Sunteți pe pagina 1din 87

HISTORIA DO ROCK

Por Simone Paula Marques Tinti

O texto a seguir parte de um Trabalho de Concluso de Curso, portanto, possui algumas referncias a livros, revistas e outras teses consultadas, de onde foram retiradas algumas citaes. Algumas referncias encontram-se entre parnteses, outras so indicadas pelo uso de aspas.

Rocknroll to fabuloso, as pessoas deviam comear a morrer por ele. (...) As pessoas simplesmente devem morrer pela msica. As pessoas esto morrendo por tudo o mais, ento por que no pela msica? Morrer por ela. No brbaro? Voc no morreria por algo brbaro? Talvez eu deva morrer. Alm do mais, todos os grandes cantores de blues morreram. Mas a vida est ficando melhor agora. No quero morrer. Quero? - Lou Reed (ex-Velvet Underground)

ROCKNROLL COMO TUDO COMEOU

Como no poderia deixar de ser, a histria do rock comea com um grito: o grito do negro, que veio para a Amrica como escravo e influenciou a sociedade norte-americana com a sua musicalidade. Em fins de 1950, nos Estados Unidos, a chamada gerao silenciosa, marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial, viu-se frente a um ritmo at ento desconhecido, derivado da sonoridade de um povo marginalizado.

O primeiro grito negro cortou os cus americanos como uma espcie de sonar, talvez a nica maneira de fazer o reconhecimento do ambiente novo e hostil que o cercava. medida que o escravo afundava na cultura local - representada, no plano musical, pela tradio europia o grito ia se alterando, assumia novas formas.(MUGGIATI, 1973, p. 8)

Antes de definir o rock, preciso considerar o nascimento do blues - resultado da fuso entre a msica negra e a europia. Este ritmo se encontra nas razes musicais dos primeiros artistas de rock e sua denominao decorre da palavra blue, que em lngua inglesa tambm significa triste, melanclico. Assim, essa nova msica doce-amarga se transformou na principal base para a revoluo sonora da dcada de 50.

No entanto, preciso enfatizar que, alm do grito negro e das notas melanclicas do blues, a dana e, principalmente o som das guitarras eltricas, foram fatores essenciais para a caracterizao do rock. Neste ponto que se encontra uma variao do blues: o rhythm and blues.

O rhythm and blues a vertente negra do Rock. ali que vamos buscar, quase que exclusivamente (e s digo quase por esprito cientfico), as origens corpreas do Rock. Reprimidos pela sociedade wasp (white, anglo-saxon and protestant), a mo-de-obra negra, desde os tempos da escravido, se refugiava na msica (os blues) e na dana para dar vazo, pelo corpo, ao protesto que as vias convencionais no permitiam. (CHACON, 1985, p. 24)

Caracterizado como uma verso mais agressiva do blues, o rhythm and blues se formou a partir da necessidade dos cantores em se fazer ouvir nos bares em que tocavam, j que os sons dos instrumentos eltricos exigiam um canto mais gritado (MUGGIATI, 1973). Ainda assim, para a consolidao da primeira forma do rock - o rocknroll - houve tambm a fuso com a msica branca, a chamada country and western (msica rural dos EUA). Chacon (1985) compara esse gnero ao blues, na medida em que representava o sofrimento dos pequenos camponeses, o lamento.

Os principais atingidos pela revoluo sonora do rocknroll foram os jovens, inicialmente nos Estados Unidos e depois no mundo todo. Nos primeiros anos da dcada de 1950, estes jovens se encontravam em meio a disputas entre o capitalismo e o comunismo (a guerra da Coria em 1950) e a uma valorizao do consumismo, da modernizao, fruto do progresso cientfico gerado no ps-guerra.

Nessa poca, a tradicional sociedade norte-americana passou a ser contestada pelos jovens, os quais foram rotulados de rebeldes sem causa. Os filmes de Hollywood representavam a alienao jovem; o personagem de James Dean, no filme Juventude Transviada (1955), representava o comportamento adotado pela juventude: recusar o mundo sem no entanto chegar a uma viso crtica da realidade, divididos entre amor/pacifismo e violncia/autodestruio. (MUGGIATI, 1973)

No entanto, mais do que o cinema, a msica se firmou como o canalizador das idias contestatrias dos jovens, frente insatisfao com o sistema cultural, educacional e poltico. E o rocknroll era o ritmo que ditaria esse comportamento.

...a vibrao negra, sua voz grave e rouca, sua sexualidade transparente e seu som pesado agora alimentado pela guitarra eltrica, tudo isso parecia bem mais atrativo a milhes de jovens, inicialmente americanos mas logo por todo o mundo, que pareciam procurar seu prprio estilo de vida. (CHACON, 1985, p. 25)

O rocknroll, afinal, surgiu na Amrica como um movimento da contracultura, visto que suas primeiras manifestaes eram contrrias aos valores at ento veiculados: (...) figuravam convites dana e ao amor (no necessariamente ao casamento), descries de carros e de garotas, histrias de colgio e dramas da adolescncia...(MUGGIATI, 1985, p. 19-20)

Em 1954, Bill Haley and his Comets, com a msica (Were Gonna) Rock around the clock, levou os jovens a ingressarem nesse novo ritmo que no incio era apenas um modismo - a partir da expresso contida no ttulo da msica, ou seja, danando sem parar (around the clock). Esta msica, que lanou Bill Haley para o sucesso mundial, tambm fez parte do filme Blackboard Jungle (Sementes de Violncia).

A denominao deste novo gnero, que revolucionou a maneira de fazer e ouvir msica a partir de 1950, veio de um disc-jockey norte-americano, Alan Freed, que se inspirou em um velho blues: My daddy he rocks me with a steady roll (Meu homem me embala com um balano legal). Ele foi um personagem importante para os primeiros momentos do rock, j que passou a divulgar festinhas de rocknroll aps o programa de msica clssica que mantinha em uma rdio em Ohio. Tudo comeou quando foi convidado por um amigo a visitar uma loja de discos em que viu vrios jovens danando ao som de uma msica que at ento ele nunca havia parado para ouvir: o rhythm and blues. (MUGGIATI, 1973, p. 36)

O rock muito mais do que um tipo de msica: ele se tornou uma maneira de ser, uma tica da realidade, uma forma de comportamento. O rock e se define pelo seu pblico. Que, por no ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma polimorfia (...)Mais polimorfo ainda porque seu mercado bsico, o jovem, dominado pelo sentimento da busca que dificulta o alcance ao porto da definio ( e da estagnao...) (CHACON, 1985, p. 18-19)

Assim, o ritmo danante da msica de Bill Haley contagiou os jovens e tambm levou muitos outros artistas a seguirem seus passos. Ele adaptou o ritmo do swing (ritmo danante) ao som das guitarras eltricas e transformou (Were Gonna)Rock around the clock no hino oficial do rocknroll. Depois de Haley, outros artistas da dcada de 50, como Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis tambm marcaram presena na histria do rocknroll. A msica do ex-trombadinha negro, Chuck Berry, foi inclusive inspirao para outros artistas que

apareceram no cenrio do rock anos mais tarde. Johnny B. Goode, de autoria de Berry, at hoje ouvida e tocada por muitos amantes do rock em geral.

Um dos artistas mais importantes dos primeiros anos do rocknroll foi Elvis Presley. Como explica Chacon (1985), s um smbolo sexual, devidamente municiado pelos melhores autores e cantando e suando como um negro poderia transformar aquele modismo numa verdadeira revoluo. A sensualidade presente na voz rouca e na sua maneira de danar, que transformaram Elvis numa superestrela do rock, tornou-o um exemplo clssico da influncia negra sobre a sociedade branca norte-americana aspectos para os quais Chacon (1985) chama a ateno. Alm disso, sua histria tambm tem pontos em comum com a de outros artistas: vidas atribuladas, envolvimento com drogas, relacionamentos desfeitos e um triste fim. Estes foram tambm alguns dos ingredientes das vidas de Jerry Lee Lewis, que teve muitos problemas com bebida e se casou vrias vezes ou de Buddy Holly, que morreu ainda jovem em um desastre de avio.

O envolvimento com drogas e a vida atribulada dos artistas de rock ficaram marcados como algumas das caractersticas do gnero; a vida dos artistas citados acima demonstra que isso comeou ainda nos primrdios do rocknroll.

O Rei do Rock

Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935, em Tupelo, Mississipi, em um casebre de dois cmodos. Seu irmo gmeo, Jesse Garon, morreu ao nascer. Talvez levada pelo sentimento dessa perda, a me de Elvis, Gladys, idolatrava o filho.

Desde criana, Elvis interessava-se pela msica; aos oito anos ganhou da me sua primeira guitarra. Ele ia com seus pais igreja freqentemente e adorava msica gospel, o que o fez entrar para um coral. Alm da msica que ouvia na igreja, Elvis tornou-se um ouvinte assduo de rdios que tocavam blues e r&b(rhythm and blues).

Em 1948, Elvis mudou-se com a famlia para Memphis, onde seu pai arranjou um emprego de caminhoneiro. Como no se preocupava muito com os estudos, Elvis contentava-se em garantir o mesmo emprego de seu pai, mas continuava a interessar-se por msica.

No ltimo ano escolar, o at ento tmido Elvis Presley comeou a chamar ateno. Ele levava o violo para a escola (chegou a ganhar um concurso de talentos) e adotou um estilo de cabelo diferente, mais comprido, alm de usar roupas vistosas e multicoloridas. Foi quando conseguiu um emprego como chofer que percebeu a chance para uma reviravolta na sua vida:

Naquele vero, em seu novo emprego (...) para uma companhia de eletricidade, Elvis estacionou durante a hora do almoo diante do nmero 706 da Union Avenue, em Memphis. Pagou quatro dlares e saiu com o nico exemplar do primeiro disco de Elvis Presley, um acetato de dez polegadas com uma cano em cada lado. (MUGGIATI, 1985, p.30)

Este primeiro disco que gravou pela Sun Records no impressionou o dono da gravadora, Sam Phillips. Mas quando ele juntou-se ao guitarrista Scotty Moore e ao baixista Bill Black, uma brincadeira de estdio chamou a ateno de Phillips, que os mandou continuar com a gravao. Essa brincadeira era a msica Thats all Right (Mama), do bluesman negro Arthur Big Boy Crudup e virou o primeiro sucesso comercial de Elvis Presley. A partir da iniciaram turn pelos Estados Unidos.

A gravao de Thats all Righ (Mama) representou a sntese da msica blues e country que deu origem ao chamado rockabilly (...) uma criao de Elvis Presley, que combinou o estilo vocal rouco e emocionado e a nfase no feeling rtmico do blues... (Friedlander, 2002, p. 70) O guitarrista Scotty Moore tambm contribuiu para esse estilo, ao misturar o estilo country de tocar com a nota sustentada do blues.

O sucesso do rocknroll fez com que as grandes gravadoras procurassem novos artistas. A RCA, percebendo o efeito de Elvis nas platias, pagou Sun 35 mil dlares pelo ltimo ano de seu contrato. Assim, Elvis Presley caiu nas mos do coronel Tom Parker.

Como aponta Friedlander (2002), Elvis no era o mais talentoso instrumentista ou compositor, mas ele teve o momento e a equipe, o que fez toda a diferena. A brilhante capacidade de Tom Parker para divulgao e gerenciamento da carreira de Elvis foi essencial para sua transformao em Rei do Rock.

Assim, seguiram-se centenas de discos, dezenas de filmes e longas turns, embalados pela histeria das fs que no resistiam sensualidade de Elvis. Em 1956, ele gravou Heartbreak Hotel e I Want You, I Need You, I Love You. As duas msicas conquistaram o primeiro lugar das paradas de sucesso, sendo que no final deste ano, o domnio era literalmente seu. Dont Be Cruel e Hound Dog formavam um compacto duplo que chegou ao primeiro lugar. Entretanto, gradativamente Elvis ia perdendo sua vida prpria, sendo cada vez mais manipulado para fins comerciais.

No final dos anos 50, Elvis alistou-se no exrcito, quando teve seu cabelo um dos smbolos da masculinidade roqueira cortado. Impulsionado pela imagem de Elvis, o patriota, sua fama (...) aumentou, inclusive entre os adultos. (id. p. 73)

Durante o perodo em que se alistou, Elvis perdeu a me, fato que muitos consideram nunca ter sido superado por ele. No incio dos anos 60, enquanto o rocknroll seguia seu curso, Elvis resolveu gravar baladas gua com acar, como Its Now ou Never e Are You Lonesome Tonight?. Nesta poca, ele no dominava mais as paradas, deixando at mesmo de apresentarse em pblico e perdendo a postura de roqueiro rebelde.

Em 1968, Elvis volta aos palcos, mas estava exausto. A partir de 1970, seu comportamento autodestrutivo comeou a preocupar alguns de seus amigos. Elvis havia engordado bastante (tinha que fazer dietas para apresentar-se em pblico) e estava usando tantas drogas, que chegou ao ponto de no conseguir levantar da cama em certos dias. O depoimento de um amigo constata que seu corpo no funcionava mais como o de um ser humano normal. (...) Ele era uma farmcia ambulante. (id. p. 75)

Essa fase tambm representou o isolamento de Elvis, que vivia fechado em sua manso em Graceland. Em 16 de agosto de 1977, seu organismo esgotou-se, e ele morreu no banheiro de sua manso, com pelo menos dez tipos de drogas circulando pelo seu corpo.

At o final de sua carreira, Elvis Presley emplacou 107 canes de sucesso, o que representa um recorde os Beatles ocupam o segundo lugar com a marca de 48 canes. At hoje considerado por muitos o Rei do Rock, a importncia de Elvis reside no fato de foi ele quem solidificou o rock como um estilo de msica popular. Para a juventude de sua poca, foi o representante da rebeldia, sexualidade e vitalidade.

A Gerao Beat

Em fins de 1950, o rocknroll j se apresentava como um produto inserido no sistema cultural. A postura de diversos setores da sociedade havia mudado em relao ao rock: se antes ele era maldito, condenado pelos setores mais conservadores, agora j fazia parte dos valores da sociedade em geral. Nessa poca, o gnero sofreu um esvaziamento, provocado pela intensa comercializao dos discos de rocknroll e a divulgao de ritmos danantes.

Essa comercializao, esse abrandamento do fogo do rock, repercute entre os prprios artistas negros quando prosperidade da Era de Eisenhower promove o aparecimento de uma classe mdia negra que se pretende respeitvel e psicologicamente embranquecida. (MUGGIATI, 1973, p. 41)

Ao mesmo tempo em que o rocknroll se expandia, alguns msicos negros passaram a criar um tipo de msica mais suave, at mesmo religiosa: Era uma msica sob medida para servir de pano de fundo sonoro TV...(id.)

Um dos presidentes dos Estados Unidos no final da dcada de 1950, Eisenhower foi um heri da Segunda Guerra; sob seu governo, o pas era considerado o guardio da paz no mundo, apesar da entrada na Guerra do Vietn. Esse acontecimento desencadeou muitas manifestaes por parte dos jovens, que condenavam a guerra.

Por volta de 1960, um novo personagem surge no cenrio do rock, movido pelo ideal de revoluo e por forte sentimento poltico: Bob Dylan, o apanhador nos campos de centeio. Como compara Muggiati (1973), Dylan a personificao de Holden Caulfield, o garoto desajustado do livro de J. D. Salinger personagem considerado o ponto de ruptura no modelo juvenil americano da dcada de 50.

Paralelamente msica de Dylan, o movimento beatnik tambm movimentava a Amrica, inclusive influenciando na composio das msicas e na postura dos jovens da poca. A expresso beat, segundo Mugiatti (1985, p. 61), poderia representar batida, ritmo ou tambm derrotado, cansado, enquanto que nik relacionava-se a esquerdismo, rebelio. Jack Kerouac e Allen Ginsberg foram importantes representantes da esttica beat.

A msica de Dylan se encaixa em um novo modelo de rock que surgia no comeo da dcada de 60: a cano de protesto. Junto com Joan Baez, uma cantora de ascendncia mexicana, Dylan se tornou o porta-voz da juventude pela liberdade, contra a guerra do Vietn e o preconceito racial. Em 1963, os dois estavam na Marcha dos Direitos Civis sobre Washington, ao lado do lder negro Martin Luther King.

A msica de Dylan e Baez era a chamada folk song. Ao som de violo, voz e gaita, eles se preocupavam com a poesia das letras; o importante, nesse caso, era a mensagem a ser transmitida. Uma das canes de Dylan de maior sucesso foi Blowin in the Wind; ele tambm publicou um livro de poemas, intitulado Tarantula, em 1966. Joan Baez teve uma de suas canes, Diamonds and Rust, regravada anos mais tarde por uma banda de heavy metal, Judas Priest.

No entanto, a influncia de Bob Dylan (vaiado no Festival de Newport por se apresentar ao som de guitarra eltrica) e Joan Baez foi se dissolvendo a partir de 1965, como explica Chacon (1985):

...parece ter sido o ano da virada. O burburinho que vinha se formando no incio da dcada, seja no sentido Rock, seja num sentido mais amplo, tomou contornos rpidos a partir daquele ano e tornou So Francisco a nova capital do mundo juvenil.

D LICENA, ME DEIXA BEIJAR O CU?

Na dcada de 60, as roupas coloridas, cabelos compridos e o flower power tomaram conta da Amrica, mais especificamente da Califrnia, com o movimento hippie. Movidos pelo slogan paz e amor, esses jovens que se entregaram ideologia do pacifismo, do amor livre e das viagens de LSD representaram um movimento importante para a contracultura: o movimento hippie vai construir suas comunidades em meio a um clima astrolgico que previa (...)o advento de um novo mundo(CHACON, 1985. p. 63). Eles esperavam pela Era de Aqurio em meio busca pelo prazer: ...no havia lugar para a injustia social, a degradao da natureza e a opresso humana.(MUGGIATI, 1985, p. 41)

Neste contexto, acontece o Festival de Monterey, em 1967, quando surge uma nova estrela que teria seu nome gravado na histria do rock: Janis Joplin. Essa branca do Texas, que passou a adolescncia ouvindo cantoras negras de blues como Bessie Smith e Billie Holliday, aos 17 anos abandona a famlia para cantar em troca de bebida nos bares de beira de estrada, seguindo a trilha errante dos cantores de blues (MUGGIATI, 1973, p. 45). A voz rouca de Janis e sua interpretao nos palcos a tornaram uma das cantoras mais sensuais de todos os tempos; uma de suas frases confirma essa caracterstica, mas tambm demonstra a sua dor ao

lidar com as presses da carreira: Fao amor no palco com 25 mil pessoas e depois vou para casa sozinha (id., 1985, p. 13).

Outro importante artista que deixou seu nome marcado como um dos maiores guitarristas de rock foi Jimi Hendrix. Influncia para muitos outros que vieram nas dcadas seguintes, Hendrix inaugurou o virtuosismo nas canes de rock; o uso de tecnologia para a distoro de sons, apresentaes de contorcionismos com a guitarra e o visual extravagante foram marcas registradas deste astro do rock.

Seu relacionamento quase sexual com a guitarra se assemelha dana de acasalamento de uma espcie estranha, de uma raa interplanetria. Alm das contores corporais, Jimi joga com as distores sonoras, arrancando notas incrveis da guitarra, envenenada por uma quantidade de novos recursos eletrnicos. (id., p. 17)

No incio, Hendrix formou o The Jimi Hendrix Experience, mas sua carreira se consolidou realmente como artista solo, acompanhado, muitas vezes, por outros msicos. Uma de suas canes mais conhecidas, Hey Joe, conta a histria de um marido que mata sua esposa; essa msica, inclusive, foi regravada nos anos 90 por uma banda brasileira, O Rappa.

The Doors foi outro grupo que surgiu em 1967 e teve uma curta, porm marcante carreira. Jim Morrison, vocalista e lder da banda, mostrava grande sensualidade no palco. Um dos interesses de Morrison, que tambm havia estudado tcnicas cinematogrficas em Los Angeles, era o xamanismo, antiga religio asitica. No dicionrio, xam significa sacerdote mgico, que entra em transe, e essa descrio adequada postura de Jim Morrison. A msica The end, do mesmo disco da clssica Light my Fire, foi includa no filme Apocalipse Now, de Francis Ford Copolla.

Uma possvel explicao para o nome The Doors a inspirao da banda no livro de Aldous Huxley, de 1954, The doors of perception, o qual se relacionava s sensaes provocadas pelo uso de drogas. Como explica Muggiati (1973), artistas como Jim Morrison buscavam o efeito da sinestesia em suas canes o estmulo que atua sobre um canal sensorial parece evocar imagens de outro canal to prontamente como se fossem sensaes do mesmo modo. Para isso, as drogas exerciam papel fundamental: naqueles dias a vida ou corria muito rpida (como quando se rebobinava um filme) ou ento tudo parava, no torpor das drogas (como em cmara lenta). (id., 1985)

Ainda houve muitos outros grupos que caracterizaram o rock de So Francisco, influenciado pela cultura dos hippies e, conseqentemente, pelo psicodelismo. Entre eles, The Grateful Dead, Buffalo Springfield, The Byrds, The Mamas and Papas (autores da clssica California Dreamin), Creedence Clearwater; mas um que merece destaque o Jefferson Airplane.

Como explica Muggiati (1973), o grito de guerra do Jefferson Airplane, liderado pela vocalista e compositora Grace Slick, era Feed your head! (Alimente sua cabea). Isso demonstra uma das caractersticas do rock desta poca, que, alm de ser chamado de acid rock (rock-cido), tambm ficou conhecido como head-music (msica de cuca, ou de curtio).

Entretanto, em 1970, as mortes de importantes representantes do acid rock abalaram a ligao entre a msica e as drogas: Jimi Hendrix sufocado com seu prprio vmito, depois de uma intoxicao de barbitricos e Janis Joplin encontrada em seu quarto, vtima de overdose de herona. No ano seguinte, Jim Morrison morre devido a uma parada cardaca. Os trs formaram a chamada Santssima Trindade Trgica do Rock, como compara Muggiati, e marcam uma poca de transio - a partir de 1970, o rock sofre uma nova mutao.

A Invaso Inglesa

Antes da histria continuar na Amrica, preciso se deslocar para a Inglaterra. Desde o incio da dcada de 1960 o pas apresentava uma movimentao no cenrio do rock, bandas se apresentando nos pubs (bares) londrinos. Neste contexto, os jovens protestavam contra a corrida nuclear e o passado histrico do pas justificava as manifestaes desta gerao: ...os ingleses tinham a II Guerra, o colonialismo, o esprito vitoriano e outras imagens e culpas da Histria que pareciam alimentar muito mais a produtividade musical... (CHACON, 1985, p. 30) Musicalmente, era comum entre os artistas britnicos a referncia ao skiffle, um ritmo de percusso baseado nos sons de instrumentos improvisados.

Assim como na Amrica o consumo foi supervalorizado no incio da histria do rocknroll, este tambm o foi na Inglaterra a partir de 1960 e mais uma vez o cinema procurou retratar esses valores. Nesta poca foram produzidos os filmes da srie James Bond, em que o personagem um espio perseguindo seus objetivos a qualquer custo.

A classe que ascendeu na Inglaterra foi a operria, que finalmente, sob a influncia do blues, deu os primeiros passos para o surgimento de importantes grupos de rock. Inclusive, uma cidade operria Liverpool - foi o bero de uma das principais bandas da histria do rock e talvez a principal: The Beatles.

O Submarino Amarelo

No incio de 1956, John Lennon formou o conjunto The Quarrymen, que nada mais era do que uma reunio informa de amigos. O grupo se estabilizaria em 1960, com Paul McCartney e George Harrison como guitarristas, Stu Sutcliffe no baixo e o baterista Pete Best.

Neste mesmo ano, The Quarrymen deixa de existir; em seu lugar, surge uma banda profissional de rocknroll, os Beatles. O nome foi uma combinao da palavra beetle (besouro) com uma expresso comum poca para o rock: msica beat. A referncia aos insetos foi uma homenagem ao grupo de Buddy Holly, chamado Crickets (grilos).

