Sunteți pe pagina 1din 8

LIPDEOS

Os lipdeos formam um grupo heterogneo de compostos relacionados, real ou potencialmente, com os cidos graxos. Tm em comum a propriedade de serem relativamente insolveis em gua e solveis nos solventes de lipdeos como o ter, o clorofrmio, o benzeno. Os lipdeos compreendem, portanto, as gorduras, os leos, as ceras e produtos relacionados. Um lipide uma substncia semelhante gordura que, na realidade, pode no estar relacionados aos cidos graxos, embora, ocasionalmente, os termos "lipdeo" e "lipide" sejam usados como sinnimos. Os lipdeos so fatores importantes da dieta, pelo seu elevado valor energtico e pelas vitaminas lipossolveis e cidos graxos essenciais encontrados na gordura dos alimentos naturais. No organismo a gordura serve como fonte eficiente de energia, armazenada no tecido adiposo. Serve como material isolante nos tecidos subcutneos e volta de certos rgos. O teor de gordura no tecido nervoso particularmente elevado. As combinaes de gordura e protena (lipoprotenas) so constituintes importantes das clulas, encontrando-se nas membranas celulares e nas mitocndrias e, servindo tambm como meio de transporte dos lipdeos no sangue. Classificao Os lipdeos classificam-se da seguinte forma: Lipdeos Simples: steres de cidos graxos com vrios lcoois. 1. Gorduras - steres de cidos com o glicerol. Uma gordura no estado lquido conhecida como leo 2. Ceras - steres de cidos graxos com lcoois de cadeia mais longa que a do glicerol. Lipdeos Compostos: steres de cidos graxos contendo outros grupos alm do cido graxo e do lcool. 1. Fosfolipdeos - lipdeos que, alm de cidos graxos e glicerol, contm resduos de cido fosfrico, bases nitrogenadas, e outros substituintes. Entre estes lipdeos incluem-se a fosfatidil colina, a fosfatidil etanolamina, o fosfotidil inositol, a fosfatidil serina, os plasmalgenos e as esfingomielinas. 2. Cerebrosdeos - Compostos de cidos graxos com carboidratos, contendo nitrognio mas no cido fosfrico. 3. Outros lipdeos compostos, como os sulfolipdeos e aminolipdeo

As lipoprotenas tambm podem ser includas nesta categoria. Lipdeos Derivados: Substncias que, por hidrlise, derivam dos grupos citados. Compreendem os cidos graxos (saturados ou no), glicerol, esterides, lcoois alm do glicerol e esteris, aldedos graxos e corpos cetnicos. Pelo fato de serem desprovidos de carga, os glicerdeos, colesterol e steres de colesterol so denominados lipdeos neutros. cidos Graxos Os cidos graxos so obtidos pela hidrlise das gorduras. Os cidos graxos existentes nas gorduras naturais, tm um nmero par de tomos de carbono (porque so sintetizados a partir de unidades de dois carbonos) e so derivados de cadeia retilnea. Esta pode estar saturada ou insaturada. Nomenclatura A nomenclatura sistemtica mais comumente usada baseia-se na nomenclatura dos hidrocarbonetos com o mesmo nmero de tomos de carbono, colocandose antes a palavra cido e substituindo-se o final por anico, nos cidos saturados (cido octanico) e; enico nos cidos insaturados (cido octadenico, cido olico). Para indicar o n. e a posio das duplas ligaes so usadas vrias convenes. Uma muito usada a indicao do n. de tomos de carbono, o n. e a posio das duplas ligaes, como se pode ver a seguir: Um exame mais atento da posio das duplas ligaes esto mais relacionado ao -CH3 (terminal) do que com o grupo carboxila. Isto porque o alongamento biossinttico da cadeia do cido graxo ocorre na extremidade carboxlica da molcula

cidos Graxos Saturados Os cidos graxos saturados podem ser encontrados como tendo por base o cido actico, primeiro membro da srie (frmula geral: CnH2n+1COOH). conhecida a ocorrncia de membros mais elevados dessa de membros mais elevados dessa srie, particularmente as ceras. Tambm foram isolados alguns cidos graxos de cadeia ramificada, tanto em fontes animais como em vegetais. cidos Graxos Insaturados Segundo o grau de insaturao, podem ainda ser subdivididos em:

