Sunteți pe pagina 1din 19

Poluio (Tipos, causas e consequncias)

Este trabalho elaborado sobre a poluio, os tipos de poluio, as consequncias que esta faz, temos tambm algumas imagens que nos permitem observar o mundo em que vivemos sem darmos conta. Aqui, pode-se reflectir, se no ser bom tentarmos fazer um mundo melhor. A poluio pode ser definida como a introduo no meio ambiente de qualquer matria ou energia que venha a alterar as propriedades fsicas ou qumicas ou biolgicas desse meio, afectando, ou podendo afectar, por isso, a "sade" das espcies animais ou vegetais que dependem ou que tm contacto com ele, ou que nele venham a provocar modificaes fsico-qumicas nas espcies minerais presentes. Tomando como base a espcie humana, tal definio, aplicada s aces praticadas pela espcie humana, levaria concluso de que todos os actos originrios desta espcie so actos poluidores; o simples acto de respirar, por exemplo. A fim de que se estabelecessem limites para considerar o que, dentro do razovel, fosse considerado como poluio, foram estabelecidos parmetros e padres. Os parmetros para indicar o que est poluindo e os padres para quantificar o mximo permitido em cada parmetro. Por exemplo: uma determinada indstria lana nas guas de um rio guas com temperatura de 40C, acima da mdia da temperatura normal dessas guas. Isso ser uma forma de poluio aceite para aquele rio no parmetro temperatura, o padro (mximo) de lanamento for 45C. O solo um corpo vivo, de grande complexidade e muito dinmico. Tem como componentes principais a fase slida, e a gua e o ar na designada componente "no slida". O solo DEVE ser encarado como uma interface entre o ar e a gua, sendo imprescindvel produo de biomassa. Sempre que lhe adicionamos qualquer substncia estranha, estamos a poluir o solo e, directa ou indirectamente, a gua e o ar. O uso da terra para centros urbanos, tem tido como consequncia elevados nveis de contaminao. Aos usos referidos associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntrias de poluentes no solo e guas, deposio no controlada de produtos que podem ser resduos perigosos, lixeiras e/ ou aterros sanitrios no controlados,

ao longo dos ltimos anos, tm sido detectados numerosos casos de contaminao do solo em zonas, quer urbanas, quer rurais. A contaminao tem-se tornado uma das preocupaes ambientais, uma vez que, a contaminao interfere no ambiente global da rea afectada, podendo mesmo estar na origem de problemas de sade pblica.

A contaminao do solo torna-se problema quando:


H uma fonte de contaminao; Transferncia de poluentes que viabilizam o alargamento da rea contaminada; H indivduos e bens ameaados por essa contaminao. O problema pode ser resolvido por: Remoo dos indivduos e/ ou bens ameaados; Remoo da fonte de poluio; Bloqueamento das vias de transferncia (isolamento da rea).

Algum j disse que uma das aventuras mais fascinantes acompanhar o ciclo das guas na Natureza. As suas reservas no
planeta so constantes, mas isso no motivo para desperdi-la ou mesmo polula. A gua que usamos para os mais variados fins sempre a mesma, ou seja, ela responsvel pelo funcionamento da grande mquina que a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar. Vista do espao, a Terra parece o Planeta gua, pois esta cobre 75% da superfcie terrestre, formando os oceanos, rios, lagos, etc. No entanto, somente uma pequenina parte dessa gua da ordem de 113 trilies de m est disposio da vida na Terra. Apesar de parecer um nmero muito grande, a Terra corre o risco de no usufruir de gua limpa, o que em ltima anlise significa que a grande mquina viva pode parar. A gua componente vital no sistema de sustentao da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluio impede a sobrevivncia de muitos seres, causando, tambm, graves consequncias aos seres humanos. A poluio das guas pode aparecer de vrios modos, incluindo a poluio trmica, que a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluio fsica, que a descarga de material em suspenso, a poluio biolgica, que a descarga de bactrias patognicas e vrus, e poluio qumica, que pode ocorrer por deficincia de oxignio, toxidez e eutrofizao.

Esta, nos pases ricos resultado da maneira como a sociedade consumista est organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bemestar. J nos pases pobres, a poluio resultado da pobreza e da ausncia de educao de seus habitantes, que, assim, no tm base para exigir os seus direitos de cidados, o que s tende a prejudic-los, pois esta omisso na reivindicao de seus direitos leva impunidade s indstrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que tambm se aproveitam da ausncia da educao povo e, em geral, fecham os olhos para a questo, como se tal poluio no atingisse tambm a eles. A Educao Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome conscincia da necessidade da preservao do meio ambiente, que influi directamente na manuteno da sua qualidade de vida.Quanto melhor a gua de um rio, ou seja, quanto mais esforos forem feitos no sentido de que ela seja preservada (tendo como instrumento principal de concretizao da populao a Educao Ambiental), melhor e mais barato ser o tratamento desta e, com isso, a populao s ter a ganhar. Mas parece que a preocupao dos tcnicos em geral sofisticar cada vez mais os tratamentos de gua, ao invs de se aterem mais preservao dos mananciais, de onde retirada gua pura. Este o raciocnio mais irracional - de que a tcnica pode fazer tudo. Tcnicas sofisticadssimas esto a ser desenvolvidas para permitir a reutilizao da gua no abastecimento pblico, no percebendo que a ingesto de um lquido tratado com tal grau de sofisticao pode ser tudo, menos o alimento vital do qual o ser humano necessita. Ou seja, de que adianta o progresso se no h qualidade de vida? A nica medida mitigadora possvel para este problema, na situao grave em que o consumo da gua se encontra, foi misturar e fornecer populao uma gua de boa procedncia com outra de procedncia pior, cuidadosamente tratada e controlada. Portanto, a meta imediata preservar os poucos mananciais intactos que ainda restam para que o homem possa dispor de um reservatrio de gua potvel para que possa sobreviver nos prximos milnios.

