Sunteți pe pagina 1din 48

C) METODOLOGIA DAS ARTES MARCIAIS

AUTOR

JOS PEREIRA DE MELO

Metodologia das artes marciais

Introduo A disciplina Metodologia das Artes Marciais compe o rol de disciplinas que so ofertadas aos alunos do curso de graduao em Educao Fsica na modalidade a distncia, tendo o propsito de discutir as questes histricas e filosficas das Artes Marciais e sua aplicao na educao fsica escolar. No se trata de abordar as manifestaes que integram as artes marciais no sentido da especializao de gestos, mas proporcionar um debate pedaggico para que todos se percebam capazes de vivenciar e construir, considerando-se as capacidades de cada um, os gestos que configuram as diversas formas de artes marciais. Em linhas gerais, buscaremos nesta disciplina fazer com que os alunos compreendam os fundamentos bsicos sobre a pluralidade do patrimnio sociocultural de outros povos e naes, pois das artes marciais selecionadas para estudo apenas a capoeira pode ser considerada manifestao cultural do povo brasileiro, ao contrrio das demais. Assim, selecionamos para estudo o karat, a capoeira, o aikid, e o jud; por consider-los bastante evidentes na cultura brasileira e terem expressivos nmeros de praticantes. Tal escolha no inviabiliza a incurso por outras formas de artes marciais, pois o aluno ter liberdade para relacionar os contedos aprendidos com outras formas de manifestaes corporais. Os contedos desta disciplina buscam capacitar o graduando de educao fsica a refletir criticamente sobre a funo do ensino das artes marciais nas aulas de Educao Fsica. Para o pleno atendimento de tal perspectiva as discusses sero mediadas por estratgias terico/ prticas, para as quais voc graduando ter como suportes didticos a leitura de textos, anlise de vdeos, participao em fruns de discusso, visitas a grupos de praticantes das modalidades selecionadas para estudo, bem como sero estimulados a elaborar plano de ensino para o trabalho pedaggico com a infncia e adolescncia sobre as artes marciais. Para tanto, a disciplina est composta em quatro unidades de ensino, a saber: na Unidade 1, intitulada das artes marciais s lutas fazemos uma incurso histrica e conceitual sobre os termos lutas e artes marciais, bem como apresentamos alguns apontamentos para seu tratamento pedaggico como contedo da educao fsica. Nas Unidades 2, 3 e 4 discutimos o ensino do karat, da capoeira e do jud, respectivamente, centrando-se as discusses nos aspectos histricos; no princpios fundamentais de cada modalidade e nas suas possibilidades pedaggicas para a educao fsica escolar.

Introduo

103

Metodologia das artes marciais Palavra do professor autor Orientaes para o estudo

Palavra do professor autor Prezado aluno, O caderno didtico sobre as Artes Marciais foi elaborado tendo como princpio fundamental a idia de trat-las como contedo da educao fsica escolar, haja vista que voc integra o corpo discente de um curso de licenciatura, cuja insero profissional ser a escola. Nesta, encontraremos diferentes motivos para que os alunos envolvam-se nas suas prticas, no necessariamente pautados na idia de aprender os gestos de uma luta/artes marciais para participar de competies esportivas. Tal fato inclui no s a discusso das questes mais tcnicas que compem as modalidades de artes marciais, selecionadas para compor o presente caderno, mas buscamos tambm articular uma discusso pedaggica que possibilite voc visualizar as artes marciais como prtica para todos e no somente para as pessoas mais habilidosas. Assim, tentamos elaborar um material didtico capaz de atingir a todos, tanto os mais aptos, quanto os que se consideram menos hbeis nesse tipo de atividade. O caderno foi preparado especialmente para voc e vai orientlo na conduo das atividades didticas para o contedo relacionado s artes marciais nas aulas de educao fsica escolar. A partir de materiais especficos, preparados como referenciais para auxiliar o processo de aprendizagem, voc ter a oportunidade de ler, refletir, realizar atividades individuais e em grupo, bem como participar de encontros vivenciais nos trabalhos de campo que sero exigidos nas diferentes unidades da disciplina. Para tanto, nas atividades sugeridas recorremos pesquisa na internet, visita s escolas e/ou grupos de artes marciais, vdeos e outros ambientes para ampliar o entendimento dos contedos e promovermos uma bem sucedida caminhada pedaggica na disciplina Metodologia das Artes Marciais. Leia com ateno as orientaes do caderno e aproveite ao mximo a oportunidade. Desejamos sucesso na sua trajetria para entender as artes marciais como um contedo possvel de ser desenvolvido nas escolas.

Orientaes para o estudo O caderno didtico est organizado com texto, imagens e atividades que devem ser realizadas por todos os alunos, tendo o ambiente virtual como prolongamento do material impresso. Primeiramente leia 104

Metodologia das artes marciais

o texto de cada unidade. Depois, realize as atividades dispostas tanto na coluna indexal como as que esto postadas no ambiente. Se algum problema de entendimento em relao ao contedo deste caderno ou sobre como fazer as atividades recorra ao tutor. Bom estudo.

Unidade 1 Das artes marciais s lutas

Ementa Histria e Filosofia das Artes Marciais. Fundamentos bsicos sobre a pluralidade do patrimnio sociocultural de outros povos e naes. Vivncia das artes marciais dentro do contexto escolar. Perceber, relacionar e desenvolver as capacidades fsicas e habilidades motoras presentes nas artes marciais.

Objetivos de ensino-aprendizagem 1. Discutir os pressupostos terico-metodolgicos das Artes Marciais como contedo da Educao Fsica escolar; 2. Refletir criticamente sobre a funo do ensino das artes marciais nas aulas de Educao Fsica e as atitudes esperadas dos alunos; 3. Elaborar plano de ensino para o trabalho pedaggico com as artes marciais da infncia adolescncia.

Unidade 1 Das artes marciais s lutas Sntese: a primeira unidade apresenta os aspectos histricos e conceituais das artes marciais e aborda questes de ordem pedaggica, para compreend-las como contedo da educao fsica escolar. Aspectos histricos e conceituais das artes marciais Formas de autodefesa so, provavelmente, to antigas quanto espcie humana. Na histria da humanidade registra-se que o homem sempre expressou gestos motores para mostrar superioridade frente s exigncias do meio, seja por sobrevivncia, por superao de inimigos ou para manuteno do espao territorial. Os diversos momentos da

Atividade 1:

Entre no ambiente virtual e participe do frum: O que significa artes marciais e qual sua relao com a educao fsica escolar?

105

Metodologia das artes marciais Unidade 1 Das artes marciais s lutas

Pesquise no site: HTTP:// pt.wikipedia.org/ wiki/Artes_Marciais a variedade de artes marciais existentes no mundo (por pas), bem como onde se concentra a maioria delas. Escolha uma das artes marciais e reflita sobre a possibilidade da sua prtica nas escolas da sua regio.

evoluo do homem podem evidenciar, de certa forma, uma transio no aperfeioamento dos gestos e sua organizao no sentido de regulamentlos em formas mais bem elaboradas at caracterizar o que denominamos de artes marciais na atualidade. O termo arte marcial uma referncia ao deus Greco-romano da guerra, Marte, que segundo a mitologia ensinou sua arte aos homens. Vale salientar que arte marcial um termo de origem ocidental, mas existem outros termos (orientais) correlatos como: Wu shu na China e Bushi do no Japo. Bushi do significa caminho do guerreiro, pois em japons bushi significa guerreiro, e do significa caminho. No sentido mais amplo, Artes Marciais so sistemas de prticas e tradies para treinamento de combate, que serviam para treinamento dos exrcitos, preparando-os fisicamente e mentalmente para combates com armas e/ou sem armas. Lembramos que as artes marciais que no utilizam armas so mais recentes, pois com o tempo os governantes proibiram o uso de armas pelo povo, com o objetivo de prevenir rebelies ou levante armado contra o governo, restringindo o uso de armas somente aos militares, fato que forou de certa forma, a busca ou a criao de uma arte marcial sem armas pela populao. A histria das artes marciais muito controversa, existindo muitas correntes que explicam suas origens, algumas interligadas com a prpria histria da humanidade. Segundo Severino (1988, p. 17), [...] as origens da histria se perdem entre mitos e lendas, do mesmo modo a histria das artes marciais Mitolgica, tornando-se com o tempo um conhecimento mais preciso. Uma das verses mais aceitas, e que explicam a criao de vrias artes marciais no Oriente, por exemplo, a do monge indiano Bodhidharma que viajou em peregrinao pela China. Ao chegar ao mosteiro, percebeu vrios monges debilitados fisicamente, que no aguentavam as longas jornadas de meditao, chegando a desmaiar. Assim, Bodhidharma ensinou tcnicas de yoga e exerccios de uma arte marcial que no se tem conhecimento, mas que ajudou a fortalecer o corpo dos monges, alm de tornar-se uma forma de defesa para monges, pois os mosteiros eram frequentemente saqueados. Desta forma, surgiu o estilo shaolin, estilo este que imitava os animais como o tigre, a serpente. Com a destruio do mosteiro, vrios monges migraram por toda sia, o que contribuiu para o surgimento de vrias artes marciais. Essas artes, como karate, jiu-jitsu, aikido, entre outras, sofreram inmeras modificaes em virtudes de aspectos culturais, religiosos e geogrficos. Diante da histria das artes marciais um aspecto incontestvel:

106

Metodologia das artes marciais

o seu desenvolvimento deu-se no Oriente. Tal afirmao sustenta-se pelo fato de que a maioria das artes marciais teve suas origens em pases orientais, como Japo e China, por exemplo. bom notar, tambm, da existncia de grande quantidade de formas diversificadas de artes marciais em todo Oriente. Muitas artes marciais serviram de base para criao de outras, pois se fundiam e/ou abstraiam tcnicas, surgindo assim um novo estilo ou arte marcial, como por exemplo, o jud que retirou as tcnicas mais lesivas do antigo jiu-jutsu, nascendo assim, o caminho suave (Jud). A capacidade de o homem reinventar novas formas de artes marciais a partir das j existentes presenciada at os dias atuais, fato que explica suas constantes buscas pelo aperfeioamento de gestos e pela necessidade de ampliar seus repertrios de movimentos. Como voc deve ter observado no mundo inteiro muitos so os praticantes de artes marciais, cujos objetivos das prticas so tidos como forma de autoconhecimento, autocontrole, disciplina, defesa pessoal, combate ao estresse, desenvolvimento fsico, mental, entre outras finalidades. Evidenciamos, dessa forma, que na atualidade houve uma mudana dos objetivos pelos quais inicialmente as artes marciais se destinavam, devendo assumir na contemporaneidade um papel importante na sociedade: o de formar cidados por meio da real filosofia pela qual pautada cada arte marcial, conforme inicialmente foi concebida. As artes marciais como contedo da educao fsica escolar A exemplo de muitas prticas corporais produzidas nos diferentes grupos sociais e nas distintas naes, as artes marciais tambm foram formalizadas para servirem de contedos da Educao Fsica na Educao Bsica. No entanto, observa-se que os princpios filosficos norteadores de algumas artes marciais no so observados no seu ensino na educao escolarizada, bem como se tem na vida cotidiana a proliferao de grupos de jovens valendo-se de gestos de determinada arte marcial para expressar atitudes de violncias e/ou provocar vandalismo, numa apropriao equivocada dos seus princpios orientadores, como ocorre com o jiujitsu, por exemplo. V-se na Educao Fsica escolar uma valorizao do aprendizado dos gestos tcnicos pelo fato de a maioria das artes marciais terem se tornado um esporte, em detrimento de um ensino mais amplo que englobe os princpios filosficos, o contexto scio-histrico da sua criao, a prtica propriamente dita e a atitude que devem emergir das vivncias nas aulas de Educao Fsica. As Artes Marciais, como contedo da Educao Fsica Escolar,

Unidade 1 Das artes marciais s lutas

107

Metodologia das artes marciais Unidade 1 Das artes marciais s lutas

Catalogue jogos populares e brincadeiras que remetem s lutas e postem no frum de discusso sobre as artes marciais como contedos da educao fsica escolar, pensando sua aplicao em diferentes nveis de ensino.

um conceito que engloba diferentes manifestaes que existem nesta categoria das prticas corporais, na qual se inclui o karat, o jud, o taikid, o taichichuan, a capoeira, entre outras, cujo objetivo possibilitar aos alunos o acesso aos aspectos histrico-sociais e construo do gesto das artes marciais possveis de serem realizados na escola. Tal perspectiva pedaggica pode ser orientada para que sejam ofertadas aos alunos vivncias recreativas a fim de que esses criem gosto pelas artes marciais, bem como aprendam a respeitar os limites impostos pelos gestos que as compem e a integridade fsica pessoal e coletiva. Tal fato no inviabiliza as vivncias competitivas, nem as aulas voltadas para a prtica esportiva de espetculo, mas em princpio deve ficar claro que o ensino das artes marciais, como contedo de educao fsica, pauta-se em princpios filosficos voltados para o respeito vida que podem promover o autoconhecimento, a autoestima, a disciplina e o bem viver. Vale ressaltar que em algumas literaturas relativas ao ensino de educao fsica, como por exemplo: Parmetros Curriculares, Coletivo de Autores (2001), Darido (2008), entre outros, encontramos o termo luta para caracterizar as manifestaes oriundas do que denominamos de artes marciais. Esclarecemos, no entanto, que preferimos utilizar essa ltima denominao por consider-la mais abrangente e mais arraigada aos princpios educacionais mais amplos. Ademais, o termo lutas muitas vezes vem carregado da idia de disputa e de superao do mais fraco, bem como denota algum sentido vinculado s atitudes de violncia, aspecto distante dos preceitos iniciais da maioria dos tipos de artes marciais. Nos parmetros curriculares nacionais para a educao fsica, por exemplo, encontramos o contedo lutas assim caracterizado:
As lutas so disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com tcnicas e estratgias de desequilbrio, contuso, imobilizao ou excluso de um determinado espao na combinao de aes de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentao especfica a fim de punir atitudes de violncia e de deslealdade. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e brao-deferro at as prticas mais complexas da capoeira, do jud e do carat (BRASIL, 1998, p. 70).

