Sunteți pe pagina 1din 9

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST

EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

DIVRCIO E RECASAMENTO

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

I. DEFINIO DE CASAMENTO: a solene promessa mtua (explcita ou tcita), a unio legal de um homem e de uma mulher, na qual ambos deixam pai e me, para formarem uma famlia, indivisivelmente, estvel e permanente, por meio de uma aliana feita perante o Senhor, tornando-se uma s carne, at que a morte os separe. As Escrituras demonstram que o casamento entre um homem e uma mulher uma instituio cujo autor Deus (No exclusivo para crentes os no crentes tambm se do em casamento) (Gn 2.24). Dessa unio o Senhor pretendeu que a multiplicao da raa humana e o povoamento da terra fossem levados a efeito (Gn 1.28; 9.1). Essa unio boa para o homem (Gn 2.18) e forma um lao indissolvel que perdura at a morte de um dos cnjuges (Mt 19.6; Rm 7.2; 1Co 7.39). Levando em conta a natureza humana e suas inclinaes, o casamento impede que homem e mulher tenham vidas imorais (1Co 7.2,28). A Bblia diz que a unio de um homem e uma mulher no casamento os torna uma s carne (Gn 2.24; Mt 19.5,6; Mc 10.8; Ef 5.31). As Escrituras tambm ensinam que essa unio deve ser mantida pura por meio da fidelidade conjugal, ficando terminantemente proibido o adultrio (Ml 2.15,16; Hb 13.4).

II. PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO: Gnesis 2:23-24 Ento disse o homem: Esta agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela ser chamada varoa, porquanto do varo foi tomada. Portanto deixar o homem a seu pai e a sua me, e unir-se- sua mulher, e sero UMA s carne. O plano de Deus o casamento ser indissolvel. Quem se divorcia sofre como se dilacerasse seu prprio corpo.

III. DIVRCIO: bom que fique claro que Deus odeia o divrcio! Malaquias 2:14-16. Todavia perguntais: Por qu? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliana. E no fez ele somente um, ainda que lhe sobejava esprito? E por que somente UM? No que buscava descendncia piedosa? Portanto guardai-vos em vosso esprito, e que ningum seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divrcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violncia o seu vestido; portanto cuidai de vs mesmos, diz o Senhor dos exrcitos; e no sejais infiis. Esta a chave de toda a questo: Deus ODEIA o divrcio, a quebra do juramento at que a morte nos separe. Como o homem tem o corao duro e no perdoa como Deus nos perdoa; Deus com desgosto DISCIPLINOU o divrcio j praticado pelo homem, para limitar seu mal. Mas amar e perdoar so os ideais perfeitos de Deus para os nossos casamentos, mesmo se nossos cnjuges nos trarem: Deus ODEIA o divrcio! evidente que o perdo deve ser concedido quando a imoralidade sexual no for uma prtica continuada, algo que fica difcil distinguir, somente com bons frutos.

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

POSSIBILIDADES: IIIa. Imoralidade Sexual: Mat 5:31-32. Tambm foi dito: Quem repudiar sua mulher d-lhe carta de divrcio. Eu, porm, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a no ser por causa de infidelidade, a faz adltera; e quem casar com a repudiada, comete adultrio. Mateus 19:3-12. Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: lcito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Respondeu-lhe Jesus: No tendes lido que o Criador os fez desde o princpio [um] homem e [uma] mulher, e que ordenou: Por isso deixar o homem pai e me, e unir-se- a sua mulher; e sero os dois UMA s carne? Assim j no so mais dois, mas UMA s carne. Portanto o que Deus ajuntou, no o separe o homem. Responderam-lhe: Ento por que mandou Moiss dar-lhe carta de divrcio e repudi-la? Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos coraes Moiss vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas no foi assim desde o princpio. Eu vos digo porm, que qualquer que repudiar sua mulher, a no ser por causa de IMORALIDADE SEXUAL, e casar com outra, comete ADULTRIO; e o que casar com a repudiada tambm comete adultrio. Disseram-lhe os discpulos: Se tal a condio do homem relativamente mulher, no convm casar. Ele, porm, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem dado. Porque h eunucos que nasceram assim; e h eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros h que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos cus. Quem pode aceitar isso, aceite-o. Porneia, em Grego, abrange qualquer pecado sexual: fornicao (mulher solteira), ou adultrio (mulher casada), ou prostituio (mulher paga), etc. Moicheia = adultrio - Pornia = prostituio, fornicao, impureza sexual Todo adultrio moicheia um ato de fornicao, prostituio, mas nem toda prostituio pornia um ato de adultrio. Por isso existe uma distino entre as palavras, sendo uma mais abrangente (prostituio) e a outra mais restrita (adultrio). Rom 7:3. Por exemplo, pela lei a mulher casada est ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estar livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, ser considerada adltera. Mas se o marido morrer, ela estar livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, no ser adltera. Marcos 10:11-12 Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estar cometendo adultrio contra ela. E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estar cometendo adultrio". Lucas 16:18 "Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estar cometendo adultrio, e o homem que se casar com uma mulher divorciada do seu marido estar cometendo adultrio".

