Sunteți pe pagina 1din 14

Memorial do Convento

Resumos e anlise da obra

ndice:
Numerao dos captulos pgina 3 Captulos pgina 4

Numerao dos captulos para a 49 edio do Memorial do Convento de Jos Saramago da editora Caminho. (Capa amarela)

Numerao dos Captulos:


Captulo I pgina 11 Captulo II pgina 23 Captulo III pgina 35 Captulo IV pgina 45 Captulo V pgina 63 Captulo VI pgina 75 Captulo VII pgina 91 Captulo VIII pgina 99 Captulo IX pgina 117 Captulo X pgina 137 Captulo XI pgina 157 Captulo XII pgina 173 Captulo XIII pgina 191 Captulo XIV pgina 215 Captulo XV pgina 237 Captulo XVI pgina 255 Captulo XVII pgina 283 Captulo XVIII pgina 307 Captulo XIX pgina 325 Captulo XX pgina 363 Captulo XXI pgina 379 Captulo XXII pgina 409 Captulo XXIII pgina 441 Captulo XXIV pgina 465 Captulo XXV pgina 487

Resumo dos Captulos de Memorial do Convento:


Captulo I: D. Maria Ana Josefa austraca e tinha chegado h mais de dois anos a Portugal. Anncio da ida de D. Joo V ao quarto da rainha. Desejo de D. Maria Ana: satisfazer o desejo do rei de ter um herdeiro para o reino. Passatempo do rei: construo, em miniatura, da Baslica de S. Pedro de Roma. Premonio de um franciscano: o rei ter um filho se erguer um convento franciscano em Mafra. Promessa do rei: mandar construir um convento franciscano se a rainha lhe der um filho no prazo de um ano. Descrio da cama da rainha que veio da Holanda, mandada construir pelo rei quando a rainha veio da ustria, que, no rene muitas condies de higiene visto que est cheia que percevejos. Chegada do Rei ao quarto da rainha, decidido a ver cumprida a promessa feita a Frei Antnio de S. Jos.

Captulo II: Referncia a milagres franciscanos que auguram a promessa real: histria de Frei Miguel da Anunciao (o corpo que no corrompia e os milagres); Histria de Santo. Antnio (seus milagres e castigos); os precedentes franciscanos. Viso crtica do narrador face s promessas e milagres dos franciscanos: o mundo marcado por excesso de riqueza e extrema pobreza.

Captulo III: Reflexes sobre Lisboa: condies de vida; viso abjecta da cidade no Entrudo; Crtica de hbitos religiosos, a procisso da penitncia e a Quaresma. O estado de gravidez da rainha (da condio de mulher comum sua infinita religiosidade). O sonho da rainha com o cunhado (tpico da traio).

Captulo IV: Apresentao de Baltasar Mateus: Sete-Sis, 26 anos, natural de Mafra, maneta da mo esquerda, na sequncia da Batalha de Jerez de los Caballeros, em Espanha. Estadia em vora, onde pede esmola para pagar um gancho de ferro que lhe ir substituir a mo. Percurso at Lisboa, onde vive muitas dificuldades. Indeciso de Baltasar: regressar a Mafra ou dirigir-se ao Terreiro do Pao, em Lisboa e pedir dinheiro pela mutilao na guerra. Encontro de Baltasar Sete-Sis com um amigo, o antigo soldado: Joo Elvas. Referncias ao crime na cidade lisboeta e ao Limoeiro.

