Sunteți pe pagina 1din 11

A CRUZ, O CRUCIFIXO E O SINAL DA CRUZ

Vtor Quinta Outubro 2003

(TAU)

Os crentes catlico-romanos e os ortodoxos tm sido ensinados a ter em alto apreo ou mesmo a reverenciar os smbolos da cruz e o sinal da cruz, que eles crem ser smbolos cristos. A tal ponto, que qualquer observador pode ver inmeras pessoas a usar uma cruz ou um crucifixo ao peito, ou a t-lo colocado numa parede da sua casa ou, igualmente, a usarem o sinal da cruz sempre que pensam estar a cultuar o Santo Nome de Deus. ainda vulgar ver-se pessoas a beijarem o crucifixo que trazem ao pescoo ou o que, algumas vezes, lhes apresentado pelos sacerdotes catlico-romanos. Uma vez mais, e no s nestes smbolos, os povos ditos cristos tm sido levados a aceitar crenas que nada tm a ver com o verdadeiro cristianismo. A humanidade anda h muito envolvida pela mentira e pela ignorncia e poucos h que se libertam desta teia. este esclarecimento que nos propomos dar com algum detalhe neste estudo, recorrendo a algumas fontes histricas (inclusiv Bblia) e, onde se aplique, s passagens bblicas relevantes. 1. A cruz e seu significado Consultando: Dicionrio do Misticismo e do Oculto (Drury) Smbolo pr-cristo interpretado por alguns ocultistas como unindo o orgo masculino (barra vertical) com o orgo feminino (barra horizontal). tambm um smbolo das quatro direces e uma poderosa ferramenta contra o mal. Eis a razo pela qual a maioria a usa, debaixo de uma superstio antiga, para ilusoriamente se defenderem do mal. Infelizmente ignoram que o mal s se pode combater e vencer quando o corao do crente j no comandado por este mas por Cristo.

2. O crucifixo a) A abordagem histrica

Sabemos que no passado os criminosos eram muitas vezes justiciados numa estaca (madeiro) ou numa estaca encimada por um barrote cruzado. Este mtodo de execuo foi trazido dos fencios pelos gregos e pelos romanos. A lngua grega usada nas Escrituras fala-nos somente de uma estaca ou madeiro. O termo cruz corresponder assim a uma errada traduo da palavra grega stauros que significa madeiro pontiagudo colocado na vertical. A crucificao no era prtica entre os Hebreus. Para a pena capital, a lei moisaica impunha a lapidao (i.e. o apedrejamento at morte), o mesmo tipo de morte que Estvo sofreu. Recorrendo aos registos histricos vemos que a cruz tradicional, reverenciada e usada por muitos crentes catlico-romanos e ortodoxos, existia j em perodos muito anteriores ao tempo de Yeshua, O Cristo, tendo a sua origem no paganismo trazido para Roma desde Babilnia e de outros territrios conquistados, como o Egipto. A sua forma corresponde letra T ou t, o TAU(*) mstico dos Caldeus e que simboliza(va) Tamuz, o deus-sol, o dolo pago mais venerado na antiguidade1. Assim, temos que esta cruz j vinha pelo menos desde 1500 anos antes de Yeshua nascer e era usada por inmeros povos pagos. Israel tambm se deixou contaminar por este to grande pecado. Como exemplo podemos apontar reis Assrio-Caldeus, como Asurbanpal e Sansirauman, que usavam jias ao pescoo em forma de cruz como se comprova pelas esttuas existentes no Museu Britnico monumentos de Ninive, associadas adorao do deus-sol (Tamuz).
(*) letra que entra tanto no alfabeto grego (19 letra) como no hebraico (ltima letra)

Os adivinhos caldeus e igualmente os de outros povos como os romanos faziam adivinhaes nos cruzamentos das estradas, usando vrios mtodos: setas, terafins que eram imagens de dolos pagos ou de antepassados aos quais era rendido culto ver 2.Reis 23:24, evocando ainda o chamado esprito dos mortos, assim como o faziam pela leitura de fgados de animais Ezequiel 21:21: Porque o rei de Babilnia parar na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhaes; aguar as suas flechas, consultar as imagens, atentar para o fgado (eis aqui um registo da Bblia Sagrada como fonte histrica).

