Sunteți pe pagina 1din 10

DO PROcessO em GeRaL

` TTuLO I DIsPOsIes PReLImInaRes art. 1 O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo, ressalvados: I os tratados, as convenes e regras de direito internacional; II as prerrogativas constitucionais do Presidente da Repblica, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da Repblica, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituio, arts. 86, 89, 2, e 100); III os processos da competncia da Justia Militar; IV os processos da competncia do tribunal especial (Constituio, art. 122, no 17); V os processos por crimes de imprensa. Pargrafo nico. Aplicar-se-, entretanto, este Cdigo aos processos referidos nos ns. IV e V, quando as leis especiais que os regulam no dispuserem de modo diverso.

LIVRO I

1. BReVes cOmenTRIOs O CPP consagra a adoo do princpio da territorialidade (locus regit actum). Com isto, teremos a aplicao da lei processual penal brasileira aos crimes praticados em territrio nacional, ressalvadas, apenas, as excees expressamente previstas em lei. No se admite a aplicao, no Brasil, de direito processual estrangeiro. Saliente-se, todavia, que o Brasil aderiu jurisdio do Tribunal Penal Internacional (art. 5, 4, CF), podendo, portanto, entregar o autor de crime praticado em solo nacional, sendo espcie de jurisdio complementar brasileira. A primeira exceo prevista pelo artigo para aplicao da lei processual penal corresponde s normas de Direito Internacional. Nesta senda, devemos salientar que os agentes diplomticos no esto sujeitos lei (processual) penal brasileira. Os agentes consulares, por sua vez, de acordo com antiga e sedimentada jurisprudncia do STF, estaro imunes legislao nacional, apenas quando praticarem infraes penais no exerccio de suas funes (RHC 50.155/SP, Rel. Min. Barros Monteiro). Ainda no que tange aos tratados internacionais, cumpre destacar que estes possuem status de norma constitucional, quando versam sobre direitos humanos e se submetem ao processo legislativo das Emendas Constitucionais (art. 5, 3, CF). J os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que no tenham se submetido ao processo legislativo das Emendas Constitucionais sero recepcionados com status de norma supralegal1, vale dizer, superior lei ordinria e inferior Constituio Federal.

1.

ARAJO, Fbio Roque. A priso civil do depositrio judicial: (in) constitucionalidade. Revista Dialtica de Direito Processual, v. 70, p. 31-36, 2009.

art. 2

TTuLO I DIsPOsIes PReLImInaRes .

o entendimento do STF, que, recentemente, decidiu que o status normativo supralegal dos tratados internacionais de direitos humanos subscritos pelo Brasil torna inaplicvel a legislao infraconstitucional com ele conflitante, seja ela anterior ou posterior ao ato de adeso (RE 349.703/RS, Rel. Min. Carlos Britto). Tambm no se sujeitam lei processual penal a chamada jurisdio poltica, consistente no julgamento pelos crimes de responsabilidade de algumas autoridades. Nestes casos, o julgamento ocorre perante o Legislativo. o que ocorre nos julgamentos, perante o Senado Federal, do presidente e vice-presidente da Repblica, por crime de responsabilidade, bem como de ministros de Estado e comandantes das Foras Armadas, nos crimes de mesma natureza e conexos com aqueles (art. 52, I, CF). De igual sorte, o julgamento dos crimes de responsabilidade praticados por ministro do STF, membro do Conselho Nacional de Justia e Conselho Nacional Ministrio Pblico, o procurador-geral da Repblica e o advogado geral da Unio (art. 52, II, CF). Aos processos de competncia da Justia Militar no se aplicam as regras do CPP, cabendo a observncia das regras insculpidas no Cdigo de Processo Penal Militar. A ressalva prevista no inciso IV do artigo j no possui aplicao, na medida em que o Tribunal Especial a que se refere estava previsto na Constituio de 1937 (Tribunal de Segurana Nacional) e j foi extinto. De igual sorte, j no se aplica a ressalva relativa aos crimes de imprensa (inciso V), porquanto o STF considerou a Lei de Imprensa (Lei n 5.250/67) no recepcionada pela CF/88 (ADPF 130/DF, Rel. Min. Carlos Britto). Devemos salientar que o CPP ser aplicado subsidiariamente aos procedimentos especiais previsto em lei especial (ex.: Lei de drogas). 2. QuesTes De cOncuRsO
01. (Juiz TJ/Ba/cesPe/2012 adaptada) Aplica-se s normas processuais penais o princpio da extraterritorialidade, visto que so consideradas extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves pblicas a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. 02. (Tcnico TJ/RJ/Fcc/2012 adaptada) A lei processual penal tem aplicao apenas no Estado em que editada. 03. (Promotor de Justia mP/Pe/2008) Nos termos do Cdigo de Processo Penal, a lei processual penal brasileira aplicar-se- (A) nos crimes de responsabilidade praticados pelo Presidente da Repblica. (B) a todos brasileiros residentes do exterior, independentemente de tratado ou conveno. (C) aos diplomatas estrangeiros em servio no Brasil, em qualquer hiptese. (D) a todas leis processuais extravagantes, sempre. (E) a todas as aes penais e correlatas que tiverem curso no territrio nacional.
GaB 01 F 02 F 03