Com o crescimento desordenado das cidades e o surgimento das grandes indstrias, as pessoas passaram a conviver com a

poluio de lagos, rios e

das prprias metrpoles. Nesse cenrio, um outro tipo de poluio que no


pode ser visto e com o qual as pessoas de certa forma se acostumaram pode ser considerado um dos maiores problemas da vida moderna: a poluio sonora.A poluio sonora d-se atravs do rudo, que o som indesejado, sendo considerada uma das formas mais graves de agresso ao homem e ao meio ambiente. Segundo a OMS - Organizao Mundial da Sade, o limite tolervel ao ouvido humano de

65 dB (A). Acima disso, o nosso organismo sofre stress, ao qual aumenta o risco de doenas. Com rudos acima de 85 dB (A) aumenta o risco de comprometimento auditivo. Dois factores so determinantes para mensurar a amplitude da poluio sonora: o tempo de exposio e o nvel do barulho a que se expe a pessoa. O rudo, elemento natural da vida, no facil de definir de maneira satisfatria. Pode ser considerado como um som, desprovido de carcter musical agradvel, cuja intensidade pode ir at mais de 140 decibis. Com o desenvolvimento da civilizao industrial urbana, o rudo atingiu uma importncia que no pra de aumentar. neste sentido que deve ser considerado como um dos elementos poluentes do ambiente. Os mais notrios efeitos fisiolgicos e patalgicos do rudo so a fadiga auditiva, a dissimulao (psicologicamente, o lesado tem tendncia a mostrar que ouve), a surdez profissional e os traumatismos acsticos. Outros efeitos podem ainda ser mais graves, tais como as leses do nervo auditivo provocadas pelos rudos (traumatismo acstico), que se traduzem por uma perda irreversvel do sentido da audio. Outros efeitos ainda manifestam-se ao nvel do sono, das dores de cabea, da falta de apetite e do rendimento do trabalho.

"Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e colectividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e prximas geraes."

Poluente do ar: qualquer material presente no ar e que pela sua concentrao


possa tornar este ar imprprio, nocivo ou ofensivo a sade, inconveniente ao bem estar pblico, danoso aos materiais, fauna e flora, ou prejudicial segurana, ao uso e gozo da propriedade e as actividades normais da comunidade.

Tipos de Poluentes: - Poluentes Primrios: originados directamente das fontes de emisso. - Poluentes secundrios: formados na atmosfera atravs da relao qumica entre poluentes primrios e constituintes naturais da atmosfera.

Principais Fontes de Poluio Atmosfrica:

- Incndios Florestais - Actividade Industrial - Poluio Rodoviria - Actividade Agrcola

Substncias que Poluem o ar: - compostos de enxofre; - compostos de nitrognio; - compostos orgnicos de carbono; - monxido e dixido de carbono; - compostos halogenados; - material particulado.

Descrio de termos para partculas atmosfricas: Termos Aerossis Fog Neblina Fumaa Nvoa Significado Suspenso de partculas atmosfricas de formato coloidal Termo denominado para altos nveis de vapor de gua Denota a diminuio da visibilidade devido a presena de partculas Partculas formadas pela combusto incompleta de combustveis Partculas lquidas

Curiosidades: - Um nico tomo de cloro consome cerca de cem mil molculas de ozono antes de regressar superfcie terrestre, muitos anos depois. - A camada de ozono reduziu-se nos ltimos trinta anos a taxa de trs por cento por dcada. - Caso o ozono fosse reunido formaria uma camada em torno da Terra com uma espessura equivalente a uma sola de sapato. - A poluio do ar, proveniente de emisses industriais, dos escapes de automveis e da incinerao domstica de combustveis, mata mais de 2,7 milhes de pessoas todos os anos devidos, sobretudo, a leses respiratrias, doenas cardiovasculares, pulmonares e cancro.