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

IIIb. Abandono do Lar: I Corntios 7:15: Mas, se o incrdulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmo, ou a irm, no est sujeito servido; pois Deus nos chamou em paz. Este verso fala do descrente abandonar o lar, que a pessoa crente deve lhe dar carta de divrcio, alguns tem usado tambm este texto para se aplicar situao de possveis crentes membros de igreja que um abandonam o lar, deixando o outro livre para solicitar o divrcio; claro que o texto trata explicitamente de no crentes casados com crentes e no esta autorizando o recasamento, Recasamento somente com a morte. IIIc. Outras: H coisas que a Bblia diz e outras coisas que a Bblia no diz: Por exemplo: Risco de morte; o bom senso nos leva a decidir pelo divrcio, pois uma questo de proteger a vida do irmo () em Cristo. A vida est acima de qualquer regra. uma demonstrao de amor. Rm 12:17-19. claro que isto tambm no autoriza o recasamento.

IV. RECASAMENTO: H duas situaes diferentes: 1 Caso o cnjuge j tenha falecido, a resposta sim (Mt 22.24; Rm 7.2,3). Em alguns casos esse novo casamento aps a morte do cnjuge aconselhado (1Tm 5.14,15). Entretanto, tal unio deve ser realizada com algum tambm salvo por Cristo (1Co 7.39). 2 Caso o cnjuge esteja vivo, apesar de separado, a resposta no (Mt 5.32; Mc 10.11,12; Lc 16.18; Rm 7.3; 1Co 7.10-11). Excepcionalmente algumas excees so abertas para casos de divrcio (Mt 5.32; 1Co 7.15), mas nenhuma exceo h para o recasamento quando o cnjuge ainda vive. E os casos que ocorreram antes da converso? Podemos usar a mesma premissa? h quem defenda que casamentos entre no crentes no so de fato vlidos por no serem realizados no Senhor, podemos avaliar o texto de Atos dos apstolos Cap. 17:30 que Deus no leva em conta os tempos de ignorncia, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam . ainda em Efsios 4:17-18 portanto digo eu dou testemunho no Senhor que no andeis mais como andam os gentios, em pensamentos fteis, obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela Ignorncia e dureza do corao. Portanto podemos considerar e compreender que aqueles que o fizeram, no deliberadamente mas por questes, que colocasse em risco a sua integridade fsica, moral, ou mesmo por razes de traio, podem ser considerados nesta classificao.

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO CINCO PONTO DE VISTA HISTRICOS DO CASAMENTO: QUERO AQUI ACRESCENTAR UM COMENTRIO EXTRADO DO LIVRO : CASAMENTO: CONTRATO OU ALIANA? DO AUTOR : CRAIG HILLQUE LIDERA O FAMILY FOUNDATIONS INTERNARTIONAL. Creio que ao tratarmos o valor bblico da aliana pelo valor cultural de contrato, ns, como Igreja, cessamos de ser sal e luz e estamos participando agressivamente na destruio total de nossa sociedade. Mais importante ainda, nos tornamos agentes da destruio da imagem de Deus na vista dos outros. Quando foi que esta troca aconteceu? Primeiramente, ocorreu no sc.XVI, atravs de um humanista chamado Desiderius Erasmusque teve grande influncia sobre Martinho Lutero e outros reformadores. Paul E. Steele e Charles C.Ryrie escreveram um livro excelente intitulado, Meant to Last (destinado a durar) no qual se discutem os cinco pontos de vista histricos do divrcio e novo casamento incluindo aquele introduzido por Erasmus. 1. 2. 3. 4. 5. Ponto de vista Patrstico (dos Primeiros Pais da Igreja) Ponto de vista Erasmiano (tradicionalmente Protestante) Ponto de vista Preterativo (Agostiniano) Ponto de vista dos Esponsais (O noivado) Ponto de vista de Consanguinidade (ou casamento ilegal)

O Ponto de vista Patrstico.


