Sunteți pe pagina 1din 4

1

Vista da cidade do Rio de Janeiro

I INTRODUO: Ao andar pelas ruas de uma cidade grande, vemos principalmente edifcios, avenidas, viadutos, automveis, cartazes publicitrios, muitas pessoas. Ouvimos os rudos do trnsito, sentimos a poluio do ar. Quando nos afastamos das grandes cidades, vemos outras coisas: matas, plantaes, pastos, animais de criao, grandes fazendas, chcaras e stios. Tudo o que vemos em um lugar forma uma paisagem. II O SER HUMANO MODIFICA A PAISAGEM: Pense no percurso que voc faz diariamente para chegar a escola. Nela voc observa vrios aspectos da paisagem: morros, matas, animais de criao, casas, riachos...etc. Ser que essa paisagem foi sempre assim? Paisagem: uma fotografia do espao. A paisagem pode ser: Natural ( morro, riacho, mata...) e Cultural (casa, estradas, plantaes...).
Vista da ilha de Fernando de Noronha

A Paisagem varia de um lugar para outro, pois cada paisagem formada por elementos diferentes. Os elementos da paisagem podem ser reunidos em dois grupos: os elementos naturais ou fsicos: so os elementos da natureza. Ex: rios, lagos, morros, serras, plancies, matas, campos, etc. os elementos humanos ou culturais: so os elementos criados pelo ser humano. Ex: casas, estradas, plantaes, etc.

2 Paisagem Natural: o conjunto de elementos naturais da paisagem. Paisagem Cultural: o conjunto dos elementos humanos da paisagem. A Paisagem cada vez mais modificada pelo trabalho humano, ou seja, pelo trabalho da sociedade. De acordo com suas necessidades. Ex: Na zona rural, um terreno coberto de mato que transformado numa casa ou plantao. O homem se relacionou diretamente com a natureza. Paisagem geogrfica: o conjunto de elementos naturais, modificados com menor ou maior intensidade pelo ser humano, e de elementos culturais. A Natureza o conjunto dos elementos que nos rodeiam: a gua, o ar, o solo, a vegetao...que se relacionam entre si. Ex: a vegetao depende do solo, mas no sobrevive sem gua e a luz do Sol. Ex2: os rios precisam de chuva para manter a sua correnteza. Ex3: o ar fica mais mido com a evaporao dos rios e lagos. Cada um dos elementos da natureza depende dos demais. A natureza extremamente importante para a sociedade humana. A Natureza, sozinha, forma paisagens naturais variadas. Mas o ser humano, ao ocupar essas paisagens, modifica-as pela sua atividade. Ele derruba florestas e, em lugar delas, faz plantaes; escava o solo para extrair minerais; represa a gua dos rios para produzir energia eltrica; e assim por diante. A ao humana sobre a natureza tem sido to intensa que, atualmente, quase no existem paisagens naturais puras, ou seja, que no tenham sofrido interferncia humana. Em alguns lugares essa interferncia no to fcil de ser observada. o caso da influncia da poluio do ar sobre reas florestais, ou as conseqncias do desmatamento sobre o regime de chuvas de uma regio. Em outros lugares, porm, as interferncias j causaram transformaes mais profundas. Tudo o que nos cerca resultado do trabalho humano sobre a natureza. Ex: os materiais para construo de uma casa (madeira, prego, cimento, cal...). Ao produzir o necessrio para viver (moradias, plantaes, fbricas...), homens e mulheres produzem o seu prprio espao ou meio, o espao geogrfico. III O ESTUDO DA PAISAGEM - UM EXERCCIO DE OBSERVAO: Ao observar na sua localidade (zona rural) que a vegetao original foi retirada para dar lugar a moradias, plantaes, escolas...etc. Os vrios elementos de uma paisagem se interrelacionam, e podem atuar sobre o homem e vice-versa. O homem deve preservar o Meio Ambiente, sem deixar de usar os recusos disponveis na natureza.
Vista area de usina aucareira - Piracicaba (SP)

A Observao atenta de uma paisagem os permite imaginar alguns fatos sobre as pessoas que nela vivem e o modo como se relacionam umas com as outras e com o seu meio natural. Ex: a sociedade indgena.

