Sunteți pe pagina 1din 7

O que so valores? Valor um conjunto de qualidades que determina o mrito e a importncia de um ser referente ao binmio BEM e MAL.

L. Por exemplo: Carter, Honra, Fidelidade, Idoneidade. Ex: Se quero fazer um contrato, procuro uma pessoa honesta. Se quero casar, procuro uma pessoa que seja fiel, que telha carter. Ns nascemos com valores, com razo independentes do credo, religio, porque todos ns nascemos com uma lei eterna que sempre diz "Faa o bem e evite o mal" - este o princpio da tica. E ns sabemos quando agimos corretamente porque essa lei est dentro de cada um de ns na faculdade que se chama CONSCINCIA.

Valores: Quais so os seus valores mais importantes para voc? Valores representam um dos fundamentos de nossa vida interior, nosso comportamento, nossas aes. Mas quais so os valores? Os Valores podem ser considerados como nossas CRENAS, representa tudo o que importante para ns. Eles representam o que bom para ns, o que certo, o que sensato fazer, dizer, pensar para ns mesmos e para os outros. Ao contrrio, o que se desvia dos valores, seu oposto polar, o que ruim, o que errado, o que o mais baixo fazer, dizer ou pensar. Cada ao, portanto, como cada um de nossos comportamentos, palavras, pensamentos, ou melhor, nossas escolhas sobre o que fazemos, dizemos ou a forma como agimos, mais dependente dos valores que so importantes para ns em nossas vidas. Os nossos valores afetam nossas vidas e relacionamentos com os entes queridos, com os colegas de trabalho e outros em geral. Os valores so aprendidos durante a nossa infncia, e passados a ns, primeiramente, por nossos pais. Ento, para ajudar seus filhos a adquirir os valores, os pais devem ser coerentes com o que fazem e como se comportam, do contrrio, dariam ensinamentos discordantes, causando o efeito oposto nas crianas. Em geral, podemos dizer que os valores so formados e, em seguida, atravs das referncias, so repassados:

Amor F Aventura Sinceridade Sucesso Honestidade Aprovao Criatividade Dignidade Integridade Empenho Paixo Poder Gratido Respeito Liberdade Fama Autoestima

Felicidade Segurana Coragem Convenincia Realizao Divertimento Espiritualidade Ambio Generosidade

Observando os seguintes valores certamente reconhecemos aqueles mais prximos da nossa personalidade. Podemos ver em nossas vidas que s vezes os valores podem entrar em conflito com nossas aes, palavras ou comportamento. Quando as nossas aes no esto em sintonia com nossos valores, sentimos um sentimento desconfortvel, uma sensao desagradvel como se estivssemos sendo avisados de que estamos fazendo algo errado. Antes de finalizar este texto, gostaria de perguntar a voc que est lendo quais so os trs valores mais importantes para voc? E seus pensamentos, seus desejos, suas aes, palavras e comportamentos so coerentes com esses valores? tica e Moral: No contexto filosfico, tica e moral possuem diferentes significados. A tica est associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral so os costumes, regras, tabus e convenes estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimolgica distinta. A palavra tica vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. J a palavra moral tem origem no termo latino morales que significa relativo aos costumes. tica um conjunto de conhecimentos extrados da investigao do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientfica e terica. uma reflexo sobre a moral.

Moral o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidado. Essas regras orientam cada indivduo, norteando as suas aes e os seus julgamentos sobre o que moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prtico, a finalidade da tica e da moral muito semelhante. So ambas responsveis por construir as bases que vo guiar a conduta do homem, determinando o seu carter, altrusmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A confuso que acontece entre as palavras Moral e tica existem h muitos sculos. A prpria etimologia destes termos gera confuso, sendo que tica vem do grego ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores, significando costumes. Esta confuso pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas so adquiridas pela educao, pela tradio e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a cincia dos costumes, sendo algo anterior a prpria sociedade. A Moral tem carter obrigatrio. J a palavra tica, Motta (1984) defini como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, tica a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a conscincia Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto , surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A tica teria surgido com Scrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir no s por tradio, educao ou hbito, mas principalmente por convico e inteligncia. Vsquez (1998) aponta que a tica terica e reflexiva, enquanto a Moral eminentemente prtica. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ao humana, o conhecer e o agir so indissociveis. Em nome da amizade, deve-se guardar silncio diante do ato de um traidor? Em situaes como esta, os indivduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas so aceitas como obrigatrias, e desta forma, as pessoas

compreendem que tm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porm o comportamento o resultado de normas j estabelecidas, no sendo, ento, uma deciso natural, pois todo comportamento sofrer um julgamento. E a diferena prtica entre Moral e tica que esta o juiz das morais, assim tica uma espcie de legislao do comportamento Moral das pessoas. Mas a funo fundamental a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade. A Moral, afinal, no somente um ato individual, pois as pessoas so, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral tambm um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participao da pessoa, so aceitas, voluntariamente. Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal. Enfim, tica e Moral so os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbtrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, tica e a Moral se formam numa mesma realidade.

PAUTA 1: VALORES HUMANOS

Objetivo

Mostrar como a prtica de alguns valores humanos podem ajudar muito na qualidade de vida das pessoas, na medida em que promovem relaes saudveis entre todos. Procurar identificar e cultivar valores humanos que ajudam a diminuir muitas das causas que afligem a humanidade, devido negao destes valores como suporte e inspirao para o desenvolvimento integral do potencial individual e social.