Faa uma pesquisa na internet e catalogue o maior nmero possvel de artes marciais, identificando suas origens e objetivos.

108

Em todo caso deixamos claro que, independente do termo utilizado para caracterizar tais manifestaes corporais como contedo da educao fsica na escola, nas quais a defesa pessoal e as combinaes de ataque e defesa esto presentes, vale lembrar que o mais importante garantir a educao por meio das artes marciais, como no Japo, por exemplo, onde tais artes so chamadas de Bu-D, ou "um caminho educacional atravs das lutas".

Metodologia das artes marciais

Podemos defender, ento, como enfatizam os parmetros curriculares nacionais, que o ensino de Educao Fsica, deve ter em mente que alm do ensino dos fundamentos tcnicos de cada arte marcial possvel de ser ensinado na escola, deve ressaltar questes especficas relacionadas s questes scio-histricas e fomentar nos alunos a aprendizagem e o desenvolvimento dos gestos, a saber: Aspectos histrico-sociais das lutas: * compreenso do ato de lutar: por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o qu lutar; * compreenso e vivncia de lutas dentro do contexto escolar (lutas x violncia); * vivncia de momentos para a apreciao e reflexo sobre as lutas e a mdia; * anlise sobre os dados da realidade das relaes positivas e negativas com relao prtica das lutas e a violncia na adolescncia (luta como defesa pessoal e no arrumar briga). Construo do gesto nas lutas: * vivncia de situaes que envolvam perceber, relacionar e desenvolver as capacidades fsicas e habilidades motoras presentes nas lutas praticadas na atualidade (capoeira, carat, jud etc.); *vivncia de situaes em que seja necessrio compreender e utilizar as tcnicas para resolues de problemas em situaes de luta (tcnica e ttica individual aplicadas aos fundamentos de ataque e defesa); * vivncia de atividades que envolvam as lutas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva (BRASIL, 1998, p. 97). Dessa forma, quando pensarmos nas artes marciais como contedo da educao fsica escolar, devemos assumir o compromisso de ir alm dos gestos tcnicos e promovermos situaes de aprendizagem que possibilitem aos alunos refletirem sobre os inmeros elementos que constituem as diferentes formas de artes marciais, principalmente garantindo uma discusso inicial sobre os seus princpios filosficos, pois na sociedade contempornea em que a violncia tem-se tornado lugar comum, nada melhor do que trabalhar tal conhecimento de forma a garantir a sustentabilidade social e a prpria integridade fsica das pessoas.

Unidade 1 Das artes marciais s lutas

109

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

Unidade 2 O ensino do karat Sntese: a segunda unidade apresenta uma viso panormica da histria do karat, destacando seus fundamentos e o ensino desta arte marcial no espao escolar como contedo da educao fsica. Aspectos histricos do karat O karat uma arte marcial praticada por muitas pessoas em todo mundo, principalmente no Brasil, onde sempre crescente o nmero de adeptos. A origem dessa arte ainda uma incgnita, pois existem vrias correntes que buscam explicar suas origens histricas, como por exemplo, na ndia com Vajramushti e/ou na China com o Shaolin Kenpo. Porm, um fato inegvel: o desenvolvimento do karat se deu no Japo, principalmente em Okinawa. Existem vrios estilos de karat, os quais dependem da regio do Japo em que so praticados, bem como da utilizao ou no de armas, como basto, tonfa (basto em L), sai (espcie de punhal com trs pontas), entre outros. Porm, o estilo mais praticado atualmente shotokan, o qual consiste em tcnicas que utilizam grandes bases de sustentao do corpo e tem como fundador Gishin Funakoshi, que considerado pai do karat moderno. Gishin Funakoshi nasceu em Shuri, na ilha de Okinawa, em 1868; filho nico foi levado para a casa de seus avs maternos os quais o educaram, aprendendo poesia clssica chinesa. Aos 11 anos de idade iniciou seus estudos nas artes marciais, com o mestre Asato, no duro sistema Naha-te (fora e contrao) o que foi muito bom, pois Funakoshi tinha o fsico pouco desenvolvido. Com o mestre Itosu foi iniciado no sistema Shuri-te (velocidade e elasticidade), o que deu mais habilidade a Funakoshi. Dessa forma, ele reestruturou esses sistemas de lutas, buscando as tcnicas mais eficientes de cada estilo, criando assim o estilo shotokan, processo semelhante ao do jud. Gishin Funakoshi faleceu no dia 26 de abril de 1957, deixando um legado de princpios filosficos e orientaes prticas que persistem Foto 1: Gishin Funakoshi. at hoje e orientam os praticantes de karat Fonte: FUNAKOSHI (2000, p. 6). em todos os continentes. O prprio nome karat foi dado por Funakoshi, no qual kara significa vazio e te, mos, ou seja, mos vazias. No entanto, esse no

110

Metodologia das artes marciais

o verdadeiro sentido, mas sim o de esvaziar-se de todos os contravalores que Funakoshi abominava como vaidade, cobia, violncia, entre outros. Assim, o karat no somente um mtodo de luta, mas sim uma filosofia de vida. Dessa forma, Funakoshi acrescentou o termo Do na palavra karat, ficando karate-Do. O Do significa caminho, ou seja, caminho este que o karateca vai trilhar em toda sua vida.
O karat-do uma arte de defesa pessoal de mos vazias, na qual braos e pernas so treinados sistematicamente e um inimigo, atacando de surpresa, pode ser controlado por uma demonstrao de fora igual que faz uso de armas reais. [...] uma prtica atravs da qual o karateka domina todos os movimentos do corpo, como flexes, saltos e o balano, aprendendo a movimentar os membros e o corpo para trs e para frente, para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo, de um modo livre e uniforme (NAKAYAMA, 2001, p.11).

Unidade 2 O ensino do karat

relevante destacar que com o aumento de praticantes e com a prpria popularidade desta arte marcial, muitas interpretaes equivocadas surgiram, bem como seu princpio filosfico inicial. Pautado no respeito ao prximo, no controle da agressividade e no conhecimento dos prprios limites, passou a ser re-configurado para atender os interesses de novos praticantes em vrios pases e, principalmente, torn-lo uma modalidade esportiva. Segundo Nakayama (2001, p. 9), um dos primeiros equvocos relacionado ao karat [...] foi confundi-lo com o chamado boxe de estilo chins, o qual caracterizado pelas tcnicas do kung-fu e apresenta alguns estilos de golpes divergentes do karat. Outro equvoco referese ao modo como as pessoas veem o karat sendo praticado. Comenta o supracitado autor:
H tambm pessoas que passaram a v-lo como um mero espetculo, no qual dois homens se atacam selvagemente, ou em que os competidores se golpeiam como se estivessem numa espcie de luta na qual so usados os ps, ou em que um homem se exibe quebrando tijolos ou outros objetos duros com a cabea, com as mos ou com os ps (NAKAYAMA, 2001, p. 9).

Quanto s questes relativas sua insero no esporte, esclarecemos que historicamente esse tem sido o caminho das prticas corporais originrias de contextos scio-histricos desvinculados do mundo dos espetculos esportivos. claro que para se transformar qualquer prtica corporal em esporte, os valores e aspectos motores que os compem devem passar por novas interpretaes e assumir novos cdigos gestuais para atender aos preceitos competitivos que, em linhas gerais, passam a 111

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

vigorar na prtica propriamente dita. Sendo que muitas vezes em nome do esporte e da competio esquece-se de passar aos praticantes de karat os verdadeiros princpios filosficos que inicialmente orientaram suas prticas e devem continuar a orientar os novos praticantes, pois como enfatiza Nakayama,
lamentvel que o karat seja praticado apenas como uma tcnica de luta. As tcnicas bsicas foram desenvolvidas e aperfeioadas atravs de longos anos de estudo e de prtica; mas, para se fazer um uso eficaz dessas tcnicas, preciso reconhecer o aspecto espiritual dessa arte de defesa pessoal e dar-lhe a devida importncia (2001, p.9).

Pensar sobre a possibilidade do ensino de karat nas aulas de Educao Fsica na escola considerar, em primeira instncia, que ele uma arte de defesa pessoal, cuja histria inicial remete-nos para a prpria sobrevivncia, cujos cenrios de lutas foram as guerras e as exibies performticas, utilizando-se tijolos, telhas, madeiras, entre outros objetos. No entanto, aps a Segunda Guerra Mundial, Funakoshi reestruturou o karat, perspectivando outra possibilidade de prtica vinculada ao princpio da participao, na qual era estimulada, principalmente, a busca da qualidade de vida. Testemunhas constatam que, nesta poca, Funakoshi abominava o esprito competitivo. Gostaramos de deixar claro que no somos contra a transformao do karat ou de qualquer prtica corporal em esporte, at porque o momento histrico outro e os interesses dos praticantes so diversos, mas no podemos esquecer que o prprio Funakoshi
[...] observou repetidas vezes que o propsito mximo das prticas dessa arte marcial o cultivo de um esprito sublime, de um esprito de humildade. E, ao mesmo tempo, desenvolver uma fora capaz de destruir um animal selvagem enfurecido com um nico Golpe (NAKAYAMA, 2001, p. 9).

Esclarece, ainda, o fato de que [...] s possvel tornar-se um verdadeiro adepto do karat-do quando se atinge a perfeio nesses dois aspectos: o espiritual e o fsico (NAKAYAMA, 2001, p. 9). Nessa breve incurso histrica do karat percebe-se que seus preceitos iniciais assumem na atualidade, em muitos casos, o sentido competitivo vinculado s boas performances e s vitrias.
No karat como esporte so realizadas competies com o propsito de determinar a habilidade dos participantes. Isso precisa ser enfatizado, porque tambm aqui h motivos para

112

Metodologia das artes marciais

se lastimar. H uma tendncia a dar demasiada nfase em vencer as competies, negligenciando a prtica de tcnicas fundamentais, preferindo, em vez disso, praticar o jiyu kumite na primeira oportunidade (NAKAYAMA, 2001, p. 10).