3 IV A GEOGRAFIA ESTUDA O ESPAO HUMANO: espao geogrfico: o espao que a humanidade habita e transforma com as suas atividades ou o filme do ambiente de vida do ser humano. A Natureza e a Sociedade, so elementos fundamentais para a construo e transformao do espao geogrfico. O espao geogrfico mundial, pois ocupado por quase toda a sociedade. A paisagem diversificada no planeta. Essa diferena deve-se ao: tempo histrico, a tcnica e as desigualdades sociais.
Vista da avenida paulista - So Paulo

o tempo histrico: No Imprio Romano da Antiguidade, o espao geogrfico no era semelhante ao atual, pois havia muita vegetao, no tinha eletricidade, nem muita poluio, no tinha edifcios, nem automveis, nem avies...A paisagem era muito diferente da de hoje, assim como o vesturio das pessoas. O Mundo era isolado, sem que uns soubessem da existncia de outros.(Os Continentes: Amrica, Europa, Oceania, no se comunicavam entre si, eram mundos isolados). Na cidade de Caxias-Ma por exemplo, existe hoje: bairros, muitos veculos e motos, comrcios, etc. h 100 anos atrs, as ruas eram estreitas, poucas casas e povoados, o meio de transporte mais comum era o cavalo, havia matagais e at mesmo animais de caa aos arredores da cidade. O espao geogrfico daquela poca era diferente do de hoje. A tcnica: qualquer objeto ou instrumento que o homem utiliza para ampliar o seu domnio sobre a natureza. Ex: o machado. A tecnologia: uma tcnica avanada, resultante de aplicao de cincia moderna. Ex: o computador, o avio, o automvel. As desigualdades sociais: a cidade de Caxias no igual em todas as suas reas (bairros). Ex: o centro formado por: comrcios, grande movimento de pessoas e veculos. Nos bairros distantes mais tranqilo; mas existe bairros pobres (periferia) e bairros ricos (classe mdia alta). Caxias apresenta enormes desigualdades sociais ou seja grandes diferenas entre ricos e pobres. Essas desigualdades aparecem com clareza na organizao do espao geogrfico.

Tudo a Ver
Os descendentes dos primeiros habitantes do Brasil se autodenominam ndios s quando querem se diferenciar do homem branco. Eles so os Guarani, os Ticuna, os Patax, os Yanomami, para citar algumas das 210 naes indgenas brasileiras. Apesar da grande variedade de lnguas, tradies, manifestaes artsticas e modos de vida, h um elemento comum a todas elas: o respeito pela natureza. O texto que voc vai ler revela um pouco do que a terra e a natureza representam para as comunidades indgenas.

Terra e Conhecimento da Natureza

Os povos indgenas tem um profundo respeito pela terra. Eles a consideram uma grande me que os alimenta e d a vida, porque dela que retiram todas as coisas que precisam para a sua sobrevivncia fsica, cultural e espiritual. Para dar continuidade vida, as populaes indgenas aprenderam a se relacionar com a natureza de forma respeitosa. Para isso desenvolveram todo conhecimento da fauna e da flora. Infelizmente os interesses econmicos da sociedade brasileira esto ameaando a sobrevivncia das populaes indgenas. H grupos poderosos que querem a terra para explorar e depredar, arruinando o meio ambiente que os povos nativos souberam preservar por milhares de anos. Essas organizaes indgenas sabem que a terra sagrada e tudo o que for feito a ela hoje atingir todas as pessoas do planetas, mais cedo ou mais tarde.

EXERCCIOS
1) D o nome de dois elementos naturais ou fsicos do local que voc mora? pg. 01 2) D o nome de dois elementos humanos ou culturais do local que voc mora? pg. 01 3) O que paisagem? pg. 01 4) O que paisagem natural? pg. 02 5) O que paisagem cultural? pg. 02 6) O que paisagem geogrfica? pg. 02 7) Complete a frase abaixo: pg. 02 a) a paisagem cada vez mais modificada pelo __________________________ 8) O que espao geogrfico? pg. 03 9) Cite um exemplo da ao humana na modificao da paisagem natural? pg. 02 10) Como as comunidades indgenas se relacionam com a natureza? pg. 04

S-ar putea să vă placă și