Sunteți pe pagina 1din 36

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

Impactos para o profissional de RI


Outubro de 2010

Apresentao
Vivemos um perodo de mudanas importantes no ambiente poltico, econmico e regulatrio-contbil. Faltam poucos meses para a mudana mais relevante nas demonstraes financeiras das companhias brasileiras, desde a entrada em vigor da Lei n 6.404, em 1976. O papel do profissional de relaes com investidores ajudar o investidor a entender tempestivamente as mudanas derivadas das novas normas contbeis. O objetivo deste Guia fornecer orientaes e informaes que contribuam para facilitar o processo de adequao s novas normas e minimizar eventuais riscos na divulgao dos dados financeiros. Boa leitura!

Fernando Alves Scio - Presidente PwC Brasil

Ricardo Florence Presidente Instituto Brasileiro de Relaes com Investidores

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

ndice

Resumo Executivo (a) Introduo ao IFRS e ao novo BR GAAP (CPCs) (b) Potenciais impactos (c) Desafios (d) A experincia europeia (e) Publicaes (f) Ferramentas

4 6 12 22 28 32 34

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

Resumo Executivo
Os International Financial Reporting Standards (IFRS) e as novas normas contbeis brasileiras, os CPCs (emitidos pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis), so o padro contbil aplicvel para as demonstraes financeiras de companhias de capital aberto, instituies financeiras que possuam Comit de Auditoria e companhias de grande porte brasileiras em 31 de dezembro de 2010. Os perodos comparativos de 2009 (inclusive nos ITRs de 2010) tm de ser reapresentados para o mercado com base nos novos padres contbeis. A fim de evitar incertezas, fundamental comunicar de forma estruturada e planejada as mudanas provocadas com a adoo das novas normas para que os investidores entendam seus impactos. O profissional de RI precisa estar preparado para esclarecer as dvidas dos investidores, como: Qual o grau de conhecimento contbil dos meus investidores? As anlises histricas sero refeitas? Haver impacto no EBITDA? Haver impacto no guidance ou no valuation? Como podemos ajudar os investidores e os analistas de mercado? Quais so seus interesses? Quais sero as consequncias para os investidores de curto e longo prazos?

Os tempos mudam e ns mudamos com eles Ovdio

The times they are a-changin Bob Dylan

PwC | IBRI

Este Guia apresenta vrios aspectos a serem considerados pelos profissionais de RI nos prximos meses durante a preparao dos balanos e a divulgao dos resultados para o mercado: (a) Introduo ao IFRS e ao novo BR GAAP (CPCs) (d) A experincia europeia

Lies aprendidas com a aplicao do IFRS nas demonstraes financeiras A origem da nova linguagem contbil global, sua adoo no mundo e o processo consolidadas de companhias abertas europeias a partir de 2005, quando as de convergncia das normas brasileiras. novas normas passaram a ser requeridas (b) Potenciais impactos pela Unio Europeia. Os principais impactos incluem maior (e) Publicaes volatilidade nos resultados (uso de Sugestes de ttulos para leitura valor justo), mudanas relevantes nos conceitos contbeis e aumento do nvel de adicional, fontes de informao e divulgao requerida, como a informao exemplos de boas prticas. por segmento. (f) Ferramentas (c) Desafios Apresentao ilustrativa que pode ser utilizada como modelo para explicar a O profissional de relaes com transio para IFRS/CPCs. investidores tem dois desafios importantes: o primeiro entender as mudanas e participar da equipe interna que coordena a migrao e o segundo explic-las aos investidores brasileiros e estrangeiros de uma maneira estruturada sem gerar surpresas.

Vale lembrar que as mudanas nas normas contbeis podem alterar o lucro, o EBITDA e o patrimnio da companhia, mas no alteram a estratgia, o desempenho ou os fluxos de caixa. Os novos critrios no permitem sanar eventos de default ps-data do balano nos casos em que isso implique em reclassificaes de dvida.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

(a) Introduo ao IFRS e ao novo BR GAAP (CPCs)

PwC | IBRI

IFRS - breve histrico Os IFRSs so emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB). As primeiras normas internacionais, ento conhecidas como IASs, foram emitidas em 1973, mas a movimentao global para a adoo do IFRS iniciou somente depois do escndalo da Enron, em 2002, com a constatao de que uma norma baseada em princpios seria mais fiel realidade econmica de transaes do que normas baseadas em regras rgidas. O incio da adeso ao IFRS ocorreu em 2002, quando a Unio Europeia determinou que todas as 7.000 companhias abertas europeias deveriam aplicar o IFRS em suas demonstraes financeiras consolidadas a partir de 2005. Outros pases, incluindo Austrlia, Hong Kong, frica do Sul e alguns do leste europeu, adotaram a adeso no mesmo perodo. A onda seguinte de adoo incluiu o Brasil, a Coreia do Sul, a ndia e o Canad. A convergncia internacional ser atingida somente quando os Estados Unidos permitirem o uso do IFRS, deciso que dever ser tomada no ano que vem, 2011, para implementao, talvez, a partir de 2015. Aplicao do IFRS no mundo