Unidade 2 O ensino do karat

No momento em que se opta por iniciar a prtica pelo jiyu kumite pulam-se etapas e no se estrutura uma base adequada para o aprendizado mais satisfatrio de tcnicas mais sofisticadas que compem o repertrio dessa arte. Importante destacar que no defendemos a idia de banir o aspecto competitivo do ensino do karat nas aulas de Educao Fsica, mas o objetivo maior situ-lo de forma pedaggica para garantir aos alunos o acesso a um conhecimento fundado nos princpios filosficos em que o autoconhecimento, o autocontrole, a melhoria do condicionamento fsico, a defesa pessoal (em ltimo caso), entre outros aspectos que representam o verdadeiro sentido do karat-Do. Por isso, optamos neste caderno visualizar seu ensino no como treinamento, mas como possibilidade pedaggica para que todos possam pratic-lo, independentemente do nvel das suas habilidades. Os fundamentos do karat Antes de iniciarmos nossa incurso pedaggica pelos fundamentos do karat, convm esclarecermos que sua prtica, seja de treinamento ou de iniciao, realizada num local especfico denominado de dojo, cujo significado remete-nos para um espao de iluminao, nome bastante propcio para quem est procurando o caminho do autocontrole, do autoconhecimento e do equilbrio fsico e emocional. O Dojo de Karat possui regras (lemas = "kun") que so preceitos prticos (influncia Confuncionista) que devem guiar o karateca na sua busca de autocontrole. O verdadeiro karateca no se esquece dos lemas que devem ser estimulados no momento em que ele entra no dojo, bem como quando o leva consigo ao incio e ao trmino de cada sesso de prtica. Tais ensinamentos ou lemas podem ser assim expressos: 1 Esforar-se para a formao do carter; 2 Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razo; 3 Criar o intuito de esforo; 4 Respeitar acima de tudo; 5 Conter o esprito de agresso. Como falamos anteriormente, o praticante de karat-do utiliza as diversas partes do corpo como instrumento de luta, enfatizando-se que [...] toda parte que possa ser eficaz na defesa ou ataque usada

113

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

(NAKAYAMA, 2001, p. 14). Sobre os elementos motores relacionados ao karat-do que podem ser ensinados na escola, nas aulas de educao fsica, podemos identificar trs fundamentos, a saber: kihon, kata e kumite. O Kihon O kihon significa exerccio. composto pelas tcnicas bsicas de bloqueio, soco, golpe e chute.
Praticar Karate experienciar um constante estado de observncia interior e o Kihon obedece na ntegra a essa mesma premissa. Traduzido do japons, a palavra Kihon significa base, apresentando-se assim como uma parte essencial do trabalho da maioria das Artes Marciais japoneses, no fugindo o Karat a essa regra. O Kihon a principal base, o trampolim para se alcanar um bom nvel tcnico. Para concretizar resultados, e por forma a que o desenvolvimento tcnico e a atitude do praticante em relao a esta componente do treino sejam progressivos, h que treinar com o mximo de concentrao, fora e dedicao. O Kihon, quando executado de forma correta, sem dvida uma fundao slida para toda a aprendizagem futura. O Kihon transporta e encerra em si caractersticas essenciais para definir no s a qualidade do trabalho como outras que auxiliam o praticante a assimilar as particularidades do seu estilo, atravs da aprendizagem e execuo sistemtica de tcnicas bsicas, enquanto se movimenta e se familiariza com andamentos, defesas e ataques (http://adautokarate. com/pagina.php?titulo=kihon). Acesso em: 15/11/2008.

Importante considerar o processo inicial de aprendizagem, pois em primeira instncia devemos considerar que
Os movimentos do Karat so muito complexos, necessitando-se de muitos anos de treinamento rduo, dedicao, disciplina e muita fora de vontade para buscar cada vez mais a perfeio. Basicamente, um movimento composto da base, que posio das pernas e a forma de distribuir o peso do corpo sobre elas e um movimento dos braos, que pode ser uma defesa, um ataque ou os dois combinados. Existe uma infinidade de variaes para cada tipo de posio ou movimento, estas ilustraes so apenas um exemplo, no tendo a pretenso de transmitir um conhecimento que s pode ser adquirido atravs de treinamento real (http://www.meusite.pro.br/karate/ basdefes.htm). Acesso em: 15/11/2008.

Visite o site HTTP:// www.geocities. com/karate_shotokan_br/dojokun.htm e identifique e leia as caractersticas de cada lema para participarmos do nosso frum sobre as regras do Dojo.

A postura ou bases karat,


[...] refere-se sempre parte inferior do corpo. Para que as tcnicas sejam executadas com rapidez, com perfeio, fora e suavidade, a postura tem que ser firme e estvel. Em todas as ocasies, a parte superior do corpo tem de ser mantida perpendicular ao cho e nivelada com os quadris (NAKAYAMA, 2001, p. 28).

114

Metodologia das artes marciais

BASES

Unidade 2 O ensino do karat

ZENKUTSO DACHI

KOKUTSO DACHI

KIBA DACHI

SHIZENTAI

NEKOASHI DACHI

Figura 1: postura ou bases do karat

Bloqueio

O bloqueio consiste na defesa propriamente dita, utilizando-a contra os chutes e socos do adversrio. Segundo Nakayama (2001, p. 54), [...] o karat distingue-se do boxe e de outras artes de luta em suas tcnicas defensivas. H muitas tcnicas para bloqueio de chutes, e essas fazem uso das pernas e dos ps, bem como das mos e braos. Existe a orientao para que o praticante de karat fique atento para usar o bloqueio no momento que inicia a ao (ataque) do oponente, sendo [...] absolutamente necessrio que se antecipe o ataque (NAKAYAMA, 2001, p. 54). Em linhas gerais, o bloqueio tem os seguintes objetivos: a) desestimular o prosseguimento do ataque; b) aparar, [...] o ataque de um brao ou perna pode ser bloqueado levemente, s com a fora necessria para desvi-lo (NAKAYAMA, 2001, p.54); c) bloquear e atacar; d) desequilibrar o adversrio; e e) recuar, aps o bloqueio o praticante pode recompor-se e assumir uma posio segura como preparativo de um contra-ataque. Existem inmeros tipos de bloqueios no karat, cada um com propsitos bem definidos, os quais visam proteo das superiores, medianas e inferiores do corpo. Sem a pretenso de transitar pelos vrios tipos de bloqueios, mesmo porque no daramos conta nesta disciplina e no o propsito deste caderno apresentar um acervo metodolgico que sistematize um treinamento sobre karat, optamos por apresentar trs formas de bloqueios que consideramos bsicos para o aluno se aproprie desse fundamento do karat. O primeiro, denominado de Gedan Barai, consiste em bloquear um ataque de cima para baixo, tendo o intuito Figura 2: tcnica de defesa Gedan Barai. de proteger golpes ou chutes direcionados a regio do Fonte: www.ikkf.org/vd4q99-3.gif. abdmen ou virilha. Para tanto, utiliza-se o punho numa ao de cima para baixo, conforme mostra a Figura 2. 115

1 Pesquise sobre outras formas de bloqueio no karat e busque filmes no youtube que, pelo menos, mostrem trs tcnicas que voc encontrou; 2 Em www.youtube. com/watch? v=lcKxFVVXJa0, assista ao vdeo sobre a defesa Gedan Barai. Em seguida tente praticar a srie da defesa.

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

A segunda forma de bloqueio escolhida, a qual tem o propsito de proteger ataques dirigidos a cabea, conhecida pelo nome de Jodan Age-uke (FIG. 3), sendo considerada [...] um bloqueio Figura 3: tcnica de defesa Jodan Age-uke. bsico usado contra ataques dirigidos Fonte: www.ikkf.org/vd4q99-4.gif. para cima do plexo solar. Bloqueio de baixo para cima, com fora, com o lado externo do antebrao (NAKAYAMA, 2001, p. 57). Observa-se na Figura 3 que no bloqueio Jodan Age-uke, [...] os braos so cruzados altura do queixo, com o brao que bloqueia do lado de fora e o brao que recua do lado de dentro (NAKAYAMA, 2001, p. 57). O bloqueio Chudan Ude Uke Soto-uke, terceiro tipo por ns selecionado, [...] usado contra um golpe dirigido para o peito ou face (NAKAYAMA, 2001, p. 58), no qual se busca desviar o brao do oponente para a Figura 4: tcnica de defesa Chudan Ude Uke Soto-uke. lateral, utilizando-se a borda externa do Fonte: Nakayama (2001, p. 58). punho, conforme mostra a Figura 4. Como frisamos anteriormente, no temos o propsito de apresentar aqui todos os tipos de defesa do karat, mas exemplificar alguns que possam ser trabalhados nas aulas de Educao Fsica, tendo-se o objetivo de estimular os alunos no sentido de aprender algumas tcnicas de defesa pessoal, bem como acess-los a um conhecimento bsico sobre as inmeras possibilidades existentes de bloqueio no karat. O Soco O fundamento soco consiste no uso das mos e braos, sendo as mos utilizadas de duas maneiras: de forma aberta ou fechada. Segundo Nakayama (2001) existem no karat seis possibilidades para o uso do punho e onze tipos de mo aberta. Dos tipos de punho existentes o mais utilizado o Seiken (frente do punho), no qual [...] os ns dos dedos indicador e mdio so usados para golpear o alvo. O punho tem de ser mantido tenso e inflexvel, o dorso da mo e o pulso formando uma linha reta (NAKAYAMA, 2001, p. 16). Utiliza-se o Seiken Figura 5: tcnica do soco Seiken principalmente no empurro do oponente.

116

Fonte: karate.snowcron.com/ pictures/seiken.gif.

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

Toda a fora do brao tem que estar concentrada e afluir em linha reta at os ns dos dedos (NAKAYAMA, 2001, p.16).

Figura 6: tcnica do soco Seiken Fonte: www.connkyokushin.com/.../oyama-seiken.jpg.

Em relao ao uso das mos, observa-se que mais frequente o uso dos tipos de mos abertas, das quais a mo em espada, denominada de Shuto, mais usual.
Figura 7: mo em espada (Shuto). Fonte: www.pagina.netc.pt/~mz38144a/karate/image/shuto.jpg.

A mo em espada (Shuto) representada [...] com os dedos estendidos e comprimidos entre si, a borda externa da palma da mo usada como uma espada, ou para impedir o ataque ou atacar. Entre os alvos esto as tmporas, a artria cartida e as costelas (NAKAYAMA, 2001, p.16).
Figura 8: praticante de karat demonstrando o Shuto. Fonte: www. ubu.no.sapo.pt/Kokutsudachi%20Shuto%20Uke02.jpg.

No mbito do fundamento soco ainda podemos englobar os golpes, os quais so muito variados e exigem movimentos mais elaborados e mais perfeitos. Dessa forma, no os trataremos neste caderno, mas nada inviabiliza que voc se interesse em buscar conhecer as diversas tcnicas de golpes para ampliar seu conhecimento sobre a prtica do karat.

Visite o site: http:// pagina.netc. pt/~mz38144a/ karate/karate6.htm e descubra os diversos tipos de socos existentes no karat.

Figura 9: praticante de karat no do Shuto. Fonte: www. cjdragao.do.sapo.pt/shuto_uchi.jpg.

117

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

O Chute O chute caracterizado pelo uso de ps e pernas nas aes realizadas pelos praticantes, sendo [...] to importante no karat quanto as tcnicas que fazem uso das mos; na verdade, o chute mais potente do que o soco (NAKAYAMA, 2001, p. 84). Nesse fundamento muito importante a ateno do praticante sobre sua postura para manter-se equilibrado.
O bom equilbrio de importncia fundamental, no s por que todo peso do corpo suportado por uma perna, mas tambm por causa do contrachoque do impacto. Ter a sola do p que d suporte completa e firmemente plantada no cho e tenso suficiente no tornozelo so absolutamente essenciais para a manuteno do equilbrio (NAKAYAMMA, 2001, p.84).

A exemplo dos outros fundamentos o chute tambm evidenciado de diversas formas, sendo que o Mae-geri, o Yoko-geri e o Mawashi-geri so os mais bsicos. O Mae-geri um chute frontal, na qual busca atingir a face, o peito, o abdmen ou virilha do oponente utilizando-se da planta do p, os dedos ou o dorso do p, conforme mostra-nos a Figura 10.

Figura 10: praticante de karat demonstrando o chute Mae-geri. Fonte: www. shotokan.net.nz/images/Mae_Geri.jpg.

O Yoko-geri um chute lateral, pois realizado com a parte superior do corpo voltada para a frente, no qual o p pode ser usado como espada contra um alvo lateral. O chute pode rpido, de baixo para cima, ou um chute de estocada. claro que a situao vai determinar seu uso. 118

Figura 11: praticante de karat executando o chute Yoko-geri. Fonte: www.jundokan-karatedo-austria.at/Artikel07/23.

Metodologia das artes marciais

Em relao ao Mawashi-geri, a ao do praticante de karat caracterizada por chute circular, no qual


[...] os quadris tm que ser girados com fora e rapidez. Contra um alvo de frente ou levemente de lado, chute com a perna da frente ou com a de trs. Movimente a perna traando um arco de fora para dentro, usando a mobilidade do joelho. O trajeto da perna deve ser quase paralelo ao cho (idem, p. 88).

Unidade 2 O ensino do karat

1 Pesquise sobre outras formas de chutes no karat e busque no youtube filmes que mostrem trs tcnicas por voc encontradas. 2 - Em grupo, tentem praticar alguns tipos de chutes.

Figura 12: praticante de karat executando o chute Mawashi-geri. Fonte: www.planetkarate.free.fr/techniques/attaques/42._

Segundo Nakayama (2001, p. 84), [...] ao chutar, a pessoa deve ter a sensao de que est colocando todo o corpo no chute. Use plenamente os quadris, mas recue a perna que d o chute rapidamente e assuma a posio para a tcnica seguinte. O Kata A combinao lgica das tcnicas de bloqueio, soco, golpe e chute, em certas sequncias determinadas compem o que no karat denomina-se de Kata. Desde os tempos antigos, os Kata constituem o ncleo do karat, tendo sido desenvolvidos e aperfeioados pelos antigos mestres atravs do treinamento e da experincia.
atravs desses exerccios formais que o karateka pode aprender a arte da autodefesa, possibilitando-lhe passar por uma situao perigosa com naturalidade e desembarao, mas o grau de habilidade fator determinante, desenvolver seu fsico, j que ele tem que ser executado com vigor e deciso. A execuo de cada Kata faz acompanhada de uma predeterminada linha de atuao (embusen).

