Sunteți pe pagina 1din 7

EMPUXO DE TERRA

De acordo com a fsica, empuxo uma fora de contato exercida sobre um corpo, que age no sentido contrrio a fora peso. Este conceito da fsica foi incorporado na mecnica dos solos, existindo assim o empuxo de terra, que visto como uma fora que age entre o solo e as obras sobrepostas no solo. Em obras como muros de arrimo, cortinas de estacas - pranchas, construes de subsolos, encontros de pontes, entre outros, de inteira importncia o estudo do efeito do empuxo de terra.

TENSES HORIZONTAIS E COEFICIENTES DE EMPUXO.

Ao se estudar o estado de tenso de um determinado solo, s vezes o conhecimento apenas das tenses verticais no so suficientes, pois se, por exemplo, for considerada uma situao bidimensional, ser necessrio determinar as tenses verticais e horizontais que atuam no solo em estudo. A tenso horizontal ser estabelecida pela relao entre o coeficiente de empuxo e a tenso vertical. Sendo = coeficiente de empuxo no repouso

O coeficiente de empuxo poder obtido tanto por ensaio de laboratrios, que considera que o solo no apresenta deformaes laterais, quanto por ensaios in situ, que consiste na introduo de um medidor de presso cravado verticalmente no terreno, permitindo assim deduo da tenso horizontal total, conhecendo a tenso vertical do solo obtm-se o valor de .

Verificou-se atravs de ensaios que quanto maior for o ndice de plasticidade de um solo maior ser o coeficiente de empuxo.

Alguns valores obtidos experimentalmente:

Solo Argila Areia solta Areia compactada 0,70 a 0,75 0,45 a 0,50 0,40 a 0,45

DIAGRAMA DE TENSES HORIZONTAIS

Pelo diagrama tenses horizontais, podemos calcular o empuxo, que a fora resultante no plano horizontal, que corresponde rea em que est agindo as tenses horizontais sobre o plano de conteno.

EMPUXO NO REPOUSO

Neste estado h um equilbrio entre o plano de conteno e a massa de solo, ou seja, como o prprio nome se refere o solo no est fazendo nenhuma movimentao seja de compresso ou distenso. Temos como, por exemplo, na prtica as paredes do subsolo de um edifcio.

EMPUXO ATIVO

O estado ativo corresponde a uma distenso do solo sobre o suporte rgido, proporcionando um pequeno deslocamento, havendo assim um alvio de tenses laterais. Podemos v isso na prtica em muros de arrimo

EMPUXO PASSIVO

No estado passivo o plano de conteno est agindo sobre o solo, comprimindo-o, resultando em um acrscimo de tenses laterais. Temos como exemplo prtico o apoio de uma ponte em arco.

TEORIA DE RANKINE

Rankine estabelece em sua teoria algumas consideraes para anlise da resistncia ao cisalhamento das camadas do solo, que so: I Solo homogneo em todo espao semi-infinito considerado; II O atrito entre o terrapleno e a vertical do plano de conteno considerado nulo. III No h nenhuma carga concentrada, linear ou distribuda sobre o terrapleno. IV Admitir que a cunha de solo em contato com o plano de conteno esteja entre os possveis estados de plastificao, ativo ou passivo.

A teoria de Rankine tem como base a equao de ruptura de Mohr: Onde: ( )

TEORIA DE COULOMB

Esta teoria tem como base a teoria da plasticidade e se diferencia da teoria de Rankine por considerar que o solo no coesivo apresente atrito entre o terrapleno e o plano de conteno. A teoria de Coulomb estabelece as seguintes condies: I O solo homogneo e isotrpico II Ocorre atrito entre o solo e o plano de conteno, resultando em tenses de cisalhamento na interface. III A deformao considerada plana ao longo do eixo do plano de conteno. IV O terrapleno considerado como um macio indeformvel, mas que se rompe nas superfcies curvas.

SUPERFCIE DE DESLIZAMENTO

Em solos arenosos e em solos coesivos, a superfcie de deslizamento tem origem perceptivelmente curva, devido ao empuxo passivo. O empuxo passivo que atua na superfcie de deslizamento, 1/3 da altura dessa superfcie, pode ser calculado atravs da frmula de Rankine:

RESULTADOS EXPERIMENTAIS

Em 1929, Terzaghi realizou alguns ensaios, em relao a distribuio das presses ao longo de um plano de conteno(paredes de grandes dimenses).Obtendo os seguintes resultados: I Se o plano de conteno girar em torno de sua aresta inferior, tem-se uma distribuio linear das presses, como o caso do empuxo ativo. II Se o plano de conteno gira em torno da sua aresta superior, o diagrama das presses assume um formato parablico, como o caso do empuxo passivo. III Se o plano de conteno impedido de se deslocar, como caso do empuxo no repouso, a distribuio das presses tomar forma de curva com duas regies parablicas.

S-ar putea să vă placă și