Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas


Teste n 20 Figueira da Foz, 11 de Maro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 - Um jogador pode ser dispensado da marcao de grandes penalidades para se encontrar o vencedor de um jogo ou eliminatria, se estiver lesionado?
a) No, tal no permitido pela lei XIV. b) Sim, mas no pode ser substitudo por outro jogador caso a sua equipa j tenha esgotado as substituies regulamentares. c) Sim, mas no pode ser substitudo por outro jogador.

2 Vai ser executado ou repetido um pontap de grande penalidade em prolongamento de tempo, ou um pontap da marca de grande penalidade, para se encontrar o vencedor de um jogo ou de uma eliminatria. O que deve fazer o rbitro se a bola se esvazia ou rebenta antes de tocar nos postes, na barra ou no guarda-redes, sem ter atravessado a linha de baliza?
a) O pontap de grande penalidade dever ser repetido com uma nova bola. b) O pontap de grande penalidade dever ser repetido se a bola no entrou corretamente em jogo. c) O pontap de grande penalidade conta como executado.

3 Um jogador solicitou ao rbitro autorizao para se deslocar ao balnerio por necessidade fisiolgicas. Quando regressou, apresentou-se junto da linha lateral, onde fez sinal ao rbitro solicitando-lhe a reentrada. Uma vez que a sua sada no foi por motivo de leso, poder o rbitro autorizar a sua entrada, ou ter que aguardar por uma paragem de jogo?
a) O jogador s poder entrar quando o jogo estiver interrompido. b) O jogador pode entrar por qualquer parte do terreno de jogo bastando para tal a autorizao do rbitro. c) O rbitro poder autoriz-lo a entrar no terreno de jogo com o jogo a decorrer.

4 Um defesa, de forma deliberada, pontapeia a bola na direo seu guarda-redes. Este defende a mesma com uma palmada para canto. O que deve decidir o rbitro?
a) Ordenar a marcao de um pontap livre indireto. b) Ordenar a marcao de um pontap de canto. c) Ordenar a marcao de um pontap livre indireto e advertir o infrator.

5 Quando a equipa de arbitragem se dirigia para a sua viatura, no final do jogo, que se encontrava estacionada no local a esse fim destinado, o rbitro verificou que a mesma se encontrava danificada. Diga alguns dos procedimentos regulamentares que deve seguir o rbitro.
a) Dar conhecimento ao Comandante da fora policial presente, ou no posto policial mais prximo. b) Apenas relatar os factos no relatrio do jogo, indicando, se possvel, a que Clube pertencem os prevaricadores. c) Somente enviar posteriormente a entidade organizadora, o Relatrio de jogo e um oramento para reparao da viatura.

6 Um defensor executa um pontap de baliza. A bola sai, por alto, para fora da rea de grande penalidade, mas, por fora do vento, volta para trs. Aquele defensor, ao ver que a bola ia a entrar na sua baliza, agarra-a com as mos, impedindo-a de entrar. O rbitro interrompe de imediato o jogo, expulsa o jogador e pune a sua equipa com um pontap de grande penalidade. Concorda com a deciso do rbitro?
a) No concordo com a deciso tcnica. b) Concordo com a deciso disciplinar. c) Concordo apenas com a deciso tcnica.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz VI Concurso Responde e Ganhas

7 Um jogador efetua um lanamento lateral e marca golo diretamente. O rbitro mandou executar um pontap de baliza. Ter razo?
a) Ter razo se a bola entrou na baliza da equipa do jogador que executou o lanamento lateral. b) Sim, o rbitro agiu corretamente independentemente da baliza onde entrou a bola. c) Ter razo se a bola entrou na baliza da equipa adversria do jogador que executou o lanamento lateral.

8 Na execuo de um pontap de grande penalidade em tempo normal de jogo a bola bate no poste, rebenta e entra na baliza. O que deve fazer o rbitro?
a) Validar o golo. b) Efetuar um lanamento de bola ao solo em cima da linha da rea de baliza, paralela linha de baliza, no local mais perto onde a bola rebentou. c) Substituir a bola e invalidar o golo.

9 Aps a marcao do golo, o jogador que o marcou, para manifestar a sua satisfao, corre para fora do terreno e com as duas mos abana freneticamente a vedao junto dos scios da sua equipa, que se lanam em massa ao seu encontro. Como dever proceder o rbitro?
a) O rbitro no deve agir. b) O rbitro deve advertir o jogador. c) O rbitro deve advertir o jogador verbalmente e mencionar tal facto no relatrio do jogo.

10 Um defesa, fora da sua rea de grande penalidade cospe na cara de um adversrio que se encontra dentro daquela rea. Como agir?
a) Expulsar o jogador que cuspiu e ordenar a marcao de um pontap de grande penalidade. b) Expulsar o jogador que cuspiu e ordenar a marcao de um pontap livre direto. c) Expulsar o jogador por m educao e ordenar a marcao de um pontap de um livre indireto no incio da ao.

11 O guarda-redes est a beber gua de uma garrafa que tinha dentro da baliza e surpreendido por um remate. com a garrafa de plstico que tem na mo que consegue afastar a bola para canto. Como deve ento proceder o rbitro?
a) O rbitro deve interromper o jogo, advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo. O jogo recomea com bola ao solo. b) O rbitro deve interromper o jogo, advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo. O jogo recomea com um pontap-livre indireto. c) O rbitro deve deixar prosseguir o jogo pois a garrafa considerada prolongamento da mo e o guarda-redes pode jogar a bola com a mo dentro da rea.