cidos Mono-insaturados: Frmula geral: CnH2n1COOH. Ex.: cido olico, encontrado em quase todas as gorduras. cidos Poli-insaturados: 1. Duas duplas ligaes: Frmula geral: CnH2n-3COOH. Ex.: cido linolico (18:2;9,12). Ocorre nos leos de milho, caroo de algodo, soja, amendoim. 2. Trs duplas ligaes: Frmula geral: CnH2n-5COOH. Ex.: cido linolnico (18:3;9,12,15). Encontrado freqentemente com o cido linolico mas, particularmente, no leo de linhaa. 3. Quatro duplas ligaes: Frmula geral: CnH2n-7COOH. Ex.: cido araquidnico (20:4;5,8,11,14). Encontrado principalmente no leo de amendoim. Devido sua atividade farmacolgica e bioqumica sobre o msculo liso, os vasos sangneos e o tecido adiposo, de interesse um grupo de compostos (encontrados no lquido seminal e outros tecidos), conhecidos como prostaglandinas. No vivo, so sintetizados a partir do cido araquidnico. Ex.: Prostaglandina E2 (PGE2). Muitos outros cidos graxos tm sido encontrados em material biolgico. O leo de peixe, por exemplo, contm cidos graxos insaturados 22:5 e 22:6. Vrias outras estruturas, como grupos hidroxi (cido ricinolico) ou grupos cclicos, tem sidos encontrados na natureza. Um exemplo destas ltimas o cido chalmgrico. Isomerismo nos cidos Graxos Insaturados Variaes na posio das duplas ligaes nas cadeias dos cidos graxos insaturados produzem ismeros. O isomerismo geomtrico depende da orientao dos radicais volta do eixos de duplas ligaes. Alguns compostos diferem apenas na orientao de suas partes volta daquele eixo, fato digno de nata na qumica dos esterides. Isto pode ser ilustrado com os cidos olico e eladico, ou com os cidos dicarboxlicos como o fumrico e o malico. Fig. 1.

Aldedos Graxos Os cidos graxos podem ser reduzidos a aldedos graxos, compostos que so encontrados em forma combinada ou livre nas gorduras naturais. ESTERIDES Os esterides so encontrados, com freqncia, associados s gorduras. Todos os esterides tm um ncleo cclico semelhante, ao qual est ligado um anel ciclopentano. As posies do ncleo esteride so numeradas do seguinte modo:
Ncleo do ciclopentano-peridrofenantreno

importante compreender que o fato de considerar as frmulas estruturais dos esterides coco um anel hexagonal simples indica um anel de seis carbonos completamente saturado, a menos que seja indicado diferente. Todas as duplas ligaes so mostradas como tal. As cadeias metlicas laterais so mostradas como laos simples, ocorrendo tipicamente nas posies 10 e 13. Aspectos Estereo-qumicos Devido a sua complexidade e possibilidade de assimetria na molcula, os esterides possuem muitos estereo-ismeros potenciais. Cada um dos anis de seis carbonos do ncleo esteride capaz de existir sob forma tridimensional seja em "cadeira" ou em "canoa".
Forma em "cadeira" Forma em "canoa"

Colesterol O colesterol encontra-se largamente distribudo em todas as clulas. Existe nas gorduras animais, mas no nas vegetais. O colesterol designado de 3-hidroxi-5,6colesteno.
Colesterol Ergosterol

Ergosterol lcoois Os lcoois encontrados nas molculas dos lipdeos compreendem o glicerol, o colesterol e os lcoois superiores, encontrados geralmente nas ceras. A presena do glicerol indicada pela prova da acrolena. Fig. 2. Entre os lcoois insaturados encontrados nas gorduras, existem vrios pigmentos importantes, incluindo o fitol (lcool fitlico). O ergosterol ocorre no espigo do centeio e nas leveduras. importante como precursor da vitamina D. Coprosterol O coprosterol aparece nas fezes como resultado da reduo da dupla ligao do colesterol entre os carbonos 5 e 6 pelas bactrias intestinais.