O mapa abaixo mostra-nos as regies onde era manifesta a influncia destes povos pagos e idlatras, a qual tambm atingiu Jerusalm como se pode ver pela leitura indicada em rodap.

Ler Ezequiel 8:14-17 (uma abominao perante a face de YHWH)

Tambm as divindades pags romanas tutelavam os cruzamentos das estradas e a tinham os seus santurios. Eram conhecidas como lares compitales (lares = guardies do solo). A, ento, tal como hoje, eram oferecidas velas, luzeiros e outros sacrifcios. Hoje, sada de Lisboa, junto Rotunda do Relgio, temos a esttua do S.Cristovo, santo patrono dos viajantes assim como vemos inmeros locais onde se acendem luzeiros/velas nos caminhos, principalmente onde ocorreram acidentes mortais. A migrao das crenas e smbolos pagos de outros povos para Roma veio a ser o resultado das conquistas militares e do pantesmo romano dominante no tempo do Imprio Romano e assimilado pela Igreja de Roma, que desde cedo apostatou da verdade, aceitando e oficializando os ritos de origem pag. Entre outras coisas, sabemos igualmente que os deuses pagos do Olimpo grego foram transformados em deuses romanos, mudando-lhes somente os nomes mas conservando os poderes e hierarquia que os seres humanos lhes atribuam (mitologia). Mas, voltando ao antigo smbolo Tau (de Tamuz), a histria comprova que as antigas vestais (sacerdotisas que cultuavam a deusa Vesta em Roma - esta era a deusa romana do lar, representao da deusa grega Hestia que protegia as tradies familiares, responsvel por manter a lareira da casa acesa e que tambm protegia os antepassados) usavam ao pescoo um colar com o Tau, tal como muitas freiras catlico-romanas de hoje o fazem com a cruz ou tambm com o Tau. Tal como aquelas deviam ser virgens, tambm as actuais freiras do culto catlico-romano o devem ser. Pura coincidncia ou paganismo? Veja-se a semelhana entre a deusa Vesta e certas imagens que so veneradas nos nossos dias no culto da Mariolatria:

(imagem da deusa Vesta)

Da mesma forma os egpcios, gauleses e outros povos, como os celtas (cujos drudas tambm cultuavam as rvores e elegiam uma de grande porte como o smbolo da divindade para adorao, nela gravando o smbolo Tau) veneravam o mesmo smbolo pago, como se pode comprovar em gravuras de muitas esttuas que chegaram at ns, onde a cruz aparece associada ao culto do sol e dos mortos. Hoje, na generalidade dos caixes tambm colocado um crucifixo. A ligao deste culto s rvores sobressai em muitos povos, e tambm no celta, onde os druidas desenvolveram um alfabeto de 18 letras (Bobelloth) que eram representativas de rvores sagradas. Veja-se a seguir a imagem de uma cruz celta que hoje abundantemente usada por movimentos neo-nazis (mesmo em estdios de futebol de Portugal por certas claques de clubes desportivos) e por movimentos ligados feitiaria, em que no centro da cruz est inserido o disco solar:

