Sunteți pe pagina 1din 12

IV SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

TTULO DO TRABALHO MAPEAMENTO DO EXTRATIVISMO NO ESTADO DO TOCANTINS TPICO TEMTICO Nmero Descrio Poltica nacional de gesto 16 desenvolvimento local/regional AUTOR PRINCIPAL Ilda Helena Oliveira Nunes CO-AUTORES 1 Donald Sawyer

territorial:

limites

possibilidades

do

INSTITUIO Centro de Desenvolvimento Sustentvel - UnB INSTITUIO Centro de Desenvolvimento Sustentvel - UnB

RESUMO DO TRABALHO Este estudo prope a organizao de seis Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Agroextrativismo no Estado do Tocantins, com fundamento no mapeamento da atividade extrativista, realizado em 2002. O objetivo da iniciativa foi mapear as caractersticas gerais e especficas do extrativismo no Tocantins, a fim de fortalecer esse setor, capacitar os atores envolvidos e influir sobre polticas pblicas dirigidas ao extrativismo no Estado.

PALAVRAS- CHAVE Cadeia de produo, associativismo, produtos florestais no madeireiros (PFNM). ABSTRACT This paper consider about the agroextrativism organization in six Local Productive Systems (APLs) from Tocantins State, based in the mapping of extractive activities carried through 2002. The objective of this study is mapped the general and specific characteristic from Tocantins extrativism, to this sector is fortifying, the involved people are be enabled and the public policies directed to the local extrativism are be influenced. KEYWORDS Production chain, associativism, non-timber forest products.

INTRODUO A atividade extrativista no Tocantins se diferencia do resto da Amaznia Legal devido s especificidades dos recursos naturais disponveis para o processo produtivo extrativo no Estado, onde predomina o Cerrado. Pode-se dizer que se trata de Produtos Florestais No Madeireiros (PFNM) amplamente conhecidos na literatura especializada (eg. BELCHER; SCHRECKENBERG, 2007; MACHADO, 2008), porm sem floresta.

Primeiramente realiza a contextualizao do Estado do Tocantins em relao ao Amaznia Legal, porm com caracterstica do Bioma Cerrado no quase completo de sua paisagem. Posteriormente descreve-se a realizao do mapeamento realizado e as propostas para Arranjos Produtivos Locais (APLs).
A partir dos dados mapeados, foram sugeridos seis Arranjos Produtivos Locais (APL) de Agroextrativismo no Tocantins: Bico do Papagaio (combinao integrada de apicultura, babau, frutas do cerrado e pesca artesanal); Vale do Araguaia (pesca artesanal, apicultura e frutas do cerrado); Norte (frutas do cerrado, apicultura e babau); Nordeste (frutas do cerrado e apicultura); Belm-Braslia (apicultura e frutas do cerrado); e Jalapo (artesanato, apicultura e frutas do cerrado). As atividades extrativas concentram-se no Bico do Papagaio, devido a ocorrncia dos recursos naturais e organizao (local, nacional, internacional). O Vale do Araguaia e o Jalapo so eixos incipientes. O plo de Palmas destaca-se em funo do seu mercado consumidor. TOCANTINS Contextualizao Histrica e Geogrfica Localizado no centro geodsico do Brasil, com uma rea de 278.420,7km2 e uma populao de 1.157.098 habitantes, segundo o censo do IBGE em 2000, o Estado do Tocantins faz divisa com seis Estados: Par, Maranho, Piau, Bahia, Mato Grosso e Gois. Os rios Tocantins e Araguaia dividem o Estado em duas bacias distintas, que juntas formam a maior bacia hidrogrfica totalmente brasileira seu potencial hidreltico os torna objetos de projetos energticos governamentais. Tocantins ocupa 5,4% do territrio geopoltico denominado Amaznia Legal1, mesmo com paisagem variando entre Cerrado e
A definio geopoltica Amaznia Legal carregava a idia de integrar para no entregar e abrir estradas levar o progresso, pois est mais relacionada a economia que a geografia. Foi estabelecida em 1953, por meio da Lei 1.806 e reafirmada em 1966 pela Lei 5.173 e a criao da SUDAM - Superintendncia para o Desenvolvimento da Amaznia. Portanto, a definio proposta para a regio foi um conceito poltico com o objetivo de desenvolver a regio. A delimitao da rea firmava-se na caracterstica da paisagem de floresta, mas reas de cerrado foram anexadas. No Brasil, abraa 9 Estados, Acre, Rondnia, Amazonas, Par, Tocantins, Amap, Roraima, Norte do Mato Grosso e Oeste do Maranho e ocupa 60% de seu territrio (FERREIRA; SALATI, 2005; ADA, 2008).
1