12 Dois jogadores adversrios, na disputa da bola, saram do terreno de jogo e agrediram-se mutuamente a pontap, com a bola j fora do terreno de jogo. Como deve agir o rbitro tcnica e disciplinarmente?
a) Os dois jogadores devem ser expulsos por conduta violenta. O jogo recomea com lanamento de bola ao solo, no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. b) Os dois jogadores devem ser expulsos por conduta violenta. O jogo recomea em conformidade. c) Os dois jogadores devem ser expulsos por conduta violenta. O jogo recomea com pontap livre indireto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres.

13 Quando um jogador, que tinha sado para vestir uns cales novos, porque os seus estavam rotos, regressou ao jogo sem pedir autorizao. O rbitro interrompeu de imediato o jogo, exibindo-lhe o carto amarelo e ordenou o recomeo atravs de um pontap-livre indireto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. Concorda com a deciso do rbitro?
a) Concordo com as decises do rbitro, caso no haja aplicao da lei da vantagem. b) Concordo com as decises do rbitro, caso no haja aplicao da lei da vantagem ou o jogador tenha interferido com o jogo. c) No concordo com a deciso disciplinar do rbitro. Tecnicamente agiu bem.

14 Um suplente est a fazer aquecimento atrs do rbitro assistente n 1. Ao ver um adversrio para o qual foi lanada a bola em profundidade, numa situao claramente prometedora, entra no terreno de jogo e saltando para a bola, consegue afast-la com a cabea, pela linha lateral. Como deve agir o rbitro nesta situao?
a) Advertia o jogador suplente por comportamento antidesportivo. b) Advertia o jogador suplente por reentrar no terreno de jogo sem autorizao. c) Expulsava o suplente (2 advertncia), uma por comportamento antidesportivo e outra por anular um ataque prometedor.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz VI Concurso Responde e Ganhas

15 Os jogadores esto autorizados a ingerir bebidas refrescantes durante uma interrupo do jogo. Segundo as normas, em que local podem ser colocadas essas bebidas?
a) Podem ser colocadas aproximadamente a 1 metro de distncia das linhas laterais e de baliza. O guarda-redes pode colocar uma garrafa no canto da sua baliza. b) Podem ser colocadas aproximadamente a 1 metro de distncia das linhas laterais. O guarda-redes pode colocar uma garrafa no canto da sua baliza. c) Podem ser colocadas at a 1 metro de distncia das linhas laterais. O guarda-redes pode colocar uma garrafa no canto da sua baliza.

16 O jogo estava prestes a comear e porque um dos rbitros Assistentes no compareceu, o rbitro procedeu sua substituio, no se encontrando na assistncia qualquer rbitro oficial ou elemento da sua confiana. Como devia proceder o rbitro?
a) Solicitar ao delegado da equipa visitante a indicao de um substituto. b) Solicitar ao Delegado da equipa visitada a indicao de um substituto. c) Escolher por sorteio, qual o clube a cujo delegado caber o encargo de recrutar um substituto.

17 Um jogador saiu do terreno de jogo para corrigir o seu equipamento e outro saiu para trocar de camisola. Para efeitos de reentrada em campo existe alguma diferena?
a) No. Ambos os jogadores s podem reentrar com autorizao do rbitro, depois de serem vistoriados e numa interrupo de jogo. b) Sim. O jogador que saiu apenas para corrigir o equipamento pode reentrar em campo depois de ser vistoriado, mas no necessrio que o jogo esteja interrompido. c) Sim. O jogador que saiu apenas para corrigir o equipamento pode reentrar em campo logo que tenha corrigido o mesmo. O jogador que saiu para trocar de equipamento pode reentrar em campo depois de ser vistoriado e numa interrupo de jogo.

18 Um jogador executa um pontap livre direto fora da rea de grande penalidade. A bola bate no rbitro e jogada novamente no dito jogador. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Manda repetir o pontap livre direto dado que o jogador no teve inteno de tocar de novo na bola. b) Conceder um pontap livre indireto, a favor da equipa adversria, por jogar duas vezes seguidas a bola antes de esta ter sido jogada ou tocada por outro jogador. c) Recomea o jogo com um lanamento de bola ao solo.

19 O guarda-redes, com a bola em seu poder, bate com ela no cho antes de a chutar. Um avanado que estava perto, mete o p, sem lhe tocar, tira-lhe a bola e passa-a a um seu colega. O que deve fazer o assistente, que est no enfiamento do lance?
a) O assistente deve assinalar a infrao. b) O assistente no deve tomar qualquer atitude c) O assistente deve levantar a bandeira imediatamente para assinalar livre direto a favor do guarda-redes.

20 Um jogador passa a bola a um seu colega que se encontra na posio de fora de jogo e que se desloca na direo da bola, tirando vantagem dessa posio. Onde ser punido o fora de jogo? No local onde inicialmente o jogador se encontrava ou onde jogou a bola?
a) O fora de jogo deve ser punido no local em que o jogador se encontrava inicialmente ou no local onde este jogou a bola pois o que interessa que o jogo recomece rapidamente. b) O fora de jogo deve ser punido no local em que o jogador se encontrava inicialmente, quando a bola lhe foi passada. c) O fora de jogo deve ser punido no local em que o jogador jogou a bola, quando a bola lhe foi passada.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz VI Concurso Responde e Ganhas

S-ar putea să vă placă și