Sunteți pe pagina 1din 26

Metas Curriculares

3. Ciclo do Ensino Bsico (7. e 8. anos)

GEOGRAFIA
(Verso para discusso pblica)

Equipa: Adlia Nobre Nunes Antnio Campar de Almeida Cristina Castela Nolasco

2013

INTRODUO As Metas Curriculares de Geografia para o 3. Ciclo do Ensino Bsico identificam a aprendizagem essencial a realizar pelos alunos nos 7. e 8. anos de escolaridade. Tendo por base os contedos das Orientaes Curriculares de Geografia - 3. Ciclo (2002) em vigor, as Metas devem ser objeto primordial de ensino, constituindo um referencial para professores e encarregados de educao. Nessa medida, ajudam a encontrar os meios necessrios para que os alunos desenvolvam capacidades e adquiram conhecimentos indispensveis ao prosseguimento dos seus estudos e s necessidades da sociedade atual. As Metas encontram-se organizadas, em cada ano de escolaridade, por Domnios (correspondentes aos Temas estabelecidos nas Orientaes Curriculares de Geografia), estando prevista a leccionao de dois domnios em cada ano. Estes Domnios encontram-se divididos em Subdomnios, que se concretizam em objetivos gerais, os quais se especificam em descritores. A sua estrutura a seguinte: Domnio Subdomnio 1. Objetivo geral 1. Descritor 2. Descritor .. Na elaborao das presentes Metas teve-se em considerao: 1) O tema central da Geografia do 3. Ciclo descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo e os contedos fundamentais que o concretizam; 2) A organizao hierrquica desses contedos, que ditou a sequencializao dos Domnios; 3) O estabelecimento de descritores rigorosos de desempenho dos alunos, que permitam avaliar a consecuo dos objetivos. Ser disponibilizado um caderno de apoio s metas curriculares contendo suportes tericos aos objetivos e descritores bem como exemplos de concretizao de alguns deles.

A Terra: Estudos e Representaes TER7


A Geografia e o territrio 1. Conhecer e compreender o objeto e o mtodo da Geografia 1. Saber que o territrio um espao vivido e transformado pelos grupos humanos. 2. Saber que a Geografia a cincia que estuda os territrios resultantes da interrelao entre a natureza e as sociedades. 3. Descrever a influncia dos fatores fsicos e dos fatores humanos na construo do territrio e a sua interdependncia. 4. Identificar, no territrio, paisagens com diferentes graus de humanizao. 5. Identificar as principais etapas de uma pesquisa em Geografia. 6. Saber o que a observao direta e a observao indireta. 7. Identificar as principais fontes de informao utilizadas pelos gegrafos. A representao da superfcie terrestre 1. Conhecer diferentes formas de representao da superfcie terrestre 1. Identificar diferentes formas de representao da superfcie terrestre (mapas, globos, fotografias areas, imagens de satlite, ortofotomapas). 2. Referir vantagens e desvantagens das diferentes formas de representao da superfcie terrestre. 3. Saber formas de representao adequadas aos diferentes tipos de pesquisa a efetuar. 4. Saber uma definio simplificada de sistemas de informao geogrfica. 5. Reconhecer a importncia da utilizao dos sistemas de informao geogrfica na representao de diferentes fenmenos. 2. Conhecer diferentes tipos de projees cartogrficas 1. 2. 3. 4. Saber a definio de projeo cartogrfica. Saber os principais tipos de projeo. Reconhecer as distores introduzidas por cada uma das projees. Identificar o mapa adequado pesquisa a efetuar.

3. Aplicar conhecimentos na elaborao de representaes cartogrficas do territrio 1. Construir esboos cartogrficos do lugar onde vive, de Portugal e do mundo. 2. Desenhar mapas mentais.
4

4. Conhecer os elementos fundamentais dos mapas 1. Identificar os elementos fundamentais de um mapa - ttulo, legenda, orientao, escala e fonte. 2. Indicar a informao fornecida por cada um dos elementos fundamentais de um mapa. 5. Compreender diferentes tipos de mapas 1. Distinguir mapas de pequena e de grande escala. 2. Relacionar as diferentes escalas com o grau de pormenor e a rea representada. 3. Distinguir mapas com diferentes escalas (planisfrios, mapas corogrficos, mapas topogrficos, plantas). 4. Distinguir mapas de base de mapas temticos (fsicos, polticos, demogrficos, econmicos). 5. Selecionar o mapa adequado em funo do problema colocado. 6. Utilizar as tecnologias de informao geogrfica na representao da superfcie terrestre. 6. Aplicar o conhecimento de escalas no clculo de distncias reais 1. 2. 3. 4. 5. Converter escalas numricas em grficas e vice-versa. Calcular a distncia real a partir da distncia no mapa. Calcular distncias a partir de programas informticos (ex: Google Earth). Calcular distncias de percursos a partir da utilizao de GPS. Utilizar o GPS para a identificao de informaes relevantes durantes percursos (assistncia mdica, servios de restaurao, postos de abastecimento de combustvel, etc).

