Sunteți pe pagina 1din 20

113243

Vestibular de Medicina 2013

001. prova de ConheCimentos Gerais e redao


confira seus dados impressos neste caderno. esta prova contm 60 questes objetivas e uma proposta de redao, e ter durao total de 4 horas. Para cada questo, o candidato dever assinalar apenas uma alternativa. com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta. encontra-se neste caderno a classificao Peridica, a qual, a critrio do candidato, poder ser til para a resoluo das questes. O candidato somente poder entregar a folha de respostas e sair do prdio depois de transcorridas 3 horas, contadas a partir do incio da prova. Os ltimos trs candidatos da sala devero se retirar juntos.

09.12.2012

LUNV1201/001-ConhecGerais

Instruo: Leia a charge para responder s questes de nmeros 01 e 02.

03. O uso do presente do indicativo para se referir a fatos passados, no ltimo perodo do texto, tambm conhecido como presente histrico, serve para (A) deixar ambgua a compreenso, misturando aes presentes com aes passadas. (B) conferir mais dramaticidade s aes, como se as estivesse trazendo para o presente. (C) dar autenticidade s aes, permitindo que sejam compreendidas como efetivamente verdadeiras.

Eu nunca vou ter filhos. Ouvi dizer que o demora nove meses!

(D) evitar que o leitor entenda as aes como muito ultrapassadas ou fora de contexto. (E) expressar ideias que possam ser compreendidas ao mesmo tempo como presente e futuro. 04. Considere a passagem: Eles so casados e apaixonados, mas no podem ter filhos. Assinale a alternativa em que o processo sinttico muda da coordenao para a subordinao sem prejuzo do sentido estabelecido pelo conectivo empregado. (A) Enquanto eles so casados e apaixonados, no podem ter filhos. (B) Eles no podem ter filhos, porm, so casados e apaixonados. (C) Apesar de serem casados e apaixonados, no podem ter filhos. (D) Como eles so casados e apaixonados, no podem ter filhos. (E) Eles no podem ter filhos, portanto, so casados e apaixonados. Instruo: Leia o trecho para responder s questes de nmeros 05 a 07. O nascimento de Moacir Nessa hora em que o canto guerreiro dos pitiguaras celebrava a derrota dos guaraciabas, o primeiro filho que o sangue da raa branca gerou nessa terra da liberdade via a luz nos campos da Porangaba. Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro. Estreitou-se com a haste da palmeira. A dor lacerou suas entranhas; porm, logo o choro infantil inundou sua alma de jbilo. A jovem me, orgulhosa de tanta aventura, tomou o tenro filho nos braos e com ele arrojou-se s guas lmpidas do rio. Depois, suspendeu-o teta mimosa; seus olhos o envolviam de tristeza e amor. Tu s Moacir, o nascido de meu sofrimento. A ar, pousada no olho do coqueiro, repetiu Moacir; e desde ento a ave amiga unia em seu canto, ao nome da me, o nome do filho. O inocente dormia; Iracema suspirava.
(Jos de Alencar. Iracema. Adaptado.)

(www.maiszero.com. Adaptado.)

01. O efeito de sentido humorstico da charge pode ser corretamente relacionado com (A) a firme deciso de uma criana pequena quanto a nunca ter filhos. (B) a dificuldade da criana em utilizar recursos tecnolgicos modernos. (C) o emprego inadequado de linguagem caracterstica da informtica. (D) a utilizao de termo da informtica para explicar um processo fisiolgico. (E) a ignorncia da criana, que no quer saber como funciona a gravidez. 02. A menina afirma Eu nunca vou ter filhos com um tom de certeza, em funo da forma verbal escolhida. Assinale a alternativa em que a variao dessa frase apresenta um carter de hiptese. (A) No mundo moderno, no terei filhos. (B) Jamais vou ter filhos neste mundo. (C) Ter filhos acarreta responsabilidades. (D) Espero que eu nunca tenha filhos. (E) Atualmente, no razovel ter filhos. Instruo: Leia o trecho para responder s questes de nmeros 03 e 04. Barriga de Aluguel estreia em dezembro Durante muitos meses do ano de 1990, o pas acompanhou o sofrimento de duas mes e um nico filho. A questo era quem deveria ficar com o beb: a me biolgica ou a me que gerou e deu luz? em torno dessa disputa que se desenrola a trama de Barriga de Aluguel, primeiro grande sucesso de Glria Perez, que estreia dia 1. de dezembro, no Viva. A trama, que substitui O Rei do Gado na faixa das 16h30, conta a histria de Ana (Cssia Kiss) e Zeca (Vitor Fasano). Eles so casados e apaixonados, mas no podem ter filhos. Para realizar o sonho de suas vidas, eles contratam Clara (Cludia Abreu), que aceita servir de barriga de aluguel para o beb. Durante a gestao, ela se apega criana e acaba tendo um parto difcil, que a deixa estril. Por conta dessa situao, Clara resolve fugir com o menino em vez de entreg-lo ao casal.
(www.canalviva.globo.com. Adaptado.)

LUNV1201/001-ConhecGerais

05. Algumas obras de Jos de Alencar contemplam o indianismo, que lhe trouxe grande popularidade como escritor e com o qual exalta a natureza ptria. Pode-se afirmar corretamente que Iracema (A) um romance que cria uma lenda da formao da nacionalidade brasileira, focalizando o primeiro contato do nativo com o branco. (B) um romance fundamentado em registros histricos quinhentistas, tematizando o descobrimento do Nordeste brasileiro. (C) uma histria baseada numa lenda do Estado de Pernambuco, que apresenta o indgena em seu estado mais puro. (D) uma obra baseada em conhecida lenda cearense, inspirada na relao difcil e conflituosa com os invasores franceses. (E) uma obra em que o ndio brasileiro aparece civilizado e dcil, com uma cultura, um modo de agir e falar europeizados. 06. Com a finalidade de expressar as vrias nuances dos sentimentos e emoes, aparece com intensidade na obra dos escritores do Romantismo, em geral, assim como em Iracema, de modo particular, (A) as comparaes e as hiprboles, prprias do bucolismo rcade. (B) o emprego sistemtico das linguagens cifradas do realismo fantstico. (C) os torneios sintticos caractersticos das antigas formas clssicas. (D) a mescla das figuras de linguagem com as palavras estrangeiras. (E) a explorao frequente dos adjetivos como possibilidade expressiva. 07. Dependendo da funo sinttica que desempenham na frase, possvel distinguir os substantivos elementos nucleares, que so determinados ou especificados por outros termos dos adjetivos elementos que determinam ou especificam outros, com papel de adjunto. Assinale a alternativa em que so destacados, respectivamente, um substantivo e um adjetivo usados no fragmento de Jos de Alencar. (A) depois, suspendeu-o teta mimosa / sangue da raa branca (B) o inocente dormia / a jovem me, orgulhosa de tanta aventura (C) tomou o tenro filho nos braos / nessa terra da liberdade (D) o canto guerreiro dos pitiguaras / e desde ento a ave amiga (E) o choro infantil inundou sua alma / buscou a margem do rio

