Sunteți pe pagina 1din 3

Questes:

01. (FUVEST) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rpida dos efeitos da Crise de 1929 porque: a) o governo de Getlio Vargas promoveu medidas de incentivo econmico, com emprstimos obtidos no Exterior; b) o Pas, no tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise; c) houve reduo do consumo de bens e, com isso foi possvel equilibrar as finanas pblicas; d) acordos internacionais, fixando um preo mnimo para o caf, facilitaram a retomada da economia; e) um efeito combinado positivo resultou da diversificao das exportaes e do crescimento industrial.

02. (FUVEST) A poltica cultural do Estado Novo com relao aos intelectuais caracterizou-se: a) pela represso indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversrios de regimes ditatoriais; b) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projetonacional; c) pela indiferena, pois os intelectuais no tinham expresso e o governo se baseava nas foras militares; d) pelo desinteresse com relao aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados; e) por uma poltica seletiva atravs da qual s os adversrios frontais do regime foram reprimidos.

03. A Era Vargas (1930 - 1945) apresentou: a) O abandono definitivo da poltica de proteo ao caf. b) A crescente centralizao poltico-administrativa. c) Um respeito aos princpios democrticos, em toda sua durao. d) Um leve "surto industrial", resultante da conjuntura da Grande Guerra (1914 - 1918). e) Um carter extremamente ditatorial, em todas as suas trs fases.

04. A Europa dos anos 30 conheceu os extremismos resultantes do confronto ideolgico entre os totalitarismos de esquerda e de direita. Eram representantes de direita (nazi-fascismo), no Brasil:

a) os aliancistas, reunidos em torno da Aliana Nacional Libertadora; b) os "camisas-verdes" liderados por Lus Carlos Prestes; c) os tenentes, que aps a Revoluo de 1930, tornaram-se defensores do Estado Fascista; d) os integralistas, sob a liderana de Plnio Salgado, sonhavam com um Estado Totalitrio; e) os getulistas, adeptos de um Estado Forte, sob a liderana de Vargas.

05. Recuperao da autonomia, reconstitucionalizao do Pas e nomeao de um interventor civil e paulista foram reivindicaes que marcaram: a) o movimento tenentista da dcada de 1920; b) a reao da oligarquia paulista na Revoluo de 1932; c) as manifestaes integralistas nos anos 30; d) as intentonas comunistas de 1935; e) as rebelies promovidas pela ANL entre 1934 e 1937.

06. (FGV) "Redescobrir e revolucionar tambm o lema do Verde-Amarelismo, que, antes de organizar-se no movimento Anta (Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia, Plnio Salgado) e materializar-se no iderio 'curupira', passa pela xenofobia espingardeira da Revista Braslia." O texto acima fala de um movimento literrio do Brasil dos anos 30, que tem correspondncia poltico-ideolgica com: a) o Integralismo b) o Marxismo-lenilismo c) o Anarco-sindicalismo d) o Socialismo Utpico e) a Maonaria

07. (UFRJ) A expresso Estado Novo foi empregada para identificar um fato histrico a partir do momento em que: a) entrou em vigor a terceira Constituio brasileira, a de 1934; b) foram reunidos num s os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara; c) Getlio Vargas outorgou ao Pas a Carta de 1937, que lhe conferia plenos poderes; d) assumiu a Presidncia da repblica, Jnio Quadros; e) assumiu a Presidncia da Repblica, Joo Goulart.

08. (MACKENZIE) Sobre o Estado Novo, falso afirmar que: a) DIP, DASP e Polcia Secreta constituram rgos de sustentao do regime; b) a centralizao poltica e a indefinio ideolgica identificaram esta fase;

c) a legislao trabalhista garantia o direito de greve e autonomia sindical, mantendo o Estado afastado das relaes capital e trabalho; d) o crescimento industrial se fez em parte graas concentrao de renda, baixos salrios e desemprego; e) as oligarquias apoiavam o governo j que este garantia a grande propriedade e no estendia s leis trabalhistas ao campo.

09. (FUVEST) O perodo entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939), foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarizao ideolgica entre fascismo e comunismo; b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistncia fraterna entre o fascismo e o comunismo; c) estagnao das economias socialista e capitalista e aliana entre os EUA e a URSS para deter o avano fascista na Europa; d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os EUA e a URSS; e) a coexistncia pacfica entre os blocos americano e sovitico e surgimento do capitalismo monopolista.

10. Aps a queda de Getlio Vargas (29/10/1945) eleito Eurico Gaspar Dutra e no primeiro ano de seu governo concluda a: a) Reforma Partidria; b) Pacificao interna dos Estados; c) Emenda Constitucional que consolida a Constituio de 1934; d) Democratizao do Pas; e) Constituio, a quinta do Brasil e a quarta da Repblica, em setembro de 1946.

Resoluo:
01. E 05. B 09. A 02. E 06. A 10. E 03. B 07. C 04. D 08. C

S-ar putea să vă placă și