art. 2 A lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo da validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. 10

LIVRO I DO PROcessO em GeRaL

art. 2

1. BReVes cOmenTRIOs Consagra-se a adoo, entre ns, do princpio da aplicao imediata2 (ou princpio do efeito imediato) da lei processual. Portanto, no processo penal, vigora a regra do tempus regit actum, de onde podemos extrair duas consequncias: a) a lei processual penal aplica-se imediatamente; B) os atos processuais j realizados so considerados vlidos. Assim, se, por exemplo, a lei processual estabelece novas regras para a citao do acusado, as citaes j efetuadas so vlidas e a nova regra dever ser aplicada s citaes ulteriormente realizadas. Percebemos que no Direito Processual Penal, no vigora o princpio da irretroatividade ou princpio da retroatividade benfica (art. 5, XXXIX e XL, CF e art. 2, CP), como ocorre no Direito Penal. Assim, benfica ou malfica, a lei processual ser aplicada de pronto. Em sentido diverso, minoritrio na doutrina, Aury Lopes Jr. sustenta que norma processual penal aplica-se a regra da retroatividade benfica, segundo a mesma rotina da lei material3. Questo palpitante diz respeito soluo para aplicao da lei mista (ou hbrida), entendida como aquela que comporta aspectos de direito material e direito processual. Nesta situao, na esteira do entendimento pacfico no STF, deve prevalecer o aspecto material, valendo a regra da retroatividade benfica para o ru (HC 83.864/DF, Rel. Min. Seplveda Pertence). dizer, cabe ao intrprete centrar-se na anlise do aspecto material, e duas solues se apresentam: 1) Se for benfico, retroagir, e a parte processual da lei ter aplicao a partir da sua vigncia, j que os atos processuais eventualmente j praticados reputam-se vlidos; 2) Sendo malfico, no h retroao, e a parte processual da lei s aplicada aos crimes ocorridos aps a sua entrada em vigor, ou seja, nenhum aspecto da norma aplicado aos delitos que lhe so anteriores. 2. InFORmaTIVOs De JuRIsPRuDncIa
sTF/602 Lei 11.719/08: interrogatrio e tempus regit actum O interrogatrio do paciente ocorreu em data anterior publicao da Lei 11.719/2008, o que, pela aplicao do princpio do tempus regit actum, exclui a obrigatoriedade de renovao do ato validamente praticado sob a vigncia de lei anterior. HC 104555, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 28.9.10. 1 T. sTF/589 aplicao da lei no tempo. Porte ilegal de arma. Denncia e sentena.
2. 3. ESPNOLA FILHO, Eduardo. Cdigo de processo penal brasileiro anotado. v.I. Campinas: Bookseller, 2000, p. 203. LOPES Jr., Aury. Direito processual penal e sua conformidade constitucional. v. I. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 214. No mesmo sentido, QUEIROZ, Paulo de Souza; VIEIRA, Antnio. Retroatividade da lei processual penal e garantismo. Boletim do IBCCrim, n 143, out de 2004.

