Sunteți pe pagina 1din 15

Mrcio Antonio de Mello1 Ricardo Abramovay2 Milton Luiz Silvestro1 Clovis Dorigon1 Dilvan Luiz Ferrari1 Vilson Marcos

Testa1
RESUMO: A partir de duas pesquisas realizadas no oeste de Santa Catarina, este texto discute as implicaes da mudana nos padres sucessrios, mostrando que a agricultura familiar da regio comea a enfrentar problemas que no existiam at o final dos anos 60s. At este perodo, o padro reprodutivo das unidades familiares estava fundamentado no minorato. Enquanto o filho mais novo ficava com a propriedade paterna, a reproduo da profisso de agricultor dos demais filhos era viabilizada pela dotao dos meios materiais necessrios, pela valorizao da profisso de agricultor, pela grande mobilidade espacial e pela existncia de um dinmico mercado de terras. A partir do final dos anos 70s, comea haver uma ruptura do padro anterior, ao mesmo tempo em que no surge um padro alternativo claramente definido e legitimado pelos membros da famlia. Nesse contexto de indefinio, os conflitos que surgem durante o processo sucessrio so agora maiores. As questes relacionadas sucesso no so objeto de uma preparao prvia e organizada por parte da maioria das famlias, tanto no que diz respeito definio de quem fica no estabelecimento paterno, quanto forma de remunerar os irmos no sucessores, bem como do vis de gnero que parece excluir as filhas da possibilidade de serem sucessoras. Os problemas envolvidos na questo sucessria parecem transformar-se numa ameaa que coloca em risco a reproduo econmica e social da agricultura familiar da regio. Palavras-chave: agricultura familiar, sucesso hereditria, juventude rural, gnero e desenvolvimento rural.

ABSTRACT: This paper discusses the consequences of recent changes of succession patterns in family farms from Southern Brazil. Until the 60's succession was based on the traditional institution of "minorato", which assured land to the youngest son, thereby transferring to him the property of the farm, while the family helped his elder brothers by granting them the material means necessary to engage in the migration process by which they generally obtained land. Starting from the end of the 70's, this pattern has been disturbed, creating a critical vacuum, as no other coherent pattern has arisen to take its place. In this new context, conflicts regarding succession have become more frequent. Questions relating to succession - who will stay in the family business, how to compensate the brothers who do not inherit property - are not the object of careful and organized preparation by most families. In addition, the succession process reveals a very strong bias against the daughters. Problems involved in issues of succession appear to be transforming themselves into a threat against the social and economic reproduction of family farms in the region. Key-words: family farm business, hereditary succession, rural youth, gender and rural development.

1Engenheiro

Agrnomo, Mestre, Pesquisador Cientfico da EPAGRI/Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf) (e-mail: marcio@epagri.rct-sc.br).
2Socilogo,

Doutor, Professor Titular do Departamento de Economia da FEA e do Programa de Ps-Graduao em Cincia Ambiental da USP (e-mail: abramov@usp.br).

A ( ( 6 " 8 651 1 1 0 ( & "   " !      CB@97#4 3 2)'%%$#  

U S u E b U Y q I Y wXvtsHr`apI e hBTsfd

z ym n u t l y j h j pm u y s h g n l z p z ym s s h u u t s r j p nm l h j h {#dkdoQ'wi~}|dx{#x'Bwvgiqod$kig

k|@k kR@)wi{

aV

i c Y f e c b I Y I BahgBd`a`XW

w c

U S D D I G E VTRQPHFD G U yxD

JEL Classification: O18.

1 - INTRODUO Uma importante caracterstica da agricultura familiar que o pleno exerccio profissional por parte das novas geraes compreende, alm do aprendizado de um ofcio, tambm a gesto de um patrimnio imobilizado em terras e em outros capitais. A formao de novas geraes de agricultores envolve, portanto, um processo composto por trs partes (GASSON e ERRINGTON, 1993:183): a sucesso profissional, isto , a passagem da gerncia do negcio e da capacidade de utilizao do patrimnio para a pr xima gerao; a transferncia legal da propriedade da terra e dos ativos existentes; e, finalmente, a aposentadoria, quando diminui o trabalho e, sobretudo, o poder da atual gerao sobre os ativos que compem a unidade produtiva. Com base em duas pesquisas de campo realizadas na regio oeste de Santa Catarina (ABRAMOVAY et al., 1998 e SILVESTRO et al., 2001), este texto discute as questes relacionadas ao processo sucessrio que, em muitos casos, d lugar a um grande nmero de conflitos que vo desde as formas de remunerao dos irmos no contemplados com a terra paterna, seu destino profissional, at a questo relacionada com o vis de gnero, que tende a acompanhar o processo sucessrio e parece responder, em grande parte, pela severidade do xodo das jovens agricultoras. Na primeira pesquisa (ABRAMOVAY et al., 1998) tratou-se de um estudo de caso, cujas informaes foram coletadas no ano de 1997 atravs de entrevistas realizadas junto a 55 famlias rurais de um municpio representativo da agricultura familiar do oeste de Santa Catarina. A segunda pesquisa (SILVESTRO et al., 2001) foi realizada no ano de 2000, junto a 116 famlias rurais, em dez municpios do oeste de Santa Catarina. Para uma melhor compreenso das questes relacionadas com o processo sucessrio, nas duas pesquisas foram entrevistados, separadamente, em cada uma das famlias, os pais, um rapaz e uma moa, estes ltimos com idade entre 15 e 29 anos. Inicialmente discute-se o padro reprodutivo das unidades familiares fundamentado no mi CB@97# 2)' )  #

)) ~ o

norato3 (ultimogenitura) que predominava at o final dos anos 60s, e a forma como a famlia se organizava para garantir a fuso entre os objetivos da unidade produtiva e as aspiraes subjetivas de seus membros. Enquanto o filho mais novo ficava com a propriedade paterna, a reproduo da condio de agricultor dos demais filhos era viabilizada pela dotao dos meios materiais necessrios, pela valorizao da profisso, pela grande mobilidade espacial e pela existncia de um dinmico mercado de terras. A seguir, trata-se das questes relacionadas ao processo de sucesso num contexto de ruptura do padro anterior e de inexistncia de um modelo alternativo, claramente definido e legitimado pelos membros da famlia. Diante das dificuldades objetivas para a formao de novas unidades produtivas e do desejo de muitos jovens de no reproduzirem o papel de seus pais, os conflitos que surgem durante o processo sucessrio agora so maiores. As questes relacionadas sucesso no parecem objeto de uma preparao prvia e organizada por parte da maioria das famlias, tanto no que diz respeito definio sobre quem fica no estabelecimento paterno, quanto forma de remunerar os irmos no sucessores, bem como do vis de gnero que parece excluir as filhas da possibilidade de serem sucessoras. Com o objetivo de melhor compreender as questes relacionadas com o processo sucessrio, de acordo com a situao socioeconmica dos agricultores, estratificaram-se os estabelecimentos em trs categorias de renda: capitalizados, em transio e descapitalizados4.