ectono Cerrado-Amaznia, sendo que as florestas localizam-se principalmente no Vale do Araguaia e o Cerrado, que cobre 87,8% do Estado, situam-se na bacia do Rio Tocantins (GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, 2008). O relevo tocantinense formado por depresses na maior parte do territrio, planaltos a sul e nordeste e plancies na regio central. O clima tropical mido e os solos pouco frteis so considerados caractersticos em todo o Estado. O Estado tem certo potencial turstico devido s belezas naturais, conta com 13 Unidades de Unidades de Conservao Estaduais, sendo quatro de Proteo Integral (Parque Estadual do Canto PEC; Parque Estadual do Jalapo PEJ; Parque Estadual do Lajeado PEL; Monumento Natural das rvores Fossilizadas) e nove de Uso Sustentvel, denominadas de reas de Proteo Ambiental - APA (APA Ilha do Bananal/Canto; APA Foz do Rio Santa Tereza; APA Serra do Lajeado; APA do Jalapo; APA das Nascentes de Araguana; APA Lago de Peixe Angical; APA Lago de Palmas; APA do Lago de Santa Isabel; APA Lago de So Salvador do Tocantins, Paran e Palmeirpolis) (NATURATINS, 2008). Contextualizao Social e Econmica A regio mais ao Norte do Estado de Gois foi desbravada por missionrios catlicos que percorreram o Rio Tocantins, a partir do Sculo XVII. Ao sul a primeira colonizao realizou-se atravs dos bandeirantes vindos do Estado de So Paulo, no Sculo XVIII. At recentemente a atividade econmica predominante era a pecuria extensiva. A criao do Estado do Tocantins foi determinada pela Comisso de Sistematizao e pelo Plenrio da Assemblia Nacional Constituinte, em outubro de 1988, o que foi reflexo e causa de diversificao econmica. A formao da populao tocantinense centra-se nas migraes ocorridas entre os Sculos XVII e XIX, em uma primeira leva vinda principalmente do Nordeste Brasileiro, e no fluxo de agricultores pobres em busca de terras e pequenos e mdios fazendeiros vindos dos Estados do Nordeste, de Minas Gerais, de So Paulo e do sul de Gois, em uma segunda leva na metade do Sculo XX. Os migrantes tornaram-se a marcante presena de populaes indgenas e tradicionais com seus territrios demarcados por todo o Estado (SAWYER, 1969). O Estado possui uma baixa densidade de ocupao de 4,15% hab/km2. De acordo com o mesmo censo a taxa de analfabetismo foi de 17,2%, que junto a uma alta taxa de mortalidade infantil, apresenta um Estado pobre e caracteristicamente rural, com grande parte da populao total vivendo em reas rurais.