A gua essencial vida na Terra. No interior dos organismos, a gua


o meio no qual se do complexos processos metablicos. Os organismos simples

no podem realizar nenhuma funo sem a presena de gua e a privao dela causa rapidamente a morte. Contudo, a gua tem que ser pura. Os humanos, sendo os organismos mais complexos, so afectados pelas alteraes qumicas que a gua possa experimentar. De acordo com a Organizao Mundial de Sade, calcula-se em 1200 milhes o nmero de pessoas que carecem de gua prpria para consumo ou sentem, mesmo, falta de gua. H claras disparidades entre os consumos domsticos, municipais e industriais entre os pases desenvolvidos e os no desenvolvidos. A ttulo de exemplo, em 1990, o consumo de gua nos Estados Unidos da Amrica era de cerca de 2162 m3 per capita, enquanto na Guin-Bissau era de apenas 18 m3. A gua subterrnea poluda, directa ou indirectamente, pela contaminao de diversas substncias que so prejudiciais sade dos organismos e que reduzem a sua utilidade. As guas subterrneas, no seu estado natural, esto relativamente livres de contaminao. por isso que so utilizadas na alimentao. A poluio das guas subterrneas especialmente insidiosa porque no visvel. Os municpios, no fornecimento de gua s populaes, tm o cuidado de testar a sua qualidade rotineiramente. sempre fonte de preocupao qualquer alterao que se encontre na gua. Em muitos casos, a contaminao por poluentes de um aqufero cuja gua utilizada na alimentao muito lenta, pois o seu trajecto feito atravs do solo e de rochas permeveis - no se desloca livremente. Por vezes significativo o espao de tempo que decorre entre a introduo do poluente num aqufero e a sua presena na gua que se bebe, mas em terrenos muito permeveis a contaminao da gua pode ocorrer muito rapidamente. A poluio das guas subterrneas, muitas vezes, s aparece depois de a indstria ou outra actividade por ela responsvel ter cessado a sua laborao h muitos anos. Por exemplo, produtos qumicos armazenados ou derramados no solo podem demorar anos a atingir um aqufero. Depois de ser atingido o aqufero, a rea contaminada tende a ser alargada e a fonte fica inutilizada. Este o problema que pode ser causado por lixeiras localizadas em aterros no impermeabilizados ou por substncias txicas derramadas imprevidentemente nos solos. Substncias como os pesticidas ou herbicidas utilizados na agricultura podem atingir a gua subterrnea atravs da gua de irrigao que penetra no solo. Os nitratos, uma das substncias mais utilizada nos fertilizantes, pernicioso, mesmo em pequenas quantidades, na gua que possamos beber.

A chuva pode tambm dissolver as substncias de uma entulheira e arrast-las para os aquferos. Metais pesados, tais como o mercrio, o chumbo, o crmio, o cobre e o cdmio, conjuntamente com outras substncias qumicas venenosas, podem ser concentrados nos aquferos a partir de depsitos de lixo. Resduos lquidos e slidos existentes em depsitos, bem como resduos de canos de esgoto, podem conter microrganismos, como bactrias patognicas e vrus, que podem contaminar as guas subterrneas. Resduos eliminados pelas indstrias e pelas bases militares podem ser altamente txicos, contendo altas contaminaes de metais pesados e outros produtos perigosos. Produtos resultantes da drenagem de minas de carvo e de metais podem contaminar a superfcie e posteriormente as guas subterrneas. As estaes de abastecimento de gasolina so, geralmente, fontes poluentes da gua subterrnea, assim como os lquidos que so armazenados em fossas, desde que atinjam terrenos permeveis. As guas subterrneas poludas so muito difceis de purificar. Devido ao seu lento movimento e grande volume, uma operao de limpeza numa regio poder levar dcadas e custar milhes de euros para ficar completa. A poluio das guas subterrneas pode ser evitada, desde que haja cuidado. A lixeira de uma cidade no deve ser construda acima do nvel das guas subterrneas. O local deve ser isolado por um leito constitudo por uma espessura significativa de argila. A parte superior deve ser isolada da gua da chuva por uma cobertura impermevel. Barreiras podem impedir que as correntes de gua superficiais se dirijam para as lixeiras. A preveno da poluio das guas subterrneas pode ser cara mas muito mais barata do que a despoluio posterior.

O mar foi desde sempre considerado como um vazadouro natural e durante milnios os ciclos biolgicos asseguravam em larga medida a absoro dos dejectos e a purificao das guas. Actualmente, graas sociedade industrializada e ao mundo militarizado, chegamos a um estado de desequilbrio do meio marinho. Nele actuam diversos factores qumicos, fsicos e biolgicos. O mar possui uma grande capacidade de auto depurao e constitui um meio pouco favorvel ao desenvolvimento da maioria dos germes patognicos. Contudo, o lanamento incontrolado de guas utilizadas, provenientes de zonas urbanas, e os resduos

industriais tornaram as guas costeiras num meio propcio ao desenvolvimento de microrganismos patognicos. Embora os microrganismos no representem, em regra, um grande perigo para os indivduos que se banhem nas praias, com excepo do caso de elevadas poluies fecais, constituem um risco indiscutvel para quem se alimenta de seres vivos criados nesse meio. Por exemplo, a presena de abundante matria orgnica favorece o desenvolvimento e crescimento de bancos de moluscos comestveis que absorvem e retm numerosos microrganismos patognicos para os humanos. Este fenmeno explica a frequncia de salmoneloses humanas e outras doenas provocadas por ingesto de moluscos (ostras, amijoas, berbigo, etc.). Contaminaes semelhantes podem ocorrer com os peixes que entram na cadeia alimentar dos humanos. A poluio qumica dos mares e oceanos reveste uma importncia muito maior do que a poluio por microrganismos. Numerosos detergentes e pesticidas arrastados pelas guas fluviais tm efeitos muito nocivos sobre a fauna e a flora litorais. Outros produtos de origem industrial podem ter efeitos catastrficos nas comunidades costeiras. Os agentes poluentes, em geral, percorrem toda a cadeia trfica marinha, iniciando-se no fitoplncton e zooplncton, para se concentrarem finalmente nos moluscos e peixes que so comidos pelos humanos. Os produtos petrolferos tm um efeito nefasto sobre toda a vida marinha e litoral onde actuam. As correntes marinhas facilitam a formao de mars negras, que se abatem sobre as praias e outras zonas costeiras. Os hidrocarbonetos espalhados nos mares e oceanos provm sobretudo dos petroleiros que limpam os seus depsitos no alto mar e descarregam assim em cada viagem cerca de um por cento do seu carregamento. Esta percentagem pressupe, ao fim de alguns anos, a existncia de muitos milhares de toneladas de produtos petrolferos espalhados pelos oceanos. Entre as guas mais gravemente poludas destacam-se as do Mar Mediterrneo (tambm, por isso, designado a "fossa da Europa"), atravessado por milhares de petroleiros, as do Mar do Norte, o Canal da Mancha e os mares prximos do Japo.A contaminao do meio ambiente por produtos petrolferos tem como efeito a diminuio da fotossntese, o tornar difcil a oxigenao das guas devido camada de hidrocarbonetos e a intoxicao de muitos animais. As aves so particularmente afectadas. Em 1963, um acidente com o navio Ger-Maersk, na embocadura do Rio Elba, foi responsvel pela morte de cerca de 500 000 aves de 19 espcies diferentes. Calcula-se que na Gr-Bretanha o nmero de aves vtimas de intoxicao por hidrocarbonetos seja de 250 000 por ano. Alm das aves, so