3Instituio

pela qual a terra paterna transferida ao filho mais novo que, em contrapartida, responsabiliza-se por cuidar dos pais durante a velhice (WOORTMAN, 1994; PAPMA, 1992 e SILVESTRO, 1995).
4Respectivamente,

com renda superior a 3 salrios mnimos por pessoa ocupada/ms; entre 1 e 3 salrios mnimos por pessoa ocupada/ms; e menor que 1 salrio mnimo por pessoa ocupada/ms.

2.1 - O Predomnio do Minorato O processo sucessrio na agricultura familiar do oeste de Santa Catarina at o final dos anos 60s, estava centrado na estrat gia de transferir a propriedade paterna para o filho mais novo. Enquanto isso n o se concretizava, toda a organiza o familiar dirigia esforos no sentido de viabilizar a instala o dos demais filhos como agricultores. Os dados apresentados na tabela 1, resultado de perguntas dirigidas aos respons veis pelo estabelecimento (pai e m e), revelam que em 33% doscasos foi o filho mais novo quem recebeu terra8. A situa o n o muito distante da encontrada por PAPMA (1992:136) em S o Judas Tadeu, no sudoeste do Paran , onde 42% dos entrevistados tiveram acesso terra, que hoje ocupam, sob o regime do minorato.

CB@97# 2)'%%$# 

7A

emerg ncia da vontade individual, em detrimento dos interesses do grupo, percebida como perigosa e, de fato, conduz dissolu do modelo de organiza social do grupo, diz WOORTMAN (1994:137) em seu estudo sobre a colnia antiga de Novo Hamburgo (RS).

6Recuperou-se

a express o colocar os filhos que significa, na maioria dos casos, a continuidade da profiss o de agricultor.
8Note-se

5O

oeste catarinense foi colonizado a partir do incio do s culo XX por imigrantes oriundos do Estado do Rio Grande do Sul, na sua maioria agricultores familiares que buscavam terra para se instalar (CAMPOS, 1987; SILVESTRO, 1995; MELLO, 1998). A regi o, situada no Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil, ocupa uma rea de 25 mil km2, possui uma popula o de 1,17 milh o de habitantes, dos quais 37% vivem no meio rural. O n mero total de estabelecimentos de 88 mil, dos quais 95% s o unidades de produ o famili ares.

que ao se considerar apenas os casos em que houve um crit rio definido (eliminando a linha 9 da tabela), essa propor o aumenta significativamente.

Al m de alimentos e mat rias-primas, at o final dos anos 60s, os agricultores do oeste de Santa Catarina5 produziam para eles algo ainda mais importante: novas unidades familiares de produ o, fosse ali mesmo onde viviam - atrav s da reparti o de suas terras, fosse pela permanente tentativa de colocar os filhos6. Havia, portanto, uma fus o entre os objetivos da unidade produtiva e as aspira es subjetivas de seus membros. claro que nem sempre esses objetivos podiam ser atingidos, n o sendo raras as ocasi es em que surgiam planos autnomos de realiza o profissional entre os filhos. No entanto, era muito forte a press o moral, tanto da famlia como da comunidade, para a continuidade da profiss o de agricultor, quanto mais os horizontes profissionais alternativos tornavam-se escassos e pouco acessveis. Ent o, por um lado havia uma base objetiva que fazia da agricultura a perspectiva mais vi vel de reprodu o social para as novas gera es. Por outro, a liga o ao mundo comunit rio e a incorpora o dos valores prprios continuidade da pro fiss o paterna estavam tamb m na raiz dessa fus o entre os objetivos da unidade econmica e as aspira es de seus membros7. A agricultura familiar do oeste de Santa Catarina era, portanto, antes de tudo, uma m quina de produzir novos agricultores familiares, que respondia quilo que MUNTON; MARSDEN; WARD (1992:69)

2 - O PADRO REPRODUTIVO DAS UNIDADES FAMILIARES AT O FINAL DOS ANOS 60s

chamam de tica da continuidade. Para isso, era necess rio que se cumprissem dois objetivos: evitar, tanto quanto possvel, o parcelamento do seu patrim nio fundi rio - cuja partilha, a partir de um certo ponto, era sinal inequvoco de debilidade - e garantir a instala o de outros membros da famlia num processo migratrio de abertura de fronteira agrcola que se estendeu do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul at o oeste de Santa Catarina, passando pelo sudoeste do Paran e atingindo o Centro-Oeste ou o Norte do Pas. Esse duplo objetivo assegurado, at o final dos anos 60s, basicamente de tr s maneiras: a) pela institui o do minorato (ou ultimogenitura); b) pelo esforo permanente em dotar os filhos mais velhos dos meios que permitam a reprodu o de sua condi o de agricultores e pela valoriza o da atividade agrcola como forma de realiza o na vida adulta; e c) pela grande mobilidade espacial e um mercado de terras particularmente dinmico entre os agricultores familiares.

  o #)  %v##)C o # )#ov# 7 #C

Tabela 1 - Crit rio de Escolha do Sucessor do Pai no Estabelecimento, 1997 (em %)


O mais velho O mais novo O mais estudado O menos estudado O de melhor sa de O que gostava da agricultura O que tinha maior afinidade com os pais O que sobrou N o teve crit rio definido Ainda n o foi definido Outros Total Fonte: Pesquisa de campo. 9 33 0 4 0 0 7 5 28 9 6 100 11 50 0 0 0 0 6 5 27 0 0 100

100

9PAPMA

(1992:26- 27) chega a falar em uma aliana entre o filho mais novo e os pais.