Uma pesquisa cuidados, atravs de centenas de manuscritos escritos pelos lderes dos cinco primeiros sculos revelou, com apenas uma exceo ( Ambrosiaster, um escritor latino do quarto sculo), que os pais da Igreja forma unanimes no entendimento do ensino de Cristo e Paulo: se algum sofresse o infortnio do divrcio, um novo casamento no seria permitido qualquer que fosse a causa. Esse ponto de vista permaneceu na Igreja at o sculo XVI, quando Erasmus sugeriu a idia diferente daquela tomada pelos telogos protestantes. No ponto de vista patrstico, a nica explicao razovel para a reao dos discpulos as palavras de Cristo em Mateus 19.10 foi o que o Mestre no estava seguindo os argumentos das escolas rabnicas, seja de Hillel (divorcio e novo casamento por qualquer razo trivial) ou Shammai (divorcio e novo casamento permitidos em caso de adultrio). Jesus ao contrario, estava apresentando um conceito inteiramente revolucionrio: que o divrcio era pecaminoso e no estava de acordo com o plano de Deus; se o divrcio acontecesse, um novo casamento seria proibido. Tal peso foi dado ordem das palavras de Mateus 19.9 que os pais da igreja proibiam o novo casamento. At mesmo se imoralidade estivesse envolvida.

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

O Ponto de vista Erasmiano.


possivelmente o mais amplamente aceito entre os Protestantes. Sustenta que as palavras de Cristo em Mateus 19.9, permitiam o divorcio no caso de adultrio e, uma vez que nos contratos de casamento judaicos a obteno de divrcio sempre implicava o direito de novo casamento, ele estava permitindo ao parceiro inocente o direito de recasar-se (nota do Autor: Steele e Ryrie no esto afirmando que a concesso de divorcio sob a lei judaica realmente implicava o direito de novo casamento, mas que Erasmos e seus seguidores tinham erroneamente tentado construir tal caso, e assim interpretar as palavras de Cristo). A maioria que assume esta posio tambm diz que Paulo, mais a frente exps este conceito ao permitir divorcio e novo casamento no caso de abandono voluntrio por parte de um parceiro. Muitos vo at alm de permitir o divrcio e novo casamento por uma variedade de razes, tais como: diferenas irreconciliveis, promiscuidade mental, maus tratos, etc. No inicio da reforma, o clssico humanista Desiderius Erasmus sugeriu esta interpretao que defendida pelo erudito moderno Jhon Murray. Erasmus era um contemporneo de Lutero que influenciou o seu pensamento em um grande nmero de assuntos, mas que, eventualmente se desligou dos reformadores. curioso que, embora Erasmus fosse essencialmente considerado hertico pelos seus contemporneos, os escritores reformados foram grandemente influenciados pela sua doutrina do divorcio e novo casamento. Dado que a maior parte da literatura evanglica tem, por sua vez, sido influenciada pela dos reformadores e, subsequentemente pela Confisso de Westminster, seu ponto de vista amplamente mantido entre os evanglicos.

O Ponto de vista Preterativo.


Esse modelo de interpretao no recebeu grande considerao a no ser por outros eruditos srios, por causa de sua exegese complicada que torna difcil a explicao ao leitor. Somos gratos a Bill Heth, que fez uma extensiva pesquisa no assunto, a fim de classifica-lo para ns. Em linguagem simples, o ponto de vista preterativo, promovido por Agostinho, sustenta que os fariseus estavam tentando enredar Jesus a entrar num debate entre a escola liberal de Hillel e a mais conservadora de Shammai, mas Cristo no aceitou a isca. Ao invs disto, com sabedoria, envitou o assunto at que estivesse a ss com seus discpulos, quando esclareceu a questo (Marcos 10.10-12). A controvrsia era sobre o significado de cousa indecente em Deuteronomio 24.1, sobre o que pediram a Cristo para comentar. O ponto de vista agostiniano defende que as palavras de Cristo no sendo por causa de relaes sexuais ilcitas eram, na realidade, uma preterio, uma omisso que evitava totalmente a pergunta deles. Cristo disse: eu porm vos digo: quem repudiar a sua mulher e casar com outra comete adultrio depois quando eles estravam sozinhos com Cristo o pressionavam para resolver o assunto. Ento ele lhes disse quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultrio contra aquela Marcos 10.11 Isso parece cobrir a possibilidade cultural de que na cultura romana o divorcio era requerido no caso de adultrio e que Cristo estava nesta circunstncia, proibindo o novo casamento. surpreendedor que a evidncia em suporte da opinio de Agostinho seja mais forte de que geralmente reconhecida, e que seja to raramente discutida como uma possibilidade na abundncia de livros populares sobre o assunto.