Captulo V: Fragilidade de D. Maria Ana, com a gravidez e com a morte do seu irmo D. Jos (imperador da ustria). D. Maria Ana no vai participar no auto-de-f pelas razes anteriormente ditas. Apresentao de Sebastiana Maria de Jesus, me de Blimunda (Sete Luas) condenada ao degredo por ter vises e revelaes. Espectculo do auto-de-f assistido por Blimunda, na companhia do padre Bartolomeu Loureno. Proximidade de Baltasar Sete-Sis, que trava conhecimento com Blimunda assim que esta lhe pergunta o nome. Paixo de Baltasar pelos olhos de Blimunda tenta descobrir de que cor so os olhos de Blimunda. Unio de Bartolomeu Loureno, Blimunda e Baltasar, aps o auto de f, tendo o exsoldado acompanhado o padre e Blimunda a casa desta, onde comeram uma sopa. Blimunda espera que Baltasar acabe de comer a sopa para comer da mesma colher que ele e assim o padre declara-os marido e mulher. Apresentao de Blimunda como vidente, que quando est em jejum v as pessoas por dentro. Consumao do amor de Baltasar e Blimunda que tem 19 anos e virgem, com esta a prometer que nunca o olhar por dentro.

Captulo VI: Viso crtica das leis comerciais. Narrativa de Joo Elvas, a Baltasar, sobre um suposto ataque dos franceses a Lisboa (que mais no era do que a chegada de uma frota com bacalhau). Conflito de Baltasar: saber a cor dos olhos de Blimunda. Deslocao do padre Bartolomeu Loureno ao Pao para interceder por Baltasar (a fim de este receber uma penso de guerra) e compromisso de falar com o Rei, caso tarde a resposta. Apresentao, por Joo Elvas, de Bartolomeu Loureno como o Voador (as diversas tentativas levadas a cabo pelo padre para voar, justificando-se, este, que a necessidade est na base das conquistas do homem; o conhecimento da me de Blimunda, dadas as vises que esta tinha de pessoas a voar). Questo de Baltasar ao padre: o facto de Blimunda comer po, de manh, antes de abrir os olhos. Apresentao da passarola a Baltasar, pelo padre Bartolomeu Loureno que estava em So Sebastio da Pedreira. Descrio da passarola, a partir do desenho que o padre mostra a Baltasar. Convite do Padre para que Baltasar o ajude na construo da passarola.

Captulo VII: Trabalho de Baltasar num aougue (talho) no Terreiro do Pao porque a falta de dinheiro um obstculo construo da passarola. Evoluo da gravidez da rainha, tendo o rei de se contentar com uma menina. Rendio das frotas portuguesas do Brasil aos franceses. Visita de Baltasar e Blimunda zona enfeitada para o baptismo da princesa, estando aquele mais cansado do que habitualmente, por carregar tanta carne para o evento. Morte do frade, o Frei Antnio de S. Jos que formulou a promessa real; fidelidade de D. Joo V promessa. Narrao do baptismo da infanta Maria Xavier Francisca Leonor Brbara.

Captulo VIII: Relao amorosa de Baltasar e Blimunda. Baltasar esconde o po que Blimunda tem ao p de si para comer de manh para ver se ela lhe conta porque que no abre os olhos antes de comer. Procura de Baltasar a propsito do misterioso acordar de Blimunda: esta conta-lhe que, em jejum, consegue ver o interior das pessoas; da comer o po ao acordar para no ver o interior de Baltasar. Indicao de Blimunda, a Baltasar, acerca do seu dom: v o interior dos outros e v a nova gravidez da rainha. Falha na obteno da tena pedida ao Pao para Baltasar e despedimento do local onde este trabalhava (aougue). Nascimento do segundo filho do rei, o infante D. Pedro. Deslocao de El-rei a Mafra, para escolher a localizao do convento (um alto a que chamam Vela).