119

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

As caractersticas de cada Kata so: 1. Para cada kata, o nmero de movimentos fixado, (vinte, quarenta, etc.) eles tm que ser executados na ordem correta. 2. O primeiro movimento e o ltimo movimento de cada Kata tm de ser executados no mesmo ponto da linha de atuao, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante. 3. H Kata que precisam ser aprendidos e outros que so opcionais. 4. Para executar dinamicamente um Kata, trs regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da fora; 2. a velocidade do movimento, lento ou rpido; 3. a expanso e contrao do corpo. A beleza, a fora e o ritmo do Kata dependem desses trs fatores. 5. No incio e trmino do kata, a pessoa faz uma inclinao. Isso faz parte do kata. Ao fazer sucessivos exerccios de kata, incline-se no comeo e ao terminar o ltimo kata (NAKAYAMA, 2001a, p. 94).

Pode-se dizer que o kata uma luta imaginria contra vrios adversrios, na qual se utiliza o kihon, mas com uma sequncia fixa, ou seja; pr-determinada.
Como os kata contm todos os elementos essenciais para se exercitar todo o corpo, eles so ideais para esse propsito. Praticado sozinho ou em grupo, qualquer um pode seguir este caminho de acordo com seu nvel de capacitao e independentemente da idade (NAKAYAMA, p. 94. 2001).

Existem vrios kata, os quais segundo M. Nakayma podem ser divididos em dois grupos, a saber: o primeiro composto pelo kata considerados simples, mas que englobam beleza, grandeza, dignidade, entre outros aspectos; o segundo [...] sugerido pelo vo da andorinha e apropriado para a aquisio de reflexos rpidos e de movimentos geis (NAKAYAMA, p. 94, 2001). Tal classificao evidencia uma progresso que vai da prtica do mais simples para o mais complexo. Para ilustrar nossa aprendizagem, bem como visualizarmos sua prtica como contedo da educao fsica na escola, escolhemos o kata Heian 1, sendo o mais simples e mais fcil de se aprender. O Heian 1 composto por 21 movimentos vinculados [...] as tcnicas de bloqueio superior contra o ataque cabea e o bloqueio com a mo em espada contra o ataque ao meio do corpo (NAKAYAMA, p. 95, 2001). Conforme Nakayma observa,
[...] como este o primeiro kata a ser aprendido, importante trein-lo em movimentos com os ps e seguindo a linha de atuao. Em particular, objetive o domnio da posio frontal e dorsal, enquanto de familiariza com os aspectos essenciais do soco direto, de arremesso. A linha de atuao em forma de I e o tempo necessrio de cerca de quarenta segundos. (NAKAYAMA, p. 95, 2001).

120

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

Figura 13: tcnicas do kata Heian 1. Fonte: http://www.meusite.pro.br/karate/hshodan.htm.

O Kumite O Kumite caracterizado pelo emprego das tcnicas do kata, demonstradas ao mesmo tempo por dois praticantes. Na verdade, o Kumite o fundamento que treina os exerccios de luta ou a luta propriamente dita, uma espcie de disputa. Segundo Nakayma, o Kumite se divide em trs tipos: o Kumite bsico, o Ippon kumite e o Jiyu Kumite.
O Kumite bsico para cultivar as tcnicas bsicas, tendo em mente o nvel de habilidade de cada estudante. O Ippon Kumite para desenvolver as tcnicas de ataque e de defesa, o treino dos movimentos corporais e o aprendizado do maai (distanciamento). No Jiyu Kumite no h precordenao de tcnicas. Os parceiros tm permisso para usar livremente suas capacidades fsicas e mentais, mas o estudante tem de controlar rigorosamente os seus socos, golpes e chutes (2001, p. 112).

1 Pesquise sobre os tipos de kumite e apresente um relatrio sobre o que voc encontrou; 2 Visite uma escola de karat e entreviste praticantes sobre o kumite; 3 Procure identificar no filme Koro Obi as formas de lutas (disputas) que so usadas, levando-se em considerao a relao dos tipos de kumite que voc encontrou.

Importante registrar que mesmo com a proliferao de inmeros campeonatos e competies de karat, devemos entender que [...] o kumite no algo para ser praticado no lugar do kata, que constitui, como 121

Metodologia das artes marciais Unidade 2 O ensino do karat

sempre foi, o mais importante e essencial dos treinamentos (NAKAYAMA, p. 113, 2001). Para ilustrar este tpico citamos os seguintes tipos de Kumite, os quais expressam objetivos especficos, conforme apresenta Nakayma (2001): Gohon Kumite, Ippon Kumite Bsico, Jiyu Ippon Kumite e Jiyu Kumite.

Acesse o seguinte endereo: HTTP:// www.geocities. com/faixa_preta/ e identifique a ordem de faixa para cada estilo, de acordo com o pas.

Figura 14: algumas tcnicas utilizadas no Gohon Kumite. Fonte: Nakyama, 2001, p. 114.

Percebe-se nesta incurso pedaggica pelos fundamentos do karat como simples e ao mesmo tempo complexo seu universo de tcnicas, as quais podem ser inseridas nas aulas de Educao Fsica escolar sem a pretenso inicial de formarmos atletas para competies, mas acessar aos alunos a um conhecimento de grande valor pedaggico. claro que alguns alunos podem ser despertados para o treinamento propriamente dito, mas nas aulas de Educao Fsica o objetivo maior possibilitar o acesso a todos os alunos, independente das suas habilidades. Para concluir esta seo, convm esclarecer que no caso do treinamento, medida que o praticante aprimora as tcnicas do karat, ele vai ascendendo no sistema de graduao (faixa) existente no karat. Assim, o praticante ir treinar os fundamentos de acordo com seu nvel de faixa, a qual mostra o nvel de aprendizado tcnico em que se encontra o praticante. No estilo Shotokan, por exemplo, a ordem das faixas a seguinte: Branca (7 kyu), Amarela (6 kyu), Vermelha (5 kyu), Laranja(4 kyu) , Verde(3 kyu), Roxa(2 kyu), Marrom(1 kyu), Preta 1 Dan, Preta 2 Dan, Preta 3 Dan, Preta 4 Dan, Preta 5 Dan, Preta 6 Dan, Preta 7 Dan, Preta 8 Dan e Preta 9 Dan. O ensino de karat na escola Muitos professores de Educao Fsica colocam em seu planejamento anual o ensino das artes marciais ou lutas, pois estas so contedos da Educao Fsica. No entanto, existe um grande problema: nem todos os professores sabem como ministrar as aulas de lutas. Assim, para orientar o incio dos trabalhos na escola, apresentamos algumas situaes prticas para auxiliar os professores no planejamento de futuras aulas. Para esse modelo atender a Educao Fsica escolar, devemos 122

Metodologia das artes marciais

reconhecer os diferentes nveis de ensino como Educao Fsica infantil, ensino fundamental e ensino mdio e, desta forma, programar as aulas para atender s necessidades de cada nvel de ensino. Na educao infantil, e no ensino fundamental (at o 5 ano) na Educao Fsica, contedos vinculados s lutas devem ser trabalhados de forma ldica, em que os fundamentos da luta sejam vivenciados de forma recreativa. Sugesto de atividade para iniciao ao Karat Atividade 1 - Tica-arco: nessa brincadeira um aluno fica com o arco envolto no corpo e tenta ticar os demais colegas. Um ponto importante nessa brincadeira que os alunos que esto fugindo, nunca podero dar as costas, e tentar se esquivar do tica. O objetivo dessa brincadeira trabalhar a esquiva que um fundamento do karat. Atividade 2 - Prendedor nas costa: essa brincadeira consiste em colocar prendedores de roupas nas costas, os quais cada aluno vai tentar tirar os prendedores das costa dos colegas, tentando tirar o mximo possvel, alm de defender o seu prendedor. O objetivo defender as costas contra ataque de diversos oponentes. Atividade 3 - Tira fita: Nessa brincadeira so colocadas duas fitas na cintura dos alunos. A atividade deve ser feita em duplas e um colega tentar tirar as fitas do outro, e o outro deve defender ou contra-atacar. O objetivo dessa brincadeira treinar defesa e ataque, principalmente do nvel inferior (abdmen). Atividade 4 - Tira prendedor no peito: Essa brincadeira feita colocando-se dois prendedores na camisa (na altura do peito), em que um colega tentar tirar o prendedor do outro, tambm deve ser feita em dupla. A atividade tem o objetivo de treinar defesa alta e ataque alto. No ensino fundamental (do 6 ano ao 9 ano), e no ensino mdio, os contedos das lutas podem ser desenvolvidos de forma mais especfica, em que o trabalho com os gestos tcnicos do karat podem ter incio. Sugesto de aula de karat Pode-se iniciar com uma aula terica, explicando o contexto da criao das artes marciais, bem como os diferentes tipos de artes marciais e as diferenas entre elas. Para isso o professor pode fazer uso de vdeos para mostrar, por exemplo, a diferena entre o jud e o karat. Atividades prticas Pode-se iniciar com uma das brincadeiras citadas acima como

Unidade 2 O ensino do karat

1 Em grupo de 5 componentes, escolham um fundamento e um kata bsico e elabore um planejamento para ser executado nas aulas de Educao Fsica escolar (ensino fundamental ou mdio); 2 Faa um relatrio sobre a aplicao da aula na escola.

123

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

forma de aquecimento e, posteriormente, o professor faria um breve alongamento. O professor iniciaria os fundamentos atravs do kihon (exerccio em que o aluno executa s) com ataque de soco no rosto (oi-zuki jodan) e sua respectiva defesa (jodan age-uke); com ataque de chute a barriga (mae-geri guedan) e sua respectiva defesa; com ataque de soco no peito (oi-zuki chudan) e a defesa shoto-uke (defesa com a mo espalmada ou com a mo em espada). Lembramos que ser utilizada a base zenkutsudachi (base avanada ou com o peso do corpo na perna da frente). Aps o kihon, o professor pode executar o kumite, ou seja, aplicar o que executou anteriormente em dupla (sanbom kumite). O professor iniciar o aprendizado dos alunos do kata, explicando, inicialmente, o qu o kata. O primeiro kata (heian shodan) o kata que deve ser trabalhado, pois o mais fcil de ensinar. O professor pode fazer um trabalho em grupo para mostrar a aplicao dos movimentos do heian shodan.

Unidade 3 O ensino da capoeira Sntese: a terceira unidade apresenta uma viso panormica sobre a origem da capoeira, seus fundamentos, seus processos normativos e as possibilidades de avaliao do processo ensino-aprendizagem e conceituais das artes marciais, e aborda questes de ordem pedaggica para compreend-las como contedo da Educao Fsica escolar. Aspectos histricos da capoeira A histria da capoeira tem em sua origem no sculo XVI, perodo em que o Brasil ainda era colnia do reino de Portugal. O trfico dos negros africanos, pelos navios negreiros, sustentava a mo de obra no Brasil Colonial, utilizada na economia da monocultura da cana de acar (REGO, 1968). Um regime escravocrata, em que os negros africanos, tidos como objetos de propriedade do colono, foram ultrajados e torturados pelos colonizadores. Como forma de reao a essa estrutura social, a capoeira surgiu como uma resistncia fsica e cultural dos negros africanos, construda em terras brasileiras. Nesse sentido, podemos compreender a construo da capoeira como uma [...] tentativa de reconstituio das estratgias cotidianas de que se serviam homens e mulheres para a conquista de sua liberdade (REIS, p.180, 2000).

Castro Alves chamou a ateno da sociedade sobre a questo em seu poema Navio Negreiro. Leia-o e interprete-o, acessando o site: http://www. culturabrasil.pro.br/ navionegreiro.htm

124

Metodologia das artes marciais

A partir da fuga dos cativeiros, os negros construram espaos sociais de resistncia, como foi o caso dos quilombos, do qual o mais famoso foi o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, que chegou a congregar mais de 20.000 pessoas, alm dos negros fugidos, ndios e brancos Figura 15: Zumbi dos Palmares (1655 a 1695) marginalizados. Sob a liderana de Ganga Fonte: http://200.252.29.138/ aleac/tche/wp-content/ Zumba e Zumbi, os negros do resistiram por uploads/2007/11/zumbi.jpg 65 anos (1630 1695) s investidas das milcias dos colonizadores (SILVA, 2003). No princpio da Repblica, no Brasil, a construo social do discurso em torno da capoeira continuou marcada por uma escrita histrica e social permeada pela excluso e pelo preconceito social, pela represso de seus praticantes, pela ilegalidade da expresso dessa capoeira. Formalmente proibida pelo Cdigo Penal da Repblica dos Estados Unidos do Brasil, a capoeira foi enquadrada como prtica de vadiagem. O Captulo XIII, do Decreto n 487 de outubro de 1890, institua:
Dos Vadios e Capoeiras Art. 402. Fazer nas ruas e praas pblicas exerccios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominao de capoeiragem; andar em correrias com armas ou instrumentos capazes de produzir uma leso corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal: Pena De priso celular de dois a seis meses Pargrafo nico. considerada circunstncia agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta. Aos chefes ou cabeas se impor a pena em dobro. Art. 404. Se nesse exerccio de capoeiragem perpetuar homicdio, provocar leso corporal, ultrajar o poder pblico e particular, e perturbar a ordem, a tranqilidade e a segurana pblica ou for encontrado com armas, incorrer cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes (VIEIRA, 1998, p. 93-94).

