Sunteți pe pagina 1din 7

Tem voc a mente de Cristo?

O Deus que prov perseverana e consolo vos conceda terdes . . . a mesma atitude mental que Cristo Jesus teve. ROMANOS 15:5. NUNCA foi visto rindo. assim que Jesus descrito num documento que se afirma falsamente ter sido escrito por um antigo oficial romano. Este documento, conhecido na sua forma atual desde mais ou menos o sculo 11, supostamente tem influenciado muitos artistas.* Em vrios quadros, Jesus aparece como uma pessoa sria que raras vezes, ou nunca, sorri. Mas isto dificilmente uma apresentao justa de Jesus, a quem os Evangelhos retratam como homem cordial e bondoso, de sentimentos profundos.
2

evidente que, para conhecermos o verdadeiro Jesus, temos de encher a

mente e o corao com o entendimento correto do tipo de pessoa que Jesus realmente era enquanto estava aqui na Terra. Portanto, examinemos alguns dos relatos evanglicos que nos fazem entender a mente de Cristo quer dizer, seus sentimentos, suas percepes, seus pensamentos e seus raciocnios. (1 Corntios 2:16) Ao fazermos isso, vejamos como poderamos cultivar a mesma atitude mental que Cristo Jesus teve. (Romanos 15:5) Assim podemos ficar melhor equipados na vida e nos nossos tratos com outros, para seguir o modelo que ele nos deixou. Joo 13:15.

Era bem acessvel


3

As pessoas sentiam-se atradas a Jesus. Em vrias ocasies, pessoas de

diversas idades e formaes chegaram-se livremente a ele. Considere o incidente registrado emMarcos 10:13-16. Ele ocorreu perto do fim do ministrio dele, quando se dirigia pela ltima vez a Jerusalm, a fim de enfrentar a sua morte agonizante. Marcos 10:32-34.
4

Imagine o cenrio. As pessoas comearam a trazer os filhos, inclusive bebs,

para que Jesus os abenoasse.* Os discpulos, porm, tentaram impedir que as crianas se chegassem a Jesus. Talvez achassem que Jesus certamente no queria ser incomodado por crianas durante essas semanas decisivas. Mas eles estavam errados. Quando Jesus se deu conta do que os discpulos estavam fazendo, no se agradou disso. Chamou as crianas a si, dizendo: Deixai vir a mim as criancinhas; no tenteis impedi-las. (Marcos 10:14) Depois fez algo que revela seu jeito realmente terno e amoroso. O relato diz: Tomou as criancinhas nos seus braos e comeou a abeno-las. (Marcos 10:16) As crianas evidentemente se sentiam vontade quando Jesus as abraava carinhosamente.
5

Este curto relato nos conta muito sobre o tipo de pessoa que Jesus era. Note

que ele era acessvel. Embora tivesse ocupado uma elevada posio nos cus, no intimidava humanos imperfeitos, nem os tratava como inferiores. (Joo 17:5)

No tambm significativo que at mesmo criancinhas se sentiam vontade com ele? Elas certamente no se teriam sentido atradas a algum frio, sem alegria, que nunca sorrisse ou risse! Pessoas de todas as idades chegavam-se a Jesus porque sentiam que ele era algum cordial que se importava, e confiavam que no as mandaria embora.
6

Refletindo sobre este relato, podemos perguntar-nos: Tenho eu a mente de

Cristo? Sou acessvel? Nos atuais tempos crticos, as ovelhas de Deus precisam de pastores acessveis, de homens que so como abrigo contra o vento. (Isaas 32:1, 2; 2 Timteo 3:1) Ancios, se cultivarem interesse sincero nos seus irmos e estiverem dispostos a se gastar em seu favor, eles sentiro a sua preocupao. Notaro isso na sua expresso facial, ouviro isso no tom da sua voz e observaro isso no seu modo bondoso de agir. Tal genuna cordialidade e preocupao podem criar um ambiente de confiana, no qual mais fcil que outros, inclusive crianas, se cheguem a vocs. Uma crist explica por que conseguiu abrir-se para com certo ancio: Ele falava comigo com ternura e compaixo. Do contrrio, eu provavelmente no teria dito nenhuma palavra. Ele me fez sentir segura.