A Localizao dos diferentes elementos da superfcie terrestre 1. Compreender a importncia dos processos de orientao na localizao relativa 1. Definir localizao relativa. 2. Orientar-se atravs do rumo da rosa-dos-ventos (pontos cardeais, colaterais e intermdios). 3. Orientar-se atravs do Sol, tendo por base o movimento aparente do Sol e a rosados-ventos. 4. Distinguir norte magntico de norte geogrfico. 5. Definir declinao magntica. 6. Orientar-se corretamente atravs da bssola.
5

7. Comparar a localizao relativa de dois ou mais lugares superfcie da Terra. 2. Compreender os elementos geomtricos da esfera terrestre na localizao absoluta 1. Definir localizao absoluta. 2. Distinguir localizao relativa de localizao absoluta. 3. Referir as vantagens da localizao absoluta. 4. Assinalar os elementos geomtricos da esfera terrestre: Eixo da Terra, meridiano e semimeridiano, paralelo. 5. Distinguir crculo maior de crculo menor. 6. Localizar os trpicos de cncer e de capricrnio e os crculos polares rtico e antrtico. 3. Conhecer lugares numa rede cartogrfica 1. Saber a definio de latitude. 2. Saber determinar a latitude de um lugar, num mapa ou globo com rede cartogrfica/geogrfica. 3. Saber a definio de longitude. 4. Saber determinar a longitude de um lugar, num mapa ou globo com rede cartogrfica/geogrfica. 5. Identificar as coordenadas geogrficas de pontos superfcie terrestre, num mapa ou globo com rede cartogrfica/geogrfica. 6. 4. Conhecer especificidades fsicas e humanas dos diferentes continentes 1. 2. 3. 4. Identificar os limites dos continentes. Localizar pases e cidades nos continentes. Localizar as principais formas de relevo e os grandes rios. Mencionar outras informaes relevantes do mbito demogrfico, cultural, econmico ()

5. Conhecer e compreender a insero de Portugal na Europa e na Unio Europeia 1. 2. 3. 4. 5. Localizar os pases europeus e, em particular, os que integram a Unio Europeia. Referir os sucessivos alargamentos da Unio Europeia. Mencionar os objetivos da Unio Europeia. Explicar as principais polticas comuns. Discutir a participao cidad, individual e comunitria, na Unio Europeia.

Meio Natural MN7


O clima 1. Conhecer e compreender o clima como o resultado da influncia dos diferentes elementos atmosfricos 1. 2. 3. 4. Identificar os elementos caraterizadores do estado do tempo e do clima. Distinguir estado de tempo de clima. Caraterizar o estado de tempo para um determinado lugar e num dado momento. Definir os elementos de clima: temperatura, precipitao, humidade, nebulosidade, insolao, presso atmosfrica e vento. 5. Identificar os instrumentos utilizados para medir e registar os elementos do clima. 6. Identificar as unidades utilizadas para quantificar alguns elementos do clima. 7. Justificar a utilidade da previso dos estados do tempo. 2. Conhecer e compreender a variao diurna da temperatura 1. Descrever a variao diurna da temperatura. 2. Saber a definio de temperatura mdia diurna e de amplitude trmica diurna. 3. Relacionar a variao diurna da temperatura com o movimento de rotao da Terra. 4. Relacionar o ngulo de incidncia dos raios solares com a espessura da atmosfera a atravessar e com a superfcie de incidncia. 5. Analisar grficos com a variao diurna da temperatura. 3. Compreender a variao anual da temperatura 1. Definir: temperatura mdia mensal e anual, e amplitude trmica mensal e anual. 2. Descrever a variao anual da temperatura. 3. Caraterizar os solstcios de junho e dezembro e os equincios de maro e setembro. 4. Relacionar as zonas climticas terrestres com os crculos menores de referncia. 5. Identificar as principais zonas climticas mundiais. 4. Compreender a variao da temperatura com a latitude 1. Explicar os principais fatores que influenciam a variao espacial da temperatura. 2. Definir linhas isotrmicas.
7

3. Interpretar a distribuio das temperaturas mdias superfcie da Terra a partir da leitura de mapas. 5. Conhecer e compreender a variao da temperatura em funo da proximidade ou afastamento do mar 1. 2. 3. 4. 5. Saber definir continentalidade versus oceanicidade (proximidade do mar). Explicar a funo reguladora do oceano sobre as temperaturas. Saber definir correntes martimas. Localizar correntes martimas quentes e frias escala regional e planetria. Relacionar a variao da temperatura junto costa com as correntes martimas.