Captulo IX: Auxlio de Baltasar ao padre Loureno na construo da passarola, tendo-lhe este dado a chave da quinta do duque de Aveiro, onde se encontra a mquina de voar. Visita de Baltasar quinta, acompanhado de Blimunda. Inspeco de Blimunda, em jejum, mquina em construo para descobrir as suas fragilidades. Padre Bartolomeu Loureno vai pregar a Salvaterra de Magos (sermo). Atribuio, pelo Padre Bartolomeu Loureno, dos apelidos de Sete-Sis e Sete-Luas, respectivamente, a Baltasar e a Blimunda (ele v s claras e ela v s escuras). Deslocao do Padre Holanda, para aprender com os alquimistas a fazer descer o ter das nuvens (necessrio para fazer voar a passarola). Realizao de novo auto-de-f, mas Baltasar e Blimunda permanecem em So Sebastio da Pedreira. Partida de Baltasar e Blimunda para Mafra e do padre para a Holanda, ficando aqueles responsveis pela passarola. Ida tourada, antes de Baltasar e Blimunda partirem de Lisboa.

Captulo X: Visita de Baltasar famlia, com apresentao de Blimunda e explicao da perda da mo. Pais de Baltasar ficam a saber que perdeu a mo na guerra. Vivncia conjunta e harmoniosa na famlia de Baltasar. Baltasar e Blimunda desvendam que querem morar em Mafra. Venda das terras do pai de Baltasar na Vela, por causa da construo do convento. Pai de Baltasar, Joo Francisco, acha que Blimunda judia e do-lhe toucinho para comer e quando ela come o toucinho o pai de Baltasar fica mais descansado porque percebe que ela no judia. Trabalho procurado por Baltasar e por Blimunda. Dvida que Baltasar arranje trabalho por causa da falta da mo esquerda. Comparao entre a morte e o funeral do filho de dois anos da irm de Baltasar e a morte do infante D. Pedro. Nova gravidez da rainha, desta vez do futuro rei. Comparao dos encontros de Baltasar com Blimunda e do rei com a rainha. A frequncia dos desmaios do rei e a preocupao da rainha. O desejo de D. Francisco, irmo do rei, de casar com a rainha D. Maria Ana, morte do rei, mas esta esclarece que no pretende casar de novo.

Captulo XI: Regresso de Bartolomeu Loureno da Holanda, passados trs anos, e o abandono da abegoaria da Quinta de S. Sebastio da Pedreira. Constatao do padre de que Baltasar cuidara da passarola, conforme lhe havia pedido. Deslocao a Coimbra, passando por Mafra para saber de Baltasar e Blimunda. Reflexo sobre o papel que cada um tem na construo do futuro, no estando este apenas nas mos de Deus. Atribuio de bno a quem a pede, deparando o padre, no caminho para Mafra, com trabalhadores (comparados a formigas). Conversa do Padre com um proco, ficando a saber que Baltasar e Blimunda casaram e onde vivem. Visita do padre ao casal de amigos e conversa sobre a passarola. Bartolomeu Loureno na casa do padre Francisco Gonalves, a pernoitar. Encontro de Blimunda e Baltasar com padre Bartolomeu Loureno, de manh muito cedo, quando ela ainda est em jejum. Apresentao, a Baltasar e Blimunda, do resultado de aprendizagem do Padre na Holanda: o ter que far voar a passarola vive dentro das pessoas (no a alma dos mortos, mas a vontade dos vivos). Pedido de auxlio do Padre a Blimunda: ver a vontade dos homens (esta consegue ver a vontade do padre) e colh-la num frasco. Deslocao de Bartolomeu Loureno a Coimbra para aprofundar os seus estudos e se tornar doutor. Ida de Blimunda e Baltasar para Lisboa: ela, para recolher as vontades; ele, para construir a passarola.

Captulo XII: O filho mais velho de Ins Antnia e lvaro Diogo morreu h trs meses de bexigas. Tomada da hstia, em jejum, na missa: Blimunda descobre que o que est dentro desta o mesmo que est dentro do homem a vontade. Festividades da inaugurao da construo do convento e do lanamento da primeira pedra (trs dias), a ter lugar numa igrejatenda ricamente decorada e com a presena de D. Joo V. A primeira pedra/ pedra principal benzida. Baltasar e Blimunda na inaugurao do Convento de Mafra. Passada uma semana, partida do casal, Baltasar e Blimunda, para Lisboa. Baltasar e Blimunda dormem na estrada antes de chegar quinta onde estava o Padre Bartolomeu Loureno.