afectados os moluscos, os crustceos costeiros e os peixes. Quanto mais elevado for o nvel do organismo na cadeia alimentar, maior a concentrao de poluentes que podem acabar por afectar os humanos, pois estes tambm so um elo da cadeia alimentar.

A poluio trmica, embora tendo um considervel impacto ecolgico, ,


talvez, uma das formas de poluio menos conhecidas, o que decorre do facto de no ser directamente visvel ou audvel. Este tipo de poluio resulta de uma elevao da temperatura do meio de suporte de um determinado ecossistema (por exemplo, um rio), em consequncia de uma aco humana, como o despejo de efluentes industriais a temperaturas superiores do meio aqutico em que so diludos, ou pela libertao de guas de arrefecimento provenientes de centrais elctricas e, sobretudo, nucleares. As consequncias negativas da poluio trmica so muito variadas, sendo as seguintes algumas das principais: - O incremento da temperatura faz com que espcies termosensveis (com reduzida tolerncia a variaes de temperatura) desapaream, visto no suportarem as novas condies do meio. Por exemplo, o desaparecimento da truta em rios em que ocorreu um aumento da temperatura da gua. - Podem surgir importantes alteraes ecolgicas no meio, resultantes da substituio de espcies termosensveis por outras termotolerantes, as quais suportam uma gama mais ampla de temperaturas originando alteraes nas cadeias trficas e nas relaes interespecficas das espcies que habitam o meio. Por exemplo: a substituio da truta pela carpa. - Aumento da sensibilidade aos poluentes, j que a aproximao aos limites de tolerncia de um dado factor (temperatura, neste caso) diminui a tolerncia a outros factores (por exemplo, concentrao de metais pesados). - Diminuio da quantidade de oxignio dissolvido na gua (a gua quente comporta menores quantidades de oxignio dissolvido que a gua fria), podendo conduzir a situaes de asfixia. - Favorecimento do desenvolvimento bacteriano, em consequncia da aproximao ao ptimo trmico de algumas espcies nefastas. - Perturbaes na reproduo, j que os juvenis, assim como os ovos (e as clulas sexuais, das espcies com fecundao externa) so, regra geral, muito pouco termo tolerantes.

- Morte por choque trmico, causada, por exemplo, pela alterao brusca da temperatura de um ribeiro junto conduta de sada de um afluente sobreaquecido. - Potenciao da eutrofizao dos cursos de gua onde exista matria orgnica em quantidades considerveis. - Diminuio da diversidade da fauna e da flora aqutica - Perturbaes vrias na alimentao dos animais aquticos, por alteraes no zoo e fitoplncton. A poluio trmica area assume importncia sobretudo ao nvel das zonas urbanas e industrializadas, em consequncia da libertao dos fumos e escapes aquecidos, resultantes da queima de combustveis fsseis. Estes gases contribuem tambm para o incremento do efeito de estufa e do smog, gerando, deste modo, uma poluio trmica indirecta adicional. As principais formas de erradicao da poluio trmica passam pela reduo da libertao de fumos quentes, o que implica uma diminuio da queima de derivados do petrleo, bem como pelo pr-arrefecimento dos efluentes libertados nos rios e guas superficiais. A energia trmica destes efluentes pode ser utilizada, por exemplo, no aquecimento urbano, o que no s reduz a poluio, com tambm permite uma maior rentabilizao energtica e econmica.

A poluio a contaminao do meio ambiente pelos desperdcios humanos. No fcil chegar-se a acordo sobre o que a contaminao, pois diferentes pessoas podem considerar este problema segundo pontos de vista muito diversos. O nvel social desempenha um papel importante quando se procura determinar o que ou no aceitvel para o meio ambiente. Atravs dos sculos, os humanos foram desenvolvendo uma atitude de conquista relativamente aos bens naturais. Entre os bens da natureza, a gua uma substncia essencial vida. O ser humano pode subsistir com 5 litros de gua por dia. Algumas populaes nmadas da zona sariana conseguem-no durante longos perodos de tempo. Contudo, tendo em conta os aspectos de higiene pessoal e domstica, calcula-se que so necessrios, no mnimo, 40 a 50 litros de gua por pessoa. A isto teremos de juntar a gua necessria para a agricultura e para a pequria. O total, em determinados pases e regies, representa um consumo dirio que pode atingir os 1000 litros por habitante.

