Sunteți pe pagina 1din 8

Um estudo sobre correlaes entre QV e QVT para colaboradores da UTFPR-PG

Gustavo Dias da Cunha (UTFPR) gustavodcunha@hotmail.com Guataara dos Santos Junior (UTFPR) guata@utfpr.edu.br Resumo Este artigo objetiva fazer uma anlise das correlaes das mdias dos domnios obtidas atravs dos dados coletados pelo instrumento de avaliao de Qualidade de Vida da Organizao Mundial da Sade (WHOQOL-100) e com as mdias dos critrios do modelo avaliao adaptado de Walton para a Qualidade de Vida no Trabalho dos docentes e administrativos da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa. A partir da anlise dos dados conclui-se que a correlao linear entre os domnios da QV e QVT para o setor administrativo se apresentou inferior ao critico de 0,294 entre o domnio espiritualidade e crenas e os domnios da QVT, salvo alguns que estiveram superiores ao indicado de 0,6 e que para os docentes a maioria dos ndices estiveram abaixo do seu critico de 0,335 e no passaram o indicado. Palavras-chave: Qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho, estatstica. Introduo Desde meados do sculo XX a preocupao com temas de responsabilidade social, envelhecimento da populao e desenvolvimento sustentvel, geraram novas questes para a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na sociedade ps-industrial de modo que com o decorrer dos anos os gestores se preocupassem ainda mais com o rendimento dos seus funcionrios a fim de conseguir uma produtividade maior. Para isto vrias ferramentas foram criadas para avaliar caractersticas que foram consideradas importantes inseridas ou no no ambiente laboral, tanto para QVT quanto para Qualidade de Vida (QV). Dada esta crescente preocupao, o ambiente de uma universidade tambm pode ser incorporado a estes estudos a fim de que o rendimento de seus colaboradores seja o melhor possvel, fazendo com que seus vrios nveis de satisfao sejam atendidos e com isso tragam melhorias para sua vida e da sociedade que os rodeia. Este artigo objetiva fazer uma anlise da correlao das mdias dos domnios obtidas atravs dos dados coletados pelo instrumento de avaliao de Qualidade de Vida da Organizao Mundial da Sade (WHOQOL-100) e com as mdias dos critrios do modelo avaliao adaptado de Walton para a Qualidade de Vida no Trabalho dos docentes e administrativos da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa.

Metodologia Este estudo se desenvolveu a partir dos dados do estudo piloto realizado por Borato et al. (2008) e Francisco et al. (2008), se caracterizando por ser uma pesquisa emprica quantitativa, onde posteriormente foram includos questionrios para que se alcanasse o tamanho mnimo de amostra. O questionrio completo possua o modelo de avaliao de QV, proposto pela Organizao Mundial da Sade (OMS) o WHOQOL-100, e modelo adaptado de Walton para a QVT, proposto por Timossi et al. (2009), sendo aplicado nos funcionrios do corpo docente e setor administrativo da UTFPR-PG que aceitaram respond-lo. Aps a coleta de dados foi realizado o tratamento das amostras e desenvolvida a anlise estatstica. Qualidade de vida e instrumento de avaliao WHOQOL-100 Auxiliados por Harland et al. apud Rodrigues et al. (2005, p.12) podemos ver que qualidade de vida um sinnimo de vida agradvel, de bem-estar social, de proteo social e de progresso social, e a define como a totalidade de bens, servios, situaes e estados que constituem a vida humana e que so necessrios e desejados. Isto significa que para se ter a qualidade de vida desejvel tem que existir vrios critrios que compreendem aes do indivduo e tambm as que a sociedade/organizao lhe oferece. Para fornecer os indicadores da Qualidade de Vida foi selecionado o das mdias o (WHOQOL-100). No total so 100 questes, contendo seis domnios: fsico, psicolgico, nvel de independncia, relaes sociais, meio ambiente, e espiritualidade/crenas pessoais. Esses seis domnios so subdivididos em 24 facetas, em que cada faceta composta por quatro perguntas, com mais quatro perguntas que no fazem parte das facetas e se referem s questes gerais sobre QV e sade (FLECK et al., 1999). O instrumento de avaliao de Qualidade de Vida da Organizao Mundial da Sade (WHOQOL-100) avalia em escores de zero (0) a (5), os quais podem ser transformados numa escala de zero (0) a cem (100), onde zero corresponde a uma pior QV, e 100 a uma melhor QV. A tabela 1 apresenta os domnios e facetas presentes no instrumento WHOQOL-100.