Captulo XIII: Verificao de Baltasar relativamente ao estado enferrujado da mquina, aos panos com mofo e o vime ressequido que se comea a desentranar, seguida dos arranjos necessrios e da construo de uma forja enquanto o padre no chega. Padre fica contente porque Baltasar fez o fole Chegada do padre, dizendo a Blimunda que sero necessrias, pelo menos, duas mil vontades para a passarola voar (tendo ela apenas recolhido cerca de trinta). Encomenda de duas mil vontades a Blimunda pelo Padre Bartolomeu Loureno. Conselho do Padre para que Blimunda recolha vontades na procisso do Corpo de Deus. Regresso do Padre a Coimbra para concluir os seus estudos. Trabalho de Baltasar e Blimunda na mquina, durante o Inverno e a Primavera, e chegada, por vezes, do padre com esferas de mbar amarelo (que guardava numa arca). Padre pede segredo absoluto sobre a construo da passarola. Perspectivas de a procisso do Corpo de Deus ser diferente do normal. Perda da capacidade visionria de Blimunda, com a chegada da lua nova. Sada da procisso (8 de Junho de 1719) s no dia seguinte, com a mudana da lua, Blimunda recupera o seu poder.

Captulo XIV: Regresso do Padre Bartolomeu Loureno de Coimbra, doutor em cnones. Novo estatuto do padre: fidalgo capelo do rei, vivendo nas varandas do Terreiro do Pao. Relao do padre com o rei: este apoia a aventura da passarola, exprimindo o desejo de voar nela. D. Joo V manda vir o maestro barroco Domenico Scarlatti para vir dar aulas de msica sua filha, a infanta D. Maria Brbara. Lio de msica, de cravo, da infanta D. Maria Brbara de 8 anos. Conversa do padre com Scarlatti, depois da lio. Audio, em toda a Lisboa, de Scarlatti a tocar cravo, em privado. Scarlatti e Padre Bartolomeu Loureno tornam-se muito amigos por partilharem ideias e sonhos. Scarlatti em So Sebastio da Pedreira, a convite de Bartolomeu Loureno (aps dez anos de Baltasar e Blimunda terem entrado na quinta). Apresentao a Scarlatti do casal Baltasar e Blimunda e da mquina de voar. Scarlatti compara Baltasar e Blimunda a Vulcano e Vnus, respectivamente. Convite a Scarlatti para visitar a quinta sempre que quiser. Ensaio do sermo de Bartolomeu Loureno para o Corpo de Deus com o tema: Et ego in illo (e eu nEle).

Captulo XV: Censura do sermo de Bartolomeu Loureno por um consultor do Santo Ofcio. Scarlatti pede para no pararem com a construo da passarola e toca cravo enquanto eles a constroem, na Quinta de So Sebastio da Pedreira. Vontade de Scarlatti voar na passarola e tocar no cu. Ida de Baltasar e Blimunda a Lisboa (dominada pela peste), procura de vontades. Blimunda recolhe as vontades em jejum durante um dia inteiro. Doena estranha de Blimunda, aps a recolha de duas mil vontades para dentro de um frasco. Blimunda ficou doente com uma magreza extrema. Apoio de Baltasar e recuperao de Blimunda aps audio da msica de Scarlatti Scarlatti ia tocar cravo todos os dias ao p de Blimunda e ela recuperou depressa. Encontro do casal com o padre Bartolomeu Loureno. Remorsos de Bartolomeu Loureno por ter colocado Blimunda em perigo de vida. Vontade de Bartolomeu Loureno informar o rei de que a mquina est pronta, no sem a experimentar primeiro. Padre Bartolomeu Loureno foi encontrado doente por Baltasar e Blimunda. Estava plido e com os olhos pisados.