Unidade 3 O ensino da capoeira

Essa tentativa de uma nova poltica de controle social, a partir de decretos e leis sancionadas pelo Estado, denunciava, por outro lado, a prpria continuidade de manifestao da capoeira na sociedade, sua permanncia social mesmo que de maneira ilegal. interessante ver como a busca de controle e da disciplina por parte dessa lei possibilitou a criao de novas formas de expresso: a incorporao de outros modos de uso da capoeira. De maneira pontual, podemos exemplificar a flexibilizao do sistema cultural da capoeira a partir de sua divulgao enquanto 125

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

brincadeira e no como luta; e mesmo com a criao de novos elementos nesse campo cultural e simblico, como por exemplo, o surgimento do toque de Cavalaria em que no berimbau o tocador imita o galope dos cavalos, utilizado no sculo XIX para o deslocamento da polcia, que cumpria a ao repressiva do Estado. Esse toque do berimbau alertava aos capoeiristas a eminente aproximao dos policiais, provocando a disperso da roda. Somente a partir da dcada de 1930, a partir do processo de modernizao cultural difundido pelo governo de Getlio Vargas que a capoeira passou a ser aceita socialmente. Esse momento histrico foi marcante para a construo do universo da capoeira, pois originou uma ciso no domnio da capoeira que passou a ser expressa a partir de tcnicas corporais diferentes: Capoeira Angola e a Capoeira Regional (VIEIRA, 1998). Enfatizando o processo de modernizao cultural, Getlio Vargas vinculou capoeira o status de esporte nacional. Do ponto de vista poltico, essa estratgia fazia parte de um processo de valorizao da cultura nacional, oficializando a prtica da capoeira em terras brasileiras. O re-ordenamento social da capoeira provocou movimentos de reorganizao dessa tradio, na construo de um novo imaginrio em torno da capoeira, incluindo rupturas e fragmentaes. Da perseguio do Estado, passou-se sua valorizao cultural e divulgao enquanto esporte nacional.

Figura 16: encontro entre Mestre Bimba e o Presidente Getlio Vargas, 1953. Fonte: www.abadamg.com.br/SiteWeb/imagens/estaticos/bimba_getuliovargas.jpg

Segundo Vieira (1998), os angoleiros, praticantes da Capoeira Angola, representados por mestre Pastinha, aspiravam dar continuidade prtica da capoeira tradicional, num movimento de negao da mestiagem, porm sofreram com os processos da modernizao cultural na Era Vargas. Nesse perodo, houve uma maior aceitao e adaptao aos ideais ascticos e eugnicos na construo da capoeira regional, estruturada por mestre Bimba, refletindo em uma maior sistematizao: 126

Metodologia das artes marciais

treinamento, disciplina e eficincia e mestiagem na prtica da capoeira regional.

Unidade 3 O ensino da capoeira

Figura 17: Mestre Pastinha Fonte: http://www.quilombodospalmares.org.br/images/espacos/capoeira/mestre_pastinha.jpg

De maneira sinttica, poderamos observar diferenas no uso do corpo na Capoeira Angola e Regional, de maneira sinttica a partir dos seguintes elementos:
Capoeira Angola: original, tradicional, jogo baixo, jogo lento, recreativa e maliciosa, envolta em religiosidade e misticismo, integrada cultura negra, praticada pelas camadas sociais marginalizadas; Capoeira Regional: descaracterizada; moderna, jogo alto, jogo rpido, agressiva e sem malcia, secularizada e isenta de smbolos religiosos, expresso da dominao branca, praticadas pelos estratos sociais mdios e superiores (VIEIRA, 1998, p. 8788).

Contemporaneamente ainda existem grupos de capoeira que tm dado continuidade s propostas divulgadas ou pelo Mestre Pastinha ou pelo Mestre Bimba, ou seja, grupos que trabalham ou com a capoeira angola ou com a capoeira regional. No entanto, constatamos vrios grupos de capoeira que tm estabelecido o dilogo entre essas duas linguagens corporais, vivenciando a diversidade de gestualidade, seja no dia-a-dia do grupo, seja nas rodas de capoeira. Segundo Reis (2000), os dois estilos representam movimentos, estratgias de reconhecimento e aceitao social do negro. Estratgias articuladas por caminhos diferentes. Enquanto a Angola busca a afirmao social do negro a partir da negao da mestiagem, numa tentativa de manter a proposta de pureza da capoeira, valorizando a especificidade do negro, a Regional busca a afirmao do negro a partir da proposta de mestiagem, a partir da insero de outras manifestaes e cdigos na capoeira, norteada pela busca de eficincia. 127

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

importante destacarmos que essas cises nem sempre significam singularidades, mas s vezes preconceitos, construes excludentes, afirmaes de legitimidade e originalidade, etc. No entanto, no como fratura que observamos o quadro acima apresentado, mas como uma possibilidade de estarmos identificando formas de uso do corpo, evidenciando a diversidade de linguagens corporais na capoeira. Princpios fundamentais da capoeira De maneira geral, a configurao da capoeira como prtica cultural
[...] se organiza em forma de sistema, cuja articulao interna dada pelos seguintes elementos: a roda, os toques musicais do berimbau, as msicas, a ginga e os movimentos corporais dos estilos conhecidos, a capoeira Regional e a capoeira Angola (REIS, 2000, p.165).

A roda de capoeira caracteriza-se como um espao social, marcado pela dinmica e imprevisibilidade do jogo de corpo, na comunicao do gesto. Nesse espao, o jogo de capoeira estabelece-se na tenso e oposio entre dois camaradas. O gesto flui no espao/tempo revelando a energia e a criatividade dos movimentos. A ginga, movimentao bsica da capoeira, realizada no ritmo do toque do berimbau, que alm de determinar o estilo, se Angola ou Regional, encaminha o andamento do jogo, conforme suas variaes. Cada toque de berimbau determina um jogo diferente, um uso singular do corpo. O espao desenhado pela intencionalidade do gesto. Nessa estrutura, os cnticos de capoeira esto relacionados ao toque do berimbau a ao encadeamento do jogo. Na imagem ao lado mostra-se o berimbau, instrumento que rege o ritmo e, portanto, jogo de corpo nas rodas de capoeira. Para a produo da sonoridade do berimbau, utiliza-se uma vaqueta para fazer vibrar o arame do berimbau e um dobro ou uma pedra para segurar o arame e dar os acordes. Para compor o ritmo, utiliza-se tambm do caxixi, um pequeno Figura 18: berimbau. cesto preenchido com sementes. Nessa produo simblica, relacionada gestualidade do corpo na capoeira, predomina a movimentao para baixo, em direo a terra: o baixo corporal, enfatizando os movimentos do quadril e dos ps. A 128

Metodologia das artes marciais

movimentao do quadril evidencia-se na ginga, movimento bsico no jogo da capoeira, marcando a busca de um equilbrio dinmico, potencializando a execuo de golpes e contra golpes, a maioria executada com os ps. Na gestualidade da capoeira, percebemos uma simbologia na qual dialogam, simultaneamente, elementos sagrados e profanos, permeada pela tradio afro-brasileira. Na capoeira, os corpos movimentam-se preenchendo os espaos vazios deixado pelo outro, o espao se constri no movimento do outro e pelo outro (REIS, 2000, p.178). Na capoeira no se joga contra o outro, mas com o outro. Sem essa relao no se constri o espao da capoeira. Sobre a musicalidade nas rodas de capoeira, faz-se presente uma diversidade de estruturas musicais, geralmente cantadas nas formas de: ladainhas, quadras e cantos corridos. Em sntese, podemos compreender essas estruturas dos cnticos entoados nas rodas de capoeira da seguinte maneira:
As ladainhas, que tm um ritmo mais lento, so prprias capoeira de Angola. Nelas, sem a interferncia do coro (composto por todos presentes roda), um jogador canta, relembrando histrias dos capoeiristas famosos, relatando situaes vividas no cotidiano ou lanando desafios a seu contendor. Para finalizar as ladainhas, o capoeirista solista canta alguns versos, os quais s ento sero repetidos pelo coro. As quadras so cantadas tanto na Angola quanto na Regional e consistem em cantigas que versam sobre assuntos diversos, ditos aleatoriamente, o mesmo ocorrendo com os cantos corridos. Enquanto as quadras contem estrofes de quatro e seis versos (o solista canta os versos e depois o coro os repete), os cantos corridos so prprios para o jogo mais rpido pois so compostos, em geral, por dois versos (o solista canta o verso e o coro responde com outro). Porm, tanto nas quadras, quanto nos cantos corridos, a participao do coro sempre obrigatria (REIS, 2000, p. 168).

Unidade 3 O ensino da capoeira

Assista a execuo de um toque de berimbau, considerado como o hino da capoeira regional, tocado pelo mestre Bimba: http://www. youtube.com/

Do ponto de vista simblico, os cnticos nas rodas de capoeira cumprem algumas funes; h sentido e significados nas canes entoadas, como por exemplo: funo ritual, elemento mantedor das tradies e espao dinmico de constante repensar dessa mesma histria. A funo ritual manifestada na participao de todos os capoeiristas presentes no espao da roda, tocando os instrumentos, cantando e batendo palmas. O contedo cantado manifesta o elemento mantenedor das tradies, sendo um espao de constante repensar da histria inscrita no ethos, na conduta, na capoeira e na prpria insero do negro na sociedade (VIEIRA, 1998). Como uma possibilidade de exemplificao desse argumento sobre os cnticos nas rodas de capoeira, apresentamos a seguinte antiga de domnio popular, muito difundida nas rodas de capoeira, tendo sua 129

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

estrutura em quadra, podendo ser cantada tanto na Angola como na Regional. Os trechos em negrito representam o refro da cantiga, em que todas as pessoas presentes na roda confirmam a narrativa cantada em versos e em coro: Que navio esse que chegou agora o navio negreiro com escravos de Angola Tem gente de Cabida, Banguela e Luanda Eles vinham acorrentados para trabalhar nessas bandas Que navio esse que chegou agora o navio negreiro com escravos de Angola Acorrentados no poro do navio Muitos morreram de banzo e de frio Que navio esse que chegou agora o navio negreiro com escravos de Angola Aqui chegando no perderam a sua f Criaram o samba, a capoeira e o candombl Que navio esse que chegou agora o navio negreiro com escravos de Angola Nesses versos, podemos perceber que se canta um momento da histria dos negros no Brasil, que aqui desembarcavam transportados nos navios negreiros, vindo de diferentes regies da frica. Devido aos maus tratos e s pssimas condies de higiene, durante a travessia muitos morreriam antes de desembarcarem. Sofrimento que continuou em terras tupiniquins, a partir de relaes de poder estabelecidas naquela poca, marcada pela escravido do negro no Brasil, cerceados em sua liberdade. Em meio dor e sofrimento, do acoite e da senzala, os negros produziram diferentes formas de resistncia em terras brasileiras, tanto no plano do ldico, do espiritual, como da luta pela liberdade, criando o samba a capoeira e o candombl. A tradio oral marcante, fazendo-se presente tanto na forma como so passados os movimentos, como tambm no que se refere s narrativas histricas e sociais, nos dizendo da produo simblica inscrita na capoeira. enquanto cultura, a partir da diversidade de produo de smbolos e significados, que compreendemos a construo histrica e social da capoeira. Na capoeira, [...] o corpo gira, invertendo e desinvertendo a hierarquia corporal (REIS, 2000, p. 184). Essa possibilidade de movimentarse pode problematizar a experincia do corpo, que cria linguagens e desafia o espao e o tempo do gesto. Por estas consideraes, apontamos para