Instruo: Leia o trecho para responder s questes de nmeros 08 a 10. Av de 59 anos d luz prpria neta no interior de SP A aposentada Eunice Martins, de 59 anos, deu luz sua prpria neta, Alice, gerada para a filha. A cesariana ocorreu hoje na Maternidade Sinh Junqueira, em Ribeiro Preto, cidade do interior paulista, aps 36 semanas de gestao. A filha Tatiana Cristina Andrade no podia engravidar, pois perdeu o tero numa cirurgia. Eunice fez fertilizao in vitro com vulos da filha e espermatozoides do genro, Guido Damiano. Esse seria o primeiro caso de av de aluguel da regio. Essa gravidez foi a terceira tentativa nos ltimos dois anos. Alice nasceu pesando 2,285 quilos e medindo 45 centmetros. A criana ficar internada 48 horas, em observao. Depois de um ms, filha e pais biolgicos vo para a Itlia, onde moram Tatiana e Guido. Estou muito emocionada, disse a esteticista Tatiana, de 32 anos, poucos minutos antes do parto, que ela acompanhou. maravilhoso, s uma me faz isso. Minha me me deu a vida duas vezes, quando eu nasci e agora com a minha filha, afirmou ela, ao lado do marido. Tatiana aproveitou a oportunidade para incentivar mulheres a no desistirem do sonho da maternidade, mas que sejam prudentes, pois nem sempre d certo. Nada na vida impossvel, no pode desistir. Para gerar a prpria neta, Eunice fez exames durante um ano e, aps a aprovao mdica para a gravidez, foram feitas trs tentativas. No houve fecundao na primeira vez. Na segunda, ela engravidou de gmeos, mas a gestao no chegou ao fim. E, na ltima, Alice nasceu. Damiano, de 41 anos, preferiu no assistir ao parto. a primeira neta dela e ela fala que av, no tem o apego de me, contou Tatiana. Minha filha no mexia, foi s eu chegar e ela comeou a mexer, disse a esteticista. O casal acompanhou a gestao pela internet e h um ms chegou ao Brasil para acompanhar o parto. A cidade italiana onde moram no foi divulgada. O ginecologista e obstetra Fernando Marcos Gomes afirmou que a deciso da cesariana foi da prpria Eunice, que no se sentiu segura para parto natural. Foi uma deciso dela e respeitamos, explicou. Como Eunice, que teve trs filhos, sentia vrias dores nos membros inferiores, o parto foi antecipado em pelo menos duas semanas a gestao normal dura entre 38 e 42 semanas. A gravidez considerada de alto risco, principalmente pela idade de Eunice. Como j havia passado pela menopausa, Eunice passou por estimulao hormonal para que seu corpo ficasse apto a receber o embrio da neta. Tatiana, a me biolgica, tambm recebeu estmulos de hormnios para, se possvel, amamentar a prpria filha.
(O Estado de S.Paulo, 28.09.2010. Adaptado.)

LUNV1201/001-ConhecGerais

08. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a ideias expostas no texto. (A) Para no identificar a cidade onde mora com Tatiana, Guido Damiano no quis assistir ao parto. (B) Uma vez que Tatiana j tinha passado da menopausa, uma gravidez seria de alto risco. (C) Alm de perder o tero em uma cirurgia, Tatiana no quis se submeter fertilizao in vitro. (D) Alice nasceu somente com o sucesso da terceira tentativa de Eunice engravidar. (E) Depois da realizao da cesariana, Tatiana afirmou que sua me lhe tinha dado a vida duas vezes. 09. Leia o fragmento. O casal acompanhou a gestao pela internet e h um ms desembarcou para acompanhar o parto. A cidade italiana vieram no foi divulgada. De acordo com a norma-padro da lngua, as lacunas do fragmento so, correta e respectivamente, preenchidas por: (A) cidade em cuja (B) cidade na qual (C) na cidade quando (D) do Brasil em que (E) no Brasil de que 10. Algumas expresses utilizadas na comunicao so chamadas de diticas, por fazerem referncia a elementos do contexto extralingustico em que ocorre a fala, ou seja, por considerarem a situao concreta de fala e dela dependerem, para sua interpretao. Assinale a alternativa que contm um elemento ditico em destaque. (A) Para gerar a prpria neta, Eunice fez exames durante um ano [...]. (B) Eunice Martins, de 59 anos, deu luz sua prpria neta, Alice [...]. (C) A cesariana ocorreu hoje na Maternidade Sinh Junqueira [...]. (D) [...] foi da prpria Eunice, no se sentiu segura para parto natural. (E) A criana ficar internada 48 horas, em observao.

Instruo: Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 16. Bionic vocal cord may restore the sound of Dame Julie
John von Radowitz 21 August 2012

The actress Dame Julie Andrews, star of Mary Poppins and The Sound of Music, is working with scientists developing artificial vocal cords that might restore her voice. The American team hopes to test the elastic synthetic tissue on patients next year. Dame Julie, 76, who lost her full vocal range after surgery in 1997, is being treated by a voice doctor collaborating on the project and chairs a non-profit organization funding the research. She could be one of the first patients to benefit from the injected biogel, which is designed to vibrate in the voice-box like a real vocal cord. Vocal cords consist of two folds of tissue that vibrate when exhaled air blows through them. Overuse can create scar tissue, which stiffens the vocal cords and causes the voice to become hoarse and breathy. No treatment exists that can restore vocal cord flexibility. The vocal cord gel developed by Professor Robert Langers team at the Massachusetts Institute of Technology (MIT) in Boston is based on a material already used in approved remedies. The gel would be injected into a patients vocal cords to replace scar tissue. Animal studies suggest the material is safe and human trials could begin next year. Dame Julie became involved after being treated by Professor Steven Zeitels, director of the Massachusetts General Hospital Voice Centre, who is working with the MIT team.
(www.independent.co.uk. Adaptado.)