11

art. 2

TTuLO I DIsPOsIes PReLImInaRes .

aplicao da lei no tempo. norma instrumental. envolvida na espcie norma instrumental, como o caso da revelada no art. 384 do cPP, tem-se a validade dos atos praticados sob a vigncia da lei anterior art. 2 do cPP.//Denncia e sentena. Porte ilegal de arma. Descabe cogitar de descompasso entre denncia e sentena quando a primeira, baseada no art. 16, pargrafo nico, inc. IV, da Lei 10.826/03, muito embora consignando a posse ilegal de arma, retrata a apreenso em via pblica, havendo ocorrido a priso em flagrante, lastreando-se o ttulo condenatrio na posse ilegal. HC 96.296-RS, rel. Min. Marco Aurlio. sTJ/509 Direito penal e processual penal. natureza da ao penal. norma processual penal material. a norma que altera a natureza da ao penal no retroage, salvo para beneficiar o ru. A norma que dispe sobre a classificao da ao penal influencia decisivamente o jus puniendi, pois interfere nas causas de extino da punibilidade, como a decadncia e a renncia ao direito de queixa, portanto tem efeito material. Assim, a lei que possui normas de natureza hbrida (penal e processual) no tem pronta aplicabilidade nos moldes do art. 2 do CPP, vigorando a irretroatividade da lei, salvo para beneficiar o ru, conforme dispem os arts. 5, XL, da CF e 2, pargrafo nico, do CP. Precedente citado: HC 37.544-RJ, DJ 5/11/2007. HC 182.714-RJ, Rel. min. maria Thereza de assis moura, julgado em 19/11/2012. (Info 509) sTJ/493 Protesto por novo jri. norma processual penal. Tempus Regit actum. a Turma firmou o entendimento de que a excluso do ordenamento jurdico do protesto por novo jri, nos termos da redao conferida pela Lei n. 11.689/2008, tem aplicao imediata aos processos pendentes em consonncia com o princpio tempus regit actum, previsto no art. 2 do cPP. Segundo se afirmou, o interesse recursal do paciente surgiu to somente no momento em que j no havia previso legal do recurso de protesto por novo jri, pois a sentena condenatria foi proferida em 12/4/2011. Alm disso, no obstante o fato criminoso ter sido praticado antes da edio da lei em questo, tal circunstncia no teria o condo de manter a aplicao de dispositivo outrora revogado, visto que o tema circunscreve-se matria estritamente processual, de incidncia imediata. Precedente citado: RHC 26.033-RO, DJe 1/8/2011. RHC 31.585-SP, Rel. min. Vasco Della Giustina (Desembagador convocado do TJ-Rs), julgado em 22/3/2012. sTJ/439 Lei maria da Penha. Irretroatividade. Juiz natural. O min. rel. ressaltou que, indubitavelmente, a Lei maria da Penha, que contm disposies de direito penal e de direito processual penal, mais gravosa do que a Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados especiais cveis e criminais), porque, como cedio, seu art. 41 veda, expressamente, a aplicao da Lei dos Juizados especiais s infraes penais cometidas com violncia domstica e familiar contra a mulher, no admitindo a concesso de benefcios peculiares aos crimes de menor potencial ofensivo, razo pela qual no pode retroagir. Destarte, o art. 5, XL, da CF veda a retroatividade de lei penal mais gravosa. Alm disso, no se trata de competncia superveniente, visto que os fatos criminosos foram consumados antes da edio da Lei Maria da Penha, portanto antes da instalao do juizado de violncia domstica e familiar contra a mulher. HC 152.465, Rel. Min. Celso Limongi (des. conv. TJ-SP), j. 15.6.10.6 T.