Em 1962, os Beatles foram tocar em Hamburgo, Alemanha, quando encontraram o baterista Ringo Starr, que tocava com os Hurricanes. Pouco tempo depois, ele substituiria Pete Best. Finalmente em agosto deste mesmo ano, o grupo entraria nos estdios de Abbey Road para a gravao do primeiro compacto da banda, com as msicas P.S. I Love You e Love me Do. Nesta poca, Stu Sutcliffe havia deixado os Beatles e Paul tomou a posio de baixista do grupo.

Com o segundo single, Please Please Me, os Beatles alcanaram o topo das paradas britnicas. A esta altura, Brian Epstein j era o empresrio da banda; sua disposio e talento em vender a imagem do grupo o transformaram no quinto beatle.

Em 1963, apenas um ano depois do primeiro lanamento dos Beattles, a Beatlemania eclodiu na Inglaterra. Brian Epstein e o produtor George Martin, da EMI, decidem partir com a banda para os Estados Unidos, cientes da popularidade do grupo. Em 1964, os Beatles conquistam a Amrica com I Want to Hold Your Hand. A apresentao da banda no programa de televiso de Ed Sullivan o mesmo que tinha lanado Elvis Presley foi a alavanca para que a mdia norteamericana passasse a publicar matrias sobre os Fab Four (como eram conhecidos).

Ainda neste mesmo ano, os Beatles lanam seu primeiro filme, A Hard Days Night, em que representam a banda sendo perseguida por uma legio de fs fanticas. A trilha sonora do filme trouxe canes como Cant Buy me Love e a romntica And I Love Her a primeira de uma srie de baladas de Paul McCartney.

Durante os shows dos Beatles, quase no se ouvia suas msicas, devido quantidade de garotas que gritavam histericamente pelos msicos. A partir de 1965, o grupo passou a se preocupar mais com as composies, deixando o amor romntico de lado e empenhando-se em explorar outros temas. O disco Rubber Soul, lanado neste mesmo ano, marca o amadurecimento da banda, visvel na crtica social de Nowhere Man ou nas referncias abstratas de Norwegian Wood, entre outras composies deste disco.

O ano de 1966 marca a primeira experincia dos Beatles com o LSD (at ento, a maconha era a droga mais consumida). Revolver, lanado neste ano, confirmou a mudana de direo que apenas havia sido esboada no lbum anterior. George Harrison aparece como um compositor importante, colocando suas referncias msica indiana, como o som de ctara em Love to You. Neste disco, a dupla de compositores Lennon-McCartney praticamente se desfez, na medida em que o vocalista geralmente era o autor da cano que interpretava.

Junto com a mudana de rumo da banda, tambm veio a deciso de parar com as turns. Com mais tempo livre, cada beatle resolveu se isolar por um tempo. Nesse meio tempo, John Lennon conheceu a artista plstica Yoko Ono, George Harrison viajou ndia, Paul McCartney voltou a estudar artes e Ringo Starr saiu de frias.

Em 1967, eles se reuniram novamente para a produo do lbum que mudaria definitivamente os padres do rocknroll: o experimental Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.

Apropriadamente chamado de cabar alucinatrio (...) o lbum d a idia de um concerto o vivo o barulho de pblico e a faixa ttulo introdutria so seguidas pelo resto das canes, por um refro final de Sgt. Peppers, e o bis, ou eplogo, A Day in the Life. (FRIEDLANDER, 2002, p. 135)

Na verdade, este lbum foi concebido como a materializao de uma fantasia dos quatro integrantes da banda, que introduziram elementos artsticos inovadores em cada uma das canes. Ele foi composto como uma colagem, em que o trabalho do produtor George Martin foi fundamental para tornar possvel as experimentaes sonoras pretendidas pelos Beatles. Na msica A Day in the Life, por exemplo,a banda quis introduzir no final uma nota audvel somente pelos cachorros; realmente, fica a impresso de um espao vazio quando se escuta esta msica. A capa de Sgt Peppers tambm demonstra o experimentalismo pretendido pelo grupo; personagens admirados pelos Beatles, como Karl Marx, Jung, o Gordo e o Magro, William S. Burroughs, Aldous Huxley, amigos como Dylan, Sutcliffe e os Rolling Stones, povoam a colagem de um retrato acima de um jardim de maconha (imperceptvel aos executivos da gravadora).

Em agosto de 1967, os Beatles so atrados pela meditao transcedental do guru indiano Maharishi Mahesh Yogi. Enquanto eles buscavam por uma regenerao espiritual, recebem a notcia de que Brian Epstein havia morrido, por excesso de remdios para dormir esse fato foi como um pressgio para a dissoluo da banda poucos anos depois.

Com a perda de Brian Epstein e influenciados pelos conselhos do Maharishi - os Beatles passaram a se preocupar com os negcios da banda pessoalmente. Com uma idia de Paul, decidem lanar o filme The Magical Mistery Tour, sobre uma viagem psicodlica em um nibus. No entanto, nem o filme, nem a trilha sonora tiveram sucesso; muitos crticos consideraram a empreitada uma bomba promocional. Alguns dos poucos nmeros bem recebidos pela crtica foram I am the Walrus, Fool on the Hill e a cano ttulo.

Em 1968, os Beatles se encontram novamente com o Maharishi; eles partem com uma comitiva para a ndia, mas no ficam por muito tempo. O interesse do guru indiano por autopromoo logo veio tona, e os Beatles compuseram a cano Sexy Sadie, em aluso a essa decepo: Sexie Sadie, what have you done/You made a fool of everyone (Sexie Sadie, o que voc fez/voc fez todo mundo de idiota). (id., p. 138)

De volta para a Inglaterra, a banda resolveu se dedicar expanso dos negcios da Apple, a empresa que haviam fundado em 1967 para cuidar do marketing dos Beatles. O primeiro projeto desta companhia foi um desenho animado baseado em uma composio de 1966, Yellow Submarine; o resultado se mostrou uma festa colorida para olhos e ouvidos.

Em novembro deste ano, o primeiro disco da Apple foi lanado; as trinta canes do White Album, como ficou conhecido, foram acomodadas em um lbum duplo. Depois do desastre de Magical Mistery Tour, este lanamento representou o melhor momento dos Beatles aps a morte de Epstein. Helter Skelter, While my Guitar Gently Weeps, Ob-La-Di,Ob-La-Da, Blackbird e Piggies, entre outras, so algumas das canes deste disco, marcado por diversidades estilsticas. No entanto, apesar deste bom momento musical, internamente as coisas no andavam muito bem.

Cada vez mais os integrantes dos Beatles se afastavam um dos outros, dedicando-se mais aos seus projetos individuais. Assim, aps o lanamento de White Album, a tentativa de realizar um projeto grandioso para o ano de 1969 batizado de Get Back - no deu certo. O projeto comeou em janeiro, mas as gravaes foram abandonadas no dia 30, quando os Beatles promoveram um show no telhado prdio da Apple. - a ltima apresentao dos Beatles. O compacto Get Back/Dont Let Me Down, com os resqucios da gravao, foi lanado em abril deste ano, para agradar aos fs.

O casamento de Lennon com Yoko Ono e MacCartney com a fotgrafa Linda Eastma, em maro de 1969, foi sintomtico do individualismo que se instaurou entre os membros da banda, j que refletia o desejo de cada um por interesses pessoais. Mesmo em meio a esse clima de separao, Abbey Road lanado pela EMI, constituindo um fenmeno de vendas.

Quando Abbey Road chegou s lojas, os Beatles j no eram uma banda; cada integrante estava mais envolvido com seus projetos solo e haviam rejeitado a proposta de uma turn norte-americana. Como a banda ainda precisava cumprir seu contrato com a EMI, algumas canes do antigo projeto Get Back foram transformadas no disco Let it Be, que nem sequer foi produzido por George Martin. Este disco continha apenas dez msicas e representou o amargo fim dos Beatles, que foi anunciado oficialmente em 1970.

Pedras que Rolam

Entretanto, no s do sucesso dos Beatles vivia a Inglaterra. Rolling Stones e The Who so exemplos de grupos que surgiram na dcada de 60 e que marcaram o rock em muitos sentidos.

O verso de uma cano de blues de Muddy Waters rolling stones gather no moss (pedras que rolam no criam musgo) - d o nome ao conjunto fundado pelo guitarrista Brian Jones. O vocalista, Mick Jagger, torna-se o lder da banda aps a sada de Jones. A influncia negra uma das marcas do grupo, alm da sensualidade e uma certa androginia, caractersticas da performance de Jagger.

O repertrio dos Rolling Stones um verdadeiro erotikon e, se o grande tema de suas canes a alienao, o assunto certamente sexo. No foi por acaso que um de seus maiores sucessos, a msica que marcou seu estilo, se chamou (I cant get no) Satisfaction, comentrio custico sobre a impotncia do homem moderno. Nos concertos, Mick Jagger costuma rebolar

com a malcia de um travesti e manipula o microfone flico com mil insinuaes. (MUGGIATI, 1973, p. 94)

Em 1968, os Stones exploram o engajamento poltico na msica Street Fighting Man, influenciados pelas manifestaes polticas de massa que emergiam. A msica, composta por Mick Jagger e Keith Richards, torna-se hino dos revolucionrios e censurada pela polcia de Chicago.

Diz a cano...: Everywhere I hear the sound of marching, charging feet, boy/Comes summer here and the time is right for fighting in the streets, boy. Por toda parte ouo o som de ps marchando, atacando, boy/O vero chegou e a hora de lutar nas ruas, boy. (...) E, no final, a cano dos Stones tambm tende para a soluo individual em detrimento da poltica: But what can a poor boy do/Except sing in a rocknroll band/Guess in sleepy London town theres just no place for a street fighting man. Mas que pode um garoto pobre fazer/Exceto cantar num grupo de rocknroll?/Pois na sonolenta cidade de Londres, no h lugar para um homem de briga-de-rua. (id., p. 25)

A msica dos Stones da mesma poca de Revolution, dos Beatles. Esta ltima tambm foi composta a partir do contexto poltico-social de 1968, marcado principalmente pelas manifestaes de maio deste mesmo ano. Os crticos passam a analisar Revolution e Street Fighting Man e a compar-las, sendo que consideram a primeira como uma contra-revoluo e a segunda como a verdadeira revoluo. Mas, tanto as ltimas estrofes da msica dos Stones quanto uma declarao de Jagger Eles devem pensar que Street Fighting Man capaz de promover uma revoluo...Eu bem que gostaria que isso fosse verdade (id.) demonstram que a idia dos crticos se baseia em suposies.

Outro grupo ingls desta poca que merece destaque o The Who. A banda torna-se um exemplo claro da busca pela sinestesia e a sensualidade nas msicas. Esses dois aspectos so visveis na pera-rock Tommy, composta pelo guitarrista Peter Towshend. A msica conta a histria de um menino que nasceu cego, surdo e mudo imagem alusiva represso social dos indivduos. Os pais do garoto o levam a mdicos e at a milagreiros, at que um dia ele passa por uma experincia psicodlica e tem seus sentidos liberados. J foram realizadas vrias encenaes para a apresentao da histria de Tommy.

O refro cantado por Roger Daltry em tom de splica, See me, feel me, touch me, heal me um apelo em favor da abertura das percepes, do descondicionamento, da libertao dos sentidos. Nota-se na frase uma superposio dos diversos modos sensoriais. (MUGGIATI, 1973, p. 95)

A performance do The Who foi o ponto que mais caracterizou o grupo ingls, um dos primeiros a destruir instrumentos no palco (no se esquecendo dos rituais de Hendrix com a guitarra). Este costume, que se tornou comum em muitas bandas de rock que despontariam anos depois, tem explicaes antropolgicas. Segundo estudiosos das manifestaes culturais de antigas tribos, a raiz desta atitude dos artistas de rock est no potlatch.

O potlatch uma prtica das sociedades primitivas que consiste na troca ou destruio de bens pelos chefes do cl ou da tribo. O lder afirma com esse gesto sua independncia, mostrando maior capacidade de retribuir do que de receber. (...) desafia assim os chefes de outras tribos a negarem, como ele, a riqueza, recolhendo desse ato de aparente autodestruio um prestgio poltico imenso, e reforando sua imagem junto aos seus. (MUGGIATI, 1985, p. 100)

A destruio nos palcos era aceita pelo pblico, o que caracteriza uma nova forma de comunicao entre a banda e a platia de seus shows. O grupo ingls passou a infundir uma nova atitude para o rock, que o tornou mais pesado e sofisticado o que se convencionou chamar hard rock.

Sob esse novo contexto, registra-se o surgimento de guitarristas herdeiros do virtuosismo de Hendrix, como por exemplo Eric Clapton e Jimmy Page, ambos fortemente influenciado pelo blues.

Em fins de 1960, Clapton ingressou no Cream. Como o prprio nome indica (creme), a preocupao era com a elaborao instrumental, ou seja, muitas melodias e solos de guitarra bem trabalhados; o grupo alcanava os nveis sonoros de uma orquestra apenas com o som de estdio. O Cream teve grande repercusso, sendo que em 1968, o LP Disraeli Gears era o mais vendido nos Estados Unidos.

Jimmy Page tocou incialmente com The Kinks e Joe Cocker. A convite de seu amigo, o tambm guitarrista Jeff Beck, integra o Yeardbirds (que posteriormente se transformaria no Led Zeppelin, nos anos 70). Essa banda caracterizou-se pela presena de grandes guitarristas (Eric Clapton tambm havia tocado neste grupo). Page influenciou muitos guitarristas que surgiram nas dcadas seguintes e tambm se utilizava das escalas de blues para compor msicas de rock.

Ainda antes da virada 1960/1970 se firmar como a poca de novas revolues musicais, acontece a sagrao da contracultura: o festival de Woodstock, entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969. Aps os acontecimentos polticos de 1968, o festival representou a convergncia cultural do movimento hippie. Em um grande campo aberto em White Lake, New York, cerca de 500 mil pessoas viveram trs dias de paz e msica, embaladas pelo som dos maiores artistas de rock da poca.

O ingresso para um dia de Woodstock custava 7 dlares, mas a maioria do pblico quebrou as cercas e entrou sem pagar nada. Joan Baez, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who, Grateful Dead, Joe Cocker, Jefferson Airplane, Iron Butterfly, Creedence Clearwater, entre outros, se apresentaram a uma multido que aguardava o sonho hippie ser concretizado. Na realidade, os que vivenciaram os trs dias de festival, saram de l sentindo-se ungidos de santidade, como seres privilegiados de outro planeta, superior(MUGGIATI, 1985, p.45). O evento foi documentado em um filme de mais de trs horas de durao, dirigido por Michael Wadleigh

O SONHO ACABOU

Apesar de Woodstock representar a confirmao da ideologia hippie, quando a imprensa finalmente passou a se interessar pela contracultura, o ano de 1969 marca o fim da era em que se anunciava essa sociedade utpica. Os assassinatos da atriz Sharon Tate (mulher do diretor de cinema Roman Polanski) e do casal Labianca, cometidos por hippies fanticos, seguidores da seita liderada por Charles Manson, abalaram o mundo e ajudaram a exterminar o movimento hippie nos Estados Unidos. Misturando Bblia e Beatles em sua imaginao distorcida, Manson lhe dava uma interpretao altamente pessoal, em que se via como o agente de um novo Apocalipse. (MUGGIATI, 1985, p. 49)

Tanto na casa de Sharon Tate quanto na casa dos Labianca, foram encontradas inscries a sangue nas paredes. No ltimo caso, as palavras PIGS e HELTER SKELTER foram escritas com o sangue das vtimas na porta da geladeira. As palavras so aluses a duas canes dos Beatles: Piggies e Helter Skelter.

Alm do caso Tate-Labianca, o ex-guitarrista do Rolling Stones, Brian Jones, morre em 1968; o acontecimento antecipou a perda da trade Janis-Hendrix-Morrison, j citada. Esses fatos resultaram em um grande desfalque para a msica, tornando o fim da dcada de 1960 uma sucesso de acontecimentos tristes para o rock.

O Festival de Altamont, que aconteceu em uma pista de corridas desativada a uns 60 quilmetros de So Francisco, vem engrossar a lista de tragdias da poca. Trezentas mil pessoas, que esperavam para ver, entre outros, Rolling Stones e Jefferson Airplane, depararam-se com a falta de organizao do festival, programado de ltima hora. Muita sujeira, drogas, doenas e quatro mortes foram os resultados de Altamont. O documentrio da turn americana dos Stones, Gimme Shelter, mostra a cena de um jovem negro que puxou um revlver e foi esfaqueado por membros do Hell Angels os seguranas improvisados do evento.

Manson e Altamont atingiam em cheio as duas maiores entidades do rock, os Beatles e os Rolling Stones, e mostravam como a msica podia ser perigosa e desencadear foras negativas e violentas entre um pblico imaturo e dominado por impulsos de destruio. Assim, o mundo e a contracultura ingressaram na feia realidade de 1970. (MUGGIATI, 1985, p. 50-52)

A dcada que se iniciava mostrava-se caracterizada por um forte individualismo, contrastando com o engajamento poltico e o sonho da comunidade alternativa, pregado pelos hippies. Como se no bastassem todas as mortes que ocorreram nesta poca, tambm registrou-se o fim dos Beatles, em 1970.

Em fins de 1960, houve a confluncia de vrias novas tendncias do rock, normalmente caracterizadas pela preocupao com a elaborao sonora das canes. "O ano de 1967 marcado no 'rock' por uma verdadeira revoluo conceitual, onde o vulgar soterrado por um 'status' equivalente a qualquer revoluo de outrora (...)o fato foi que o rock intelectualizouse" (MONTANARI, 1988, p. 66).

O Rock como Forma de Arte

Um dos rtulos que surgiu ainda antes da virada da dcada de 70 foi o rock progressivo, fortemente influenciado pela msica clssica e pelas inovaes tecnolgicas. O grupo de maior destaque nesta categoria o ingls Pink Floyd, mas antes deles, o Alan Parsons Project apresentava uma nova proposta de rock, em que veiculavam pelo rdio os Contos de Mistrio

e Imaginao, de Edgar Allan Poe. O King Crimson tambm inovou neste sentido, ao lanar lbuns conceituais como In the Court of King Crimson e In the Wake of Poseidon.

Outro grupo que tambm contribuiu para o desenvolvimento do progressivo e deu o primeiro passo para a mistura entre o rock e a msica erudita foi o Moody Blues. Em 1968, esta banda gravou com a Orquestra Sinfnica de Londres, inaugurando a composio de poemas orquestrais, em que se destacava o forte clima descritivo das canes.

A msica erudita, nesta poca, teve importncia fundamental para as composies de rock. Muitos msicos se utilizavam da influncia de compositores como Bach ou Mozart para a elaborao de canes, expandindo as fronteiras musicais. Rick Wakeman, do Yes, possua formao em msica clssica e a utilizou nas suas canes de rock.

Da juno do nome de dois bluesmen americanos, Pink Anderson e Floyd Council, surgiu na Inglaterra o grupo que se transformou em um cone para o rock como forma de arte; o Pink Floyd se caracterizava pela preocupao com os efeitos especiais das apresentaes ao vivo como complementao para sua msica. Vrios clssicos foram lanados pela banda, como The Dark Side of the Moon (1973) e The Wall (1979); este ltimo rendeu tambm um filme homnimo, de 1984.

Outra conquista do Pink Floyd foi superar a barreira entre os sons perfeitos fabricados em condies ideais no estdio e a msica forosamente problemtica das apresentaes ao vivo. Eles conseguiram isso completando seus espetculos com efeitos visuais que realassem o clima de sua msica e, evidentemente, ampliando tambm a formao costumeira do grupo, um quarteto. (MUGGIATI, 1985, p. 62-63)

Uma das contribuies do progressivo foi a composio de poemas tonais para o rock, em climas sombrios, de pesadelo. Essa caracterizao mais intimista para as canes contrastava com o clima de celebrao do rock dos anos 60 (psicodelia). Outras bandas, como Genesis e Jethro Tull surgiram nesta poca, inserindo-se no contexto das experimentaes sonoras.

...o Rock parecia dominado pelo seu lado intelectual, pelo progressivo, pelo acadmico, pelo auditivo. No se deixara de danar, mas sentar diante do aparelho de som e ESCUTAR tornarase algo to comum que o percentual de rockeiros danantes diminura se comparado com o da poca do rocknroll. (CHACON, 1985, p. 44)

Nos Estados Unidos, 1967 foi o ano de um compositor que ampliou o cenrio do rock : "um msico anarquista resolve desvencilhar suas farpas contra a mediocridade da vida consumista norte-americana. O nome dele Frank Zappa...(MONTANARI, 1988, p. 66). As influncias de Zappa iam desde a msica eletrnica erudita, o que era verificvel nas fuses que realizava em suas msicas: "Zappa sacode o 'stablishment', ganhando rapidamente o rtulo de 'maldito'" (id.). As experimentaes de Frank Zappa eram baseadas no uso de rudos, tcnicas de colagem, percusso; ao contrrio dos msicos de rock que se iniciavam pelos blues, ele freqentava aulas de msica contempornea.

Mas ainda havia muito mais para acontecer nos anos 70, que muitos, erroneamente, caracterizam como a dcada em que nada aconteceu. Outra vertente que modificou a sonoridade do rock foi o heavy-rock. Como argumenta Chacon (id., p. 39-40):

Na primeira vez que algum distorceu uma guitarra inaugurou uma outra variante do Rock que representaria sua imagem esteriotipada aos frgeis ouvidos do no-iniciado: o heavy-rock (Rock pesado), ou rock-pauleira, como mais conhecido, quebrava com as seqncias do Rock-tipo-Beatles e atendia a um mercado mais feroz e ansioso por um batida mais violenta...

O som das bandas de heavy metal existe para ser consumido, preferencialmente, nas apresentaes ao vivo. As bandas se preocupam em tocar muito alto, o que j contribuiu para especulaes de que o metal faria mal aos ouvidos; no entanto, isso no foi comprovado. O caso da surdez de Brian Wilson, dos Beach Boys, um exemplo claro desta controvrsia, visto que o som da banda relativamente calmo perto da sonoridade do metal. Vocais estridentes (ou guturais), preocupao com o visual da banda e performances ousadas nas apresentaes ao vivo so outros aspectos do heavy metal.

Jimi Hendrix e o Cream foram grandes inspiradores para este sub-gnero do rock. Muggiati (1985, p. 89) explica que o heavy-rock foi um subproduto do acid rock, na medida que provocava no ouvinte uma intoxicao sonora. Por sua vez, o Iron Butterfly (borboleta de ferro) foi um grupo que influenciou a denominao das bandas de heavy metal, devido referncia metlica em seu nome.

Um importante crtico de rock, Lester Bangs (ex-editor da revista Cream) retirou o termo heavy metal de um romance de William Burroughs e o associou ao rock depois desta expresso ser includa em uma msica do Steppenwolf. Esta msica, Born to be wild, remete ao som de um trovo de metal pesado e faz parte da trilha sonora do filme Easy Rider (Sem Destino), de 1969, que contribuiu para a disseminao do rock pesado.

Alm desta verso, existe uma outra, em que o termo heavy metal surgiu quando uma grande fbrica explodiu no mesmo dia de uma apresentao do Led Zeppelin.

Bandas inglesas como Black Sabbath e Deep Purple se firmaram como importantes representantes do heavy metal no incio dos anos setenta. A primeira recebeu esta denominao derivada da influncia satanista para os nomes das bandas de heavy metal. Outras que despontariam anos depois tambm se incluiriam nesta vertente, em que composies e visual sombrios so comuns.

A influncia do Black Sabbath e do Deep Purple foi marcante para as dcadas posteriores; muitas compilaes e tributos s duas bandas foram lanados, mas o Purple continua em atividade, mesmo depois de muitas mudanas em sua formao original. O guitarrista Richie Blackmore, um dos fundadores do Deep Purple, (e atualmente em carreira-solo) foi um dos pioneiros na influncia da msica erudita nas canes de rock pesado - tradio que ser firmaria anos depois com grupos de heavy metal dos anos oitenta e noventa.