11. According to the article, the actress Dame Julie Andrews (A) is thinking of funding a research about artificial vocal cords. (B) had serious problems with her full vocal range after a surgery. (C) is selling an elastic synthetic tissue for people who lost their voices. (D) had a surgery in 1997 to replace her vocal cords. (E) wants to have a more beautiful voice in order to sing in her films. 12. The financial resources for the research come from (A) Massachusetts Institute of Technology. (B) Professor Robert Langer. (C) a non-profit organization. (D) Massachussets General Hospital Voice Centre. (E) a voice doctor.

LUNV1201/001-ConhecGerais

13. Julie Andrews (A) might benefit from the new gel procedure. (B) is waiting for the results of biogel tests on animals. (C) believes the biogel may create scar tissue. (D) thinks her doctor shouldnt test the biogel on other people. (E) has already had the injected biogel tested on her. 14. No trecho do quarto pargrafo Overuse can create scar tissue, which stiffens the vocal cords o termo em destaque refere-se a (A) overuse. (B) can. (C) scar tissue. (D) vocal cords. (E) create. 15. Segundo o texto, a flexibilidade original das cordas vocais (A) pode ser restituda por meio de cirurgia. (B) j foi restabelecida em pacientes do Professor Steven Zeitels. (C) pode ser recuperada por meio de um tratamento intenso. (D) pode ser recuperada por meio de exerccios vocais. (E) no pode ser recuperada. 16. O procedimento, desenvolvido pelo Professor Robert Langer e por sua equipe, (A) usa materiais de origem animal. (B) baseado em material j aprovado. (C) elimina as cordas vocais por meio cirrgico. (D) torna a cicatriz mais rgida. (E) foi testado em animais e humanos. 17. Essa importante cidade-Estado grega da Antiguidade, localizada no Peloponeso e fundada por Drios no sculo IX a.C., chamou a ateno pelo carter militar de sua sociedade, que era educada de acordo como uma rgida disciplina: aos sete anos de idade, por exemplo, os meninos eram entregues ao Estado para o aprendizado militar. A cidade-Estado a qual o texto se refere (A) Acdia. (B) Tebas. (C) tica. (D) Atenas. (E) Esparta.

18. Associe os termos dispostos de 1 a 4 com suas respectivas definies. (1) (2) (3) (4) Liberalismo. Anarquismo. Socialismo Utpico. Socialismo Cientfico

( ) Defende a organizao e a unio dos proletrios que, por meio de uma revoluo, devem tomar o poder e destruir o modo de produo capitalista. ( ) Conjunto de princpios e ideais que orientou e organizou a ordem burguesa, baseado no individualismo e na sociedade de mercado. ( ) Iderio que tem como base a crtica da ordem social vigente e a defesa de uma sociedade igualitria que nascer naturalmente do fim dos desequilbrios econmicos. ( ) Conjunto de ideias baseadas na sociedade sem Estado, em que a organizao social deveria basear-se nas decises de pessoas livres. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta dessa associao. (A) 3, 1, 2, 4. (B) 3, 1, 4, 2. (C) 4, 1, 3, 2. (D) 1, 4, 2, 3. (E) 1, 4, 3, 2. 19. A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase nico, na histria do pas, de movimento popular de xito baseado na defesa dos direitos dos cidados de no serem arbitrariamente tratados pelo governo. Mesmo que a vitria no tenha sido traduzida em mudanas polticas e imediatas, alm da interrupo da vacinao, ela certamente deixou, entre os que dela participaram, um sentimento profundo de orgulho e de autoestima, passo importante na formao da cidadania.
(Jos Murilo de Carvalho. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a repblica que no foi, 2002.)

A partir da leitura do texto e de conhecimentos sobre a Revolta da Vacina, correto afirmar que (A) a prepotncia dos participantes da revolta criticada pelo texto, que afirma que os rebeldes possuam projeto de transformao social. (B) os rebeldes no conseguiram alcanar os seus objetivos, mas conquistaram uma vitria simblica no processo de construo de cidadania. (C) os revoltosos obtiveram xito, pois conseguiram derrubar os governantes brasileiros do perodo. (D) a interrupo da vacinao criticada pelo texto, pois a cidade atravessava uma terrvel epidemia de varola. (E) a revolta foi um dos poucos movimentos sociais da Histria do Brasil que reagiu a aes arbitrrias do Estado e conseguiu derrot-las.

LUNV1201/001-ConhecGerais

20. Conjunto de prticas polticas que notabilizaram pases da Amrica Latina, especialmente Argentina, Brasil e Mxico, na transio da economia rural para a urbana e que consistiu no estabelecimento de uma relao direta entre as massas e o lder carismtico; o povo, como categoria abstrata, foi colocado no centro da ao poltica, independentemente dos canais prprios da democracia representativa. Tal conceituao aplica-se ao (A) neoliberalismo. (B) aprismo. (C) caudilhismo. (D) populismo. (E) fascismo. 21. Essa ideologia tem, entre as suas principais caractersticas, a crena segundo a qual os homens so naturalmente desiguais, a defesa da superioridade racial ariana, o totalitarismo e o poder supremo do Estado. A ideologia a qual o texto se refere o (A) nazismo. (B) comunismo. (C) salazarismo. (D) franquismo. (E) positivismo. 22. A disposio adequada dos resduos slidos urbanos o grande desafio de muitas cidades brasileiras. Com relao aos diferentes tipos de disposio e suas consequncias para o meio ambiente e para a sade da populao, correto afirmar que (A) os aterros sanitrios constituem a forma mais adequada e moderna de disposio dos resduos, pois, alm de impedir a contaminao do solo e da gua, permitem que muitos catadores de lixo trabalhem no local. (B) a coleta seletiva bastante difundida no Brasil, sendo responsvel pela reduo de mais de 90% do total de lixo produzido, fornecendo emprego e diminuindo os danos ambientais. (C) a incinerao bastante eficiente para a queima de materiais hospitalares, porm, devido grande quantidade de fumaa e de rejeitos produzidos, provoca srias doenas respiratrias. (D) as usinas de compostagem so suficientes para resolver os problemas relacionados coleta e ao tratamento dos resduos slidos urbanos. (E) os lixes caracterizam-se pelo simples descarte do lixo sobre o terreno, podendo ocasionar contaminao do solo, da gua e disseminao de doenas por meio da veiculao hdrica.