Em processo de transio J aplica o IFRS Sem previsao de adoo do IFRS

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

Aplicao do IFRS no Brasil Como podemos ver no mapa, a adoo do IFRS no Brasil era inevitvel, dado que o IFRS est se tornando a linguagem contbil oficial no mundo. Em alguns anos, os pases que no adotarem o IFRS tero dificuldades para atuar em um ambiente globalizado. Em setembro de 2010, a CVM divulgou a Instruo n 485, a qual requer que as demonstraes financeiras consolidadas de companhias abertas devem ser apresentadas conforme IFRS e as normas contbeis brasileiras emitidas pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis (os CPCs), o novo BR GAAP (a administrao da companhia deve atestar que as demonstraes financeiras foram preparadas em conformidade com ambos os padres). No entanto, nas demonstraes financeiras individuais, devem ser aplicados os CPCs. Outros reguladores podem determinar o uso do IFRS, por exemplo: o Banco Central e a SUSEP. O foco principal do IFRS nas informaes financeiras consolidadas, do desempenho da entidade econmica, composta da controladora e das suas subsidirias. H certa contradio entre as normas aplicveis s demonstraes financeiras consolidadas e as normas a serem utilizadas para o clculo da base para o pagamento de dividendos ou impostos (as demonstraes financeiras individuais). As empresas brasileiras so obrigadas a aplicar certas polticas contbeis embora o IFRS permita outras opes (por exemplo, a reavaliao proibida no Brasil) e a incluir informaes adicionais no requeridas pelo IFRS (por exemplo, a demonstrao de valor agregado). Essa forma prescritiva de aplicar IFRS no impede aplicao integral de IFRS. O IFRS SME (Small and Medium-sized Entitities), aplicvel s pequenas e medias empresas (PMEs), no pode ser utilizado no Brasil, mas existe um CPC equivalente para PMEs. Esse pode ser aplicado por entidades que no sejam de grande porte e no tenham obrigao pblica de prestar contas, basicamente S.A.s fechadas e limitadas. O IFRS para SME no aplicvel para instituies financeiras.

PwC | IBRI

O novo BR GAAP e os CPCs As mudanas nas normas brasileiras comearam com a sano da Lei n 11.638/07. Essa lei estabeleceu trs pontos fundamentais para o processo de convergncia ao IFRS: Conferiu CVM a autoridade de estabelecer normas contbeis no Brasil antes as normas contbeis eram estabelecidas pelas leis. Como uma lei s pode ser alterada por outra lei, qualquer mudana regulatria constitua um longo e burocrtico processo que poderia levar anos para ser concludo. Em um ambiente em que os mercados mudam com muita velocidade, sua regulamentao precisa ser igualmente clere. Estabeleceu que a CVM, ao regulamentar normas contbeis, deveria garantir que estas estejam em conformidade com as normas internacionais de contabilidade: o IFRS. Facultou CVM a possibilidade de firmar convnio com entidade independente que a assessorasse no processo tcnico de regulamentao contbil concretizado pelo convnio que a CVM firmou com o CPC. Em 2008, o CPC emitiu 14 pronunciamentos para iniciar o processo de convergncia entre BR GAAP e IFRS em 2008. Essas normas eram na essncia tradues das normas equivalentes em IFRS. No entanto, ainda existem algumas diferenas menores. O processo de convergncia entrou em sua segunda fase em 2009 com a emisso de mais 26 normas que entram em vigor at 31 de dezembro de 2010, aproximando, assim, a nova contabilidade brasileira das normas internacionais. Algumas companhias de capital aberto brasileiras j apresentaram o primeiro ITR de 2010 com dados comparativos (ITR de maro de 2009 e balano patrimonial de 31 de dezembro de 2009), mas a maioria aproveitou a opo facultada pela Instruo CVM no 603, que permite apresentar as informaes financeiras com base no novo padro contbil brasileiro somente para o exerccio a findar em 31 de dezembro de 2010 (com os saldos comparativos de 2009 e o balano de abertura de 1o de janeiro de 2009).

