Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade Federal de Santa Catarina Engenharia Sanitria e Ambiental Semestre 2008/2 Turma 140 B Willian Augusto Dall Bosco

o Aline G. C. de Vasconcelos

EXPERINCIA N 2 Temperatura de Fuso de uma Substncia Em anexo segue o grafico da Curva de Aquecimento (Grafico 1) e o Grfico da Curva de Resfriamento (Grafico 2), atravs do qual podemos analisar os dados sobre pureza, ponto de fuso e solidificao em uma soluo. Os patameres de um grfico indicam a mudana de fase de uma substncia. Em nosso caso, o patamar do Grfico 1 indica a fuso do naftaleno, e o patamar do Grfico 2 indica a solidificao deste. Analisando os dados recolhidos em laboratrio, pode-se afirmar que a fuso do composto ocorre no intervalo de 77,8 78,1 C, e a solidificao ocorre no intervalo de 75,0-74,9 C. Sendo o ponto de fuso do naftaleno puro 80,5, a amostra analisada considerada impura, pois possui um intervalo de fuso e no um ponto de fuso, sendo este menor que o ponto de fuso da substncia pura. A amostra possui 97,3% de pureza. 80,5 77,8 = 2,7 C 100 2,7 = x X = 97,3% de PUREZA Em um estudo de curva de aquecimento, o aquecimento deve ser lento para se ter uma melhor analise dos dados, como o controle sobre o calor fornecido dificil, geralmente se tem um aquecimente rapido e um resfriamento mais lento, possiblitando melhores leituras no resfriamento. 1C 1% de impureza

No processo de resfriamento necessrio a agitao para se ter uma recristalizao uniforme, caso contrrio a regio da substancia escostada nas paredes do tubo de ensaio cristaliza mais rapidamente que esta em seu interior. Para identificar o elemento desconhecido (elemento x) so necessrios os seguintes procedimentos : - Misturar uma amostra de cido Esterico com uma amostra do elemeno X; - Misturar uma amostra de Lidocaine com uma amostra do elemento X; - Analisar o ponto de fuso das duas misturas; A mistura que no apresentar alterao no ponto de fuso, este se manter constante a 69C, ser uma mistura pura do elemento X.

Bibliografia: - SZOPOGANICZ, Bruno; DEBACHER, Nito A.; STADLER, Eduardo. Experincias de quimica Geral. Editora Livraria Convivncia. Florianpolis, 2005. p. 1 9.

Relatrio 2 1) Em uma mesma folha de papel milimetrada desenhe a curva de aquecimento e de resfriamento. Coloque no eixo das abcissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores das temperaturas. Faa o grfico traando linhas retas pelos pontos, como na figura A, abaixo. A figura B mostra a forma incorreta. 2) O que indica os patamares nas curvas que voc desenhou? 3) Que intervalo de temperatura ocorrem a fuso e a solidificao? 4) O ponto de fuso do naftaleno puro de 80,5C (valor publicado no Handbook of Chemistry and Phisic, CRC). Baseado nos seus resultados, a sua amostra de naftaleno pura? Explique a sua resposta, qual o percentual de pureza? 5) Por que o aquecimento deve ser lento durante a obteno da curva de aquecimento? 6) Durante o resfriamento por que importante a agitao? 7) cido esterico ( cido octadecanoico) e lidocaine (um anestsico) possuem mesmo ponto de fusao (69C). Usando pontos de fuso como a nica tcnica de identificao, como voc distinguira se o conteudo de um frasco sem rotulo cido esterico ou lidocaine? Lembre-se que ambos tm o mesmo ponto de fuso, e que amostras puras dos dois produtos esto disponveis.

S-ar putea să vă placă și