Sabe-se que as guas doces (rios, lagos, etc.) do planeta em condies de utilizao so cada vez menos, em virtude de a sua qualidade diminuir, de dia para dia, por causa da poluio. O problema da alterao das guas doces por contaminao j conhecido h muito tempo. A poluio da gua dos rios iniciou-se nos primeiros dias da civilizao. Os humanos foram sempre atrados para junto dos cursos de gua, que lhes garantiam gua para beber e para as suas actividades, tais como a irrigao dos campos e a criao de animais. Consequentemente, as primeiras civilizaes, como a da Mesopotmia (regio situada entre os rios Tigre e Eufrates) e a da China antiga (rios Amarelo e Yangtse), desenvolveram-se ao longo de grandes rios. Os rios so poludos pela contaminao de lixos orgnicos, incluindo as excrees humanas e dos animais, e resduos agrcolas resultantes da decomposio das plantas. Com o aumento da populao e a apario da actividade industrial, a poluio dos rios e lagos no cessou de aumentar. Em 1961, a Organizao Mundial de Sade deu a seguinte definio relativa poluio das guas doces: "Um curso de gua considera-se poludo logo que a composio ou estado da gua so directa ou indirectamente modificados pela actividade humana, de tal maneira que a gua se presta menos facilmente s utilizaes que teria no seu estado natural". Esta definio inclui tambm as modificaes das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas da gua que a podem tornar salobra (no potvel) ou no utilizvel para consumo nas actividades domsticas, industriais, agrcolas, etc. O grau de poluio das guas pode ser calculado a partir da necessidade bioqumica de oxignio, que se determina pelo peso (por volume unitrio da gua) de oxignio dissolvido utilizado no decorrer dos processos biolgicos das bactrias aerbias contidas na gua. Os seus valores variam entre cerca de 1 mg/l, nas guas naturais, e os 300-500 mg/l, nas guas domsticas no depuradas. Se a concentrao de substncias poluentes aumenta consideravelmente, a sua degradao esgota o oxignio dissolvido na gua, podendo produzir a morte de muitos seres aquticos. A partir deste momento, as bactrias aerbias, que, em condies normais, mantm o seu poder auto-depurador da gua, so substitudas por bactrias anaerbias que contribuem para a putrefaco da gua.Embora a poluio da gua possa ser acidental, a maior parte das vezes resulta de escoamentos descontrolados de origens diversas. As principais fontes poluidoras so: - as guas residuais urbanas, que contm os resduos colectivos resultantes da vida quotidiana. O seu volume est em aumento constante, chegando em certas cidades

a atingir os 600 litros por habitante e por dia, o que significa cerca de 50 quilos de substncias secas e slidas por habitante e por ano; - as guas de origem industrial, que so a principal fonte de poluio das guas dos rios. A maioria das unidades industriais utiliza gua em quantidade varivel nos diferentes processos de fabrico. Os principais factores poluentes so o petrleo, o carvo, as indstrias qumicas e as que utilizam como matria-prima a celulose; - a poluio de origem agrcola, proveniente essencialmente de certos produtos utilizados na agricultura, como os adubos, insecticidas e dejectos de origem animal. A lista dos produtos poluentes das guas dos rios e lagos de um pas compreende centenas de substncias. A sua diversidade aumenta com as mltiplas combinaes qumicas em que participam. Entre os produtos orgnicos mais conhecidos encontram-se os cidos gordos, steres, aminocidos, detergentes aninicos e aminas. Entre os compostos inorgnicos encontram-se numerosos sais dissolvidos no estado inico: sdio, clcio, potssio, nitratos, cloretos, bicarbonatos, fosfatos e sulfatos. O poder de biodegradao da gua enorme, mas, se a concentrao de substncias orgnicas e qumicas ultrapassa certos limites, as guas no a podem regenerar pela aco das bactrias. A vida desaparece e os rios e lagos transformam-se em gigantescos esgotos. Os resduos industriais lanados nos rios provocam verdadeiras hecatombes nas comunidades aquticas, sendo particularmente notados os seus efeitos sobre os peixes. Pode verificar-se que numerosas substncias cidas, sulfuretos, amonaco, etc., paralisam as reaces biolgicas provocando a morte de seres vivos. O aumento de temperatura da gua, que implica um aumento do consumo de oxignio, pode ameaar seriamente toda a vida aqutica. A utilizao intensiva de gua pela indstria (siderrgica, do papel, etc.) amplia todos os dias este perigo. Entre os elementos poluentes da gua susceptveis de provocar efeitos txicos no organismo, podemos citar os nitratos e os produtos fluorados que, embora sendo essenciais na preveno da crie dentria, se se encontrarem em concentrao elevada podem provocar a fluorose crnica. So tambm poluentes das guas dos rios metais txicos como o arsnico, o selnio, o chumbo e o cdmio. Os pesticidas desempenham um papel muito importante na poluio das guas continentais e so muito nocivos para os seres vivos. So ainda causa de poluio os hidrocarbonetos, os detergentes aninicos (que entram na preparao de detergentes sintticos) e a radioactividade resultante de resduos radioactivos. A poluio da gua dos rios, sob o ponto de vista sanitrio, constitui um problema cada vez mais preocupante para todos os pases.

