Sunteți pe pagina 1din 35

O Frtil Crescente compreende a imensa regio em forma de arco (da seu nome) que se estende das desembocadura dos

rios Eufrates e Tigre, no Golfo Prsico, ao vale do Nilo, circundando o deserto da Arbia pelo norte e pelo oeste (LINDEZ, 1999, p. 17).

Os primeiros habitantes da Mesopotmia so conhecidos como ubaidianos (de Tell al-Ubaid, um montculo de terra a 6Km de Ur), e devem ser distinguidos dos sumrios (origem incerta) e acadianos (origem semita), povos que mais tarde se consolidaram na regio formando os primeiros grandes imprios mesopotmicos: a Babilnia e a Assria [1].
[1] KRAMNER, Samuel. Mesopotmia, o bero da civilizao. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olmpio, 1972, p.32.

Tell al-Ubaid. Imagem: British Museum

A ocupao ubaidiana foi bem curta, mas capaz de deixar como herana uma cultura que se estendeu desde o Mediterrneo at as regies alm dos montes Zagros, nas proximidades do mar Cspio. A ausncia de pedras e madeira na regio mesopotmica obrigou os ubaidianos a buscarem um material alternativo para a construo de suas moradias: os canios que nasciam nas margens dos rios.

Casas de junco: Rio Eufrates, sul do Iraque.

Data de chegada de cada um dos povos:


Ubaidianos Chegaram na Mesopotmia por volta de 7000 ou 8000 a.C. Nmades semitas do deserto da Sria e penncula da arbia (chamados de acadianos a partir de Sargo) 5000 a.C. Sumrios 3500 a.C., vindos da sia Central.

Nnive Ashur

Mari
Akkad(?)

Kish Nippur
Sumria (3200a.C.)
Dinastia de Kish-2800 a.C. Dinastia I de Ur 2500 a.C. Dinastia de Lagash- 2500a.C.

Lagask

Uruk

Ur
Eridu

Imprio acadiano - Sargo I (2334a.C.)

Invaso Gutis 2150 a.C. Dinastia de Ur 2100 a.C. (renascena sumeriana) Invaso amorita (imprio babilnico) 2000 a.C.

2100a.C., o apogeu da cidade de UR

Eridu

Rio Eufrates, Sria

Rio Eufrates, Sria

A cultura que se desenvolveu naquela terra castigada pelo e sol e pelas constantes inundaes dos rios Tigre e Eufrates parece ter deixado marcas na religio dos hebreus, povo semita que se estabeleceu na estreita faixa de terra entre o rio Jordo e o Mediterrneo. Do ponto de vista literrio destacam-se:

O NASCIMENTO DE SARGO

O nascimento de Sargo:
Minha me [...] concebeu-se em segredo [...] Ela colocou-me num cesto de vime, calafetou-a com piche e deixou-me sobre o rio [...] Aqqi, o tirador de gua, tirou-me das guas quando mergulhou seu balde [...] Aqqi, o tirador de gua, constituiu-me seu jardineiro. Enquanto eu era jardineiro, Ishtar me amou[2].
[2] DA SILVA, Cassio Murilo Dias. Leia a Bblia como literatura. So Paulo: Loyola, 2007, p. 50.

O ENUMA ELISH

A criao dos primeiros deuses:


Quando l em cima (enuma elish) ningum tinha dado uma palavra ao cu, e l embaixo ningum tinha pensado que a terra pudesse ter um nome, quando somente o primordial Apsu, o criador, e Mummu e Tiamat, a me de todos, misturavam as suas guas... Ento os deuses tomaram forma...[3].
[3] PIAZZA, Waldomiro O. Religies da humanidade. So Paulo: Loyola, p. 91.

O CAOS PRIMORDIAL
APSU = guas doces TIAMAT = guas salgadas MUMMU = nuvens e neblina (?). Faltava a ideia de cu (em cima) e terra (em baixo). Tudo era gua.

Marduk derrota Tiamat (de seu corpo

so feitos cu e terra). Com o sangue de Kingu, amante de Tiamat, so criados os humanos:


Eles o prenderam (o deus Kingu), o trouxeram perante Ea. Castigo lhe impuseram; cortaram seu sangue (= sua veias), com seu sangue (= Ea) criou a humanidade; E lhe imps o servio dos deuses, De modo a libert-los (os deuses).