Domnios e facetas do WHOQOL-100 Domnio I Domnio Fsico Domnio IV Relaes sociais 1. Dor e desconforto 13. Relaes pessoais 2. Energia e fadiga 14. Apoio social 3. Sono e repouso 15. Atividade sexual Domnio II Domnio psicolgico Domnio V Ambiente 4. Sentimentos positivos 16. Segurana fsica e proteo 5. Pensar, aprender, memria e 17. Ambiente no lar concentrao 6. Auto-estima 18. Recursos financeiros 7. Imagem corporal e aparncia 19. Cuidados de sade e sociais: disponibilidade e qualidade 8. Sentimentos negativos 20. Oportunidade de adquirir novas informaes e habilidades 4. Sentimentos positivos 21. Participao em oportunidades de recreao/lazer Domnio III Nvel de independncia 23. Transporte 9. Mobilidade Domnio VI Aspectos espirituais /crenas pessoais 10. Atividades da vida cotidiana 11. Dependncia de medicao ou 24. Espiritualidade/religio/crenas pessoais tratamento 12. Capacidade de trabalho Fonte: Fleck, et al. apud Timossi, Francisco, Santos Junior. (2009, p.23) Tabela 1 - Domnios e facetas do WHOQOL-100

Qualidade de Vida no Trabalho Os estudos a respeito da QVT datam de meados do sculo XX, onde as preocupaes eram a respeito de responsabilidade social, envelhecimento da populao e desenvolvimento sustentvel que na sociedade ps-industrial geraram novas questes, como as citadas por Limongi-Frana (2004).
[...] - Vnculos e estrutura de vida pessoal: famlia, atividades de lazer e esportes, hbitos de vida, expectativa de vida, cuidados com a sade, alimentao, combate vida sedentria, grupos de afinidades e apoio; - Fatores socioeconmicos: globalizao tecnologia, informao, desemprego, polticas de governo, organizaes de classe, privatizao de servios pblicos, expanso do mercado de seguro-sade, padres de consumos mais sofisticados; - Metas empresariais: competitividade, qualidade do produto, velocidade, custos, imagem corporativa; - Presses organizacionais: novas estruturas de poder, informao, agilidade, coresponsabilidade, remunerao varivel, transitoriedade no emprego, investimento em projetos sociais. [...]

De acordo com Pessoa e Nascimento (2007, p.2) os estudos iniciais sobre QVT so divididos em dois ramos: de um lado uma concepo voltada produtividade e de outro a preocupao com a satisfao do trabalhador, e para Goulart e Sampaio apud Caete (2004) esses estudos que se baseiam no trinmio indivduo, trabalho e organizao.

Muitas instituies acham que os gastos com programas de QV so desnecessrios e que diminuiro os lucros da mesma, mas por outro lado as empresas que visarem um investimento nesse setor evitaro que os colaboradores se queixem da rotina de trabalho, de serem subutilizados e condies de trabalho inadequadas. Essas reclamaes acabaro por gerar uma diminuio no rendimento, mudana no setor de mo-de-obra qualificada e at uma greve, que resulta em prejuzo maior a empresa. (FERNANDES apud VASCONCELOS, 2001, p.7). Podemos dizer que inicialmente a QVT tinha como proposta projetos que visavam um enriquecimento do ambiente de trabalho melhorando a produtividade e satisfao do funcionrio/empresa. Atualmente a QVT transpe as barreias da organizao e se preocupa com a vida fora das suas limitaes, um exemplo seria o meio ambiente. Muitas deixam de lado esse papel social da qualidade de vida, e as que se preocupam no devem somente se preocupar com a vida dos seus funcionrios, elas tem que pensar na sociedade. Ento podemos concluir que a QVT est ligada ao bem estar emocional e fsico das pessoas, e que as empresas desempenham papel fundamental em seus programas na rea de Recursos Humanos de incentivo a qualidade de vida para que seus funcionrios possam trabalhar produzindo mais e com sade. O modelo de avaliao para QVT Dentre os vrios autores existentes que discutem e analisam a QVT o modelo de Walton o que engloba os aspectos bsicos da situao de trabalho, que no so corretamente atendidos pelas instituies (AYERES; et al., 2004), sendo assim foi escolhido o modelo adaptado do de Walton criado por Timossi et al. (2009) de modo a tornar mais fcil sua compreenso pelos entrevistados. O modelo escolhido inclui questes importantes na situao do trabalho como fatores higinicos, segurana e condies fsicas, etc. e serve como referncia para o estudo, sendo que dependendo do tipo de organizao e contexto scioeconmico em anlise pode incluir outros fatores.