O conceito de desertificao pode ser definido, de acordo com a


"Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao", como a degradao da terra nas zonas ridas, semi-ridas e sub-hmidas, resultante de factores diversos, tais como as variaes climticas e as actividades humanas. Apesar de ser um problema j muito antigo, s recentemente, nas ltimas duas ou trs dcadas, a desertificao passou a ser um objecto de preocupao para muitos governos, devido ao facto de afectar a produo de alimentos e as condies de vida de milhes de pessoas. As reas abrangidas pelo problema da desertificao cobrem cerca de 33% da superfcie terrestre, num total de aproximadamente 51 720 000Km2, afectando cerca de 900 milhes de pessoas, sendo frica o continente mais afectado. A estas reas podem ainda acrescentar-se as zonas hiper-ridas (desertos), que ocupam 9 780 000 Km2 (16% da superfcie terrestre). As causas conducentes desertificao so diversas, podendo ter origem natural, como mudanas climticas naturais, a exemplo da que conduziu formao do deserto do Sara, entre 5000 a.C. e 1000 a.C., ou, antropolgicas, isto , devidas aco do humana. A FAO ( Organizao das Naes Unidas para a Alimentao e Agricultura) prope cinco reas de aco humana, como potenciadoras do efeito de desertificao: 1) degradao das populaes animais e vegetais (degradao bitica ou perda da biodiversidade) de vastas reas de zonas semi-ridas devido caa e extraco de madeira; 2) degradao do solo, que pode ocorrer por efeito fsico (eroso hdrica ou elica e compactao causada pelo uso de mquinas pesadas) ou por efeito qumico (salinizao ou solidificao); 3) degradao das condies hidrolgicas de superfcie devido perca da cobertura vegetal; 4) degradao das condies geohidrolgicas (guas subterrneas) devido a modificaes nas condies de recarga; 5) degradao da infra-estrutura econmica e da qualidade de vida dos

assentamentos humanos. Estes cinco componentes traduzem, de um modo genrico, os impactes negativos da aco do homem nos ecossistemas naturais, conduzindo sua destruio e consequente desertificao. A poluio dos solos, a agricultura intensiva, o uso de qumicos agrcolas, a sobreexplorao madeireira, o

pastoreio intensivo, a presso urbanstica, a extraco de areias e as alteraes climticas (nomeadamente, dos regimes de pluviosidade) devidas ao aumento artificial do efeito de estufa, so factores que, combinados, conduzem destruio de solos, impedindo qualquer produo agrcola ou crescimento vegetal significativo, de, segundo dados das Naes Unidas, 6 milhes de hectares (60000 Km2) de solos, por ano, levando a percas econmicas, devidas desertificao, num valor de cerca de 4 bilies de dlares anuais. A nvel internacional tm sido tomadas vrias medidas para tentar por cobro ao avano da desertificao, sendo de destacar o Plano de Aco e Combate Desertificao das Naes Unidas (1977), a Conferncia das Naes Unidas sobre a Desertificao (Nairobi, 1977), os acordos de proteco ambiental e explorao controlada de recursos assumidos na ECO92 (Conferncia do Rio de Janeiro, tambm promovida pelas Naes Unidas, 1992) e ainda a elaborao do Map of the world distribution of the arid regions (UNESCO, 1970) e do World Atlas of Desertification (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente). O problema da pobreza est tambm directamente ligado desertificao, j que 800 milhes de pessoas que no tm uma alimentao adequada vivem em regies secas, necessitando de (sobre)explorar os parcos recursos que o meio disponibiliza para poderem obter alimento, agravando assim ainda mais a presso de desertificao, num ciclo de retroalimentao positiva. Como tal, obvio que antes da tomada de medidas de cariz conservacionista seja necessrio primeiro garantir a subsistncia dos habitantes destas reas, o que implica a tomada de medidas econmicas, polticas e at de redistribuio geogrfica das populaes, em algumas zonas do globo. Em Portugal, o problema da desertificao coloca-se ao nvel de algumas zonas secas, com regimes de pluviosidade muito baixos, como o caso de certas regies do Alentejo e interior Algarvio. Um outro tipo de desertificao, a desertificao humana, tambm um problema actual, devido migrao das populaes do interior para as reas litorais, desertificando as reas interiores e originando uma presso humana muito grande junto ao litoral.

Efeitos da desertificao

O termo floresta designa um ecossistema caracterizado por uma formao vegetal lenhosa, onde as rvores ocupam um lugar predominante. A desflorestao traduzse precisamente pela destruio massiva destes ecossistemas, a ritmos que atingem 1,2% do total das florestas virgens existentes, por ano, com o objectivos de obter determinados produtos (madeira, carvo vegetal, por ex.) ou reas livres (destinadas prtica da agricultura ou urbanizao), por e para o homem. Se desde sempre se procedeu ao abate de rvores e limpeza de determinadas reas florestais, actualmente, o termo desflorestao revestiu-se de uma muito maior intensidade e pertinncia, devido no apenas ao tamanho imenso das reas desflorestadas ( entre 15 a 20 milhes de acres de floresta tropical por ano, ritmo que conduzir ao seu desaparecimento total dentro de cerca de 100 anos), mas tambm ao facto de a desflorestao no ser acompanhada de uma reflorestao, sendo frequente que os danos produzidos sejam de tal ordem que at mesmo os mecanismos naturais pelos quais a natureza regenera os ecossistemas naturais so bloqueados intencionalmente, por exemplo, pela pavimentao dos solos (estradas). As causas da desflorestao, mau grado a aco de alguns factores naturais, como fogos de origem natural (exemplo: devidos a relmpagos) e alteraes climticas (exemplo: as glaciaes), so, na esmagadora maioria dos casos, de origem antropolgica. O aumento demogrfico leva a uma maior necessidade de reas para urbanizao, e, sobretudo, a uma crescente exigncia de terrenos para a prtica agrcola, dada a necessidade de aumentar a produo alimentar mundial. Esta necessidade, de maior nmero de reas disponveis nem sempre concretizada de uma forma racional, sendo a destruio causada, por exemplo, pelos incndios provocados para limpeza da floresta tropical, frequentemente superior s necessidades reais. A necessidade crescente de vrios tipos de produtos florestais, como a madeira (usada para a construo, mobilirio, produo de papel, etc.) tambm um factor de presso sobre a floresta. Outras consequncias da actividade humana so tambm altamente prejudiciais para a floresta, nomeadamente as resultantes da actividade industrial, contribuindo directamente para a poluio hdrica e atmosfrica, as quais, actuando de modo concertado, aumentam a debilidade das espcies vegetais e dos solos em que estas se fundamentam. A deposio de depsitos cidos (por exemplo, resultantes das interaces atmosfricas dos xidos de azoto e enxofre) sobre a folhagem das rvores leva a uma aumento da lixiviao (remoo) dos elementos nutritivos, afectando tambm os solos, onde vo dificultar a absoro de gua e de sais minerais pelas razes da planta. A acidificao dos solos, alm de ser um factor j por si nefasto, contribui ainda para um outro tipo de poluio, j que a diminuio