3. QuesTes De cOncuRsO
01. (Juiz TJ/Ba/cesPe/2012 adaptada) A lei processual aplica-se de imediato, devendo-se respeitar, entretanto, a data em que o crime foi praticado e observar a pretenso punitiva j estabelecida. 02. (Of. Justia Fcc/TJ/Pe/ 2012 adaptada) A lei processual nova no prejudicar, em regra, a validade dos atos praticados sob a vigncia da lei anterior. 12

LIVRO I DO PROcessO em GeRaL

art. 3

03. (Of. Justia Fcc/TJ/Pe/ 2012 adaptada) A lei processual nova no se aplicar aos processos em andamento, mas apenas aos que se iniciarem durante a sua vigncia. 04. (Tcnico Fcc/TJ/RJ/ 2012 adaptada) A lei processual penal tem aplicao imediata, prejudicada a validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. 05. (Tcnico Fcc/TJ/RJ/2012 adaptada) A lei processual penal retroativa. 06. (Promotor mPe/TO/cesPe/2012 adaptada) Se, aps deciso que tiver concedido liberdade provisria a determinado preso, entrar em vigor nova lei que proba a concesso do benefcio para condenados por crime da espcie do cometido por esse preso, dever o juiz da causa revogar a liberdade provisria, em razo da superveniente proibio legal. 07. (analista mP/PI/cesPe/2012) A lei processual penal, no tocante aplicao da norma no tempo, como regra geral, guiada pelo princpio da imediatidade, com plena incidncia nos processos em curso, independentemente de ser mais prejudicial ou benfica ao ru, assegurando-se, entretanto, a validade dos atos praticados sob a gide da legislao anterior. 08. (Procurador Jurdico Prefeitura municipal de americana/2011 adaptada) O Processo Penal, tocante sua eficcia no espao, adotou o princpio da territorialidade, com excees; sendo ela (lei processual) aplicvel imediatamente, sem efeito retroativo. O princpio do efeito imediato (tempus regit actum)aplica-se tambm matria de competncia, mesmo que a lei processual venha a suprimir uma ordem de jurisdio. 09. (Defensor Pblico da unio/2010/cesPe) O direito processual brasileiro adota o sistema do isolamento dos atos processuais, de maneira que, se uma lei processual penal passa a vigorar estando o processo em curso, ela ser imediatamente aplicada, sem prejuzo dos atos j realizados sob a vigncia da lei anterior. 10. (A) (B) (C) (D) (E) (Juiz substituto ms/2010/Fcc) A lei processual penal tem aplicao imediata apenas se beneficiar o acusado. de aplicao imediata, sem prejuzo de validade dos atos j realizados. vigora desde logo e sempre tem efeito retroativo. aplicvel apenas aos fatos ocorridos aps a sua vigncia. tem aplicao imediata apenas nos processos ainda no instrudos.

11. (Defensor Pblico da unio/2010/cesPe) Em caso de leis processuais penais hbridas, o juiz deve cindir o contedo das regras, aplicando, imediatamente, o contedo processual penal e fazendo retroagir o contedo de direito material, desde que mais benfico ao acusado.
GaB 01 07 F V 02 08 V V 03 09 F V 04 10 F B 05 11 F 06 F

art. 3 A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.

1. BReVes cOmenTRIOs Interpretao extensiva aquela em que o intrprete amplia o contedo da lei, quando ela disse menos do que deveria. No processo penal, podemos utilizar como exemplo as causas de suspeio do juiz (art. 254, CPP, supra), que tambm devem ser aplicadas aos jurados, porquanto estes tambm so juzes, embora leigos.
13

art. 3

TTuLO I DIsPOsIes PReLImInaRes .