O Black Sabbath trouxe as primeiras imagens de morte, demnios e ocultismo s canes de rock, alm de lanar vocalistas importantes, como Ozzy Osborne e Ronnie James Dio. Este ltimo, que havia sido anteriormente vocalista do Elf (banda com inspirao no blues), depois ingressou no Rainbow, grupo de Richie Blackmore aps a sada do Deep Purple. Inicialmente conhecido como Richie Blackmores Rainbow, este grupo com tendncias ao hard rock lanou em 1976 um disco que se tornou clssico: Rainbow Rising. Considerado um dos maiores vocalista de metal, atualmente Dio se dedica prpria banda, firmando uma carreira psSabbath bem sucedida.

Ozzy cantou com o Black Sabbath na primeira fase da banda; da sua poca clssicos como Iron Man e a homnima e sombria Black Sabbath. Aps sair do Sabbath, em 1978, tambm se lanou com sua prpria banda, continuando em atividade at hoje. A vida de Ozzy freqentemente foi associada a histrias surpreendentes:

Clebre pelas imagens de mutilao de animais durante seus shows, Osbourne, como reza a lenda, teria tomado dolorosas injees anti-rbicas depois de ter arrancado, com os dentes, a cabea de um morcego jogado pela platia. (FRIEDLANDER, 2002, p. 381)

Um grupo do final dos anos sessenta e que se destacou durante a dcada de 70 foi o Grun Funk Railroad. A inspirao para o nome da banda surgiu de um trocadilho com o nome de uma estrada de ferro chamada Grand Trunk and Western Railroad.

Essa banda de Detroit no recebeu muito prestgio entre os crticos, mas agradou ao pblico. O Grun Funk abriu vrios shows para o Led Zeppelin, em muitos casos, roubando a ateno da platia. Entre os temas de suas msicas, sexo, poltica, religio e ecologia estavam entre os mais comuns. A inovao de suas msicas ficava por conta da utilizao de instrumentos pouco comuns em grupos de rock, como violo, piano, alguns tipos de percusso e orquestra.

O grupo que realmente comandou as transformaes na sonoridade do rock para essa poca foi o Led Zeppelin. Em uma fuso do blues com o hard rock, construram sua carreira como os maiores representantes do trinmio sexo, drogas e rocknroll nos anos 70.

Uma Escada para o Cu

O Led Zeppelin comea quando os Yeardbirds se desintegram. Em 1967, o guitarrista Jimmy Page foi deixado por seus companheiros com uma agenda de shows para cumprir e dvidas para pagar. Com a finalidade de resolver esse problema, Page sai procura de integrantes para uma nova banda, os New Yeardbirds.

O primeiro a integrar o novo grupo o baixista John Paul Jones, que mostra a Page uma matria de jornal sobre Robert Plant vocalista de uma banda chamada Hobbstweedle. A mesma dica foi dada pelo cantor Terry Reid, que anteriormente havia sido cogitado para a vaga. Page e Jones foram assistir a uma apresentao do Hobbstweedle e ficaram tomados pela presena de palco e pela voz de Robert Plant. Ele passou a integrar o New Yeardbirds em agosto de 1968. O baterista John Bonham foi o ltimo a entrar para o grupo, a convite de Plant.

Aps concluir a formao da banda, o New Yeardbirds saiu em turn para cumprir a agenda do antigo grupo. Com o fim das apresentaes, ainda neste mesmo ano gravaram um disco que recebeu o novo nome da banda: Led Zeppelin. Segundo o jornalista Srgio Martins (Bizz, 1999), a denominao veio de Jimmy Page, que se lembrou de uma citao de Keith Moon (baterista do The Who) sobre a viagem em um zeppelim de chumbo.

Sob contrato com a Atlantic Records, o Led Zeppelin iniciou uma turn pelos Estados Unidos, um dia depois do Natal de 1968. Essa idia partiu do empresrio Peter Grant, tambm chamado de o quinto zeppelin.

Nos Estados Unidos, o Led Zeppelin conseguiu a popularidade que o seu primeiro disco no alcanou no Reino Unido. A onda de psicodelia ainda tomava conta do cenrio do rock, e a sonoridade pesada da banda chamou a ateno do pblico rockeiro que aprovaram a influncia blueseira e os uivos do vocalista da banda. Canes como Good Times Bad Times e Communication Breakdown so composies deste primeiro disco.

Led Zeppelin II lanado em 1969, alcanando o primeiro lugar nas paradas americanas. Thank You, cano de Plant para sua mulher na poca, Maureen, o clssico do rock pauleira, Whola Lotta Love e Moby Dick, so destaques desse lbum.

Aps o lanamento do segundo disco, o Led Zeppelin decide sair em turn pelo Reino Unido, agora com sua carreira consolidada pelo sucesso nos Estados Unidos. Esse disco rendeu ao grupo o ttulo de melhor banda da Inglaterra pela Melody Maker. O sucesso do Led Zeppelin provocou sua ascenso como legtimos de rock stars; as groupies (fs fanticas) disputavam a ateno dos msicos da banda e os negcios iam bem. O interesse de Jimmy Page pelo ocultismo, assim como seu vcio em herona, j eram conhecidos. No entanto, antes da produo de Led Zeppelin III, os integrantes da banda encontraram-se cansados e resolveram se isolar para compor. Canes como Tangerine e Since Ive benn Loving You so algumas das que esto neste disco.

Em 1973, o Led Zeppelin lana um lbum sem ttulo e que passaria a ficar conhecido como Quatro Smbolos, entre outras denominaes. Essa referncia deve-se aos smbolos impressos na contracapa do lbum, relacionados a cada integrante da banda. Esse disco foi o de maior vendagem para o Led Zeppelin, rendendo mais de 16 milhes de cpias nos ltimos 25 anos. A cano mais popular do grupo, Stairway to Heaven, faz parte deste lbum. Sobre essa msica, Friedlander (2002, p. 339) comenta:

Page e Plant dividiram a msica em dois nveis dinmicos(...). El comeava suavemente com a introduo do violo de Page e um longa citao de versos, aumentando gradualmente at explodirem em um rock completo (...) A letra obscura, cantada com a voz de um trovador

piedoso, refletia o interesse de Page pelo folclore britnico e celta e seguia a busca de uma mtica dama por sua escada para o cu ou nirvana espiritual.

Em 1973, o grupo lana Houses of the Holy, marcado por canes funk e reggae (como em Dyer Maker). Este lbum recebeu o primeiro lugar nas paradas do Estados Unidos e Inglaterra ao mesmo tempo. Entretanto, as apresentaes do grupo so comprometidas depois do acidente de carro sofrido por Robert Plant. Assim, eles lanam o documentrio The Song Remains the Same (1976), que mistura cenas do dia-a-dia dos integrantes com um show no Madison Square Garden.

Durante a turn deste lbum, aps a recuperao do acidente de Plant, seu filho, Karac, morre de um vrus desconhecido. Assim, a banda faz outra pausa e volta em 1979, com In Through the Outdoor, com a cano All my Love dedicada ao filho do vocalista. Um ano aps esse lanamento, acontece a ltima turn europia do Led Zeppelin; enquanto os integrantes da banda se preparavam para viajar aos Estados Unidos, John Bonham bebe alm da conta e no consegue ensaiar.

No dia seguinte embriaguez de Bonham, o baterista encontrado morto, sufocado em seu prprio vmito (assim como aconteceu com Hendrix). Em dezembro desse mesmo ano, os integrantes remanescentes anunciam que sem Bonham, impossvel continuar com o Led Zeppelin.

O trovo setentista do Led Zeppelin quebrou as fronteiras do rock em sua poca, estendendo sua influncia para grupos que surgiram posteriormente: Aerosmith, GunsnRoses e Rage Against the Machine so alguns exemplos.

O Rock de Plumas e Paets

Em meados de 1970, o heavy metal continuou a se expandir, inaugurando os anos 80 com uma profuso de bandas importantes para este sub-gnero do rock. Mas antes de se apresentar o cenrio metal dos anos oitenta, preciso destacar outras vertentes do rock que se desenvolveram ainda na dcada de 70.

Um movimento paralelo ao metal, muitas vezes mesclando-se a ele, e que marcou o incio desta dcada foi o glitter rock, tambm conhecido como glam rock. Som pesado, muito brilho nas roupas e visual andrgino eram as caractersticas principais de grupos como T-Rex, Kiss e

artistas como David Bowie e Alice Cooper. Este ltimo, comumente chamado de tia Alice, foi o desencadeador da androginia no rock, antes esboada por Mick Jagger e tambm seguida por Marc Bolan, do T-Rex.

Em outras palavras, algo como um rock de plumas e paets em que os msicos apareciam fortemente maquilados ou at mesmo travestidos. Em Alice Cooper, o lado sexual era mais um recurso para agredir o pblico, pois Alice (nascido Vincent Furnier, filho de pastor) era cria de Frank Zappa, o pai espiritual dos freaks de todo o mundo ... (MUGGIATI, 1985, p. 67-68)

Apesar de no se encaixarem especificamente neste gnero, os grupos ingleses Queen e Judas Priest, formados em 1970, eram adeptos do visual extravagante, aliando-o a uma pesada sonoridade.

Liderado por Fred Mercury, o Queen utilizava experimentaes vocais e instrumentais em suas composies. A clssica Bohemian Raphsody mais um exemplo da influncia da msica erudita no heavy metal, verificado na introduo e nas vocalizaes desta msica.

Bohemian Rhapsody foi lanada em 1975. Uma verdadeira pera rock, no sentido mais literal das palavras. Taxada de experimentalista pela gravadora uma msica como aquela dificilmente chegaria a ser um hit. Mais do que isso, porm, Bohemian Rhapsody se tornou no maior clssico da banda e seu primeiro single a chegar ao nmero 1. (WHIPLASH, dez/2002)

Esta era a poca dos grandes concertos de rock e o Queen no fugia regra; Fred Mercury desempenhava seu papel de frontman de maneira eficiente, devido ao seu carisma com o pblico. A partir de 1980, a banda acrescenta instrumentos eletrnicos e comea a se influenciar pela dance music, que se tornaria uma febre nesta dcada. No entanto, aps quase duas dcadas de existncia, em 1991 a banda sofre a perda de Fred Mercury, que morre de complicaes decorrentes da AIDS. O lbum Innuendo, lanado neste mesmo ano, marca a despedida do vocalista e lder da banda: "com menes depressivas e letras subjetivas, um Fred Mercury fraco insinua um difcil adeus, com msicas como The Show Must Go On (O Show Deve Continuar) e These are the Days of Our Lives (Esses So os Dias de Nossas Vidas)" (id.). A partir de 1992, vrias coletneas de tributo banda foram lanadas, sendo que a ltima de 1999.

Ainda hoje uma banda bem conceituada entre os apreciadores do gnero, o Judas Priest foi uma bandas precursoras do heavy metal moderno. As caractersticas que lhe conferiram esse ttulo foram a adoo de roupas de couro e adereos de metal e "a unio do peso e temtica

violenta criados pelo Black Sabbath velocidade dos grupos como o Led Zeppelin (id.). Alm disso, a presena de dois guitarristas na banda - KK Downing e Glenn Tipton - se tornou uma das marcas das bandas de heavy metal que surgiriam posteriormente.

O auge da carreira internacional do Judas Priest se deu entre 1982 e 1984, com o lanamento dos lbums Screaming for Vengeance e Defender of the Faith, mas logo aps essa fase, um fato marcou a imagem da banda. Um caso de suicdio de dois fs foi amplamente explorado pela imprensa, que culpou o grupo pela morte dos dois garotos. Mesmo aps ficar confirmado que as causas nada tinham a ver com a msica do Judas Priest, esse caso se tornou corriqueiro com outras bandas e artistas de rock.

Aps a boa fase, em 1986 a banda lanou o lbum Turbo, que no foi bem aceito pela crtica e pelo pblico, que no esperava pela fuso com instrumentos eletrnicos, marcante neste disco. O produto final se mostrou muito "comercial e forado, marcando o ponto mais baixo na carreira da banda".

Em 1992, o vocalista Rob Halford (hoje em carreira solo) abandou o Judas Priest para montar o Fight; em seu lugar entrou Ripper Owens. O vocal de Ripper sempre foi associado ao de Halford, o que ajudou a no descaracterizar as msicas antigas da banda.

POR QUE A GENTE NO CHAMA DE PUNK?

Como explica o jornalista Jos Augusto Lemos (Bizz, ago1999), em fins de 1960 houve uma reformulao visual, seguida pelos jovens: quem andava de jeans, camiseta e cabelos compridos, imediatamente passou a ser identificado como hippie velho.

Nesta poca, a movimentao poltica e (junto com ela) a violncia faziam parte do cotidiano dos jovens, tanto na Amrica quanto na Inglaterra. Como j foram citados, o movimento contra a guerra do Vietn e a campanha contra a corrida nuclear, alm do desemprego, denotavam o descontentamento da sociedade, em particular dos jovens.

A "violncia gratuita" de cenas do filme A Clockwork Orange (Laranja Mecnica), de Stanley Kubrick, era repetida pela juventude nas ruas. Lemos (id.) relata que, banido das ilhas

britnicas, o clssico de Kubrick tambm ditava a moda, sendo considerado um possvel inspirador para a nova vertente que despontaria no cenrio do rock: o punk. (...)se havia uma coisa de que os punks faziam questo de ser era contra a cultura. Nos dicionrios, punk quer dizer droga, coisa sem valor, podre, doente. (MUGGIATI, 1985, p. 69)

Bob Dylan e Joan Baez ainda tinham forte presena no cenrio musical e poltico da Amrica quando o primeiro embrio do punk apareceu em Nova Iorque. Artistas de renome, como Andy Warhol, faziam parte da vanguarda artstica da cidade; logo surgiriam grupos de rock que movimentariam a cena musical.

Outro personagem dessa poca, que circulou tanto no meio glitter quanto entre os que fundariam o punk, foi David Bowie. Tanto por isso quanto por seu visual extravagante, andrgino, o adjetivo mais associado a ele sempre foi "camalenico". Sua incurso pelo meio musical tambm contou com a influncia da eletrnica; mas a importncia de Bowie ainda se estendeu para a fase ps-punk: ele foi o responsvel pelo resgate de artistas importantes como Lou Reed (ex-Velvet Underground) e Iggy Pop (ex-Stooges).

O Velvet Undergroud (subterrneo de veludo), foi uma das bandas que impulsionou outros grupos e artistas solo que passariam a caracterizar o punk. Esta banda surgiu em 1965, depois que Lou Reed mostrou ao guitarrista John Cale duas canes que havia composto: Heroin e Waiting for the man. Ele tocou as duas msicas ao violo e, como contou Cale (McNeil, McCain, 1997, p. 20), era diferente de tudo o que Dylan e Baez faziam:

Na primeira vez que Lou Reed tocou 'Heroin' pra mim, fiquei totalmente pasmo. A letra e a msica eram to obscenas e devastadoras. Mais que isso; as canes de Lou tinham tudo a ver com meu conceito de msica. Nessas canes de Lou rolava um lance de assassinato do personagem. Ele tinha profunda identificao com os personagens que relatava. Era o 'Mtodo' atuando na cano.

O primeiro empresrio do Velvet Underground foi o escritor e colunista de rock Al Aronowitz, que o considerava um grupo de "marginais" e sua msica, "inacessvel". Apesar disso, levou-o a tocar no Caf Bizarre, quando Andy Warhol conheceu a banda e se tornou o novo empresrio. A partir da, o Velvet passou a ficar conhecido pela vanguarda artstica de Nova Iorque, composta por poetas, msicos, artistas plsticos e cineastas. Estes criticavam o movimento hippie no s em termos musicais, mas tambm visuais e em sua ideologia. As drogas e o sexo tambm faziam parte da cultura dos "pr-punks", mas a cannabis e o LSD foram substitudos pela herona e anfetamina, enquanto que o sexo foi visto com uma liberdade ainda maior; muitos dos artistas da poca se assumiam bissexuais.

A cantora Nico (que tambm atuou em filmes de Fellini) fez parte do Velvet no primeiro disco da banda, mas havia muitos desentendimentos entre Reed e ela. Considerado o lder do Velvet, Reed sempre desejou seguir em carreira solo; aps o lanamento desse primeiro disco, desmanchou a banda. Mas a transgresso de valores e a "crueza" de suas canes transformaram Lou Reed no "padrinho do punk", como comparam McNeil e McCan (id., ibid., p. 437). Nas palavras de Lou Reed: "O velho som era alcolico. A tradio foi finalmente quebrada. A msica sexo, drogas e alegria. E a alegria a piada que a msica entende melhor. (id., p. 30)

Por volta de 1967, outra banda surgiu para complementar a cena "pr-punk" da Amrica: os Stooges. Liderada por Iggy Pop, esta banda comeou quando o mesmo decidiu fazer "seu prprio blues simples" e comps a msica I wanna be your dog. Alm disso, outra influncia definitiva para Iggy decidir fundar sua banda foi Jim Morrison; apesar de no gostar do som e da poesia dos Doors, ele admirava a postura sensual e misteriosa de Morrison. Assim, juntando a vontade de criar uma nova sonoridade para o rock preocupao com o visual das banda nas apresentaes ao vivo, os Stooges, marcaram o incio de um movimento que culminaria com o punk rock. O primeiro guitarrista da banda, Ron Asheton, caracteriza a sonoridade da banda em sua primeira apresentao (id., p. 57):

A gente inventou alguns instrumentos que usou no primeiro show. A gente pegou um liquidificador com um pouco de gua e colocou um microfone bem embaixo dele e ligou. Tocamos isto por uns quinze minutos antes de entrar no palco. Era um som incrvel, especialmente saindo das caixas de som, todo desconjuntado. A gente tinha uma tbua de lavar roupa com microfones. Ento Iggy calava sapatos de golfe e subia na tbua de lavar e ficava meio que arrastando os ps por ali. A gente ps microfones nos gales de sessenta litros de leo (...) usou dois martelos como baquetas. Peguei emprestado at o aspirador de p da minha me porque o som parecia o de um motor a jato. Sempre adorei avies a jato.

A influncia do glitter rock era visvel nas caracterizaes dos artistas da poca. Para essa primeira apresentao, Iggy se vestiu com um "grande camisolo" que ia at os tornozelos, pintou a cara de branco, raspou as sobrancelhas e colocou uma peruca de folha de alumnio torcida. Scott Asheton, o baterista da banda, conta que veio da o apelido Iggy Pop (id.):

Ns tnhamos um amigo chamado Jim Pop (...) que havia perdido quase todo o cabelo, incluindo as sobrancelhas. Por isso, (...) a gente comeou a cham-lo de Pop. (...) Iggy comeou a suar e a descobriu pra que servem as sobrancelhas. Perto do fim do show, os olhos dele estavam totalmente inchados por causa de todo aquele creme e purpurina.

Contemporneos dos Stooges o MC5 era uma banda marcada pelo radicalismo poltico. Musicalmente, este grupo no apresentava muita inovao (o que ficava por conta dos Stooges), mas seu surgimento foi importante para firmar o que viria a ser a caracterstica de muitas bandas de punk rock: a crtica de oposio ao governo.

O MC5 tocou na conveno do Partido Democrata em Chicago, em 1968, mas foram expulsos do local por policiais. Na poca, ele viviam em repblicas estudantis que pareciam "comunas vikings", onde todos liam o Livro Vermelho de Mao Tse-Tung. Eles faziam parte do movimento dos Panteras Brancas, que, apesar da poltica de revoluo, tambm cultivavam uma postura sexista, de submisso das mulheres.

Outros artistas que tambm contriburam para a formao da identidade punk foram Patti Smith e os New York Dolls.

Inicialmente envolvida apenas com a poesia, Patti Smith foi uma das primeiras a circular por Nova Iorque com roupas e cortes de cabelo diferentes. Uma grande admiradora de Rimbaud, ela tambm poderia ser uma das precursoras da ideologia punk do it yourself (faa voc mesmo), j que, em muitos casos, improvisava seus versos durante as apresentaes de poesia.

O New York Dolls adaptou o exagero do visual e da androginia glitter at mesmo na sua denominao - dolls=bonecas, enquanto sua msica minimalista ganhava cada vez mais admiradores. Eles passaram a fazer shows na Inglaterra, onde imprimiram um som contrrio ao progressivo que dominava o cenrio do rock na poca.

Em 1975, Legs McNeill junta-se a dois amigos que tinham o projeto de fundar uma revista, a qual ele chamou Punk. Nas palavras do prprio autor, punk pareceu ser o fio que conectava tudo que a gente gostava bebedeira, antipatia, esperteza sem pretenso, absurdo, diverso, ironia e coisas com um apelo mais sombrio.(id. p.222)

Assim, aquele estilo musical que se definia no cenrio norte-americano desde 1971, recebeu um nome. E a partir do ano do surgimento da Punk, a banda que sintetizaria o movimento tambm despontou no cenrio norte-americano: os Ramones.

Rock em Trs Minutos

O Ramones formou-se em 1974, em Nova York, quando as canes de dois minutos e meio de Joey (vocal), Johnny (guitarra) e Dee Dee (baixo) comearam a chamar ateno na emergente cena punk.

A denominao Ramones veio do baixista DeeDee, a partir de uma referncia a Paul McCartney, que nos primeiros anos da carreira dos Beatles, usava o codinome Ramon. O mesmo costume foi adotado para os integrantes da banda, que recebiam o sobrenome Ramone. Em 1976, com o baterista Tommy Ramone j includo na banda, os Ramones ocupavam lugar de destaque no cenrio musical, com canes como Beat on the Brat, Blitzkrieg Bop e Now I Wanna Sniff Some Glue. Assim, neste mesmo ano o grupo viajou Inglaterra, injetando ao nascente movimento punk deste pas o mesmo estmulo do cenrio norte-americano. Ainda em 1976, Ramones Leave Home, o segundo lbum da banda, foi lanado.

A partir desta poca, a banda fazia turns incessantemente. Para os prximos lanamentos, o Ramones suavizou sua sonoridade. Msicas como Sheena is a Punk Rocker e Rockaway Beach foram includas em Rocket to Rssia, o terceiro lbum, de 1977 em que tambm est presente a balada Here Today, Gone Tomorrow. Nesta poca, Tommy deixou o grupo, preferindo a atividade de produtor dos Ramones.

Tommy foi substitudo por Marc Ramone; seu primeiro disco com a banda, Road to Ruin, foi o primeiro a conter somente doze canes e durar mais de uma hora e meia. Este lbum no teve muita aceitao por parte do pblico, apesar dos esforos de divulgao nem mesmo o lanamento simultneo do filme RocknRoll High School trouxe prestgio a esse disco.

Nos anos 80, os Ramones tentaram maior apelo comercial com o lanamento de End of the Century e Pleasant Dreams, mas essa tentativa mostrou-se ilusria. A energia dos anos 70 voltou no disco lanado em 1984, Too Tough to Die, O baterista Marky Ramone havia deixado

o grupo nesta poca, sendo substitudo por Richie Ramone, mas em 1987, Marky retornou ao grupo.

Em 1989, os Ramones ganham grande exposio com a msica Pet Sematary, trilha sonora de um filme de Stephen King. No entanto, essa mesma poca marca uma das substituies mais significativas da banda: Dee Dee Ramone, o punk mais verdadeiro do grupo, sai para tocar com o Chinese Dragons. Em seu lugar, entrou C.J. Ramone; essa substituio trouxe uma energia juvenil ao som da banda, mas a sada de Dee Dee foi muito sentida pelos fs e pelos prprios integrantes do Ramones.

Nos anos 90, a presena do Ramones no cenrio do rock, assim como do punk rock em geral, foi sendo subjugada pela exposio de grupos representante de outros estilos. O derradeiro lbum, Adios Amigos, de 1995.

O Ramones foi fundamental para definir os contornos do punk rock e seus descendentes, constituindo referncia para vrios grupos que despontaram no cenrio do rock nas ltimas dcadas. Em 15 de abril de 2001, Joey Ramone morre em um quarto de hospital, depois de seis anos com um cncer linftico. Sua morte representou uma perda irreparvel para o rock em geral.

