Sunteți pe pagina 1din 25

Qualidade da Educao Superior e Internacionalizao: estado de conhecimento sobre indicadores

Marlia Costa MOROSINI*

Introduo Algum ligado Educao Superior, que por qualquer razo, real ou imaginria, acordasse, aps 20 anos, e fosse a sua instituio, sentir-se-ia deslocado, no saberia exercer a sua funo da mesma forma que, sentir-se-ia em dvida sobre a formao discente que hoje se postula, no ambiente acadmico em que se desenvolve. A graduao era a concluso ambicionada da formao de recursos humanos. Enfim, diploma a ser enquadrado e afixado em parede de destaque, no local do exerccio profissional. No havia a necessidade de ficar a vida inteira ligado a instituies universitrias. O professor era a pessoa que detinha o conhecimento e a vivncia de sua rea; A aula era presencial e expositiva, utilizando somente o quadro negro; Uma minoria de mestres utilizava autores internacionais; Os relatos eram baseados em livros sem pesquisa; O discente, a maioria, pertencia classe dominante, e havia a presena de alguns poucos alunos estrangeiros, da Amrica Latina. No se imaginava cursar a graduao fora do Brasil: no havia um valor econmico social agregado. Alm do mais, as qualificadas instituies de educao superior (IES) estrangeiras eram caras, ministravam os cursos em ingls e as pblicas estrangeiras ofertavam pouqussimas vagas gratuitas para latinos. E, para aqueles alunos que tinham posses e cursavam a graduao no exterior havia a necessidade, de validao do ttulo ou diploma superior obtido para o conseqente exerccio da profisso. Tal reconhecimento era difcil e demorado de obter.

Professora FACED/PUCRS. Bolsista Produtividade 1 CNPq. Coord.a do CEES/PUCRS. Centro de Estudos em Educao Superior e da Rede UNIVERSITAS/RIES (http://www.pucrs.br/faced/pos/universitas), Ncleo de Excelncia em C, T & I CNPq/FAPERGS, Coord.a do Observatrio de Educao CAPES/INEP e Coordenadora brasileira do Programa Conjunto de Pesquisa CAPES/Universidade do Texas. Ps-doutora junto ao LLILAS Institute of Latin American Studies, da Universidade do Texas - Austin. Marilia.morosini@pucrs.br. Rua Dona Leonor 400/301. CEP 90 420 180, Porto Alegre, Brasil.

No caso da ps-graduao (PG) no exterior era predominantemente realizada por graduados que ambicionavam a carreira acadmica. A expanso da capacitao ocorrida na dcada de 70 se minimizou na dcada de 90 e incio do sculo atual, quando o sistema nacional de ps adquiriu capacidade de formar sua massa crtica. Hoje, a internacionalizao da instituio fator de qualificao da universidade, seja na captao de alunos, seja na produo cientfica. As redes internacionais so valorizadas (ALTBACH, 2012) e os programas de capacitao no exterior so priorizados. Cite-se no caso brasileiro, o programa Cincias sem fronteiras (BRASIL, 2012) lanado em meados de 2011 e que tem como objetivo alocar, at 2015, 100.000 bolsas na rea das engenharias e da sade, na graduao e /ou ps-graduao, 2/3 financiadas pelo governo federal e 1/3 pela iniciativa privada, em boas universidades estrangeiras1. Enfim, em mdio prazo, a consolidao da universidade de excelncia. (UVALIC-TRUMBIC, 2010). Outro exemplo da alta valorizao da internacionalizao a atribuio, pela CAPES, de conceitos mximos (6 e 7) para programas de ps-graduao identificados como internacionalizados. A breve sntese anterior nos aponta as rpidas mudanas ocorridas na internacionalizao da Educao Superior. Ela inicia nos pases desenvolvidos e se estende aos emergentes, tendo como motor a globalizao e se caracterizando pela acelerada expanso. (SANTIAGO, 2008). Esse processo vem apoiado pelo desenvolvimento das tecnologias de informao e, se destaca como fator de legitimao da circulao do conhecimento e da formao de recursos humanos. Mas, como avaliar a qualidade da internacionalizao? Essa e outras questes referentes internacionalizao universitria vm acopladas avaliao da qualidade. Considerando o foco deste artigo - Qualidade da Educao Superior e Internacionalizao o presente texto aborda a forma de avaliar a internacionalizao universitria em relao a indicadores. construdo um estado de conhecimento sobre a temtica com base em literatura internacional atual e qualificada. Para concluir so apresentadas algumas consideraes da autora com base na literatura atual.

O programa se encaixa no Plano Nacional de Ps-graduao (2011 2020) e tem como objetivo a formao de recursos humanos qualificados nas melhores universidades e instituies de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalizao da cincia e da tecnologia nacional, estimular pesquisas que gerem inovao e, conseqentemente, aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

1. Indicadores

de

internacionalizao

universitria:

um

estado

de

conhecimento2. O conjunto de indicadores, a seguir apresentado, foi categorizado numa primeira diviso, segundo a amplitude de seu poder de avaliao. So eles: indicadores transnacionais, nacionais (de estado) e indicadores institucionais. A diviso entre indicadores nacionais e institucionais teve apoio terico nos trabalhos desenvolvidos pela A3ES, quando discute a concepo de indicadores de garantia de qualidade e indicadores de melhoria de qualidade. Os primeiros ligados ao processo de acreditao e os segundos ligados avaliao institucional. 1.1. Indicadores de internacionalizao universitria: dimenso transnacional A Dimenso transnacional abarca a amplitude maior da tipologia de indicadores. Porque, como o prprio nome diz, sua abrangncia superior amplitude do estadonacional e exige complexas negociaes frente soberania dos estados envolvidos. Tal caracterstica se constitui em obstculo e acarreta a no identificao formalizada, ainda, na literatura internacional de indicadores transnacionais de internacionalizao universitria. Pode-se identificar, no mximo, indicadores regionais de qualidade da educao superior como aqueles que tenham poder de determinao sobre os estadosnao como no caso da Unio Europia. Outro exemplo o do MERCOSUL. Tambm, para esta regio a legitimidade dos indicadores s possvel quando a deciso consensual, ou seja, todos os pases integrantes do bloco concordam com a existncia do indicador. Cite-se a avaliao dos cursos de graduao de engenharia, direito e cincias contbeis. (MEC, 2012). Este processo se iniciou com estudos sobre a equivalncia de currculos via disciplinas e/ou nmero de horas para a integralizao. Entretanto a complexidade era de tal monta que os critrios foram ampliados para uma maior autonomia aos estados nacionais. Hoje existe uma coordenao central e agncias de avaliao nacional.

A metodologia de seleo das fontes para a construo de estado de conhecimento sobre indicadores de internacionalizao universitria, j testada em trabalhos anteriores (MOROSINI, 2009) se baseou nos seguintes critrios: foco na educao superior; indicao de fontes por juzes internacionais, experts da rea; presena da publicao na web; publicao recente; fonte qualificada (peridicos com circulao internacional, com corpo revisor qualificado ou pertencente a instituto de pesquisa universitrio); artigos internacionais.

