Sunteți pe pagina 1din 4

EXAME DE ORDEM 2012.

2 Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO MODULAR OAB 2012.2

DISCIPLINA AULA

TICA 01

EMENTA DA AULA 1. Princpios 2. Atividades Privativas da Advocacia 3. Inscrio 4. Licenciamento X Cancelamento 5. Publicidade

GUIA DE ESTUDO 1. Princpios Sigilo Profissional: Todas as informaes que o advogado tenha conhecimento em decorrncia do exerccio de sua atividade so sigilosas. Violar o sigilo profissional sem justa causa gera processo disciplinar na OAB e a sano aplicada a censura. A reincidncia na quebra de sigilo gera a aplicao da suspenso. Hipteses que justificam a quebra: causa de ameaa a vida; causa de ameaa a honra; quando o advogado for ameaado pelo prprio cliente, at o limite necessrio para a sua defesa. Podero ser utilizadas as informaes sigilosas desde que em defesa do prprio cliente e este tenha autorizado.

Confiabilidade: A confiana recproca condio para o exerccio da advocacia. Em caso de perda da confiana, deve o advogado renunciar ao mandato.

Pessoalidade: Consulta on line no admitida, devendo ser pessoal.


EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.2 Coordenao Pedaggica OAB

2. Atividades Privativas da Advocacia Se um No Advogado exercer qualquer uma das atividades privativas de advogado comete exerccio ilegal da profisso e responder em juzo.

Assessoria e Consultoria na rea Jurdica: Atuao extrajudicial do Advogado. Advogado que atua de forma preventiva, procura evitar conflitos. Arbitragem e Mediao: so alternativas ao Poder Judicirio. Consultoria elaborar um parecer.

Visar Atos Constitutivos de Pessoa Jurdica: O visto do Advogado no mera formalidade, mas sim responsabilidade efetiva na constituio (contrato social ou estatuto) da Pessoa Jurdica. Exceo: Empresa de Pequeno Porte e Microempresa.

Postular em Juzo: atividade privativa da advocacia. Excees: Habeas Corpus, Justia do Trabalho, Justia de Paz e Juizado Especial. Justia do Trabalho dispensa Advogado conforme dispe a CLT (Sm. 425 TST). Juizado Especial dispensa Advogado em causas de at 20 salrios mnimos e desde que no seja necessrio ingressar com recursos.

3. Inscrio Art. 8 e ss. do Estatuto da OAB.

Requisitos: Capacidade civil; Diploma ou certido de concluso do curso de direito; Ttulo de eleitor; Quitao com o servio militar; Aprovao no exame de ordem;
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.2 Coordenao Pedaggica OAB

No exercer atividade incompatvel com a advocacia (art. 28 do Estatuto); Idoneidade moral; Prestar compromisso (ato personalssimo).

Idoneidade Moral: Condenao por crime infamante presuno de ausncia de idoneidade moral. O Advogado antes de ser inscrito no pode ter sido condenado por crime infamante. Quando j for inscrito no se pode ter a prtica de crime infamante podendo ser excludo dos quadros da OAB. Mesmo sem ter sido condenado por crime infamante (processo em andamento), se aprovado por 2/3 do Conselho competente, a inscrio poder no ser concedida por conta da idoneidade moral.

Local da Inscrio: Domiclio profissional. Na falta ou na dvida do domiclio profissional, domiclio pessoal. Local da inscrio do estagirio: Local do curso.

4. Licenciamento X Cancelamento Cancelamento da Inscrio: Mediante requerimento simples. Diante da atividade incompatvel com a advocacia em carter definitivo (ex. Juiz). Morte do Advogado Excluso. Perda dos Requisitos de Inscrio (Doena mental incurvel = perda da capacidade). No necessrio prestar novo exame de Ordem para reintegrar os quadros da OAB. A excluso um ato definitivo em relao ao nmero da inscrio. Para reintegrao so necessrios os requisitos: capacidade civil; no exercer atividade incompatvel; idoneidade moral e prestar compromisso. Em caso de Excluso ser exigida prova de reabilitao.

Licenciamento da Inscrio: Necessrio requerimento justificado.


EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.2 Coordenao Pedaggica OAB

Exercer atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio. Diante de doena mental curvel.

5. Publicidade Discrio. Moderao. No permitida a captao (angariao) de clientes.

Deve ter na publicidade do advogado: Nome do advogado. Nmero da inscrio. Art. 29.

O que pode ter na publicidade do advogado: Endereo. Telefone. rea de atuao. Ttulos (somente os acadmicos). Mala direta (clientes, amigos ou quando solicitada).

O que no pode ter na publicidade do advogado: Indicao de cargos (ex. juiz aposentado). Desenhos ou smbolos (admitidos desde que compatveis). Meno de valores. Rdio e televiso (admitido desde que no seja de forma habitual e que seja para fins instrutivos, culturais e educacionais).

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

S-ar putea să vă placă și