Resultados e Discusso O coeficiente de correlao linear (r), tambm chamado de coeficiente de correlao de Pearson em homenagem a Karl Pearson (1857-1936), que o concebeu uma ferramenta amplamente usada para medir o grau de relacionamento linear entre os valores de dois conjuntos de dados, de modo que sempre se localiza entre -1 e +1. Se o valor de r estiver prximo de zero (0), conclui-se que no h correlao linear significativa entre dos dados, mas se o valor de r estiver prximo de -1 ou +1, se verifica a correlao linear significativa (TRIOLA, 2005). Como estar prximo de determinado valor relativo, adotamos no estudo valores crticos para o ndice de correlao linear de Pearson, que leva em considerao a quantidade n de dados pareados. Assim os valores crticos de para os docentes (n=44) e para o administrativo (n=33) so aproximadamente para um nvel de significncia igual 0,05: 0,335 e 0,294 (fonte: Tabela A-6, TRIOLA, 2005). De modo que se o mdulo do valor de r supera os valores crticos conclumos que h correlao significativa, caso o contrrio no h evidencia suficiente para apoiar a existncia de correlao entre os dados (TRIOLA, 2005).
Fsico Compens. Justa e Adequada Condies de Trabalho Uso das Capacidades Crescimento e Segurana Integrao Social Constitucionalismo Trabalho e Vida Relevncia Social 0,426 0,374 0,475 0,358 0,471 0,356 0,423 0,527 Psicolgico 0,672 0,596 0,532 0,564 Nvel de Independncia 0,504 0,473 0,469 0,439 Relaes Sociais 0,627 0,603 0,690 0,618 Meio Ambiente 0,729 0,650 0,549 0,665 0,740 0,693 0,739 0,705 Espiritualidade e crenas 0,093 -0,028 -0,035 -0,004 -0,052 0,010 0,060 0,019

0,579 0,512 0,625 0,569 0,458 0,530 0,605 0,518 0,586 0,613 0,589 0,641 (Fonte: Dados do estudo, 2009)

Quadro 1 Coeficientes de correlao entre QV e QVT do setor administrativo

Segundo a estatstica testada detectou-se uma correlao significativa entre os domnios de QV e QVT, menos entre o domnio da QV espiritualidade e crenas e os domnios da QVT para o setor administrativo (Quadro 1), que obtiverem correlao inferior ao valor critico de 0,294. Apesar de muitos dos coeficientes de correlao aparecerem acima do critico, alguns podem ser considerados fracos, pois o indicado

que o critico seja 0,6, pelo fato de a QVT e a QV se tratarem de variveis subjetivas, para se ter uma correlao alm de significativa e forte (TIMOSSI, 2008).
Fsico Compens. Justa e Adequada Condies de Trabalho Uso das Capacidades Crescimento e Segurana Integrao Social Constitucionalismo Trabalho e Vida Relevncia Social -0,051 0,044 0,124 0,192 0,297 0,259 0,289 0,426 Psicolgico -0,016 0,151 0,316 0,330 Nvel de Independncia -0,124 -0,028 0,072 0,184 Relaes Sociais 0,081 0,227 0,350 0,340 Meio Ambiente 0,338 0,415 0,385 0,375 0,446 0,450 0,428 0,525 Espiritualidade e crenas 0,024 -0,019 0,023 0,048 0,063 0,066 0,011 0,043

0,434 0,334 0,382 0,391 0,334 0,302 0,343 0,368 0,312 0,374 0,465 0,424 (Fonte: Dados do estudo, 2009)

Quadro 2 Coeficientes de correlao entre QV e QVT dos docentes

Analisando a correlao entre os domnios do estudo para os docentes (Quadro 2) percebe-se que a maioria dos valores so inferiores ao valor critico 0,335, e que nenhum dos domnios se encontram superiores ao indicado de 0,6 o que d a concluso que para os docentes no existe correlao linear forte e significativa. Consideraes Finais O presente estudo com o intuito de avaliar a QV e a QVT do setor administrativo e dos docentes da UTFPR-PG analisou dados de 33 servidores administrativos e 44 docentes de populaes de 59 e 135 indivduos respectivamente, obtendo as seguintes concluses. Na anlise das correlaes detectou-se que para o setor administrativo o nico domnio de QV que no obteve correlao significativa - acima do valor critico tabelado de 0,294 - com os domnios de QVT, foi o Espiritualidade e Crenas (Quadro 1). Apesar da maioria das correlaes aparecerem acima do valor tabelado e o indicado que o critico seja superior 0,6 podemos enquadrar a correlao entre QV e QVT do administrativo como fraca. O estudo correlativo para os docentes (Quadro 2) resultou que a maioria dos valores so inferiores ao valor critico 0,335 e nenhum superior ao indicado de 0,6 o que d a concluso que para os docentes, assim como no setor administrativo, no se tem correlao linear forte e significativa.