No caso da Unio Europia tambm podemos citar os indicadores ligados Cincia e Tecnologia apoiados na existncia da ERA (BARR, FILLIATREAU, LEPORI,
2007) European Research Area. H toda uma discusso e tentativas de criao de uma

Cmara Europia de Indicadores de Cincia e Tecnologia - European Clearinghouse for


S&T Indicators. Mas a dificuldade para a criao de uma Cmara se faz presente, pois as

decises so consensuais. A atual situao do processo de deciso em relao cincia e tecnologia caracterizada pelo poder descentralizado tende a de se manter. Assim, a proposta de uma Cmara no significaria a criao de uma nova agncia para financiamento ou desenvolvimento dos indicadores, mas organismo que poderia desenvolver servios especializados, como por exemplo: A prestao de servios tcnicos, como bancos de dados de hospedagem dos indicadores produzidos por institutos sem esta competncia e a construo e gesto de tais bancos de dados (especialmente para institutos acadmicos que no so bem equipados);

O desenvolvimento de regras e normas de livre acesso e interoperabilidade dos dados coletados em campos especficos. So necessrias regras especficas, como em software livre, para evitar solues proprietrias, protegendo, ao mesmo tempo os direitos dos inventores;

O acmulo de experincia metodolgica e de assessoria para projetos de indicadores. Por exemplo, normas uniformes sobre o nvel da documentao a ser fornecida devem ser introduzidas em todos os contratos de indicadores para promover a interoperabilidade;

A circulao de informaes sobre os projetos existentes de indicadores e resultados (cmara de compensao e fornecimento de acesso aos documentos e dados subjacentes).

As discusses que vem ocorrendo na ERA apontam para a necessidade de transformar essas racionalidades em iniciativas concretas a fim de desenvolver e estruturar o espao produtor de indicadores.

1.2. Indicadores de Desempenho de internacionalizao universitria dimenso Nacional

Um dos focos iniciais de pesquisa para construir indicadores que permitem a comparabilidade da qualidade entre IES internacionais tem sido indicadores de desempenho. Sarrico, citando Tavenas (2004) realizou estudo sobre Grupo de Universidades Latino-Europias referente utilizao de indicadores de desempenho para a garantia da qualidade no ensino superior. O autor divide os indicadores em desempenho ao nvel dos Estados, para depois avanar para indicadores em nvel da instituio. Os de estado devem considerar as caractersticas da populao estudantil entrada, de forma a medir, de facto, o desempenho da instituio, e no s os resultados, sem os contextualizar com dados que afectam os resultados, e no esto sob o controle da instituio. (p. 7) Acresce ainda que s faz sentido comparar por rea de formao ou rea de pesquisa. O autor prope a avaliao por indicadores da rea de ensino, pesquisa e de recursos, a saber:
1. Ensino: tem como cerne os estudantes e so analisados em dois blocos, sempre

comparando por curso: o das caractersticas e o do desempenho. No das caractersticas dos estudantes so citados: indicadores sada versus com o seu valor esperado, indicadores de caracterizao dos estudantes entrada; Qualificaes entrada; Origem social dos estudantes; Origem geogrfica dos estudantes; Taxas de acesso. No bloco do Desempenho dos estudantes so citados: Taxas de progresso; Taxas de graduao; Tempo mdio at a graduao; Destino dos diplomados; 2. Investigao tem como cerne os estudantes e os docentes, voltando-se formao de novos investigadores, na produo de conhecimento fundamental, na investigao aplicada, e na transferncia de conhecimento e tecnologia. So citados: atividade (por rea cientfica): Orientao de doutorandos e financiamento competitivo; e Produtividade: Doutoramentos concludos, Publicaes, Impacto, e Patentes por docente;
2. Recursos (por rea de formao). So citados: Estudantes por docente; Estudantes

por no docente; Docentes por funcionrio no docente; Despesa por estudante; Recursos materiais por estudante. A autora cita Simo et al. (2002) com a necessidade de complementar os indicadores acima apontados com indicadores relativos s seguintes reas: recursos humanos, programa de qualificao de docentes, internacionalizao, indicadores

financeiros, indicadores de recursos fsicos, eficincia formativa, e grau de insero de diplomados no mercado de trabalho. Com relao avaliao da internacionalizao da IES, Sarrico (2010) apresenta como proposta o conjunto de indicadores, de curto prazo, voltados ao % de presena de alunos e professores estrangeiros no pas e alunos em programas internacionais. Aponta que estes indicadores tm como ambigidade nada ser dito se o que conta a nacionalidade ou a residncia e como potencial de manipulao a possvel inflao de pessoas nascidas no estrangeiro, mas residentes permanentemente em Portugal. Quanto aos Indicadores de internacionalizao universitria para o mdio prazo a autora sugere a percentagem de alunos cuja residncia permanente no estrangeiro. Santos (2010) da Agncia de Avaliao e Acreditao do Ensino Superior (A3ES), de Portugal analisa as tendncias europias no domnio da garantia da qualidade e aponta para a tendncia da garantia da qualidade melhoria da qualidade. Entretanto conclui que um conjunto de indicadores para apoiar a avaliao externa do ensino superior em Portugal no existe. Existem estatsticas. O que no tem acontecido a utilizao dos dados recolhidos para construir indicadores de desempenho, nem tem sido visvel a sua utilizao para a avaliao dos recursos e instituies. (SANTOS, 2010. p. 13) 1.3. Indicadores de Desempenho de Internacionalizao universitria dimenso INSTITUIO Seguindo a tendncia trazida pela Sociedade de Conhecimento do surgimento de rankings e indicadores para medir a qualidade da educao superior comea a se notar uma tendncia de estudos e pesquisa sobre indicadores de internacionalizao na literatura estrangeira qualificada. Os indicadores institucionais encontrados nessa produo podem ser divididos em duas dimenses: a dimenso das redes e a dimenso da instituio, por si s. 1.3.1. Indicadores Institucionais de Internacionalizao Universitria: redes. Os indicadores de redes tm como foco preferencialmente a pesquisa. Tal especificidade explicvel, pois se parte do princpio que uma instituio universitria tem como principal funo a produo do conhecimento, via investigao. E, para a produo do conhecimento o processo de internacionalizao imprescindvel e vem imbricado ao amadurecimento do conhecimento com base em descobertas e reflexes anteriores,

realizadas em qualquer parte do planeta e disseminado entre as IES. A seguir alguns exemplos de indicadores internacionalizao universitria via redes: PPNA. O projeto Review of the Partnership Programme in Higher Education with North America, iniciou em 2008 e estende-se at 2015. realizado pelo NIFU Nordisk Institutt for Studier av Innovasjon Forskining og Utdanning, a pedido do Norwegian Center of International Cooperation in Higher Education, representando o governo noruegus. Foram selecionados 12 projetos nas seguintes reas: Ecologia, Cincias Naturais, Cincias do Meio Ambiente, Informtica, Computao e Tecnologia da Comunicao, Cincias da Comunicao, Economia, Tecnologia de Meio Ambiente e Engenharia de Negcios. Os critrios de seleo foram: a qualidade do projeto proposto; a competncia de ambos os pases candidatos; a contribuio do projeto para a renovao e a consolidao dos contatos existentes; a potencialidade do projeto em criar relaes acadmicas sustentveis; o engajamento do parceiro norte americano e a sua contribuio para o projeto; as sinergias entre pesquisa e educao e/ou a relevncia do projeto para a inovao e o empreendedorismo. Participam as seguintes universidades da Noruega: University of Oslo, University of Bergen, University of Agder, e University of Nordland (Bodo), e da Amrica do Norte a University of Ottawa, MIT, University of Nebraska e University of Alberta. (SWEETMAN, VABO & FINKELSTEIN, 2011, p.15). As atividades centrais do programa incluem mobilidade do staff e estudantes, escolas de vero, conferncias, cursos de ps-graduao, oficinas de trabalho e encontros, trabalho de campo, e coleta de dados, desenvolvimento curricular, currculo, professores visitantes, superviso de teses dos estudantes, ensino online, redes internas, publicaes cientficas e web-site. No quadro a seguir apontado o Ciclo do programa de parceria que envolve fases anteriores e posteriores ao desenvolvimento do programa entre Amrica do Norte e Noruega. Figura 1 Ciclo do Programa de Parceria, Noruega - Amrica do Norte
Fonte: SWEETMAN, VABO & FINKELSTEIN, 2011. P. 17.