Outros Esterides Importantes Compreendem os cidos biliares, os hormnios adrenocorticais e sexuais, as vitaminas D, os glicosdeos cardiotnicos, os sitosteris do reino vegetal e alguns alcalides. TRIGLICERDEOS Os triglicerdeos, ou chamadas gorduras neutras, so steres do lcool glicerol e de cidos graxos. Nas gorduras naturais, a proporo de molculas de triglicerdeos contendo o mesmo resduo de cido graxo muito pequena. Quase todos so glicerdeos mistos. Glicerdeos parciais consistindo de mono e diglicerdeos tambm so encontrados nos tecidos. Eles so de particular importncia na sntese e hidrlise de triglicerdeos. Ceras Se o cido graxo for esterificado com um lcool de peso molecular elevado, ao invs de glicerol, o composto resultante chamado de cera. FOSFOLIPDEOS Os Fosfolipdeos compreendem os seguintes grupos: cido Fosfatdico e Fosfatidil Gliceris O cido fosfatdico importante na sntese de triglicerdeos o fosfolipdeos, porm no encontrado na maior parte dos tecidos. A cardiolipina um fosfolipdeo encontrado nas mitocndrias, sendo formado a partir do fosfatidil glicerol. Fig. 3.
Fig. 3 - Difosfatidil glicerol (Cardiolipinas).

feijo, soja e do tecido cerebral. O inositol est presente como o estereo-ismero meso-inositol.
3-Fosfatidil inositol

Fosfatidil Serina Nos tecidos foi encontrado um fosfolipdeo semelhante a cefalina, mas que ao invs de etanolamina, contm serina. Alm disso, em fontes naturais foram isolados fosfolipdeos contendo treonina
3-Fosfatidil serina

Lisofosfolipdeo So fosfoglicdeos contendo um s radical acila. Ex.: lisolecitina.


LISOLECITINA

Plasmalgenos Estes compostos constituem at 10% dos fosfolipdeos do crebro e dos msculos. Estruturalmente os plasmalgenos possuem uma ligao ter no carbono C1 ao invs da ligao ster normal encontrada na maioria dos glicerdeos. Tipicamente, o radical alcola um lcool no saturado, e este grupo que d origem a uma prova aldedo positiva aps o tratamento com o reagente de Schiff (fucsina-cido sulfuroso).
Estrutura do Plasmalgeno (Fosfatidil etanolamina)

Em alguns casos os substituintes podem ser a colina, a serina, o inositol, ao invs da etanolamina. Esfingomielinas As esfingomielinas so encontradas em grande parte no crebro e no tecido nervoso. O glicerol no est presente. Ao se hidrolisarem, as esfingomielinas do origem a um cido graxo, cido fosfrico, colina e um aminolcool complexo, a esfingosina. Fig. 4.
Fig. 4 - Estrutura de uma esfingomielina

Fosfatidil Colina (Lecitinas) As lecitinas contm cidos graxos e glicerol, mas contm tambm cido fosfrico e colina. As lecitinas esto largamente distribudas nas clulas do organismo, tendo funes metablicas e estruturais. Fosfatidil Etanolamina(Cefalinas) As cefalinas diferem das lecitinas apenas pelo fato de etanolamina estar no lugar da colina. Tambm so conhecidas as cefalinas alfa e beta.
Exemplo de uma alfa cefalina (3-Fosfatidil etanolamina)

CEREBROSDEOS (GLICOLIPDEOS) Os cerebrosdeos contm galactose e esfingosina. Individualmente os cerebrosdeos so diferenciados pelo tipo de cido graxo na molcula. Os cerebrosdeos so encontrados em muitos tecidos alm do crebro. REAES QUMICAS CARACTERSTICAS E PROPRIEDADES DOS LIPDEOS Hidrlise A hidrlise de um lipdeo como um triglicerdeo pode ser feita de modo enzimtico por meio da ao das

Fosfatidil Inositol (Lipositis) O inositol como constituinte dos lipdeos foi descoberto nas bactrias cido-resistentes. Posteriormente foi encontrado nos fosfolipdeos do

lipases, dando cidos graxos e glicerol. As fosfolipases atacam as vrias ligaes ster dos fosfolipdeos. A Fig. 5 mostra os pontos de ao das fosfolipases.
Fig. 5 - Local de hidrlise pelas fosfolipases