6. Conhecer e compreender a variao da temperatura em funo do relevo 1. 2. 3. 4. Explicar a influncia da altitude na variao da temperatura. Saber definir gradiente trmico vertical. Distinguir vertentes umbrias/sombrias de soalheiras. Explicar a influncia da exposio geogrfica das vertentes na variao da temperatura.

7. Conhecer e compreender as inter-relaes entre vrios elementos do clima 1. 2. 3. 4. 5. Saber distinguir evaporao de transpirao. Saber distinguir humidade absoluta de humidade relativa. Saber definir ponto de saturao. Saber distinguir condensao de sublimao. Caraterizar diferentes fenmenos de condensao e de sublimao junto superfcie: orvalho, nevoeiro e geada. 6. Associar as nuvens a fenmenos de condensao em altitude. 7. Distinguir diferentes tipos de nuvens.

8. Conhecer e compreender a distribuio da precipitao superfcie da terra 1. Identificar diferentes formas de precipitao: chuva, neve, granizo e saraiva. 2. Definir isoietas. 3. Descrever a distribuio mundial da precipitao superfcie terrestre a partir da leitura de mapas. 4. Referir fatores que influenciam a variao da precipitao escala planetria. 9. Compreender a influncia dos centros baromtricos na variao da precipitao 1. Saber definir isbaras.
8

2. Distinguir centros de altas presses (Anticiclones) de centros de baixas presses (Depresses). 3. Reconhecer o efeito da fora de Coriolis nos movimentos do ar, no Hemisfrio Norte e no Hemisfrio Sul. 4. Explicar a circulao do ar nos centros de altas presses e nos de baixas presses. 5. Localizar os principais centros de altas e baixas presses em funo da latitude. 6. Explicar a circulao geral da atmosfera. 7. Relacionar a variao da precipitao com a distribuio dos centros de altas e baixas presses. 8. Identificar os principais centros baromtricos que influenciam o clima Portugal. 10. Compreender a influncia das massas de ar na variao da precipitao 1. 2. 3. 4. 5. Definir massas de ar. Definir superfcie frontal. Definir frente fria, frente quente e frente oclusa. Associar diferentes estados de tempo passagem de uma superfcie frontal. Explicar o processo de formao das chuvas frontais.

11. Compreender a ao de fatores regionais na ocorrncia de precipitao 1. 2. 3. 4. 5. Explicar a influncia do relevo na variao da precipitao. Explicar o processo de formao das chuvas de relevo ou orogrficas. Explicar o processo de formao das chuvas convectivas. Explicar a variao da precipitao com a proximidade/afastamento do mar. Relacionar a variao da precipitao com as correntes martimas.

12. Compreender a importncia da representao grfica da temperatura e precipitao na identificao dos tipos de clima 1. Definir grfico termopluviomtrico. 2. Construir grficos termopluviomtricos. 3. Interpretar os regimes trmico e pluviomtrico a partir de um grfico termopluviomtrico. 13. Compreender as relaes entre os tipos de clima e as diferentes formaes vegetais na regio intertropical 1. Explicar os tipos de clima dominantes na regio intertropical: clima equatorial, clima tropical hmido, clima tropical seco e clima desrtico quente.
9

2. Comparar as caractersticas termopluviomtricas dos diferentes tipos de climas dominantes na regio intertropical. 3. Localizar os diferentes tipos de climas quentes na regio intertropical. 4. Caraterizar as formaes vegetais associadas a cada um dos climas quentes referidos: floresta equatorial, savana, estepe e vegetao xerfila. 14. Compreender as relaes entre os tipos de clima e as diferentes formaes nas regies temperadas 1. Explicar os tipos de clima dominantes nas regies temperadas: clima subtropical hmido, clima temperado mediterrneo, clima temperado martimo e clima temperado continental. 2. Comparar as caractersticas termopluviomtricas dos diferentes tipos de climas dominantes nas regies temperadas. 3. Localizar os diferentes tipos de climas nas regies temperadas. 4. Caraterizar as formaes vegetais dominantes em cada um dos climas temperados referidos: floresta subtropical hmida; floresta mediterrnea, maquis e garrigue; floresta caduciflia; estepe/pradaria e comunidades xerfilas temperadas. 15. Compreender as relaes entre os tipos de clima e as diferentes formaes nas regies frias 1. Explicar os tipos de clima dominantes nas regies frias: clima continental frio, subrtico e polar. 2. Caraterizar as formaes vegetais do clima frio de latitude: floresta boreal de conferas e tundra. 16. Compreender as relaes entre o clima de altitude e as formaes vegetais 1. Associar a variao da vegetao com o fator altitude. 2. Explicar a variao das condies climticas em funo do fator altitude. 3. Distinguir diferentes climas em funo da variao da altitude. 17. Compreender o clima de Portugal e as principais formaes vegetais 1. Integrar Portugal no contexto dos climas temperados. 2. Explicar a influncia dos fatores climticos na variao da temperatura e da precipitao. 3. Caraterizar o clima dos arquiplagos dos Aores e da Madeira. 4. Caraterizar as principais formaes vegetais em Portugal continental e nos arquiplagos dos Aores e da Madeira.
10