Analogia um processo de auto-integrao da lei, consistente na aplicao a um fato, no regido pela norma jurdica, de disposio legal aplicvel a fato semelhante. Com isto, consagra-se a ideia de que onde existe a mesma razo deve existir o mesmo direito (ubi eadem ratio, ibi eadem ius). Releva salientar que a analogia vedada no Direito Penal, salvo se beneficiar o ru (analogia in bonam partem). O processo penal no conhece a mesma vedao, pois, aqui, no se trata de norma penal incriminadora. Princpios gerais de direito so postulados que procuram fundamentar todo o sistema jurdico, no tendo necessariamente uma correspondncia positivada equivalente4. Constituem premissas ticas que fundamentam o ordenamento jurdico. Sobre o tema, afirma Jlio Fabbrini Mirabete que o direito processual penal est sujeito s influncias desses princpios como os referentes liberdade, igualdade, ao direito natural etc5. 2. InFORmaTIVOs De JuRIsPRuDncIa
sTF/585 Intimao. Ru preso. aplicao analgica do art. 370, 2, do cPP. 1. A intimao do acrdo do habeas corpus impetrado ao STJ se efetivou pelo Dirio de Justia, muito embora se tratasse de ru preso, sem formao jurdica e atuando em causa prpria. 2. O paciente preso no poderia ter conhecimento da intimao realizada via Dirio da Justia, uma vez que, sabidamente, tal peridico no circula em estabelecimentos prisionais. 3. em casos como o presente, deve-se aplicar por analogia o art. 370, 2, do cPP. HC 100103, rel. Min. Ellen Gracie, 4.5.10. 2 T.. sTF/525 substituio de Testemunha no encontrada. aplicao analgica do art. 408, cPc. O Tribunal, por maioria, negou provimento a agravo regimental interposto contra deciso que deferira substituio de testemunha no localizada. Na espcie, sustentava-se que a substituio de testemunha fora deferida com base no art. 397 do CPP (Se no for encontrada qualquer das testemunhas, o juiz poder deferir o pedido de substituio, se esse pedido no tiver por fim frustrar o disposto nos arts. 41, in fine, e 395.), dispositivo que, quando da prolao da deciso agravada, j teria sido revogado pela Lei 11.719/2008. Alegava-se, ademais, que tal procedimento no poderia mais ser admitido, por ausncia de previso legal. Considerou-se que, embora a possibilidade de substituio de testemunha no encontrada no estivesse mais expressamente prevista no CPP, no se haveria de entender que o legislador teria adotado um silncio eloquente na matria, sobretudo por no ter havido uma revogao direta e expressa do antigo texto do art. 397 do CPP, mas sim uma reforma de captulos inteiros do Cdigo, por leis esparsas, alcanando aquele dispositivo, sem que se pudesse concluir, contudo, que a inacessvel volutas legislatoris seria no sentido de impedir eventuais substituies de testemunhas no curso da instruo, mesmo quando no localizada a que fora arrolada originalmente, sob pena de se inviabilizar uma prestao jurisdicional efetiva e justa. assim, reputou-se perfeitamente aplicvel hiptese, por analogia (cPP, art. 3), o art. 408 do cPc (Art. 408. Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte s pode substituir a testemunha: I que falecer; II que, por enfermidade, no estiver em condies de depor; III que, tendo mudado de residncia, no for encontrada pelo oficial de justia.), enquadrando-se o caso em anlise no inciso III do referido dispositivo legal. No se vislumbrou, por fim, qualquer tentativa de burla ao prazo processual para o arrolamento das testemunhas. Vencido o Min. Marco Aurlio que dava provimento ao recurso. AP 470 AgR/MG, rel. Min. Joaquim Barbosa, 23.10.2008.
4. 5. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: parte geral. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p.24. MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de processo penal interpretado. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2003, p. 86.