A vitria de Marduk sobre o drago Tiamat parece ter deixado reflexos no texto bblico:

Is 27,1 Naquele dia Yahweh castigar com a sua dura espada, grande e forte, o Leviat, a serpente veloz, e o Leviat, a serpente tortuosa, e matar o drago, que est no mar.

Is 51,9 Desperta, desperta, veste-te de fora, brao de Yahweh: desperta como nos dias passados, como nas geraes antigas; no s tu aquele que cortou em pedaos a Raabe, e feriu o drago? Sl 74,14 Fizeste em pedaos as cabeas do leviat [referncia a Lotan, um drago morto por Baal?], e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.

A EPOPEIA DE GILGAMESH

O No babilnico (verso sumeriana):


Uma divindade anuncia que quer salvar a humanidade da destruio, pelo que prossegue a obra da criao. A realeza desce do cu e fundam-se cinco cidades. Nas linhas seguintes que faltam seria narrada a deciso favorvel ao dilvio. Algumas divindades [Inana, Enquis] no aprovam essa deciso. O rei Ziusudra (aquele que tem vida longa), escapou graas a um navio propositalmente construdo, de um dilvio de sete dias e sete noites. Ao sair de sua embarcao, Zisudra oferece um sacrifcio, e os deuses outorgaram-lhe a eternidade, tendo Zisudra se instalado na ilha de Dilmn[4].
[4] VV. AA. Personagens do Antigo Testamento, V.1. So Paulo: Loyola, 2002, pp. 44,45.

Um poema descrevendo a inundao do Tigre e do Eufrates:


Inspirao para o relato do dilvio?

Saltando das margens, a torrente revolve todas as coisas... Sacode a terra e o cu, arrebata a me e o filho... Tudo envolve em seu sudrio horrvel... Arranca a flor do canio opulento, E ao tempo das messes afoga o fruto maduro... A gua cresce... Coisa triste de ver-se! O onipotente dilvio, destruindo as margens, Arranca pela raiz as grandes rvores... Louca tempestade que, na tua louca ferocidade, Destis e confundes todas as coisas[5].
[5] PIAZZA, Waldomiro O. Religies da humanidade. So Paulo: Loyola, p. 94).

O CDIGO DE HAMURABI

DOMINAO AMORITA
Imprio Babilnico (1792- 1750 a.C.)

Babilnia
Cdigo de Hamurabi

Imprio Neo-assrio (1200- 612 a.C.)


pice com Sargo II (722-705) Dominou a Babilnia, a Palestina e o Egito. Fim do imprio assrio: 612

Imprio Neobabilnico

(626-539 a.C.) Nebopolasar liberta a Babilnia dos assrios e torna-se rei em em 626 a.C. Em 612 capturam Nnive, capital da Assria; Em 597 Jerusalm rende-se a Nabucodonosor; Em 587 a cidade destruda e seus cidados so levados ao exlio.

Referncias: ARTUS, Oliver. Geografa de la Biblia. Estella, Verbo Divino, 2005. BAINES, John; MLEK, Jaromr. O mundo egpcio: deuses, templos e faras, volume I. Madrid: Edies del Prado, 1996. BAINES, John; MLEK, Jaromr. O mundo egpcio: deuses, templos e faras, volume II. Madrid: Edies del Prado, 1996. CASSON, Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1969.

CONNOLLY, Peter. Las legiones romanas. Madrid: Espasa-Calpe, 1981.


CURTIS, Adrian (Edit.). Oxford Bible Atlas. New York, Oxford University Press, 1997. DA SILVA, Cassio Murilo Dias. Leia a Bblia como literatura. So Paulo: Loyola, 2007, p. 50. EYDOUX, Henri-Paul. procura dos mundos perdidos: as grandes descobertas arqueolgicas. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1974.

GARBINI, Giovanni. O Mundo da Arte - Mundo Antigo. So Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaes LTDA, 1979.
KRAMER, Samuel Noah. Mesopotmia, o bero da civilizao. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1969. PIAZZA, Waldomiro O. Religies da humanidade. So Paulo: Loyola, p. 91 RIDLING, Zaine (Edit.). Bible Atlas. PDF version by Access Foundation. VV. AA. Grande histria universal: o princpio da civilizao. Barcelona: Folio, 2006. VV. AA. Grande histria universal: civilizaes fluviais. Barcelona: Folio, 2006.

VV. AA. Personagens do Antigo Testamento, V.1. So Paulo: Loyola, 2002, pp. 44,45.

S-ar putea să vă placă și