O relevo 1. Conhecer a existncia de diferentes formas de relevo 1. Saber distinguir altitude positiva de altitude negativa. 2. Descrever as principais formas de relevo: montanha, planalto, colina, plancie, vale. 2. Conhecer e compreender diferentes formas de relevo atravs da anlise de mapas e construo de perfis topogrficos 1. 2. 3. 4. 5. 6. Saber definir curva de nvel. Saber definir equidistncia entre curvas de nvel. Interpretar mapas topogrficos. Interpretar mapas hipsomtricos de diferentes escalas. Construir perfis topogrficos a partir de um mapa topogrfico. Relacionar os perfis topogrficos com as formas de relevo.

3. Conhecer e compreender os agentes externos responsveis pela formao das diferentes formas de relevo 1. 2. 3. 4. Distinguir agentes internos de agentes externos. Caraterizar os principais agentes erosivos (gua e vento). Distinguir as trs fases do processo erosivo: desgaste, transporte e acumulao. Explicar algumas aes fsicas, qumicas e biolgicas de meteorizao das rochas. 5. Distinguir os modos de transporte por ao da gua dos modos de transporte pelo vento. 6. Caraterizar grandes formas resultantes da acumulao de sedimentos por ao da gua e do vento.

4. Conhecer e compreender as principais formas de relevo em Portugal 1. Localizar as principais formas de relevo em Portugal. 2. Explicar as caractersticas do relevo de Portugal. 3. Exemplificar formas de relevo regionais resultantes da ao dos agentes erosivos.

A dinmica de uma bacia hidrogrfica 1. Compreender conceitos relacionados com a dinmica de uma bacia hidrogrfica
11

1. 2. 3. 4. 5.

Distinguir rede hidrogrfica de bacia hidrogrfica. Distinguir caudal de regime fluvial. Caraterizar os diferentes regimes fluviais (perenes, intermitentes e efmeros). Explicar os fatores responsveis pelos diferentes caudais e regimes fluviais. Distinguir leito normal de leito de inundao/leito maior e de leito de estiagem/leito menor. 6. Distinguir montante de jusante.

2. Conhecer e compreender a dinmica de uma bacia hidrogrfica 1. Caraterizar o perfil longitudinal e transversal de um rio. 2. Identificar as diferentes seces de um rio. 3. Relacionar as caratersticas das diferentes seces de um rio com os processos de eroso predominantes. 4. Explicar a importncia dos rios na ocupao do territrio. 3. Conhecer e compreender as bacias hidrogrficas em Portugal 1. Localizar as principais bacias hidrogrficas em Portugal (luso-espanholas e exclusivamente nacionais). 2. Caraterizar o caudal e o regime fluvial dos rios portugueses. 3. Explicar a variao espacial e temporal do caudal dos rios portugueses como resultante da interao entre fatores naturais e antrpicos.

A dinmica do litoral 1. Conhecer e compreender a evoluo do litoral 1. 2. 3. 4. 5. 6. Saber distinguir litoral de linha de costa. Saber distinguir costa de arriba de costa de praia e duna. Explicar a ao do mar sobre uma arriba. Saber definir plataforma de abraso. Saber distinguir arriba fssil de arriba viva. Relacionar o traado da linha de costa com a ao erosiva e deposicional do mar.

2. Conhecer e compreender a evoluo da linha de costa em Portugal 1. Analisar a evoluo da linha de costa em Portugal. 2. Localizar as principais formas do litoral portugus (esturios, lagunas, tmbolos, restingas e cabos).
12

3. Explicar as principais formas do litoral portugus. 4. Identificar as principais causas para o recuo atual da linha de costa em Portugal. 5. Inferir a importncia da evoluo do litoral no ordenamento do territrio.