Anarquia para o Rocknroll

A expanso do punk rock para a Inglaterra (vide o sucesso dos Dolls naquele pas) provocou o surgimento de grupos como Sex Pistols e The Clash. Os primeiros surgiram em 1975, mas seu primeiro single, Anarchy em the U.K. foi lanado um ano depois, quando fecharam contrato com o maior selo da Inglaterra, a EMI.

Anarchy in the U.K. caracterizou-se pelo ataque tradio a autoridade, comuns na esttica punk. Os integrantes da banda freqentemente incitavam a platia de seus shows, como pode ser exemplificado com a frase do vocalista Johnny Rotten a uma platia em abril de 1976 : Eu aposto que vocs no nos odeiam com a mesma intensidade com que ns odiamos vocs! (Friedlander, 2002, p. 356)

The Clash comeou em julho de 1976, depois que Joe Strummer viu uma apresentao dos Pistols e decidiu formar uma banda, que transcendeu a simplicidade e agressividade do punk. O Clash envolveu-se com o ativismo poltico, criticando o imperialismo e o racismo e influenciou-se por outros ritmos, como o reggae.

A Diluio do Punk

O carter de adaptao do punk rock ao mainstream, no qual o Clash foi um dos representantes, formou uma nova tendncia que tomou conta do cenrio musical da dcada de 80: a new wave. Esta definio foi inventada pela imprensa, para designar a fuso do punk e a msica pop, em que elementos de um e outro encontraram-se na sonoridade de um mesmo grupo (ou artista solo).

As letras destes grupos adotavam a atitude punk de crtica sociedade, mas sem o elemento de choque. O visual e a performance de palco tambm foram resgatados do punk.

As bandas inglesas da primeira sntese da new wave foram o Police, o Jam, Billy Idol, Joe Jackson e o Pretenders (que contava com a cantora norte-americana Crissie Hynde). Um dos principais artistas desta onda, que influenciou outros posteriormente, foi Elvis Costello. Ele foi um dos que passaram a utilizar os sintetizadores em suas composies.

Programador de computadores, vivendo com mulher e filho no subrbio, ele nutria aspiraes artsticas e compunha com a ajuda de um Fender Jazzmaster. Descoberto por um caador de talentos, se tornou da noite para o dia a nova atrao do rock ingls (com o grupo The Attractions). (MUGGIATI, 1985, p. 87)

Nos Estados Unidos, a new wave tambm se desenvolveu, com os grupos Talking Heads, Cars, Devo, B-52 e o Blondie o grupo da vocalista Debbie Harry e um dos mais representativos deste estilo. O Blondie, junto com o Pretenders, representou a ascenso feminina no rock.

Em 1980, a fuso punk-pop estava apenas florescendo nas rdios; em poucos anos, entretanto, ela teria proliferado e invadido a mdia. O ingrediente-chave do sucesso da new wave era a ligao da msica com o vdeo... (FRIEDLANDER, 2002, p. 369) A institucionalizao dessa dinmica se deu com o nascimento da MTV, em 1981. Esse canal de televiso passou a divulgar videoclipes da mesma forma que as rdios executavam as msicas, sendo que o papel de apresentador, desempenhado pelos VJs, tomou o lugar dos DJs. Assim,

com a MTV, a new wave encontrou um instrumento eficaz para sua divulgao, mas a msica comercial logo tomou conta da programao do canal.

Antes de continuar descrevendo o cenrio dos anos 80, preciso voltar um pouco no tempo, quando a dance music surgiu (em meados de 1970) entre os menos radicais, que no se encaixavam na esttica punk. Entre os cones da poca, esto grupos como os Bee Gees e o Abba, a primeira banda sueca a fazer sucesso fora do pas. Outros artistas tambm passaram a fazer parte do cenrio, como Diana Ross e Olvia Newton-John.

Entretanto, os mega astros Michael Jackson e Maddona foram os que realmente trouxeram ao pop uma verdadeira fora impulsionadora para os anos 80, realizando a fuso da dance music com outros elementos que se relacionassem dana, ao movimento.

Conhecido anteriormente, quando ainda era um astro infantil (integrante do Jackson 5), Michael gravou seu nome atravs da dana, os vdeos de suas apresentaes ao vivo e tambm os rumores em torno de sua vida pessoal. O lbum Thriller, de 1982, foi o disco mais vendido da histria da msica, com mais de 40 milhes de cpias.

Thriller era um prato cheio para o mainstream do pop/rock: um talentoso compositor e contador de histrias; um danarino perfeito e inovador, que criou um estilo de dana combinando imagens de hip hop, Broadway e discoteca (incluindo o moonwalk), msicas com batidas bem marcadas; uma composio de msicas rpidas e baladas; participaes dos astros contemporneos Paul McCartney (...) e Eddie Van Halen... (FRIEDLANDER, 2002, p. 378)

Enquanto Jackson refletia sua importncia atravs da sntese entre discoteca, funk e hip hop, Maddona ascendeu nesta mesma poca provocando polmica com temas como raa, sexismo, atividade sexual, orientao sexual e poder. Ela tambm percebeu a fora dos videoclipes como instrumento promocional para seus discos e passou a explorar imagens que provocavam discusses morais.

Maddona aparece em Like a Virgin em uma camisola branca nupcial, mas seus movimentos so erticos. Quem ela, virgem ou prostituta? Marilyn Monroe? As roupas que ela veste nos shows so um mero modelito prostituta ou ela est redefinindo a moda e o poder sexual? (id. p. 379)

QUANTO MAIS ALTO MELHOR

Enquanto astros do pop tomavam conta do cenrio musical, o heavy metal tambm se expandiu, at chegar virada 1980/90 com uma profuso de subgneros. A juno do hard rock e o metal tradicional tornaram esse gnero o mais popular da dcada. No fim da dcada de 70, surgiram grandes grupos de metal ingls, que se firmariam ps-1980, como Iron Maiden, Samson, Def Leppard, Motorhead e Saxon - produtos da New Wave of British Heavy Metal, liderada pelo Judas Priest.

As bandas de heavy metal consistem geralmente em bateria, baixo e uma ou duas guitarras, mas a partir de 80, bandas como Van Halen ampliaram seu som com o uso de teclados e sintetizadores. Outra caracterstica comum a essas bandas era a energia dos integrantes no palco, como pode ser verificado com os shows do Iron Maiden (donzela de ferro), que recebeu esse nome em aluso a um instrumento de tortura medieval. Depresso e juzo final, entre outros, so assuntos comuns nas canes da banda - o ltimo disco, Brave New World, leva o nome da clssica obra de Aldous Huxley, Admirvel Mundo Novo, que constitui uma fantasia sobre a humanidade no futuro. O vocalista, Bruce Dickinson (que havia se separado do grupo em 1992 e voltou quase dez anos depois) tambm conta com uma bem-sucedida carreira solo. A alquimia figura entre seus temas favoritos, sendo que um de seus discos chama-se Chemical Wedding.

O Iron Maiden constitui uma das bandas mais queridas dos crticos de heavy metal em geral. Na poca em que Dickinson deixou a banda, porm, o vocalista que o substituiu, Blaze Bailey, foi alvo de muitas crticas negativas, tanto por parte dos fs quanto desses mesmos crticos. Atualmente, o Iron Maiden conta com trs guitarristas em sua formao, j que o antigo guitarrista, Adrian Smith, voltou ao grupo junto com Bruce Dickinson.

O Def Leppard surgiu como um grupo de heavy metal, mas passou a utilizar efeitos especiais que o desligaram deste gnero, mudando seu estilo. Em meados da dcada de 80, o sucesso do GunsnRoses demonstrou a forte presena do metal; no incio, o metal era um estilo cult, como compara Friedlander (2002), mas acabou por ampliar seu apelo, inserindo-se no mainstream.

A presena de palco de Axl Rose, vocalista do GunsnRoses, era marcante por seu estilo de cantar e se movimentar durante as apresentaes ao vivo. Appetite for Destruction, de 1987, representou a mistura do hard rock com a emocionalidade do blues. Aps a separao da banda, s restou Axl Rose da formao original. A apresentao do Guns no ltimo Rock in Rio, em 2001, mostrou que ainda existem muitos fs da antiga fase. Apesar de msicas como Sweet Child O Mine e Welcome to the Jungle agitarem a platia, atualmente a presena do GunsnRoses bem menor.

Outro estilo do metal que despontou na dcada de 80 foi o speed metal. Segundo Friedlander, o exemplo mais bem sucedido dessa tendncia foi o Metallica banda que combinou um destacado trabalho de guitarra com execues rpidas e sincronizadas. Com a profuso de estilos do heavy metal, entretanto, categorizar uma banda tornou-se tarefa difcil; muitos crticos e at mesmo fs do Metallica poderiam classificar a banda como uma representante do thrash metal.

O speed metal tambm contou com a representatividade do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen. Seus solos, marcados por velocidade e preciso, refletem a influncia do guitarrista na msica clssica; na juventude, Malmsteen estudou violo clssico e piano.

Um dos maiores expoentes para o thrash so os integrantes do Sepultura banda brasileira de grande repercusso no exterior. Os vocais rosnados e o peso da guitarra e bateria caracterizam o som dessa banda, formada no incio dos anos 80, influenciada por Black Sabbath e Venom. Quando Max Cavalera saiu da banda, em 1997 (para formar o Soulfly), um novo vocalista foi adicionado ao grupo o norte-americano Derrick Green. Embora muitos ainda sintam a falta de Max, Derrick provou ser um bom substituto.

O heavy meldico foi outra vertente deste gnero que cresceu nos anos 80, expandindo-se na dcada seguinte, inclusive com a presena de bandas brasileiras que se aproveitaram da aceitao do Sepultura no exterior para ampliar seu mercado.

Bandas como Helloween e Gamma Ray (Alemanha), Raphsody (Itlia), Viper e Angra (Brasil) so algumas das representantes do metal meldico, caracterizado por msicas de melodias fortes, vocais de tons opersticos e virtuosismo com as guitarras. A influncia erudita tambm detectada em alguns desses grupos, como os brasileiros citados.

O Viper retrata o incio da profuso do metal meldico no Brasil. O ltimo disco com participao do vocalista Andr Matos, Theatre of Fate, de 1986. Aps esse lbum, Matos sai com a desculpa de estudar para ser maestro e forma o Angra banda de grande repercusso no Brasil e no exterior. O Japo, principalmente, mostrou-se um bom mercado para os grupos de heavy metal meldico, especialmente para o Angra.

Apesar de encontrar-se alheio msica eletrnica, o heavy metal tambm sofreu a influncia desta febre dos anos 90. Assim surgiu o chamado alternative metal de bandas como Korn,

Soulfly e Limp Bizkit, que alm das batidas eletrnicas, utilizam linhas vocais sincopadas, como o hip hop e guitarras heavy metal.

O Estilo Certo na Hora Certa

Como explica o jornalista Andr Barcinski, no incio dos anos 80, Nova York criou um monstro: o hardcore. As bandas que despontaram nesse cenrio eram ligadas a gravadoras independentes, fanzines e shows em clubes locais, quando passaram a ganhar ateno do pblico. As msicas caracterizavam-se por serem simples, contrrias ao virtuosismo do heavy metal gnero de forte presena naquela dcada.

Bandas como Murphys Law, Sheer Terror e Agnostic Front so algumas que surgiram neste cenrio. Esta ltima destacou-se como a pioneira do hardcore em Nova York, quando passou a lotar os clubes da cidade.

O Agnostic Front formou-se em 82, quando algumas bandas de Los Angeles e San Francisco (Black Flag e Dead Kennedys, respectivamente) j configuravam o cenrio, influenciadas pelo punk. O som da banda caracterizava-se pela velocidade dos riffs. Em 1986, com o disco Cause For Alarm, o grupo inaugura o gnero crossover, que misturava thrash metal com hardcore.

Experincias pessoais e o retrato da vida de pessoas comuns so temas recorrentes ao Agnostic Front. Em 1992, o baixista Craig Setari afirmou que acredita na msica como instrumento de politizao e de conscientizao, assim como os outros integrantes da banda.

O movimento hardcore, entretanto, no resistiu ao tempo; como destaca Andr Barcinski: o tempo passou, o pblico se subdividiu em faces de gostos e tendncias variadas. A violncia dos shows foi um dos fatores para que estes deixassem de ser agendados e muitas bandas acabarem. No entanto, em fins da dcada de 80, nasceu um novo gnero, derivado da cena hardcore, que viria a representar um fenmeno para os anos 90: o grunge.

Bandas como Mudhoney, Melvins, Tad, Soudgarden, L7 e a principal delas, Nirvana, representavam o chamado som de Seattle, j que esta cidade caracterizou-se como o local de nascimento de muitas bandas de rock nos anos 90. O Pearl Jam, ainda hoje em atividade, tambm derivou-se deste som.

A gravadora Sub Pop foi a catalizadora da cena grunge, apesar de ter perdido grande parte das bandas para gravadoras maiores j em 1992. Um dos fundadores, Bruce Pavitt, credita o surgimento das bandas de Seattle ao bom nvel scio-econmico dos garotos da cidade, sem muitos problemas para comprar instrumentos ou discos. Alm disso, Pavitt aponta a existncia de vrios clubes de hardcore, que tornaram possvel a um pblico jovem tomar contato com grandes bandas.

Nas palavras de Barcinski, o Mudhoney tornou-se a banda mais tradicional de Seattle, musicalmente falando.

A banda entra no palco, toca uma msica, pra, decide qual a prxima msica e detona. Nada armado, nenhum resqucio de showbizz. So quatro caras, se divertindo tanto quanto os outros cem, duzentos ou cinco mil sua frente. (BARCINSKI, 1992, p. 114)

Uma das bandas que excursionou com o Nirvana, o Tad caracteriza-se pelo som bem barulhento. Os riffs so meio lentos, meio Black Sabbath e as msicas so repletas de microfonia. Em 1992, o Tad era a terceira banda que mais vendia discos pela Sub Pop atrs do Nirvana e do Mudhoney .

Mesmo que as bandas citadas sejam importantes para o grunge, o Nirvana tornou-se o representante mais importante para esse estilo e, na opinio de muitos crticos, msicos e fs, uma das maiores bandas que j existiram.

Fede a Esprito Adolescente

Kurt Cobain e Krist Novoselic encontram-se em sua cidade natal Aberdeen, Washington em 1985, quando resolveram formar uma banda. Kurt tocava bateria e Krist tocava baixo; as guitarras ficavam por conta de algum amigo que aparecesse para tocar.

Considerado o lder do Nirvana, desde criana Kurt falava que seria um astro de rock. Seu interesse por msica veio desde cedo; sua tia Mary havia lhe dado um disco dos Beatles e seu tio Chuch, sua primeira guitarra. Ele comeou a ter aulas na adolescncia, quando se interessava por heavy metal e aprendeu a tocar Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e Black in

Back (AC/DC). Embora no afirmasse nas entrevistas, o primeiro show de rock da vida de Kurt foi o de Sammy Hagar (ex- Van Halen).

Mas foram as razes punks e hardcore que definiram o som do Nirvana. Em meados da dcada de 80, bandas como os Melvins e Sonic Youth, atraam muitos fs, sendo que Kurt Cobain tornou-se um deles.

Em 1987, Cobain e Novoselic juntaram-se a Chad Channing, que ficou com o posto de baterista; Kurt tornou-se vocalista e guitarrista da banda. Logo, eles passaram a apresentar-se em festas e clubes fora de Aberdeen. A gravadora Sub Pop interessou-se pelo som do Nirvana e os contratou; o primeiro disco, Bleach, saiu em 1989.

O nome original de Bleach era Too many humans; a mudana definitiva foi inspirada em um cartaz de preveno AIDS em San Francisco: Bleach your works, algo como desinfete suas agulhas. Este lbum foi produzido por apenas seiscentos dlares; os integrantes do Nirvana tinham muitos problemas para conseguir dinheiro, viviam arrumando empregos temporrios ou vendendo objetos pessoais. Kurt, mais de uma vez, chegou a morar dentro do carro.

Ainda antes do lanamento do segundo disco, em 1991, Kurt j apresentava problema com as drogas, o que percorreria toda a trajetria do Nirvana. Segundo Kurt, a herona (que havia experimentado um ano antes) o ajudava a fugir de suas dores de estmago, que o atormentavam.

Quando Nervermind foi lanado, Chad Channing j havia sido substitudo por Dave Grohl, exbaterista da Scream. Finalmente, Kurt e Krist haviam encontrado na fria da bateria de Grohl, o elemento fundamental para fazer a magia do Nirvana funcionar. Este ano, Nevermind tirou

o disco Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas americanas, enquanto seguia-se a deteriorao fsica e metal de Cobain,

Transformado em hino grunge, Smells like teen spirit, (na poca veiculado incessantemente pela MTV), uma das canes de Nevermind. Esta expresso significa fede a esprito adolescente e constava de uma pichao nas paredes do quarto de Cobain. Para essa composio, ele se inspirou em Tobi Vail, uma antiga namorada que usava um perfume chamado Teen Spirit.

Nesta poca, o Nirvana j havia alcanado grande popularidade; eles eram chamados para muitas entrevistas e acabaram por realizar uma apresentao no programa Saturday Night Live. No entanto, quanto mais fs do Nirvana surgiam (e quanto mais shows ele faziam), mais Kurt Cobain isolava-se em seu prprio mundo, induzido pelas drogas.

A gravao do terceiro lbum do Nirvana foi adiada, devido a problemas de sade de Kurt; ele foi hospitalizado vrias vezes com problemas crnicos de estmago. Em 1991, a banda havia assinado contrato com a Geffen Records, que lanou no ano seguinte Incesticide, uma compilao de lados B do grupo. Esse lbum serviu para aplacar a ansiedade dos fs, que aguardavam por material novo do Nirvana.

Em 1993, finalmente lanado In Utero, terceiro disco do Nirvana. Para as letras das canes desse lbum, Kurt inspirou-se em sua famlia, da qual j faziam parte Courtney (eles se casaram em 1992) e sua filha Frances. A msica Heart-Shaped Box originou-se de uma caixa de papel de seda que Courtney havia lhe dado logo que se conheceram. Em setembro deste mesmo ano, o Nirvana seguiu por uma turn de trs meses pela Amrica do Norte, alm de gravar o MTV Acstico.

In Utero constitui o trabalho preferido de Novoselic, assim como o de muitos crticos. Imagens de nascimento, morte, sexualidade e vcio so retratadas nas msicas desse disco. A letra de Milk It reflete alguns desses elementos: Her milk is my shit/My shit is her milk (O leite dela minha droga/ Minha droga o leite dela). Em outro verso desta cano, vem a aluso a um tema que passava pela cabea de Kurt desde o colegial: Look, on the bright side is suicide (Olhe, no lado bom est o suicdio) (CROSS, 2002, p. 323)

Depois do lanamento do terceiro disco, o Nirvana embarcou para uma turn pela Europa no incio de 1994, apesar de Cobain encontrar-se cansado das viagens - em Roma, ele tem uma overdose e as apresentaes da banda so canceladas em fevereiro.

Ao voltar para os Estados Unidos, Kurt Cobain foi internado em um clnica de reabilitao em Los Angeles. Tentativas posteriores j haviam sido frustradas (como na poca em que sua filha nasceu) e essa no foi diferente. No dia 1 de abril ele foge da clnica e se esconde na estufa de sua casa, em Seattle. Depois de uma semana sem que ningum de sua famlia ou da banda soubesse do seu paradeiro, ele encontrado morto, com a marca de um tiro de espingarda auto infligido contra o cu de sua boca. A autpsia encontrou altos nveis de tranqilizantes e herona no sangue de Kurt, que dificilmente o manteriam vivo mesmo que ele no tivesse atirado em si mesmo. Kurt conseguira se matar duas vezes, usando dois mtodos igualmente fatais. (id. p. 411)

Neste dia, Courtney encontrava-se em tratamento para sua dependncia qumica em uma clnica; mais tarde, ela leria partes do bilhete de suicdio para os fs do Nirvana, que como ela, estavam inconsolveis:

Faz muitos anos agora que no sinto entusiasmo ao ouvir ou fazer msica, bem como ao ler e escrever. (...) Por exemplo, quando estamos nos bastidores e as luzes se apagam e o rugido manaco da multido comea, isso no me afeta do modo que afetava a Fred Mercury, que parecia amar, saborear o amor e a adorao da multido. (...) Obrigado a todos do fundo do poo do meu nauseado e ardente estmago por suas cartas e preocupaes nos ltimos anos. (...) No tenho mais a paixo e, portanto, lembrem-se, melhor queimar do que se apagar aos poucos. (id. p. 403)

Krist tambm divulgaria uma mensagem para os fs, em que pedia a todos que se lembrassem de Cobain pelo que ele sempre foi, afetuoso, generoso e terno e que guardassem a msica do Nirvana: ns a teremos para sempre conosco.

Com o fim do Nirvana, aps a morte de Kurt Cobain, Novoselic e Grohl partiram em carreiras separadas, sendo que Grohl tornou-se o mais bem sucedido, formando o Foo Fighters em 1995. O lbum de estria do grupo foi um revigorante ponto de partida aps os torturados caminhos do Nirvana.

A Inglaterra em Evidncia

No incio da dcada de 90 desponta mais um novo gnero musical vindo do Reino Unido. O chamado britpop tem as bandas Blur e Oasis como representantes significativos, sendo que este ltimo foi o desencadeador do movimento.

Em 1991, em Manchester, Inglaterra, surgia a banda Rain, formada por Liam Gallagher (vocal), Paul Bonehead Arthurs (guitarra), Paul Guigs McGuigan (baixo) e Tony McCarrol (bateria). Logo, o irmo mais velho de Liam, Noel Gallagher, entra na banda como vocalista e compositor, renomeando o grupo como Oasis.

Em 1994, eles lanam o primeiro disco, Definitely Maybe, pela Creation Records. A gravadora os contratou aps um dos empresrios assistir a uma apresentao do Oasis e impressionar-se com o grupo. Este primeiro disco logo ultrapassou um milho de cpias fora do Reino Unido, entrando para a histria como o disco de lanamento de um banda que mais rapidamente alcanou uma vendagem to alta.

Assim, logo o Oasis tornou-se a banda inglesa mais popular dos anos 90, ganhando uma legio de fs que lotavam seus shows. Nos Estados Unidos, conquistaram espao com a veiculao pela MTV dos vdeos Live Forever e Supersonic.

A euforia inicial em torno do Oasis, entretanto, no deixou que tenses quase acabassem com a banda: os irmos Gallagher passaram a brigar constantemente, o grupo comeou a atacar o Blur pela imprensa e o baterista Tony McCarrol deixa a banda em 1995. Mesmo aps esse abalo, o ego dos Gallagher no pareceu abalar-se; o grupo ficou marcado por declaraes arrogantes, em que se consideravam como os melhores (foi assim desde a primeira vez em que tocaram juntos).

O segundo lbum, (Whats the Story) Morning Glory? de 1995, foi lanado quando passou a fase de turbulncia, trazendo boas novas para o grupo. Neste disco, McCarrol j havia sido substitudo por Alan White. ...Morning Glory? rapidamente alcanou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e tornou-se o segundo lbum mais vendido da histria da msica britnica. deste disco a msica Wonderwall, repetidamente veiculada pela MTV e pelas rdios. Ainda para reforar a boa fase, o sucesso do segundo lbum rendeu disco de ouro em vrios pases.

Os prximos anos foram de grande produo para a banda: em 1997, lanado Be Here Now e no ano seguinte, The Masterplan. O ano de 2000 trouxe dois lbuns: Standing on the Shoulder of Giants e o duplo Familiar to Millions.

O sucesso do Oasis foi nico na Inglaterra, na medida em que foi a primeira banda a caracterizar o britpop. Impulsionados por essa onda, vrios grupos ingleses despontaram no cenrio, representando a fora de um novo movimento.

Chega-se ao Fim da Histria?