Quando cruzamos estes cultos arvenses com a histria dos vrios povos antigos e idolatras, encontramos nos vrios cultos de mistrios as seguintes associaes: - o carvalho era sagrado para os celtas; - o freixo para os escandinavos; - o limoeiro para os germnicos; - a figueira para os indianos; e que certas rvores eram sagradas em certos cultos: - o pinheiro associado com o dolo Attis; - o cedro com o deus Osris; - o carvalho com Jpiter; - o loureiro com Apolo, etc., etc.. Muito mais haveria para dizer destes cultos pagos ainda hoje mantidos. Embora sendo um smbolo muito antigo, a cruz romana retirada do Tau s comea a ter relevncia e a ser objecto de culto cristo aps a entrada da apostasia na Igreja, j com o domnio do Bispo de Roma sobre os restantes, particularmente aps o Conclio de Niceia em 325 d.C., conforme o atesta a Enciclopdia Catlica. A legislao que eleva este smbolo categoria de 4

objecto venerado foi depois consignada aps o Conclio de Constantinopla (c. 381 d.C.), aparecendo, desde ento gravada em numerosas medalhas dos vrios Papas at aos dias de hoje.

O segundo Conclio de Niceia (787) veio definir que a venerao dos fiis era devida preciosa e vivificante cruz, bem como s imagens ou representaes de Cristo, da Abenoada Virgem e dos santos in Enciclopdia Catlica. O conceito de que os objectos e as imagens podem estar imbudos da natureza divina um completo absurdo e no tem qualquer fundamento bblico. De igual modo o so as oraes endereadas ao esprito de um santo morto, pois contraria a doutrina da ressurreio que se h-de dar na vinda do Grande Rei, Senhor Yeshua. Ali esto presentes os ensinamentos animistas, diablicos, contrrios verdade de Deus e Sua Palavra e os erros que estiveram presentes nos vrios Conclios mencionados. Ainda hoje, no Oriente, onde o Budismo tem larga expresso entre muitos povos, o emblema da cruz (embora ali no seja um objecto de culto), aparece ligado a algumas expresses de culto, sem ter contudo a atribuio do simbolismo sagrado que lhe dado pela Igreja de Roma. No Oriente chamam-lhe a rvore divina, a rvore dos deuses ou, ainda, a rvore do conhecimento e da vida, como produtora de tudo o que bom e desejvel, sendo colocada no paraso terrestre. Trata-se, pensamos, das reminiscncias do ensino antigo, embora j distorcido pelo tempo. Se compararmos estas expresses com a linguagem que a Igreja Catlica usa no Ofcio da Cruz, onde chamada a rvore da vida e onde os adoradores so ensinados a recitar Salv, Cruz, madeiro triunfal, verdadeira salvao do mundo, entre as rvores no h nenhuma como tu em boto, flr e folha. Cruz, nossa nica esperana... no encontramos grande diferena. Podemos ainda aqui encontrar a fonte de certo tipo de adorao pag que traduzida atravs de rvores e pedaos delas por ocasio das celebraes do Natal, com a incluso de smbolos arvenses como o visco e o azevinho nas decoraes dessa celebrao pag (a celebrao do solstcio de Inverno) ou do pinheiro natalcio. A partir de meados do Sec. III d.C. e em muitos aspectos doutrinais, as igrejas crists tinham-se j afastado da verdade do Evangelho do Messias Yeshua e tinham aderido s fbulas. Procurando trazer o maior nmero possvel de pagos para o seu seio, acabaram introduzindo autnticas heresias, pois cristianizaram muitos dos mitos pagos e dos smbolos que estes veneravam. Os exemplos abundam, e a cruz um deles. Moedas do tempo do Imperador Constantino mostram a cruz em simultneo com a simbologia dos deuses pagos Marte (deus da guerra) e Apolo (deus das profecias, da medicina e da msica; tambm associado ao pastoreio e ao sol; por isso o sol era designado na poca clssica como o carro de Apolo). Este aspecto histrico atestado por Tertuliano (natural de Cartago, homem da Igreja crist do Sec. II e III, advogado, cuja obra mais importante Apologia foi escrita no ano 197, onde apela defesa dos cristos perante as arbitrariedades e perseguies do Imprio Romano), que vem confirmar que a 5