13

Populao e Povoamento PP8


Evoluo da Populao 1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demogrficos 1. Explicar a importncia dos recenseamentos gerais da populao para a Geografia e o ordenamento do territrio 2. Saber definir: Demografia, Poltica Demogrfica, Natalidade, Mortalidade, Crescimento natural, Taxa de natalidade, Taxa de mortalidade, Taxa de mortalidade infantil, Taxa de crescimento natural, Taxa de Crescimento real ou efetivo, ndice sinttico de fecundidade, Taxa de fecundidade, ndice de renovao das geraes, ndice de envelhecimento, Esperana mdia de vida, migrao, saldo migratrio. 2. Aplicar o conhecimento de conceitos para determinar indicadores demogrficos 1. Calcular: Crescimento natural, Crescimento real ou efetivo, Taxa de natalidade, Taxa de mortalidade, Taxa de crescimento natural, Taxa de fecundidade, Taxa de mortalidade infantil, Saldo migratrio, ndice de envelhecimento. 2. Explicar o significado dos resultados obtidos atravs do clculo de indicadores demogrficos, refletindo sobre as respetivas implicaes do ponto de vista demogrfico. 3. Compreender a evoluo da populao escala mundial 1. Descrever a evoluo da populao a nvel mundial. 2. Distinguir regime demogrfico primitivo de transio demogrfica, exploso demogrfica e regime demogrfico moderno. 3. Comparar a evoluo da populao nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 4. Explicar a evoluo das taxas de natalidade e mortalidade, e de outros indicadores demogrficos, nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 5. Inferir as consequncias da evoluo demogrfica nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 6. Explicar o impacte dos dois regimes demogrficos no desenvolvimento sustentvel mundial. 4. Conhecer e representar a estrutura etria da populao 1. Saber definir: estrutura etria, grupos etrios, pirmide etria, classe etria.
14

2. Construir pirmides etrias. 3. Caraterizar a estrutura etria da populao tendo por base diferentes tipos de pirmides etrias. 4. Identificar fatores que interferem na evoluo da composio da populao por grupos etrios e sexo. 5. Inferir as consequncias da evoluo da composio da populao por grupos etrios e sexo. 5. Compreender a importncia da composio da populao na adoo de diferentes polticas demogrficas 1. Relacionar as caratersticas da estrutura etria da populao com o grau de desenvolvimento do pas. 2. Explicar a necessidade de um ajustamento permanente entre os comportamentos demogrficos e os recursos disponveis. 6. Compreender a diversidade demogrfica temporal e espacial, atravs da anlise de Pirmides Etrias, em Portugal 1. Comparar, com recurso a pirmides etrias, a evoluo da estrutura etria da populao em Portugal, nas ltimas dcadas. 2. Comparar as realidades demogrficas regionais em Portugal. 7. Compreender a implementao de polticas demogrficas tendo em considerao a realidade demogrfica de um pas 1. Distinguir polticas antinatalistas de polticas natalistas. 2. Explicar medidas que promovem o aumento e a diminuio da natalidade. 3. Referir exemplos de pases onde so implementadas polticas natalistas e polticas antinatalistas. 4. Inferir as polticas demogrficas a implementar em Portugal em funo da sua realidade demogrfica.

Distribuio da Populao 1. Conhecer e compreender a distribuio mundial da populao 1. Distinguir populao total de populao relativa/densidade populacional. 2. Saber calcular a densidade populacional. 3. Analisar mapas de distribuio da populao mundial a vrias escalas.
15

4. Localizar os principais vazios humanos e as grandes concentraes populacionais. 5. Distinguir reas atrativas de reas repulsivas. 2. Compreender a distribuio da populao como o resultado da influncia de fatores naturais e humanos 1. Explicar os fatores naturais e humanos que influenciam a repartio mundial da populao. 2. Relacionar a densidade populacional com a capacidade de atrao da regio. 3. Compreender a distribuio da populao em Portugal 1. 2. 3. 4. Interpretar mapas com a distribuio da populao em Portugal. Localizar as reas com maior e menor densidade populacional a nvel nacional. Explicar os fatores que influenciam a distribuio da populao em Portugal. Explicar os conceitos de litoralizao e bipolarizao.

Mobilidade da Populao 1. Compreender as causas e as consequncias das migraes 1. Definir migrao. 2. Distinguir emigrao de imigrao. 3. Caraterizar diferentes tipos de migrao: permanente, temporria e sazonal; internacional e interna; intracontinental e intercontinental; clandestina/ indocumentada e legal. 4. Definir xodo rural. 5. Explicar as causas das migraes. 6. Explicar as consequncias das migraes nas reas de partida e nas reas de chegada. 2. Conhecer e compreender os grandes ciclos migratrios internacionais 1. Explicar os grandes ciclos migratrios internacionais. 2. Localizar as principais regies/pases de origem da populao migrante e principais regies/pases de destino da populao migrante. 3. Caraterizar a populao migrante. 4. Referir os fatores atrativos/repulsivos que influenciam as migraes. 5. Inferir a importncia dos movimentos migratrios na redistribuio da populao europeia e mundial.
16

6. Explicar a construo de comunidades multiculturais inclusivas, em sociedades com importantes movimentos migratrios. 3. Conhecer e compreender no espao e no tempo as migraes em Portugal 1. 2. 3. 4. 5. Caraterizar a evoluo temporal e espacial da emigrao em Portugal. Identificar os principais destinos da emigrao portuguesa. Caraterizar a evoluo da imigrao em Portugal. Identificar as principais origens dos imigrantes em Portugal. Caraterizar a situao atual de Portugal no contexto das migraes internacionais.