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

Quais demonstraes financeiras devem ser apresentadas e explicadas A CVM requer a aplicao do IFRS e dos CPCs nas demonstraes financeiras consolidadas de companhias abertas. O Banco Central e a SUSEP requerem o IFRS ou o IFRS modificado nas demonstraes financeiras consolidadas. Outros reguladores podem apresentar exigncias distintas. Normas baseadas em princpios O IFRS baseado em princpios, no em regras detalhadas, por isso permite vrios tratamentos contbeis para as mesmas circunstncias. Aparentemente, essa caracterstica poderia ser interpretada como uma fragilidade. No entanto, muito mais difcil no refletir a essncia econmica em normativos baseados em princpios do que em normativos baseados em regras, dado que, no IFRS, deve necessariamente observar o conceito da prevalncia da essncia sobre a forma. Em virtude dos possveis tratamentos permitidos, importante descrever claramente as polticas contbeis utilizadas e aplic-las consistentemente. Apesar de ser baseado em princpios, existem regras no IFRS que devem ser seguidas. Para entidades que no sejam sujeitas determinao diferente do regulador (por exemplo, o Banco Central), as demonstraes financeiras individuais da controladora (incluindo suas subsidirias pelo mtodo de equivalncia patrimonial) devem ser preparadas conforme os CPCs brasileiros. Saldos comparativos devem ser reapresentados conforme o novo padro contbil para poder comparar o desempenho do ano 2010 com o de 2009 (exceto quando houver uma iseno outorgada por um regulador). As demonstraes financeiras em IFRS so necessariamente comparativas. Com isso, as empresas que forem apresentar suas demonstraes financeiras para o exerccio findo em 31 de dezembro de 2010 em IFRS devem reprocessar o

10

PwC | IBRI

exerccio de 2009 no mesmo padro a fim de atender a essa determinao. Alguns reguladores brasileiros esto dispensando as empresas da apresentao comparativa em 2010 a fim de poupar as empresas desse esforo de reprocessamento. No entanto, importante salientar que, ao se valer dessa iseno, a empresa no pode declarar o uso do IFRS at apresentar a informao de forma comparativa. As demonstraes financeiras devem incluir uma reconciliao entre o patrimnio e o resultado consolidado e individual. Como existe no mercado a falsa noo de que no haver diferenas ou que estas sero imateriais, importante que a administrao entenda bem o fato gerador dessas conciliaes para que possa explic-las aos investidores Os ITRs de 2010 com informao comparativa a 2009 tambm devem ser apresentados conforme as novas normas. A Deliberao n 603 da CVM permite apresentar esses ITRs durante 2010 como parte do cronograma de reporte normal da companhia, ou com as demonstraes financeiras anuais de 2010, durante os primeiros meses de 2011. Apesar de serem estruturas contbeis diferentes (exemplo: CPC e IFRS ou COSIF e IFRS), no h impedimento de continuar a apresentar as demonstraes financeiras consolidadas e individuais no mesmo documento.

fundamental saber quais demonstraes financeiras devem ser apresentadas e quais as normas contbeis aplicveis, inclusive os requerimentos do regulador especfico.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

11

(b) Potenciais impactos

12

PwC | IBRI

Os nmeros relativos a 2010, os publicados em 2009 e os ITRs correspondentes tero de ser modificados. Os sistemas precisam ser adaptados, as pessoas tm de ser retreinadas, a informao interna deve ser remodelada, os KPIs sero modificados, os covenants bancrios podero ser renegociados e as demonstraes financeiras tero de apresentar maior volume de divulgaes.

Maior volatilidade no resultado O IFRS requer maior uso de contabilizao ao valor justo. A aplicao do valor justo sobre instrumentos financeiros mantidos para negociao e o reconhecimento do valor justo sobre os derivativos, quer estejam isolados ou embutidos em outros contratos, devem resultar no aumento do nvel de volatilidade no resultado da empresa. A proibio de amortizao de gio e o requerimento de fazer um teste anual de impairment tambm podem gerar maior volatilidade no resultado. O teste anual para verificao do valor provvel de realizao (impairment) dos ativos poderia resultar na contabilizao de perda por impairment. Pela regra brasileira anterior, o gio era amortizado, o que permitia a diluio do gasto em doses homeopticas ao longo do perodo de amortizao. Pela nova regra, esse gasto no mais amortizado, mas sofre teste anual de impairment. Companhias com ativos biolgicos tero que apresentar os montantes a valor de mercado, impactando a margem bruta, o resultado e o EBITDA. O profissional de RI deve procurar educar o mercado/ investidor a distinguir alteraes decorrentes de efetiva mudana no desempenho da empresa daquelas decorrentes dessa volatilidade.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

13

Aumento relevante das informaes divulgadas Para a grande maioria das companhias, haver um aumento relevante nas informaes divulgadas em notas explicativas das demonstraes financeiras anuais. As polticas contbeis so mais complexas e mais extensas, as informaes exigidas sobre o teste de impairment so significantes; e as companhias abertas devero apresentar informao segregada por segmento. No primeiro ano de adoo de IFRS/CPCs, ser requerida ainda a apresentao de uma nota que explique o efeito da transio para o IFRS. Um estudo feito no Reino Unido logo depois da primeira aplicao de IFRS, em 2005, revelou que o nmero de pginas das demonstraes financeiras de uma companhia aberta aumentou, em mdia, em 56%. Entretanto, poder haver uma reduo significante no volume de informao requerida a ser apresentada trimestralmente nos ITRs preparados conforme o IAS 34/CPC 21.