Tinha considerao para com os outros


7

Jesus tinha considerao. Era sensvel aos sentimentos dos outros. Apenas

ver os aflitos j o tocava to profundamente, que se sentia induzido a aliviar os sofrimentos deles. (Mateus 14:14) Tinha tambm considerao para com as limitaes e as necessidades dos outros. (Joo 16:12) Certa vez, as pessoas trouxeram-lhe um cego e imploraram que Jesus o curasse. Jesus restaurou a vista do homem, mas fez isso aos poucos. No comeo, o homem enxergava as pessoas apenas indistintamente o que parecem ser rvores, mas esto andando. Da, Jesus restaurou-lhe a viso completamente. Por que curou o homem aos poucos? Pode muito bem ter sido para habilitar algum acostumado a estar no escuro a se ajustar ao choque de repentinamente ver a luz do Sol e um mundo complexo. Marcos 8:22-26.
8

Considere tambm um incidente que ocorreu depois da Pscoa de 32 EC.

Jesus e seus discpulos haviam entrado na regio de Decpolis, ao leste do mar da Galilia. Ali foram logo encontrados por grandes multides que levaram a Jesus muitos doentes e incapacitados, e ele curou a todos. (Mateus 15:29, 30) O interessante que Jesus escolheu um homem para dar-lhe ateno especial. Marcos, escritor dum Evangelho, o nico a relatar este incidente, conta o que aconteceu. Marcos 7:31-35.
9

O homem era surdo e quase no conseguia falar. Jesus talvez notasse que o

homem estava muito nervoso ou constrangido. Jesus fez ento algo um pouco incomum. Levou o homem parte, para longe da multido, a um lugar isolado.

Jesus usou ento alguns sinais para indicar ao homem o que ia fazer. Ele ps os seus dedos nos ouvidos do homem, e, depois de cuspir, tocou na lngua dele. (Marcos 7:33) A seguir, Jesus olhou para o cu e suspirou fervorosamente. Estas demonstraes podiam dizer ao homem: O que vou fazer para ti se deve ao poder de Deus. Por fim, Jesus disse: Abre-te. (Marcos 7:34) Com isso se restabeleceu a audio do homem e ele conseguiu falar normalmente.
10

Quanta considerao Jesus tinha para com os outros! Ele era sensvel aos

seus sentimentos, e esta empatia, por sua vez, induzia-o a agir de modo a ter considerao pelos sentimentos deles. Ns, como cristos, faremos bem em cultivar e em demonstrar neste respeito a mente de Cristo. A Bblia nos admoesta: Sede todos da mesma mentalidade, compartilhando os sentimentos, exercendo afeio fraternal, ternamente compassivos, humildes na mente. (1 Pedro 3:8) Isto certamente requer que falemos e atuemos de modo a levar em considerao os sentimentos dos outros.
11

Na congregao podemos mostrar considerao para com os sentimentos dos

outros por atribuir-lhes dignidade, tratando-os assim como ns gostaramos de ser tratados. (Mateus 7:12) Isto inclui termos cuidado com o que dizemos e como o dizemos. (Colossenses 4:6) Lembre-se de que palavras irrefletidas podem ser como estocadas duma espada. (Provrbios 12:18) E na famlia? O marido e a esposa que se amam so sensveis aos sentimentos um do outro. (Efsios 5:33) Evitam palavras duras, persistente crtica e sarcasmo mordaz que podem causar sentimentos feridos que no so fceis de curar. As crianas tambm tm sentimentos, e os pais amorosos levam isso em conta. Quando preciso dar correo, os pais a do dum modo que respeita a dignidade dos filhos e poupalhes constrangimento desnecessrio.* (Colossenses 3:21) Quando temos assim considerao para com os outros, mostramos que temos a mente de Cristo.

Disposto a confiar nos outros


12

Jesus tinha um conceito equilibrado e realstico dos seus discpulos. Sabia

muito bem que eles no eram perfeitos. Afinal, sabia o que havia no corao humano. (Joo 2:24, 25) Mesmo assim, no enxergava apenas suas imperfeies, mas tambm suas qualidades. Percebia tambm o potencial que havia nestes homens atrados por Jeov. (Joo 6:44) O conceito positivo que Jesus tinha dos seus discpulos se evidenciava no modo como lidava com eles e os tratava. Uma coisa certa ele mostrou ter a disposio de confiar neles.
13

Como demonstrava Jesus esta confiana? Quando deixou a Terra, encarregou

os seus discpulos ungidos de uma pesada responsabilidade. Confiou-lhes a responsabilidade de cuidar dos interesses mundiais do seu Reino. (Mateus 25:14, 15; Lucas 12:42-44) Durante o seu ministrio, mostrou mesmo de maneiras

pequenas e indiretas que confiava neles. Quando milagrosamente multiplicou alimentos para as multides, ele encarregou os seus discpulos da responsabilidade de distribuir o alimento. Mateus 14:15-21; 15:32-37.
14