14

LIVRO I DO PROcessO em GeRaL

art. 4

sTF/508 Priso Preventiva e Imposio de condies. Poder geral de cautela. aplicao analgica do art. 798, cPc. Por no vislumbrar qualquer tipo de constrangimento ilegal no ato que condicionara a revogao do decreto prisional ao cumprimento de certas condies estabelecidas pelo juzo de origem, ato esse mantido sequencialmente pelo TRF da 2 Regio e pelo STJ, a Turma indeferiu habeas corpus em que se alegava violao aos artigos 2; 5, II, XV e LVII e 22, I, todos da CF. Reputando observados os princpios e regras constitucionais aplicveis matria, asseverou-se no haver direito absoluto liberdade de ir e vir (CF, art. 5, XV), de modo a existirem situaes em que necessria a ponderao dos interesses em conflito na apreciao do caso concreto. No ponto, registrou-se que o ato impugnado levara em conta, para a imposio das condies, o fato de o paciente possuir dupla nacionalidade, alm de residncia em outro pas, onde manteria o centro de seus negcios, conforme reconhecido pela defesa. assim, considerou-se que a medida adotada teria natureza acautelatria, inserindo-se no poder geral de cautela (cPc, art. 798 e cPP, art. 3) que autoriza ao magistrado impor providncias tendentes a garantir a instruo criminal e tambm a aplicao da lei penal (cPP, art. 312). Enfatizou-se, ainda, que os argumentos relativos eventual transgresso do direito liberdade de locomoo e dos princpios da legalidade e da no culpabilidade se inter-relacionariam, no havendo como acolh-los pelos mesmos fundamentos j expostos. De igual forma, rejeitaram-se as assertivas de ofensa ao princpio da independncia dos Poderes e da regra de competncia privativa da Unio para legislar sobre direito processual, haja vista que a deciso no inovaria no ordenamento jurdico e no usurparia atribuio do Poder Legislativo. Precedente citado: HC 86758/PR (DJU de 1.9.2006). HC 94147/RJ, rel. Min. Ellen Gracie, 27.5.2008.

3. QuesTes De cOncuRsO
01. (Juiz TJ/Ba/cesPe/2012 adaptada) De acordo com o que dispe o CPP, a lei processual penal admite, em observncia ao princpio da legalidade, interpretao restritiva e aplicao analgica. 02. (Tcnico Fcc/TJ/RJ/ 2012 adaptada) A lei processual penal no admite interpretao extensiva. 03. (Tcnico Fcc/TJ/RJ/ 2012 adaptada) A lei processual penal admite aplicao analgica 04. (Magistrado TJ/sc 2009 adaptada) A lei processual penal no admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.
GaB 01 F 02 F 03 V 04 F

` TTuLO II DO InQuRITO POLIcIaL art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo.

1. BReVes cOmenTRIOs O inqurito policial um procedimento administrativo preliminar, presidido pela autoridade policial, que tem por objetivo a apurao da autoria e da materialidade (existncia) da infrao, e a sua finalidade contribuir na formao do convencimento (opinio delitiva) do titular da ao penal, que em regra o Ministrio Pblico, e excepcionalmente, a
15

art. 4

TTuLO II DO InQuRITO POLIcIaL .

vtima (querelante). O art. 144 da CF define a atribuio da polcia judiciria, seja ela federal ou estadual. A regra, que a atribuio da polcia se estabelea pelo critrio territorial, isto , do local da consumao da infrao. O critrio territorial complementado pelo material, definindo delegados especialistas no combate a determinado tipo de infrao. Por sua vez, a Lei n 10.446/2002 dispe sobre a atuao da polcia federal em crimes de repercusso interestadual ou internacional que exijam represso uniforme. A presidncia de investigao de natureza criminal, como se percebe, no privativa da polcia judiciria. Outras autoridades administrativas podem presidir investigao, como ocorre nos inquritos parlamentares presididos pelas CPIs; nos inquritos militares, presididos por oficiais de carreira e at mesmo nas investigaes presididas pelo Ministrio Pblico. Apesar de ser uma matria polmica, a 2 Turma do STF j admitiu que o MP investigue, o que no implica usurpao de funo da polcia civil (HC n 91661). Alm disso, o promotor que atue na fase preliminar, investigando, no estar impedido para o oferecimento da denncia (enunciado n 234 da smula do STJ). Nas infraes penais de menor potencial, que abrangem as contravenes penais e os crimes cuja pena mxima no ultrapassem dois anos de privao de liberdade, a Lei n 9.099/95 contempla a existncia de termo circunstanciado da ocorrncia como substitutivo do inqurito policial. Por fora do princpio da presuno de inocncia, insculpido no art. 5., LVII, CF, o fato de a pessoa ser investigada em inqurito policial no suficiente, por si s, para, em processo por outro crime, ensejar o aumento de pena decorrente da existncia de maus antecedentes. o mais recente entendimento do STJ sobre a matria, estampado no enunciado n 444 da smula de sua jurisprudncia, publicada em 13 de maio de 2010, nos seguintes termos: smula n 444/sTJ: vedada a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a pena-base. 2. enuncIaDOs De smuLa De JuRIsPRuDncIa
sTJ smula n 444 vedada a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a pena-base sTF smula n 397 O poder de polcia da cmara dos deputados e do senado federal, em caso de crime cometido nas suas dependncias, compreende, consoante o regimento, a priso em flagrante do acusado e a realizao do inqurito. sTJ smula n 234 A participao de membro do Ministrio Pblico na fase investigatria criminal no acarreta o seu impedimento ou suspeio para o oferecimento da denncia.