Por maiores que fossem os conflitos entre o filho designado como herdeiro e os outros9, pode-se dizer que o objetivo b sico da unidade produtiva era fazer com que a maior quantidade possvel de filhos pudesse reproduzir a condi o social de agricultor. S verdade que a terra paterna tendia a ficar com o filho mais novo, o fato que enquanto a sucess o n o se concretizava, a unidade produtiva fornecia sustento, seja para compra de outros lotes, seja para apoiar os filhos mais velhos na busca de terra em regi es de fronteira, e/ou em alguns casos, ainda ocorria a subdivis o da propriedade paterna. En-

2.2 - Terra para Todos os Filhos e Filho de Agricultor Agricultor

Mas o que chama particularmente a aten o que a incid ncia do minorato foi, no passado, tanto maior quanto melhor hoje a situa o socioeconmica da famlia. Assim, entre os agricultores cap italizados, 50% responderam que a herana foi recebida por filhos mais novos. Essa propor o cai para 32% entre os agricultores em transi o e apenas a 17% entre os agricultores descapitalizados.

quanto todos os filhos trabalhavam na unidade paterna, na pr tica, estavam gerando um conjunto de renda familiar que tinha a finalidade de comprar terras, na comunidade ou em outros lugares, para colocar os filhos mais velhos. bem verdade que a capacidade de instalar novos agricultores era maior para aqueles da categoria capitalizados, onde 45% dos pais tiveram condi es de dar terra a todos os filhos. Por mais importante que seja a aliana (PAPMA, 1992) entre os pais e o filho mais novo, ela n o significa deser o material dos demais. Embora a preocupa o em manter os costumes tradicionais, no que se refere transmiss o her edit ria, esteja presente at hoje, as leis civis acabam formando uma press o indireta para que os direitos dos n o herdeiros sejam observados (PAPMA, 1992:128-134). Os dados da pesquisa mostram que somente em 13% dos agricultores entrevistados, o herdeiro n o precisou compensar os demais pelo fato de cuidar dos pais na velhice e indicam igualmente que a forma o de no vas unidades produtivas acompanha o processo de transmiss o heredit ria: em 30% dos casos os filhos que n o ficam com a propriedade s o compensados com dote agrcola (terra, equipame ntos ou parte dos recursos financeiros), ou seja, com os meios materiais que v o permitir o desenvolvimento da atividade agrcola em outra pro-

Resposta

!     ` d d d d d d d ` ` f d `
Total Capitalizados Transi o 7 32 0 6 0 0 6 5 25 12 7 Descapitalizados 10 17 0 4 0 0 6 6 31 16 10 100

) U C P 8 R PI E H E C A 8 4 0 8 7 6 5 4 3 1 ) &$ # WVC T%SQ'E 2G FD B@93 %!!20 %( '%"

` hg

Y X

2.3 - Continuidade e Mobilidade Todos os agricultores entrevistados s o filhos de agricultores. Essa caracterstica - que n o se encontra em outras profiss es - generalizada internacionalmente at hoje. Na Inglaterra, por exemplo, 80% dos agricultores que se dedicam em tempo integral sua unidade produtiva s o filhos de agricultores e metade de todos os agricultores ingleses cultivam exatamente o mesmo pedao de terra onde trabalharam seus pais (GASSON e ERRINGTON, 1993:184). Na regi o oeste catarinense a mobilidad bem maior que a encontrada nos pases europeus. Apenas 19% dos agricultores entrevistados ocupam aquela que era a sede da propriedade paterna (a propor o sobe para 23% ao se considerar tamb m os casos em que a propriedade atual veio no dote da esposa), j em 45% dos casos, a terra foi comprada pela famlia (Tabela 2). Essa condi o, at o final dos anos 60s, conforme SILVESTRO (1995) constatou em levantamentos de cartrio, era proporcionada just amente pela exist ncia de um mercado de terras bastante dinmico (alimentado pela expans o da fronteira agrcola, venda de unidades e pelo parcelamento), contrariamente situa o atual em que, por vezes, comunidades inteiras s o adquiridas por pecuaristas, comerciantes ou profissionais liberais, conforme

3 - O FIM DO MINORATO E A IMPLOSO DOS PADRES SUCESSRIOS Os padr es sucessrios que garantiram terra a apenas um entre os diferentes herdeiros respondem, em grande parte, pelo fato de a estrutura agr ria da Gr -Bretanha ser t o menos pulverizada que no restante da Europa. Na Frana, a vig ncia do Cdigo Napole o contribuiu para uma subdivis o que as polticas fundi rias, a partir dos anos 60s, procuraram corrigir. A tradi o britnica nesse sentido da primogenitura, e uma pesquisa de 1973 mostra que 55% das transfer ncias heredit rias de terra no pas eram feitas para o primeiro filho. O mesmo tipo de legisla o existe em alguns estados da Alemanha e em Luxemburgo, embora, nestes casos, estejam previstas formas de compensa o para os n o herdeiros. Na Gr -Bretanha a primogenitura n o significava abandono dos filhos mais novos, uma vez que era feita uma reserva para o dote das moas, e se considerava o investimento na forma o profissional dos filhos n o agricultores uma forma indireta de compensa o (GASSON e ERRINGTON, 1993:195).

h| t z q{ y vx v ts qli q poml kj h fed WVTt %SQz'v 2w Fu Br'k %n!2i 2g 9%

priedade. interessante observar igualmente, neste perodo, a quase inexist ncia da compensa o em estudo e dinheiro. Portanto, nessa poca, a profiss o de agricultor era fortemente valorizada na forma o dos filhos. Em mais da metade dos casos investigados, os pais estimularam todos os filhos a serem agricultores e, como se poderia esperar, essa propor o era bem maior entre os capitalizados (73%) do que entre os descapitalizados (37%). Al m da valoriza o da profiss o de agricultor, os horizontes profissionais alternativos eram escassos, sobretudo para quem tinha como costume estudar apenas at a quarta s rie do primeiro grau.

constatado na pesquisa de campo (SILVESTRO et al., 2001). Em suma, o processo sucessrio e a form a o da nova gera o de agricultores parecem obedecer a uma esp cie de automatismo: a agricultura familiar produz novas propriedades familiares. As possibilidades de aquisi o ou de oc upa o de novas terras oferecem base objetiva para a fora dos laos comunit rios em que se valoriza a manuten o da casa paterna ( WOORTMAN, 1994), mas sobretudo, a reprodu o do modo de vida ligado atividade agrcola. Mesmo que haja algum exagero nessa constrangedora press o comunit ria sobre o comportamento dos indivduos, a caracterstica fundamental desse perodo uma certa naturaliza o da continuidade do modo de vida paterno (para os rapazes), assim como da condi o materna (para as moas).