130

Metodologia das artes marciais

a necessidade de se considerar o ethos da capoeira, como possibilidade de afirmao de identidades mais afetivas, coletivas e solidrias. Novos modos de ser, novos estilos de existncia e de convivncia a partir da convivncia da roda. Elementos que podem ser refletidos a partir de diferentes sentidos atribudos ao jogo da capoeira, havendo possibilidades de leituras sociolgicas, histricas, filosficas, pedaggicas, entre outras. A seguir propomos possibilidades da abordagem do conhecimento da capoeira nas aulas de Educao Fsica, componente curricular no espao escolar. Como uma sntese da multiplicidade como se apresenta a capoeira, Dias Gomes expressou a seguinte compreenso:
luta de bailarinos. dana de gladiadores. duelo de camaradas. jogo, bailado, disputa simbiose perfeita de fora e ritmo, poesia e agilidade. nica em que os movimentos so comandados pela msica e pelo canto. A submisso da fora ao ritmo. Da violncia melodia. A sublimao dos antagonismos. Na capoeira os contendores no so adversrios, so camaradas. No lutam, fingem lutar. Procuram genialmente dar a viso artstica de um combate. Acima do esprito de competio, h neles um sentido de beleza. O capoeira um artista um jogador e um poeta. (http://www.ceca-riovermelho.org/images/multimidia.htm)

Unidade 3 O ensino da capoeira

Processos normativos e avaliao do processo ensino-aprendizagem Considerando a capoeira como contedo da cultura de movimento a ser tratado nas aulas de Educao Fsica escolar, propomos a seguir uma possibilidade de tratamento pedaggico, norteado pela articulao entre contedo escolar e a sistematizao desse conhecimento nas aulas de Educao Fsica, considerando o 3 e 4 ciclo do ensino fundamental. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), na interveno pedaggica da Educao Fsica importante evidenciarmos as dimenses dos contedos, no sentido de alimentar a construo desse conhecimento, enfatizando uma perspectiva crtica no processo de ensino e aprendizagem. So trs suas dimenses, conceitual, procedimental e atitudinal, compreendidas de forma articulada para a construo do conhecimento nas aulas de Educao Fsica, a partir da diversidade dos contedos a serem abordados. Compreendemos que essa operacionalizao pedaggica possa favorecer a [...] interao dialgica professor-aluno-conhecimento-realidade (NBREGA, 2005, p. 89). Dimenses dos contedos A Figura 19 uma representao didtica das dimenses dos contedos. Nesse esquema didtico, tendo a capoeira como contedo

Navegue pela rede da internet e descubra mais sobre a capoeira: http:// www.portalcapoeira. com/Sites/list/ allalpha/Galeriade-Sites-PortalCapoeira+SitesParceiros-do-PortalCapoeira/0/

131

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

a ser trabalhado nas aulas de Educao Fsica, torna-se importante destacar as dimenses conceituais, procedimentais e atitudinais articuladas a capoeira. Abaixo segue uma exemplificao mais detalhada de como trabalhar esse contedos a partir dessas dimenses. De maneira didtica podemos compreender essas dimenses, relacionadas a todos os momentos Figura 19: representao didtica das dimenses dos contedos. pedaggicos na abordagem dos contedos de ensino; em sntese, a dimenso conceitual relaciona-se aos conceitos, fatos e princpios, sendo que a dimenso procedimental est ligada s questes do fazer, ou seja, da linguagem do corpo em movimento, e por fim, a dimenso atitudinal articula-se com as questes referentes s normas, valores e atitudes. Em se tratando da abordagem da capoeira, enquanto contedo a ser trabalhado nas aulas de Educao Fsica, identificamos alguns apontamentos a partir da estrutura apresentada. Do ponto de vista dimenso conceitual, podemos estar desenvolvendo questes referentes histria social da capoeira: evidenciando sua produo simblica; identificando os mestres da tradio da capoeira; os grupos de capoeira da cidade, do bairro e da comunidade onde a escola est situada, identificando, por exemplo, singularidades a partir das diferentes possibilidades de movimentao do corpo na capoeira (Angola e/ou Regional). No que se refere dimenso procedimental, torna-se importante enfocar a linguagem do corpo em movimento, a partir da vivncia da diversidade de movimentao do corpo na capoeira (Angola e/ou Regional). Destacamos tambm a possibilidade de explorar no processo de ensino-aprendizagem a musicalidade e o ritmo da capoeira, apresentado e experimentando os ritmos e sonoridades dos diferentes instrumentos que compem a orquestra musical da capoeira (berimbaus; atabaque; pandeiro; agog; reco-reco). Com relao dimenso atitudinal, compreendemos a importncia de se pensar a articulao entre as diferentes formas de organizao do conhecimento, sejam eles cientficos, educacionais, ou da tradio, a partir do dilogo entre esses saberes. Nessa dimenso do contedo, torna-se importante perceber e problematizar a postura dos alunos diante do conhecimento que est sendo trabalho, (des) construindo

132

preconceitos em torno da capoeira, no sentido de afirm-la enquanto construo da cultura, numa atitude de valorizao da diversidade cultural. Percebemos que essa estrutura, apresentada em torno das dimenses do contedo, articula-se a uma perspectiva crtica de tratamento pedaggico do contedo a ser abordado nas aulas de Educao Fsica. Nesse sentido, passamos a algumas sugestes de sistematizao desse conhecimento tendo como referncia o terceiro e quarto ciclos, ou seja, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Considerando o terceiro ciclo (6 e 7 ano), a nfase na interveno pedaggica norteia-se pela iniciao sistematizao do conhecimento. Em particular, considerando a abordagem do contedo da capoeira, podemos pensar em uma perspectiva que possibilite a leitura da realidade, a partir, por exemplo, da realizao de um levantamento inicial sobre o conhecimento dos alunos em torno da capoeira; da identificao de grupos de capoeira na comunidade. Esse levantamento pode ser realizado a partir de diferentes instrumentos, como questionrios, entrevistas, entre outros. Ainda nesse tempo, e espao pedaggico, poderamos estar privilegiando as questes em torno da linguagem do corpo, apresentando a histria da capoeira e consideraes em torno da sua construo social. Enfatizar, nas vivncias, o elemento ldico (HUIZINGA, 1990; CALLOIS, 1990), a partir da movimentao do corpo dos diferentes ritmos da capoeira, reconhecendo a gestualidade construda na histria da capoeira, bem como abrindo espao para a criao de novas possibilidades de movimentao, num dilogo com a diversidade de experincias corporais dos alunos. Torna-se importante, portanto, explorar a criatividade dos alunos a partir, por exemplo, das possibilidades de variao dos movimentos bsicos da capoeira (ginga, cocorinha, esquiva, meia-lua-de-frente, armada, queixada, entre outros). importante a identificao dos movimentos enquanto sistematizao de uma determinada tcnica corporal, que est sempre aberta construo de novas gestualidades no jogo da capoeira. Ampliando a sistematizao do conhecimento, durante o quarto ciclo de ensino (8 e 9 ano), podemos centrar a abordagem da capoeira no que se refere linguagem do corpo. Como possibilidade de ampliao do conhecimento sobre capoeira, podemos proceder em torno da identificao das diferentes tcnicas corporais da capoeira, da compreenso de seus smbolos, ou seja, do significado da roda, dos instrumentos, dos cnticos, entre outros. Nesse momento, podemos identificar tambm a relao da capoeira com a produo cultural em geral, a partir de romances,

Metodologia das artes marciais Unidade 3 O ensino da capoeira

Visualize alguns desses movimentos em: www.youtube.com/ watch?v=hn4dog1wzXE.

Assista a trechos de vdeos, relacionados capoeira, e identifique: os estilos de capoeira, se Angola ou Regional; a estrutura das msicas entoadas (ladainha, quadra, canto corrido)

Com base nos vdeos 1 e 2 planeje uma aula de educao fsica com a capoeira como contedo. Experimente se deslocar no espao utilizando as diferentes direes (frente, atrs, esquerda, direita, diagonal) no ritmo da msica. Faa uma sntese de 10 a 15 linhas e poste no ambiente.

133

Metodologia das artes marciais Unidade 4 O ensino do Jud

filmes, bem como sua influncia na msica popular brasileira. Quanto a sua musicalidade, poderamos desenvolver oficinas de construo dos instrumentos (por exemplo, do berimbau), como tambm referentes diversidade de ritmos a partir de seus instrumentos. Torna-se importante tambm a ampliao no que se refere movimentao do corpo no jogo da capoeira, apresentando novos movimentos de ataque, defesa, floreio e desequilibrante, mantendo a possibilidade de construo de novas gestualidades a partir da variao dos movimentos apresentados.

Unidade 4 O ensino do Jud Sntese: a quarta e ltima unidade apresenta uma viso panormica sobre os aspectos histricos do jud, discute seu ensino e mostra as possibilidades pedaggicas para sua prtica na escola, como contedo da educao fsica escolar. Aspectos histricos do jud Dos gladiadores da antiguidade para os atletas profissionais de hoje, as artes marciais passaram por um processo de evoluo e transformao lenta, mas profunda. As artes marciais como forma de jogo, muitas vezes sem regras definidas, com objetivos nicos de sobrevivncia, e dominao de um povo sobre outro, foram se transformando em prticas esportivas contemporneas, as quais segundo Nbrega apud Olivier (2000) so sustentadas nas tradies populares. As artes marciais com caractersticas de esporte, com regras e universalizadas pelo mundo estiveram presentes, na I Olimpada da era moderna na Grcia em 1896. Os jogos Olmpicos de 1924, por exemplo, refletiram a crescente universalizao das artes marciais. Segundo Monteiro (1998), 52 pases participaram das competies de luta livre, esgrima, boxe e luta grecoromana. O jud, na poca, era uma modalidade recm criada e recm chegada ao Ocidente. Ao analisar a criao e a evoluo do jud, Robert (1976) destaca como momento histrico importante na era Meiji, perodo do reinado de Matsu Hito (1867-1912), imperador japons responsvel pela abertura do Japo civilizao ocidental. A ocidentalizao do Japo, de certa forma, trouxe muitas novidades culturais e provocou mudanas de hbitos e costumes no povo japons. Em poucos anos, o pas adotou as cincias, as artes e as tcnicas 134

Metodologia das artes marciais

da Europa. O entusiasmo foi extraordinrio. Tudo o que era considerado tradicional foi relegado e as artes marciais foram abandonadas e desprezadas. Somente os grandes especialistas do jiu-jitsu sobreviveram, passando a dar aulas para um grupo especial do exrcito e da polcia. A abertura gerou um relaxamento dos costumes orientais e a tradio tica desapareceu, esfacelando de vez as artes marciais. Tudo teria ficado no esquecimento se um homem no tivesse levantado a questo para a retomada das prticas da tradio. Assim, no final do sculo XIX um jovem japons, chamado Jigoro Kano, adepto do Jiujitsu, preocupado com esta situao, resolveu estudar um novo mtodo de luta, no qual o aspecto educativo, as preocupaes com a integridade fsica e o acesso democrtico estivessem presentes. A esta nova modalidade de arte marcial ele denominou de Jud, o qual significa caminho suave, meio da no resistncia. Os alunos de Jigoro Kano, aps anos de treinamento, ganharam o mundo com a misso de divulgar o Jud nos cinco Figura 20: Jigoro Kano continentes. Fonte: www.academiaalianca.com. br/judo/Kano_Jigoro.jpg. Aps meio sculo de existncia, o jud j havia conquistado adeptos em todo o mundo. A modalidade, criada por Jigoro Kano, sofreu uma grande transformao ideolgica, a esportivizao, caracterizada por uma necessidade de se elaborar regras, estabelecer condies de igualdade fsica entre os competidores e fomentar nos praticantes a valorizao do campeo, em detrimento aos outros praticantes. O jud, como prtica esportiva, teve seu marco inicial na dcada de 1950, quando o interesse pelas competies internacionais aumentou. Em 1956 foi realizado o 1 campeonato mundial, mas somente em 1964, nas Olimpadas de Tquio, que o jud se tornou um esporte olmpico. Esta transformao gerou alguns conflitos ideolgicos entre os tradicionalistas professores orientais e os professores de Educao Fsica europeus que militavam no jud. A principal divergncia ocorreu quando foram criadas as categorias de peso, com o objetivo de estabelecer uma condio de igualdade fsica entre os competidores. A reao dos professores tradicionalistas foi imediata. Para eles a diviso por peso, igualava o jud ao boxe, luta livre e luta greco-romana, alm de enterrar o verdadeiro jud criado por Jigoro Kano. A grande novidade que o jud trouxe para o mundo das artes

Unidade 4 O ensino do Jud

135

Metodologia das artes marciais Unidade 4 O ensino do Jud

marciais foi a capacidade de atenuar o combate e de se preocupar com a integridade fsica dos seus competidores. Ao analisar este aspecto, Monteiro (1998) acrescenta que o rpido encantamento e aceitao conquistada pelo jud no mundo ocidental deveram-se muito ao valor educativo e dimenso moral que os professores transmitiam a todos os praticantes. No Brasil, de acordo com Robert (1976), os primeiros indcios da prtica do jud foram registrados na regio norte, no incio do sculo XX. A sua consolidao aconteceu no interior de So Paulo, onde at hoje o centro mais evoludo do pas em relao prtica desta arte marcial. Antes da fundao da Confederao Brasileira de Jud (C.B.J.), ocorrido no ano de 1961, a prtica do jud era normatizada pela Confederao de Pugilismo. Na atualidade, o jud brasileiro uma potncia olmpica, com 15 medalhas conquistadas, bem como apresenta inmeros praticantes em todos os estados da federao, distribudos num grande nmero de escolas por todo o pas. Cronologia do Jud - 1882 - Jigoro - Kano (Japo) - Luta; - Dcada de 1920 Chegada ao Brasil; - Anos de 1950 Esportivizao Competies internacionais; - 1964 Esporte Olmpico; - Anos de 1980 Insero escolar / Brasil potncia olmpica. Jud - potncia olmpica - Segunda modalidade olmpica brasileira em nmero de medalhas (15); - sete vezes consecutivas no pdio olmpico desde 1984; - dois campees olmpicos trs campees mundiais; - Jud paraolmpico (cegos e deficientes visuais) mesma tradio; - Antnio Tenrio tetra-campeo paraolmpico. Desde o seu surgimento, os praticantes do jud pautam-se nos seus trs princpios fundamentais, concebidos por Jigoro Kano, a saber: a) JU = suavidade, flexibilidade; b) SEIRYOKU-ZENYO = mxima eficincia com mnimo esforo; c) JITA-KYOEI = bem estar e benefcios mtuos.