A populao indgena do Estado do Tocantins est estimada em 5.275, de sete etnias diferentes, com destaque para os Krahs, Karajs, Xerentes, Xavantes e Apinajs. Da rea por eles habitada, que soma 2.171.028 ha, apenas duas Terras Indgenas ainda esto em processo de demarcao (BARROSO, 2008). Os quilombolas ou remanescentes de quilombos tiveram 15 comunidades reconhecida pela Fundao Cultural Palmares do Ministrio da Cultura, por meio da Portaria n. 06 de 1 de maro de 2004, como representantes das populaes tradicionais (GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, 2008). A localizao geogrfica, estratgica por sua centralidade e possibilidade de locomoo em todas as direes do Territrio Nacional, oferece umidade e luminosidade favorveis para o crescimento de plantas e animais, segundo as entrevistas realizadas junto a pecuaristas (CEDEPLAR, 2002). Por outro lado, tambm apresenta restries para a explorao agropecuria com tecnologia de monocultura de clima temperado, por causa do acmulo ininterrupto de pragas e doenas. As florestas e os recursos madeireiros j foram, em grande parte, esgotados e o Cerrado constitui um hotspot global, por causa de sua riqueza e singularidade biolgicas e a elevada presso da expanso da fronteira agropecuria. O que torna preocupante os 6 milhes de hectares de reas de pastagens no Estado do Tocantins, onde a soja o carro chefe, com aumento de 41% nas exportaes, fazendo com que o gro permanecesse no topo da lista, segundo propaganda do Governo Estadual, e a venda de carne bovina passou a ocupar o 2 lugar em exportaes no ano de 2005 (ISPN, 2003; GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, 2008). O aumento na produo de alimentos posicionaria o Tocantins como fronteira agrcola, com incentivos econmicos e fiscais. A Agncia de Fomento do Estado do Tocantins (FomenTO), conta com 10 linhas de crdito. A integrao incompleta a mercados de consumo e de produtos abriu um espao alternativo para a pequena produo mercantil, baseado na busca de desenvolvimento sustentvel, que visa compatibilidade entre conservao e desenvolvimento. A anlise utiliza um enfoque socioambiental ou ecossocial, que considera as relaes sociais, contemplando as interaes entre natureza e sociedade, em vez de analisar cada lado isoladamente (SAWYER, 2008). O sistema de roa e no extrativismo vegetal, instalou-se um espcie de campesinato moderno (SAWYER, 1979). Destaca-se o papel das mulheres, sobretudo as quebradeiras de coco de babau, na luta social e na sustentao das famlias. Essa organizao constitui uma potencialidade de exemplo de organizao civil com sucesso (CEDEPLAR, 2002).

A EXPLORAO DE PRODUTOS NO MADEREIROS O processo extrativo entendido como primeira forma de explorao econmica, baseado na coleta de produtos existentes na natureza, com baixa produtividade, decorrentes do custo de oportunidade do trabalho prximo ao zero ou do alto preo unitrio devido ao monoplio extrativo. Algumas espcies desapareceram e outras esto em via de domesticao. Dependendo da espcie, forma e intensidade de explorao, as atividades extrativistas podem indicar ou mesmo provocar a exausto dos recursos extrativos. Neste contexto, medidas conservacionistas tem sido adotadas para a proteo dos sistemas florestais. O extrativismo desempenha importante papel na formao econmica e social dos estados e do pas. Estudiosos da atividade extrativistas, trazem contextualizaes tericas, principalmente com respeito a aspectos econmicos e sociais, baixa produo e a necessidade de racionalizar a atividade (CARVALHO, 2006). A economia extrativa est introduzida, dentro de um contexto muito mais amplo do que tradicionalmente analisado. A economia extrativa inicia-se pela descoberta do recurso natural que apresenta possibilidade econmica ou til para o homem. A seqncia natural o incio do extrativismo como atividade econmica. Em geral, o crescimento das demandas do mercado e o processo de inovao tecnolgica, fazem com que seja iniciada a domesticao desses recursos extrativos. A idia principal do extrativismo a existncia de recursos naturais, que tenham potencialidades para a explorao econmica, quer atravs do seu consumo in natura, quer atravs de beneficiamento ou industrializao. Com a crescente demanda de pesquisas sobre biotecnologia e da engenharia gentica existe a possibilidade de um aumento significativo da domesticao de espcies e isolamento de substncias qumicas. Isto pode ser negativo para o avano da economia extrativista. Com a abertura de estradas, os processos de desmatamento para a substituio de cobertura vegetal, abriram frentes de espao para a expanso da fronteira agrcola e pecuria. O avano dos desmatamentos e consquente exaurimento dos recursos naturais contribui para a destruio da base de sustentao da atividade extrativista, alterando significativamente a economia extrativa. O crescimento populacional irracional e a expanso agrcola so fatores antagnicos a atividade extrativista e tm levado a srios conflitos fundirios no Estado do Tocantins. O extrativismo no Estado do Tocantins encontra-se em desenvolvimento, necessitando de caracterizao das componentes social, econmica e ambiental do