23. Participao das regies metropolitanas na produo e na ocupao da indstria de transformao


Regies metropolitanas 1970 Belm Fortaleza Salvador Recife Belo Horizonte Rio de Janeiro So Paulo Curitiba Porto Alegre Total das RMs Brasil 0,3 0,5 1,1 1,4 2,3 12,1 42,3 1,1 3,6 64,7 Produo (%) 1980 0,4 0,6 2,9 1,2 3,2 8,0 32,9 2,0 2,4 53,6 1990 0,5 0,7 1,9 1,7 3,5 7,6 35,9 2,5 3,8 58,1 2005 0,3 1,1 1,0 1,5 3,0 5,2 25,7 3,1 4,2 45,1 Ocupao (%) 1970 0,5 0,9 1,0 1,9 2,3 10,4 33,6 1,4 4,3 56,3 1980 0,5 1,2 1,2 1,4 2,7 7,3 29,3 1,8 4,5 49,9 1990 0,6 1,5 1,2 2,1 3,2 7,5 26,5 2,2 4,2 49,0

100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0


(Cllio Campolina Diniz e Bernardo Campolina. A regio metropolitana de So Paulo: re-estruturao, re-espacializao e novas funes. Revista eure, maio de 2007. Adaptado.)

Analisando a tabela e conhecendo a geografia das indstrias brasileiras, assinale a alternativa correta. (A) As regies metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre tiveram crescimento constante na produo industrial e na ocupao, durante o perodo analisado, em virtude das perdas observadas em So Paulo e Rio de Janeiro. (B) H uma relao direta entre as porcentagens de produo e de ocupao ao longo do perodo analisado, sobretudo nas regies metropolitanas da regio Sudeste, onde se concentra a produo industrial brasileira. (C) Apesar da menor participao, as regies metropolitanas de Fortaleza e Recife tiveram os maiores crescimentos na produo, em funo dos incentivos fiscais criados pelos municpios como forma de atrair principalmente os investimentos privados. (D) Principalmente nas regies metropolitanas do Rio de Janeiro e de So Paulo, observa-se uma desconcentrao industrial causada pelos elevados custos de manuteno das indstrias nestes locais, aliados s melhorias de infraestrutura oferecidas por outras regies. (E) Praticamente em todas as regies metropolitanas houve perdas tanto na produo quanto na ocupao, causadas pelo processo de desmetropolizao que j atingiu outros pases, como EUA e Inglaterra, e que agora afeta as metrpoles brasileiras.

LUNV1201/001-ConhecGerais

24. Analise o mapa que mostra as reas de ocorrncia de malria no mundo.

25. Com o tempo seco e a temperatura variando entre baixa e amena no Estado de So Paulo, o perodo do inverno contribui para aumentar os problemas ligados ao sistema respiratrio. Alergia, resfriado, asma e gripe so apenas algumas das doenas que se intensificam neste perodo do ano. Por isso, os cuidados com a sade devem ser redobrados. Levantamento da Secretaria de Estado da Sade aponta que, no perodo de maio a agosto de 2008, houve 60% mais internaes por doenas respiratrias nos hospitais do Sistema nico de Sade (SUS) paulista do que nos quatro meses anteriores.
(www.estadao.com.br)

reas com transmisso de malria reas com risco limitado de transmisso de malria reas sem transmisso de malria

Com relao ao aumento dos problemas respiratrios no perodo do ano a que a notcia se refere, correto afirmar que (A) causado pelo efeito de canalizao dos ventos pelos prdios, que aprisiona os poluentes nas reas mais verticalizadas das cidades. (B) acarretado pela friagem, provocada pela vinda de massas de ar continentais da Amaznia, que trazem a poluio de outras partes do pas. (C) est relacionado com a falta de vento e umidade, que favorece o fenmeno da inverso trmica, dificultando a disperso de poluentes. (D) ocasionado pelo fenmeno La Nia, que diminui as chuvas no Sudeste brasileiro e impede a disperso dos poluentes nos centros urbanos. (E) est associado s ilhas de calor, que provocam o aumento das temperaturas nas reas centrais e a diminuio nas reas perifricas da cidade.

(www.abcdamedicina.com.br. Adaptado.)

Estima-se que em todo o mundo mais de um milho de pessoas morram a cada ano em decorrncia da malria. De acordo com o mapa e fatores ambientais envolvidos na propagao da malria, correto afirmar que (A) a doena causada principalmente por fatores socioeconmicos, assim, so os pases mais pobres que sofrem com os danos causados pela malria. (B) h forte relao da doena com as latitudes mais baixas, restringindo sua distribuio nas regies tropicais e subtropicais. (C) o avano da urbanizao sobre as reas endmicas no mundo tem diminudo a incidncia de propagao da doena, em virtude da infraestrutura urbana. (D) as reas que possuem risco limitado, no Brasil, correspondem ao domnio da Mata Atlntica, que possui temperaturas elevadas o ano todo. (E) a malria endmica das regies tropicais e temperadas, em virtude da presena de duas estaes bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa.

26. O motorista de uma ambulncia necessita remover um paciente de um pronto-socorro para um hospital, distantes 5 km um do outro. Em um mapa, essa mesma distncia de 10 cm. Portanto, o mapa corresponde a escala de (A) 1:20 000. (B) 1:50 000. (C) 1:500. (D) 1:100 000. (E) 1:25 000.

LUNV1201/001-ConhecGerais

27. Na figura, est representado um experimento para verificar a ao da enzima presente na saliva, amilase salivar ou ptialina.