do pH do solo contribui para uma maior solubilidade de ies de metais pesados (exemplo: Alumnio), altamente txicos para os seres vivos. A deposio de substncias cidas tem sido, segundo estudos levados a cabo pela Unio Europeia, o principal factor responsvel, nos finais do sculo XX, pelo declnio das florestas europeias. Estes mesmos estudos apontam os gases sulfurosos e nitrogenados (resultantes sobretudo da queima de combustveis fsseis e do uso intensivo de adubos qumicos) como os principais responsveis pelo facto de apenas 35% das florestas europeias se apresentar saudvel, sendo que 40% apresentam vrias perturbaes e 25% esto claramente danificadas. Embora se assista a uma recuperao gradual em algumas florestas de pinheiro silvestre no norte da Europa, a situao na zona Mediterrnea no apresenta evoluo positiva, sendo os fogos florestais um factor ainda muito importante na desflorestao massiva que se observa em pases mais a sul, como o caso de Portugal.

A exausto dos solos e a sua intoxicao por prticas agrcolas intensivas e uso excessivo de produtos qumicos (por exemplo: adubos,
pesticidas), assim como um pastoreio excessivo, sobretudo em zonas de transio climtica (exemplo: nos limites das zonas desrticas africanas) so tambm factores importantes de desflorestao. Quanto s consequncias da desflorestao, elas so extremamente diversificadas e preocupantes, dado o seu elevado impacto ambiental: - diminuio da biodiversidade (directa e tambm indirectamente, pela destruio de habitats); - aumento da concentrao de dixido de carbono atmosfrico e consequente incremento do efeito de estufa, conducente ao aumento da temperatura global do planeta, j que as rvores so uma fonte de depurao do CO2 atmosfrico, utilizando-o como matria-prima na realizao da fotossntese, libertando oxignio do qual so a principal fonte atmosfrica. Nos climas temperados um hectare de floresta fixa, em mdia, 9 toneladas (T) de dixido de carbono por ano, libertando 6.6 T de oxignio. Alm disto, um hectare de floresta liberta, pelo menos, cerca de 1500 T de vapor de gua, por ano; aumento da eroso dos terrenos e consequente aumento da aridez e

impossibilidade de recuperao de solos para qualquer fim, agrcola ou florestal, conduzindo desertificao de algumas reas. - alterao dos regimes de pluviosidade, sobretudo na zona das florestas tropicais, devido ao facto das arvores serem o principal intermedirio (atravs das suas razes e folhas) entre as guas profundas do solo e o vapor de gua atmosfrico;

- alteraes nos ciclos biogeoqumicos da gua, do oxignio e do carbono; - aumento da disperso de poluentes, j que as florestas, sobretudo as situadas em torno de reas industriais densas, funcionam como uma rede depuradora, retendo determinados poluentes; - alteraes climticas nas reas florestais tropicais desflorestadas, nomeadamente com a transferncias das chuvas dos continentes para os oceanos equatoriais; - percas irreversveis de patrimnio gentico, inclusive de espcies desconhecidas do homem, e cujo potencial (exemplo: farmacolgico) poder ser incalculvel. A diminuio da desflorestao urgente, assim como a necessidade de iniciar o mais rapidamente possvel a recuperao das florestas existentes e a reflorestao de reas j afectadas. Em Portugal, a Lei de Base da Poltica Florestal e o Acordo de Concertao Estratgica 96/99 estabelece a competncia da administrao para a elaborao de um Plano Mobilizador Nacional para a Floresta, havendo j um plano de trabalho apresentado pela Direco Geral de Florestas (DGF), rgo do Ministrio da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), que tem por objectivo o desenvolvimento sustentvel da floresta. A nvel comunitrio, a preservao de ambientes naturais uma preocupao, expressa na existncia de programas de aco intergovernamentais, como o programa LIFE (criado em 1992 e reformulado em 1996), a directiva comunitria "Habitats" (92/43/CEE) e a criao da "Rede Natura 2000". A preservao das florestas ter que passar por uma melhor gesto dos recursos florestais, racionalizando a explorao e aumentando os ndices de reflorestao. A diminuio do consumo de papel, da poluio industrial e da explorao madeireira so tambm fulcrais, assim como a criao de prticas agrcolas mais produtivas, menos exigentes em termos de rea e menos agressivas para o ambiente, diminuindo a quantidade de produtos qumicos necessrios na agricultura (adubos, fungicidas, etc.). A diminuio do ndice de crescimento demogrfico tambm urgentemente necessria, atravs da criao de planos de auxlio ao planeamento familiar por forma a permitir um maior controlo da natalidade, como forma de reduzir a presso sobre a capacidade (limitada) de suporte dos ecossistemas naturais. Os apoios econmicos a pases em vias de desenvolvimento e do terceiro mundo que baseiam a sua economia na (sobre)explorao florestal sero tambm fulcrais, estimulando a sua indstria a encontrar outros caminhos de viabilizao.