Igreja de Cartago j estava inquinada com o velho fermento da cruz, vindo dos vizinhos egpcios. O sinal da vida (Tau) que fazia parte do culto a Osris, divindade egpcia, deus dos mortos e do renascimento, e smbolo do poder criativo da natureza, foi sempre aceite por este povo que nunca chegou a ser verdadeiramente evangelizado, e que foi o responsvel pela introduo dessa heresia pag em todo no Norte de frica, chegando tambm Europa, onde o smbolo egpcio se transforma em cruz. Veja-se de seguida alguns exemplos nas figuras de alguns deuses pagos egpcios, onde aparecem tanto o disco solar como a cruz (Tau) encimada por uma espcie de argola:

(GEB, pai de Osris)

(NUT, me de Osris)

(Horus, filho de Osris)

(sis, mulher de Osris))

Dando um salto no tempo, veja-se agora que Tau o emblema e a "assinatura" de So Francisco de Assis e dos Franciscanos. So Francisco nutria grande venerao e afecto pelo smbolo Tau. Recomendava-o muitas vezes por palavras e escrevia-o pelo prprio punho nas cartas que enviava (S. Boaventura, Legenda Maior, IV, 9 ), conforme se comprova pelo escrito de 1224, em que na chamada Beno a Frei Leo este escreveu a vermelho: Dois anos antes da sua morte passou o bem-aventurado Francisco a Quaresma no Monte Alverne (...). Depois duma viso e colquio com um Serafim, e depois da impresso dos estigmas de Cristo no seu corpo, comps ele estes Louvores e os escreveu de prprio punho no verso desta folha, rendendo graas ao Senhor pelo benefcio recebido. O bem-aventurado Francisco escreveu esta bno de prprio punho para mim, Frei Leo. Igualmente desenhou ele de prprio punho este sinal T com a cabea.". Em 1215 o Papa Inocncio III (o mesmo que impulsionou as Cruzadas contra grupos cristos como os Albigenses) no IV Conclio de Latro, onde se estabeleceu os cnones da Inquisio, prega um novo smbolo cristo e termina a sua homlia com o apelo: sejam os campes do Tau. O monge Francisco, estando presente neste Conclio, assume ento o Tau como smbolo da sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores. Neste Conclio este Papa fez ainda um apelo defesa dos lugares santos da Palestina contra os Sarracenos. Outra influncia proveio dos monges Antonianos (comunidade masculina fundada em 1095, cuja nica funo era cuidar dos leprosos e que tinha uma grande cruz pintada nos seus hbitos).

Outro aspecto histrico de grande relevncia o que diz respeito forma como o smbolo da cruz foi utilizado pela hostes malignas dos exrcitos ao servio do Papado e de reis submissos a Roma em todo o tempo da Inquisio e nas vrias Cruzadas a Jerusalm. sua sombra foram mortos milhes de pessoas, quer cristos verdadeiros (Ctaros, Albigenses, Valdenses, Paulicianos e tantos outros) quer filhos de Israel e de Jud espalhados pelo mundo, muitos dos quais foram convertidos fora. Vejase o caso dos marranos em Portugal. Marrano era (e ) sinnimo de porco o que, para alm do aspecto pejorativo da palavra em si, implicava que os convertidos eram obrigados, entre outras coisas, a comer carne de porco, para provar que tinham renunciado aos ensinamentos do Deus de Israel sobre a distino a fazer entre os alimentos limpos e os impuros. Da que se h smbolo mais ofensivo para um judeu, esse smbolo o da cruz. As igrejas crists observadoras do Sbado viram sempre a cruz como um smbolo pago e, por isso mesmo, foram martirizados milhes de pessoas. Durante o perodo dos Descobrimentos martimos, tanto portugueses como espanhis levaram consigo a cruz e a espada tendo espalhado o terror entre os povos das vrias terras que conquistaram. No evangelizaram pelo amor mas pelo terror. Os povos nativos das Amricas (Central e do Sul), particularmente do Mxico e do Per, tambm prestavam e prestam culto cruz como rvore da vida e rvore da fecundidade, erigidas em grandes pedras, muito antes dos primeiros missionrios ali desembarcarem. sua sombra e associado a outros smbolos ligados ao culto do sol eram realizados sacrifcios humanos at poca dos Descobrimentos e da conquista desses territrios por parte dos exrcitos espanhis. Poderamos ainda referenciar a ligao destes smbolos a uma poca recente da histria do mundo, em que a cruz gamada representou (ou ainda representa) a ideologia nazi, a fora bruta, o obscurantismo, a opresso, o dio e a morte para milhes de pessoas, com particular incidncia na eliminao fsica do povo judeu na Europa (6 milhes de mortos), tudo com o beneplcito e silncio da Igreja de Roma e sob o manto de um cristianismo falso. Pode dizer-se que este foi o casamento entre a cruz romana e a cruz gamada (sustica). Mas, ainda que Yeshua tivesse sido pendurado (em nosso lugar) num madeiro em forma de cruz, isso no seria justificao para usarmos um crucifixo, pois para alm de ser um smbolo de morte, Deus abomina toda a forma de representao fsica do Eu Sou ou de qualquer outro ser para adorao, pois contraria a Sua Vontade expressa no 2 Mandamento da Lei de Deus. Apesar disso, cerca de um bilio de pessoas que se dizem catlicoromanas ou crists ortodoxas e outras que o no so, usam esse smbolo. E a reside o mal! Muitos usam ainda esse objecto como adorno e outros sob uma capa de superstio, como se disse (pendurado ao pescoo ou nos retrovisores dos seus automveis), como amuleto, guisa de proteco contra as foras do mal (chegava-se a marcar o gado com uma cruz para o proteger do mal). Alguns chegam a usar o crucifixo misturado com outros amuletos como, por 7