Matria No Saponificvel A matria no saponificvel inclui substncias das gorduras que no podem ser saponificadas pelos lcalis mas que so solveis no ter ou no ter de petrleo. As cetonas, os hidrocarbonetos, os lcoois de alto peso molecular, e os esterides so exemplos de resduos no saponificveis das gorduras. Hidrogenao A hidrogenao das gorduras insaturadas em presena de um catalisador conhecida como "endurecimento". Comercialmente, vantajosa como mtodo de converter essas gorduras, em gorduras, ou margarinas, que substituem a banha. Rancificao A rancificao uma alterao qumica que reverte em odor e sabor desagradveis da gordura. Ao que se sabe o oxignio do ar ataca a ligao dupla para formar um lao perxido. O chumbo ou o cobre catalisam a rancificao; a excluso do oxignio ou a adio de um anti-oxidante retardam o processo. Oxidao Espontnea Os leos que contm cidos graxos altamente insaturados so oxidados espontaneamente pelo oxignio atmosfrico, em temperaturas ordinrias, formando um material duro, prova d'gua. Tais leos so adicionados com essa finalidade, a tintas e vernizes, sendo ento conhecidos como "leos secantes".

Saponificao A hidrlise de uma gordura por um lcali denominada saponificao. Os resultantes so o glicerol o sal alcalino dos cidos graxos, chamados sabes. A hidrlise cida de uma gordura produz cidos graxos livres e glicerol. Mtodos Analticos para a Caracterizao das Gorduras Entre estes, incluem-se a determinao do ponto de fuso, a temperatura de solidificao, o ndice de refrao, bem como as seguintes determinaes qumicas: ndice de saponificao: o n. de miligramas de KOH necessrios para saponificar 1g de gordura ou leo. ndice cido: Miligramas de KOH requeridos para neutralizar o cido graxo livra de 1g de gordura. ndice de Polenske: o n. de mililitros de KOH 0,1 normal necessrios para neutralizar os cidos graxos insolveis de 5g de gordura. ndice de Reichert-Meissl: o mesmo que o ndice de Polenske, exceto que, depois de saponificadas as 5g da amostra de gordura os cidos graxos solveis so medidos por titulao do destilado obtido pela destilao a vapor da mistura de saponificao. ndice de iodo: Em presena do monobrometo de iodo, ou de monocloreto de iodo, os lipdeos no saturados reagem com o iodo. O ndice do iodo a quantidade (em gramas) de iodo absorvido por 100g de gordura, e represente o grau de insaturao de uma gordura. ndice de acetila: o n. de miligramas de KOH necessrios para neutralizar o cido actico obtido pela saponificao de 1g de gordura, aps acetilao da mesma. uma medida do n. de grupo hidroxi-cidos da gordura. Os mtodos antigos de separao e identificao de cidos graxos foram superados em grande parte por processos cromatogrficos. Particularmente teis para a anlise dos cidos graxos so as tcnicas de cromatografia em fase gasosa e de cromatografia em camada fina. Antes destas tcnicas serem aplicadas a tecidos midos, os lipdeos eram extrados por um sistema de solventes baseado geralmente em uma mistura de clorofrmio-metanol.

GLICDEOS
So tambm denominados carboidratos, amidos ou acares, esto largamente distribudos nos tecidos animais e vegetais. Nas plantas so produzidos pela fotossntese. Nas clulas animais, os glicdeos constituem importante fonte de energia para as atividades vitais. Quimicamente, os glicdeos so definidos como derivados aldedicos ou cetnicos de lcoois polihdricos superiores, ou como composto que, ao serem hidrolisados, fornecem aqueles derivados. Classificao Os glicdeos so divididos em quatro grupos principais: 1. Monossacardeos, que no podem ser hidrolisados em compostos mais simples. Sua frmula geral CnH2nOn. Os acares podem ser divididos em trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses de acordo com o n. de tomos de carbono que possuem; e em aldoses e cetoses conforme apresentem grupos aldedo e cetona. Exemplos: 2. Dissacardeos, que, por hidrlise, fornecem duas molculas de monossacardeos iguais ou diferentes. Sua frmula geral Cn(H2O)n-1. Ex.: sacarose, lactose e maltose. 3. Oligossacardeos, que, por hidrlise, fornecem de duas a dez unidades de monossacardeos. 4. Polissacardeos, que, ao serem hidrolisados, fornecem mais de dez molculas de monossacardeos. A frmula geral (C6H10O5)x. Ex.: amidos e dextrinas (hexosanos, pentosanos, ou polissacardeos mistos) ASSIMETRIA Nas frmulas de glicose mostradas a seguir, notar-se- que as ligaes dos tomos de carbono 2 a 5 esto ocupadas por grupos diferentes. Por exemplo, os quatro grupos ligados ao carbono n. 2 so: , , ,e na D-glicose, . Um tomo de carbono ao qual esto ligados quatro tomos ou grupo de tomos diferentes, chamado assimtrico. Isomerismo A presena de tomos de carbono assimtricos, num composto, torna possvel a formao de ismeros desse composto. Tais compostos so denominados estereo-ismeros. O n. de possveis ismeros de qualquer composto dado depende do n. de tomos de carbono assimtrico existentes na molcula.