Visite o site http://www. academiaalianca. com.br/judo/ judo_p02.html e pesquise sobre a vida de Jigoro Kano, bem como sobre o surgimento do jud. Poste no ambiente virtual suas impresses sobre o criador do jud e sobre os princpios filosficos idealizados por ele para a prtica do jud.

O ensino do jud Ancorado na abordagem desenvolvimentista, que nos mostra uma caracterizao dos estgios de desenvolvimento motor em funo 136

Metodologia das artes marciais

da faixa etria e tomando por referncia o que diz Tani, apud Franchini (2001), sobre o ensino das habilidades motoras, vamos considerar trs aspectos principais no ensino das habilidades motoras especficas do jud: a estrutura das habilidades motoras do jud; as fases de aprendizagem; e a fase de desenvolvimento motor que se encontra o indivduo que ir aprender a habilidade. De acordo com Schimidt, a estrutura de uma habilidade motora classificada conforme trs fatores importantes:
a) Quanto ao processamento de informaes - Uma habilidade motora ser considerada fechada quando em sua execuo no existirem interferncias exteriores. O estmulo sempre aguarda a iniciativa do executante. Ser considerada aberta, quando envolver aes mutveis no tempo e no espao. Durante a sua execuo, exige que o executante se adapte s variveis da tarefa motora. b) Quanto ao movimento observvel - As habilidades sero cclicas ou contnuas, quando no possurem um ponto bem definido de incio e trmino da tarefa motora; discretas, quando possuem bem definido o ponto de incio e trmino da tarefa; seriadas, quando h uma combinao de duas ou mais habilidades discretas interligadas. De acordo com Franchini (2001), podemos classificar como discreta, a habilidade de executar uma projeo, e como seriada, as aes desenvolvidas durante uma luta de jud. c) Quanto tomada de deciso e controle motor - Esse aspecto considera o grau de importncia da tomada de deciso e controle motor para que a tarefa seja executada com sucesso, isto , o grau de importncia do aspecto cognitivo e do aspecto motor. Nesse aspecto, o autor considera o jud uma atividade intermediria, j que a tomada de deciso e o aspecto motor so imprescindveis para o sucesso na luta (apud FRANCHINI, 2001).

Unidade 4 O ensino do Jud

Observe que o jud apresenta uma particularidade; apesar de ser uma modalidade individual, impossvel de se aprender s e, tambm, de se praticar isoladamente. Apresenta fundamentos tcnicos que se diferenciam muito entre si em vrios aspectos. Isso exige do professor alm de um conhecimento tcnico especfico, um consistente domnio a cerca das estruturas de suas habilidades motoras especficas.
O Jud praticado sobre esteiras especiais chamadas tatames que podem ser de palha de arroz, cobertas por lona de algodo ou podem ser sintticas fabricadas a partir de polmeros de borracha. Os praticantes (judocas) usam uma vestimenta de algodo branco ou azul (kimono ou judogi), composto por casaco, cala e uma faixa. A cor da faixa indica a graduao do judoka. Fonte: (http://www.liseju.org.br/?page_id=7).

137

Metodologia das artes marciais Unidade 4 O ensino do Jud

Figura 21: Tatame. Fonte: www.mmashop.com.br/.../1924/41313.jpg

As fases de aprendizagem determinam o tipo de instruo que deve ser apresentado ao indivduo. De acordo com Schimidt, so propostas trs fases de aprendizagem:
a) Inicial ou cognitiva - Nesta fase o indivduo no consegue direcionar a sua ateno para os estmulos mais importantes da tarefa, ele tende a estar atento a muitos estmulos ao mesmo tempo. preciso que o professor saiba tornar a tarefa empolgante para os alunos, que seu objetivo principal esteja presente em todos os elementos da tarefa, porm de forma sutil. b) Fase intermediria ou associativa - Ocorre uma evoluo na consistncia do movimento, juntamente com a capacidade de realiz-lo com algumas adaptaes. o momento apropriado para estimular o aluno a realizar tarefas que com certeza ele j domina. O prazer em saber que possvel realiz-las estimular o aluno a ele prprio combinar e variar elementos dentro de uma ou mais tarefas motoras. c) Fase final ou autnoma - Permite o processo paralelo, isto , a execuo ou ateno outra atividade que no o movimento, nesta fase o movimento j foi internalizado. Agora se pode dizer que a tarefa foi aprendida, que o aluno est apto para prosseguir o seu desenvolvimento. O professor precisa ter meios prprios para avaliar se realmente esta etapa foi vencida, pois um equvoco aqui pode gerar confuses no aluno posteriormente, em outra tarefa motora (apud FRANCHINI, 2001).

Ao escrever sobre a metodologia e os princpios filosficos do jud, Deliberador (1996) sugere uma proposta metodolgica especfica, denominada de A metodologia da participao, a qual se apresenta fundamentada nos princpios filosficos do jud, no conhecimento interdisciplinar e nas teorias de desenvolvimento humano. O autor nos lembra que Jigoro Kano, criador do jud, alicerou todo o seu trabalho em dois princpios filosficos: o Seryoko-Zeny e o Jitakei. O Seryoko-Zeny preconiza que o ser humano deve concentrar todos os seus esforos na promoo do seu desenvolvimento moral, intelectual, fsico e tcnico. O Jitakyei recomenda que o indivduo utilize todas as suas capacidades para promover o progresso e o bemestar de todos. Caracteriza-se, tambm, por prever um desenvolvimento corporal e formao moral como um processo contnuo de interao com a comunidade. No momento em que Jigoro-Kano fala de desenvolvimento moral e interao com a comunidade em seus princpios filosficos, ele se 138

Metodologia das artes marciais

aproxima do referencial scio-educativo de Paes (2002), que afirma serem princpios essenciais da educao, o sentido de cooperao, emancipao e convivncia. Tendo Jigoro Kano se baseado nestes princpios filosficos quando criou o jud, em 1882, podemos dizer que passados 126 anos, estes princpios continuam atuais e, cada vez mais, representam um ideal de educao desejado, e, ao mesmo tempo, to distante da prtica diria. A respeito desse ideal, Deliberador (1996, p. 67) afirma que [...] o conhecimento pedaggico servir para que ele possa, de maneira fcil e coerente, levar o iniciante a viver o processo e usufruir intensamente os seus benefcios [...]. Segundo o mesmo autor, a proposta pedaggica de uma metodologia especfica voltada para o ensino do jud tem os seguintes objetivos:
Desenvolvimento da totalidade corporal e adequao das atividades especficas do jud ao estgio de maturao em que o ser humano se encontra, de modo a incorporar no seu dia-a-dia os princpios e valores implcitos na filosofia do jud (DELIBERADOR, 1996, p.74).

Unidade 4 O ensino do Jud

possvel o ensino de jud na escola pblica? Justifique sua opinio.

A proposta de Deliberador est dividida em oito estgios sequenciais, tendo cada estgio as suas caractersticas prprias, a saber: 1) Estgio da sociabilizao - a fase da descoberta, de si mesmo, do outro e do mundo em volta. Cabe ao professor conhecer as caractersticas do momento e oferecer atividades que estimulem a espontaneidade e a interao entre os alunos. Princpios metodolgicos: a tnica principal cativar o aluno, tornando as aulas agradveis. Atividades que estimulem representaes e histria do jud com uma linguagem acessvel so recomendadas neste estgio. 2) Estgio da ampliao do vocabulrio motor - nesta fase, a principal caracterstica a hiperatividade dos alunos, o desejo de competir e as descobertas de novos movimentos. Princpios metodolgicos: criar as condies timas para a ampliao de seu vocabulrio motor, a partir de atividades ldicas que envolvam elementos especficos do jud, deve ser a tnica das aulas. A competio j pode ser apresentada, mas sem nenhuma responsabilidade com o resultado. O importante que ele aprenda a conhecer e superar os seus prprios limites a partir de uma deciso pessoal. 3) Estgio da pr-adolescncia - aliberao dos hormnios sexuais e as transformaes sociais geram mudanas significativas no 139

Metodologia das artes marciais Unidade 4 O ensino do Jud

comportamento do aluno, as brincadeiras vo perdendo o interesse. Ocorre um aumento na agressividade, uma desejada autonomia comea a povoar seus pensamentos. A formao do judoca nesta fase deve ajud-lo a perceber a importncia de seu papel na sociedade, a ter mais responsabilidade com tudo o que ele se prope a fazer, neste ponto a competio tem muito a contribuir com o processo, pois o sucesso na competio s vir se for fruto de um esforo e de responsabilidade com os treinamentos. Princpios metodolgicos: a principal preocupao, neste estgio o aperfeioamento tcnico e a participao competitiva, com o objetivo de avaliar como anda o treinamento, corrigir as falhas e adquirir mais confiana. As caractersticas de especializao precoce se confirmam, com os princpios metodolgicos sugeridos pelo autor. Priorizar a competio, neste estgio, significa antecipar em pelo menos trs anos a possibilidade de escolha pela participao efetiva em competies. A realidade das competies de nvel nacional, a partir dos 09 anos, at o ano 2001, pode ser apontada como um dos fatores que estimularam esse quadro de especializao precoce. 4) Estgio da adolescncia - o auge da ao hormonal, o perodo do chamado estiro e tambm de muita confuso, muita dvida a respeito do que se quer e do que querem que o adolescente faa daqui por diante. As habilidades motoras especficas do jud j foram internalizadas, o jovem passa a acreditar em seu potencial, ocorre uma melhoria na autoestima e a deciso de seu futuro como judoca. Princpios metodolgicos: na adolescncia, com a formao tcnica j consolidada, a prioridade passa a ser as atividades dentro do jud que fortaleam o seu organismo. 5) Estgio do adulto jovem - a maturao biolgica est consolidada, o jovem comea a conquistar novos espaos na sociedade, h uma ampliao na sua vida cultural econmica, afetiva e esportiva. O jud deve contribuir para que ele encontre na sua prtica um bem estar pessoal capaz de oferecer a outros ajuda e cooperao. Princpios metodolgicos: a especializao tcnica e ttica aliada a um forte trabalho de resistncia e fora muscular so os objetivos deste estgio. 6) Estgio adulto - o pice da sua forma fsica, o indivduo aqui o responsvel por qualquer deciso de ordem econmica cultural social e esportiva que venha tomar. No jud, o momento de vivenciar mais intensamente os princpios filosficos que orientam a sua e prtica, e tambm de se consolidar como grande atleta, espelho para os mais jovens.