A rinite uma inflamao da mucosa nasal (tecido que reveste o interior das cavidades nasais), podendo ser de origem infecciosa (devido a gripes e

constipaes, por exemplo) ou no infecciosa, em resultado de alergias vrias, gravidez ou medicamentos. A rinite alrgica a forma mais comum, afectando cerca de 30% da populao mundial, um nmero que tem aumentado progressivamente nas ltimas dcadas, em grande parte devido intensificao da poluio atmosfrica. A reaco alrgica surge em resultado de uma predisposio gentica do indivduo, traduzida por uma hipersensibilidade em relao a determinadas substncias agentes alrgenos -, provenientes de fontes diversificadas, como caros, p, plen, plos de animais, fungos e insectos, entre outros. A entrada em contacto com o agente alrgeno desencadeia um processo inflamatrio, que envolve vrias clulas e mediadores inflamatrios presentes no sangue, como os eosinfilos e os mastcitos. O paciente alrgico produz em grandes quantidades uma classe particular de anticorpos - Ig E -, especficos para o agente em relao ao qual se manifesta a alergia. Estes anticorpos activam clulas envolvidas no processo inflamatrio, libertando diversos mediadores qumicos que originaro os sintomas tpicos da rinite alrgica, semelhantes aos de uma infeco do aparelho respiratrio superior (como uma constipao, por exemplo): corrimento nasal contnuo e fluido, ataques de espirros sucessivos e muito frequentes, obstruo nasal e comicho nos olhos, nariz e ouvidos, podendo ocorrer episdios de asma, devido a constrio brnquica. A crise de rinite pode ocorrer mesmo na ausncia do agente alrgeno, quando o indivduo entra em contacto com substncias irritantes, como fumos, vapores, cheiros intensos e perfumes, por exemplo. De acordo com o tipo de agente alrgeno, os indivduos podem apresentar uma rinite permanente ou sazonal. A rinite sazonal ocorre quando o alrgeno no est disponvel todo o ano, surgindo em pocas definidas, como o caso do plen, por exemplo, abundante na Primavera. A rinite permanente surge, geralmente, associada a substncias de ocorrncia vulgar e diria, como o plo de animais, fungos, insectos e caros, por exemplo. O tratamento da rinite faz-se, principalmente, pelo afastamento do agente alrgeno - limpar o p regularmente, lavar semanalmente animais domsticos e evitar o contacto com o plen, so algumas das medidas que se podem tomar -, pela utilizao de medicao destinada a promover um alvio dos sintomas (normalmente, medicamentos anti-histamnicos), atravs de medicao preventiva, inibidora da activao das clulas participantes no desencadear do processo

inflamatrio (por exemplo, corticosterides) ou por processos de dessensibilizao, atravs de vacinas antialrgicas ou imunoterapia.

inalao de poluentes como o alcatro, a nicotina e o monxido de carbono (que se encontram no tabaco), as clulas epiteliais da mucosa respiratria reagem irritao provocada aumentando a produo de muco. As clulas ciliadas so danificadas pelos poluentes tabgicos e tornam-se incapazes de fazer deslocar o muco para o exterior. O organismo tenta limpar as vias respiratrias provocando a tosse. A tosse provoca mais irritao e o sistema cardiorrespiratrio torna-se vulnervel a infeces bacterianas, fngicas ou virais. A bronquite crnica e o enfisema so doenas obstrutivas pulmonares crnicas que esto ligadas ao fumo do tabaco e poluio. Mais de 75% dos doentes de bronquite crnica tem um passado de fumador. Um enfisema muito avanado virtualmente desconhecido nos no-fumadores. Na bronquite crnica, os bronquolos segregam tanto mais muco quanto mais apertados e inflamados esto. Os clios respiratrios no podem limpar as vias respiratrias do muco e das partculas que parcialmente as obstruem. Os indivduos com bronquite crnica ficam susceptveis a frequentes ataques de bronquite aguda e a infeces provocadas por vrus e bactrias; muitas vezes, desenvolvem enfisema. No enfisema, a obstruo dos bronquolos implica um aumento da resistncia passagem do ar e uma diminuio da inspirao. As paredes alveolares rompem-se e diversos alvolos pulmonares unem-se, formando alvolos maiores de baixa elasticidade. O nmero de capilares reduzido. As trocas gasosas diminuem e com elas diminui o volume de oxignio disponvel para se combinar com a hemoglobina do sangue. Para compensar, o ventrculo direito alarga. Os doentes de enfisema acabam por ter falhas cardacas. O fumo do tabaco tambm o maior responsvel pelo cancro do pulmo. Mais de dez componentes do alcatro do tabaco tm sido causas de cancro em animais utilizados em experincias. Clulas normais so transformadas em clulas anormais cancerosas, que se multiplicam rapidamente e invadem os tecidos envolventes. Um fumador mdio, que fume entre 15 e 20 cigarros por dia, tem catorze vezes mais probabilidades de morrer de cancro do pulmo, da garganta ou da boca do que um no-fumador; quatro vezes mais de morrer de cancro do esfago ou da bexiga, e duas vezes mais de morrer de ataque cardaco.

S-ar putea să vă placă și