Captulo XVI: Reflexo sobre o valor da justia. Morte de D. Miguel, irmo do rei, devido a naufrgio, por ter salvo o seu irmo, o infante D. Francisco. Necessidade de o Rei devolver a Quinta de S. Sebastio da Pedreira ao Duque de Aveiro, aps anos de discusso na Justia. A passarola est pronta para voar. Vontade do Padre experimentar a mquina para, depois, a apresentar ao rei. Receio do Padre face ao Santo Ofcio: o voo entendido como arte demonaca. Fuga do Padre, procurado pela Inquisio, na passarola. Destruio da abegoaria para a passarola poder voar. Voo da passarola com o Padre, Baltasar e Blimunda e descrio de Lisboa vista do cu. Avistam Lisboa, o Terreiro do Pao e algumas ruas a partir da passarola. Abandono do cravo num poo da quinta para Scarlatti no ser perseguido pelo Santo Ofcio. Perseguio de Bartolomeu Loureno pela Inquisio. Comea a escurecer e sem sol a passarola comea a perder a altitude porque o mbar usado na passarola precisa de sol. Diviso de tarefas na passarola e preocupao do Padre: se faltar o vento a passarola comea a cair e o mesmo acontecer quando o sol se puser. Viso de Mafra a partir do cu: a obra do convento, o mar. Cepticismo dos habitantes que vem a passarola nos cus. Descida e pouso da passarola numa espcie de serra, com a chegada da noite. Chegada a solo por Baltasar, Blimunda e pelo Padre Bartolomeu Loureno sem quaisquer ferimentos. Tentativa de destruio da passarola, por Bartolomeu Loureno, atravs do fogo, mas Baltasar e Blimunda impedem-no comea a enlouquecer. Fuga do padre e camuflagem da mquina com ramos das moitas, na serra do Barregudo. Chegada de Baltasar e Blimunda, dois dias depois, a Mafra, fingindo que vm de Lisboa. Quando chegam a Mafra est a haver uma procisso em Mafra em honra do Esprito Santo porque os habitantes acreditam que Ele que sobrevoou as obras da baslica.

Captulo XVII: Baltasar e Blimunda tinham vivido at agora do dinheiro do Padre Bartolomeu Loureno. Trabalho procurado por Baltasar e lvaro Diogo, o cunhado de Baltasar, com a hiptese de ele trabalhar nas obras do convento. Baltasar na Ilha da Madeira, local de alojamento para os trabalhadores do convento. Descrio da vida nas barracas de madeira (mais de 200 homens que no so de Mafra). Verificao do atraso das obras (feita por Baltasar) motivos: chuva e transporte dos materiais dificultam o avano. Notcias de um terramoto em Lisboa, o terramoto de 1724. Regresso de Baltasar ao Monte Junto, onde se encontra a passarola. Visita de Scarlatti ao convento e encontro com Blimunda, sendo esta informada de que Bartolomeu de Gusmo morreu louco em Toledo, em Espanha, no dia do terramoto.

Captulo XVIII: Enumerao dos bens do Imprio de D. Joo V. Enumerao dos bens comprados para a construo do convento. Realizao de uma missa numa capela situada entre o local do futuro convento e a Ilha da Madeira. Apresentao dos trabalhadores do convento e apresentao de Baltasar Mateus (j est com 40 anos).