Entre os fatores de sucesso, que poderamos identificar como indicadores so ressaltados: 1. Forte relao entre os coordenadores; 2. Sinergia entre os ganhos para os participantes do PPNA: os benefcios esperados a partir dos programas de parceria podem variar, e podem envolver: avaliao complementar, abordagem terica ou mtodos e tcnicas; acesso a instalaes ou links para locais com vantagens especiais em termos de trabalho de campo ou bases industriais locais; 3. Compromisso e equilbrio em benefcios para os parceiros americanos e noruegueses; e 4. Foco em resultados educacionais e experincias do estudante Nas recomendaes para a consolidao do modelo de programa de parceria entre IES internacionais foi identificada: a necessidade da manuteno e continuao do modelo, destacando que o suporte ao pesquisador o motor das parcerias, complementado pelo envolvimento institucional; a manuteno da flexibilidade; a manuteno do perodo de parceira por um mnimo de quatro (4) anos; e a administrao por um rgo apoiador da pesquisa. ainda acrescida a necessidade da complementao com redes de IES de outros pases ou instituies chave. Departamentos ou pesquisadores que trabalham em nicho emergente ou campos que no tm massa crtica em nvel nacional tornam as redes internacionais uma fonte variada de abordagens, e ampliam, para os alunos, as ofertas curriculares e as chances para adquirir e intercambiar conhecimentos. A avaliao do projeto conclui que a PPNA teve sucesso e funcionou bem pelo fomento e desenvolvimento da rede e da mobilidade entre as instituies e comunidades da Noruega e do sistema de educao superior da Amrica Norte. Algumas outras associaes, como a CISEPO (2011) The Canadian International Scientific Exchange Program, atravs da Organizational Legitimacy of Internatioinal Research Collaborations, tem buscado estudar o complexo e variado interesse e comprometimento dos responsveis por rede acadmica de cincias da sade em Jerusalm e Toronto que objetiva contribuir para a paz no Oriente Mdio. O estudo prope um quadro analtico para avaliar a legitimidade organizacional e a sustentabilidade de pesquisas colaborativas internacionais (quadro a seguir).

QUADRO 1-

Internacionalizao em Rede. Agncia Clonacal, limites e pontos chave.


Local Toronto (cidade multicultural). Jerusalem (objeto de discrdia). Comunidade de imigrantes e saude pblica, financiadores locais, grupos de interesse politicos. Universidades de pesquisa, ONG, departamentos acadmicos, Diretores, Centro Acadmico de Cincias da Sade, spin-offs. Nacional Federal/nacional polticas externas, posies diplomticas federal/nacional, premio Canadense Nobel da Paz, Posicionamento da Cincia Nacional internacionalmente. Programas de suporte Federal/Academia Nacional de cincia, ligao entre os departamentos de relaes internacionais, embaixadas estrangeiras. Equipes de Ciencias do territrio/ projetos/redes. Regional Envolvimento acadmico em compromissos para as negociaes de paz, grupo de interesses regionais (e.g. famlia real da Jordnia). Oriente Mdio, Associao de ouvidorias, Seminrios regional, Conees emergentes do Distrito dos Grande Lagos no Canad. Grupos Interdisciplinares do Oriente Mdio. Grupos interdisciplinares norte americanos. Global Interesse Internacional na paz, fundaes globais, reconhecimento global da contribuio acadmica, internationalizao da cincia. Rede internacional de conhecimento, workshops internacionais, padres globais de educao superior, disciplina cientfica global.

Superestrutura

Estrutura

Infraestrutura

Fundadores e outros cientistas em Toronto e Oriente Medio.

Mobilidade acadmica, intercmbio.

Fonte: CISEPO, 2011, p.24.

A proposta acima permite o entendimento da interdependncia entre vrias opes de governana na legitimao do processo de colaborao internacional. A combinao da estrutura com a fluidez tem sido importante. Entre os indicadores so ressaltados a pesquisa interdisciplinar, as atividades empreendedoras, e as conversaes cross-cultural cruciais. Para os autores esses fatores foram os fluxos criativos da insero dos nveis local, nacional, regional e global. Um outro exemplo de indicadores institucionais em rede so os congregados pela EAIE European Association of Internacional Education, que na 23 conferncia anual (2011), buscou mapear a internacionalizao universitria. A EAIE prope como passaporte para a excelncia na Internacionalizao: a evoluo da natureza e objetivos da internacionalizao acadmica; o planejamento estratgico e viso para a transformao curricular e institucional; a insero da internacionalizao na misso do

campus e em suas estruturas; o envolvimento com empresas do setor privado, organizaes e governos; o desenvolvimento de melhores prticas na captao de recursos, oramento, pessoal, gesto de riscos, logstica e outros aspectos do desenvolvimento integral de programas internacionais de Educao Superior; o desenvolvimento e manuteno de forma eficaz de parcerias internacionais; Desenvolvimento de competncias e definir os papis de lderes seniors internacionais; Polticas pblicas que afetam a educao internacional e a representao com decisores polticos e administrativos; a formao de professores para colaborao internacional, pesquisa, ensino; e envolvimento com as questes da pobreza global, desenvolvimento, sade e meio ambiente. 1.3.2. Indicadores Institucionais de Internacionalizao Universitria: instituio Os indicadores que tem foco na instituio so os predominantes na literatura estrangeira. So tambm os mais tradicionais quando comparados com os indicadores de redes. Esto ligados gesto e podem ser divididos em indicadores que avaliam a internacionalizao universitria na instituio como um todo viso total e indicadores que avaliam um foco da instituio universitria viso pontual. 1.3.2.1. Indicadores Institucionais de Internacionalizao Universitria: viso total Esta dimenso abarca a perspectiva dos paradigmas da internacionalizao universitria e a perspectiva das funes universitrias. 1.3.2.1.1 Indicadores Institucionais de Internacionalizao Universitria: perspectiva dos paradigmas Na literatura internacional foi identificada a anlise da dimenso institucional com a proposta de paradigma de internacionalizao universitria. Ching & Ching, (2009) avaliam a internacionalizao universitria atravs da inter-relao de indicadores em diferentes nveis: indicadores promotores da internacionalizao (ncleo); indicadores articuladores da internacionalizao, indicadores ultraperifricos, os denominados indicadores de linha de frente (Figura 2) .

Figura 2

Paradigma de internacionalizao da Educao Superior em Tawain.

Fonte: Ching & Ching, 2009.

Para os autores a internacionalizao universitria tem seu cerne nos indicadores de comprometimento institucional, planejamento estratgico e financiamento. Isso denota que os trs indicadores so considerados os mais importantes a levar em conta antes de iniciar o processo de internacionalizao. O prximo nvel de indicadores envolve: polticas institucionais e diretrizes, infra-estrutura organizacional e de recursos, desenvolvimento de professores e funcionrios, promotores. Em outras palavras, estes indicadores ajudam a articulao entre os indicadores de ncleo com os de linha de frente. Finalmente, os indicadores de linha de frente (estudo no exterior, estudantes e bolsistas estrangeiros, ofertas acadmicas e curriculares, presena na internet, e vida no campus), esto colocados ao redor do pentgono (ultraperifricos), denotando as caractersticas mais observveis de uma instituio de ensino internacionalizada. Os indicadores esto detalhados no quadro a seguir:

Quadro 2

Indicadores de internacionalizao da Educao Superior em Tawain.