~ }

q q r w p wv q w s ss x w tts rq ! % %r '@2! y'9'Wus  '! u'y'v Qu'Wp

Tabela 2 - Origem da Propriedade Ocupada pelos Atuais Respons veis, 1997 (em %)
Era sede da propriedade dos pais Foi comprada pela famlia Veio no dote da esposa Comprado pelo prprio agricultor Total Fonte: Pesquisa de campo. 19 45 4 32 100 17 50 0 33 100 37 32 6 25 100

O minorato, tal como praticado nas regi es de predomnio da agricultura familiar no Sul do Brasil, embora contribuisse preserva o da integridade patrimonial do estabelecimento (tanto que entre os capitalizados o minorato mais recorrente que nas outras categorias, de acordo com os dados da tabela 1), diferia da tradi o britnica da primogenitura, n o s por ser aqui o filho mais novo quem ficava junto aos pais, mas tamb m pela pr tica freqente de obten o de terras em regi es de fronteira para os mais velhos, e mesmo de modestos dotes agrcolas para as moas. Os dados apresentados na tabela 3 indicam que o padr o vigente na gera o passada encontra-se fortemente abalado. Enquanto 33% dos atuais respons veis pelas unidades produtivas eram filhos caulas (mais da metade entre os capitalizados), agora somente 13% apontam que o filho mais novo ser o sucessor. Mesmo entre os capitalizados, apenas 22% dos agricultores entrevistados escolheram o filho mais novo como sucessor. importante observar tamb m que as respostas que indicam escolha, ou ao menos um crit rio para a escolha, aparecem em apenas 22% dos casos. Em mais de tr s quartos das respostas o sucessor ainda n o est designado. Embora isso se deva, em parte, idade dos filhos, um forte indicativo de que o futuro da unidade produtiva ser jogado entre as alternativas que os potenciais sucessores encontrarem pela frente. Aqui tamb m fica claro que a profiss o de agricultor perde o car ter moral que j teve no passado e coloca-se como uma possibilidade entre outras. O atual processo sucessrio mostra que ac abou a fus o anterior entre o destino da unidade produtiva e o da prpria famlia. A principal hiptese

nesse sentido que houve uma esp cie de implos o dos crit rios sucessrios e heredit rios tradicionais, sem que estes fossem substitudos por outras formas predominantes, e tudo indica que ess um assunto sobre o qual pouco se discute em famlia. Como ser feita a compensa o para os filhos n o herdeiros? Pelos padr es que imperavam at ent o, a compensa o dos n o sucessores diretos estava na contribui o que a unidade produtiva do pai oferecia para a instala o dos jovens e mesmo - atrav s do dote - das moas, embora neste caso, como bem mostrou WOORTMAN (1994), a negocia o era feita entre pai e genro. Na pesquisa de campo mais da metade dos agricultores afirmam que, na sucess o patrimonial, todos os filhos receber terra e capital igual. Outros 21% dizem que a diferena na quantidade de terra recebida ser compensada por dota es de capital. Se para os agricultores capitalizados existe, conforme visto, a possibilidade de um certo grau de subdivis o da terra, para os outros claro que as respostas permitem visualizar certas dificuldades, seja no sentido da reparti o aqu m de seu tamanho mnimo de funcionamento, seja em problemas financeiros para reembolsar os n o herdeiros. O que chama aten o, entretanto, que o processo n o parece objeto de uma prepara o pr via e organizada por parte da famlia. Outro elemento que chama a aten o a desigualdade entre os g neros manifestada nas respostas quanto ao processo sucessrio e o sentimento gen eralizado entre as lideranas femininas regionais de que o vi s de g nero prejudicial s moas ainda dominante nos processos sucessrios. Como ser visto adiante, mesmo com a ruptu-

Resposta

Total

Capitalizados

! 
Transi o Descapitalizados 5 53 5 37 100

WV T%SQ' 2 F B@9 %!!2 % '%

ra do padr o sucessrio centrado no minorato e a Tabela 3 - Crit rio da Escolha do Sucessor do Atual Respons vel no Estabelecimento, 1997 (em %)
O mais velho O mais novo O mais estudado O menos estudado O de melhor sa de Ainda n o foi escolhido O que gostava da agricultura O que tem maior afinidade com os pais O quer sobrar N o tem um crit rio definido Filho nico Total Fonte: Pesquisa de campo. 5 13 0 1 0 48 1 2 1 21 8 100 6 22 0 0 0 44 0 0 0 11 17 100 7 12 0 0 0 50 6 0 6 19 0 100

4 - O PODER PATERNO O processo sucessrio na agricultura familiar est rticulado em torno da figura paterna, que determina o momento e a forma da passagem das responsabilidades sobre a gest o do estabelecimento para a prxima gera o. A transi o e a passagem definitiva da gest o do estabelecimento paterno levam em conta muito mais a capacidade e a disposi o de trabalho do pai do que as necessidades do sucessor ou as exig ncias econmicas ligadas ao prprio de senvolvimento da atividade. Enquanto o atual respons vel tiver condi es de dirigir o estabelecimento, a sucess o n o ter lugar: o que respondem 36% dos pais entrevistados na pesquisa. Somente 22% concordam em passar seu poder gerencial quando o sucessor estiver preparado. A perspectiva dos filhos bem diferente: 45% dos rapazes dizem que o momento mais adequado para que assumam a responsabilidade pela unidade produtiva quando o filho demonstrar capacidade de gest utnoma.

WVT %SQ' 2 F Br' %n!2 2 9%

maior democratiza o dos espaos de participa o nas rela es familiares, a possibilidade de a filha ser sucessora da propriedade paterna parece ser pouco considerada.

bem verdade que o car ter rigidamente hier rquico da organiza o familiar tradicional na agricultura parece hoje atenuado, o que aponta para a possibilidade de maior di logo em torno dos processos sucessrios. Pelas informa es da pesquisa, s o poucos os casos em que os pais n o aceitam propostas vindas dos filhos. O que predomina (61% dos casos) a discuss o em famlia e a aceita o ao menos de algumas propostas. Da mesma forma, quando se trata do gerenciamento do trabalho na unidade familiar, quase um tero dos pais dizem que todos participam do gerenciamento e do trabalho. Apesar disso, importante notar que em 42% das respostas o pai controla todas as atividades e todos trabalham em todas as atividades e em 18% o pai controla todas as atividades e o trabalho dividido. Em quase dois teros dos casos, portanto, o poder paterno praticamente absoluto sobre a gest o do estabelecimento. Essas informa es convergem com aquelas obtidas pela pesquisa da Pastoral da Juventude Rural do Rio Grande do Sul (PASTORAL, 1992), segundo a qual nos assuntos referentes produ o, em ap enas 29% dos casos todos os familiares decidem igualmente, sendo o poder paterno praticamente absoluto na maior parte do tempo. Assim, o prprio reconhecimento e a remun era o do trabalho dos filhos tornam-se problem ticos. Em apenas 11% dos casos existe uma conta ni-

Resposta

Total

Capitalizados

Transi o

Descapitalizados 0 6 0 5 0 48 0 6 0 26 9 100

! % % '@2! y'9'Wu  '! u'y' Qu'W

5.1 - Quem Fica? A maioria das famlias entrevistadas na pesquisa ainda n o definiu quem ser o sucessor. Em apenas 13% das unidades investigadas j foi definido quem vai assumir a propriedade paterna. Para 75% das moas e 78% dos rapazes "ainda n foi definido quem ficar com a propriedade (Tabela 4). Essa percep o dos filhos sobre a quest o sucessria diverge um pouco da opini o dos pais, pois 61% deles disseram que ainda n foi escolhido quem ficar com a propried ade . Na verdade, a pesquisa de campo mostrou