140

Metodologia das artes marciais

Princpios metodolgicos: A orientao para este estgio aperfeioar o aspecto ttico de uma luta de jud, sem perder de vista a preocupao em manter a condio fsica conquistada. 7) Estgio adulto snior - ocorre o incio da perda de algumas valncias fsicas. A prtica do jud ir contribuir na medida em que esta retarda o envelhecimento, e neste momento se constitui em uma forma prazerosa de se exercitar, melhorando, dessa maneira, a sua qualidade de vida. Princpios metodolgicos: a prtica do jud neste estgio deve estar pautada, no prazer de compartilhar com os outros as experincias e conhecimentos adquiridos durante os anos de experincia vividos dentro da modalidade. 8) Estgio da terceira idade - a maior disponibilidade de tempo e a experincia adquirida levam o indivduo a ser mais detalhista e a aproveitar mais intensamente os momentos agradveis da vida. O jud faz a pessoa sentir-se til sociedade, afastando a sombra da solido e do isolamento, alm de ajudar organicamente, prevenindo o aparecimento de doenas e da letargia. Princpios metodolgicos: papel de o professor enaltecer o fato de uma pessoa, com idade superior a 60 anos, sentir prazer ao praticar jud. inteligente utilizar o exemplo deste indivduo, como agente motivador para outros alunos. Destacar os benefcios que uma prtica de jud, fundamentada em conhecimentos filosficos, tcnicos e adequados aos interesses e possibilidades de cada um, pode trazer aos seus praticantes. Foi com essa forma de pensar que Deliberador (1996) idealizou a sua metodologia da participao. O ensino do jud na escola A prtica do jud dentro das escolas est inserida na realidade das reflexes sobre as propostas metodolgicas da Educao Fsica contempornea; por consequncia, sofre influncia de todas as abordagens pedaggicas, especialmente a desenvolvimentista e a construtivista. A incluso do jud como contedo nas aulas de Educao Fsica vem resgatar um dos objetivos de Jigoro Kano, ao criar o jud, que era: difundir nas escolas entre as crianas e os jovens a modalidade por ele criada. Kano considerado o pai da Educao Fsica japonesa, foi o primeiro japons a fazer parte do Comit Olmpico Internacional (COI) e, no incio do sculo XX, implantou o jud em todas as escolas pblicas do Japo.

Unidade 4 O ensino do Jud

Elabore um texto comparando a estrutura da Metodologia da Participao de Deliberador (1996) com outras propostas metodolgicas de ensino do esporte de outros autores (pelo menos 2), apontando as convergncias e as divergncias,alm de colocar a sua opinio sobre as trs estruturas estudadas.

141

Metodologia das artes marciais Unidade 4 O ensino do Jud

Ao comentar sobre a preocupao do criador do jud, com os objetivos que a prtica do jud deveria seguir, Deliberador cita uma afinao de Jigoro Kano a esse respeito:
O jud o caminho para o uso ideal da fora mental e fsica. Esse treino, atravs da prtica da defesa e do ataque, aperfeioa o corpo e a mente, tratando tambm os aspectos morais e ticos. Assim pelo aperfeioamento prprio, tornar-se til humanidade o objetivo capital do jud (1996, p. 72).

Desta forma, podemos imaginar o ensino do jud com base nos seguintes fundamentos: Ukemis tcnicas de amortecimento de quedas So os primeiros ensinamentos das primeiras aulas. Elas tm por objetivo dar segurana e confiana ao iniciante antes do aprendizado das projees. Existem 4 formas bsicas de ukemis, dependendo do sentido e da forma realizada: 1 - Ushiro-ukemi realizado com as costas no tatame, pode ser executado de vrias formas: deitado, de ccoras, em p e tambm rolando por cima de um dos ombros. 2 - Yoko-ukemi realizado sempre lateralmente, com apenas um lado do corpo em contato com o tatame. Pode ser executado de vrias formas: deitado, de ccoras, ajoelhado e em p. 3 - Mae-ukemi realizado para frente, podendo ser executado de vrias formas: caindo para frente, sustentando o corpo apenas com ante-brao e os joelhos; da mesma forma partindo da posio de p e realizando apenas uma cambalhota. 4 - Zempkaiten ukemi tambm conhecido como o rolamento do jud, um rolamento para frente por cima de um dos ombros, pode ser executado de vrias formas: partindo da posio ajoelhada; de p andando; correndo, com obstculos verticais e horizontais.

Figura 22: rolamento do jud. Fonte: www.aikidomadrid.cl/IMAGENES/ukemi.jpg

Sugesto de atividades 1 Adaptao ao tatame diversas so as possibilidades de 142

Metodologia das artes marciais

deslocamentos ( deitado em decbito frontal, depois em decbito dorsal, rolando para os lados, abraando os joelhos, batendo no tatame com uma mo, depois com a outra, com as duas simultaneamente, batendo as mos e as pernas ao mesmo tempo). 2 Tica - gelo quando algum for ticado ficar congelado at realizar um ukemi, retornando para a brincadeira. 3 Tica - ajuda o tica ficar ajoelhado podendo se deslocar fazendo rolamentos diversos, mas sem ficar de p. Ele dever tentar derrubar os demais agarrando as pernas ou em qualquer parte do quimono. Aquele que for derrubado far um ukemi e, em seguida, ajudar a derrubar os outros, at que fique apenas um. Ossae Waza tcnicas de imobilizao So tcnicas de controle no solo. O objetivo conseguir dominar e controlar o adversrio de forma que ele esteja em decbito frontal, por pelo menos 10 segundos.

Unidade 4 O ensino do Jud

Figuras 23 e 24: tcnicas ossae - waza. Fonte: arquivo do autor.

Sugesto de atividades 1 - Disputa pela bola formam-se duplas, um componente da dupla agachado agarra uma bola de basquete, enquanto o outro tentar por 30 segundos conseguir a posse da bola, acabando o tempo invertem-se os papis. 2 - Barriga para cima em dupla, um membro da dupla ficar com a barriga voltada para o solo, o seu oponente tentar por 30 segundos coloc-lo de barriga para cima e control-lo por 10segundos, depois se invertem os papis. Nague Waza tcnicas de projeo So as tcnicas de arremesso, s devero ser ensinadas aps a aquisio das habilidades dos ukemis. O objetivo principal conseguir arremessar o oponente com as costas no tatame, demonstrando tcnica velocidade, fora e controle. 143

Metodologia das artes marciais Referncias

Figura 25: tcnicas de projeo Nague Waza Fonte: www.ligarsdejudo.com.br/kata/nage_n1.gif

Partindo da idia central das atividades prticas propostas anteriormente, tente criar uma atividade para cada fundamento do jud (Ukemis,Ossae-waza e Nague-waza), no esquecendo o aspecto ldico, a intencionalidade tcnica e a possibilidade de variaes a partir do que for apresentado pelos alunos.

Sugesto de atividades 1 - Queda de brao do judoca formam-se duplas, de p posicionados lado a lado com os ps encostados e segurando uma das mos (direito com direito ou esquerdo com esquerdo). O objetivo derrubar o oponente utilizando apenas um brao e a transferncia do centro de gravidade, quando algum vencer inverte-se o lado e repete-se a atividade. 2 - Sum forma-se um crculo com faixas ou outra forma que delimite um crculo. A disputa ocorre dentro do crculo. O objetivo conseguir empurrar o oponente para fora do crculo e/ou derrublo. Para um maior dinamismo faz-se cada confronto em melhor de trs, oportunizando a todos mais de uma participao.

Figuras 26 e 27: demonstrao de uso da projeo. Fonte: Fonte: arquivo do autor.

Referncias BABTISTA, C.F.S. Jud: da escola competio. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao Fsica. Braslia: MEC/SEF, 1997. ______. Parmetros Curriculares Nacionais: 3 e 4 ciclos do ensino Fundamental - Educao Fsica. Braslia: MEC/SEF, 1998. 144

Metodologia das artes marciais

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a mscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educao Fsica. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2001. DELIBERADOR, A. P. Jud: metodologia da participao. Londrina: Lido, 1996. FARGAS, I. Taekwondo. Espanha: Comit Olmpico Espaol, 1996. FRANCHINI, E. Jud: desempenho competitivo. So Paulo: Manole, 2001. FREIRE, P. Cartas Guin-Bissau: registros de uma experincia em processo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FUNAKOSHI, G. Karat-Do Nyumon: texto introdutrio do mestre. Traduo: Euclides Calloni. So Paulo: Cultrix, 2000. GOULART, F. Taekwondo: tcnicas bsicas de competio. So Paulo: Zorx, 1994. GRUPO DE TRABALHO PEDAGGICO UFPE-UFSM. Viso didtica da Educao Fsica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1991. HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedaggicos sobre o ensino da educao fsica. Iju: UNIJU, 2001. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. So Paulo: Perspectiva, 1990. HYAMS, J. O zen nas artes marciais. So Paulo: Pensamento Cultrix , 1979. KIM, Y. J. Arte marcial coreana Taekwondo. So Paulo: Thir, 1995. ______. Taekwondo. So Paulo: Microservice tecnologia digital S.A., [s.d.]. LEE, W. J. Aprenda taekwondo. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasil Amrica, 1988. LOW, A. A prtica do zen e o conhecimento de si mesmo. So Paulo: Pensamento Cultrix, 1997. MENDES, M.B.S. O conhecimento do corpo na Educao Fsica escolar. In: NBREGA, Terezinha Petrucia (Org). O ensino de Educao Fsica de 5 a 8 srie. Natal/RN: Paideia/MEC, 2005. MONTEIRO, L. B. O treinador de jud no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. NAKAYAMA, M. O melhor do karat: fundamentos. So Paulo: Cultrix, 2001. ______. ______: kata heian e tekki. So Paulo: Cultrix, 2001. ______. ______: kumite 1. So Paulo: Cultrix, 2001.

Referncias

145

Metodologia das artes marciais Glossrio

______. ______: kumite 2. So Paulo: Cultrix, 2001. ______. ______: Viso abrangente. So Paulo: Cultrix, 2001. NASCIMENTO, T. M. A iniciao do jud em Natal: a realidade escolar. 2002. Monografia (Graduao em Educao Fsica)--Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002. NBREGA, T. P. O mundo vivido e a cultura elaborada: processos de conhecimento na Educao Fsica escolar. In: OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2000. PAES, R. Pedagogia dos esportes e os jogos coletivos. In: ROSE JUNIOR, Dante de. Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED, 2002. REGO, W. Capoeira Angola: ensaio scio-etnogrfico. Salvador: Itapu, 1968. REID, H.; CROUCHER, M. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. So Paulo: Pensamento Cultrix, 1983. REIS, L. V. S. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. So Paulo: Publisher Brasil, 2000. ROBERT, L. O Jud. So Paulo: Editorial Noticias, 1976. SEVERINO, R. O esprito das artes marciais. So Paulo: cone, 1988. SILVA, J. M. F. A linguagem do corpo na capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. TAFFAREL, C. N. R. Criatividade nas aulas de Educao Fsica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1985. NBREGA, T. P. (Org). O ensino de Educao Fsica de 5 a 8 srie. Natal/RN: Paideia/MEC, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Pr-reitoria de Ensino de Graduao. Centro de Educao a Distncia. Guia de referncia para produo de material didtico em educao a distncia. Organizado por Zeina Rebouas Corra Thom. Manaus: EDUA, 2007. VIEIRA, L. R. O jogo de capoeira: cultura popular no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

Glossrio Aikid uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na dcada de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas. Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o prprio 146

Metodologia das artes marciais

fundador denominou o Aikido como sendo uma Arte da Paz (www.aikidobr. com.br/aikido/). Artes marciais conjunto de prticas corporais caracterizadas por tcnicas de ataque e defesa, utilizando-se das mos vazias e/ou instrumentos. Berimbau instrumento rtmico utilizado na prtica da capoeira. Dojo local especfico para a prtica do karat. Educao fsica escolar componente curricular da Educao Bsica que tem o objetivo de acessar os alunos aos conhecimentos pedaggicos advindos da cultura de movimento, dentre estes, as artes marciais. Jiu-jitsu segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou arte suave, nasceu na ndia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma tcnica baseada nos princpios do equilbrio, do sistema de articulao do corpo e das alavancas, evitando o uso da fora e de armas. (http://www.cbjj.com.br/hjj.htm). Kihon no karat significa exerccio, sendo composto pela combinao dos fundamentos bloqueio, soco, golpe e chute. Tatame Espao onde se pratica o jud, geralmente constitudo por colches preenchidos com um tipo especial de palha. Toque de cavalaria - O Toque de cavalaria um toque de aviso e no para ser usado em jogo de capoeira, antigamente, quando os capoeristas eram perseguidos, criou-se o Esquadro de Cavalaria de Guarda Nacional que teve, numa determinada poca, como incumbncia maior, combat-los. Da originou o Toque de Cavalaria. Um capoerista ficava com um berimbau em uma colina ou numa esquina, um pouco distante de onde formava-se a roda de capoeira e, quando a Cavalaria da Guarda Nacional aproximavase, o capoerista que estava vigiando dava incio ao Toque do mesmo nome, avisando aos camaradas que fugiam ou ento se preparavam para enfrentlos em violentas batalhas. (http://www.google.com.br).

Currculo do professor autor

Currculo do professor autor Jos Pereira de Melo doutor em Educao Fsica pela UNICAMP, professor do Departamento de Educao Fsica e do Programa de Ps-graduao em Educao da UFRN, coordenador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento GEPEC Natal/RN, autor do livro Desenvolvimento da conscincia corporal: uma experincia da educao fsica na idade prescolar, publicado pela editora da Unicamp e autor de vrios captulos de livros que abordam a Educao Fsica Escolar, a Pedagogia do Esporte e os Estudos do Corpo na Educao. Atualmente coordena o Ncleo de Formao Continuada para Professores de Arte e Educao Fsica Paidia. 147

S-ar putea să vă placă și