Redefinio de receita Um dos pontos mais sensveis no universo contbil o momento do reconhecimento da receita, ou seja, quando uma empresa pode registrar contabilmente uma venda: quando o pedido foi feito pelo cliente? Quando a nota fiscal emitida? Quando o produto entregue ao cliente? Quando o cliente paga pela compra? Pode parecer uma questo meramente filosfica, mas fundamental para a determinao de quando a receita efetivamente devida e, dessa forma, pode efetivamente influenciar o resultado da empresa naquele perodo. De uma forma geral, a regra contbil estabelece que esse momento deve coincidir com o fato gerador da receita. No entanto, o momento do fato gerador pode mudar de acordo com o setor de atuao da empresa, por exemplo: de uma forma geral, esse fato gerador a transferncia do bem que est sendo vendido, ou seja, se sua empresa vendeu um par de sapatos e o cliente saiu da loja com o produto, a empresa j tem o direito de contabilizar a receita, mesmo que o cliente s v pagar pela compra daqui a 60 dias. Essa questo mais sensvel quando consideramos empresas de longo ciclo operacional como uma empresa de construo civil. O cliente comprou

14

PwC | IBRI

o apartamento na planta e j comeou a fazer pagamentos, mas a empresa s vai entreg-lo daqui a alguns anos. Nesse caso, qual o momento mais correto para reconhecer a receita? Poderamos empregar a mesma analogia s empresas do setor de telecomunicaes, agronegcios, concesses, etc. Outra mudana significativa diz respeito receita. Hoje reconhecemos receitas brutas como a soma das notas fiscais emitidas pelas empresas. No IFRS, no se pode considerar os impostos sobre a receita (PIS, COFINS, ISSQN, IPI, ICMS, etc.), o que deve reduzir o valor de receita registrada. O profissional de RI precisa explicar para o investidor que a reduo no volume de receita no significa uma piora no desempenho da empresa.

Covenants O IFRS estabelece critrios diferentes para classificar e apresentar certos tipos de aplicao financeira no balano (dvida conversvel e alguns tipos de aes preferenciais). A tendncia com o IFRS ter maior passivo do que ocorria no antigo BR GAAP. Isso pode ter um impacto relevante sobre os ndices financeiros, gerando reflexos no cumprimento de covenants de emprstimos. O IFRS no permite sanar o no cumprimento de covenants no perodo entre a data do balano e a emisso das demonstraes financeiras. Portanto, eventuais defaults devem ser renegociados e waivers obtidos antes da data do balano para evitar reclassificaes de dvida para o curto prazo.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

15

Dividendos A apurao de dividendos baseada nas demonstraes financeiras individuais da companhia preparadas conforme os novos CPCs. importante considerar os reflexos das novas normas contbeis, a maior volatilidade no resultado e o uso adicional de valores justos no clculo dos dividendos mnimos obrigatrios e da disponibilidade de lucros distribuveis. Ou seja, se o resultado for significativamente elevado em funo da avaliao dos instrumentos financeiros a valor justo, mas esses ativos ainda no foram vendidos, esse efeito no necessariamente seria considerado na base de dividendos, principalmente, se considerarmos que a volatilidade do mercado pode alterar a situao de ganho sobre esses ativos para perda em algum momento no futuro. Lucro por ao O IFRS e os CPCs requerem apresentar um valor de lucro por ao baseado no lucro atribuvel aos acionistas da controladora e o nmero mdio de aes em circulao durante o perodo. Tambm apresentado o lucro diludo por ao, o qual considera o impacto de aes adicionais a serem emitidas como consequncia de dvida conversvel, planos de opes para empregados, etc.

Imposto de renda O Regime Tributrio Transitrio (RTT) congelou em 2007 as normas a serem utilizadas no clculo do imposto de renda e da contribuio social e de outros impostos para que nenhuma das mudanas seja aplicvel fiscalmente. A necessidade de controles paralelos fiscais e contbeis aumentar a complexidade dessa rea. Essas diferenas vo gerar efeitos relevantes no imposto de renda diferido, e a despesa de IR/CS reconhecida no resultado ser bem diferente do imposto efetivamente pago. Moeda funcional A moeda funcional a moeda do ambiente econmico onde cada entidade opera. Para a maioria das companhias brasileiras, a moeda funcional o real. Mas para empresas que tenham elevada exposio num mercado especfico, a determinao requer melhor julgamento. Nesse caso, toda a contabilidade da empresa deveria ser mantida na moeda desse mercado (dlares ou euro, yuan, etc.) e o efeito da variao cambial pode ser significativo. Nesses casos, explicar o conceito de moeda funcional para o investidor, assim como as consequncias na apurao da variao cambial reconhecida no resultado, pode ser um desafio.