29. Quando comparadas, as gimnospermas so consideradas mais evoludas que as pteridfitas, porque apresentam (A) folhas e razes diferenciadas para a absoro de gua e nutrientes. (B) esporngios reunidos em soros que se diferenciam em vulos. (C) fruto, o pinho, para proteo da semente.

amido + saliva a 37 C

maltose + saliva a 37 C

(D) fecundao por tubo polnico e megsporos produzidos em vulos. (E) vasos condutores de seivas e megsporos produzidos em vulos. 30. Nas tcnicas de engenharia gentica, enxerta-se num organismo um gene pertencente a outra espcie. Um dos exemplos mais antigos e conhecidos o enxerto do gene humano para a produo de insulina em bactrias da espcie Escherichia coli, que passam a produzir, em grande quantidade, essa substncia to importante para o tratamento de diabticos. Sobre o gene e as bactrias enxertadas citados no texto, correto afirmar que referem-se, respectivamente, a um trecho de (A) DNA capaz de codificar uma protena e s bactrias transgnicas. (B) RNA capaz de codificar uma protena e s bactrias infectadas. (C) DNA capaz de sintetizar uma protena e s bactrias clonadas. (D) RNA capaz de sintetizar uma protena e s bactrias mutantes. (E) DNA ou de RNA capaz de sintetizar uma protena e s bactrias infectantes. 31. Quando h deficincia de ADH (hormnio antidiurtico), que controla a eliminao de gua pelos rins, ocorre uma doena conhecida como diabetes adrenal ou inspida (sem gosto, em oposio diabetes melito ou mellitus, em que a urina contm glicose).
(Fernando Gewandsznajder. Biologia, 2003. Adaptado.)

amido + saliva fervida

amido + saliva fervida

correto afirmar que a amilase salivar, no experimento realizado a 37 C, (A) catalisa a transformao do amido em maltose, mas depois de fervida sofre desnaturao, perdendo seu poder cataltico. (B) combina-se mais rpido com o amido e produz maltose, mas depois de fervida sua atuao lenta. (C) transforma-se em outra enzima que catalisa a converso do amido em maltose, mas depois de fervida sofre desnaturao, perdendo seu poder cataltico. (D) combina-se com o amido e produz maltose, mas depois de fervida sua atuao acelerada. (E) sofre desnaturao para catalisar a transformao do amido em maltose, mas depois de fervida no se desnatura e fica inativa.

28. Se uma clula eucariota fosse comparada com uma indstria, as organelas citoplasmticas que poderiam ser comparadas a operrios especializados na produo de protenas seriam (A) os centrolos. (B) os lisossomos. (C) os complexos golgienses. (D) as mitocndrias. (E) os retculos endoplasmticos rugosos.

O local de ao do ADH no nfron renal e a consequncia da deficincia desse hormnio na produo de urina so, respectivamente, (A) glomrulo renal e produo de muita urina, com alta concentrao de excrees. (B) glomrulo renal e produo de pouca urina, com alta concentrao de excrees. (C) tbulo distal e produo de pouca urina, com baixa concentrao de excrees. (D) tbulo proximal e produo de volume normal de urina, com baixa concentrao de excrees. (E) tbulo distal e produo de muita urina, com baixa concentrao de excrees.

LUNV1201/001-ConhecGerais

32. O grfico mostra as velocidades de dois processos biolgicos, A e B, realizados por uma planta, utilizando gases atmosfricos.
velocidade da reao

34. O esquema refere-se ao ciclo de vida da lombriga (Ascaris lumbricoides), verme parasita muito comum nos seres humanos.

B
larva dentro do ovo pulmo vermes jovens

intensidade da luz
(Snia Lopes. Bio, 1987. Adaptado.)
corao fgado larva sai do ovo e entra na circulao

A curva da fotossntese, existente no grfico, e o local onde ocorre a fotlise da gua, nesse processo, so, correta e respectivamente, (A) curva A e cristas mitocondriais. (B) curva A e lamelas e grana dos cloroplastos. (C) curva B e lamelas e grana dos cloroplastos. (D) curva A e estroma dos cloroplastos. (E) curva B e estroma dos cloroplastos.

verduras regadas com gua contaminada

ovo (em diviso)

fezes com ovos

scaris adulto

(Jos Arnaldo Favaretto. Biologia, 1999. Adaptado.)

33. Um agricultor teve seu milharal atacado por uma determinada espcie de inseto. Para combat-los, aplicou certo inseticida e verificou que obteve sucesso, pois os insetos praticamente desapareceram do milharal. Novas lavouras de milho foram plantadas anualmente no mesmo local e o mesmo inseticida foi usado. At que, algum tempo depois, o agricultor observou que praticamente o inseticida j no apresentava efeito algum sobre os insetos. Assinale a alternativa em que est correta a explicao para o fato de o inseticida ter perdido seu efeito. (A) Os insetos resistentes foram selecionados pelo inseticida. (B) A resistncia nos insetos foi transmitida pelo inseticida. (C) A resistncia nos insetos foi provocada pelo inseticida. (D) Os insetos se acostumaram com o inseticida. (E) O inseticida produziu mutaes nos insetos.

Assinale a alternativa que contm, correta e respectivamente, o motivo de esse verme passar duas vezes pelo estmago e um dos motivos da alta incidncia dessa parasitose em algumas regies. (A) Ter que retornar boca para ser deglutido em seguida; falta de casas de alvenaria. (B) Ter que retornar boca para ser deglutido em seguida; falta de gua tratada. (C) Passar pelo pulmo, sendo deglutido quando atinge a faringe; andar sempre com os ps descalos. (D) Passar pelo pulmo, sendo deglutido quando atinge a faringe; ausncia de saneamento bsico. (E) Passar pelo pulmo, sendo deglutido quando atinge a faringe; presena de objetos que acumulam gua. 35. Os peixes apresentam olfao extremamente apurada e tambm podem captar as variaes de presso da gua e pequenas vibraes, por meio de estruturas constitudas por inmeros orifcios enfileirados, ligados a terminaes nervosas que captam estmulos do meio e os encaminham a nervos conectados ao encfalo.
(Armnio Uzunian. Biologia, 2004. Adaptado.)

As estruturas descritas no texto podem ser comparadas a estruturas das orelhas humanas relacionadas com o equilbrio, denominadas (A) orelhas externas. (B) nervos auditivos. (C) canais semicirculares. (D) tmpanos. (E) ccleas.