Os resultados mostram que a correlao linear entre os domnios da QV e da QVT tanto para os docentes quanto para o setor administrativo no apresentaram correlao linear forte e significativa que seria com r acima do indicado de 0,6, e com isso conclui-se que ao tentarmos melhorar isoladamente a QV ou a QVT no melhoraria a QVT ou QV respectivamente. Agradecimentos Os autores agradecem a FUNTEF pelo apoio financeiro cedido para realizao da pesquisa. Referncias: AYRES, K. V.; SILVA, I. P. da; SOUTO-MAIOR, R. C. Stress e Qualidade de Vida no Trabalho: a Percepo de Profissionais do Setor de Hotelaria. In IV CONGRESSO DE STRESS DA INTERNACIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION ISMA-BR/2004, jun. 2004, Porto Alegre. Anais eletrnicos... Disponvel em: http://www.ismabrasil.com.br/tpls/163.asp?idCadastro=163&idPg=537&mAb=n Acesso em: 08/06/08. BORATO, A. F.; FRANCISCO, A. C. de; TIMOSSI, L. S. Avaliao da qualidade de vida em colaboradores da UTFPR Campus Ponta Grossa. In: II Jornada da Produo Cientfica da Educao Profissional e Tecnolgica da Regio Sul, 2008, Pelotas - RS. Educao Profissional e Tecnolgica no Mundo do Trabalho. Pelotas RS: Centro Federal de Educao Tecnolgica de Pelotas (CEFET-Pelotas), 2008. v. II. p. 01-05. CANETE, I. Qualidade de vida no trabalho: muitas definies e inmeros significados. In: BITTENCOURT, C. (Org.). Gesto contempornea de pessoas: novas prticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. FLECK, M. P. A.; LEAL, O. F.; LOUZADA, S.; XAVIER, M.; CHACHAMOVICH, E.; VIEIRA, G.; SANTOS, L. dos; PINZON, V. Desenvolvimento da verso em portugus do instrumento de avaliao da qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 21, n.1, p.19-28, 1999. FRANCISCO, A. C. de; SANTOS JUNIOR, G.; TIMOSSI, L. S. Avaliao da qualidade de vida no trabalho de colaboradores da UTFPR - Campus Ponta Grossa. In: V Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Gesto Empresarial -

EPEGE, 2008, Ponta Grossa-PR. Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Gesto Empresarial, 2008. LIMONGI-FRANA, A. C. Qualidade de vida no trabalho - QVT- Conceitos e Prticas nas Empresas da Sociedade Ps-Industrial. So Paulo: Atlas S.A., 2004. PESSOA, R. W. A.; NASCIMENTO, L. F. Qualidade de vida no trabalho: uma questo de responsabilidade social. REAd, Porto Alegre, v. 13 n. 3, set./out. 2007. Disponvel 08/06/2008. RODRIGUES, D. S.; RAMOS, R. A. R.; MENDES, J. F. G. Modelo de avaliao da qualidade de vida aplicado a campi universitrios. In: CONGRESSO LUSOBRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAO INTEGRADO E SUSTENTVEL, 1., 2005, So Carlos. Resumos... p. 343-356. TIMOSSI, L. S.; FRANCISCO, A. C. de ; SANTOS JUNIOR, G. Procedimentos no planejamento de amostras em pesquisas sobre qualidade de vida. In: Antonio Carlos de Francisco; Joo Luiz Kovaleski; Luis Alberto Pilatti; Bruno Pedroso. (Org.). BioProduo: Qualidade de vida e criao do conhecimento. 1 ed. Ponta Grossa: UTFPR, 2009, v. 1, p. 22-31. TIMOSSI, L. S.; FRANCISCO, A. C. de ; SANTOS JUNIOR, G. O uso da anlise multivariada no estudo da qualidade de vida no trabalho em colaboradores com diferentes nveis de instruo. In: XV Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2008, Porto Seguro. XV Congresso Brasileiro de Ergonomia. Recife: ABERGO, 2008. TIMOSSI, L. S.; PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; FRANCISCO, A. C. de. Avaliao da qualidade de vida no trabalho: uma adaptao do modelo de Walton. Revista da Educao Fsica, v. 20, n. 3, 2009. TRIOLA, M. F. Introduo estatstica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. VASCONCELOS, A. F. Qualidade de vida no trabalho: origem, evoluo e perspectivas. Caderno de pesquisas em administrao, So Paulo, v. 08, n. 1, jan./mar. 2001. em: http://read.adm.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_518.pdf Acesso em:

rea Temtica: Gesto (Produo)

S-ar putea să vă placă și