As cidades, principais reas de fixao humana 1. Conhecer a multiplicidade de critrios utilizados na definio de cidade 1. Referir critrios utilizados na definio de cidade. 2. Mencionar caractersticas comuns das cidades. 2. Conhecer e compreender os fatores responsveis pelo aparecimento e crescimento das cidades 1. Referir os fatores responsveis pelo surgimento das cidades. 2. Mencionar fatores de crescimento das cidades nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 3. Explicar o processo de formao de uma rea metropolitana e de uma megalpolis. 4. Localizar as principais megalpolis, a nvel mundial e Europeu. 5. Definir taxa de urbanizao. 6. Explicar as causas do aumento da taxa de urbanizao a nvel mundial. 7. Mencionar as consequncias do forte crescimento urbano nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 3. Compreender solues para os problemas das cidades 1. Explicar possveis solues para os problemas das cidades. 2. Explicar a importncia das cidades sustentveis. 4. Compreender a organizao funcional das cidades 1. Distinguir funo urbana de rea funcional.
17

2. Caraterizar as funes das cidades: residencial, comercial, industrial, polticoadministrativa, cultural, religiosa () 3. Caraterizar as principais reas funcionais das cidades: residencial e industrial. 4. Distinguir centro de cidade de tipo europeu e centro de cidade de tipo americano (CBD, Central Business District). 5. Relacionar o aparecimento de novas centralidades com o crescimento das cidades e com a revitalizao dos centros das cidades 5. Conhecer e compreender os diferentes tipos de morfologia urbana 1. 2. 3. 4. Distinguir planta de mapa. Identificar diferentes tipos de plantas. Comparar planta irregular, planta radioconcntrica e planta ortogonal. Relacionar as diferentes plantas com a evoluo ou o planeamento das cidades.

6. Compreender a inter-relao entre modos de vida em espao rural e urbano 1. Distinguir o modo de vida rural do modo de vida urbano. 2. Explicar as diferenas entre modo de vida rural e o modo de vida urbano nos pases desenvolvidos e o nos pases em desenvolvimento. 3. Explicar potencialidades do espao rural. 4. Explicar a crescente interpenetrao entre os modos de vida urbana e rural. 5. Explicar as relaes de interdependncia e complementaridade que se estabelecem entre o espao rural e o espao urbano.

Diversidade Cultural 1. Compreender a importncia dos fatores de identidade das populaes no mundo contemporneo 1. Definir: Identidade territorial, Cultura; Etnia; Lngua; Religio; Tcnicas; Usos e costumes; Aculturao; Globalizao; Racismo; Xenofobia; Multiculturalismo. 2. Explicar de que forma a lngua, a religio, a arte, os costumes, a organizao social () so fatores de identidade cultural. 3. Relacionar algumas das grandes tenses mundiais com os desafios culturais. 4. Relacionar o respeito dos direitos humanos com a construo de sociedades inclusivas. 5. Inferir as consequncias da globalizao, tanto na unidade cultural como na afirmao da diversidade cultural mundial. 6. Discutir a construo de comunidades sociais e culturalmente heterogneas em Portugal.
18

19

Atividades Econmicas AE8


Os Recursos Naturais 1. Compreender a desigual distribuio de recursos 1. 2. 3. 4. 5. Distinguir recursos naturais de fontes de energia. Distinguir recursos renovveis de recursos no renovveis. Exemplificar recursos renovveis e recursos no renovveis. Explicar a importncia dos diferentes tipos de recursos. Interpretar mapas de distribuio mundial dos recursos naturais.

2. Compreender as relaes entre a distribuio e o consumo dos diferentes tipos de recursos 1. Interpretar a relao entre a evoluo da populao e o consumo de recursos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentvel. 2. Explicar as causas do aumento do consumo dos recursos. 3. Discutir a relao entre reas produtoras, reas consumidoras e reas produtoras e consumidoras de recursos e o grau de desenvolvimento das mesmas. 4. Explicar os impactes decorrentes da explorao dos recursos naturais. 3. Compreender a diviso das atividade econmicas em setores 1. Diferenciar os sectores primrio, secundrio e tercirio. 2. Distinguir populao ativa de populao inativa. 3. Interpretar a evoluo da distribuio da populao ativa por sectores de atividade em pases de vrios continentes. 4. Relacionar os contrastes nas distribuies dos setores de atividade com o desenvolvimento socioeconmico.