LUNV1201/001-ConhecGerais

10

36. Na espcie humana, a polidactilia determinada por um gene dominante P, e a habilidade para a mo direita, por um gene dominante E. Um homem com polidactilia e canhoto casou-se com uma mulher com polidactilia e destra. Tiveram um filho com polidactilia e destro e outro filho sem polidactilia e canhoto. A probabilidade desse casal ter uma filha sem polidactilia e destra de (A) 1 . 8 (B)
1 . 16

39. Supondo um rendimento de 100%, para cada 2,16 g de prata que se forma na transformao II, a massa de hidroquinona, em gramas, que reage completamente na transformao I igual a (A) 1,62. (B) 4,32. (C) 1,10. (D) 2,16. (E) 3,30. 40. Considerando o conjunto das transformaes I e II, correto concluir que, na hidroquinona, no brometo de prata e na prata, os tomos esto unidos, respectivamente, por ligaes (A) covalentes, metlicas e metlicas. (B) covalentes, inicas e metlicas. (C) inicas, metlicas e metlicas. (D) covalentes, metlicas e inicas. (E) inicas, covalentes e metlicas. Instruo: Considere a tabela para responder s questes de nmeros 41 e 42. Penicilina G benzatina massa molar 9 102 g mol1 0,15 mg mL1 6 solubilidade em gua a 25 oC pH da soluo saturada a 25 oC

(C) 3 . 8 (D) (E)


9 . 16 3. 16

Instruo: Analise as transformaes qumicas que ocorrem durante o processo de revelao de chapas de raios X e de outros filmes fotogrficos para responder s questes de nmeros 37 a 40.
OH O (aq) + 2OH (aq) OH hidroquinona

I.

(aq) + 2H2O (l)

O (aq) + 2AgBr (s)

II.
O

(aq) + 2Ag (s) + 2Br (aq) O quinona

41. A concentrao, em mol/L, de uma soluo aquosa saturada de penicilina G benzatina a 25 oC , aproximadamente, (A) 0,90. (B) 0,00034. (C) 0,50. (D) 0,00017. (E) 1,5. 42. O produto inico da gua a 25 oC Kw = 1,0 1014. Assim, calcula-se que a concentrao de ons hidroxila em uma soluo saturada, nessa temperatura, de penicilina G benzatina , em mol/L, da ordem de (A) 108. (B) 106. (C) 104. (D) 103. (E) 102.

37. A hidroquinona e a quinona so compostos pertencentes, respectivamente, classe dos (A) fenis e dos teres. (B) fenis e dos aldedos. (C) alcois e das cetonas. (D) alcois e dos teres. (E) fenis e das cetonas. 38. A transformao I uma reao do tipo (A) cido-base, na qual a hidroquinona funciona como cido. (B) cido-base, na qual o on OH funciona como cido. (C) de oxirreduo, na qual o on OH funciona como oxidante. (D) de oxirreduo, na qual o on OH funciona como redutor. (E) cido-base, na qual a hidroquinona funciona como base.
11

LUNV1201/001-ConhecGerais

43. Comparando-se os istopos 127I, no radioativo, e 131I, radioativo, somente o 131I utilizado em diagnstico, por imagem, de anomalias da glndula tireoide. Isso ocorre porque ele emite radiao, podendo ser detectado, e (A) manipulado sem cuidados especiais. (B) tem mais prtons do que o istopo no radioativo. (C) fica intacto durante o perodo de permanncia no organismo. (D) comporta-se quimicamente como o istopo no radioativo. (E) tem menos nutrons do que o istopo no radioativo. 44. A hidrlise de triglicerdeos no processo de digesto do organismo humano produz compostos orgnicos caracterizados pelo grupo funcional:

46. Nas pilhas comuns, no alcalinas, o nodo o eletrodo Zn/Zn2+, ou seja, o polo (A) negativo, no qual ons Zn2+ sofrem oxidao. (B) negativo, no qual o metal Zn sofre oxidao. (C) positivo, no qual ons Zn2+ sofrem reduo. (D) positivo, no qual o metal Zn sofre reduo. (E) negativo, no qual ons Zn2+ sofrem reduo. 47. Considere uma gota de chuva caindo verticalmente com velocidade constante, em relao a um referencial fixo. Uma pessoa caminhando, com velocidade v constante num solo horizontal, observa essa gota caindo em uma direo que forma um ngulo de 60o com a horizontal. Sendo
sen 60 = 3 1 e cos60 = , a velocidade da gota, em rela2 2

o a um referencial fixo no solo, (A)


O C H

(A) v 2 . (B) v 3. (C) 2v. (D) v . 2 (E) v2. 48. Um percurso dividido em duas partes iguais. Um veculo completa a primeira metade com velocidade mdia v, enquanto a segunda metade completada com velocidade mdia 2v. Desse modo, a velocidade mdia em todo o percurso (A) 4 v . 3 (B) 3v . 2 (C) 7 v . 4 (D) 8v . 5 (E)

(B)

O C Cl

(C)

O C O CH3

(D)

O C NH2

(E)

O C OH

45. Considere as informaes. A reao global da fotossntese absorve cerca de 2 800 kJ/mol de glicose: 6 CO2 (g) + 6 H2O () C6H12O6 (aq) + 6 O2 (g) A combusto completa do etanol libera cerca de 1 400 kJ por mol de etanol: C2H5OH () + 3 O2 (g) 2 CO2 (g) + 3 H2O () Com base nessas informaes, calcula-se que a energia envolvida na reao de fermentao alcolica da glicose, C 6H 12O 6 (aq) 2 CO 2 (g) + 2 C2H 5OH (), por mol de glicose, , em kJ, prxima de (A) 4 200, liberada. (B) zero. (C) 4 200, absorvida. (D) 1 400, liberada. (E) 1 400, absorvida.
LUNV1201/001-ConhecGerais

4v . 5

12

49. Um bloco de massa M igual a 5 kg est pendurado no teto de um elevador por uma corda, na qual um dinammetro D est associado, de modo a registrar o valor de trao que lhe aplicada, conforme mostra a figura.

51. Um objeto colocado diante de um espelho cncavo, sobre o eixo principal e em uma posio entre o foco e o centro de curvatura do espelho. Sua imagem em relao ao objeto (A) menor, invertida e real. (B) maior, invertida e virtual. (C) menor, direita e real.

(D) maior, invertida e real.


M

(E) maior, direita e virtual. 52. Uma corda oscila entre dois extremos fixos, distantes 4 metros um do outro, produzindo ondas estacionrias. Entre os dois extremos verifica-se a formao de 4 ns. Sendo a frequncia de oscilao igual a 10 hertz, a velocidade de transmisso da onda produzida na fonte, em m/s, (A) 14. (B) 10. (C) 16. (D) 12. (E) 8. 53. Considere dois fios condutores, A e B, hmicos, feitos com o mesmo material e com as seguintes caractersticas dimensionais: Comprimento rea da seo transversal A L A B 2L 4A

Sabe-se que a corda e o dinammetro so ideais e que a acelerao da gravidade no local 10 m/s2. Nessas condies, quando o elevador estiver acelerando 2 m/s2 para baixo, a leitura no dinammetro, em newtons, ser (A) 30. (B) 50. (C) 10. (D) 40. (E) 20.

