Sunteți pe pagina 1din 5

TORNE O SEU FILHO MAIS INTELIGENTE

Se acham que ter um filho inteligente um factor gentico ou obra e graa do Esprito Santo esto enganadas. Estudos cientficos indicam que os pais podem (e devem) cultivar e exercitar o crebro dos seus filhos. Saiba como.

H formas de exercitar o crebro do seu filho que resultam mesmo

Sabia que a inteligncia no apenas um factor gentico, mas na maioria das vezes pode ser resultado de uma prtica constante ou exerccios adequados ao desenvolvimento cerebral do seu filho? Como me, voc pode realmente interferir na inteligncia do seu filho, basta ter em conta algumas abordagens para promover a aprendizagem da criana ou mesmo incentivar o seu desenvolvimento intelectual. Gwen Dewar, a antroploga e criadora do site "Parenting Science ", faz pesquisas cientficas associadas ao estudo da evoluo psicolgica e ao quociente de inteligncia cerebral e emocional, estudando ainda os diversos esteretipos infanto-juvenis. Uma das suas pertinentes opinies que me chamou particularmente a ateno est relacionada com desempenho escolar. Gwen diz que errado premiar uma criana por ter obtido bons resultados na escola, ou por ter mostrado um sinal de inteligncia num

determinado momento. Isso no aumenta a auto-estima da criana ou sequer melhora o seu desempenho escolar. A investigadora da opinio que este tipo de comportamentos dos pais no passam de ideias pr-concebidas e que, pelo contrrio, no acentua em nada a inteligncia do seu filho. Para esta antroploga, h outras formas de exercitarmos os crebros dos nossos filhos. Por isso, vamos a essas abordagens: Abordagens ao desenvolvimento cerebral dos nossos filhos 1. Amamentar o seu filho: pode ser muito importante a longo prazo, j que o leite materno um bom contributo para o melhor funcionamento do crebro, fornecendo nutrientes essenciais para a sade do seu filho, bem como fortalecer o seu quociente de inteligncia cerebral e emocional. 2. Actividade fsica: fundamental para o desenvolvimento psicolgico da criana.

A actividade fsica promove o desenvolvimento cerebral da criana Integrar o seu filho em equipas de desporto, desenvolve em muito a confiana da criana, contribui tambm para um elevado esprito de liderana e, sobretudo, promove uma forte motivao perante desafios.

3. Jogos de consolas ou de computador: por mais desajustado que isto possa parecer, a cientista, baseando-se num estudo feito pela Universidade de Rochester, afirma que ao terem contacto com esse tipo de jogos, as crianas exercitam o crebro de forma a reconhecerem ou a aprenderem sinais ou indicaes visuais mais rapidamente do que aquelas que nunca o fazem ou fizeram. Por isso mesmo que muitos professores ingleses comearam a utilizar na sala de aula jogos de consolas para praticar determinados exerccios. De qualquer forma, o que se deve ter em ateno quando nos referimos a este tipo de jogos que o mais importante no incentivarmos os jogos que sejam violentos e solitrios. No entanto, devemos autorizar de vez em quando todos os outros que desenvolvam o pensamento: os jogos estratgicos, os jogos com a capacidade de planeamento ou ainda os que promovem o esprito de equipa. 4. Incentivar a leitura: sem dvida uma forma de melhorar a aprendizagem e contribui eficazmente para o desenvolvimento cognitivo da criana. Mesmo que o seu filho ainda no saiba ler, leia-lhe histrias todos os dias. Faz exercitar muito a sua capacidade de ateno. 5. Actividades extra curriculares: so fundamentais para a capacidade de interagir e de incentivar a curiosidade do seu filho. Os passatempos ou hobbies devem ser uma constante diria na vida do seu filho. No se esquea que atrs deste tipo de actividades nascem perguntas, desafios, novos interesses e novos conhecimentos. Por fim, podem desafiar o pensamento critico do seu filho, com a forte probabilidade de criar uma riqueza de autoconscincia.

6. Tocar um instrumento musical: significativamente.

ajuda a moldar o crebro

Aprender a tocar um instrumento musical ajuda a moldar o crebro positivamente Os neurocientistas que estudaram a relao existente entre a msica e a inteligncia verificaram que os msicos tm crebros completamente diferentes : "por exemplo, se examinarmos o crebro de um teclista veremos que a regio do crebro que controla os movimentos do dedo alargada (Pascual-Leone, 2001)." "Alm disso, em testes cerebrais realizados em crianas entre os 9 e os 11 anos de idade, as crianas que tocam instrumentos musicais tm um volume com mais massa cinzenta, tanto no crtex sensriomotor e os lobos occipital (Schlaug et al 2005), do que as crianas que no tocam qualquer instrumento musical." Na verdade, os msicos tm muito mais massa cinzenta em vrias regies cerebrais do que os no-msicos. Relativamente a este assunto, sugiro a consulta de um outro artigo que j publiquei aqui no blogue: "Qual o instrumento mais adequado para a idade do seu filho? " 7. Adeus fast food. Por mais que o seu filho goste de ir ao McDonald's, ou de comer pizzas, ou at por mais que lhe d jeito a si fazer para o jantar deles uns hambrgueres ou umas salsichas rpidas, pense muito bem antes de agir. Est cientificamente comprovado que uma alimentao saudvel a base para o desenvolvimento mental e motor na primeira infncia e especialmente durante os primeiros anos de vida. O melhor que podemos fazer dar-lhes alimentos ricos em ferro para o desenvolvimento saudvel do tecido cerebral. Saiba que

os impulsos nervosos so transmitidos de forma mais lenta se houver deficincia de ferro. Retire de uma vez por todas da alimentao deles os alimentos que contenham emulsionantes, gorduras e acares. Alimentos frescos e cozinhados de uma forma saudvel so os mais indicados para crianas em idade de aprendizagem. 8. Sono e pequeno-almoo: deitar cedo e dormir cerca de 10 horas, a juntar a um pequeno-almoo reforado fundamental para o desenvolvimento do coeficiente de inteligncia do seu filho. As crianas devem ter uma rotina de sono diria e que deve ser respeitada acima de todas as coisas. O ideal dormirem pelo menos 10 horas por dia, j que isso lhes vai proporcionar uma boa concentrao escolar. Os seus filhos devem tomar um pequeno-almoo reforado para melhorar a memria, a concentrao e a aprendizagem na escola. Em contrapartida, as crianas que no tomam um pequeno-almoo em condies, e que no dormem o suficiente, tendem a cansaremse mais facilmente, irritam-se com maior facilidade e reagem mais lentamente a novos desafios. Agora que j sabe (ou recordou) as pistas para tornar o seu filho mais inteligente, comece j hoje mesmo a por tudo em prtica, pois eles crescem num abrir e fechar de olhos.

S-ar putea să vă placă și