Indicadores de internacionalizao Compromissos institucionais Planejamento estratgico Financiamento Polticas institucionais e diretrizes Infra-estrutura organizacional e Recursos Ofertas acadmicas e Curriculares Presena da internet Desenvolvimento docente e de funcionrios Estudantes e bolsistas estrangeiros

Contedos resumidos Comprometimento articulado aos esforos de internacionalizao; incluso e promoo da internacionalizao na misso/viso, metas e objetivos, filiao a organizaes acadmicas local/internacional. Planos de longo e curto prazo para a instituio, departamento, professores e estudantes e diferentes nveis de ensino; linha do tempo da internacionalizao; plano para estabelecer filiais, parcerias com a iniciativa privada, pblica, local, internacional, acadmica e indstrial. Busca de financiamento em vrias organizaes, governos e outras entidades privadas. Polticas e diretrizes para os professores relativas contratao, recompensas, sanes e cdigo de conduta; polticas e diretrizes estudantis de admisso, recompensas, sanes e oportunidades. Disponibilidade de um sistema de apoio para a internacionalizao: escritrio, profissionais e pessoal e recursos. Requisitos lingusticos estrangeiros; disponibilidade de cursos profissionais de lnguas; desenvolvimento do currculo internacionalizado. Links para escritrio internacional ou admisso de estudantes estrangeiros; informaes bilnges sobre datas importantes, taxas e notcias; informaes claras e requisitos juntamente com programas e cursos oferecidos; disseminao dos links. Prestao de apoio investigao, colaborao, conferncias e outros esforos de internacionalizao.

Bolsas de estudo, habilitao, escritrios, instalaes e outros sistemas de apoio; programas estudantis de lngua em parceria. Viagens acadmicas e no-acadmicas; subsdios de viagem; orientao; Estudar no exterior simpsios para estudantes sobre a entrada e sada de estudantes. Presena de escritrio sobre a vida no campus e as atividades oficiais; Vida no campus organizaes com temas internacionais; atividades internacionais formal/informal, acadmica/extracurricular. Avaliao de Sistema de indicadores de desempenho e de acompanhamento; avaliao desempenho e interna e externa, relatrios, recomendaes, pesquisas e estudos sobre esforos prestao de contas de internacionalizao. Fonte: CHIN & CHING, 2009.

1.3.2.1.2 Indicadores Institucionais de Internacionalizao Universitria: perspectivas das funes O projeto IMP Indicators for mapping and profiling internationalisation tem foco na identificao e no estudo da internacionalizao na IES. Tem como objetivos: construir uma ferramenta para testar a internacionalizao; proporcionar possveis comparaes; produzir indicadores de internacionalizao e propor idias para um approach de estratgias estruturadas com a finalidade de incrementar a transparncia interna e tambm incrementar a qualidade da internacionalizao. O projeto iniciou em 2009 e concluir em 2012 e est apoiado pela Comisso Europia 3.
3

A gesto de responsabilidade de seis organizaes parceiras: Think Thank Consultora, CHE Consult. Agncias nacionais: Nuffic, SIU Norway; Campus France, Fundao Nacional Perspektywy e Agncia Transnacional ACA, e tendo como participantes mais de 20 outros rgos - Associaci Catalana dUniversitats Pbliques (ACUP); Berlin Institute of Technology; Instituto Europeu da Faculdade de

O projeto (ACA, 2012) apresenta como concluses parciais da anlise do processo de internacionalizao: o domnio do focus no output mais do que nos resultados; o incremento de demandas cada vez mais complexas, exigindo instrumentos cada vez mais sofisticados; a inexistncia de padres universais de internacionalizao e atividades com apoio no diagnstico de internacionalizao (checklist); o oferecimento de uma agenda para a melhoria da internacionalizao; e o preparo da IES para a visitao e/ou acreditao. Um segundo exemplo de indicadores de internacionalizao universitria que mede as funes institucionais o MINT - Mapeando a Internacionalizao. Ele objetiva: esclarecer os objetivos da internationalizao e as atividades das IES; e prover informaes sobre o status atual da internationalizao na unidade. Enfim, objetiva, atravs de um questionrio, realizar uma auto avaliao da internacionalizao na instituio4. O questionrio est dividido em 4 fases: objeto, atividades internacionais, servios internacionais e garantia de qualidade.

Quadro 3

Internacionalizao da Educao Superior,

MINT Mapeando a

Internacionalizao
Direito de Lisboa; Budapesti Mszaki Fiskola; Hanse Universitat; Fachhochschule Oldenburg/Ostfriesland/ Wilhelmshaven; University of Copenhagem; University of Southampton; Universita Cattolica Del Sacro Cuore; Tallin University of Technology; Coimbra Group; TAMK University or Applied Sciences; Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD); Utrecht University; Katholische Universitt Eicchsttt-ingolstadt; Warsaw University oftechnology; Ecole Nationale des Travaux Publics de l Etat (lENTPE); Universit Zurich; Ecole Normale Suprieure (ENS). 4 4. Os resultados do MINT fornecero informaes para polticas e escolhas estratgicas na internacionalizao. Esta ferramenta tambm pode ser usada para iniciar a discusso em diferentes nveis (institucional, nacional e internacional) sobre a garantia de qualidade de internacionalizao, bem como sobre a harmonizao dos objetivos e atividades. Cabe aos usurios determinar qual abordagem a preferida para analisar os resultados. A ferramenta oferece insights sobre os pontos fortes e fracos da garantia de qualidade da unidade, possibilitando unidade, posteriormente, elaborar as suas prprias concluses sobre possveis reas de melhoria. MINT fornece insights sobre o grau de garantia de qualidade que tem lugar ao nvel das atividades e servios individuais. No entanto, os resultados do MINT tambm poderiam ser usados para determinar a integridade do ciclo PDCA: Planejar (= objetivos), Realizar (= atividades e recursos), Checkar (= figuras-chave e resultados), e Agir . Isto pode ser estendido para a internacionalizao de um programa ou unidade como um todo. Adicionalmente o MINT permite realizar uma comparao com outro parceiro e/ou com outra IES de boas prticas tendo como comparao programas ou unidades similares.

Relatrio de auto-avaliao - Projeto Mapeando a Internacionalizao (MINT) Objetivos da internacionalizao: melhorar a qualidade da pesquisa e aprimorar a reputao; melhorar a qualidade da educao internacional e as competncias interculturais para os estudantes Atividades Internacionais
Atingindo os objetivos Qualidade da Pesquisa o programa usa as seguintes atividades: - Servio comunidade: O programa usa as seguintes atividades. - Aprimoramento da reputao, o programa usa as seguintes atividades. - Alcance da melhoria da qualidade da educao, o programa usa as seguintes atividades. - Alcance de competncias internacionais e interculturais para os alunos, o programa usa as seguintes atividades.
Compartilhamento do conhecimento Internacional; Internacionalizao do staff. Recrutamento de estudantes estrangeiros Internationalizao do Currculo

Credito para a mobilidade Educao em ingles ou em outra lingua estrangeira.

Servios Internacionais - disponveis para apoiar o programa de atividades internacionais Prtica: Acomodao, Informao (prtica); comunicao Multilingue; Acadmica: Orientao; Informao (acadmica); programa preparatrio Financeira: Bolsas; Subsdios; orientaes para solicitao de acesso e outras Social: orientao; Equipe crtica/ procedimentos; programa de reentrada A rede de parceiros utilizada como atividade de apoio Educao em ingls ou outra lngua estrangeira; Mobilidade de estudante/credito para a mobilidade, Recrutamento de estudantes estrangeiros; Internacionalizao do currculo; Internacionalizao do staff; Internacionalizao compartilhada do conhecimento Garantia da Qualidade Medido por objetivos, atividades e servios: Planejamento Determinao de objetivos e atividades; Execuo Implementao das atividades; Check avaliao das atividades e dos servios; e o Ao melhoria do processo.