Meados da dcada de 90 ainda iria trazer o rock alternativo- um desenvolvimento do brit pop. Nesta poca, a Inglaterra firma-se como um terreno frtil para o nascimento de bandas deste estilo, que caracterizou-se por uma sonoridade intimista: msicas mais lentas (sem solos de guitarra ou bateria), letras depressivas e vocais montonos. Elementos da msica eletrnica tambm so encontrados em alguns grupos como Fatboy Slim, Prodigy e Moby.

O Radiohead lanou o aclamado disco Kid A, passando a figurar no cenrio alternativo da Inglaterra como uma das bandas mais aclamadas pelos crticos.

Mas os Estados Unidos logo se juntaram Inglaterra no desenvolvimento do rock alternativo. Uma banda de grande influncia para o movimento foram os norte-americanos do Pavement, que surgiu no incio da dcada de 90. O disco Slanted and Enchanted, de 1992, foi bem recebido tanto pelos fs quanto pela imprensa.

Um procedimento comum no que diz respeito ao lanamento de bandas de rock alternativo, foi a alternncia entre os Estados Unidos e a Inglaterra o que continuou em fins de 1990. No incio do novo sculo, despontou um novo movimento denominado por muitos de novo rock.

Como destaca o jornalista e crtico musical Lcio Ribeiro, algumas bandas so importantes personagens deste movimento: os suecos do The Hives, os norte-americanos Strokes e os australianos The Vines. Os primeiros influenciaram-se pelas guitarras toscas do punk rock, at que em 1993 comeam a se apresentar em bares europeus e chamam a ateno da imprensa inglesa.

Os Strokes foi aclamada por muitos como a salvao do rock; exageros parte, a banda possui uma sonoridade bsica e cru (com influncia de Velvet Underground), alm do visual e atitude tpicos de Nova York. O carisma do grupo tambm outro ponto a favor dos Strokes.

E assim, marcado principalmente pelo som das bandas de rock alternativo e pela influncia da msica eletrnica - o rock inaugurou o sculo XXI.

Histria do Rock (2)

Surgimento

Resumidamente uma combinao de elementos blues, boogie-woogie, jazz e rhythm and blues. At os anos 50 era feito predominantemente por negros norte-americanos. Foi necessrio criar um novo termo - rock'n'roll - e acrescentar o estilo country'n'western para despistar a sociedade branca e racista. O rock surge em meados de 1954 no sul dos Estados Unidos, quando um cantor branco com possante voz de negro entra num estdio em Memphis chamado Sun Records para gravar acompanhado de um baixo, bateria e guitarra, que at hoje a formao bsica de uma banda de rock. O cantor era Elvis Presley e "Thats Alright, Mama" foi uma das msicas gravadas. Reza a lenda que algum do estdio perguntou com quem que Elvis se parecia e ele respondeu que no se parecia com ningum. Outros elegem Chuck Berry ou at Bill Haley & His Comets como os inventores do rock. Mas isso no provado, nunca saberemos quem foi a primeira banda de rock. A nica certeza que Elvis popularizou o rock e o tornou mais sexy, Bill Haley & His Comets foram uma das primeiras bandas de rock e Chuck Berry foi a base para todos os grandes guitarristas. Outros nomes importantes: B.B. King, Jerry Lee Lewis e Little Richard.

Invaso Britnica

No incio dos anos 60 o rock estava integrado ao sistema e seus dolos mortos, como Buddy Holly, domesticados, como Elvis depois de servir o exrcito ou mesmo presos como Chuck Berry, mas no outro lado do Atlntico, na Inglaterra, apareceram os Beatles, que se formaram no final dos anos 50, mas s lanaram seu primeiro compacto - Love me do- em 1962, e depois os Rolling Stones formado em 1962 (primeiro lbum lanado em 1964). Esses grupos deram nova vida ao rock e mesmo o salvaram do imobilismo.

Bob Dylan e o Folk Rock

Bob Dylan era o mais talentoso compositor de folk music, e no usava guitarra eltrica, at que em 1965 aderiu ao rocknroll e nos seus discos Highway 61 Revisited de 1965 e Blonde on Blonde de 1966 influenciou o estilo com letras poticas e uma mistura de folk, rock e de blues. Com Dylan as letras passaram a ser consideradas literatura e os beatnicks e a vanguarda artstica comearam a se interessar pelo rock. O grupo Byrds ento comeou a tocar msica de Dylan com a levada dos Beatles e foi a banda de maior sucesso do folk rock. Posteriormente apareceu a banda Crosby, Stills, Nash and Young, da qual saiu Neil Young, que comeou com o folk rock e nunca o abandonou totalmente, mas seu uso da guitarra o tornou o precursor do grunge. Brian Wilson, o gnio por trs do grupo Beach Boys, estava decidido a fazer um disco inteiro conceitual, e no apenas uma colagem de singles, como era costume na poca. Ento, fizeram Pet Sounds, um dos mais lindos lbuns da histria do rock

Os hippies e o Rock Psicodlico

Na Califrnia e depois em Londres comearam a surgir os hippies, que pregavam a paz e o amor e a livre experimentao das drogas para uma maior abertura da mente. Os jovens se vestiam com roupas coloridas, pregavam o amor livre e se interessavam pela filosofia indiana. Vrios grupos compuseram canes sobre o uso de drogas, como os Beatles em Lucy in the sky with diamonds e os Byrds em Eight miles high. Na verdade, Lucy in the sky with diamonds gerou polmica pois supostamente aludia o uso de drogas, mas John Lennon afirmou que a msica foi escrita com base num desenho de mesmo nome feito pelo seu primeiro filho (Julian Lennon) e no livro Alice no Pas das Maravilhas. Nos Estados Unidos surgem o Grateful Dead, Janis Joplin e na Inglaterra o Pink Floyd, que em seus dois primeiros discos fez um rock psicodlico.

Estilos do Rock

Dcada de 50: Rebeldes bem vestidos

Como dito anteriormente, uma mistura de jazz, woogie boogie, R&B e country, o rock and roll sempre causou problemas, porque misturava os pobres, os ricos e a classe mdia mais do que nenhum estilo anterior e representava a mente rebelde daqueles que eram jovens demais para ir 2 Guerra Mundial e viram famlias serem destrudas

Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette. Country rock: conhecido tambm como o lado caipira do rock. bem parecido com o Rockabilly, e suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman. High-School rock: Um estilo de rock racista. Ele veio para substituir a msica negra, aproveitando suas batidas animadas e as melodias contagiantes. As grandes gravadoras lanaram cantores e cantoras brancas, todos eles bonitinhos e bem educados, quase sempre regravando sucessos dos negros. Classic rock: Esse tipo de rock uma mistura de vrios outros tipos de msicas sejam elas rockn roll ou no. Seus maiores representantes foram Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley. [ Dcada de 60: Drogas, genialidade e atitude.

Momento mais popular e prolfero do rock, trazia as idias de quem tinha visto o rock surgir e de quem no havia conseguido sucesso na dcada anterior, o movimento anti-guerra e as drogas, combinados deram origem ao pensamento dessa dcada.

Psicodelismo/Acid rock: O acid rock, buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distores, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os seus

principais nomes do acid rock foram os grupos The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. No psicodelismo, pressupe se que no seja necessrio tomar cido para fazer acid rock, bastando usar distoro e efeitos "viajantes". Rock experimental: Um rock que misturava elementos de vrios estilos musicais, associveis ao rock ou no. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicodlico, embora rock experimental seja a melhor denominao. Caracteriza-se pela complexidade musical, menor que a do rock progressivo, mas ainda assim elevada. Beatles(fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vrios outros encaixam-se nessa categoria. Rock progressivo: Msicas de longa durao, desde os quatro minutos at os discos de uma nica faixa; utilizao e apropriao de elementos de vrios estilos no comumente associados ao rock: a msica folclrica (do pas da banda em questo), o jazz, a msica erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Rush. Marcantes na evoluo do rock nos anos 60 foram os festivais de msica, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como Jimi Hendrix e Santana e o de Monterey, que teve a presena de Janis Joplin. No Brasil, essa evoluo do rock surgiu com A Bolha em 1965. Surf music: Com pegadas fortes e distorcidas, e com trao principal o reverb (eco). Muitas das bandas so apenas instrumentais, podendo haver apenas o contrabaixo, bateria e guitarra. Dois dos principais representantes do estilo so Dick Dale e Surfaris. Na atualidade, podemos considerar a banda Los Straitjackets, e no Brasil Retrofoguetes. importante no confundir Surf music com Surf rock, onde temos os Beach Boys. pera rock: Estilo de rock que conta histrias com muitos minutos. As peras mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things e The Wall, do Pink Floyd. Garage rock: Para estes roqueiros, celebridade e muita grana importavam ainda menos que sofisticao musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber trs acordes ou marcar um 4/4 e uma garagem ou quarto. tambm conhecido como protopunk, j que o punk foi inspirado nesse estilo. O estilo conhecido, basicamente, pelas composies "Wild Thing", da banda inglesa The Troggs, e "Leader of the Pack", das americanas The Shangri-Las. Blues rock: Esse estilo de rock contm extrema influncia de blues, Rolling Stones, Janis Joplin, Doors, Cream e The Who so os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista. [editar]

Dcada de 70: Rebeldia, peso e salto alto

No final da dcada de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que no gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.

Hard rock: O estilo que marcou esta dcada combinava perfeitamente a modernidade do alcanada com o rock e o clssico, alm de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a trade que deram incio ao movimento foram: Led Zeppelin (praticamente, o criador do hard rock) Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definio), mas nomes como AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Aerosmith, Guns 'n Roses e Van Halen tambm acompanharam o estilo. Glam rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente so: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70. Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentaes ao vivo no estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "eu no sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo" de fazer msica, em direta oposio ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crtica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da dcada de 60),The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones, Bad Religion, entre outros. Dcada de 80: Peso, atitude e comercializao

Hair Metal: Nos anos 80 o hard rock "setentista" sofreu algumas evolues e mudanas, bandas novas acrescentaram influncias punk e glam na aparncia e no visual, em alguns pases esse estilo musical chamado de hair metal. Bandas antigas tambm passaram a seguir o estilo, como Kiss e Van Halen. Exemplo de bandas novas: Poison, Bon Jovi, Mtley Cre, Guns n' Roses, Mr. Big, Skid Row, Quiet Riot, Twisted Sister. New wave: um intermedirio entre o pop e o punk. Recebeu tambm influncias da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: B-52s, Talking Heads, The Police, Duran Duran dentre outros Heavy metal: Tambm conhecido como New Wave of British Heavy Metal, baseado no hard rock, j existiam msicas e bandas de heavy metal na dcada anterior, como Judas Priest e Motrhead, mas foi nos anos 80 que surgiram mais bandas tornando possvel o heavy metal ser considerado mais que um pequeno ramo do hard rock; um estilo de rock parte. Nessa dcada veio a se tornar um movimento contra o punk rock, primando pela qualidade musical e destreza de seus msicos. Entre os exemplos citam-se Iron Maiden, Judas Priest, Helloween,

Motrhead, Saxon, King Diamond, Accept, Def Leppard, entre vrios outros em suas subdivises. Thrash metal: O thrash metal um estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rpido do que o heavy metal, porm usualmente com uma bateria mais esttica, com menos repiques. As letras so usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espcie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura. Black metal:Influenciado pelo thrash metal (vide acima). O black metal um sub-gnero do heavy metal com vocais guturais e os instrumentos muito mais pesados, suas msicas falam contra religies monotestas e falam sobre satanismo e paganismo. Entre os exemplos citamse Venom (precursores do estilo), Mayhem, Burzum, Dimmu Borgir e Cradle of Filth. Death metal: O death metal possui algumas semelhanas com o black metal mas mais tcnico e no critica com tanta intensidade as religies, a maior parte de suas letras fala sobre morte, violncia e niilismo. Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Carcass e Napalm Death. Gothic: Em msica, chama-se de gtico, em geral, o rock lento, de predominancia de tons menores, que gera um clima de tenso nos ouvintes. Freqentemente trata de passagens tristes e melanclicas em suas letras. Outra caracterstica do gtico o uso de aparatos de msica eletrnica. Exemplos: Joy Division (considerados os precursores do estilo), The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees. Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited so apenas alguns dos mais mundialmente queridos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de "anarco-punk"). No Brasil Replicantes e Ratos de Poro so as mais conhecidas pelo grande pblico. Rock brasileiro: Em outras dcadas, artistas e bandas como Raul Seixas, Mutantes, Made In Brazil, Patrulha do Espao, Secos e Molhados, Casa das Mquinas, O Tero e outros deixaram sua marca na histria, porm foi na dcada de 80 que a cena brasileira do rock veio a experimentar seu maior perodo de popularidade e exposio na mdia. Neste perodo, surgiram centenas de bandas e artistas novos, como Legio Urbana, Ultraje Rigor, Tits, Os Paralamas do Sucesso, Baro Vermelho, Ira!, Lobo, Engenheiros do Hawaii, Camisa de Vnus, Capital Inicial, Blitz, Lulu Santos e Kid Abelha. [editar]

Dcada de 90: A rebeldia volta, mas morre

Britpop: algumas bandas inglesas, que por possurem uma esttica similar, embora sem representar um movimento unitrio, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta

denominao grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass. Grunge: este estilo se assemelha ao punk, mas o grunge tem um cuidado menor na polidez do som (da o nome do estilo: grunge um adjetivo em ingls que tem um significado prximo a "sujo") e letras relacionadas com depresso e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney. Neo-Psicodelismo: os ideais de paz e amor so retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: Smashing Pumpkins, Cake, Black Crowes e R.E.M., entre outros. Funk metal: Inspirado no balano funky misturado a outras vertentes como o "Heavy Metal", o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Faith No More e Rage Against the Machine. Metal meldico/Prog Metal: Um estilo de heavy metal mais leve e cadenciado, bandas como Angra, Stratovarius, Nightwish, Dream Theater, Blind Guardian, Rhapsody e Evanescence so algumas das mais populares. Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, alm de algumas bandas britpop. New metal: Tambm conhecido como nu-metal, caracterizado por bandas que misturam passagens em estilo de rap ou de msica eletrnica sonoridade do rock pesado (analogamente ao Run DMC, nos anos 80). Por conta disso, ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Korn, Static-x, Limp Bizkit, Adema e Slipknot. Alguns atribuem a origem do estilo ao funk metal. Poppy punk: Estilo vindo da mistura entre o punk rock original, straight edge e grunge, cujas composies retratam, antes de tudo, a descompromissada vida adolescente, embora isto no seja uma constante. Grupos que se consagraram neste estilo incluem Green Day, Blink-182, NOFX e Offspring (estas duas bandas, as mais enraizadas no hardcore). Dcada de 2000: A Predominncia Indie

Com o Pop dominando as paradas, o rock parecia ter perdido a fora, at que de Nova Iorque 5 garotos jovens, junkies e sujos aparecem com um EP com 3 musicas chamado The Modern Age. Com o surgimento desta banda, denominada The Strokes, o pop insosso e vago que predominou as paradas no final da dcada anterior d lugar a algo mais consistente, que no depende de um nico sucesso para vender um lbum, mas valoriza todas as msicas nele contidos. Mas no foram s os Strokes que viraram queridinhos da mdia: The Vines, Yeah Yeah Yeahs, Interpol e Libertines tambem foram chamados de "the next big thing" pelo fato de terem algo diferente em relao ao pop atual e terem um pblico que gosta deles mesmo sem nenhuma emissora os "empurrar goela abaixo". Franz Ferdinand (banda)Franz Ferdinand,

Kaizer Chiefs, The Rakes, Bloc Party, Test Icicles, Arctic Monkeys e The Rapture tambm fazem parte deste movimento.

Paralelamente, o movimento emo explodiu entre 2003 e 2004. Gerado a partir do poppy-punk (estilo punk caracterstico da dcada de 90 caracterizado, entre outros, por Green Day]] e Blink-182 e do straight edge (variao do punk criada pela banda Minor Threat), esse estilo se caracteriza pelas musicas emotivas, vocalista com voz desproporcional para a idade e um publico pr-adolescente pseudo-rebelde, o que reflete na imagem das bandas e artistas representativos do estilo, como CPM22 e ForFun no Brasil. Assim como o new metal em relao ao heavymetal tradicional, o estilo emo consistentemente renegado por punks puristas, devido noo de "atitude" pregada pelo emo, em alguns pontos oposta original, por ser considerada "politicamente correta" demais.

It's only rock n' roll: por uma Sociologia do Rock Prof. Dr. Cesar Beras

1. Introduo

Por que estudar o rock n' roll? S para conhecer mais a historia do rock? Ver seu funcionamento dentro da indstria cultural? Ver sua relao com a problemtica das drogas, do comportamento da juventude? Ver sua evoluo enquanto estilo musical? S para evidenciar sua importncia? Ou talvez para foc-lo como um estilo de vida? No...isso, e muito mais, j existe e tem verses disposio e vontade para qualquer gosto. Quando uma forma de expresso artstica e cultural atinge efetivamente a sociedade e contribui na formao sociolgica e histrica da poca, necessrio um aprofundamento neste movimento para entendermos todo o contexto social envolvido e, a influncia desse movimento na sociedade atualmente. O rock n' roll, apesar de ser um estilo musical, no pode ser visto apenas dessa maneira, j que foi muito mais abrangente que isto. O rock uma manisfestao cultural em larga escala, que se estende atravs da sociedade em seus mais variados meios, desde da moda e da cultura popular, at a poltica e as questes mundiais. Devido todo esse impacto na sociedade e a influncia que ela exerce atualmente, nasce a necessidade da disciplina Sociologia do Rock, a fim de esclarecer que ponto o rock influenciou e nos influencia at hoje.

1. Bases conceituais

A preocupao central, ento, ao se pensar uma Sociologia do rock, a de pensar o rock enquanto um fenmeno social configuracional ou seja produto do padro mutvel da interpenetrao de diversos sujeitos que conformam um efeito reticular estruturante. Isto significa reconhecer trs dimenses de uma configurao: ela tem como base a existncia de uma sociedade conflituosa (I), onde os seres humanos, esto em constante luta entre si, para a afirmao de suas necessidades. As relaes sociais so relaes de poder (este entendido como a diminuio da interdependncia de um ser humano pelo outro). Logo o rock seria visto como uma necessidade simblica a ser satisfeita. Esta uma primeira aproximao, a partir da compreenso de poder: Caracterstica estrutural de uma relao, que a penetra totalmente; como caracterstica estrutural que , no boa nem m. Pode mesmo ser boa e m. Dependemos dos outros; os outros dependem de ns. Na medida em que somos mais dirigidos pelos outros do que por ns, estes tm poder sobre ns, quer nos tenhamos tornado dependentes deles pela utilizao que fazem da fora bruta ou pela necessidade que tenhamos de ser amados, necessidade de dinheiro, de cura, de estatuto, de uma carreira ou simplesmente de estimulo (ELIAS, 1970, p. 101).

Enquanto configurao, fruto no de uma estrutura social somente e muito menos fruto da pura ao social, mas, uma sntese possvel da interasso entre diversos indivduos. Logo um fenmeno social no momento que representa um determinado produto polissmico e multifacetado. Assim o rock seria visto como diversidade e no homogeneidade. Simultaneamente enquanto configurao o fenmeno social uma ao reticular ou seja no fruto de uma intencionalidade, mas o resultado de uma interao complexa em aberto: Tenses que emergem dentro da rede humana, as quais tm como caracterstica central o fato de as pessoas mudarem uma em relao s outras e atravs de sua relao mtua, de estarem continuamente moldando-se e remoldando-se em relao s outras *...+ (Elias, 1990, p. 29). Ou seja o rock esta sempre se modificando. Sendo que: as oportunidades entre as quais a pessoa assim se v forada a optar no so, em si mesmas, criadas por essa pessoa. So prescritas e limitadas pela estrutura especfica de sua sociedade e pela natureza das funes que as pessoas exercem dentro dela e seja qual for a oportunidade que ela aproveite, seu ato entremear com os de outra pessoas; desencadear outra sequncias de aes, cuja direo e resultado provisrio no dependero desse indivduo, mas da distribuio do poder e da estrutura das tenses em toda essa rede humana mvel (ELIAS, 1990, p. 48). Nesta perspectiva do rock como necessidade simblica (relao de poder), algo heterogneo e em constante modificao, pode-se dimension-lo enquanto elemento constitutivo de uma interao social constantemente conflituosa: um pressuposto normativo da perspectiva terica de Elias a necessidade de perceber o conflito como um elemento constitutivo dos processos de interao social. Isso implica em no partilhar vises que unilateralizam e isolam o conflito, transformando-o em uma leitura conceitual pragmtica do bem contra o mal, ou que o tornem, essencialmente, o desestruturador do tecido social. Ao contrrio, o conflito

(visto como as situaes de luta cotidiana por idias, valores e/ou bens materiais) uma fora unificadora e configuracional da realidade.(Beras 2009) Nesta perspectiva, Simmel (1983, p.122) concebe o conflito como uma forma de sociao: Se toda interao entre homens uma sociao, o conflito-afinal, uma das mais vividas interaes e que, alm disso, no pode ser exercida por um indivduo apenas - deve certamente ser considerada uma sociao. E de fato os fatores de dissociao dio, inveja, necessidade, desejo so as causas do conflito; esse irrompe devido a essas causas. Novamente em Beras(2009): Verifica-se que o conflito uma forma de sociao e uma dimenso constitutiva da realidade interhumana. um elemento dinmico constitutivo da sociedade. Para Simmel, a Sociologia idntica Geometria quando se prope a explorar as formas das relaes sociais e no o seu contedo. Seu conceito de sociao baseia-se no reconhecimento de que a sociedade algo que acontece, que est acontecendo (Moraes Filho, 1983, p.21).

Logo, buscaremos abordar o rock n' roll,em uma perspectiva sociolgica, entendendo-o como uma configurao(relaes simblicas de poder, interpenetrao heterognea e em fluxo constante) ou seja uma sociao. Logo um elemento dinmico constitutivo da sociedade. Assim objetivaremos em uma disciplina acadmica: Pensar a configurao do rock a partir da sociedade e de forma inversa a prpria configurao da sociedade a partir do rock. A disciplina de Sociologia do Rock tem por objetivo compreender como este gnero musical vem difundindo-se desde seus primeiros passos: sua pr-historia e o incio na dcada de 50 at os dias de hoje, no mundo, na Amrica Latina e no Brasil. Entende-lo como elemento que perpassa o contexto histrico, agrega-se a realidade, interfere diretamente na esfera poltica, social, econmica e cultural, assim como afetado por ela. Nesta perspectiva, completando o objetivo acima, um conceito que pode facilitar a linha de pesquisa pretendida, alm do de configurao/sociao o de intercessores, como instrumento que possibilite perceber a relao entre rock e sociedade como um ato criador. Experimentar, assim conhecer o rock no somente como fenmeno em si, rompendo com a anlise histrica em si, e percebe-lo como um encontro entre a sociedade, a vida, a historia e a construo do conhecimento . Alm do contexto histrico que afeta o rock e como isso muda a cena para o rock enquanto arte, tambm veremos o rock como intercessor na histria e na formao da sociedade. Perceber que: Pensar no o exerccio natural de uma faculdade. O pensamento no pensa sozinho e por si mesmo, como tambm no perturbado por foras que lhe permaneceriam exteriores. Pensar depende necessariamente das foras que se apoderam do pensamento.

