Sunteți pe pagina 1din 3

SMULAS STJ DIREITO CONSTITUCIONAL

SMULA N 2 No cabe o habeas data (cf, art. 5, lXXII, letra a) se no houve recusa de informaes por parte da autoridade administrativa. SMULA N 15 Compete justia estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho. SMULA N 19 A fixao do horrio bancrio, para atendimento ao pblico, e da competncia da Unio. SMULA N 37 So cumulveis as indenizaes por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato. SMULA N 41 O superior Tribunal de Justia no tem competncia para processar e julgar, originariamente, mandado de segurana contra ato de outros tribunais ou dos respectivos rgos. SMULA N 42 Compete Justia Comum estadual processar e julgar as causas cveis em que parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento. SMULA N 55 Tribunal Regional Federal no competente para julgar recurso de deciso proferida por juiz estadual no investido de jurisdio federal. SMULA N 59 No h conflito de competncia se j existe sentena com trnsito em julgado, proferida por um dos juzos conflitantes. SMULA N 99 O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo em que oficiou como fiscal da lei, ainda que no haja recurso da parte. SMULA N 105 Na ao de mandado de segurana no se admite condenao em honorrios advocatcios. SMULA N 140 Compete Justia Comum estadual processar e julgar crime em que o indgena figure como autor ou vtima.

SMULA N 150 Compete Justia Federal decidir sobre a existncia de interesse jurdico que justifique a presena, no processo, da Unio, suas autarquias ou empresas pblicas. SMULA N 193 usucapio. SMULA N 201 salrios mnimos. O direito de uso de linha telefnica pode ser adquirido por

Os honorrios advocatcios no podem ser fixados em

SMULA N 226 O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer na ao de acidente do trabalho, ainda que o segurado esteja assistido por advogado. SMULA N 227 A pessoa jurdica pode sofrer dano moral.

SMULA N 311 Os atos do presidente do tribunal que disponham sobre processamento e pagamento de precatrio no tm carter jurisdicional. SMULA N 333 Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica. SMULA N 367 A competncia estabelecida pela EC n. 45/2004 no alcana os processos j sentenciados. SMULA N 377 O portador de viso monocular tem direito de concorrer, em concurso pblico, s vagas reservadas aos deficientes. SMULA N 378 Reconhecido o desvio de funo, o servidor faz jus s diferenas salariais decorrentes. SMULA N 382 A estipulao de juros remuneratrios superiores a 12% ao ano, por si s, no indica abusividade. SMULA N399 do IPTU. Cabe legislao municipal estabelecer o sujeito passivo

SMULA N 428 Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competncia entre juizado especial federal e juzo federal da mesma seo judiciria.

SMULA N 447 Os Estados e o Distrito Federal so partes legtimas na ao de restituio de imposto de renda retido na fonte proposta por seus servidores. SMULA N 456 incabvel a correo monetria dos salrios de contribuio considerados no clculo do salrio de benefcio de auxlio-doena, aposentadoria por invalidez, penso ou auxlio-recluso concedidos antes da vigncia da CF/1988.

S-ar putea să vă placă și