De acordo com a regra do n (onde n representa o n. de tomos de carbono assimtricos num composto), 2n representa o n. de possveis ismeros desse composto. Dois acares que diferem um do outro apenas na configurao volta de um nico tomo de carbono, so denominados epmeros. A galactose e a glicose so exemplos de epmeros em relao ao carbono 4. A designao de um ismero sob uma forma D, ou de sua imagem especular sob uma forma L, determinada por sua relao espacial com a substncia de origem da famlia dos carboidrato, a glicerose, acar com trs carbonos. A maioria dos monossacardeos encontrados no organismo de configurao D. SNTESE DE KILIANI As relaes estruturais dos monossacardeos podem ser facilmente percebidas pelas frmulas apresentadas na Fig. 8. Kiliani foi o primeiro a propor um mtodo para sntese desses acares, baseado na adio de HCN ao grupo carbonila dos aldedos ou das cetonas. A aplicao da sntese de Kiliani na produo de duas tetroses, a eritrose e a treose partir da glicerose mostrada na Fig. 6. Isomerismo ptico A presena de tomos de carbono assimtricos confere atividade ptica ao composto. Quando um feixe de luz polarizada atravessa uma soluo dotada de atividade ptica ele ser desviado, ou para a direita [dextrgiro (+)], ou para a esquerda [levgiro (-)]. Quando existem quantidades iguais de dextrgiros e levgiros, a mistura resultante nula, visto que as atividades de cada um se anulam. Essa mistura dita racmica, ou mistura DL. Os isomerismos geomtrico e ptico so propriedades independentes. Assim, um composto pode ser denominado L(+) ou D(-), indicando relao estrutural com a L ou D glicerose exibindo porm, capacidade rotatria oposta.
Fig. 6 - Sntese de Kiliani

MONOSSACARDEOS Os monossacardeos compreendem as trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. As trioses so formadas no decurso da degradao metablica das hexoses; as pentoses so constituintes importantes dos cidos nuclicos e de muitas coenzimas; e as hexoses; glicose, galactose e frutose, fisiologicamente so os monossacardeos mais importantes. As estruturas do aldo acares so apresentadas na Fig. 8. A Fig. 7 apresenta cinco ceto acares importantes no metabolismo.

HEXOSES As hexoses tm grande importncia fisiolgica. A D-glicose, D-frutose, D-galactose e D-manose, constituem exemplos. Cadeias Cclicas As frmulas das Figs. 6 e 7 ilustram as estruturas em cadeia reta das hexoses; isto, porm, no explica muitas reaes dos carboidratos. Para a terminologia dessas estruturais, tomou-se por base os compostos orgnicos mais simples dotados de estruturas semelhantes, o pirano e o furano.
Pirano Furano

Compostos Iodados Uma aldose, aquecida com cido ioddrico concentrado (HI), perde todo o oxignio e se converte num composto iodado. Visto que o resultante um composto de cadeia reta, prova-se a ausncia de quaisquer ramificaes na estrutura do acar.
Fig. 7 - Exemplos de Cetoses Fig. 8 - Reaes Estruturais da Aldoses (Srie D)