3. InFORmaTIVOs De JuRIsPRuDncIa
sTF/671 ministrio Pblico e investigao criminal 10 Assinalou a importncia das preocupaes sobre eventual necessidade, ditada por exigncias da disforme realidade brasileira, de mudana do regime adotado pela Constituio, em 16

LIVRO I DO PROcessO em GeRaL

art. 4

particular sobre situaes extremas, como a de supostos ilcitos praticados por policiais, a cujo respeito se questionaria se a autoridade policial teria iseno suficiente para sua apurao rigorosa. Registrou que o sistema jurdico constitucional entregaria ao Ministrio Pblico o conspcuo dever de controle externo da atividade da polcia, mediante exerccio de todos os poderes indispensveis ao formal escrutnio da regularidade das investigaes policiais. Acresceu haver projetos de lei em tramitao que teriam por objetivo propor regras gerais para a investigao criminal. Reportou-se ao art. 4, pargrafo nico, do cPP, o qual admitiria que autoridades administrativas estranhas organizao policial recebessem, da lei, competncia para exerccio da funo de polcia judiciria. Dentre essas excees estaria, por exemplo, o caso das comisses parlamentares de inqurito, investidas de poderes investigatrios prprios das autoridades judiciais, inclusive os de polcia judiciria (cF, art. 58, 3). entretanto, advertiu que o cdigo de Processo Penal, anterior cF/88, no poderia legitimar atribuio de poderes repudiada por ela. ao revs, dever-se-ia reconstruir a interpretao do velho arcabouo processual penal, declarando-lhe as incompatibilidades com o ordenamento constitucional superveniente. Aludiu que a formao da culpa, como procedimento preparatrio instaurao de ao penal, dar-se-ia, primordialmente, no inqurito conduzido pela polcia (CPP, art. 4, caput). A regra no seria, porm, absoluta. A respeito, citou o inqurito policial militar, o inqurito administrativo stricto sensu, o inqurito civil, o inqurito parlamentar e a modalidade de formao de culpa nos crimes contra a propriedade imaterial. RE 593727/MG, rel. Min. Cezar Peluso, 21.6.2012. sTF/671 ministrio Pblico e investigao criminal 16 Concedeu, porm, que, luz da ordem jurdica, o Ministrio Pblico poderia realizar, diretamente, atividades de investigao da prtica de delitos, para preparao de eventual ao penal, em hipteses excepcionais e taxativas, desde que observadas certas condies e cautelas tendentes a preservar os direitos e garantias assegurados na clusula do devido processo legal. Essa excepcionalidade, entretanto, exigiria predefinio de limites estreitos e claros. assim, o rgo poderia faz-lo observadas as seguintes condies: a) mediante procedimento regulado, por analogia, pelas normas concernentes ao inqurito policial; b) por consequncia, o procedimento deveria ser, de regra, pblico e sempre supervisionado pelo Judicirio; c) deveria ter por objeto fatos teoricamente criminosos, praticados por membros ou servidores da prpria instituio, por autoridades ou agentes policiais, ou por outrem se, a respeito, a autoridade policial cientificada no houvesse instaurado inqurito. No caso em apreo, todavia, no coexistiriam esses requisitos. O Ministrio Pblico no teria se limitado a receber documentos bastantes instaurao da ao penal, mas iniciado procedimento investigatrio especfico e, com apoio nos elementos coligidos, formalizado denncia. Por fim, aps o voto do Min. Ricardo Lewandowski, nesse mesmo sentido, deliberou-se suspender o julgamento. RE 593727/MG, rel. Min. Cezar Peluso, 21.6.2012. sTJ/506 Direito processual penal. Investigao penal. mP. acesso dos servidores s provas. O mP pode promover, por autoridade prpria, atos de investigao penal, sendo permitido o acesso dos servidores da referida instituio colheita da prova. Com fundamento na CF e na Lei Complementar n. 75/1993, o MP possui a prerrogativa de instaurar processo administrativo de investigao e de conduzir diligncias investigatrias. Isso porque a atuao do MP representa o exerccio concreto de uma atividade tpica de cooperao que, mediante a requisio de elementos informativos e acompanhamento de diligncias investigatrias, promove a convergncia de dois importantes rgos estatais incumbidos da persecuo penal e da concernente apurao da verdade real. Tratando-se de escutas telefnicas, no se pode concluir do art. 6 da Lei n. 9.296/1996 que apenas a autoridade policial autorizada a proceder s interceptaes. No entanto, esses atos de investigao no comprometem ou reduzem as 17