16

PwC | IBRI

Ativos biolgicos Todos os ativos biolgicos (florestas, plantaes, animais) devem ser contabilizados pelo seu valor justo, ou seja, o preo de venda menos as despesas a serem incorridas na venda. Muitos ativos biolgicos no tm mercado ativo, assim, tcnicas e modelos de avaliao devem ser aplicados para determinar os valores justos. Para as companhias que atuam nesses setores, importante poder explicar o desempenho do negcio e diferenci-lo das variaes nos valores justos sobre os quais a administrao tem pouco ou nenhum controle. O impacto de volatilidade para fins de guidance pode ser relevante. Aquisies de empresas As novas normas requerem que o gio que resulta de uma aquisio seja determinado com base no valor justo dos ativos e passivos adquiridos. No passado, esse gio era apurado comparando o valor efetivamente pago pelo ativo com o valor contbil do patrimnio da empresa comprada. Pela nova regra, a empresa precisa avaliar todos os ativos a valor de mercado na data da compra. O gio ser obtido pela comparao entre o valor efetivamente pago e o valor de mercado desses ativos. Em geral, o gio ser menor que o determinado conforme as antigas normas brasileiras.

Ativos intangveis, incluindo marcas, relacionamento com clientes e tecnologias, devem ser identificados na entidade adquirida e avaliados pelo seu valor justo. O gio precisar ser testado para impairment anualmente. Despesas de impairment podem ser muito relevantes e precisam ser comunicadas ao mercado com cuidado. Aquisies feitas em etapas podem gerar ganhos relevantes no resultado, os quais podem ser no intuitivos e difceis de explicar de forma simples. Em termos gerais, o desgio no mais refletido no balano, sendo creditado (como ganho) no resultado.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

17

Informao por segmento Companhias abertas devem apresentar informaes relacionadas por segmento. A norma requer apresentar a informao segmentada do ponto de vista da administrao, devendo seguir o formato apresentado ao principal tomador de decises da companhia. Essa exigncia pode fazer com que os administradores tenham receio de divulgar informao confidencial ao mercado e a potenciais concorrentes. Porm, precisam avaliar tambm que essa pode ser uma excelente oportunidade para explicar o seu negcio. O desafio para os profissionais da rea financeira e de relaes com investidores encontrar o equilbrio entre esses dois aspectos.

ITRs O IFRS (IAS 34) e os CPCs (CPC 21) permitem a apresentao de informaes financeiras intermedirias condensadas. O objetivo de uma demonstrao intermediria atualizar o investidor sobre os fatos relevantes que aconteceram durante o perodo desde a emisso das demonstraes financeiras anuais anteriores.

No necessrio repetir informaes que o investidor j conhea. Se as polticas contbeis no tivessem mudado, por exemplo, no seria necessrio repeti-las no ITR; se o status dos processos legais no tiver avanado durante o trimestre, no h necessidade de repetir as informaes A informao por segmento considerada apresentadas nas demonstraes de grande importncia pelos investidores. financeiras anuais anteriores. Um pesquisa feita pela PwC em 2007 concluiu que as empresas que divulgam informao por segmento com qualidade podem se diferenciar de seus concorrentes permitindo uma anlise de risco por setor mais apurada pelo investidor.

18

PwC | IBRI

Operaes de tesouraria O IFRS exige uma sofisticao maior na divulgao dos instrumentos financeiros e operaes de tesouraria. Os itens a serem considerados incluem: Hedge do risco de variao cambial, taxas de juros, etc. Como explicar as consequncias da deciso de aplicar, ou no, a contabilizao de hedge; Reconhecimento de variaes de valores justos de aplicaes financeiras no resultado; Divulgao das tcnicas utilizadas para avaliar instrumentos financeiros; Impacto sobre setores especficos O IFRS/CPCs tem regras especficas para a contabilizao de ativos biolgicos, concesses, construtoras/incorporadoras, bancos, seguradoras, telefonia. Para empresas que atuam nesses segmentos, importante entender as nuanas das novas normas, debater com outros players do mesmo setor, fazer benchmarking e aprender com seus pares no exterior que j aplicam IFRS. Anlise cuidadosa da dvida conversvel em aes. Isso muitas vezes pode envolver um instrumento composto (componentes de dvida, patrimnio e/ou derivativos embutidos), que deve ser classificado no balano como dvida ou derivativo, o que ter impacto no ndice de dvida/ patrimnio ou no resultado. O relacionamento com as agncias de rating tambm deve ser considerado, e os reflexos das mudanas bem explicados.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

19

EBITDA e suas variveis Embora a CVM desencoraje o uso de Non-GAAP measures, a utilizao do EBITDA permite desenvolver uma equao padro que se aproxima aos conceitos de gerao de caixa operacional (mas no igual por sofrer distores pelos conceitos de competncia do exerccio) para melhor explicar o desempenho da entidade ao mercado, atendendo aos requerimentos do IFRS/CPCs. Como mencionado acima, a norma de apresentao por segmento requer divulgar a informao utilizada pelo principal tomador de decises da companhia para avaliar o desempenho dos segmentos. Se EBITDA ou EBITDA Ajustado for utilizado, esta a informao que deve ser apresentada na nota de segmentos (e reconciliada aos dados contbeis). Com base numa pesquisa feita pela PwC na Europa em 2006, 45% das companhias francesas e 47% das companhias britnicas apresentaram uma medida de lucro que a administrao considera a que melhor explica o desempenho do negcio. Tais medidas incluem: Resultado excluindo itens excepcionais. Resultado antes de itens especficos. Resultado antes de itens no recorrentes. Resultado normalizado. Resultado antes de itens significantes. Resultado subjacente. Resultado antes de itens especiais. Resultado operacional corrente.