Assim intercessores so quaisquer encontros que fazem com que o pensamento saia de sua imobilidade natural, de seu estupor. Sem os intercessores no h criao. Sem eles no h pensamento: O essencial so os intercessores. A criao so os intercessores. Podem ser pessoas para um filsofo, artistas ou cientistas; para um cientista, filsofos ou artistas mas tambm coisas, plantas, at animais, como em Castaeda. Fictcios ou reais, animados ou inanimados, preciso fabricar seus prprios intercessores. (Deleuze, 1988, p. 156)

Enfim, perceber, a nfase dada ao Rock como estilo de vida nas comunidades, como estruturantes de relaes, e como o rock prope as mudanas no modo de agir e atuar na sociedade. 3. Panorama Sociolgico Portanto, um primeiro desafio o de estabelecer a conexo entre o processo de transformao da sociedade no seculo XX e o surgimento e desenvolvimento do rock n' rollconsiderando sua pr-histria - 1940, surgimento - 1950 e percurso at o sculo XXI, considerando trs nveis: Mundo(EUA, Inglaterra), Amrica Latina e Brasil. De forma geral e muito sinttica o sculo XX caracteriza-se por quatro fenmenos globais em sua parte ocidental: 1. O surgimento, desenvolvimento e colapso das experiencias socialistas comunistas entre 1917/Revoluo Russa e 1989/Queda do Muro de Berlin. Isto configurou a politica internacional a partir da guerra fria e sua diviso geogrfica bipolar, a constante ameaa de uma guerra nuclear e o embate ideolgico forte e permanente que se expressa em todos os nveis, inclusive (talvez principalmente) o cultural. Temos neste perodo quatro dcadas de rock n' roll: 1950, com Chucky Berry e Elvis, 1960 com os Beatles, Rolling Stones, Led, Floyd, e etc ,1970 com Ramones, Pistols e muito mais e 1980 com o indie pop(Pixies.etc) isto considerando somente em nvel mundial. 2. A intensificao do processo de globalizao da economia, principalmente a partir de 1970, com a disseminao do chip de computador e da bio-tecnologia (alto desenvolvimento tcnico cientfico). Comeamos a ter novas experincias de tempo e de espao e uma tripla transformao no sistema capitalista: do modelo de acumulao rgido (Ford/Taylor) para um modelo de acumulao flexvel (toytismo..) com base na crescente automatizao e gerando o desemprego estrutural; a crise das formas de Welfare State e o surgimento de experincias neo-liberais incapazes de dar conta das crescentes contradies urbanas e a mudana do padro de sociabilidade com base na famlia nuclear que implode por razes do aumento da complexidade do processo de sobrevivncia e o simultneo desemprego em massa levando ao aumento da individualidade enquanto individualismo competitivo. Era o surgimento do punk rock e a partir da sua constante diversificao de 1980 at hoje.

3. O acontecimento das duas guerras mundiais(1914 1918 e 1939 - 1945) que simultaneamente: reconfiguraram a geopolitica mundial , estabelecendo as bases da distribuio do poder no mudo tal como o conhecemos hoje (EUA, Europa - depois CEE, diviso centro-periferia..) e demonstrou para o mundo o quo terrvel pode ser a ao humana racional: bomba atmica, campos de concentrao nazistas, fascismo...)o ser humano matando intencionalmente outro ser humano. O rock surge na sequncia destas guerras e vivencia um novo padro de guerras no mundo: guerras nacionais por limites: Iugoslvia Bsnia-Herzegovina, Sarajevo, por disputas de recursos: Iraque... Polticas: Vietn, alm de diversas ditaduras civis e militares (na Amrica latina em geral, na Africa).O mundo desde seu inicio caracteriza-se por a existncia de algum tipo de guerra e o rock refletiu isto de diferentes maneiras.

4. A intensificao da cibercultura: Hoje as as crises financeiras globais Desde a queda da bolsa de 1929 nos EUA at novamente a queda da bolsa em 2007, temos ciclicamente colapsos financeiros que apavoram e reconfiguram o mundo. A cada crise o sistema capitalista renovase e reconfigura os padres de consumo, as formas de cultura, as formas comunicao , as formas de sentir, experimentar e perceber o mundo. O rock n' roll dialoga com este quadro. Hoje praticamente impossvel imaginar as experincias de tempo e de espao sem compreender a constituio potente da cibercultura. Imagine as comunicaes sem o twitter, o orkut, myspace, facebook, messenger e etc. As pessoas se sociabilizam deforma ciberntica diariamente....Este o cenrio em que o rock se desenvolve hoje...a prpria vendagem de cds algo em crise.

4. Breve panorama do rock n' roll O rock enquanto gnero, surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (dcada de 1950). Inovador e diferente de tudo que j tinha ocorrido na msica, o rock unia um ritmo rpido com pitadas de msica negra do sul dos EUA e o country. Uma das caractersticas mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra eltrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo danante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rdio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. A rock na dcada de 1950 : primeiros passos a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lana o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenrio musical o "rei do rock" Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso at ento, Elvis Presley, lanaria o

disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinrias. Nesta dcada, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard. O rock nos anos 60: rebeldia e transgresso Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a msica Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta dcada. A dcada de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graas aos grandes movimentos pacifistas e manifestaes contra a Guerra do Vietn. O rock ganha um carter poltico de contestao nas letras de Bob Dylan. Outro grupo ingls comea a fazer grande sucesso : The Rolling Stones. No final da dcada, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o smbolo deste perodo. Sob o lema "paz e amor", meio milho de jovens comparecem no concerto que contou com a presena de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Bandas de rock que fizeram sucesso nesta poca : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors. O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock Nesta poca o rock ganha uma cara mais popular com a massificao da msica e o surgimento do videoclipe. Surge tambm uma batida mais forte e pesada no cenrio do rock. a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida danante que toma conta das pistas de dana do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Captain Beefheart, Neil Young, Brian Ferry e David Bowie. Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta poca : Pink Floyd, Genesis, Queen e Yes. Anos 80 : um pouco de tudo no rock A dcada de 1980 foi marcada pela convivncia de vrios estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo danante das seguintes bandas: Talking Heads, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada msica e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Comea a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte carter poltico. Anos 90 : dcada de fuses e experimentaes

Esta dcada foi marcada por fuses de ritmos diferentes e do sucesso, em nvel mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, o maior representante deste novo estilo, Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains tambm fazem sucesso no cenrio grunge deste perodo. O rock britnico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass. O Rock no Brasil O primeiro sucesso no cenrio do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rdios com os sucessos Banho de Lua e Estpido Cupido, no comeo da dcada de 1960. Em meados desta dcada, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderla. Com letras romnticas e ritmo acelerado, comea fazer sucesso entre os jovens. Na dcada de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na dcada seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legio Urbana, Tits, Baro Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

6. Metodologia Metodologia da janela do rock (roteiro de anlise): a metodologia uma referencia sendo que para a montagem do programa da disciplina, o item contexto social determinante e estruturante em relao aos outros I. msica (conjunto, enfase rtmica, estilo vocal, solo instrumental, estrutura harmnica) II. letras (temas,tipo de mensagem cultural,politica III. histrico do artista(condio psicolgica,historia musical e marcos importantes da carreira) IV. Contexto social (cultura jovem e sua relao com a sociedade, movimentos polticos e culturais e a industria musical) V. Atitude (performance x msica)

7. Programa Ementa: abordar o rock n' roll,em uma perspectiva sociolgica, entendendo-o como uma configurao (relaes simblicas de poder, interpenetrao heterognea e em fluxo constante) Logo um elemento dinmico constitutivo da sociedade. Assim objetivaremos em

uma disciplina acadmica: Pensar a configurao do rock a partir da sociedade e de forma inversa a prpria configurao da sociedade a partir do rock. Desde sua pr historia e o incio na dcada de 50 at os dias de hoje, no mudo, na Amrica Latina e no Brasil. Entende-lo como elemento que perpassa o contexto histrico, agrega-se a realidade, interfere diretamente na esfera politica, social, econmica e cultural, assim como afetado por ela. O rock na perspectiva de possveis intercessores, como instrumento que possibilite perceber a relao entre rock e sociedade como um ato criador, como um encontro entre a sociedade , a vida, a historia e a construo do conhecimento.

I. Pr-histria: Africa, Europa e EUA De Shakespeare aos EUA Amrica latina e Brasil II. O inicio: As primeiras geraes do rock: do ps guerra a contracultura musical 1954 1955 a exploso do rock clssico - canes de amor e sexo. 1963-1964- invaso inglesa III. A maturidade: deuses da guitarra, tecnologia, revitalizao punk : A industria cultural e a globalizao da economia 1967-1972-a era de ouro rebelio 1968-1969-a exploso do hard rock 1975-1977 a exploso do punk canes de amor e sexo IV . Diversificao: cds , video clipes e novos estilos : neoliberalismo e a queda do muro. 1980 Novos estilos e gerao MTV 1990 Grunge e fim de sculo V. Novas perspectivas? - Inicio do sculo XXI: os anos 10 2000 o auge do Indie 2010 e agora?

7. Concluso O rock influenciado, ento, por uma sucesso de fatos importantes anteriores ele, que formam a sua base ideolgica, e se concretiza como movimento na expresso dos eventos e dos sentimentos de seu tempo, influenciando e sendo influenciado pela mentalidade da poca. Por isso a necessidade da criao desta disciplina. Devido a contribuio que o

aprofundamento neste tema pode exercer no individuo, fazendo com que o mesmo consiga entender melhor a que poca que vive, e os fatores culturais que afetaram ele, o que o influenciou sua mentalidade, consequentemente e de que forma o rock altera sua vida e vice versa (intercessores). A disciplina da Sociologia do Rock vem com o diferencial de informao de estruturao de contedo e conceitos ligados ao rock buscando ver sua influencia na sociedade e a da sociedade no rock. Para tanto buscamos trazer diferenciais para apresentar as aulas e os contedos. Todas as aulas tero uma dinmica para construo do conhecimento, isso ir incluir apresentao de slides para facilitar o entendimento e o fluir da aula. De acordo com os temas e com os assuntos, apresentaremos tambm referncias diretas como msicas, letras, fotos e vdeos para a familiarizao e assimilao de tal proposta. Diferentemente das propostas j apresentadas, tratemos tambm um estudo paralelo com os acontecimentos que ocorreram na Amrica Latina e no Brasil, de forma que possamos interligar os acontecimentos mundiais estas esferas . Alm disto, apresentaremos tambm, na sua devida escala, um estudo sobre So Borja, visto que a cena local tem sua peculiaridade e seu comportamento.

Bibliografia

FRIEDLANDER. Paul. Rock and Roll uma historia social. Rio de Janeiro. Editora Record, 2002

MOTA, Nelon. Noites tropicais: solos, improvisos e memrias musicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MCCAIN, Gillian; MCNEIL, Legs. Mate-me por favor. Porto Alegre: L&PM, 1997.

BISKIND, Peter; BULLS, Raging; RIDERS, Easy. Como a gerao sexo-drogas-e-rock'n'roll salvou Hollywod. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2009.

Lista de sites de referncia: Diponvel em: http://www.suapesquisa.com/rock/ Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://www.clubrock.com.br/news/historiadorock.htm Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://maxmusic.sites.uol.com.br/metal/hisrock.htm Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://alzeheimer.sites.uol.com.br/histock.htm Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://www.paralerepensar.com.br/historia_do_rock.htm Acesso em: 01/06/200

Diponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.icce.rug.nl/~soundscapes/DATABASES/TRA/The_Rock_ Window.shtml

outubro 2004 Rocknroll: Um, dois, trs, quatro!Aumente o som, saia pulando, fale palavres: o rocknroll est completando 50 anos, mas ainda faz a cabea dos jovens e chacoalha a sociedade

por Andr Barcinski

Foram cinco dcadas bem vividas. O rocknroll, quem diria, est fazendo 50 anos regados a sexo, a drogas e a ele prprio. No pensem que foi uma vida fcil: entre tapas e beijos, o rock viveu um romance conturbado com a sociedade. Numa hora, era o queridinho de todos, para logo depois ser chutado e escorraado como um co sem dono. Nesse meio sculo, o rocknroll foi celebrado por multides, massacrado pela Igreja, explorado por publicitrios, dissecado por historiadores, cooptado pela moda, malhado por puristas, dignificado pelos Beatles e maltratado por Bon Jovi e Simply Red. Passou por bons e maus bocados, e chegou a ser dado por morto algumas vezes. Mas, como fnix, sempre deu um jeito de reaparecer, resgatado das trevas por algum adolescente talentoso e entediado. uma histria e tanto. Segundo historiadores, o marco zero do rock teria acontecido em julho de 1954, quando um caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou no Sun Studios, em Memphis, e gravou Thats Allright Mamma. Vamos deixar uma coisa bem clara: Elvis no inventou o rock. Antes dele, gente como Chuck Berry e Bill Halley j tocavam rock. Desde o fim dos anos 40, rocknroll era usado em letras de msica como sinnimo de danar ou fazer amor. Em 1952, o radialista Alan Freed que depois viria a reivindicar a criao do termo batizou seu programa de Moondogs Rock and Roll Party. Se no criou o rocknroll, Elvis ao menos pode ser considerado o mensageiro que apresentou o rock ao mundo. Era o homem certo no momento certo: bonito, talentoso e carismtico. Mais importante: era branco e, por isso, aceitvel para a Amrica dos anos 50. Eu agradeo a Deus por Elvis Presley, disse o negro Little Richard, um dos grandes pioneiros do rock. Ele abriu as portas para muitos de ns. A tarefa de Elvis no foi fcil: a sociedade norte-americana demorou bastante para aceitar aquele branco que cantava e danava como um negro. Em uma de suas primeiras apresentaes na TV, as cmeras o filmaram apenas da cintura para cima, sem mostrar aquele quadril que teimava em rebolar. Elvis, ao contrrio de vrios outros dolos da poca (como Pat Boone, por exemplo), nunca renegou a origem de sua msica. O que eu fao no novidade, disse. Os negros vm cantando e danando dessa forma h muito tempo. Se a vida nos anos 50 no era moleza para um roqueiro branco como ele, o que dizer de artistas negros como Little Richard, Chuck Berry, Bo Diddley e Fats Domino? Num pas de escolas segregadas, que ainda via negros serem linchados, o simples fato de um artista negro viajar para mostrar sua msica assumia propores picas de herosmo e bravura. Uma histria emblemtica do perodo a de Shelley The Playboy Stewart, um radialista negro que apresentava um programa de rock na estao WEDR, no Alabama. O programa de Stewart atraa um pblico predominantemente branco, que aprendera a gostar dos artistas de cor que o DJ tocava.

No dia 14 de julho de 1960, Stewart estava apresentando um show na cidade de Bessemer, quando recebeu um aviso do dono do clube: a Ku Klux Klan, temida organizao racista, havia mandado 80 homens para atac-lo. Os encapuzados cercavam o clube e ameaavam invadir o local. Sem perder a calma, Stewart avisou platia formada por 800 brancos que teria de parar o show. Foi a que o inesperado aconteceu. Os jovens que estavam no clube se rebelaram, disse Stewart, anos depois. Eles saram correndo do local e atacaram a Klan, lutando por mim. A simbologia do fato forte demais: brancos lutando contra brancos, pelo direito de ouvir msica negra. Sim, o rocknroll msica negra. Como o blues, o samba e o hip hop, o rock nasceu da escravido e tem suas origens na migrao forada de milhes de africanos, que foram tirados de suas aldeias e jogados em terras estranhas. Todos esses gneros musicais tm duas caractersticas comuns, herdadas da frica: a primeira a predominncia de uma base rtmica constante e repetitiva; a segunda a utilizao da msica de uma forma emocional e espiritual. Nas colheitas de algodo dos Estados Unidos, os escravos cantavam para celebrar sua espiritualidade e seus ancestrais. Tambm cantavam sobre as mazelas da escravido, estabelecendo assim uma relao direta entre sua msica e a realidade social. O rock herdou essa capacidade de radiografar o presente. Na poca, a sociedade americana comeava a abandonar preconceitos seculares. De uma certa forma, a exploso do rock simbolizou uma Amrica nova, mais liberal, prspera e livre das dificuldades econmicas do ps-guerra. Adolescentes brancos comearam a curtir uma msica antes relegada a sales de baile nos bairros negros e pobres. Em 1956, Blue Suede Shoes, de Carl Perkins, tornou-se a primeira msica a chegar ao topo das paradas de pop, rhythmnblues e country. O fato representou um marco no s para a msica, mas para toda a sociedade americana. Pela primeira vez, brancos e negros estavam gostando da mesma coisa. Em 1959, outra cano, The Twist, de Chubby Checker, tambm uniu o pas. O ativista e autor Eldridge Cleaver, fundador do grupo radical Panteras Negras, escreveu: A cano conseguiu, de uma forma que a poltica, a religio e a lei nunca haviam sido capazes, escrever na alma e no corao o que a Suprema Corte s havia conseguido escrever em livros. O rocknroll no mudou a sociedade, mas serviu como espelho de mudanas e tendncias. Claro que ningum deixou de ser racista ao ouvir Elvis Presley cantando msica de negros, mas o simples fato de Elvis aparecer em cadeia nacional, rebolando os quadris e celebrando uma cultura marginal, mostrava que o pas estava mudando. Paralelamente ao surgimento do rock, a sociedade norte-americana via o aparecimento de outro fenmeno, que se tornaria vital para a exploso do rocknroll: o adolescente. At meados do sculo 20, adolescentes tiveram uma vida dura nos Estados Unidos. O pas havia passado por duas guerras mundiais e pela Grande Depresso; ser jovem por l significava trabalhar duro e ajudar os pais a sustentar a casa. Para a sociedade de consumo, o adolescente no existia. No havia msica ou filmes feitos especialmente para eles. Pais e filhos eram obrigados a gostar das mesmas coisas: as big bands

de Tommy Dorsey e Benny Goodman, as baladas de Nat King Cole e Frank Sinatra, a cafonice de Pat Boone e Perry Como. Depois da Segunda Guerra, tudo mudou: os Estados Unidos entraram numa fase de prosperidade, a economia cresceu e os adolescentes, que antes davam duro ajudando os pais, passaram a receber mesada. Isso criou um novo mercado, voltado unicamente para o jovem. Hollywood logo entrou na onda, lanando filmes direcionados aos adolescentes. Dois deles, O Selvagem (1954) e Rebelde sem Causa (1955), revelaram Marlon Brando e James Dean interpretando jovens em conflito com a gerao de seus pais. A rebeldia estava na moda. Da surgiu Elvis Presley, dando voz a uma gerao cansada da caretice dos pais. A sociedade de consumo no demorou para perceber o potencial do filo jovem. Foi s a que o rock explodiu na Amrica. E tome filmes, revistas, livros, badulaques, calendrios e todo tipo de bugiganga direcionada aos novos consumidores. Elvis, o rebelde, tornou-se uma figura to familiar aos lares americanos quanto o presidente Eisenhower. As gravadoras, que nunca gostaram de arriscar, trataram de diluir o rock em frmulas aucaradas, bem ao gosto do pblico branco mdio. O canastro Pat Boone, por exemplo, gravou Tutti Frutti, mudando a letra (escrita por Little Richard, negro, homossexual e orgulhoso), para no chocar as boas moas da Amrica. Foi um estouro. Era a tal coisa: rock sim, mas limpinho, por favor. Apesar do sucesso, muita gente previa um fim rpido para o rock. O gnero era visto como uma moda passageira, a exemplo do calipso ou de tantas outras que tiveram seus 15 minutos de fama na Amrica. Para piorar, os roqueiros passavam por maus bocados no fim dos anos 50: Elvis Presley foi para o Exrcito, Chuck Berry ficou preso dois anos por ter atravessado uma fronteira estadual com uma prostituta menor de idade, Little Richard abandonou o rock e virou pastor depois de ouvir o chamado de Deus durante um vo turbulento, Jerry Lee Lewis arruinou a carreira ao casar com uma prima de 13 anos, Buddy Holly morreu em um acidente de avio, que matou tambm Ritchie Valens (La Bamba) e Big Bopper (Chantilly Lace), e Eddie Cochran morreu em um acidente de carro. Quando o futuro do rocknroll parecia negro, surgiram os Beatles. A influncia dos Beatles incalculvel. Musicalmente, eles elevaram o rock a um nvel at hoje inigualado, estabelecendo parmetros e modelos para toda a msica pop. Suas experimentaes abriram novas possibilidades sonoras e ampliaram os horizontes musicais das geraes posteriores. Culturalmente, eles foram igualmente importantes: carismticos, irreverentes e cheios de sex-appeal, eles surgiram no mundo como um sopro renovador, obliterando a caretice da dcada de 50 e inaugurando uma era mais livre e esperanosa os anos 60. O surgimento do rock e de seus primeiros dolos Elvis, Beatles, Rolling Stones mudou a relao entre a msica e o pblico. At o rock aparecer, o msico fosse produtor, instrumentista ou compositor era visto como um profissional muito qualificado. Compositores de msica popular eram sofisticados como Cole Porter e Irving Berlin; cantores eram Frank Sinatra e Bing Crosby.

O rock democratizou a msica pop. Subitamente, qualquer um podia subir em um palco e cantar. Elvis, um caipira ignorante, passou a freqentar as paradas de sucesso ao lado de Sinatra e Nat King Cole (d at para entender por que Sinatra, acostumado a trabalhar com msicos experientes, no aceitou o novo estilo: rocknroll a coisa mais brutal, feia e degenerada que eu j tive o desprazer de ouvir, disse o olhos azuis). Essa democracia do rock teve um efeito imediato: os artistas ficaram cada vez mais parecidos com seu pblico, tanto em idade quanto em classe social. Os jovens passaram a se identificar mais com seus dolos, estabelecendo uma relao mais prxima com a msica. O rock tambm passou a buscar na sociedade especialmente nos jovens os temas de suas canes. Essa troca fez do rock a msica mais popular e culturalmente impactante do sculo 20. Para muitos, esse estreitamento entre artista e pblico tambm causa um declnio gradual na qualidade da msica. A cada ano, um nmero maior de pessoas sem treinamento musical tem acesso a tecnologias de composio e gravao. Hoje, aparelhos como samplers e placas de som permitem a qualquer um gravar um disco em casa. E popularizao raramente sinnimo de qualidade. O fato que nenhuma outra msica esteve to sintonizada com a realidade de seu tempo quanto o rock. Desde os anos 50, ele passou a ser um espelho da sociedade, refletindo a moda, o comportamento e as atitudes dos jovens. Isso fez do rock uma msica com prazo de validade, ou seja, to ligada no hoje que corre o risco de sair de moda rapidamente, junto com os temas abordados (para confirmar, basta assistir a qualquer videoclipe de dez anos atrs). Isso cria situaes interessantes: o que bacana e moderno para uma gerao torna-se ultrapassado para a prxima. Sendo um gnero que se alimenta sempre do novo, o rocknroll gera conflito entre seus fs. Um movimento surge como resposta ao anterior e assim por diante, numa renovao incansvel. Esses conflitos, mais que interessantes, so necessrios: sem eles, estaramos condenados eterna repetio. Foi a partir desses rachas que nasceram alguns dos movimentos mais influentes do rock, como o punk, basicamente uma reao ao comercialismo e pompa do rock dos anos 70, que havia perdido a identificao com as geraes mais novas. Ao contrrio do que ocorria antes do rocknroll, agora ficou fora de moda curtir a mesma msica que os pais. Mas isso cclico, claro: com o passar dos anos, a indstria descobriu o potencial do saudosismo. Hoje, temos canais de televiso que vivem de reembalar artistas velhos como se fossem a ltima novidade. E veteranos como o Aerosmith, por exemplo que, graas a seus clipes na MTV, reinventam-se para um pblico que nem era nascido quando eles faziam sua melhor msica. Os Beatles so um bom exemplo da capacidade do rock de se adaptar a cada poca. Para entender as mudanas ocorridas nos anos 60, basta olhar as fotos do grupo durante o perodo. Nos primeiros anos, vestidos com terninhos idnticos e cabelos bem penteados, os quatro eram a imagem perfeita do otimismo da era Kennedy. Depois, como todos, abandonaram a inocncia: os cabelos cresceram e os sorrisos deram lugar ao cinismo, enquanto Kennedy era

morto e a guerra comeava no Vietn. No fim da dcada, quando jovens faziam passeatas na Europa, Martin Luther King era assassinado e o conflito do Vietn piorava, os Beatles buscaram consolo espiritual na ndia, renegando o comercialismo ocidental. A banda acabou melancolicamente, junto com uma dcada que comeara cheia de promessas e que terminava em guerra e decepo. No foram os nicos roqueiros que se tornaram smbolos de uma era: Bob Dylan, Jimi Hendrix e Jim Morrison tambm viraram cones dos anos 60, tanto quanto o smbolo da paz ou o rosto de Che Guevara. Sid Vicious , at hoje, a imagem mais reconhecvel da rebeldia punk. E basta um passeio por qualquer grande cidade para ver, a qualquer hora, jovens usando camisetas com o semblante triste de Kurt Cobain. Esses rostos passaram a representar mais que a simples paixo por uma banda ou artista: tornaram-se smbolos de um estado de esprito e de um jeito de ser. A iconografia, claro, reduz tudo a seu nvel mais rasteiro e um artista como Kurt Cobain, autor de dezenas de msicas, acabou reduzido a garoto-propaganda do suicdio e da alienao adolescente. John Lennon foi assassinado e virou marca, transformado, como Gandhi, em smbolo de paz e amor. Logo ele, que nunca escondeu ter sido um pai ausente e que tratou Paul McCartney como um cachorro sarnento depois do fim dos Beatles. O rock simplifica tudo. Talvez seja essa a razo de seu sucesso. Como bem disse Gene Simmons, do Kiss: Eu no sou Shakespeare. Mas ganhei muita grana e transei com mais de 4 mil mulheres. Tenho certeza de que Shakespeare trocaria de lugar comigo a qualquer hora. Quem duvida?

