Sunteți pe pagina 1din 1

Foi somente em 1825 que o alumnio metlico pde ser preparado em laboratrio.

Hoje sabe-se que o alumnio o elemento metlico mais abundantena crosta terrestre. Seus compostos achamse concentrados nos 15 km mais externos da crosta e correspondem a cerca de 8% em massa da mesma. S menos abundante do que o oxignio e o silcio. O alumnio no ocorre na forma elementar na natureza. Devido

alta afinidade pelo oxignio, ele encontrado como on Al3+, na forma combinada, em rochas e minerais. Seu minrio mais importante a bauxita. que se forma em regies tropicais e subtropicais por ao do intemperismo sobre aluminossilicatos. Apesar de ser freqentemente descrita como o minrio de alumnio, a bauxita no uma espcie mineral propriamente dita mas um material heterogneo formado de uma mistura de hidrxidos de alumnio hidratados ( [AlOx(OH)3-2x], contendo impurezas.
Muitos dos seus compostos encontrados na natureza tm valor como pedras preciosas. Entre estas, os rubis, as safiras, os topzios e os crisoberilos. Ele o metal no-ferroso mais usado pelo homem. O Al um bom condutor eltrico (~2/3 da condutividade do cobre) e, levando em considerao a sua baixa densidade quando comparada do cobre, ele bastante usado em linhas de transmisso de eletricidade com certas vantagens. Quando puro, 99,996%, ele razoavelmente mole e pouco resistente ruptura. No entanto, grande parte do alumnio comercial tem uma pureza da ordem de 90 a 99%, formando ligas com pequenas quantidades de ferro e silcio. Estas ligas so duras e fortes. O alumnio um metal bastante reativo, mas apesar disso no s ele como suas ligas so bastante resistentes corroso. Por ser bastante reativo, o alumnio reage rapidamente com o oxignio do ar formando o xido de alumnio, Al 2O3, que muito pouco reativo. Assim, forma-se sobre o alumnio uma pelcula protetora deste xido que o protege. Alm de ser muito usado na construo civil, o alumnio tem largo emprego em panelas e outros utenslios domsticos e eletrodomsticos.

Embora hoje a forma mais conhecida do alumnio seja a metlica, o metal j foi considerado to raro e precioso antes das descobertas de Charles Martin Hall e Paul-Louis-Toussaint Hroult (1888), que chegou a ser exibido ao lado de jias da coroa e utilizado em lugar do ouro em jantares da nobreza no sculo XIX. Os compostos de alumnio, por outro lado, servem a humanidade h mais de 4000 anos. Os egpcios j empregavam o almen como mordente e os gregos e os romanos tambm o usavam para fins medicinais, como adstringente, na Antigidade . Foi somente em
1825 que o alumnio metlico pde ser preparado em laboratrio.

No presente trabalho iremos transformar o aluminio de uma lata ou papel de aluminio numa substancia denominada alumen (AlK(SO 4)2.12H2O), que tem varias aplicacoes industriais, nomeadamente na industria textil e de curtumes, alem de aplicacoes medicinais e domesticas. e desenvolver uma tcnica, na qual se evidencie a formao deste sal, bem como, permitir a avaliao de uma estrutura slida cristalina.

Almens so compostos inicos que cristalizam a partir de solues que contm o nion sulfato, um ction trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+ e um ction monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4 +.
A produo industrial do almen de potssio, KAl(SO4)212H2O,o mais antigo composto de alumnio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos ltimos anos e os mtodos de produo possuem interesse quase exclusivamente histrico.

Atualmente, o almen de potssio hidratado (KAl(SO4)2 .nH2O sendo n = 12 ou 24) produzido a partir do hidrxido de alumnio proveniente do Processo Bayer , que utilizado para a manufatura de hidrxido e de xido de alumnio.. Ele utilizado na indstria do couro, como mordente, na indstria farmacutica e de cosmticos e como agente de coagulao do ltex, porm a aplicao industrial mais importante do almen de potssio como aditivo na produo de cimento marmoreado e de gesso .

S-ar putea să vă placă și