Fonte: NUFFIC, 2012 Outro exemplo de Indicadores Institucionais de internacionalizao universitria na perspectiva das funes proposto por Reeb-Gruber (2009), da EDINEB Network International Education & Innovation Consultant, da Universidade Inholland (2009). Constitui-se em um checklist para medir a internacionalizao, avaliando os seguintes itens: redes & acreditao; liderana, mobilidade e intercmbio: relaes corporativas e intervenes; docentes; estudantes; pesquisa e transferncia de conhecimento; contedo, pedagogia e facilidades do curriculum; desenvolvimento internacional e expanso. Cada item, a seguir apresentado, pode variar da nota 1 a nota 5, esta ltima definida como o critrio de excelncia.

Quadro 4 2009

Checklists da Internacionalizao da Educao Superior, Reeb-Gruber,

Indicador

Descritor de excelncia (nota 5)


O programa contm em sua misso, viso e estratgia, claramente, uma diviso internacional, que foi traduzida em objetivos tticos e operacionais de internacionalizao. O programa tem uma viso profunda do mercado internacional em que atua e a posio que ocupa nesse mercado. O programa estruturalmente reserva recursos para a internacionalizao. Esses recursos so baseados em planos de longo prazo. O programa criou processos para integrar a dimenso internacional nas suas estruturas regulares e nos processos de gesto. O programa avalia a implementao da estratgia de internacionalizao, periodicamente. Internacionalizao responsabilidade de uma posio profissional de gesto dedicada. A execuo e avaliao das atividades de internacionalizao responsabilidade de vrios membros da equipe do programa que informa ao gestor da internacionalizao e ao departamento internacional da universidade regularmente. O programa consolida a sua experincia internacional, periodicamente, como por exemplo, atravs da participao em programas de intercmbio, de gesto com parceiros internacionais ou participando ativamente de conferncias internacionais. O programa, alm de ter uma quantidade substancial de scios estrangeiros na mesma rede, o programa tambm criou parcerias estratgicas em que inmeras atividades educacionais e outros (benchmarking, acreditao internacional, etc) so realizadas. O programa e todos os seus parceiros tiveram validado, uns dos outros, cursos e graus. O programa tem uma poltica de internacionalizao estratgica em que a poltica de cooperao internacional est includa. O programa desenvolveu um conjunto claro de critrios especficos que devem obedecer os parceiros internacionais para cada tipo de cooperao. Estes critrios so utilizados para a seleo de novos parceiros e para avaliar periodicamente os j existentes. O programa prev a divulgao completa dos critrios para (potenciais) parceiros. O programa credenciado por um organismo de acreditao internacional, e tem uma boa classificao / alta classificao no mercado internacional. O programa fez uma anlise das lacunas para a internacionalizao, juntamente com toda a equipe, uma boa representao do corpo discente e uma boa representao do campo profissional (usando a programa de checklist de internacionalizao). Ele comps um plano de mdio prazo de internacionalizao com base nesta anlise. O nvel de internacionalizao avaliado periodicamente com funcionrios, estudantes e representantes da industria e os resultados so usados para fazer ajustes nas atividades de internacionalizao. O programa possui uma multiplicidade de acordos bilatrias com parceiros estrangeiros em uma infinidade de pases. Esses pases e parceiros foram selecionados com base na relevncia para a qualidade do programa, e desejo dos alunos. O programa avalia a concordncia dos acordos bilaterais com os desejos dos alunos e os objetivos dos programas periodicamente. O programa enfatiza a importncia da mobilidade para os estudantes. A experincia de estudos no exterior uma parte obrigatria do currculo, para todos os alunos. O programa prepara os alunos que esto prestes a ir para o estrangeiro, ativamente, organizando treinamento adicional em lngua e cursos sobre a cultura do pas ao qual se destinaro. O programa formulou poltica estratgica, ttica e operacional para o estudo e estgio profissional no estrangeiro bem como para seus parceiros estrangeiros. Essa poltica baseada em anlises de desejos dos alunos e relevncia para o programa. A experincia dos discentes no exterior avaliada periodicamente, bem como a poltica de mobilidade e os parceiros estrangeiros. Ajustes nesta poltica so feitos com base nessas avaliaes. O programa tem a amplitude da rede com companhias/organizaes internacionais, estrangeiras tal que cada estudante e funcionrio podem fazer um estgio de orientao internacional. O programa tem um conselho consultivo profissional composto por organizaes/ companhias nacional, internacional. O programa permanece em estreito contato com estas empresas /organizaes para acompanhar os desenvolvimentos internacionais / estrangeiros que so importantes para o programa.

Estratgia e Liderana para a Internacionalizao

Redes e Acreditao

Mobilidade e Intercmbio

Relaes Corporativas e Intervenes

Checklists da Internacionalizao da Educao Superior, Reeb-Gruber, 2009. (continuao) Indicador Descritor de excelncia (nota 5)
(virtualmente) Todos os membros do corpo docentes tm experincia internacional (ou anterior). A poltica do programa de seleo e nomeao destina-se a atrair professores estrangeiros. O programa recebe palestrantes/convidados do exterior, periodicamente. Durante suas visitas, esses palestrantes ou conferencistas do palestras para os alunos e colaboram com o corpo docente do programa. Todo o corpo docente capaz de ensinar em ingls sem esforo. Um nmero substancial deles tambm domina outra lngua estrangeira suficientemente para ensinar nesta lngua. Todo o corpo docente deve ensinar no estrangeiro periodicamente. parte do trabalho. esperado de todos os docentes a participao em redes internacionais relevantes, conferncias (pesquisa), projetos ou publicaes e a incorporao do campo dessas atividades no programa. Todos os professores utilizam a pedagogia cultural inclusiva e, explicitamente consideram as necessidades, estilos de aprendizagem e perspectivas de todos os alunos (inclusive culturalmente diversas). Esta caracterstica levada em considerao no seu ensino e mtodos de avaliao. Todos os professores utilizam uma abordagem internacional. O processo de seleo e nomeao visa atrair professores internacionalmente competentes. Todos os professores utilizam uma abordagem cross cultural. O processo de seleo e nomeao visa atrair professores internacionalmente competentes. Todos os funcionrios so cross culturalmente competentes.O processo de seleo visa atrair professores cross culturalmente competentes. A populao estudantil do programa completamente diversa em nacionalidade e origem cultural. O recrutamento de alunos est focado internacionalmente ou visa a mercados estrangeiros especficos. Barreiras de matriculas so tratadas explicitamente na poltica de recrutamento. Intercmbio intercultural e cross cultural entre as nacionalidades e culturas do grupo continuamente estimulado por todos os professores e funcionrios. Todos os cursos so oferecidos em Ingls. O programa participa de uma infinidade de programas de intercmbio com parceiros estrangeiros e continuamente tem como objetivo expandir a sua rede. Os programas de intercmbio geram um fluxo continuo de estudantes estrangeiros. Cada estudante tem a oportunidade de participar de uma srie de projetos internacionais durante o curso. Esses projetos so integrados no currculo. O programa regularmente envolvido na organizao de conferncias internacionais. O uso de publicaes internacionais, pelo corpo docente, bem como pelos alunos a norma. Todo o corpo docente, funcionrios e estudantes participam regularmente em projetos de investigao internacional. Professores e funcionrios produzem publicaes internacionais, periodicamente. Os objetivos de aprendizagem tm uma forte natureza internacional e intercultural. O programa tem uma viso clara e completa sobre as habilidades/competncias internacionais e interculturais exigidas pelo campo profissional e nacional e internacional. Alm disso, tem uma viso clara sobre as competncias internacionais e interculturais envolvidas na cidadania global. O programa tem traduzido essas idias e pontos de vista na poltica que descreva claramente quais habilidades /competncia os alunos precisam desenvolver (e porqu) e como esse desenvolvimento suportado. As habilidades/competncias internacionais e inter culturais necessrias so claras e logicamente integradas no currculo e nas avaliaes. O currculo como um todo tem o mbito alargado e clara visibilidade internacional com escopo global. Cada indivduo visto de uma perspectiva global. O programa usa freqentemente material didtico do exterior que proporciona uma forte perspectiva internacional. Publicaes internacionais dominam as listas de leitura exigidas. Materiais Internacionais (publicaes, estudo de caso, revistas) dominam as listas de leitura obrigatrias. O programa totalmente oferecidos em Ingls. Outros cursos de lnguas so incorporados ao currculo. O desenvolvimento de competncia internacional e cross cultural explicitamente parte das avaliaes das experincias dos estudantes no exterior. Antes de ir para o estrangeiro o aluno indica como ser o desenvolvimento de sua competncia internacional e intercultural, enquanto no exterior participa de um curso de aculturao.Durante o tempo passado no estrangeiro o aluno realiza atribuies especificamente orientadas para o desenvolvimento internacional e competncia cross cultural.