exemplo, as figas e o signo saimo, que so smbolos de natureza diablica ligados feitiaria. Tal a mentira, confuso e a ignorncia deste mundo. O homem de hoje nem chega a saber onde peca perante Deus.

Das vrias abordagens histricas aqui feitas podemos concluir que o culto da cruz no tem nada de cristo, nem tem qualquer fundamento bblico como iremos ver mais adiante. Trata-se sim de um culto de origem pag, ainda hoje perpetuado no corao e nos sentimentos dos que adoram um falso deus, o deus-sol. Se quisermos ligar este aspecto com a apostasia da substituio do Sbado (verdadeiro dia do Senhor) pelo Domingo (dia do sol, dia de adorao a Tamuz), ficamos com uma noo mais completa de como este culto pago chegou at aos nossos dias e ainda se mantm. Como vimos, nesta breve abordagem histrica, a cruz estava disseminada em todo o mundo, em eras muito anteriores a Yeshua, O Cristo, e estava associada a cultos pagos, de raz babilnica, animista (i.e. culto de imagens, talisms e dos espritos, equivalente ao espiritismo de hoje e a tantas crenas de raiz africana largamente implantadas no Brasil e na Amrica Central), idlatra e diablica. Nalgumas partes ela aparece com o sol incrustado (como nos celtas), significando os seus braos os quatro rios que saam do Jardim do den (Gnesis 2:10). So tradies criadas pelo homem e que Deus condena na Sua Palavra. Estas tradies pags infiltraram-se na igreja nos primeiros sculos, estandolhe ainda associadas outras manifestaes como a adorao do sol ao Domingo (Sun-day em ingls, Sonntag em alemo, etc.), a Pscoa em datas diferentes das que Deus requer do Seu povo, a celebrao do Natal (ligado ao Solstcio de Inverno), todas elas derivadas do culto ao sol. A cruz acaba assim por absorver a ateno, dignidade, primazia e reverncia que s devida ao Deus invisvel, O Senhor Todo-O-Poderoso (El Shaddai), subvertendo deste modo a verdadeira adorao que Lhe prpria e que Ele requer dos seus fiis: Joo 4:24 Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade.

b) a abordagem bblica Depois de termos identificado as origens deste smbolo satnico, poderemos perguntar, como o faz a Palavra de Deus: 2 Corntios 6:14: No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas?. Para o verdadeiro crente dos dias de hoje, Tamuz significa Satans, o adversrio de Deus e dos que Lhe so fiis.