Alguns exemplos de valores humanos positivos so: responsabilidade, justia, noviolncia, tica, respeito, honestidade, solidariedade etc. Estes valores humanos foram

listados por brasileiros pesquisados em 2009 pela ONU (Organizao das Naes Unidas), quando perguntados sobre o que achavam necessrio para melhorar a vida deles! A partir dessa pesquisa, a ONU no s criou mais um ndice para avaliar a qualidade de vida nos pases de todo mundo, o IVH (ndice de Valores Humanos), como tambm orienta polticas pblicas mundiais pra promover a melhoria na qualidade de vida. E estas aes devem ser de todos, a comear no interior das famlias, escolas, bairros, at atingir iniciativas dos governos. Por isso, trazemos esta pauta para o Minha Terra. Definio dos aparatos tcnicos Bloco de anotao, cmera udio, mquina fotogrfica etc. Abordagens de pesquisa Pesquisas sobre valores humanos:

de

vdeo

ou

de

celular,

gravador

de

Quais so os valores humanos mais importantes para o bem estar de todos, na opinio dos jovens, dos educadores e de outras pessoas da comunidade? Quais so os valores humanos mais importantes na opinio das famlias dos alunos? Quais so os valores humanos mais praticados e os menos praticados entre os alunos, e quais valores humanos podem observar nas demais pessoas do seu convvio? Como os valores humanos positivos e negativos so estimulados pela sociedade? Que tipo de pessoa ou instituio promove quais tipos de valores humanos? Quais so as consequncias para as pessoas quando se praticam valores humanos positivos, e quais so as consequncias quando se praticam valores humanos negativos? Pesquise na Internet sobre o termo valores humanos e sobre alguns dos valores humanos listados pela pesquisa acima indicada, para se definir o que so e como podem ser praticados, ou no (dependendo se so positivos ou negativos). Pesquise sobre as aes de instituies pblicas ou da sociedade civil que promovem os valores humanos positivos, atravs da Internet, ou identificando as que existem em seu bairro ou em sua cidade. Por exemplo, campanhas em prol dos necessitados, aes para a educao em valores humanos etc.

Exerccios de observao

Vamos conhecer melhor os valores humanos:

Cada integrante da equipe de reportagem pode entrevistar pessoas de sua famlia ou de sua amizade para saber quais valores humanos elas acham importante praticar, quais so fceis de praticar e quais so difceis de praticar; Depois, os integrantes da equipe podem observar pessoas de seu convvio (em casa, na escola, no bairro) para identificar quais valores humanos positivos so mais praticados e os que no so praticados, mas que poderiam ser; Fazer, em seguida, uma pesquisa sobre campanhas na escola, no bairro, na cidade, na Internet, no Estado, no Pas, que promovam a prtica entre as pessoas dos valores humanos positivos, para conhecer sobre o que tratam e como promovem sua prtica. Um bom exemplo a campanha Trnsito mais gentil, ou a histria de um andarilho que no Rio de Janeiro ficou conhecido como Profeta Gentileza e at foi inspirao para a msica Gentileza, de Marisa Monte. Entreviste 4 ou 5 habitantes mais velhos. Perguntar sobre o que acham das relaes humanas de hoje e de antigamente em relao aos valores humanos e, se indicarem diferenas, pergunte por quais motivos acham que ocorreram as mudanas.

Pense em projetos para promover valores humanos positivos

A equipe de reportagem pode escolher um ou mais valores humanos positivos que considerarem importante para criar uma campanha a ser desenvolvida junto classe, na comunidade escolar, no bairro, na cidade. Se a equipe de reportagem encontrar alguma instituio ou grupo da sociedade civil organizada que esteja promovendo uma campanha embasada na promoo de valores humanos positivos, como solidariedade, respeito, no-violncia, por exemplo, o projeto da equipe poder somar esforos campanha ajudando a promov-la em novos ambientes, como o da escola, o de suas famlias, ou mesmo ajudar a ampliar a campanha para o bairro ou para a cidade. Tambm possvel que a equipe de reportagem escolha abordar consequncias sociais decorrentes da falta de valores humanos positivos, como a violncia na sociedade. A abordagem pode ser pensar num projeto que encontre sugestes de caminhos e aes para diminuir ou acabar com algum tipo de violncia escolhido. Verifique se as aes fizeram algum efeito, e se possvel melhorar os resultados com outras novas aes.

Publicao

Publique na comunidade a sua reportagem na mdia escolhida (texto, foto, vdeo, udio etc.). No se esquea de colocar o crdito, ou seja, nomes dos reprteres, do chefe de reportagem, e da agncia de notcias (sua escola e cidade). As reportagens podem registrar as trs fases do projeto:

Reportagem de Campo: reportagens que tragam um registro do levantamento feito pela equipe a respeito dos valores humanos na cidade, no bairro, nas empresas e fbricas da regio, nas casas dos integrantes da equipe, ou de vizinhos e entrevistados, e na escola; Projeto da Equipe e Equipe em Ao: reportagens que apresentem ideias para a promoo de valores humanos positivos nas casas dos integrantes da equipe, de entrevistados, nas instituies; que retratem aes de campanhas j existentes na sua regio; que registrem as apresentaes de projetos elaborados pela equipe s famlias, empresas, fbricas ou instituies; que registrem as aes diretas da equipe no desenvolvimento de projetos de promoo dos valores humanos positivos (projeto proposto pela equipe ou que j esteja em andamento em algum lugar). Visite publicaes online de outras escolas sobre a mesma pauta e deixe seus comentrios.

S-ar putea să vă placă și