Considere tambm o relato registrado em Marcos 4:35-41. Nesta ocasio,

Jesus e seus discpulos tomaram um barco para atravessar o mar da Galilia para o leste. Pouco depois de empreenderem a viagem, Jesus deitou-se na popa do barco e adormeceu. Em pouco tempo, porm, levantou-se uma violenta tempestade. Tempestades assim no eram incomuns no mar da Galilia. Por causa da sua pouca altitude (uns 200 metros abaixo do nvel do mar comum), o ar ali muito mais quente do que na regio circunvizinha e isto causa perturbaes atmosfricas. Alm disso, descem fortes ventos pelo vale do Jordo, procedentes do monte Hermom ao norte. A calmaria pode de repente virar uma tempestade violenta. Imagine a situao: Jesus, sem dvida, sabia que tempestades eram comuns, pois fora criado na Galilia. No entanto, ele dormia tranqilo, confiando na percia dos seus discpulos, alguns dos quais eram pescadores. Mateus 4:18, 19.
15

Podemos imitar a disposio de Jesus, de confiar nos seus discpulos? Alguns

acham difcil delegar responsabilidades a outros. Eles sempre tm de tomar a dianteira. Talvez pensem: Se quero que algo seja feito direito, tenho de faz-lo eu mesmo! Mas, se ns mesmos tivermos de fazer tudo, correremos o risco de nos esgotar e de talvez tirarmos tempo desnecessariamente da nossa famlia. Alm disso, se no delegarmos tarefas e responsabilidades apropriadas a outros, podemos priv-los da experincia e do treinamento necessrios. sbio aprender a confiar em outros, delegando-lhes certos assuntos. Faremos bem em perguntar honestamente a ns mesmos: Tenho eu a mente de Cristo neste assunto? Estou disposto a delegar certas tarefas, confiando em que os outros faro o melhor que puderem?

Ele mostrou que acreditava nos seus discpulos


16

Jesus demonstrava de outra maneira importante o conceito positivo que tinha

dos discpulos. Deixava-os saber que confiava neles. Isto bem evidente nas palavras animadoras que falou aos seus apstolos na ltima noite da sua vida terrestre. Veja o que aconteceu.
17

Para Jesus, foi uma noite cheia. Deu aos seus apstolos uma lio prtica de

humildade por lavar-lhes os ps. Depois, instituiu a refeio noturna que serviria de comemorao da sua morte. Da, os apstolos ficaram novamente envolvidos numa discusso acalorada sobre quem deles parecia ser o maior. Jesus, sempre paciente, no os repreendeu, mas raciocinou com eles. Disse-lhes o que aconteceria frente: Todos vs tropeareis em conexo comigo, pois est escrito:

Golpearei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficaro espalhadas. (Mateus 26:31; Zacarias 13:7) Sabia que seus companheiros achegados o abandonariam na hora de apuro. Mesmo assim, no os condenou. Bem ao contrrio, disse-lhes: Mas, depois de eu ter sido levantado, irei adiante de vs para a Galilia. (Mateus 26:32) Deveras, assegurou-lhes que, embora o abandonassem, ele no os abandonaria. Depois de ter passado por essa provao horrvel, encontrar-se-ia de novo com eles.
18

Jesus manteve a sua palavra. Mais tarde, na Galilia, o ressuscitado Jesus

apareceu aos 11 apstolos fiis, que evidentemente se haviam reunido com muitos outros. (Mateus 28:16, 17; 1 Corntios 15:6) Jesus deu-lhes uma misso importante: Ide, portanto, e fazei discpulos de pessoas de todas as naes, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do esprito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. (Mateus 28:19, 20) O livro de Atos nos apresenta evidncia clara de que os apstolos cumpriram esta misso. Tomaram fielmente a dianteira na obra de pregao das boas novas no primeiro sculo. Atos 2:41, 42; 4:33; 5:27-32.
19

O que nos ensina este relato revelador a respeito da mente de Cristo? Jesus

havia visto o pior nos seus apstolos, no entanto, ele amou-os at o fim. (Joo 13:1) Apesar das falhas deles, deixou-os saber que acreditava neles. Note que a confiana que Jesus tinha neles no estava errada. A confiana e a f que havia expressado neles sem dvida os fortaleceram para estarem resolvidos no corao a cumprir a obra que os mandou fazer.
20