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO

O Ponto de vista Esponsais.


Essa corrente defende que a clasula de excesso de Cristo (Mateus 19.9) permitia a quebra de um noivado no caso de violao dos termos de noivado pela imoralidade do parceiro, antes da consumao do casamento. O argumento em favor desta posio tem mritos. Quando se entende a natureza permanente do noivado na poca de Cristo, e o reconhecimento claro da necessidade de um divrcio para quebrar esse compromisso (como ilustrado por Maria e Jos em Mateus 1.18-20), logo se percebe que tal interpretao possvel. Uma vez que os casais referiam-se a si mesmos como marido e mulher, se Cristo no se referisse a essa possibilidade, teria aberto a porta para mal-entendidos e fechado at mesmo a porta para a quebra de um noivado. A questo colocada que Cristo cuidadosamente escolheu a palavra fornicao (porneia) para colocar em contraste a adultrio (moicheia). Ambas as palavras falam de infidelidade sexual, a primeira a infidelidade pr-marital e a segunda a infidelidade conjugal. O ponto de vista dos Esponsais, mantido por um nmero de eruditos evanglicos, tem muito a seu favor.

O Ponto de vista de Consanguinidade.


Este ponto de vista defendido admiravelmente no Livro de Carl Laney, The Divorce Myth (O mito do Divorcio), argumenta que Cristo usou a palavra porneia no sentido especifico dos graus proibidos de consaguinidades (nota do autor: isso significa: casamento entre pessoas do mesmo sangue) e afinidade, em Levitico 18.6-18, da um divorcio seria permitido na extraordinria circunstncia de se estar casado com um parente prximo. Fora disso, nem divrcio, nem novo casamento seriam permitidos, h considervel apoio para este ponto de vista em Atos 15.20,29, e 1 Corintos 5.1 e nos manuscritos do Mar Morto. Os argumentos a favor so fortes e suficiente para que aqueles que tratam do problema de divorcio e novo casamento sintam alguma necessidade de discuti-los. Mas i impraticvel, com apenas alguns comentrios superficiais, quando na realidade h amplo apoio nos crculos eruditos, ainda que no seja sem dificuldades (como o caso com todas as cinco posies) h muitos elementos que recomendam esta viso. Sendo um problema to representativo em nossos dias, imperativo que busquemos um ponto de vista que no seja somente o mais aceitvel, mas sim o mais adequado ao ideal de Deus, o mais consistente com o carter de Deus, e o que se ajusta precisamente a todos os documentos Bblicos sobre o assunto.