conjunto de prticas extrativistas, para melhor encaminhamento de polticas pblicas para atendimento as demandas, atravs do uso de instrumentos de pesquisa construdos de forma participativa envolvendo os atores sociais. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL Arranjos Produtivos Locais (APLs) tm o conceito inspirado na teoria de cluster, aglomeraes espaciais de atividades produtivas e outras atividades associadas que geram economias de escala e sinergias que favorecem a competitividade e a inovao. Este conceito adaptado para pases em desenvolvimento como o Brasil, foi reconhecido com cadeia produtiva, pois considera as inter-relaes entre empresas e no cada empresa isoladamente. No entanto, os APLs so segmentos localizados de cadeias produtivas, que se iniciam nos fornecedores de insumo e seguem at o consumidor final. Isto pode ter um alcance global. No caso do Tocantins, por exemplo, a linha de pesca artesanal pode ser da China, enquanto o sabonete de babau pode ser vendido na Europa (ISPN, 2003). O espao considerado para um APL, por certo lado, seria o local onde os atores envolvidos possam interagir regularmente face a face. Para os exemplos de agroextrativismo na Amaznia, o conceito deve ser, mais uma vez readaptado, devido a diversificao ecolgica e econmica, possibilitando lidar com a enorme biodiversidade o que implica disperso espacial. Deve-se observar, tambm, os riscos de variao natural de ano para ano e as flutuaes de mercado. Tais consideraes permitem notar que, uma comunidade, municpio ou microrregio no pode se especializar em apenas um tipo de produto. Cada APL deve incluir atividades complementares entre si, combinadas de acordo com a cadeia a que pertencem. Isto significa, tambm, que a definio do espao geogrfico de uma APL deve se referir a uma regio ou territrio e no um municpio isolado. MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DO EXTRATIVISMO NO ESTADO DO TOCANTINS O objetivo de realizao do mapeamento participativo do extrativismo no Estado do Tocantins foi a formao de tcnicos de entidades governamentais e no governamentais ligadas ao setor, em mtodos e tcnicas para o levantamento, anlise de dados e elaborao de relatrios finais de pesquisa. Em 2002, a Secretaria de Coordenao da Amaznia do Ministrio do Meio Ambiente buscou fortalecer os grupos extrativistas no Estado por meio de contrato com o Instituto Sociedade, Populao e Natureza (ISPN). As primeiras reunies culminaram na