A variao do valor justo dos ativos biolgicos impacta o EBITDA - como o componente no realizado no afeta o caixa, esta variao normalmente apresentada como um ajuste na apurao do EBITDA Ajustado.

20

PwC | IBRI

Explicando a transio Alm de ser til para os investidores, requerido tanto pelo IFRS 1 quanto pelo CPC 37 apresentar uma nota de reconciliao entre o patrimnio e o resultado conforme BR GAAP antigo apresentado em 2009 e de acordo com as novas normas a serem apresentadas em 2010. No primeiro ano de adoo de IFRS/CPCs (e no futuro, quando houver mudanas nas polticas contbeis), tambm necessrio apresentar o balano de abertura (sendo o balano na data de transio para o IFRS/CPCs). Divulgao das polticas contbeis, julgamentos e estimativas crticas O IFRS/CPCs exigem descrever as polticas contbeis crticas na preparao das demonstraes financeiras, incluindo as estimativas e os julgamentos mais importantes utilizados. Como cada companhia diferente e enfrenta desafios particulares, as decises-chave tomadas pela administrao a serem apresentadas nas demonstraes financeiras devem ser consideradas com cuidado. A anlise de sensibilidade de tomar (ou no) uma deciso contbil especfica pode ser utilizada para comunicar a sua relevncia.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

21

(c) Desafios

22

PwC | IBRI

O planejamento das aes de divulgao de forma coerente e estruturada pode evitar malentendidos e dvidas.

Desenvolva um cronograma e uma estratgia de divulgao Um cronograma de divulgao e um processo de comunicao e orientao aos analistas e investidores so fundamentais. Explique o cronograma ao mercado deixando claro quais informaes sero apresentadas e quando. A informao reapresentada em IFRS/CPCs deve incluir: o balano de abertura e os resultados do ano comparativo; as polticas contbeis-chave escolhidas e os principais impactos. A comunicao antecipada das mudanas muito mais til para o investidor do que divulgar todas as informaes somente na apresentao dos resultados do ano de 2010. O investidor precisa de tempo para absorver as novas normas, refazer as anlises histricas e considerar o impacto delas sobre a avaliao da companhia. Comunique objetivamente as mudanas em uma apresentao especfica para explicar a transio para IFRS/CPCs. No faa a comunicao das consequncias da adoo de IFRS/CPCs com a apresentao de outras informaes financeiras ou de resultados do desempenho da companhia. Procure evitar misturar conceitos dos impactos das mudanas contbeis e mudanas reais do negcio.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

23

Comunique com detalhes suficientes para que o investidor possa entender o impacto. Os investidores no so necessariamente especialistas em IFRS/ CPC, ento ser necessrio explicar at conceitos complexos em linguagem simples e clara. Explique o impacto no resultado e no balano, incluindo cada mudana e seu efeito. Isso deve ser feito linha por linha se for necessrio. Disponibilize materiais e apresentaes para o investidor poder acompanhar e entender as explicaes. No economize em comunicao. Invista em conference calls ou webcasts se forem necessrios. Gerencie as expectativas do mercado. Apresente o cronograma. Se a informao for preliminar, deixe isso claro. Elimine o fator surpresa negativa. Impactos negativos so absorvidos melhor quando explicados com calma e com antecedncia. Monitore a reao dos investidores e analistas e corrija qualquer inconsistncia.

Entender e comunicar O profissional de RI precisa entender os conceitos por trs dos ajustes para poder explic-los com clareza. O DRI ou membro da sua equipe deve ser parte do Steering Committee que toma as decises importantes sobre as polticas contbeis e outras abordagens escolhidas pela companhia. Como mencionado na seo b, haver maior volatilidade nos resultados (em virtude de maior uso do valor justo, combinao de negcios, ativos intangveis, teste de impairment, moeda funcional, instrumentos financeiros e contabilizao de hedge). Deixe claro que as mudanas das prticas contbeis no alteram os fundamentos do negcio nem o fluxo/ saldo de caixa. Poder haver mudanas na forma de apresentao da caixa gerada pelas operaes e atividades de investimento e de financiamento. Antecipe perguntas e potenciais dvidas, por exemplo, sobre as polticas contbeis escolhidas, o nvel de investimento em sistemas novos ou consultoria, o impacto (se houver) sobre os dividendos.