A Agricultura 1. Conhecer e compreender os fatores que interferem na atividade agrcola 1. Referir os fatores fsicos e humanos que condicionam a atividade agrcola. 2. Explicar a influncia de cada um dos fatores condicionantes da atividade agrcola. 2. Conhecer conceitos relacionados com atividade agrcola
20

1. Saber distinguir policultura de monocultura. 2. Saber distinguir rendimento de produtividade. 3. Saber distinguir agricultura extensiva de agricultura intensiva. 3. Compreender as diferenas entre a agricultura tradicional e a agricultura moderna 1. Distinguir agricultura tradicional/subsistncia de agricultura moderna/mercado. 2. Exemplificar diferentes tipos de agricultura tradicional e moderna. 3. Localizar regies onde predomina a agricultura tradicional e a agricultura moderna. 4. Justificar a coexistncia de diferentes tipos de agricultura. 5. Relacionar o rendimento e a produtividade agrcola com o grau de desenvolvimento cientfico e tecnolgico. 6. Caraterizar a populao agrcola, nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 7. Justificar as diferentes percentagens de populao ativa agrcola nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 8. Explicar as consequncias da agricultura tradicional e da agricultura moderna. 4. Conhecer e compreender a existncia de outras formas de produo agrcola 1. Caraterizar a agricultura biolgica. 2. Identificar vantagens/limitaes da agricultura biolgica. 3. Identificar outras formas de produo agrcola ambientalmente sustentveis (biodinmica, natural, permacultura). 5. Compreender a importncia da pecuria no mundo atual 1. Distinguir criao de gado em regime extensivo e intensivo. 2. Localizar as principais reas de criao de gado em regime extensivo e intensivo. 3. Explicar as vantagens e os inconvenientes da criao de gado em regime extensivo e intensivo. 4. Explicar a complementaridade da criao de gado em relao agricultura e indstria. 6. Compreender a complexidade da agricultura em Portugal 1. Caraterizar a agricultura em Portugal. 2. Explicar os fatores fsicos e humanos que condicionam a agricultura em Portugal. 3. Inferir as potencialidades do espao agrcola em Portugal.
21

A Pesca 1. Conhecer e compreender o oceano como fonte de recursos 1. 2. 3. 4. 5. Distinguir mar de oceano. Explicar a importncia do oceano como fonte de recursos alimentares. Enumerar as principais espcies pisccolas marinhas. Justificar a importncia da pesca no atual contexto socioeconmico. Enumerar outros recursos do oceano.

2. Conhecer e compreender as reas ocenicas com maior potencial piscatrio 1. 2. 3. 4. Referir os principais fatores fsicos que condicionam a atividade piscatria. Caraterizar o relevo marinho: plataforma continental, talude, zona abissal. Caraterizar o fenmeno de upwelling. Localizar a plataforma continental e as correntes martimas, relacionando-as com os recursos piscatrios. 5. Relacionar a temperatura das guas com a quantidade e variedade de espcies. 6. Localizar as principais reas de pesca no mundo.

3. Compreender os diferentes tipos de pesca 1. Distinguir pesca artesanal de pesca industrial. 2. Distinguir os diferentes tipos de pesca em funo da localizao, da permanncia e dimenso das embarcaes e tripulao. 3. Inferir os impactes da atividade piscatria industrial. 4. Inferir as solues para os problemas de sustentabilidade das pescas. 4. Conhecer as vantagens e desvantagens da aquacultura 1. Saber definir aquacultura. 2. Referir as vantagens e as desvantagens da aquacultura. 5. Conhecer e compreender o interesse da Zona Econmica Exclusiva 1. 2. 3. 4. Definir Zona Econmica Exclusiva (ZEE). Caraterizar a ZEE nacional. Descrever a importncia da criao e ampliao da ZEE portuguesa. Identificar limitaes ao controlo da ZEE portuguesa.
22

A Indstria 1. Compreender o aparecimento e a evoluo da indstria 1. Distinguir artesanato de indstria. 2. Distinguir cada uma das fases do desenvolvimento industrial no que se refere: a fontes de energia utilizadas, principais potncias industriais, principais inovaes na produo. 3. Analisar a evoluo dos fatores de localizao industrial ao longo do tempo. 4. Explicar as consequncias, econmicas, sociais e ambientais da atividade industrial a nvel mundial. 5. Apontar solues para os problemas econmicos, sociais e ambientais da atividade industrial. 2. Compreender a distribuio espacial da indstria 1. 2. 3. 4. Localizar as reas mais industrializadas a nvel mundial. Explicar os contrastes na distribuio da indstria a nvel mundial. Localizar os Novos Pases Industrializados (NPI). Mencionar os principais fatores que explicam a localizao das indstrias nos NPI. 5. Explicar o processo de deslocalizao industrial em alguns pases na atualidade. 6. Explicar a importncia da globalizao no fenmeno de segmentao da produo.