Acetilao A capacidade de formar steres do acar indica a presena de grupos alcolicos. O n. total de grupos acetila que podem, assim, entrar para a cadeia do acar, indica o n. dos grupos alcolicos. Outras Reaes Vrias reaes dependentes da presena de grupos aldedo ou cetona so particularmente importantes, portanto constituem a base da maioria dos testes analticos para os acares. Os testes mais conhecidos envolvem a reduo de hidrxidos metlicos juntamente com a oxidao do acar. A formao de ozanonas um meio til de preparo de derivados cristalinos dos acares. Estes compostos tm estruturas cristalinas, pontos de fuso e tempos de precipitao caractersticos, tendo valor na identificao dos acares. A reao envolve apenas o carbono da carbonila e o carbono seguinte. INTERCONVERSO. Em solues alcalinas fracas como, as de Ba(OH)2 ou de Ca(OH)2 a glicose, a frutose e a manose, so interconversveis. Presumivelmente, a interconverso desses acares no organismo ocorre por meio de reao semelhante. Estas modificaes so fceis de visualizar estruturalmente, atravs de uma forma enodiol comum aos trs acares: A oxidao das aldoses pode formar cidos como produtos finais. A oxidao de grupos aldedo forma cidos aldnicos. Porm, se o grupo aldedo permanecer intacto, e o grupo lcool primrio da extremidade oposta da molcula for oxidado, formar-seo cidos urnicos. REDUO. Os monossacardeos podem ser reduzidos a seus lcoois correspondentes, por meio de agentes redutores como o amlgama de sdio. Com os cidos minerais fortes as hidroxilas se deslocam para a extremidade aldedo da cadeia, e os hidrognios afastam-se da mesma. O aquecimento de cido glicnico produz lactonas, que so estruturas cclicas semelhantes as piranoses e furanoses. Com os lcalis, os monossacardeos reagem de vrios modos:

As estruturas em anel, mostradas a seguir, representam formaes semi-acetal. Em virtude da assimetria existente no carbono terminal, podem ocorrer duas formas de cada estrutura em anel, designadas de alfa e beta. As cetoses tambm podem apresentar formao cclica. GLICOSDEOS So compostos que apresentam um carboidrato e um resduo que no carboidrato na mesma molcula. Nestes compostos, o carboidrato est ligado por um lao acetal, no carbono 1, a uma aglicoma ou substncia diferente do carboidrato. Se o carboidrato for a glicose, o resultante ser um glicosdeo; se for uma galactose, ser um galactosdeo, etc. Um exemplo simples o metil-glicosdeo. A reao ocorre do seguinte modo: Os glicosdeos so encontrados em muitas drogas, especiarias, e nos constituintes dos tecidos animais. A aglicoma pode ser o lcool metlico, o glicerol, um esterol, um fenol, etc. Em todos os glicosdeos de importncia mdica a aglicoma representada por esteris. Mutarrotao Quando uma aldohexose dissolvida na gua, sua rotao ptica se modifica gradativamente at atingir uma rotao constante caracterstica. Esse fenmeno, a mutarrotao, parece ser devido a transformaes das formas alfa em beta, e vice-versa, provavelmente atravs da cadeia reta das formas aldo ou ceto. REAES QUMICAS IMPORTANTES DOS MONOSSACARDEOS Vrias reaes so importantes para determinar a estrutura de um monossacardeo. Entre elas, as seguintes:

No lcali diludo, o acar transformar-se- em estruturas cclicas alfa e beta, com o equilbrio entre as duas formas ismeras. Deixado em repouso, haver um rearranjo que produz uma mistura equilibrada de glicose, frutose e manose atravs da forma enodiol. Se a mistura for aquecia a 37oC, a acidez aumenta e forma-se uma srie de enis nos quais as ligaes duplas se deslocam do lao oxignio-carbono para posies entre vrios tomos de carbono.
Fig. 9 - Estrutura de dissacardeos representativos

Coloque em banho-maria fervente. (Interpretao, ver Fig. 10). Prova de Benedict: (sulfato de cobre, citrato de sdio, carbonato de sdio): A 5 ml do reativo, num tubo de ensaio, junte 8 gotas da soluo desconhecida. Coloque em banho-maria fervente durante cinco minutos. Um precipitado verde, amarelo ou vermelhoalaranjado, d uma estimativa das quantidades de acar redutor existentes. Prova de Bial pelo Orcinol-HCl: A 5 ml do reativo, junte 2 a 3 ml da soluo desconhecida e aquea at surgirem bolhas na superfcie. Uma soluo e um precipitado indicam a presena de pentose. Prova de Haynes: (sal de Rochelle ou trtaro de sdio e potssio, glicerol, sulfato de cobre): Feita como de Benedict. Prova de Pavy: (sal de Rochelle, hidrxido de amnio, sulfato de cobre): Como de Benedict.
Fig. 10 - Provas qualitativas para a identificao dos carboidratos