O processo sucessrio centrado no minorato que possibilitava a reprodu o social e econmica de novas unidades de produ o familiar se esgota no

5 - PREPARANDO A SUCESSO

G F

ca com divis de sobras . Em 43% dos casos o filho tem que pedir dinheiro cada vez que precisa e em outros 28% o pai decide e toma a iniciativa de dar dinheiro a seu crit io . Levando-se em conta que dentre os rapazes entrevistados 48% t m mais de 21 anos, fica ntido o car ter quase absoluto do poder paterno sobre a vida do conjunto da famlia. A obten o independente de renda monet ria para as necessidades prprias por parte dos jovens rara. Os dados da pesquisa mostram ainda que 87% dos rapazes entrevistados n o desenvolvem no estabelecimento paterno, ou fora dele, qualquer atividade de cunho individual com o objetivo de obter seu prprio dinhe iro. Discutir acerca do processo sucessrio e heredit rio , evidentemente, incmodo, n o s por e nvolver quest es a respeito da morte, mas tamb m sobre a transfer ncia de poder sobre o uso dos recursos atualmente existentes. Ao que tudo indica, nem as famlias individualmente, nem os movimentos sociais ligados agricultura familiar no Sul do Brasil est o preparados para enfrentar a nova realidade ligada aos processos sucessrios. O aumento na e xpectativa de vida profissional dos pais amplia o perodo de inter-rela es de trabalho entre pais e filhos. A partilha das responsabilidades, entretanto, est longe de acompanhar essa nova realidade demogr fica: ao inv s de criar uma sociedade com distribui o minimamente equnime de direitos e respons abilidades pela qual os filhos pudessem assumir parte da gest o do imvel - como foi o caso dos Groupements Agricoles dExploitation em Commun (GAEC), na Frana, por exemplo - em geral os pais continuam dirigindo os estabelecimentos sem a participa o ativa dos sucessores. Essa situa o uma ameaa ao prprio desenvolvimento da unidade produtiva, j que inibe a atividade, o talento e a capacidade inovadora dos jovens e estimula-os na busca de outras alternativas de vida.

! 
final da d cada de 60s. A partir deste perodo, a agricultura familiar do oeste de Santa Catarina exp e-se a uma dupla ruptura: por um lado, as possibilidades objetivas de forma o de novas unidades produtivas encontram-se cada vez mais limitadas. Por outro, a id ia de que, na sua grande maioria, os jovens no campo destinam-se a reproduzir os pap is de seus pais cada vez menos verdadeira no interior das prprias famlias. A partir desse fato, emerge aquilo que se pode chamar de quest o sucessria na agr icultura, ou seja, quando a forma o de uma nova gera o de agricultores perde a naturalidade com que era vivida at nt o pelas famlias, pelos indivduos envolvidos nos processos sucessrios e pela prpria sociedade. Pelos padr es vigentes at o final deste perodo, a compensa o dos filhos n o sucessores estava na contribui o oferecida pela unidade produtiva paterna para a instala o dos rapazes e mesmo por meio do dote para as moas. A partir de meados dos anos 70s o processo sucessrio torna-se indefinido e conflituoso, transformando-se em ameaa para a continuidade da agricultura familiar. Nesse contexto de transforma o social e de aus ncia de um padr o sucessrio, em substitui o ao minorato, discutem-se nas prximas se es as quest es relacionadas def ini o do sucessor do estabelecimento paterno, em que circunstncias e como s o contemplados os he rdeiros n o sucessores, o momento da sucess o e qual a rela o dos rapazes e moas com os processos sucess rios.

@ ' ' 4 6 43) ) 2 ) ( ' %        BA9875$1 0#&$#"! 

$ E

D "C

que as quest es sucessrias s o pouco discutidas casos, no interior das famlias. Apesar disso, em alguns Tabela 4 - Quem Foi ou Ser Escolhido como Sucessor da Propriedade na Opini o dos Pais, Filhos e Filhas, 2000 (em %)
Resposta O mais velho O mais novo O mais estudado O que mais gosta da agricultura N o teve crit rio definido Ainda n o foi escolhido Mais de um sucessor O que tem maior afinidade com os pais Total N mero de respostas Fonte: Pesquisa de campo. Pais 14 6 1 2 8 61 7 1 100 81

Filhos 8 4 0 2 6 78 1 1 100 96

Filhas 7 5 1 4 5 75 3 0 100 96

i g h gf e BA9875$d 0#&pp $ !8

utilizando as atribui es de "chefe da famlia", os pais j escolheram o sucessor. S que, na maioria das vezes, essa decis o ainda n o foi explicitada para o conjunto da famlia. Nas famlias que j escolheram o sucessor o que predomina - ao contr rio do que acontecia anteriormente - a prefer ncia pelo filho mais velho, sendo que em todos os casos a escolha recai sobre um filho homem. Esta ltima informa o - que mostra o vi s fortemente masculino na sucess o - vem das conversas informais em campo: curioso que, quando respondem a estas quest es, todos reconhecem a igualdade formal de direitos entre rapazes e moas. Mas a verdad que todas as escolhas de sucessores j identificadas recaem sobre os rapazes. Observou-se que os filhos mais velhos, com idade entre 22 e 29 anos, s o justamente os que estudaram apenas at a 4 s rie do primeiro grau e, por isso, possuem poucas chances de se inserir no mercado de trabalho fora da agricultura. Aliado a isso, a baixa disponibilidade e o elevado custo para aquisi o de terra pressionam pela perman ncia do filho mais velho na propriedade paterna, enquanto os filhos mais novos estudam mais e buscam construir seu futuro profissional fora da agricultura. Nesse sentido parece haver uma passagem gradual - e perversa - de padr o sucessrio da ultimogenitura para a primogenitura.