A questo: Antes de concluir esta pesquisa, poder ser til resumir o que cada um destes pontos dizem acerca do novo casamento. 1. O ponto de vista Patrstico no permite o novo casamento nem mesmo quando o divrcio ocorreu. Esse, tanto era o ensino do Senhor como tambm o entendimento do Apstolo Paulo em relao a ele. Existiam somente duas correntes alternativas: reconciliar-se ou permanecer sem casar-se (1Cor.7.11) 2. O ponto outo de vista Erasmiano, que permite o divrcio no caso de adultrio ou desero (outras razes foram acrescentadas hoje atualmente), permite ao parceiro inocente novo casamento sem qualquer questo. Se o divrcio for legitimado, isso concede liberalidade ao parceiro ofendido a recasar-se 3. O ponto de vista Preterativo, mesmo que reconhea que o divrcio pode ocorrer, no permite o novo casamento. 4. O ponto de vista dos Exponsais, preocupa-se em dar uma carta de divrcio durante o perodo de noivado antes que o casamento ocorra, no caso de falta de castidade pr-marital. Portanto aqui nunca houve um Rua: Queluz 126 Jd. St Antonio de Pdua Cep:09111-800 Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO primeiro casamento, somente um noivado. Assim o parceiro ofendido poderia entrar num segundo noivado que, quando consumado, seria o primeiro casamento. 5. O ponto de vista de Consaguinidade, embora reconhecendo que o divrcio deva ser institudo nos casos de casamentos ilegais, considera o novo casamento contrrio tanto aos ensinos de Cristo como aos de Paulo. Tambm sustenta que no caso de um casamento ilegal, o divorcio proibido e o novo casamento de uma pessoa divorciada nunca permitido. Observe que somente o ponto de Vista erasmiano permite o novo casamento. Isso pode ser a causa de sua popularidade hoje em dia, porm deve ser notado que at mesmo se a imoralidade justifica o divrcio, os textos bblicos em questo na realidade no justificam o novo casamento. A modernizao do ponto de vista Erasmiano parece assumir que o novo casamento automaticamente permitido se o divrcio ocorre pelas razes permitidas. Mas isso um salto exegtico de f. Atualmente uma exegese diluda de ! Cor. 7.15 usada para justificar o novo-casamento nos casos de desero do parceiro crente por um companheiro incrdulo. Paulo diz que o crente no fica sujeito escravido em tais casos. Isso entendido pelos Erasmianos modernos como significando que o crente est livre para casar novamente. Verificando vrios comentrios sobre este versculo, descobrimos que a vasta maioria concorda que o significado que o crente no est obrigado a manter o casamento e pode ter de aceitar a separao se o descrente partir, como algum sugeriu. O parceiro crente no estava obrigado a procurar o descrente por todo o imprio romano se o descrente escolhia partir V. COMO TRATAR UM RECASADO: 1 Com amor: Joo 4:10 Respondeu-lhe Jesus [ Samaritana]: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem o que te diz: D-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado gua viva. 1 Tessalonicense 5:14 Exortamos-vos tambm, irmos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longnimes para com todos. 2 Podendo ser batizado e ser membro de uma igreja local: Se o divorciado demonstra arrependimento sincero, se no vive de modo indigno, se foi salvo e aceito por Cristo, por que seria recusado por ns? Atos 8:36-37 e I Co 7:1724. Deve continuar vivendo na condio que foi salvo por Cristo. 3 Como algum que no vive mais na prtica do pecado: Pela construo da frase, vemos que em Mt 19:10 comete adultrio no expressa algo contnuo, exprime apenas um ponto no tempo, no que o recasamento um adultrio CONTNUO. Por isso, no podemos exigir que um recasado, crente ou no, interrompa seu atual casamento. Ver nota de 1 Jo 3:9 Todo aquele que nascido de Deus no vive na prtica de pecado; pois o que permanece nele a divina semente; ora, esse no pode viver pecando, porque nascido de Deus (na Bblia Anotada Comentrio: Divina semente ou Semente de Deus: Esta divina semente cancela o poder dominante do pecado, ou seja a ao do Esprito Santo de Deus na vida do convertido). 4 No podendo ser pastor, nem dicono e nem lder na Igreja. Tito 1:6-8 e 1 Timteo 3:2,12. necessrio, pois, que o bispo seja irrepreensvel, marido de uma s mulher, temperante, sbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; os diconos sejam maridos de uma s mulher, e governem bem a seus filhos e suas prprias casas. Consideraes: Alertamos aos irmos que no tratem do assunto pensando nos irmos em Cristo que tem vivido nesta situao: Eu te exorto diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, que guarde essas coisas sem preconceito e que no faas nada com parcialidade (1 Tm 5.21), mas procuremos olhar para o que DEUS Rua: Queluz 126 Jd. St Antonio de Pdua Cep:09111-800 Santo Andr SP

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CIDADE SO JORGE ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST
EDIFICANDO RELACIONAMENTOS ATRAVES DE JESUS CRISTO realmente diz sobre o assunto, cuidado para no se basear em interpretaes isoladas de textos que no so claros, verifique o significado exato do texto, olhe para os muitos textos que Jesus e Paulo deixam claros a respeitos do assunto. Nossa pretenso no de esgotar o assunto, mas como Igreja do Senhor Jesus precisamos nos posicionar sobre o tema, mesmo que tenhamos alguma dificuldade, este o preo que pagaremos por querer estabelecer os ensinos do Senhor Jesus. Pastor: George A. Gomes

Rua: Queluz 126

Jd. St Antonio de Pdua

Cep:09111-800

Santo Andr SP

S-ar putea să vă placă și