Docentes

Estudantes

Pesquisa & Transferncia de conhecimento

Contedo do Currculo

Checklists da Internacionalizao da Educao Superior, Reeb-Gruber, 2009. (continuao 2) Pedagogia do currculo


O currculo utiliza, constantemente, estudo de casos transnacionais ou estrangeiros, concentrando-se em uma variedade de perspectivas. A experincia internacional do corpo docente constantemente usada no programa. Todos os mtodos de ensino e de avaliao foram selecionados levando em considerao explcita s necessidades dos estudantes estrangeiros, estilos de aprendizagem e perspectivas. O currculo completamente culturalmente inclusivo. Ateno explcita contnua dada integrao social ou aprendizagem intercultural atravs da interao intercultural autntica. Todas as informaes (para uso interno e externo) sobre o programa esto sempre disponveis em ingls e em varias outras lnguas estrangeiras relevantes (o programa se concentra nas lnguas dos pases em que oferece o programa). Se necessrio, a informao tambm traduzida para outras lnguas estrangeiras. O programa dispe de uma quantidade suficiente de espaos para acomodar, temporariamente, todos os estudantes e professores integrantes dos contratos bilaterais e todos os candidatos ao grau acadmico superior estrangeiro, pelo menos 1 por ano. O aluguel cobrado aos estudantes o mesmo ou menor que o do mercado. O perodo de arrendamento completamente flexvel. O programa composto por pessoal no docente capaz de lidar com perguntas e solicitaes em ingls (oral, escrita, telefone, web). Muitos deles tambm tem domnio suficiente de outra lngua estrangeira para responder a perguntas e pedidos de forma adequada. O programa oferece ajuda (intercmbio e obteno de ttulo) e suporte a estudantes e staff do exterior para se candidatarem a bolsas, visto, seguro, etc. Cada ano o programa oferece algumas bolsas escolares extra, provenientes de seu prprio oramento, para financiar os desafios dos estudantes. O programa se engaja de forma consistente em atividades da incubadora nos pases em desenvolvimento e tem expectativas de que os estudantes e professores contribuam para essas atividades, pelo menos uma vez.

Suporte para o Currculo

Desenvolvimento Internacional e expanso Fonte: Reeb-Gruber. 2009.

Outro exemplo de indicadores da internacionalizao das funes universitrias apresentado por Madera (2006), quanto docncia, pesquisa, extenso, e desenvolvimento organizacional. 1. Internacionalizao da Docncia composta por internacionalizao do currculo, dos docentes e dos estudantes. A Internacionalizao do currculo busca identificar: a presena de elementos internacionais no contedo e nos mtodos de ensino, a obrigatoriedade das matrias relativas ao aprendizado de idiomas estrangeiros em todas as carreiras, e como parte integral do currculo de licenciatura; o estabelecimento, conjuntamente com universidades estrangeiras, de programas de estudo de graduao, presenciais ou virtuais; o estabelecimento de sistemas para reconhecimento de crditos e revalidao de estudos; as oportunidades aos estudantes para estgios em empresas nacionais ou internacionais, no pas ou no estrangeiro; a utilizao de novas tecnologias, como a educao a distncia e a Internet.

A internacionalizao dos docentes busca avaliar: as facilidades mobilidade acadmica por meio de programas, apoiando e dando oportunidades aos professores de adquirir experincias internacionais; o estabelecimento de redes colaborativas horizontais entre docentes; o estmulo aos professores para estudos de ps-graduao em instituies estrangeiras, estmulos e bolsas para o desempenho internacional, como parte da avaliao e rendimento acadmico dos docentes, e o suporte e estmulo aos acadmicos que ofertarem novos cursos com enfoque internacional. A Mobilidade estudantil busca avaliar: a promoo de convenios de mobilidade interinstitucionais, curtos, dirigidos aos estudantes locais, com a possibilidade de reconhecimento de seus estudos na sua institiues de origem; a elaborao de bancos de dados sobre oportunidades de estudo no estrangeiro; a facilitao de oportunidades aos estudantes de efetuar prticas profissionais em empresas internacionais; a organizao de programas para receber estudantes estrangeiros atravs de programas especiais integrando-os programas regulares; e a existncia de uma casa internacional para estudantes e acadmcios estrangeiros.
2. Internacionalizao da Pesquisa Incorporao da dimenso internacional nos

programas e centros de investigao; o estabelecimento de um sistema de reconhecimento servio da internacionalizaodo de programas de investigao, como parte da avaliao acadmica dos prprios investigadores; a recepo de investigadores estrangeiros; a difuso dos resultados investigao e intercmbio de conhecimentos atravs de redes e sistemas de comunicao internacional; o estabelecimento de centros de excelncia ou de investigao com enfoque internacional; a participao em redes e programas de investigao e desenvolvimento internacional; a facilitao da mobilidade internacional dos investigadores; e o fomento da investigao sobre temas internacionais e globais.
3. Internacionalizao da exteno e das atividades extracurriculares Organizao

e participao em atividades culturais e internacionais; a difuso no mbito internacional das publicaes universitrias; organizao de feiras, festivais ou ctedras internacionais em reas culturais; a assessoria e consultoria a instituies pblicas e privadas que necessitem opinies especializadas ou que requeiram investigaes sobre temas relevantes para o desenvolvimento da comunidade no contexto global; a vinculao com redes internacionais, presenciais e virtuais, dedicadas ao trabalho de extenso; a formao de vnculos com individuos,

empresas locais, agncias e organizaes para misses e projetos internacionais; a internacionalizao dos cursos de educao continuada.
4. Internacionalizao da melhoria contnua da gesto e do sistema universitrio

(desenvolvimento Organizacional) - Implantao de um sistema normativo de documentao baseado em normas internacionais; a criao de um Sistema de Gesto de Recursos Humanos, acadmicos e administrativos, utilizando critrios prprios de instituies de reconhecimento mundial; e o redesenho das instncias de servios com padres internacionais em Pr-reitoria de assuntos estudantis e biblioteca. 1.3.2.2. Indicadores Institucionais viso pontual Na literatura sobre qualidade da internacionalizao um dos pontos focais a importncia dada ao gestor no processo de governana e a liderana que este congrega. Podemos citar como exemplo o projeto que envolve universidades japonesas e coordenado pelo SFH - Strategic Fund for Establishing International Headquares que iniciou com a seleo e, posterior avaliao, pelo ministro de Educao e de Cincia (MEXT), de 20 universidades piloto (16 universidades nacionais, 3 universidades privadas e 1 universidade de pesquisa) que por suas estratgias de internacionalizao construram e consolidaram uma associao de lderes gestores de diversos departamentos universitrios e que levaram a IES internacionalizao do campus. O University International Strategy Council (JSPS) foi o condutor do projeto. O relatrio final apresentou 10 recomendaes (indicadores) para a internacionalizao das universidades, a saber: estabelecer um corpo acadmico para a internacionalizao que conte com a liderana do reitor da IES; estabelecendo objetivos concretos; priorizar planos de ao e um sistema de avaliao para promover a internacionalizao; desenvolver atividades organizadas para captar fundos que promovam a internacionalizao; assegurar recursos e pessoal suficiente para a universidade realizar os acordos substantivos de intercambio com instituies do exterior e participar efetivamente de consrcios internacional; promover uma internacionalizao profunda em todo o campus universitrio baseada no eixo da educao e pesquisa; consolidar as capacidades de engajamento do staff em programa internacional e criar parmetros para esse reconhecimento na carreira profissional; expandir oportunidades para jovens pesquisadores de treinamento no exterior e criar um sistema a para inclu-los quando do seu retorno; estabelecer um sistema, nas IES, de