Em mais da metade das propriedades onde j foi escolhido o sucessor, houve a participa o de toda a famlia no processo. Esta informa o sugere que o padr o de rigidez hier rquico, tpico das famlias rurais, esteja sendo substitudo por um consider vel grau de democratiza o das decis es, como ser visto adiante com mais detalhe. O processo sucessrio, na maioria dos casos, pode conduzir a conflitos que v o desde as formas de remunera o dos irm os n o contemplados com a propriedade paterna at a quest o do vi s de g nero. Protelar a discuss o sobre essas quest es acaba atrasando a defini o dos arranjos familiares necess rios, que envolvem tanto o herdeiro e a continuidade da unidade de produ o paterna, quanto o destino dos demais irm os n o sucessores. O que est em discuss o a necessidade de realizar os investimentos essenciais na propriedade e de definir o valor e as formas de pagamento aos irm os n o contemplados com a propriedade paterna, bem como a prepara o do sucessor. Embora as famlias j tenham hoje um razo vel nvel de di logo sobre o destino dos filhos e mesmo sobre a organiza o da propriedade, os temas de natureza sucessria acabam sendo raramente abordados. Contudo, interessante observar que os arranjos sucessrios n o passam necessariamente pela remunera o monet ria de todos os herdeiros. Con-

k &j

Y b y ew eY P q P bY s r e a q b Q V I VU iP a VY hR g R bY b aRYR W V SSR QP  qbe $`xvuc $Q #t"$e $pX!#BT$`8fe d c #T`8XU 5T$BI

5.3 - Momento da Transferncia: o fim do pai patro Pais e filhos n o t m um ponto de vista comum a respeito do momento da transfer ncia do controle da propriedade. Pouco mais de um quarto dos pais (por m metade dos filhos) disseram que ainda n o pensaram no assunto. interessante ressaltar que 75% dos filhos pertencentes a unidades capitalizadas j t m uma opini o a respeito, confirmando o interesse dos jovens desse segmento pela continuidade na profiss o paterna. Nas unidades produtivas dos agricultores capitalizados parece existir maior espao de di logo entre jovens e pais. bem verdade que nessas propriedades existe uma participa o no trabalho mais constante dos jovens, determinada pela natureza das atividades, constitudas principalmente pela produ o de sunos, aves e leite. Para o funcionamento desse conjunto de atividades preciso, em geral, a contribui o permanente do trabalho de todos os membros da famlia. Por isso, qualquer investimento mais importante tem que passar por um acordo com os filhos, que ser decisivo no trabalho e na gest o da propriedade. Entre os que j pensaram no momento da sucess o, a nfase dos pais (e, sobretudo daqueles que vivem em propriedades de maior renda) est em sua prpria capacidade de trabalho. Assim, 38% do total e 45% dos pais de unidades capitalizadas dizem que

Apenas 6% das moas e 9% dos rapazes disseram que o herdeiro n o necessita compensar os demais irm os porque fica com a responsabilidade de cu idar dos pais . A resposta dos pais com rela o a essa responsabilidade difere um pouco da dos filhos, uma vez que, 15% dos pais responderam dessa forma. E os outros? Quando os rapazes foram colocados diante desta quest o, as duas respostas com maior freq ncia enfatizam que depende da situa de cada filho no momento da transmiss (31%) e que a compensa o se faz em estudo e dinheiro (23%). Esta resposta um forte indicativo de que o estudo credencia o jovem ao exerccio de uma ocupa o urbana, tornando dispens vel o acesso renda da propr iedade para sua sobreviv ncia. Essa id ia corroborada pela reparti o social da resposta: depende da situa de cada filho no momento da transmiss . Pois, quando o patrimnio fundi rio e o valor do negcio s o relativamente importantes, sua transmiss o d lugar, quase sempre, compensa o dos herdeiros n o sucessores. Por isso, nessa dire o, respondem apenas 21% dos capitalizados contra 44% dos descapitalizados, que admitem que a herana depende da situa o econmica de cada filho no momento da aus ncia dos pais. Essa percep o pode estar relacionada com a significativa ocorr ncia de filhos que j saram do meio rural, por m enviam recursos financeiros para a manuten o da unidade produtiva paterna (SILVESTRO et al., 2001). A pesquisa sobre a forma o de novos padr es sucessrios tem interesses pr ticos importantes para o destino da agricultura familiar: a) ser que o atraso e a indefini o na escolha do sucessor n o comprometem sua prepara o profissional, a organiza o da estrutura produtiva e o destino da unidade?; b) ser que a necessidade de contemplar os direitos de todos os herdeiros n o est provocando uma divis o das terras aqu m do limite mnimo de sua viabilidade econmica?; c) at que ponto as ex i-

firmando que a unidade produtiva , ao mesmo tempo, patrimnio e forma de reprodu o familiar, muitas vezes seu destino n o responde a um crit rio de natureza estritamente econmica. 5.2 - Compensao dos Outros Herdeiros

s x8##$tt pq `n p y wo o v s u s n r po
g ncias de remunera o dos herdeiros n o sucessores est o bloqueando as possibilidades de capitaliza o das unidades produtivas existentes? Dos agricultores entrevistados, 51% t m filhos que j deixaram a unidade produtiva, destes, apenas 5% j receberam sua parte do patrimnio; e d) aqueles que ficarem com a gest o da propriedade paterna ter o condi es de compensar, com a renda da unidade agrcola de produ o, os outros irm os que j emigraram? No caso dos descapitalizados, a unidade produtiva uma fonte de sobreviv ncia prec ria possvel que ela n o seja sequer suficiente para a reprodu o de uma famlia, quanto mais para compensar queles filhos n o suce ssores.

  }| { BA9875$ 0#&$#"! ~ z

BA9875$ 0#&pp $ !8

VA

passar o o domnio da propriedade para o sucessor quando n o puderem mais trabalhar. Entre os rapazes, as opini es se dividem entre o acento no trabalho paterno e a nfase em sua prpria capacidade profissional. Para 47% dos rapazes entrevistados e 53% das moas ainda n o foi discutido qual o melhor momento para fazer a transfer ncia do controle da propriedade para o sucessor, demonstrando que n o existe uma discuss o pr via e organizada das quest es que envolvem o processo sucessrio. Na pesquisa de campo ficou ntido, contudo, que a transfer ncia do controle da propriedade n o ocorre exatamente por ocasi o da aposentadoria dos pais ou da prepara o do sucessor. A passagem das responsabilidades sobre a gest o da propriedade se d em um processo de transi o em que os pais, gradativamente, v o passando determinadas tarefas e fun es ao filho sucessor - abertura de conta banc ria prpria ou co njunta, bloco de nota do produtor, filia o a sindicato, associa o cooperativa e as responsabilidades de gerir algumas atividades - at a passagem completa do gerenciamento da propriedade. O casamento do filho sucessor tamb m parece ser um fator que acelera a passagem da responsabilidade da gest o da unidade familiar. Alguns dados da pesquisa apontam para a constru o desse ambiente familiar mais democr atizado. Pelas informa es dos filhos, 49% (62% entre os capitalizados) responderam que o pai acei ta quase sempre as id ias sugeridas, enquanto que 34% disseram que o pai discute em famlia e aceita algumas propostas . Apenas 7% dos rapazes entrevistados, nenhum deles dentre os capitalizados, n costumam fazer propostas novas para os pais. O comportamento das moas diferente do observado entre os rapazes e reflete, na verdade, sua n o-participa o: 28% delas (por m, 42% vivendo em famlias mais pobres) n o costumam fazer propostas para os pais que impliquem algum tipo de mudana na propriedade. Esta situa o mostra cl aramente o afastamento das moas das decis es da propriedade, sobretudo aquelas dos segmentos mais pobres. A sua n o-participa o nas discuss es sobre o futuro da propriedade demonstra a pouca atra o