Quando Ezequias se tornou rei em Jud mandou destruir a serpente de metal que Moiss, por mandado de Deus tinha mandado erigir no deserto, e qual, at quele dia o povo a queimar incenso, chamando-lhe Neust Nmeros 21:4-9 e 2.Reis 18:1-6. Por aqui se v como o povo que conheceu o poder de Deus ao longo da sua Histria foi tambm aps outros deuses ou criou para si deuses estranhos, como um bezerro de ouro (culto egpcio) para adorao. 8

Em termos bblicos a palavra que vem traduzida como cruz pode ter vrios significados, podendo ser tambm sinnimo de sofrimento, trabalhos rduos e dificuldades desta vida, etc., aos quais, tal como Yeshua, O Cristo, todos estamos sujeitos. Pode ainda ter outros significados como o Seu sacrifcio no madeiro. Vejamos exemplos concretos: Mateus 10:38 E quem no toma a sua cruz, e no segue aps mim, no digno de mim. Ora os que so de Cristo tm que levar a sua cruz at ao fim, tal como Ele o fez por ns, isto , por todos os que O aceitam como Salvador das suas vidas e a Ele se entregam por completo. O termo cruz refere-se claramente s dificuldades que esta vida a todos coloca. Lucas 9:23 E dizia a todos: Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (outro significado: sacrifcio e renncia) Glatas 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo. Neste contexto, a palavra cruz assume o significado de sacrifcio, tal como em Efsios 2:16 ou Filipenses 3:18. Esta cruz de que nos fala Yeshua claramente aquela que respeita aos sofrimentos que esta vida tem para dar a todos enquanto aqui andamos. A forma como os suportamos que importante, pois uma coisa pensarmos que somos capazes pelos nossos prprios meios e capacidades de vencer todas as etapas do nosso caminho (se pensarmos assim falharemos). Outra entregarmos os nossos cuidados ao Senhor (sermos as varas que do fruto porque esto ligadas videira verdadeira que Cristo) e ter confiana que Ele nos ajudar a ultrapassar todas as dificuldades pois, em Joo 15:5 Ele diz-nos que sem Ele nada poderemos fazer. E aconselha-nos ainda em Salmos 37:5 para entregarmos o nosso caminho ao Senhor, confiar Nele que Ele tudo far! Ento, sabemos pela Sua Palavra que com a ajuda do Esprito Santo em ns, podemos levar a nossa cruz at ao fim e sermos reais vencedores, tal como Ele tambm venceu o mundo. Para tal, como nos ensinado, temos que renunciar a ns prprios e segui-Lo.

Cruz pode ainda, noutros contextos, ter outros significados: 1.Corntios 1:17-18 Porque Cristo enviou-me, no para batizar, mas para evangelizar; no em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se no faa v. Porque a palavra da cruz loucura para os que perecem; mas para ns, que somos salvos, o poder de Deus. (Significado: para que o sacrifcio de Cristo no tenha sido em vo; j a palavra da cruz significa a Palavra do Evangelho). Glatas 5:11 Eu, porm, irmos, se prego ainda a circunciso, por que sou, pois, perseguido? Logo o escndalo da cruz est aniquilado. (Significado: renncia s coisas passadas, deste mundo, o que caracteriza a 9

nova criatura nascida do arrependimento e do baptismo; a no circunciso era escndalo para os judeus).