Como podemos mostrar que temos a mente de Cristo neste sentido? No seja

pessimista a respeito dos concrentes. Se estiver pensando no pior, provvel que suas palavras e suas aes o revelem. (Lucas 6:45) No entanto, a Bblia nos diz que o amor acredita todas as coisas. (1 Corntios 13:7) O amor positivo, no negativo. Edifica em vez de derrubar. As pessoas reagem mais prontamente ao amor e ao encorajamento do que intimidao. Podemos edificar e encorajar outros por expressar que confiamos neles. (1 Tessalonicenses 5:11) Se ns, assim como Cristo, encararmos nossos irmos de forma positiva, ns os trataremos dum modo que os edifique e revele o melhor que h neles.
21

Cultivar e demonstrar a mente de Jesus Cristo vai alm de apenas imitar

certas coisas que ele fez. Conforme mencionado no artigo anterior, se ns devemos realmente agir como Jesus, temos de aprender primeiro a encarar as coisas assim como ele o fazia. Os Evangelhos nos habilitam a ver outro aspecto da sua personalidade, dos seus pensamentos e dos seus sentimentos a respeito do seu trabalho designado, conforme ser considerado no prximo artigo. [Nota(s) de rodap]

No documento, o falsificador descreve a suposta aparncia fsica de Jesus, inclusive a cor do seu cabelo, da sua barba e dos seus olhos. Edgar J. Goodspeed, tradutor da Bblia, explica que esta falsificao se destinava a popularizar a descrio contida nos manuais dos pintores referente aparncia de Jesus. Pelo que parece, as crianas eram de diversas idades. A palavra vertida aqui criancinhas tambm usada para a filha de Jairo, de 12 anos de idade. (Marcos 5:39, 42; 10:13) No entanto, no relato paralelo, Lucas usa uma palavra que tambm usada para bebs. Lucas 1:41; 2:12; 18:15. Veja o artigo Respeita a dignidade deles?, em A Sentinela de 1. de abril de 1998. Sabe explicar? Como reagiu Jesus quando seus discpulos tentaram impedir que crianas se chegassem a ele? Como mostrou Jesus considerao para com outros? Como podemos imitar a disposio de Jesus, de confiar nos seus discpulos? Como podemos imitar a confiana que Jesus expressou ter nos seus apstolos? [Perguntas de Estudo] 1. Como Jesus apresentado em muitos dos quadros da cristandade, e por que isso no um retrato justo de Jesus? 2. Como podemos cultivar a mesma atitude mental que Cristo Jesus teve, e isso nos equipar para fazer o qu? 3, 4. (a) Qual o contexto do relato registrado em Marcos 10:13-16? (b) Como reagiu Jesus quando seus discpulos tentaram impedir que as criancinhas se chegassem a ele? 5. O que nos diz o relato de Marcos 10:13-16 sobre o tipo de pessoa que Jesus era? 6. Como podem os ancios se tornar mais acessveis? 7. (a) Como demonstrou Jesus que tinha considerao para com os outros? (b) Por que talvez Jesus s restaurou gradualmente a vista de certo cego? 8, 9. (a) O que aconteceu logo depois de Jesus e seus discpulos entrarem na regio de Decpolis? (b) Descreva como Jesus curou o homem surdo. 10, 11. Como podemos ter considerao para com os sentimentos dos outros na congregao e na famlia? 12. Que conceito equilibrado e realstico tinha Jesus dos seus discpulos? 13. Como demonstrou Jesus que confiava nos seus discpulos? 14. Como resumiria voc o relato registrado em Marcos 4:35-41? 15. Como podemos imitar a disposio de Jesus, de confiar nos seus discpulos?
o

16, 17. Na ltima noite da sua vida terrestre, que garantia deu Jesus aos seus apstolos, embora soubesse que o abandonariam? 18. Na Galilia, de que misso importante encarregou Jesus os seus discpulos e como a cumpriram os apstolos? 19. O que nos ensinam as aes de Jesus Cristo aps a sua ressurreio a respeito da mente dele? 20, 21. Como podemos mostrar ter um conceito positivo a respeito de nossos concrentes? [Foto na pgina 16] Crianas sentiam-se vontade com Jesus [Foto na pgina 17] Jesus tratava os outros com compaixo [Foto na pgina 18] Ancios acessveis so uma bno

S-ar putea să vă placă și