que, em geral, as moas t m pelo trabalho na agricultura. Esse comportamento resultante de, pelo menos, duas raz es (sem levar em conta seu maior preparo educacional para enfrentar o mercado de trabalho urbano): aus ncia de espao de participa o no estabelecimento familiar e o desinteresse das moas pelas atividades agrcolas, em fun o da penosidade do trabalho. Talvez esta ltima r o explique a prefer ncia, demonstrada por algumas moas entrevistadas, em se casar com rapazes que n o sejam profissionais da agricultura (SILVESTRO et al., 2001). A democratiza o das decis es sobre o destino da propriedade aparece tamb m nas respostas quest o sobre quem toma as decis es importantes na unidade produtiva. Sobre esta quest o, as respostas dos pais, filhos e filhas s o coincidentes: 50% dos pais (67% dos capitalizados e, apenas, 37% entre os descapitalizados) e 51% dos rapazes e das moas responderam que as decis es importantes sobre os rumos da propriedade s o tomadas pelo conjunto da famlia. Disseram: o pai que toma a decis depois de conversar com toda a famlia, 35% dos pais, 22% dos rapazes e 18% das moas. Outro fato que indica a maior participa o dos jovens est na concordncia a respeito das mudanas e dos investimentos realizados nas propriedades nos ltimos anos. Embora em 24% das unidades produtivas descapitalizadas n o tenha sido feito nenhum tipo de investimento, naquelas que o fizeram, houve a concordncia de 68% dos rapazes e 67% das moas. O fato de concordar com os investimentos realizados pode significar que houve, pelo menos, um certo grau de participa o nas discuss es que orientaram as mudanas. Ainda com rela o democratiza o dos e spaos de decis o, a pesquisa se preocupou em levantar a evolu o histrica da participa o dos jovens nas decis es sobre o destino das propriedades. Embora nessa quest o tamb m esteja presente o vi s masculino dos processos sucessrios, h maior i ncorpora o dos jovens nos espaos de decis o da famlia, sobretudo dos rapazes, e nas discuss es sobre as quest es ligadas ao gerenciamento da propriedade. Embora em apenas 6% delas o filho j seja respons vel pela propriedade, 68% dos rapazes e 46% das moas responderam que a participa o

 $`xvu $ #t"$ $pX!#BT$`8f  #T`8X 5T$B

5.4 - Vis de Gnero nos Processos Sucessrios

deles est umentando nas decis es da propriedade nos ltimos anos. Por outro lado, com rela o a n oparticipa o nas decis es da propriedade, apenas 6% dos rapazes (nenhum entre os capitalizados) e 16% das moas (20% entre os agricultores descapitalizados) disseram n o participar de tipo algum de decis o tomada no interior da unidade de produ o. Essa n o-participa o das moas vem reafirmar mais uma vez seu afastamento das atividades agrcolas e do meio rural. Esses dados ajudam a confirmar a hiptese de que nos estabelecimentos familiares (especialmente dos agricultores capitalizados) os jovens v m conquistando maior espao de participa o. Ao mesmo tempo, mostram que os jovens adquirem uma experi ncia de gest o (e n o s trabalho comandado) preciosa para a organiza o de seu futuro profissional. A maior perspectiva de perman ncia desses jovens na propriedade paterna, a intensifica o dos sistemas de produ o (maior n mero de atividades econm icas formadoras de renda) e uma certa divis o do trabalho podem estar fazendo com que os pais sejam obrigados a criar esse espao de participa o pa ra os filhos sob pena de colocarem em risco, em decorr ncia da sada do jovem, a prpria continuidade da unidade de produ o. Apesar disso, deve ser ressaltado que em 42% das propriedades o pai controla todas as atividades e todos trabalham em todas as atividades e em outras 18% (33% entre os capitalizados) o pai controla todas as atividades e o trabalho dividido. Prevalecem, portanto, ainda sob o controle do pai, os aspectos ligados gest o do estabelecimento. No entanto, o car ter rigidamente hier rquico da organiza o familiar tradicional centrado no poder quase absoluto do pai parece estar definitivamente desaparecendo, dando lugar a um ambiente de maior participa o de todos os membros da famlia, sobretudo dos rapazes, criando, portanto, um maior espao de discuss o em torno das quest es relacionadas gest o da propriedade e tamb m daquelas que envolvem os processos sucessr ios.

x8##$tt `

BA9875$ 0#&$#"! 

O processo sucessrio e, de certa forma , toda a organiza o do processo de trabalho s o enviesados contra a mulher. Isso n o novo e consiste num trao verdadeiramente secular das formas familiares de produ o em todo o mundo. S que anteriormente nos moldes que dominaram a reprodu o da agricultura familiar at o final dos anos 60s -, os cdigos ticos e morais t o bem descritos por WOORTMAN (1994) estimulavam a mulher a permanecer como um elo fundamental da cadeia reprodutiva. Atualmente, h um relaxamento nas normas que vinculam a menina ao n cleo familiar. De certa forma, os pais incentivam a partida das filhas em dire o casa de conhecidos, na qualidade de dom sticas, por exemplo. Anteriormente, elas s sairiam para a casa do marido, que em geral era tamb m um agricultor. Nesse sentido, o processo de sada das moas do campo faz parte do declnio do prprio car ter patr iarcal que caracteriza tradicionalmente a famlia camponesa. Se a partilha do poder paterno com o possvel ou prov vel sucessor homem j complicada, o tema nem colocado quando se trata da mulher. Mesmo que haja preocupa o em n o prejudic -la sob o ngulo pa trimonial, o fato que, na organiza o da propriedade, o papel das moas ainda s ubalterno. Na opini o de 62% dos pais entrevistados (85% entre os capitalizados) as moas t m as mesmas chances sucessrias que os rapazes. Aqui aparece um contraste significativo entre a opini o dos pais e a das prprias moas a este respeito: apenas 40% delas dizem ter as mesmas chances que os rapazes e 38% (mas apenas 17% entre os capitalizados) responderam que n ser sucess oras . Deve-se considerar, contudo, que o percentual de moas que dizem ter a mesma chance que os rapazes na sucess o da propriedade pode refletir muito mais seu sentimento de que deveria haver igualdade na partilha dos bens, uma vez que a herana est ssociada ao pagamento dos servios prestados na terra, do que uma possibilidade concreta de realiza o. Nesse sentido, PAULILO (2000) observou que o alijamento das mulheres por ocasi o da partilha da propriedad uma quest o