So muitas as passagens bblicas, em que o termo cruz significa mesmo o instrumento fsico de morte qual Yeshua foi pregado o madeiro. Estava profetizado que ao Messias haveriam de Lhe trespassar as mos e os ps Salmos 22:16. Isso porm no quer dizer que este smbolo de maldio (e pago) deva ter algum significado para a vida do verdadeiro cristo. Bem pelo contrrio. Se Yeshua tivesse sido sacrificado nos tempos modernos na cadeira elctrica, no andaramos com uma miniatura desse objecto pendurado ao pescoo. O nico significado aceitvel o do sacrifcio salvador pelo sangue de Yeshua, no qual Paulo se gloriava. Interessante observar o que vem relatado em Actos 5:30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vs matastes, suspendendo-o no madeiro. Idem, em Actos 13:29, Glatas 3:13, 1.Pedro 2:24. Algumas tradues mais prximas do original traduzem a palavra por rvore. No h pois qualquer segurana bblica de que Yeshua tenha sido pendurado num madeiro em forma de cruz. Mas nem isso deve ser motivo de preocupao para o crente. A verdadeira questo no tanto saber se Yeshua foi pendurado num madeiro com ou sem braos transversais, mas antes entender o que a Igreja de Roma fez com esse smbolo maldito cuja origem muito anterior ao tempo do Cristo e que sempre esteve associado a um culto pago e idoltra, o de Tamuz, o deus-sol.

3. O sinal da cruz Por sua vez, o sinal da cruz um smbolo que anda sempre de mos dadas com o crucifixo. No rito catlico-romano, nenhum sinal de adorao (orao ou outro acto) se realiza que no seja acompanhado pela persignao frequente desses crentes. Este era o tipo de sinais usados pelos pagos em Babilnia e no Egipto, com o mesmo simbolismo de poder mgico (supertio pag). Este sinal era posto nas testas dos que se baptisavam (e ainda o nas crianas indevidamente baptisadas pela Igreja Catlica e pela ignorncia dos seus pais) e que eram iniciados nos mistrios, e por isso mesmo, usado como um smbolo sagrado tambm chamado o sinal da vida, identificando assim os seguidores de Tamuz (deus sol), grande divindade pag dos caldeus. Foi atravs deste culto que Israel se desviou do seu Deus Verdadeiro, ofendendo-O, e que por tal pecado lhe sobreveio grande castigo Ezequiel 8:6-18. Satans continua ainda hoje, por este e outros meios, a enganar os povos e a subverter a verdade de Deus. ainda em obedincia a este culto pago antigo (culto a Tamuz=deus sol) que os sacerdotes catlicos usam, no alto das suas cabeas a chamada tonsura ou coroa representando o disco solar no momento da sua ordenao como sacerdote.

10

Podemos assim afirmar que, infelizmente por ignorncia sua, ao fazer o sinal da cruz, Cristo de novo crucificado por aqueles que dizem ser seus seguidores. Tal como Yeshua e os seus apstolos afirmaram em inmeras passagens, tal instrumento de morte no tem qualquer importncia ou valor, mas sim Aquele que nele morreu por ns. Esse sim, deve constituir-Se como o centro da nossa adorao. Concluses Muitos que usam o crucifixo ao peito ou o tm noutro lugar e que se persignam com o sinal da cruz nos diro que usam estes smbolos em memria do sacrifcio libertador de Yeshua. Mas, aqueles que conhecem a verdade de Deus no podem aceitar estas subtilezas de linguagem ou filosofias de origem pag, diablica. Como podemos associar a Cristo uma coisa to vil que sempre esteve associada a uma morte atroz e ao culto de dolos pagos e no qual O Nosso Salvador veio a padecer por ns? Claro que os apstolos testemunharam a forma como Cristo foi humilhado at morte. Mas, nenhum deles foi inspirado pelo Esprito Santo a escrever-nos que o uso destes smbolos eram parte integrante do culto devido a Deus e ao Seu Ungido. Chegou at ns algum testemunho que algum dos apstolos os usasse? A resposta no. Ora, se era impensvel para eles tambm o deve ser para ns hoje! Assim o conselho de Deus permanece para ns em Apocalipse 18:4: E ouvi outra voz do cu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que no sejas participante dos seus pecados, e para que no incorras nas suas pragas. Depois deste conselho nada mais h a acrescentar. -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

11

S-ar putea să vă placă și