art. 5

TTuLO II DO InQuRITO POLIcIaL .

atribuies de ndole funcional das autoridades policiais, a quem sempre caber a presidncia do inqurito policial. Ademais, a eventual escuta e posterior transcrio das interceptaes pelos servidores do MP no anulam as provas, pois se trata de mera diviso de tarefas dentro do prprio rgo, o que no retira dos promotores de justia a responsabilidade pela conduo das diligncias, conforme o art. 4, V, da Res. n. 76/2009 do CNMP. Precedentes citados do STF: RE 468.523-SC, DJ 19/2/2010; do STJ: HC 131.836-RJ, DJe 6/4/2011, e REsp 998.249-RS, DJe 30/5/2012. HC 244.554-SP, Rel. min. marco aurlio Bellizze, julgado em 9/10/2012.

4. QuesTes De cOncuRsO
01. (TJ/PB Juiz substituto/2011/cesPe adaptada) Consoante a jurisprudncia do STF, ainda que no se permita ao MP a conduo do inqurito policial propriamente dito, no h vedao legal para que este rgo proceda a investigaes e colheita de provas para a formao da opinio delicti. 02. (TJ/PB Juiz substituto/2011/cesPe adaptada) Permite-se a utilizao de inquritos policiais em curso para agravar a pena-base do agente reincidente que responda a processo criminal. 03. (Procurador da Repblica/24 concurso) Havendo notcia de crime praticado por policial civil no exerccio de suas funes, correspondente a violao a direitos humanos que a Repblica Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrncia de tratados internacionais de que seja parte, e permanecendo inerte o Ministrio Pblico estadual a persecuo, (A) poder ser acionada a polcia federal para a investigao, que atuar como polcia judiciria junto a justia estadual. (B) poder ser acionada a polcia federal para investigao, que atuar como polcia judiciria junto a justia federal. (C) poder ser acionada a polcia federal para a investigao, que atuar como polcia judiciria junto ao Superior Tribunal de Justia. (D) caber interveno federal nos termos do art. 34, III, b, da Constituio Federal, passando, o crime, a ser da competncia da Justia Federal.
GaB 01 V 02 F 03 a

art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I de ofcio; II mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1 O requerimento a que se refere o no II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2 Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. 18

S-ar putea să vă placă și