6 - CONSIDERAES FINAIS Os padr es sucessrios dominantes na agr icultura familiar do oeste de Santa Catarina s o hoje uma ameaa ao seu prprio desenvolvimento e, conseqentemente, integridade do tecido social do meio rural. At 20 ou 30 anos atr s, os jovens do meio rural seguiam as regras que formaram os destinos de seus pais e permaneciam no campo, seja na propriedade paterna, seja em busca de mais terra na fronteira agrcola. Nesse ambiente, no papel de m e e esposa de agricultor que se construa o futuro da maioria das moas. O atual processo sucessrio deixa claro que acaba a naturalidade que existia entre o destino da unidade de produ o e o destino dos membros da famlia. A demora na defini o do sucessor e a amplia o do horizonte profissional dos jovens implicam o atraso da discuss o de quest es fundamentais para a unidade de produ o, como a prepara o pro fissional do herdeiro, a passagem gradativa do poder paterno, a defini o dos novos investimentos na propriedade e as formas de remunera o dos irm os n o sucessores. A discu ss o pr via e organizada dessas quest es ssencial para a reprodu o social e econmica das un idades familiares. Os agricultores familiares e suas organiza es representativas n o parecem estar preocupados em discutir os novos desafios dos processos sucessrios e suas implica es para a continuidade da agricultura familiar. As mudanas nas condi es objetivas e no ambiente social de reprodu o da agricultura familiar, sobretudo com a amplia o do horizonte profissional dos jovens, n o foram acompanhadas por transforma es importantes nas formas de rela o entre gera es e sexos. Estudos recentes a respe ito dos movimentos sociais de mulheres mostram, curiosamente, a corajosa abordagem de assuntos de-

 H 5 5 C ) E CB8 8 A 8 7 5 3 ) #  ) ( ' % # !     PIGFD0@ 9642210! &$" 

VW

muito delicada. Tudo que se consegue, diz a autora, que as mulheres digam, com timidez, que elas deveriam ter os mesmos direitos. ntida a prefer ncia familiar masculina na escolha do sucessor. Na pesquisa de campo n o foi encontrado nenhum caso em que a moa tenha sido escolhida sucessora ou ent o dirigisse, de fato, a propriedade paterna. Existe uma completa distncia, n o apenas entre as fun es que envolvem responsabilidade nas tomadas de decis o quanto ao destino da propriedade, mas tamb m um afastamento das opera es de trabalho ligadas atividade agrcola. Esse comportamento confirmado pela resposta de 60% das moas que disseram concentrar suas atividades "nos trabalhos dom ticos e s esporadicamente na lavoura e cria es" (SILVESTRO et al., 2001). Um dos indicadores que tamb m mostra a diferena de participa o dos jovens na propriedade est relacionado obten o de cr dito agrcola: 85% das moas nunca sugeriram fazer um empr stimo para a propriedade. Com rela o aos rapazes, 39% deles j sugeriram fazer um financiamento, sendo que 20% (32% entre os capitalizados) j fizeram um financiamento em seu nome. Outro indicativo do desinteresse das moas pela gest o da propriedade, e que pode estar relacionado ao seu alijamento da sucess o, a resposta relacionada pergunta onde aplicaria primeiro os recursos disponveis". Enquanto 49% dos rapazes disseram que aplicariam primeiro na agricultura, 51% das moas disseram que aplicariam no estudo e na po upana , caracterizando que o investimento no ensino formal visto como uma alternativa para sair da agricultura e do meio rural. A masculiniza o do meio rural, const atada no trabalho de CAMARANO e ABRAMOVAY (1998), n o pode ser encarada como decorr ncia natural do processo de desenvolvimento. A pesquisa permite concluir que pelo menos duas causas est o associadas intensidade do xodo juvenil feminino: a penosidade do trabalho e a express o da maneira como o poder se distribui no interior da famlia. A possibilidade de serem sucessoras, as responsabilidades, o planejamento,

a participa o, a apresenta o social na qualidade de agricultoras s o, de certa forma, vedadas s jovens, contribuindo para que se afastem das atividades agrcolas e do espao rural.

R SQ

 `vu $ #$ $pX!#BT$`8f  #T`8X 5T$B

licados e cruciais como a sexualidade e a sa de, por m, em nenhum caso entra em pauta a distribui o das responsabilidades e o vi s de g nero ligado aos processos sucessrios.

LITERATURA CITADA
ABRAMOVAY, R. et. al. Juventude e agricultura familiar: desafio dos novos padr es sucessrios. 2. ed. Braslia: Ed i es Unesco, 1998. 101 p. CAMARANO, A. A.; ABRAMOVAY, R. xodo rural, envelhecimento e masculiniza o no Brasil: panorama dos ltimos cinqenta anos. Revista Brasileira de Estudos de Popula o, v. 15, n. 2, p. 45-66, jul./dez. 1998. CAMPOS, I. Os colonos do Rio Uruguai. 1987. 370 p. Disserta o (Mestrado) - Universidade Federal da Paraba, Campina Grande, 1987. GASSON, R.; ERRINGTON, A. The farm family business. Wallingford: Cab International, 1993. MELLO, M. A. A trajetria da produ o e transforma o do leite no Oeste catarinense e a busca de vias alternativas. 1998. 165 p. Disserta o (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1998.

______. et al. Os impasses sociais da sucess o hereditria na agricultura familiar. Florianpolis/Braslia: Ep agri/NEAD, 2001. 124 p. WOORTMAN, E. F. Herdeiros parentes e compadres. Braslia: Hucitec/UNB, 1994. 336 p.

e "q66hfd `b a$X ` r pY Y i e g e X c `Y
MUNTON, R.; MARSDEN, T.; WARD, N. Uneven agrarian development and the social relations of farm households. In: BOWLER I.; BRYANT, C.; NELLIS, D. Contemporary rural systens in transition. Wallingford: Cab International, 1992. v. 1, p. 61-63. PAPMA, F. Contesting the Household Estate: Southern Brazilian peasants and modern agriculture. Leiden, Holanda: Centre for Latin American Research and Documentation, 1992. PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL. Coleta de dados: pesquisa participante sobre juventude rural. Passo Fundo, 1992. (impresso) PAULILO, M. I. S. Movimento de mulheres agricultoras: terra e matrimnio. Cadernos de Pesquisa, Florianpolis, n. 21, p. 1-17, jun. 2000. SILVESTRO, M. L. Transformaes da agricultura familiar e estratgias de reprodu o: o caso do Oeste catarinense. 1995. 349 p. Disserta o (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995.

x y y x vu t PIGFD0 9646 "d$"w 0hs

PIGFD0 9642210 &$" 

s u x xs j } j us  ~ x t } u k p i po |j t ps {l z l us u tlsl q p mml kj " }ux av k 06"x d2r006Pnayx 0"w v 6n0ar0o Dn0Pi

Recebido em 14/10/2002. Liberado para publica o em 28/01/2003.

S-ar putea să vă placă și