Os 50 discos que fizeram o rocknroll Quer voc goste, quer no, essas soas obras que romperam barreiras, criaram estilos e marcaram a histria do rock 1. The King of Rock and Roll The Complete 50s Masters - Elvis Presley, 1992 Elvis em sua melhor fase, antes de entrar para o Exrcito e voltar mansinho 2. Chuck Berry Anthology - Chuck Berry, 2000 O verdadeiro criador do rocknroll e melhor compositor entre os pioneiros do gnero 3. The Essential Little Richard - Little Richard, 1985 O intrprete mais explosivo do incio do rock revolucionou a msica com seus gritos e sua vibrao 4. The Classic Years - Motown, 2000 Uma das gravadoras mais influentes dos anos 60, meca da soul music norte-americana 5. Please Please Me - Beatles, 1963

Eles chegaram como um sopro renovador e fizeram a trilha sonora perfeita para o otimismo do incio dos anos 60 6. The Freewheelin Bob Dylan - Bob Dylan, 1963 O rock amadurece: pela primeira vez, as letras valem tanto quanto a msica 7. Live at the Apollo - James Brown, 1963 O grito primal do funk, por seu maior intrprete 8. The Who Sings My Generation - The Who, 1965 At ento, ningum havia feito um rock to radical e barulhento; para muitos, o nascimento do punk 9. Blonde on Blonde - Bob Dylan, 1966 O atestado de maioridade de Dylan; depois disso, o rock no tinha mais desculpa para a ingenuidade 10. Pet Sounds - Beach Boys, 1966 Um sonho adolescente, embalado pelo pop mais perfeito e cristalino. O maior disco da histria, segundo Paul McCartney 11. Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band - Beatles, 1967 Auge do experimentalismo do rock. Definiu sua gerao e criou novos horizontes para o pop 12. Between the Buttons - Rolling Stones, 1967 Os rebeldes mostram que tambm tm corao 13. Are You Experienced? - Jimi Hendrix, 1967 Hendrix desfila todo seu arsenal: microfonia, psicodelia, distoro e um p fincado na tradio do blues 14. The Velvet Underground and Nico - Velvet Underground, 1967 Inaugurou a melancolia no pop. Fez contraponto ao otimismo hippie 15. The Doors - The Doors, 1967 Pessimista e dark, embalado pela angstia existencial de Jim Morrison, na contramo do sonho hippie 16. Were Only In It For the Money - Frank Zappa and the Mothers of Invention, 1968 Satiriza o hippismo e antecipa o fim do sonho 17. The Village Green Preservation Society - The Kinks, 1969

Os Kinks enxergam alm de guitarras barulhentas e fazem o seu Sargent Peppers 18. Kick out the Jams - MC5, 1969 Que paz e amor nada! Neste explosivo disco ao vivo, o MC5 pregava revoluo, guitarras e amor livre 19. Live Dead - Grateful Dead, 1970 Longas exploraes psicodlicas, no melhor momento de uma verdadeira instituio californiana 20. Black Sabbath - Black Sabbath, 1970 Para muitos, uma brincadeira de mau gosto. Para os fs, um disco que sepultou a inocncia dos anos 60 e inaugurou o heavy metal 21. Funhouse - Iggy Pop and the Stooges, 1970 Blues, John Coltrane e punk: a frmula de Iggy Pop neste verdadeiro clssico do niilismo 22. Greatest Hits - Sly and the Family Stone, 1970 A msica negra como arma de guerra: segundo Sly Stone, a revoluo s se daria com o povo danando nas ruas 23. Led ZepPelin IV - Led Zeppelin, 1971 Jimmy Page e sua gangue se escondem por trs do ocultismo e fazem um clssico do hard rock 24. Exile on Main Street - Rolling Stones, 1972 Os Stones esquecem a pose de maus e concentram-se no que sabem fazer melhor: msica sublime 25. Ziggy Stardust - David Bowie, 1972 Uma pera-rock sobre androginia e extraterrestres. Bowie cria um mundo de fantasia e sonho, que inspirou o punk e a new wave 26. Harvest - Neil Young, 1972 Obra-prima do country rock em uma poca de cantores sensveis, como James Taylor e Carole King 27. Transformer - Lou Reed , 1972 O subterrneo nova-iorquino, com prostitutas, traficantes e bbados, pela imaginao mrbida de Lou Reed 28. New York Dolls - New York Dolls, 1973

Guitarras altas, batom e roupas de mulher: os New York Dolls confrontavam com bom humor a macheza do rock da poca 29. The Dark Side of The Moon - Pink Floyd, 1973 Questionamentos sobre loucura e solido, embalados pela msica mais triste a chegar ao topo das paradas 30. Ramones - Ramones, 1976 Em contraponto ao rock srio, quatro desajustados cometem este pecado sonoro, sem solos nem pretenso. Nascia o punk 31. Never Mind the Bollocks - Sex Pistols, 1977 O conflito de geraes em forma de disco: Somos feios, sujos e no gostamos do que est acontecendo 32. Talking Heads: 77 - Talking Heads, 1977 O punk cresce e amadurece; o funk de branco do Talking Heads prova que h cabeas pensantes na gerao 77 33. Parallel Lines - Blondie, 1978 O dia em que o punk e a new wave fizeram as pazes com o pop. Som comercial sem abdicar de seus ideais 34. Unknown Pleasures - Joy Division, 1979 Velvet Underground para as novas geraes: sombrio e mrbido, v um mundo mais sem futuro que o do Sex Pistols 35. The Specials - The Specials, 1979 O punk ingls se mistura ao ska jamaicano, que havia anos habitava os bairros mais pobres da Inglaterra 36. Double Fantasy - John Lennon e Yoko Ono, 1980 Depois de passar anos fazendo discos polticos, Lennon e Yoko assumem a maturidade e gravam pelo simples prazer de criar 37. London Calling - The Clash, 1980 Est tudo aqui: rockabilly, reggae, ska, jazz. O grande disco que define o fim da adolescncia no punk 38. Heaven Up Here - Echo and the Bunnymen, 1981 Grandioso demais para se encaixar em algum movimento musical, marca o amadurecimento do ps-punk

39. Power, Corruption and Lies - New Order, 1983 O rock abraa a msica eletrnica e prova que msica de computador tambm pode ter corao 40. The Head on the Door - The Cure, 1985 O Cure embala a morbidez no pop mais acessvel e leva a melancolia s massas 41. The Queen is Dead - The Smiths, 1986 O rock esquece os vencedores, celebrando os desajustados, tmidos e fracassados 42. Licensed to Ill - Beastie Boys, 1986 Trs espertalhes juntam rap e heavy metal e criam msica negra para jovens brancos 43. The Joshua Tree - U2, 1987 O U2 ressuscita o rock poltico e os fs, apolticos, compram sem perceber a inteno 44. Daydream Nation - Sonic Youth, 1988 Os intelectuais da guitarra fazem uma perfeita radiografia de uma gerao sonada pela MTV e pelo rock comercial 45. It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back - Public Enemy, 1988 Um libelo contra a manipulao da mdia, o embranquecimento da Amrica de Reagan e o racismo 46. Out of Time - R.E.M., 1991 Rock de gente grande, com ambio e propsito, apesar do lustro pop e do imenso sucesso comercial 47. Metallica - Metallica, 1991 Representou, para a gerao MTV, o que Black Sabbath foi para os jovens em 1970: a celebrao da negao 48. Nevermind - Nirvana, 1991 O dia em que o punk encontrou a MTV: um disco que destruiu barreiras e que tornou obsoleto todo o rock vagabundo do fim dos anos 80 49. BloodSugarSexMagik - Red Hot Chili Peppers, 1991 Fs de Korn e Limp Bizkit vo chiar, mas a verdade que todo o funk metal e o nu metal comearam aqui 50. OK Computer - Radiohead, 1997

Um disco glido, cerebral e triste, sobre a dificuldade de comunicao no fim do sculo. Paradoxalmente, foi um sucesso

Frases "Por que jovens gostam de rock? Ora, porque os pais no gostam, claro!" Chuck Berry "Se voc se lembra dos anos 60, porque no estava l." Robin Willians "Eu odeio o Pink Floyd." Frase escrita na camisa de Johnny Rotten, dos Sex Pistols "Eu sou uma garota material, vivendo num mundo material." Madonna "Meu sonho e viver num mundo onde Lenny Kavitz n seja chamado de rock" Mark Arm, Mudhoney

O bero do rock O rocknroll nasceu da misturade cinco gneros distintos da msica americana. So eles Northern Band RocknRoll Espcie de verso com guitarra e baixo do som das big bands de Kansas City. O maior nome do estilo era Bill Halley (Rock Around the Clock) New Orleans Dance Blues Gnero em que predominavam baladas, tendo o piano como instrumento principal. Little Richard e Fats Domino se destacavam Memphis Country Rock Tambm chamado de rockabilly, era basicamente msica caipira branca, tocada com guitarra eltrica. A gravadora Sun, descobridora de Elvis, era a meca desse ritmo Chicago Rhythm and Blues Verso negra do rockabilly, que teve em Chuck Berry e Bo Diddley seus mestres Grupos Vocais

Sem instrumentos, usavam somente o gog, em arranjos lindos. Frankie Lymon and the Teenagers era o grande sucesso Fonte: The Sound of the City, de Charlie Gillett (Souvenir Press, EUA, 1971)

Os revolucionrios Dez nomes que mudaram o rocknroll Chuck Berry O primeiro grande compositor do rock criou riffs copiados at hoje (Roll Over Beethoven, Maybellene). Comps rocks, blues e baladas e foi tambm o primeiro grande fora-da-lei do rocknroll, tendo sido preso vrias vezes quando adolescente (e outras vrias vezes depois) Beatles Lanaram, entre 1965 e 67, trs lbuns Rubber Soul, Revolver e Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band que elevaram o rock a um nvel artstico nunca visto. Da experimentaram de tudo: msica indiana, fitas rodadas de trs para a frente, sons de pssaros, LSD... E o rock nunca mais foi o mesmo Bob Dylan O primeiro grande letrista do rock. Cantor folk, chocou a platia ao subir no palco com uma banda de rock, em 1965. Muitos previram um fracasso quando lanou Like a Rolling Stone: a msica tinha seis minutos de durao, o triplo da mdia das canes do rdio. Foi seu primeiro grande sucesso Brian Wilson Mesmo surdo de um ouvido e abalado para sempre por causa dos socos que levava do pai, o lder dos Beach Boys comps alguns dos momentos mais sublimes da msica pop. Queria superar os Beatles, que considerava os nicos capazes de rivalizar com seu talento Rolling Stones Eram o contraponto mal comportado simpatia dos Beatles. Foram os primeiros a subir no palco com as roupas que usavam no dia-a-dia, sem os uniformes usados pelas bandas um choque na poca. Resgataram o blues de Muddy Waters e Willie Dixon e exploraram a psicodelia e a msica soul Phil Spector O mais influente produtor musical dos EUA nos anos 60. Aos 18 anos j tinha uma msica no Top 10. Revolucionou as gravaes com sua tcnica de gravar vrios instrumentos na mesma faixa, para criar uma sonoridade densa e poderosa Jimi Hendrix

Revolucionou a guitarra e tornou-se o msico mais influente e inovador de sua gerao. Seu estilo nico unia o blues a distoro e microfonia. Quo bom ele era? Eric Clapton responde: Uma vez, Jimi subiu conosco no palco e tocou Killing Floor, de Howlin Wolf, que eu nunca consegui tocar direito. Todo mundo ficou de boca aberta David Bowie O camaleo do rock fez de tudo: foi menestrel hippie (anos 60), inventou o glam rock, influenciou o punk e a new wave e embrenhou-se por sons eletrnicos (anos 70). Fez dance music e trilhas para o cinema (80). Sua capacidade de se reinventar no tem paralelo no pop Sex Pistols Em 1976, o rock vivia uma fase tediosa, com artistas milionrios tocando em estdios. Em oposio a eles, grupos como Sex Pistols, Ramones e The Clash criaram o punk, uma msica crua e direta. Estouraram na Inglaterra e provaram que no era preciso ser bonito e comportado para chegar ao topo das paradas Kurt Cobain Conseguiu, como ningum, capturar em msica o esprito da gerao MTV, marcada pelo tdio e pela paralisia em face do domnio corporativo. O Nirvana foi um caso raro de banda alternativa que fez imenso sucesso comercial e abriu caminho para dezenas de outras

10 grandes momentos do rock Benjamin Franklin descobre a eletricidade (junho de 1752) O velho Ben soltou uma pipa no meio de uma tempestade e mudou o mundo Elvis grava um disco para a me (4 de janeiro de 1954) Um caminhoneiro pobre entra nos estdios da gravadora Sun, em Memphis, e grava um acetato para dar de presente me. Meses depois, quando precisou de um cantor para gravar um compacto, o dono da Sun, Sam Phillips, lembrou-se do rapaz, Elvis. Nascia o rocknroll Morte de Buddy Holly (3 de fevereiro de 1959) Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper morrem num desastre de avio, depois de um show. Foi a primeira grande tragdia do rock, um evento que ficou marcado como o dia em que a msica morreu Beatles aparecem no programa de Ed Sullivan (9 de fevereiro de 1964) Mais de 50 mil fs brigaram pelos 703 ingressos disponveis no estdio da CBS. Os Beatles cantaram cinco msicas e foram vistos por 73 milhes de americanos. Nascia a Beatlemania Beatles encontram Bob Dylan (28 de agosto de 1964)

Num hotel de Nova York, o quarteto de Liverpool foi apresentado ao maior bardo do rock e, pela primeira vez, fumaram maconha. O encontro motivou o grupo a abandonar as canes adolescentes. Ali comeou a fase psicodlica dos Beatles Woodstock: lama e paz (15 a 17 de agosto de 1969) O auge do sonho hippie: meio milho de pessoas se reuniram para celebrar a paz e o amor, sem policiais ou chuveiros para atrapalhar. Foram trs dias de lama, drogas e muito rocknroll, ao som de The Who, Jimi Hendrix, Santana, Joe Cocker, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, Grateful Dead e muitos outros Altamont: violncia e morte (6 de dezembro de 1969) O fim do sonho hippie: concebido pelos Rolling Stones, o festival de Altamont terminou em tragdia quando uma gangue de motoqueiros da faco Hells Angels, contratada para fazer a segurana do evento, matou a pauladas um jovem negro. Outras trs pessoas morreram na noite: duas atropeladas enquanto dormiam e uma terceira afogada Sex Pistols xingam a Rainha DA INGLATERRA (maio de 1977) Em uma esperta jogada de marketing, os Pistols lanaram o compacto God Save the Queen a tempo de esculhambar as comemoraes do Jubileu da Rainha. O disco foi banido das rdios do pas, mas tornou-se o segundo mais vendido Estria da MTV (1 de agosto de 1981) Antes da MTV, o principal meio de divulgao para artistas era o rdio. Logo as gravadoras perceberam o potencial do novo canal e passaram a investir mais em clipes. A imagem de uma banda passou a ser to importante quanto sua msica. Surge a gerao MTV com estrelas como Madonna, Duran Duran, Prince e Michael Jackson Michael Jackson compra o catlogo dos Beatles e Elvis Presley (setembro de 1985) Hoje, ningum pode usar uma msica dos Beatles ou de Elvis sem pedir licena a um homem que pendura o prprio filho de uma janela e que admite ter feito vodu contra Steven Spielberg

Para saber mais Na livraria: The Sound of the City - The Rise of Rock and Roll - Charlie Gillett, Da Capo Press, EUA, 1970 The Peoples Music - Ian MacDonald, Pimlico Books, Reino Unido, 2003

Consumo e Msica: o rock como fator de influncia no comportamento do consumidor.

O presente artigo visa mostrar a influncia que o estilo musical rock tem sobre o consumo de vrios produtos, usando como objeto de estudo uma loja especializada em artigos de rock em Juazeiro do Norte. Analisa-se como esses consumidores seguimentam essa fatia de mercado e sua importncia econmica

A + A - Tamanho do texto: Por Nolia Marques

inShare

Compartilhar Denunciar Spam Imprimir Introduo

O consumo atinge recordes em todo o mundo, aps o advento do capitalismo consumir se tornou a palavra de ordem determinante na sociedade, seja pelo status, pelo poder ou pelo simples desejo de comprar.

Um indivduo ao comprar, pagar e consumir um produto passa por um processo que envolve vrias situaes, como influncias externas e internas, papis de compra, necessidades, pois cada indivduo age diferente do outro e por isso tambm se tornam consumidores diferentes.

Diversos fatores podem influenciar a compra; como a necessidade, a moda, o capital, e entre tantos fatores aborda-se neste trabalho a influencia que o estilo musical rock tem no consumo de vrios produtos de diferentes seguimentos.

A relevncia desse tema se d principalmente pelo grande mercado que esse setor movimenta, tanto em produtos quanto no mercado fonogrfico que levanta milhes de reais em festivais com shows de estrelas do rock nacionais e internacionais. Este artigo tem como problemtica saber o porqu dos consumidores escolherem produtos relacionados ao rock para consumir.

A escolha pelo tema aqui apresentado parte do interesse pelo estilo musical, e pela curiosidade, enquanto pesquisa, de entender o que leva as pessoas que unidas pelo mesmo gosto musical fazem dele muito mais que um simples hobby, mas um estilo de vida que determina suas amizades, os locais a serem freqentados, os interesses sociais e todo o tipo de consumo como artigos de fonografia, vesturio, calados e acessrios, maquiagem, skate entre outros.

O objetivo geral abordado mostrar como o rock influencia o consumo de diversos produtos, e os especficos so analisar como esses consumidores fazem suas escolhas de compra, verificar a razo desta escolha e qual o diferencial nas compras.

2 CONSUMO

Como afirma Nunes (2009, p.1): "O termo consumo designa o ato econmico que permite concretizar a satisfao de determinada necessidade atravs da utilizao de determinado bem."

A aquisio e o uso de determinados bens transcendem a dimenso de um simples ato econmico. Por meio das escolhas que fazemos, o consumo transforma-se em um processo de construo de significados que nos situa social e culturalmente.

A finalidade do consumo ento uma de suas principais distines. Neste sentindo podemos distinguir o consumo final e intermedirio. No consumo final, ou direto, temos as famlias, utilizando bens para satisfazer suas necessidades imediatas. O consumo intermedirio efetuado pelas empresas que necessitam modificar aquele bem para o consumo final. Assim j se faz mais uma distino, quanto ao ato de consumir: quando efetuado pelo Estado ou outra instituio pblica, diz-se consumo pblico; no caso de ser efetuado por uma famlia dizse consumo privado.

O consumo ainda trs outro tipo de distino, quanto natureza das necessidades satisfeitas: se forem necessidades primrias (associadas prpria sobrevivncia), designa-se por consumo bsico ou essencial; se forem outro tipo de necessidades (geralmente associadas a luxo), designa-se por consumo suprfluo. "O comportamento de consumo pode ser simplificado como o comportamento que os consumidores mostram quando esto procurando, comprando, usando, avaliando e determinando produtos, servios e idias". (Vieira, 2002, p.3).

Nas ltimas dcadas, principalmente aps a revoluo industrial, consumir se tornou a mola propulsora do mundo. Todos os dias milhares e milhares de produtos dos mais variados seguimentos saem das fbricas do mundo inteiro, logo aps vo parar nas prateleiras para que as pessoas comprem, formando um circulo vicioso. Assim se mantm o sistema capitalista, atravs do consumo (e crescente), que no requer muito esforo, pois o consumo parece fazer parte da natureza humana.

Tudo fica ainda mais claro quando se alia a essa tendncia a propaganda que parece fazer despertar desejos que algumas pessoas nem sabiam ter, introduzindo no ntimo do ser necessidades, vontades que fazem com que elas trabalhem mais, para ganhar mais dinheiro, para comprar mais coisas, que daqui a alguns meses se tornaro obsoletas por verem mais propagandas de um novo produto que elas ainda no tm. E a o crculo comea novamente.

2.1 CONSUMISMO E CONSUMERISMO

O consumo faz parte da rotina humana e necessrio para que haja o desenvolvimento econmico. Porm quando esse consumo torna-se irracional, exagerado e impulsivo, perigoso para o consumidor passa a denominar-se consumismo.

Isso ocorre porque o indivduo passa a no medir as conseqncias de seus atos, como v-se na crise ambiental em que o homem usufrui dos recursos naturais sem nenhuma contenso, o que causa a crtica a esse sistema e a valorizao do consumo sustentvel.

J o consumerismo prega totalmente o oposto do consumismo, um consumo racional, consciente, sem exageros. Nele tambm se baseia os princpios do consumo sustentvel, pela preocupao nas geraes futuras, pelo planeta e sociedade que deixaro para seus filhos e netos.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O estudo do comportamento do consumidor surgiu como campo de estudo na dcada de 60, mais precisamente em 1968. Sua origem intelectual, contudo, muito mais antiga. Thorstein Veblen, por exemplo, falou sobre exageros de consumo em 1899. Nos primeiros anos do sculo XX, os escritores comearam a debater de que maneira os anncios poderiam utilizar

princpios psicolgicos. Na dcada de 50, idias oriundas da psicologia freudiana foram popularizadas por pesquisadores da motivao e usadas por anunciantes. Entretanto, apenas com o surgimento do conceito de marketing na mesma dcada, foi reconhecida a necessidade de estudar o comportamento do consumidor. Segundo Las Casas (2010, p.181): "Comportamento do consumidor uma atividade mental e fsica exercida pelos consumidores ou por empresas que resultam em deciso e ao para o pagamento, compra e uso de produtos e servios".

Escritores como Newman, Katona, Ferbera, visavam identificar as variveis que rodeavam o consumidor, como suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos, como eles reagem a persuaso e os estmulos externos do mercado.

Por exemplo, no vero de 1999, a coqueluche entre as mulheres conservadoras da alta sociedade era usar no dedo do p anis de ouro, platina ou diamantes, feitos sob encomenda. Um analista descreveu essa febre como a mais nova encarnao do look hippie chic. Mowen (2002. p.3)

Alm de investigar compras, o estudo do comportamento do consumidor essencial para a tomada de deciso gerencial. A cirurgia plstica uma rea comercial, uma indstria. Para obterem sucesso no empreendimento, os mdicos devem vender um produto e o marketing vai depender da boa compreenso da vontade do cliente. Compreendendo seus clientes essas clnicas podem desenvolver seu produto, ou seja, alternativas de cirurgia plstica, desde cirurgia facial, lipoaspirao, implante de silicone e etc. Assim essas empresas devem apelar para as necessidades de seus clientes, como numa propaganda para homens, enfatizar a concorrncia contra rivais mais jovens e saber tambm onde localizar seu empreendimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado das plsticas mais bem sucedido no litoral do que no interior.