3. Compreender a dinmica da indstria em Portugal 1. Explicar a evoluo da indstria em Portugal. 2. Localizar as principais reas industriais em Portugal. 3. Identificar os principais problemas da indstria em Portugal.

Os Servios 1. Conhecer e compreender a importncia crescente dos servios escala mundial 1. 2. 3. 4. Mencionar os principais tipos de servios. Distinguir servios vulgares de servios raros. Explicar as causas do aumento da percentagem de ativos no setor dos servios. Localizar as principais reas de desenvolvimento dos servios, tanto escala internacional como nacional.
23

5. Explicar a importncia dos servios na atualidade.

O Turismo 1. Compreender a crescente importncia da atividade turstica escala mundial 1. 2. 3. 4. Distinguir turismo de lazer. Interpretar a evoluo do turismo escala mundial. Explicar o aumento da atividade turstica. Relacionar os diferentes fatores fsicos e humanos com a prtica de diferentes formas de turismo. 5. Caraterizar as principais formas de turismo: balnear/ de montanha/ cultural/ religioso/termal/negcios/em espao rural/de aventura/radical/ turismo de natureza (). 6. Explicar os principais destinos tursticos mundiais e as reas de provenincia dos turistas.

2. Conhecer e compreender a crescente importncia do turismo em Portugal 1. Descrever a evoluo da entrada de turistas em Portugal. 2. Indicar a provenincia dos turistas que visitam o nosso pas. 3. Relacionar as principais formas de turismo em Portugal com o destino preferencial dos turistas em Portugal. 4. Explicar a importncia econmica do turismo em Portugal. 5. Explicar o potencial turstico de Portugal relacionando-o com o de outros destinos tursticos. 6. Analisar as potencialidades e os desafios da atividade turstica. 7. Inferir os impactes do turismo. 8. Refletir sobre a importncia do desenvolvimento sustentvel do turismo.

As Redes e Modos de Transporte e Telecomunicao 1. Compreender a importncia dos transportes nas dinmicas dos territrios 1. Explicar os contrastes na distribuio das redes de transporte a nvel mundial. 2. Relacionar as redes de transporte com as caractersticas fsicas dos territrios, a concentrao da populao e das principais atividades econmicas. 3. Relacionar o desenvolvimento dos transportes com as transformaes dos territrios.
24

2. Espacializar distncias absolutas e relativas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Definir acessibilidade. Distinguir distncia absoluta de distncia relativa. Distinguir distncia tempo de distncia custo. Distinguir iscronas de istimas. Interpretar mapas com representaes de distncia tempo e distncia custo. Distinguir transporte multimodal de interface. Explicar a importncia da intermodalidade.

3. Compreender a importncia dos transportes terrestres e areos nas dinmicas dos territrios 1. Explicar os contrastes na distribuio da rede rodoviria e ferroviria a nvel mundial. 2. Explicar a recente especializao do transporte ferrovirio. 3. Explicar os principais contrastes na distribuio da rede area a nvel mundial. 4. Comparar as vantagens e inconvenientes dos transportes rodovirios, ferrovirios e areos. 5. Referir os impactes econmicos, sociais e ambientais dos transportes terrestres e areos. 4. Compreender a importncia dos transportes aquticos nas dinmicas dos territrios 1. 2. 3. 4. 5. 6. Explicar os contrastes na densidade das rotas martimas a nvel mundial. Localizar os principais portos martimos. Explicar vantagens e inconvenientes do transporte martimo. Explicar a crescente especializao do transporte martimo. Explicar a importncia do transporte martimo na atualidade. Explicar os contrastes na utilizao do transporte fluvial nos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento. 7. Justificar a progressiva diminuio na utilizao dos transportes fluviais nos pases desenvolvidos. 8. Referir os impactes econmicos, sociais e ambientais dos transportes aquticos

5. Compreender a importncia das condutas tubulares no transporte de energia 1. Explicar a importncia dos oleodutos e dos gasodutos no transporte de energia. 2. Localizar os pases do mundo onde as redes de gasodutos e oleodutos so mais densas. 6. Compreender a importncia dos transportes nas dinmicas do territrio nacional
25

1. Explicar a distribuio das principais redes de transporte em Portugal. 2. Explicar as assimetrias na distribuio da rede de transportes em Portugal. 7. Compreender a importncia das telecomunicaes no mundo global 1. Distinguir telecomunicaes de redes de telecomunicaes. 2. Caraterizar os meios de comunicao tradicionais e modernos. 3. Explicar a importncia dos satlites e dos cabos de fibra tica na revoluo das telecomunicaes. 4. Explicar os contrastes espaciais na distribuio dos meios de comunicao e redes de telecomunicao. 5. Inferir o papel das telecomunicaes na dinamizao da economia e das sociedades no mundo atual global.

26

S-ar putea să vă placă și