Captulo XIX: Os trabalhos de transporte de pedra-me (Benedictione). Mudana de servio no trabalho de Baltasar: dos carros de mo junta de bois. Notcia da necessidade de ir a Pro Pinheiro buscar uma pedra enorme (Benedictione). Construo, em Pro Pinheiro, do carro que traria a pedra. Foram buscar a pedra 400 bois e mais de 20 carros. Trabalho dos homens em poca de calor e descrio da pedra. Ferimento de um homem (perda do p) no transporte da pedra. Transporte da pedra chamava-se Nau da ndia por ser semelhante a uma nau. Narrativa de Manuel Milho (histria de uma rainha e de um ermito). Segundo dia do transporte da pedra e retoma da narrativa de Manuel Milho. Chegada a Cheleiros e morte de Francisco Marques e de 2 bois, atropelado e atingidos pelo carro que transporta a pedra, os bois tiveram de ser abatidos. Velrio do corpo do trabalhador. Manuel Milho retoma a narrativa. Missa e sermo de domingo. Final da histria narrada por Manuel Milho. Chegada da pedra ao local da Baslica, aps oito dias de percurso.

10

Captulo XX: Regresso de Baltasar, na Primavera, ao Monte Junto, depois de seis ou sete tentativas para consertar a passarola que se ia degradando com o tempo. Companhia de Blimunda, passados trs anos da descida da passarola, nesse regresso para saber o percurso caso tivesse de l ir sozinha. A viagem foi feita de burro, consertaram a passarola at ao pr-do-sol e passaram a noite na passarola antes de partirem novamente. Confidncia de Baltasar ao pai: o destino da sua viagem e o voo na passarola. Renovao da passarola graas limpeza feita por Baltasar e Blimunda feita at ao pr-do-sol. Descida do casal a Mafra, localidade infestada por doenas venreas. Morte do pai de Baltasar, Joo Francisco.

Captulo XXI: Desejo de D. Joo V de construir uma igreja igual Baslica de S. Pedro de Roma. Auxlio desmotivado da Infanta D. Maria e do Infante D. Jos na construo da Baslica de S. Pedro, o brinquedo de D. Joo V apresentado no inicio do livro. Encomenda de D. Joo V ao arquitecto Joo Frederico Ludovice para construir uma baslica como a de S. Pedro na corte portuguesa. Ludovice convence o rei de que a obra muito longa e a vida muito curta, por isso, quando a obra estiver terminada o rei poderia no estar vivo para a inaugurar. Conversa de D. Joo V com o guarda-livros sobre as finanas portuguesas e preparativos para o aumento da construo do convento em Mafra. Carta do rei a Baltasar ou ao Jos Pequeno a dizer que ia pr mais trabalhadores na construo do convento de Mafra a carta nunca foi escrita, como refere Saramago uns captulos depois (Esta carta nunca foi escrita, mas os caminhos da comunicao das almas so muitos). Intimao de um maior nmero de trabalhadores para cumprimento da vontade real. O rei D. Joo V pensa na morte depois da carta a Baltasar. O rei e o medo da morte, que o possa impedir de ver a obra final, como lhe disse Ludovice. Vontade de D. Joo V em sagrar a baslica no dia do seu aniversrio, da a dois anos (22/10/1830). Chegada de um maior nmero de trabalhadores a Mafra, vindos de vrios pontos do pas.

11

Captulo XXII: Casamento da Infanta Maria Brbara com o prncipe D. Fernando de Castela e casamento do prncipe D. Jos com Mariana Vitria que j estavam planeados. Participao de Joo Elvas no cortejo real para encontro dos prncipes casadoiros. Partida do rei para Vendas Novas. Percurso do rei na direco de Montemor. Trabalho de Joo Elvas no arranjo das ruas, aps chuva torrencial, para que o carro da rainha e da princesa possa prosseguir para Montemor. Esforo dos homens para tirar o carro da rainha de um atoleiro. Joo Elvas recorda o companheiro Baltasar Mateus junto de Julio Mau-Tempo. Conversa destes e a suspeita de que Baltasar voou com Bartolomeu de Gusmo. Tempo chuvoso no percurso de Montemor a vora. Lembrana da princesa de que desconhece o convento, que nunca viu, que se est a erguer em favor do seu nascimento, depois de ver homens presos a serem enviados para trabalhar em Mafra. Encontro do rei com a rainha e os infantes em vora. Cortejo real dirigido para Elvas, oito dias aps a partida de Lisboa para troca das princesas peninsulares. Reis de Espanha em Badajoz. Chegada do rei, da rainha e dos infantes ao Caia, a 19 de Janeiro. Cerimnia da troca das princesas peninsulares. Infanta Maria Brbara casa com Fernando de Espanha. O noivo dois anos mais novo do que a noiva e nunca vai ser rei porque o sexto da linha sucessria. Domenico Scarlatti toca cravo no casamento da Infanta Maria Brbara.