apoio pesquisadores de outros pases; otimizar o uso do ciclo do PDCA nas operaes bsicas das universidades estrangeiras; promover uma internacionalizao continua pela tora de informao e pela construo de redes com outras universidades. 2. Consideraes finais Este texto teve como principal objetivo a construo de um estado de conhecimento sobre indicadores de Internacionalizao da Educao Superior com base em literatura internacional e nos aponta para as seguintes concluses: presena de indicadores de internacionalizao da Educao Superior na literatura internacional qualificada; presena de indicadores de internacionalizao da Educao Superior na literatura de diferentes regies do mundo desenvolvido, tais como Unio Europia e USA; presena de indicadores transnacionais, nacionais e institucionais; presena de marcos regulatrios dirigidos ao estabelecimento da qualidade da internacionalizao da Educao Superior em nvel de estado e em nvel de instituio; escassez de indicadores transnacionais. Sua existncia depende de consenso entre os pases envolvidos, critrio que complexifica a sua eficincia; presena de indicadores de garantia de qualidade nos indicadores de internacionalizao universitria; nos Indicadores de estado se identifica a tenso entre os que credenciam e os que buscam a melhoria, ou ainda entre acreditao e avaliao. A esse respeito importante citar Santos (2012) quando registra a diminuio das tenses entre a opo pela escolha de garantia de qualidade e a melhoria de qualidade. Ressalta o autor que a dualidade que inicialmente existiu entre os processos de avaliao e de acreditao tem vindo, contudo, a esbater-se, sendo hoje razoavelmente consensual que a avaliao e acreditao so processos indissociveis constituem-se como as duas faces de uma mesma moeda. Os sistemas nacionais de garantia externa da qualidade se orientam predominantemente para procedimentos de controle e verificao associados dimenso da acreditao, ou para as funes de transparncia e melhoria, mais ligadas dimenso de uma avaliao orientada para a produo de informao vlida, objetiva e

compreensvel sobre a instituio e para a melhoria sistemtica e sustentada da qualidade no interior da instituio. (p.3); Indicadores institucionais so os mais antigos e predominantes na literatura estrangeira. Esto ligados gesto e podem ser divididos em indicadores que avaliam a internacionalizao universitria na instituio como um todo viso total e indicadores que avaliam um foco da instituio universitria viso pontual; predomnio de indicadores de desempenho para medir a qualidade da internacionalizao universitria; presena de indicadores oriundos de agncias, associaes, institutos de pesquisa, universidades, consultorias, pblicas ou privadas. presena de indicadores de internacionalizao universitria oriundos de associaes de gesto de Educao Superior. Esta tendncia reflete um dos componentes do paradigma da modernizao universitria, ou seja, a determinao de uma gesto universitria forte.
-

presena de indicadores de gesto indicadores Tradicionais e Emergentes, importados da rea da administrao. Os tradicionais englobam: avaliaes em larga escala; auto-avaliao; avaliao institucional; sistemas avaliativos; avaliao de aprendizagem: avaliao educacional (planos de carreira; salrios; formao continuada; composio de jornada; sade dos trabalhadores em educao), condies de trabalho nos espaos educacionais, dimenses da gesto educacional (currculo; estruturas participativas; relaes com a comunidade; projeto pedaggico); e polticas educacionais: diretrizes, programas e projetos, planos de educao; financiamento do ensino; controle social; relao pblicoprivado; polticas de descentralizao; regime de colaborao. Os indicadores emergentes esto ligados s redes e a Sociedade do Conhecimento. A literatura internacional tambm identifica alguns mitos que marcam a relao

qualidade e internacionalizao universitria. Knight (2011. p. 14 e segs) ressalta como mitos: estudantes estrangeiros como agentes da internacionalizao; acordos institucionais internacionais; reputao internacional de uma IES ou de setores (estudantes, professores, currculo, pesquisa, acordos, e redes de associaes) como fator para a qualidade; acreditao internacional da IES; e existncia de uma IES com marca global. Em relao a estudantes e acordos a autora afirma que muitas vezes os estudantes no so includos na cultura acadmica e social do pas que os recebe,

constituindo feudos de seu pas de origem e que a existncia de muitos acordos muitas vezes inviabiliza uma boa governana dos mesmos. Em relao aos outros mitos apontados h que se considerar que trazem consigo um alto grau de ambigidade pois no conseguem avaliar a incluso e a relevncia social do item avaliado. A autora acresce ainda que um mito tambm a afirmao que um esquema internacional de marketing da IES equivalente a um bom plano de internacionalizao. Em artigo (BRANDENBURG, WIT, 2011. P.15) com sugestivo ttulo Um novo alvorecer? A Idade da Ps internacionalizao so ressaltados os seguintes pontos: H necessidade de afastamento de conceitos dogmticos e idealistas de internacionalizao e globalizao e de compreender a globalizao e a internacionalizao em seus significados puros, no como objetivo em si mesmo, mas sim como meio para um fim. Paralelamente argi: Por que fazemos certas coisas consideradas internacionalizao? Essas coisas ajudam a alcanar a meta de qualidade da educao e da pesquisa na sociedade do conhecimento globalizado? E, finalmente, os autores concluem com a importncia de reconsiderar a preocupao excessiva com os instrumentos e meios e investir mais tempo em questes de racionalidade (justificativas) e resultados. Nesta linha de pensamento no artigo (ROBINSON, 2011. P. 619.) Internationalization at home to prepare all students for life and work in a global economy desenvolvido o conceito de internacionalizao transformadora, que exige uma abordagem holstica em que as universidades tornam-se comunidades de esprito internacional, e no simplesmente instituies com aumento do nmero de estudantes internacionais e atividades internacionais. A autora baseando-se em outros autores5 aponta que a estratgia de internacionalizao responsvel far-se- pela incorporao de abordagens inovadoras para o desenvolvimento curricular, de apoio ao estudante e de mecanismos e iniciativas de desenvolvimento acadmico. O desenvolvimento acadmico tem mais probabilidade de alcanar a "transformao da conscincia", quando sustentado, bem planejado com iniciativas colaborativas envolvendo acadmicos, com pesquisa baseada em evidncias em suas prprias prticas e quando a pesquisa em si "reflexiva, interativa e construtiva, distribuda e transformadora para auxiliar, estudantes e pessoal acadmico, a desenvolver habilidades, valores e disposies necessrias para adotar uma perspectiva internacionalista (p.614). A IES
5

(MacKinnon & Manathunga, 2003; Volet, 1999), "(Christie & Pollard, 2009, p. 34), (Robson & Hsieh, 2010), e (Odgers & Giroux, 2006).