50. Um fragmento de gelo com 100 gramas, na temperatura de fuso, utilizado para o tratamento de uma contuso em uma pessoa. Sabe-se que o fluxo de calor recebido pelo gelo de 10 cal/s e o calor latente de fuso do gelo 80 cal/g. Aps 2,0 minutos de tratamento contnuo, a massa de gelo, em gramas, que ainda resta (A) 80. (B) 85. (C) 70. (D) 65. (E) 75.

Dadas as caractersticas de A e B, a razo entre as resistncias eltricas R A RB (A) 2. (B) 1 . 2 (C) 1 . 4 (D) 4. (E) 1.

13

LUNV1201/001-ConhecGerais

54. Jlia ganhou uma caixa de chocolates na forma de cilindros macios com 1 cm de dimetro e 8 cm de altura, mas, como est fazendo controle de peso, seu consumo dirio de acar no mximo de 50 gramas. As figuras mostram os cilindros de chocolates e seu esquema matemtico.

A S

N H

8 cm

1 cm

Sabendo-se que a densidade do chocolate 1,2 g/cm3, que 55 gramas de chocolate contm 33 gramas de acar e usando 3, pode-se concluir corretamente que o nmero mximo de cilindros inteiros de chocolate que Jlia pode comer por dia para no exceder sua cota diria de consumo de acar, supondo que essa seja sua nica fonte de acar, (A) 10. (B) 13. (C) 11. (D) 9. (E) 12. 55. Um mdico forneceu ao seu paciente uma lista com dois grupos de alimentos, A e B, contendo cada um, respectivamente, cinco e trs alimentos diferentes. Os grupos foram organizados de modo que os alimentos que constam em A no constam em B e vice-versa. A recomendao feita pelo mdico era para que o paciente ingerisse cinco desses alimentos, sendo obrigatrio pelo menos um de cada grupo, no importando a ordem de ingesto. Nessas condies, o nmero de maneiras diferentes que o paciente ter para escolher os cinco alimentos (A) 52. (B) 64. (C) 61. (D) 58. (E) 55.

LUNV1201/001-ConhecGerais

14

56. Para esterilizar um recipiente, matando as bactrias existentes nele, necessrio submet-lo ao calor. O tempo necess1 rio para a esterilizao dado pela funo t = 10 log e , x sendo t o tempo de aquecimento em minutos e x a porcentagem de bactrias vivas aps t minutos.

59. Para testar a eficincia de um antibitico, colocou-se uma pastilha desse antibitico no centro de uma placa circular de 10 cm de dimetro, onde havia uma grande quantidade de bactrias, conforme mostra a figura 1. Aps alguns dias, o antibitico havia matado as bactrias num raio de 3 cm, conforme mostra a figura 2.
FIGURA 1 FIGURA 2

Considere os dados: b 2 5 loge b 0,7 1,6

3 cm

O tempo de aquecimento necessrio, em minutos, para que 95% das bactrias morram (A) 15. (B) 10. (C) 25. (D) 30. (E) 20. 57. Pesquisadores estabeleceram a seguinte relao linear entre o nmero de respiraes por minuto (y) e a presso parcial de dixido de carbono (CO2) nos pulmes (indicado por x e medido em mmHg):
y= 53x - 930 , para x [40,70]. 90
10 cm 10 cm

Considerando-se desprezvel o tamanho da pastilha, adotando 3 e sabendo que a quantidade de bactrias nessa placa de 104 por cm2, estima-se que o nmero de bactrias vivas que restaram na placa aps o uso do antibitico (A) 4,8 105. (B) 6,4 105. (C) 7,5 105. (D) 5,2 105. (E) 5,8 105. 60. Uma pessoa est tomando diariamente 500 mg de um medicamento e, por ordem mdica, diminuir gradativamente a dosagem, at parar de us-lo. Isso ser feito da seguinte maneira: do 1. ao 7. dia, tomar 480 mg por dia, do 8. ao 14. dia reduzir para 460 mg dirias, do 15. ao 21. dia tomar diariamente 440 mg, e assim sucessivamente at parar de ingerir o medicamento. Contando a partir do primeiro dia em que essa pessoa passou a tomar 480 mg, o nmero de dias que ela ainda tomar o medicamento ser (A) 182. (B) 168. (C) 178. (D) 164. (E) 172.

Se uma pessoa estiver em uma cidade e sua respirao por minuto for 14,4, ento a presso de CO2 em seus pulmes, em mmHg, ser de (A) 40. (B) 43. (C) 42. (D) 41. (E) 39. 58. Em determinado local, a temperatura ambiente pode ser dada em funo da hora do dia pela funo
p p T ( t ) = 22 - 2 cos ( t - 5) + 2 sen ( t - 5) , 12 12

para 5 t 22, sendo T a temperatura, em C, e t a hora do dia. Considerando em C, s 14h, ser (A) 23. (B) 21. (C) 29. (D) 25. (E) 27.
2 @ 1,41, a temperatura aproximada,

15

LUNV1201/001-ConhecGerais

redao
texto 1 Zonas sagradas Ao que tudo indica, nem mesmo o normalmente conservador Conselho Federal de Medicina (CFM) resistiu presso e j vai, pelas beiradas, aceitando a barriga de aluguel. Oficialmente, o CFM est apenas permitindo que uma mulher no aparentada ceda a outra seu tero por razes altrusticas, mas admite que no tem como saber se h ou no pagamento envolvido. Como bom utilitarista, penso que, se um acordo qualquer desejado pelas duas partes e no prejudica terceiros, esse no um assunto no qual o Estado e suas autarquias possam interferir. No tenho, portanto, nada contra barriga de aluguel, comrcio de rgos, prostituio e jogos de azar. claro, porm, que minha posio est longe de ser unnime. Quem articula com maestria argumentos contrrios aos meus Michael Sandel, no recm-lanado O que o dinheiro no compra. Para o professor de Harvard, a crescente monetizao da sociedade, alm de afastar ricos de pobres, pode muitas vezes destruir valores como altrusmo, solidariedade, patriotismo etc. Ele apresenta tantos exemplos e articula to bem suas ideias que difcil discordar. O que me incomoda no discurso de Sandel que ele pe tanta nfase na ideia de que o dinheiro degrada tudo o que toca que acaba favorecendo um certo reacionarismo de esquerda, que rejeita o avano do mercado, mesmo quando isso pode ser benfico para a maioria. claro que a commoditizao da vida cria uma srie de problemas e injustias. S que tambm tnhamos problemas e injustias antes da inveno do dinheiro. Colocando as coisas em perspectiva histrica, o paulatino avano dos mecanismos de mercado por diferentes aspectos da vida tambm responsvel pela era de pujana material e sanitria sem precedentes de que at as populaes mais miserveis do planeta se beneficiam. Ser que devemos mesmo criar zonas sagradas que no podem ser tocadas pelo dinheiro?
(Hlio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 26.08.2012.)