24

PwC | IBRI

As normas de IFRS continuam a evoluir O IASB tem um programa de ao agressivo para atualizar e reformar as normas sobre instrumentos financeiros, reconhecimento de receita, arrendamento mercantil, benefcios a empregados, controlados em conjunto e apresentao de demonstraes financeiras, entre outros, nos prximos dois a trs anos. importante estar consciente das possveis alteraes e do impacto sobre as decises tomadas agora. Documentos impactados No so somente as demonstraes financeiras que sero afetadas pela mudana no padro contbil aplicado: os press releases, earnings guidance, benchmarking, ITRs, Formulrio de Referncia (CVM 480) e o Formulrio 20-F (se aplicvel). Tambm, outras apresentaes baseadas em informaes financeiras, incluindo comunicaes com analistas, os comentrios da administrao (MD&A), documentos de roadshows, etc. todos precisaro ser adaptados e reformulados de acordo com a nova linguagem contbil.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

25

Requerimentos regulatrios Os requerimentos da Instruo CVM n 358 e sobre os comits de divulgao precisam ser considerados. As informaes a serem divulgadas so sujeitas s regras? O plano de comunicao e o cronograma devem ser adequados ao marco regulatrio e aprovados pela administrao competente. O Conselho Fiscal ou Comit de Auditoria dever acompanhar os trabalhos do DRI na divulgao das informaes e na orientao do mercado. No caso das empresas registradas na SEC, a Seo 302 da SarbOx que enderea a certificao pelo CEO/CFO dos Disclosure Controls and Procedures dever ser reavaliada tendo em vista as mudanas contbeis e os controles de divulgao.

Companhias registradas na SEC (Foreign Private Issuers) Para as companhias registradas nos EUA com a Securities and Exchange Commission (SEC), haver um impacto relevante nos ambientes SarbOx. Os controles-chave devero ser redocumentados e testados conforme IFRS. Qualquer plano de comunicao pode ser impactado negativamente pelo requerimento de divulgar publicamente uma deficincia nos controles. As empresas brasileiras que reportam US GAAP em dlares com base no SFAS 52 ou em reais em US GAAP podem manter esse padro para fins da SEC. Como a SEC permite s Foreign Private Issuers reportarem (desde 2007) usando IFRS, vrias empresas estaro trocando o US GAAP pelo IFRS. A SEC tem vrias normas especficas sobre apresentao do IFRS, especialmente pela primeira vez. Evidentemente as demonstraes financeiras em IFRS preparadas pela companhia e apresentadas CVM sero as mesmas arquivadas na SEC (em reais ou em dlares), dispensando, assim, a reconciliao do BR GAAP antigo para US GAAP. No h necessidade de apresentar informaes em US GAAP nesses casos.

26

PwC | IBRI

Alm de ser um desafio, a transio para IFRS/ CPCs uma oportunidade para explicar o negcio

Abertura de capital Considerar se o prospecto ou offering memorando dever ser preparado em IFRS ou no GAAP anterior. Normalmente benefcio apresentar as informaes em IFRS ou CPCs plenos (e no o CPC para pequenas e mdias empresas) para evitar mudanas logo depois do IPO. Pode haver impactos relevantes no cronograma. Consistncia Quando h vrias companhias abertas em um grupo econmico, ser necessrio se alinhar para assegurar consistncia na aplicao e na estratgia de divulgao da matriz, das subsidirias e das investidas. A apurao dos efeitos em coligadas pode ser um desafio devido falta de controle sobre o processo.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

27

(d) A experincia europeia

28

PwC | IBRI

Desde o fim de 2007, as companhias brasileiras esto cientes que devero apresentar demonstraes financeiras de acordo com IFRS em dezembro de 2010. Elas tiveram praticamente trs anos para preparar e planejar a transio para as novas normas. Trs anos foi tambm o prazo que as companhias europeias tiveram para preparar sua mudana, entre 2002 e 2005. Porm, vivenciamos um ambiente regulatrio voltil nos ltimos anos, uma crise financeira e sua consequente recesso global: h bons motivos para justificar no ter avanado no processo de converso para IFRS e comunicao dos impactos ao mercado. Embora haja pouco tempo para preparar o mercado e os investidores sobre as mudanas, podemos aprender algo com a experincia europeia.

Preparao do mercado com divulgaes antecipadas O mercado europeu foi inundado com restatement documents que explicaram de maneira clara o impacto da mudana para IFRS sobre o balano de abertura e os resultados trimestrais ou semestrais e do ano comparativo. Entre as primeiras empresas a reapresentar seu balano em IFRS, estava a farmacutica inglesa AstraZeneca. Neste Guia, inclumos alguns exemplos, como da Unilever, TOTAL e Brambles, que podem servir como referncia para as aes de comunicao no Brasil e para os investidores estrangeiros. Pesquisas PwC referentes aos investidores e analistas Em 2006, a PwC conduziu vrias pesquisas na Europa sobre o processo de transio para IFRS, incluindo as expectativas dos CFOs, controllers, analistas e investidores.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

29

Principais concluses: Os analistas tinham muita expectativa quanto qualidade das informaes divulgadas nas demonstraes financeiras e durante a transio. Os analistas no esperavam ser surpreendidos durante a implementao do IFRS. Treinamento ou orientao especficos em IFRS ajudaram os analistas a entender melhor o impacto da transio para IFRS. 73% dos investidores disseram que a mudana para IFRS tinha algum impacto sobre sua avaliao da companhia.