Em lcali concentrado, o acar se carameliza e forma vrios produtos de decomposio. Aparecem pigmentos amarelos e castanhos, sais podem ser produzidos, formam-se muitos laos duplos entre os tomos de carbono, e podem romper-se as ligaes entre carbonos. DESOXI-ACARES So os que contm menos tomos de oxignio que de carbono. So obtidos pela hidrlise de certas substncias que so importantes nos processos biolgicos. A desoxiribose (DNA), um exemplo:
2-Desoxi D-ribofuranose (forma alfa)

E vrias outras tcnicas. POLISSACARDEO

Entre os polissacardeos contam-se as seguintes substncias de importncia fisiolgica: Amido (C6H10O5)x, formado de uma cadeia alfaglicosdica. Tal composto, fornecendo pela hidrlise apenas glicose, denominado glicosano. a fonte alimentar mais importante de glicdeos, sendo encontrado nos cereais, batatas, legumes e outros vegetais. O amido natural insolvel em gua e, com a soluo de iodo d uma cor azul. Glicognio, o polissacardeo do organismo animal. uma estrutura ramificada com unidades de cadeia retilnea. No redutor e com o iodo d uma cor vermelha. Insulina, um amido encontrado nos tubrculos e razes de algumas plantas. hidrolisvel frutose e, por isso, um frutosano. A adio de iodo s solues de insulina no produz qualquer cor. Dextrinas, so substncia formadas pela degradao hidroltica do amido. As primeiras a serem formadas so as dextrinas que, pesquisadas no iodo, do uma colorao vermelha (eritrodextrinas). A medida que a hidrlise prossegue, no ocorre mais colorao por iodo, surgindo as acro dextrinas. Celulose, constituinte principal do esqueleto da planta. no d nenhuma cor com o iodo e insolvel nos solventes comuns. Quitina, um polissacardeo estrutural importante dos invertebrados. Do ponto de vista estrutural, ela consiste de unidades N-acetil-D-glicosamina ligadas por laos beta(1-4) glicosdicos.

AMINO-ACARES (HEXOSAMINAS) Os acares contendo um grupo amino so denominados amino-acares. So exemplos a D-glicosamina, e outras, todas encontrados na natureza. Vrios antibiticos contm amino-acares. Eles, ao que se acredita, esto relacionados com a atividade antibitica dessas substncias. DISSACARDEOS Os dissacardeos so acares que podem ser hidrolisados em dois monossacardeos. Estes dois esto ligados por um lao glicisdico (ver Fig. 9). Quimicamente so denominados de acordo com os monossacardeos que os compem. Os dissacardeos de importncia fisiolgica so a maltose, sacarose, lactose e a trealose TCNICAS DAS PROVAS PARA CARBOIDRATOS (ver Fig. 10) Prova de Antrona: A 2 ml de uma soluo de reativo de antrona, junte 0,2 da soluo desconhecida. Uma cor verde ou azul-esverdeada indica a presena de carboidratos. Prova de Bariyed (acetato de cobre e cido actico): A 5 ml do reativo, junte 1 ml da soluo desconhecida.

Os polissacardeos que se encontram associados estrutura dos tecidos animais so anlogos celulose dos tecidos vegetais. Estas substncias pertencem a um grupo de carboidratos, os mucopolissacardeos, que se caracterizam pelo teor de acares aminados e de cidos urnicos. Muitos polissacardeos ocorrem nos tecidos juntos protenas conjugadas, as mucoprotenas ou glicoprotenas. Exemplos so encontrados entre as globulinas alfa1 e alfa2 do plasma. Outros exemplos de mucopolissacardeos que produzem reaes imunolgicas especficas so encontradas entre as bactrias. Alguns hormnios hipofisrios, embora de natureza principalmente protica (gonadotrofinas e o hormnio tireotrpico), tambm contm carboidratos, indicando que podem ser muco ou glicoprotenas.

S-ar putea să vă placă și