia funcional, agregada falta e/ou impossibilidade de manuteno.

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistema de Estrutura de Concreto Armado

Vista das infiltraes e da degradao concreto e exposio da estrutura das lajes de concreto armado Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistemas de Alvenaria e Revestimentos

Degradao dos revestimentos de acabamento de reboco e pintura, com infiltraes generalizadas Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistema de Instalaes Eltricas

Extenses irregulares com emendas aparentes, sem isolamento, nas celas e nos banheiros Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistema Instalaes Hidrossanitrias

Infiltraes e vazamentos de gua e de esgoto das tubulaes e aparelhos sanitrios quebrados Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistema de Instalaes Hidrossanitrias - Esgoto

Vista do desgue de esgoto cloacal in natura pelas paredes com acmulos de dejetos nos ptios internos Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


Sistema de Instalaes Hidrossanitrias - Esgoto

Vazamentos do esgoto das celas das galerias e da fossa do presdio direto para Rio Jacu Classificao: Grau de Risco Crtico Desempenho Irrecupervel

PENITNCIRIA ESTADUAL DO JACUI


CONCLUSO DO LAUDO DE INSPEO PREDIAL
Quadro Resumo da Classificao de Risco dos Sistemas Inspecionados:
Sistema Construtivo Estrutura de Concreto Revestimentos Instalaes Eltricas Instalaes Hidrossanitrias Combate de Incndio - PPCI Saneamento Pblico - ETE Grau de Risco Crtico Crtico Crtico Crtico Crtico Crtico Desempenho Recupervel Recupervel Irrecupervel Irrecupervel Inexistente Recupervel Interveno Manuteno Imediata Imediata Imediata Executar Manuteno

Concluso: Grau de Risco Crtico impacto irrecupervel de desempenho e funcionalidade da edificao, representando um potencial de risco grave sade e ao meio ambiente, sem condies mnimas para qualquer interveno de manuteno contnua e permanente.

LIP LAUDO DE INSPEO PREDIAL Tpicos Estrutura do Laudo Os tpicos mnimos para a elaborao de laudo de engenharia, o Laudo de Inspeo Predial - LIP, so os seguintes:

INTRODUO 1. Identificao do solicitante; 2. Descrio do objeto da vistoria com informaes que relatem a tipologia construtiva, os sistemas construtivos, dependncias e suas instalaes, dentre outros dados relevantes a caracterizao da edificao, com base, inclusive, na documentao apresentada para o inspetor; 3. Localizao, endereo do imvel; 4. Data e hora da vistoria.

DESENVOLVIMENTO
1.

2. 3. 4.

5. 6.

Descrio tcnica do objeto (tipologia e padro construtivo; utilizao e ocupao; idade da edificao); Nvel de inspeo utilizado; Critrio e metodologia adotados; Lista de verificao dos sistemas construtivos e equipamentos vistoriados com a descrio e localizao das respectivas anomalias e falhas; Classificao e anlise das anomalias e falhas quanto ao grau de risco; Observaes sobre a documentao analisada.

CONCLUSO
1.

2.

3. 4. 5.

6.

Anlise das no-conformidades observadas e recomendaes gerais quanto criticidade e outros aspectos; Indicao das orientaes tcnicas e/ou lista das medidas preventivas e corretivas necessrias correo de falhas e anomalias; Indicao da ordem de prioridade das falhas e anomalias; Indicao de aspectos restritivos quanto ao uso em funo das anomalias e falhas constatadas; Indicao de medidas complementares anlise conclusiva das falhas e anomalias, e eventual necessidade de contratao de ensaios e outras avaliaes especializadas; Data e assinatura do(s) responsvel (eis) tcnico (s) com registro no CREA.

ANEXOS E FICHA DE VISTORIA


1. 2. 3.

Anexos: Registro fotogrfico (fotos numeradas e suas legendas); Cpia da Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART); Plantas ou outros documentos necessrios fundamentao das concluses e elucidaes de fatos descritos no corpo do Laudo. Ficha de Vistoria: A ficha de vistoria obrigatria e parte integrante do laudo e contempla itens bsicos, que expressem as concluses e fatos descritos no corpo do laudo; Apresentar a ficha-modelo Sinopse do Laudo, de acordo com o legislao.

1.

2.

QUALIFICAO DO PROFISSIONAL
Eng Civil MARCELO SUAREZ SALDANHA - Esp Carteira Profissional - CREA-RS n 53.446-D
Ps-graduado em Engenharia de Avaliaes e Percias de Engenharia pela UFRGS; Curso Universitrio de Tasacion Inmobiliaria Urbana y Teoria de los Precios y los Mercados, Universidade Politcnica de Valncia - Espanha; Membro da Comisso de Estudo das Normas Tcnicas CB-02 do COBRACON-ABNT; Professor dos Cursos de Percias Judiciais, Avaliaes de Imveis e Inspeo Predial do convnio IBAPE/RSCREA-RS; Conselheiro da Cmara Especializada da Engenharia Civil do CREA-RS (2012-2014); Vice-Presidente Tcnico do IBAPE-Nacional (2006-2009); Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliaes e Percias IBAPE/RS (2010-2012); Consultor em Engenharia Diagnstica e em Gesto de Manuteno de Edificaes; Consultor Especializado em Inspeo Predial de Estdios Desportivos. CBF/CONFEA; Avaliador Credenciado da CAIXA ECONMICA FEDERAL; Perito Avaliador do Poder Judicirio Estadual e Federal.

Clculo dos Honorrios


CLCULO DO VALOR DOS HONORRIOS PARA ELABORAO DO LAUDO DE INSPEO PREDIAL

N Unidades 24
Clculo dos Honorrios: Hora Tcnica = 20% do CUB Valor do CUB-RS Valor da Hora Tcnica

Prazo (Parcelas) 10

Hora por Unidade R$ 40,00

Honorrios R$ 9.600,00

Valor da Parcela R$ 960,00

R$ R$

995,31 199,06

R-8 N

Valor da Hora por Unidade = 10% a 20% da VHT Hora por Unidade R$ R$ R$ 19,91 29,86 39,81
Nvel 1 Nvel 2 Nvel 3

No deixem o leigo substituir o profissional para fazer o Check up Predial

evitar prevenir acidentes

Obrigado!
Eng Marcelo Suarez Saldanha Pres. do IBAPE-RS Consultor em Engenharia Diagnstica e-mail: peritomarcelo@terra.com.br Cel. (51) 9961-0056

Nos Encontramos no Congresso do IBAPE

www.cobreap.com.br

S-ar putea să vă placă și