O comportamento do consumidor pode ser definido como estudo das atitudes de quem compra e do processo de aquisio e troca de bens, servios e idias. Vrios conceitos podem ser apresentados desta definio. Em um processo de troca, o consumidor est sempre em uma das extremidades do processo, que se dar entre duas partes. Por exemplo, um cantor comercializa seu talento por dinheiro dos fs, seus consumidores finais. Mas, alm disso, os sentimentos de reconhecimento, status e fama tambm pode ser trocado entre as partes.

Assim, a troca funciona como elemento fundamental no comportamento do consumidor. O processo de troca envolve uma srie de fases, comeando pela aquisio, passando pelo consumo e finalizando com a disposio do produto ou servio.

Grande parte das pesquisas sobre o comportamento do consumidor se concentra na aquisio. Os pesquisadores analisam o que motiva os consumidores a decidirem pela aquisio de determinado produto ou servio. Muitas so as influncias que afetam um indivduo, pois todos so motivados por necessidades e desejos. Segundo McCarthy e Perreault (1997. p.114) "Necessidades so as foras bsicas que motivam uma pessoa a fazer algo. Desejos so as 'necessidades' aprendidas durante a vida de uma pessoa." Quando a necessidade no satisfeita ela pode levar a um impulso. Um exemplo que a necessidade de gua pode levar ao impulso da sede, pois o impulso um estmulo forte que encoraja a ao, para reduzir a necessidade.

Alguns psiclogos argumentam que uma pessoa pode ter vrias razes ao mesmo tempo para adquirir um produto ou servio. McCarthy e Perreault apresentam uma hierarquia similar a das cinco necessidades de Maslow, denominada hierarquia FSSP (necessidades fisiolgicas, de segurana, sociais e psicolgicas).

A teoria motivacional sugere que as pessoas nunca atingem a satisfao completa. To logo as necessidades de nvel mais baixo sejam satisfeitas, as de nvel mais alto tornam-se assim dominantes. Isso explica porque os esforos do marketing que focam nos consumidores mais ricos, buscam atingir as necessidades de nvel mais elevado. Isso, no entanto pode ser uma armadilha para empresas que se situam em partes do mundo em que muitas das necessidades bsicas no estejam satisfeitas. De fato, a maioria dos consumidores busca atingir a um conjunto de necessidades, em vez de apenas a uma ou a outra em seqncia.

Certamente, as empresas devem tentar satisfazer as diferentes necessidades, porm descobrir os anseios especficos do consumidor pode exigir cuidadosa anlise.

Considera-se por exemplo, o descascador de vegetais mais simples. Os gerentes de marketing da OXO International perceberam que muitas pessoas, principalmente as crianas e os adultos mais velhos, enfrentavam problemas para segurar a manivela do descascador. A OXO providenciou uma manivela maior para atender a essa necessidade. Tambm revestiu a pea com borracha antiaderente. Ela torna a limpeza mais conveniente e a manivela mais segura quando est molhada. A manivela atraentemente desenhada tambm torna os consumidores mais satisfeitos na cozinha e causa boa impresso nas visitas. Muito embora a OXO tenha passado a cobrar pelo descascador um preo superior a qualquer outro utenslio da cozinha, o aparelho passou a vender muito bem porque apela para vrias necessidades dos consumidores. McCarthy e Perreault (1997.p.118)

Neste exemplo, ver-se claramente como o apelo de atender a vrias necessidades do consumidor, por mais simples que sejam, pode ter um satisfatrio desempenho, mesmo que o valor agregado a determinado produto seja superior o consumidor enxerga mais as vantagens obtidas do que o preo pago por ele.

Saber como os consumidores fazem sua escolha uma busca constante dos pesquisadores. Nos dias de hoje, os consumidores enfrentam grande variedade de produtos, marcas, preos e fornecedores. Os consumidores estimam qual oferta agregar mais valor, e sua satisfao e probabilidade de recompensa depende dessa expectativa de valor ser ou no ser suprida.

Os consumidores selecionam vrias formas de suprir suas necessidades em funo das vrias formas de percepo - como os clientes coletam e interpretam as informaes que lhes cercam, e isso varia de indivduo para indivduo. Nem sempre eles percebem os inmeros anncios e estmulos ao qual so expostos todos os dias, porque aplicam a eles processos seletivos como o da exposio seletiva - olhos e mentes procuram e percebem apenas as informaes que lhes interessam. A percepo seletiva selecionam ou modificam idias, mensagens e informaes que conflitam com atitudes e crenas previamente aprendidas. Na reteno seletiva lembram apenas o que desejam lembrar. Esses processos seletivos ajudam a entender o porqu de determinada propaganda no afeta algumas pessoas. Elas simplesmente a ignoram. Por exemplo, os revendedores dos pneus Michelin anunciam nos jornais quase semanalmente. O consumidor no percebe enquanto no precisar de pneus novos (MCCARTHY & PERREAULT, 1997). As necessidades influenciam o que vai lhes afetar.

2.3 CONSUMIDORES E SEU COMPORTAMENTO DE COMPRA

O comportamento de consumo pode ser simplificado como o comportamento que os consumidores mostram quando esto procurando, comprando, usando, avaliando e determinando produtos, servios e idias.

Las Casas (2010, p.181) mostra um exemplo que descreve muito bem o comportamento de compra de um indivduo que deseja adquirir um tnis da Nike. O jovem estava em casa assistindo a um programa de TV, quando recebeu o estmulo do comercial de TV sobre o lanamento de um tnis e lembrou-se da necessidade de adquirir o produto. Perguntou ao pai sobre a possibilidade de comprar o tnis e esse por sua vez pediu a autorizao da me, que autoriza o pai a dar o dinheiro ao filho para que ele compre o produto. Essa famlia no momento da compra recebeu a influncia de diferentes papis desempenhados. O comercial foi o iniciador do processo, a me a influenciadora e a decisora, o comprador foi o pai e o usurio foi o filho.

Assim, como no exemplo acima, os consumidores podem desempenhar vrios papis no ato da compra, como o iniciador quem d incio ao processo de compra, pode ser uma pessoa ou qualquer estmulo interno e externo que desencadeie a compra. Pode ser tambm o influenciador quem influencia a deciso de compra, pode ser qualquer fonte que tenha credibilidade e influncia na deciso de compra. Existe tambm o decisor quem realmente tem o poder da deciso de compra, mesmo que no seja ele o comprador. O comprador aquele que realmente faz a compra do produto, mesmo que no seja o influenciador nem o decisor. E por ltimo existe o usurio pessoa que ir consumir o produto e que no precisa necessariamente participar de nenhuma etapa anterior.

Da mesma forma que existem papis na deciso de compra, h tambm os passos para a tomada dessa deciso, que tem incio com a identificao das necessidades. Muitas vezes essa identificao ocorre quando as expectativas do consumidor no so atendidas pelo produto e eles optam por comprar novamente. As caractersticas dos clientes tambm interferem no processo, bem como a motivao para a compra, estmulos provocados pelas variveis culturais, sociais, econmicas tambm despertam necessidades.

Logo aps a identificao das necessidades ocorre a busca de informaes que tem como principal fonte a propaganda. Os comerciais tm um papel muito importante para os consumidores, fator este que tem determinado o grande crescimento da publicidade no Brasil e no mundo. Mas alm da propaganda, os consumidores buscam essas informaes internamente tambm, em memrias e experincias passadas com a aquisio de certos produtos, se este o satisfez anteriormente, ele no precisar recorrer as informaes externas para decidir, como a propaganda, vendedores, amigos e etc.

O prximo passo a avaliao das alternativas, quando o consumidor passa a comparar as opes para saber qual o melhor negcio na hora da compra. Alm das caractersticas do produto outros fatores ganham relevncia na deciso, como o preo, as formas de pagamento, a marca do produto, a experincia j obtida em compras anteriores, a origem do produto, todos so critrios diferentes que podem determinar a compra de acordo com a situao.

A deciso de compra o prximo passo, mas ainda no garante a efetivao da compra, pois ainda pode ocorrer o adiamento ou demora no fechamento do pedido. Os clientes podem adiar a compra por possibilidade de perder o emprego, de comprar de um amigo a preo mais barato, esperar uma promoo entre outros.

O ps-compra, os clientes tendem a entrar num estgio de ansiedade por no terem certeza se fizeram a escolha certa, esse comportamento chamado de dissonncia cognitiva. Assim, quando os consumidores passam por esse estgio, procuram avaliar os benefcios que tiveram na compra, analisando fatores que reforcem sua deciso e evitem comentrios negativos.

Outros fatores tambm devem ser considerados como influenciadores da compra como as influncias externas que envolvem variveis ambientais, culturais, sociais, familiares e de classe sociais. As influencias internas na escolha so a personalidade, motivao, percepo, atitudes e aprendizagem.

3 A HISTRIA DO ROCK

Para descrever a histria do rock, deve-se falar dos primrdios da sociedade norte-americana, cheia de jovens insatisfeitos com as disputas entre comunistas e capitalistas, guerra, valorizao do consumismo e ascenso da globalizao. Assim nasceu o rock, uma mistura de blues e jazz com country dos Estados Unidos, que logo caiu nas graas dos jovens do mundo inteiro que contestavam o cenrio cultural, poltico e educacional.

...a vibrao negra, sua voz grave e rouca, sua sexualidade transparente e seu som pesado agora alimentado pela guitarra eltrica, tudo isso parecia bem mais atrativo a milhes de jovens, inicialmente americanos mas logo por todo o mundo, que pareciam procurar seu prprio estilo de vida. (TINTIN apud CHACON, 1985. p. 25)

Nesse cenrio ps-guerra e de revoluo em que os jovens ansiavam por liberdade, o rock surge como uma alternativa, um grito de alerta na sociedade, mostrando-a que a juventude estava ali ansiando por mudanas, cansada de rtulos e frmulas prontas e sedentas pelo novo. Nos anos 50 o rock and roll veio como uma batida diferente, ousada e pegajosa, repassada atravs da msica feita por Elvis Presley considerado pai do rock, precursor do estilo. Logo aps vieram bandas e artistas como Jimi Hendrix, Kiss, Rolling Stones, Ramones, Beatles, Nirvana, Gun's Roses, entre outros que expandiram o rock pelo mundo todo se tornando lendas para os amantes desse ritmo.

Assim alm da msica o rock passou a ditar mudanas no comportamento de jovens da poca, roupas de couro, gel nos cabelos, botas e um ar de rebeldia acentuavam a idia de nova gerao e mudava totalmente os rumos de um mercado consumidor to tradicional, que apenas derivava produtos da poca anterior, o repdio ao consumismo e a cultura tradicional criou um novo mercado onde a moda era no seguir a moda e fazer seu prprio estilo.

3.1 AS DIVISES DE ESTILOS

Surgindo nesse clima de ideologias, protesto e nsia pela liberdade, o rock criou suas prprias divises dentro do gnero, cada uma com suas particularidades e caractersticas diferentes, marcadas pelo momento histrico, personalidade e comportamento de seus seguidores.

Logo aps a exploso Presley, grupos como The Beatles e Rolling Stones ditaram o rock da poca. As pessoas comearam a direcionar seu estilo a roupas de couro, botas, um estilo descolado e bastante ousado pra poca. A j se via que o rock era bem mais que um simples som, ele ditava o comportamento de toda uma gerao.

Na dcada de 60 o mundo viu surgir os hippies, que pregavam a paz, o amor e o livre uso das drogas. Com eles surgiu tambm um novo estilo para se vestir e se comportar, os jovens usavam roupas coloridas e se interessavam pela filosofia indiana, a moda mudou bastante e os produtos consumidos j no eram os mesmos. Foi nessa dcada tambm que surgiram o rock progressivo com os marcantes festivais de msica, tendo como principal o Woodstock.

No final dos anos 60 e incio dos anos 70 o rock primitivo retornou em resposta aqueles que no gostavam do psicodelismo, dando passagem para o hardrock que se definia perfeitamente com a modernidade alavancada pelo rock clssico. Desse estilo surgiram verdadeiras lendas como Led Zeppelin, Van Halen e Guns'n'Roses.

Mais adiante surgiu o Heavy Metal juntamente com Kiss, Queem, AC/DC, Iron Maiden entre outros. Essas bandas fizeram surgir um estilo bastante marcante, talvez um dos mais caractersticos do rock, jaquetas, calas de couro apertadas com a predominncia da cor preta, botas de salto, munhequeiras, cabelos longos e esvoaantes fizeram com que os metaleiros fossem reconhecidos onde andassem e fazendo com que se formasse um grupo de consumidores especfico, logo s compraria jaquetas e calas de couro, botas e munhequeiras aqueles adeptos ao estilo e que em busca de se diferenciar da sociedade, de aparecer e se destacar dentro dela bem como encontrar uma nova forma de identidade ao se inserir em uma "tribo", mudaria sua forma de consumo usando o rock como referncia.

Eis que aparece o Punk Rock, segundo Grande, 2006 p.132: "Representando essencialmente o protesto, o punk rock caracteriza-se por estabelecer letras, som, comportamento e ideologia bastante contestadores." Bandas como Ramones, Sex Pistols e The Clash extravasaram as vertentes do punk pelo mundo em msicas de aproximadamente 3 minutos com ataques

tradio a autoridade, comuns na esttica punk. Na dcada de 1970 os punks passam a usar tecidos pudos, rasgados e a subverter o uso de materiais considerados nobres, como os xadrezes que identificavam cls familiares desde o sculo III. Entram em cena os jeans rasgados, as camisetas e a estampa xadrez. A mistura do metal com o punk deu origem a inmeros herdeiros desses cls musicais.

Esses so apenas alguns dos principais estilos que subdividem o rock, mas vale pena mencionar ainda o grunge, funk rock, pop rock e outras demais adaptaes que acompanham o metal.

3.2 O CONSUMO DO ROCK

O comrcio envolvendo msica vem ganhando evidncia nos ltimos anos seja na compra de instrumentos musicais, ou em produtos relacionados s bandas como: cds, dvds, camisetas, casacos e acessrios.

Visando atingir os objetivos propostos, vai-se abordar agora a forma de influncia do estilo rock na vida e no comportamento das pessoas, caractersticas que atingem diretamente a forma de consumo desse determinado grupo.

Desde o incio dos anos 50, nos primrdios de seu surgimento, o rock se mostrou como uma vlvula de escape da sociedade para aqueles que estavam procura da batida perfeita, algo novo, capaz de transformar culturas estabelecidas, modificar todos os conceitos, inventando um novo geito de fazer e ouvir msica, se vestir, se comportar. E assim foi.

Surgia ento uma verdadeira revoluo social, jovens com gel no cabelo, jaquetas de couro, estilo rebelde comeavam a pensar e a agir diferente, inspirados em seus dolos recm lanados, fato este que apenas foi se modificando com o tempo, com novos dolos, novos estilos de rock, pensamentos e momentos histricos. Percebe-se a a influncia que o rock tem sobre seus adeptos, pois tira o indivduo da grande massa e o insere em um seleto e determinado grupo, com caractersticas prprias, desejos e postura social diferentes de todo o restante da sociedade, e finalmente os torna consumidores diferentes.

Diferentes porque o mercado do rock, roupas e acessrios tem seu pblico alvo bem definido, pois em sua grande maioria, s compra artigos de rock quem adepto ao estilo pois no basta apenas gostar de uma ou outra banda, isso no causa tanta influncia. Para se tornar um

consumidor desse mercado preciso aderir, incorporar, tornar a msica bem mais que um gosto, mas um estilo de vida.

Rock muito mais do que um tipo de msica: ele se tornou uma maneira de ser, uma tica da realidade, uma forma de comportamento. O rock e se define pelo seu pblico. Que, por no ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma polimorfia (...)Mais polimorfo ainda porque seu mercado bsico, o jovem, dominado pelo sentimento da busca que dificulta o alcance ao porto da definio ( e da estagnao...) (TINTI apud CHACON, 1985, p. 18-19)

De acordo com a pirmide das necessidades de Maslow, este tipo de consumo est relacionado s necessidades sociais, satisfao pessoal, status e aceitao, pois envolve mais do que simplesmente possuir determinado produto, mas o que vem junto com ele como a incluso na "tribo", reconhecimento da sociedade como um rockeiro, diferenciao dos demais.

Para decidir no processo de compra, esses indivduos sofrem diversas influncias externas como o ambiente, as oscilaes econmicas que afetam esta como qualquer outra classe de consumidores; a cultura que determina o comportamento de determinado seguimento, como o rock, e assim desenvolver produtos para esse pblico alvo; influncias sociais, como pertencer a um determinado grupo, pois as pessoas tm tendncia a comprar produtos semelhantes aos outros do grupo a que participam, entre outros.

As influencias internas desses consumidores partem da sua personalidade, que tendem a comprar produtos que enfatizem essa personalidade forte, desafiadora, extravagante; assim como a motivao da compra, desenvolvida pela necessidade de status no grupo, aceitao.

4 METODOLOGIA

Saber como os consumidores fazem sua escolha uma busca constante dos pesquisadores. Nos dias de hoje, os consumidores enfrentam grande variedade de produtos, marcas, preos e fornecedores.

Para entender melhor como acontece esse processo, o presente artigo tem como base uma pesquisa bibliogrfica utilizando-se do mtodo dedutivo, uma vez que parte-se inicialmente de teorias para que se chegue a concluses particulares. Como afirma Andrade (2006 pg.121) "A

deduo o caminho das consequncias, pois uma cadeia de raciocnio em conexo descendente, isto , do geral para o particular, leva concluso".

Atravs da pesquisa bibliogrfica analisou-se inicialmente a teoria do consumo, passando pelo comportamento do consumidor e suas motivaes de compra. Em seguida fez-se um estudo sobre a histria do rock, seus momentos e caractersticas, para que ento se compreenda melhor os consumidores desse estilo, que tem caractersticas to singulares.

A pesquisa tem cunho descritivo-exploratrio, pois visa o melhor conhecimento acerca do tema, para que se abram novas possibilidades de estudo, e utiliza-se de um estudo de caso, atravs de um questionrio quanti-qualitativo aplicado a uma loja de artigos de rock em Juazeiro do Norte.

O questionrio foi aplicado ao proprietrio da loja, que detm o conhecimento necessrio para melhor compreenso do tema proposto, com dados importantes para que se possa entender o perfil dos consumidores do rock, complementando assim todo o referencial terico aqui descrito com a anlise de tais dados. Foi aplicado um questionrio com os consumidores da loja para uma melhor percepo do tema proposto.

A pesquisa foi realizada no perodo de fevereiro a maro do ano de 2011, na cidade de Juazeiro do Norte, foi entrevistado o proprietrio da loja de produtos de rock e 20 clientes da referida loja.

5 ANLISE DOS DADOS E RESULTADOS

A seguinte pesquisa foi realizada em uma loja de artigos de rock na cidade de Juazeiro do Norte. De cunho exploratrio, o estudo de caso foi aplicado atravs de um questionrio com o proprietrio da loja e com os clientes, traando assim um perfil da organizao e do mercado da regio.

5.1 QUESTIONRIO NO ESTRUTURADO APLICADO A EMPRESA

Para melhor compreenso do tema aqui proposto, optou-se tambm pela aplicao de um questionrio no estruturado com o proprietrio da empresa.

Perguntado sobre quanto tempo atua no mercado, respondeu que a loja possui cerca de 18 anos de existncia e que vem se firmando mais a cada dia no mercado. Segundo ele, a razo de ter optado por um negcio nesse ramo foi unir o gosto pelo estilo musical com o trabalho, profisso.

O tipo de produto mais procurado pelos clientes em sua loja so as roupas, tendo como maioria as camisas de bandas e personagens afins. Foi perguntado tambm sobre o que mais influencia o cliente no momento da deciso de compra, tendo como resposta o atendimento, ele acredita que se o seu cliente sai satisfeito com o tratamento que recebe em sua loja certamente ir voltar posteriormente.

Sobre o que leva seus clientes a escolherem produtos de rock, ele respondeu que o fato de querer reforar sua identidade, mostrar sua personalidade, o estilo a que aderiu. Segundo proprietrio da loja o estilo que tem maior predominncia entre seus clientes o Heavy Metal.

Perguntado sobre a avaliao que ele faz sobre o cenrio do rock, o mercado na regio em que ele atua, foi considerado muito difundido pois apesar de no ser um estilo que domina a grande massa, sua evoluo atravs dos anos bastante ntida e hoje consolida-se pela quantidade de adeptos da regio.

6 CONSIDERAES FINAIS

O presente artigo, ao longo de seu desenvolvimento, tornou-se bem mais que um trabalho, mas um desafio, pela complexidade do tema e pelas poucas referncias encontradas j que um assunto pouco abordado em trabalhos acadmicos, da a boa oportunidade de trazer um assunto diferente, inovador e que sirva de base para outras pesquisas no s tendo o consumo do rock como tema, mas abordando outros assuntos de mesmo cunho desafiador.

Assim, foi traado o perfil dos consumidores que esto na faixa etria de 19 a 26 anos, moram na cidade de Juazeiro do Norte, so em maioria do sexo masculino, e tem como grau de instruo o ensino mdio. A problemtica do artigo foi solucionada, o motivo dos consumidores escolherem produtos de rock para consumir est relacionado satisfao pessoal, necessidade de auto-afirmao de personalidade, busca por uma identidade prpria, pois os consumidores de forma geral compram bem mais que produtos, compram satisfao, buscam sentir-se nicos, especiais ao adquirirem determinado produto, e o rock traz isso de

uma forma muito mais forte, j que lida com um mercado consumidor bem mais seletivo, bem mais restrito.

Os objetivos foram alcanados, pois o rock influencia muito o consumo, uma vez que existe um seguimento de mercado inteiro dedicado apenas a esses consumidores, assim s compra determinados artigos aqueles adeptos ao estilo, como CDs, camisas de bandas, roupas caractersticas, sapatos e etc.

Os consumidores fazem suas escolhas de compra atravs da seleo de preferncias e da identificao de referncias artsticas como bandas, por exemplo, isso porque necessitam de aceitao do grupo ao qual desejam participar, ento se espelham nos demais, aprendem a cultura do grupo e passam assim a pertencer mesma classe consumidora, como, alis, acontece em qualquer outro grupo social.

O principal diferencial encontrado para as compras desses consumidores est no preo, uma vez que se aplica a lei da demanda e oferta, como os seus produtos fazem parte de um mercado mais restrito, no so consumidos pela grande massa, adquirem um custo maior que repassado ao consumidor final, assim a busca por produtos de qualidade que tenham um preo mais acessvel est no topo como diferencial na hora da compra, cabe ento as empresas o desafio de baixar os custos de seus produtos, mantendo a qualidade, para obter esse diferencial competitivo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRADE, Maria Margarida. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. 5 ed. So Paulo:Atlas, 2001.

GRANDE, Sergio Vincius de Lima. O impacto do rock no comportamento do jovem. 2006. Disponvel em: http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1969/1/tese.pdf. Acesso em 20 de abril de 2011.

KOTLER, Philip. Administrao de marketing: anlise, planejamento, implementao e controle.5.ed. So Paulo: Atlas, 1998.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientfica. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2010.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administrao de Marketing: conceitos, planejamento e aplicaes realidade brasileira. 1 ed. 4 reimpr. So Paulo: Atlas, 2010.

McCARTHY, E. Jerome, PERREAULT, William D. Marketing Essencial. So Paulo: Atlas, 1997.

MEDEIROS, Abda de Souza. Cosmologias do rock em Fortaleza. Fortaleza, 2008.

MOWEN, John C., MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. Prenhall. Disponvel em: www.prenhall.com/mowen_br . Acesso em: 12 de jun. de 2010.

NUNES, Paulo. Conceito de consumo. Know net. 2009. Disponvel em: www.knownet.com. Acesso em 30 de jul. de 2010.

TITIN, Simone Paula Marques. Histria do Rock. Clube Rock. 2008. Disponvel em: WWW.clubrock.com.br/news/historiadorock.htm. Acesso em:15 de Fev. de 2010.

VIEIRA, Valter Afonso. Fazendo uma reviso nas reas de influncia no comportamento do consumidor. Revista eletrnica de Administrao. 2002. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br/read/article/view/15626/9325 . Acesso em: 12 de jun. de 2010.

S-ar putea să vă placă și