internacionalizada pode proporcionar experincias pessoais profundas ou de transformao que permitem a comunidade contribuir para a construo intercultural e para o intercmbio e aplicao de conhecimento. Isso pode ajudar a promover um clima positivo e determinar o aceite de tais idias. Enfim, o estado de conhecimento apresentado neste artigo identifica que a questo da relao internacionalizao e qualidade da Educao Superior no clara. E torna-se mais complexa ainda com a expanso acelerada da Educao Superior neste sculo. Referncias
ACA et all. Academic Cooperation Association. Indicators for mapping and profiling internationalisation. UNIAO EUROPEIA. Disponvel em http://www.impi-project.eu/. Acesso em 12 de jan de 2012. AIEA Association of international education administrators. JOURNAL OF STUDIES IN INTERNATIONAL EDUCATION Duke University. ALTBACH, Philip G. Rankings Season Is Here. INTERNATIONAL HIGHER EDUCATION. Boston: The Boston College Center for International Higher Education.v.62, winter 2011.p.2-4. Disponvel em: <http://www.bc.edu/research/cihe/ihe/issues/2011.html>. Acesso em:25 de jan. 2012. AUDY, J.L.N., MOROSINI, M. C. (Orgs.) Universidade, Inovao e Internacionalizao. Porto Alegre: Edipucrs, 2010. AUDY, J.L.N., MOROSINI, M. C. (Org.). Inovao, Universidade e Internacionalizao: Boas prticas na PUCRS. 1. ed. Porto Alegre - RS: EdPUCRS, 2010. v. 1. BARR, Remi, FILLIATREAU, Ghislaine, LEPORI, Benedetto. Position paper on the future development of the indicators activities in the European Research Area. General Conference. New Perspectives for the Design and Production of S&T Indicators. PRIME POLICIES FOR RESEARCH AND INNOVATION IN THE MOVE TOWARDS THE EUROPEAN RESEARCH AREA. 2007. BRANDENBURG, Uwe, WIT, Hans. The End of Internationalization. INTERNATIONAL HIGHER EDUCATION. Boston: The Boston College Center for International Higher Education.v.62, winter 2011. P. 15-16. Disponvel em: < http://www.bc.edu/research/cihe/ihe/issues/2011.html>. Acesso em:25 de jan. 2012. BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia/CNP. Ministrio da Educao/CAPES. Cincia sem Fronteiras, 2011. Disponvel em: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf>. Acesso em: 02 Fev. de 2012.

CHING, G. S., CHING, M.C. Managing Higher Education Institution Internationalization: contemporary efforts of a University at Taiwan.. INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH STUDIES IN MANAGEMENT. Consortia Academia Publishing, 2012 April,v.1,.1, 3-16.

CISEPO. The Canadian International Scientific Exchange Program. Organizational legitimacy of International Research Collaborations. Disponvel em: http://www.cisepo.ca. Acesso em: 28 mai 2011.
KNIGHT, Jane. Five Myths About Internationalization. INTERNATIONAL HIGHER EDUCATION. Boston: The Boston College Center for International Higher Education.v.62. winter 2011. P.14. Disponvel em: < http://www.bc.edu/research/cihe/ihe/issues/2011.html>. Acesso em: 25 de jan. 2012. MADERA Inmaculada. Un sistema de gestin de la internacionalizacin y la cooperacin en la universidad APEC, como eje transversal de la dinmica institucional. V Congreso Internacional de Educacin Superior, Universidad 2006. II Simposio de Internacionalizacin de la educacin superior. 13-17 Fevereiro. Ministerio de Educacin Superior (MES), Universidades de la Repblica de Cuba/Unesco, 2006. MEC. Pases do Mercosul promovem equivalncia. Disponvel em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11973>. Acesso em: 22 fev.de 2012. MOROSINI, M. C. The quality of higher education: isomorphism, diversity and equity, Interface _ Comunicao, Sade, Educao, UNESP. v.5, n.9, p.89-102, 2001. MOROSINI, M. C. . Qualidade na educao superior: tendncias do sculo. ESTUDOS EM AVALIAO EDUCACIONAL, So Paulo, Fundao Carlos Chagas, v. 20, p. 165-186, 2009. MOROSINI, M. C. . Educao Superior em tempo de Supercomplexidade. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marlia Costa. (Orgs.). Inovao, Universidade e Relao com a Sociedade - Innovation, University and Relationship with Society. 1 ed. Porto Alegre - RS: Edipucrs, 2009, v. 1, p. 78-98. MOROSINI, M. C. . Qualidade e Educao Superior: tendncias e incertezas. In: FRANCO, Maria Estela Dal Pai; MOROSINI, Marilia. (Orgs.). Qualidade na educao superior: reflexes e prticas investigativas. 1 ed. Porto Alegre - RS: EdiPUCRS, 2011, v. 3, p. 87-97. NUFFIC. Netherlands Organization for International Cooperation in Higher Education. Mapping Internationalization. Disponvel em: http://www.nuffic.nl/internationalorganizations/services/quality-assurance-and-internationalization/mapping-internationalizationmint/mapping-internationalization-mint. Acesso em 12 de jan. De 2012. ROBSON, Sue. Internationalization: a transformative agenda for higher education? TEACHERS AND TEACHING. London: Routledge, 2011. 17:6, 619-630. Disponvel em: <http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2011.625116>. Acesso em: 23 Jan 2012. REEB-GRUBER, Sandra. Checklists Program internationalization. Inholland University, 2009. Disponvel em: <http://www.nuffic.nl/international-organizations/docs/quality-assuranceand-internationalization/checklistis-program-internationalization-english-21-07-2009.pdf>. Acesso em: 01 Fev de 2012. SANTOS, Sergio Machado. Anlise comparativa dos processos europeus para a avaliao e certificao de sistemas internos de garantia da qualidade. A3 ES , 2010. Disponvel em: < http://si.esgt.ipsantarem.pt/esgt_si/web_gessi_docs.download_file? p_name=F277086999/Anlise Comparativa dos Processos Europeus para a Avaliao e Certificao.pdf>. Acesso em 24 de jan de 2012.

SANTIAGO, Paulo, TREMBLAY, Karine, BASRI, Ester, ARNAL, Elena. Tertiary Education for the Knowledge Society OECD. Thematic Review of Tertiary Education: Synthesis Report. OECD 2008 - Volume 2 of 3. p.7- 63 SARRICO, Cludia S. Indicadores de Desempenho para Apoiar os Processos de Avaliao e Acreditao de Cursos. Gabinete de Estudos e Anlise, A3 ES, 2010. Acesso em 24 de janeiro de 2012. Disponvel em: <http://si.esgt.ipsantarem.pt/esgt_si/web_gessi_docs.download_file? p_name=F326257361/Estudo_IndicadoresDesempenho_Cludia Sarrico.pdf>. Acesso em:25 de jan. 2012 SFH - Strategic Fund for Establishing International Headquarters in Universities. University Internationalization within Global Society. Recommendations for internationalizing Japanese universities (Final Report) Summary. Japan Society for the promotion of science (JSPS): February, 2010. Disponvel em: < http://www.jsps.go.jp/english/e-bilat/e-ukokusen/program_org/finalreport/summary.pdf>. Acesso em: 02 Fev de 2012. SWEETMAN, Rachel. VABA, Agnete & FINKELSTEIN, Martin J. Review of the partnership Programme in Higher Education with North America. Rapport 43/2011. Nordisk Institutt for studier av Innovasjon, Forskning og Utdanning, 2011. Disponvel em: <http://www.nifu.ni/Norway/Publications/2011/NIFU%20Webrapport%2043-2011.pdf.978-827218-802-2>. Acesso em: 02 Fev 2012. UVALI-TRUMBI. Stamenka. Internationalizing Quality Assurance: a New Dynamic for Higher Education in the 21st century. International Seminar INNOVATION AND HIGHER EDUCATION IN THE UNIVERSITY. Porto Alegre: September 10th, 2010, PUCRS.

S-ar putea să vă placă și