Captulo XXIII: Cortejo de esttuas de santos em Fanhes. Paragem do cortejo em Fanhes porque os moradores queriam saber os nomes dos santos que ali iam. Deslocao do frei Manuel da Cruz e dos seus novios para Mafra nas vsperas de sagrao do convento. Chegada dos novios novos freis. Regresso de Baltasar a casa depois do trabalho. Ida de Baltasar e Blimunda ao local onde se encontram as esttuas e vem a lua nascer enorme e vermelha. Baltasar anuncia a Blimunda que vai ver a passarola. Apreenso de Blimunda ao saber que passados seis meses Baltasar vai ver a passarola. O casal no crculo das esttuas e reflexo sobre a vida e a morte. Blimunda prepara um farnel com sardinhas e entrega-o a Baltasar. Despedida amorosa de Baltasar e Blimunda na barraca do quintal. Chegada de Baltasar Serra do Barregudo. Entrada de Baltasar na passarola, seguida da queda deste e do voo da mquina.

12

Captulo XXIV: Espera de Blimunda por Baltasar Busca de Baltasar. Entrada do rei em Mafra. Grito de Blimunda ao chegar ao Monte Junto, depois de descobrir que a passarola no se encontrava no local habitual e chora porque no sabe se Baltasar est vivo ou morto. Encontro de Blimunda com um frade dominicano que a convida a recolher-se numas runas junto ao convento. O frade tenta violar Blimunda e mata-o com o espigo, de Baltasar, que ela lhe enterra entre as costelas. Blimunda faz o caminho de regresso a casa a pensar que se deviam ter desencontrado mas chega a casa e ele continua sem l estar. A ansiedade de Blimunda depois de duas noites sem dormir. Ins Antnia e lvaro Diogo chegam a casa e encontram Blimunda a dormir. Quando Blimunda acorda, tendo-se esquecido de comer, v-os por dentro. Final das festividades do dia, em Mafra. Informao de lvaro Diogo sobre quem est para chegar a Mafra. Dia do aniversrio do rei, que faz 41 anos, e da sagrao da baslica. Cortejo assistido por Ins Antnia e lvaro Diogo, acompanhados por Blimunda. Bno do patriarca na Benedictione. Final do primeiro dos oito dias de sagrao e sada de Blimunda para procurar Baltasar.

Captulo XV: Procura de Baltasar por Blimunda ao longo de nove anos em todos os lugares. Comeavam a achar que Blimunda era doida. Mudana de alcunha de Blimunda para a voadora. Ouvia as queixas das mulheres para elas depois devotarem aos maridos um amor to grande como o de Blimunda e de Baltasar. Os homens ficavam inexplicavelmente tristes quando Blimunda desaparecia. Identificao de Blimunda com a terra onde ela permaneceu por largo tempo a ajudar os que dela se socorriam: Olhos de gua. Passagem de Blimunda por Mafra e tomada de conhecimento da morte de lvaro Diogo. Stima passagem desta por Lisboa. Blimunda encontra Baltasar no Rossio, onde havia um auto-de-f. Havia onze condenados fogueira. Baltasar um dos condenados fogueira, junto com Antnio Jos da Silva, um judeu comedigrafo. Recolha da vontade de Baltasar por Blimunda porque ele lhe pertencia.

13

Personagens:

14

S-ar putea să vă placă și