Tambm houve consistncia nos comentrios da administrao das companhias: Mais de um tero experimentou impactos no esperados durante o processo de transio para IFRS. 85% disseram que era mais difcil explicar os resultados conforme IFRS que no GAAP anterior (dos quais 55% afirmaram ser um pouco mais difcil). A maioria do trabalho de transio foi relacionada com aplicaes financeiras, pagamentos baseados em aes e imposto de renda diferido.

Trs meses depois da publicao do primeiro balano em IFRS, 58% no tinham convertido todos os processos 12% foram influenciados a no investir internos para IFRS. numa companhia devido mudana para IFRS, 21% foram influenciados a investir numa companhia devido mudana para IFRS. 63% dos investidores disseram que um entendimento dos fluxos de caixa da companhia era a coisa mais importante nas demonstraes financeiras.

30

PwC | IBRI

Considerar o impacto sobre os analistas Poucos analistas foram treinados em IFRS. importante que as mudanas sejam comunicadas em linguagem simples, clara e compreensvel. Compromisso da alta administrao A transio para IFRS vista como uma mudana importante, e a dedicao de recursos apropriados e o patrocnio da alta administrao em face de outras prioridades importante para o sucesso do projeto. Impacto no preo das aes Uma pesquisa feita pela PwC Reino Unido depois da primeira onda de divulgaes de informao financeira reapresentada em IFRS revelou que o preo das aes variou at 5% e, em mdia, 1 ou 2% no dia que a informao foi publicada.

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

31

(e) Publicaes

Publicaes em portugus Demonstraes financeiras ilustrativas em portugus para entidade aplicando IFRS ou CPCs pela primeira vez IFRS Primeira Adoo S.A.
www.pwc.com/pt_BR/br/publicacoes/assets/cia-ifrs-2009-2010a.pdf

Demonstraes financeiras ilustrativas intermedirias para entidade aplicando IFRS ou CPCs pela primeira vez (publicao planejada para novembro de 2010). Navegador Contbil - publicao eletrnica semanal sobre a aplicao de IFRS e CPCs no Brasil. Para receb-lo, necessrio cadastrar-se no endereo:
www.pwc.com/br/navegadorcontabil

Vrias companhias brasileiras j aplicam IFRS e/ou CPCs em suas demonstraes financeiras, entre elas Souza Cruz, TAM, Gol, Gerdau e Renner. As demonstraes financeiras podem ser baixadas diretamente de seus sites ou do site da CVM.

32

PwC | IBRI

Publicaes em ingls Demonstraes financeiras consolidadas ilustrativas em IFRS: Consolidated illustrative financial statements in IFRS 2010
www.pwc.com/gx/en/ifrs-reporting/ifrs-illustrative-financial-statements-pwc-publications.jhtml

Relatrios por segmento uma oportunidade para explicar o negcio: Segment reporting an opportunity to explain the business
www.pwc.com/en_GX/gx/ifrs-reporting/pdf/segment_reporting-flyer.pdf

Diferenas entre IFRS e US GAAP: IFRS and US GAAP - Similarities and differences September 2009. Apesar do processo de convergncia, este livro tem 220 pginas!
www.pwc.com/us/en/issues/ifrs-reporting/publications/ifrs-and-us-gaap-similarities-and-differences-september-2010.jhtml

Alguns restatement documents/reapresentao de informao em IFRS AstraZeneca (britnica)


www.astrazeneca.com/content/resources/media/investors/astrazeneca-2004-restatement.pdf

Unilever (anglo-holandesa)
www.unilever.com/images/Restatement%20document%20IFRS%20revised%202%20November%2020051_tcm13-11993.pdf

TOTAL (francesa)
www.total.com/MEDIAS/MEDIAS_INFOS/758/FR/normes-IFRS.pdf?PHPSESSID=6ce25ce942e5c9fbaae15c53ac7b9a4f

Brambles (australiana)
www.brambles.com/BXB/Company/ShowPage.aspx?CPID=2724&EID=10000000&PageName=IFRSBriefingandFutureReportinginUSDollars

Outros sites teis www.iasb.org www.ibri.org.br www.pwc.com/br www.reportleadership.com

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

33

(f) Ferramentas

34

PwC | IBRI

Disponibilizamos uma apresentao ilustrativa para seus investidores que pode ser baixada do nosso site. Acesse www.pwc.com/br/pt/ifrs-brasil/publicacoes-sobre-ifrs.jthml

IFRS e CPCs - A nova contabilidade brasileira

35

2010 PricewaterhouseCoopers. Todos os direitos reservados. Neste documento, PwC refere-se a PricewaterhouseCoopers Brasil, firma membro da PricewaterhouseCoopers International Limited, constituindo-se cada firma membro da PricewaterhouseCoopers International Limited pessoa jurdica separada e independente.

S-ar putea să vă placă și