texto 2 Gravidez.com, o comrcio de tero na internet A geladeira da casa da paulista Maria Ins de Carvalho, 29 anos, h tempos no conta com alguma variedade de produtos. Fora uma travessa de feijo do dia anterior, um arroz e uma carne moda, apenas se veem garrafas dgua. Na despensa a situao no diferente. Ali, as latas vazias comprovam a mngua. H dois anos, desde que perdeu o marido, Ins e a pequena filha de 6 anos vivem em sobressaltos. Cansada da penria alimentar e com os cobradores batendo porta, ela buscou uma soluo pouco ortodoxa para resolver sua crise financeira: alugar o prprio tero para pagar as dvidas, que j chegam a R$ 30 mil. No suporto mais passar dificuldades. Pensei at em vender um rim, diz. Proibida de trabalhar pelo falecido marido desde o incio do casamento, ela nunca teve uma atividade profissional. No sei fazer nada, lamenta. Ela apenas mais uma no amplo rol das mulheres que buscam a salvao financeira pelo tero. Numa nica empresa de anncios pela internet, outras 800 candidatas a me de aluguel colocaram suas barrigas para locao. Ins quer R$ 80 mil para gerar um filho para outra mulher. Ao contrrio dela, a empresria mineira Marlene Santos, 40 anos, no tem problemas financeiros, mas de infertilidade. Em comum entre elas h apenas a angstia. Rica e casada h dez anos, Marlene alterna seus dias entre a solido e a tristeza em um apartamento luxuoso em Belo Horizonte. Marlene est na estatstica de 1% das mulheres brasileiras que nasceram sem o tero. Gerar um filho uma graa que eu no pude ter, lamenta. Para driblar a infertilidade, ela jogou s favas os escrpulos e, na escolha polmica, a sua histria se cruza com a de Ins. Ela contratou uma barriga de aluguel pelo Orkut rede social na internet que apresenta dezenas de comunidades sobre o tema. Pelo arrendamento durante os nove meses de gestao, a empresria paga R$ 50 mil, assume todas as despesas mdicas, o supermercado mensal e os demais cuidados necessrios grvida.
(Isto, 27.05.2009. Adaptado.)

A partir dos textos apresentados, de outras leituras e conhecimento sobre o assunto, escreva uma dissertao, observando a norma-padro da lngua portuguesa escrita, sobre o tema:

Aluguel de tero: os sonhos, As necessIdAdes e As questes tIcAs envolvIdAs

LUNV1201/001-ConhecGerais

16

Os rascunhos no sero considerados na correo.

A R

C S

N U

O H

NO ASSINE ESTA FOLHA


17
LUNV1201/001-ConhecGerais

ClassifiCao peridiCa
1 1 18 2

H
1,01 3

He
2
4

13
5

14
6

15
7

16
8

17
9

4,00 10

Li
6,94 11

Be
9,01 12

B
10,8 13

C
12,0 14

N
14,0 15

O
16,0 16

F
19,0 17

Ne
20,2 18

Na
23,0 19

Mg
24,3 20

Al
3
21

Si
28,1 32

P
31,0 33

S
32,1 34

Cl
35,5 35

Ar
39,9 36

4
22

5
23

6
24

7
25

8
26

9 27

10 28

11 29

12 30

27,0 31

K
39,1 37

Ca
40,1 38

Sc
45,0 39

Ti
47,9 40

V
50,9 41

Cr
52,0 42

Mn
54,9 43

Fe
55,8 44

Co
58,9 45

Ni
58,7 46

Cu
63,5 47

Zn
65,4 48

Ga
69,7 49

Ge
72,6 50

As
74,9 51

Se
79,0 52

Br
79,9 53

Kr
83,8 54

Rb
85,5 55

Sr
87,6 56

Y
88,9
57-71 Srie dos Lantandios 89 -103 Srie dos Actindios

Zr
91,2 72

Nb
92,9 73

Mo
95,9 74

Tc
(98) 75

Ru
101 76

Rh
103 77

Pd
106 78

Ag
108 79

Cd
112 80

In
115 81

Sn
119 82

Sb
122 83

Te
128 84

I
127 85

Xe
131 86

Cs
133 87

Ba
137 88

Hf
178 104

Ta
181 105

W
184 106

Re
186 107

Os
190 108

Ir
192 109

Pt
195 110

Au
197 111

Hg
201

Tl
204

Pb
207

Bi
209

Po
(209)

At
(210)

Rn
(222)

Fr
(223)

Ra
(226)

Rf
(261)

Db
(262)

Sg
(266)

Bh
(264)

Hs
(277) 61

Mt
(268)

Ds
(271)

Rg
(272)

Nmero Atmico

Srie dos Lantandios 57 58 59

60

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

Smbolo
Massa Atmica ( ) = n. de massa do istopo mais estvel
o

La
139

Ce
140

Pr
141

Nd
144 92

Pm
(145)

Sm
150 94

Eu
152 95

Gd
157 96

Tb
159 97

Dy
163 98

Ho
165 99

Er
167 100

Tm
169 101

Yb
173 102

Lu
175 103

Srie dos Actindios 89 91 90

93

Ac
(227)

Th
232

Pa
231

U
238

Np
(237)

Pu
(244)

Am
(243)

Cm
(247)

Bk
(247)

Cf
(251)

Es
(252)

Fm
(257)

Md
(258)

No
(259)

Lr
(262)

(IUPAC, 22.06.2007.)

LUNV1201/001-ConhecGerais

18

19

LUNV1201/001-ConhecGerais

S-ar putea să vă placă și