definio de quatro atividades ou produtos extrativistas a serem fortalecidos: babau, frutos do cerrado, apicultura e pesca artesanal. O ISPN um centro de pesquisa e documentao independente, sem fins lucrativos, fundado em abril de 1990, em Braslia. Tem como objetivo central contribuir para a construo de um desenvolvimento econmico com maior eqidade social e equilbrio ambiental. Para tanto, realiza e promove a pesquisa cientfica, dissemina conhecimentos e estimula o intercmbio entre pesquisadores. Ao mesmo tempo, subsidia a atuao de movimentos sociais Cerrado. O mapeamento do extrativismo foi composto por cinco etapas de trabalho: 1) mapeamento preliminar, com base nos dados j existentes sobre o extrativismo no Tocantins, na bibliografia especializada; 2) primeira capacitao em mtodos e tcnicas para o levantamento e tratamento de dados relativos produo extrativista, por tcnicos e lideranas locais; 3) fase de campo, em que foram coletados os dados; 4) segunda capacitao sobre a anlise dos resultados e a produo de relatrios; e, 5) encontro final, aps a consolidao dos relatrios, para a socializao e avaliao dos resultados, coma presena dos parceiros da iniciativa. Inicialmente, dados secundrios foram extrados do Censo Agropecurio de 1996 e dados primrios foram fornecidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Extrativismo (PRODEX) e pelo Programa de Pequenos Projetos (PPP) do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF). A seguir, um questionrio foi estruturado em questes com escalas de comparao numrica sobre: existncia e acesso aos recursos naturais; impacto ambiental; apropriao e custo das tecnologias de produo; apropriao e custo das tecnologias de beneficiamento; regulamentao; crdito; assistncia tcnica; mercado; comercializao; tributao; e organizao social. O mapeamento e a anlise dos dados confirmaram a importncia de desenvolver novos mecanismos para promover o extrativismo no Estado do Tocantins. Para facilitao dos trabalhos, a equipe de consultores do ISPN dividiu o Estado em plos dinmicos de produo, e em setores de produo pr-codificados para facilitar o levantamento de campo e sistematizao das informaes, para consolidao em relatrio final. Os plos dinmicos foram definidos em reunies de grupo de discusso, com base nos conhecimentos regionais dos participantes da I Oficina de Capacitao em Mtodos e Tcnicas de Pesquisa. e a formulao de polticas pblicas nas interfaces entre desenvolvimento, populao e meio ambiente. Tem larga experincia na Amaznia e no

Para a definio de APLs de agroextrativismo no Tocantins, foram considerados os cinco setores definidos no Mapeamento Participativo: Apicultura, Artesanato, Babau, Frutas do Cerrado e Pesca Artesanal. A partir de dados secundrios e primrios levantados e analisados no Mapeamento, foram delineados seis APLs de Agroextrativismo no Tocantins. Correspondem aproximadamente aos plos definidos na primeira oficina e utilizados para o trabalho de campo, mas com algumas combinaes e alguns ajustes. Os critrios principais so a ocorrncia da atividade produtiva e a organizao dos produtores. No Estado do Tocantins foram sugeridos os seguintes APLs: 1) Bico do Papagaio: cerca de 15 municpios no extremo norte, com uma combinao integrada de Apicultura, Babau, Frutas do Cerrado e Pesca Artesanal. 2) Vale do Araguaia: os municpios ao longo do Araguaia (ou Java), com a integrao de Pesca Artesanal, complementado por Apicultura e Frutas do Cerrado. 3) Norte: os municpios da Belm-Braslia a partir de Araguana, com a combinao de Frutas do Cerrado com Apicultura e Babau. 4) Nordeste: Frutas do Cerrado complementado por Apicultura. 5) Belm-Braslia: os municpios mais ao sul do Estado situados ao longo da BR, integrando Apicultura com Frutas do Cerrado. 6) Jalapo: os municpio da Regio Administrativa de Novo Acordo, com Artesanato, Apicultura e Frutas do Cerrado. Nota-se que Frutas do Cerrado e Apicultura fazem parte de todos os APLs. O setor Frutas do Cerrado pode ser generalizado no Estado todo por causa da grande variedade de espcies. Embora a Apicultura trabalhe com a mesma espcie de abelha, na maioria dos casos, os pastos so variados e o mel conta com mercados locais, regionais e nacionais, at mesmo internacionais. A Pesca Artesanal ocorre apenas no Vale do Araguaia e no Bico do Papagaio, enquanto o Babau encontra expresso apenas no Bico do Papagaio e Norte. O Artesanato destaca-se como atividade comercial importante apenas no Jalapo. O turismo ou ecoturismo, como atividade de uso sustentvel da biodiversidade e dos recursos naturais, tanto no Vale do Araguaia quanto no Jalapo poderiam ser aderidos s APLs. Ao final, foram recomendadas algumas aes para o fortalecimento do agroextrativismo no Estado do Tocantins, com foco no produtor, sua famlia e o sistema de produo integrado de atividades. Entre elas, destacam-se:

a) Em relao ao crdito: A implementao de estratgias que facilitem o acesso s linhas de crdito apropriadas s comunidades agroextrativistas, com estabelecimento de apoio na modalidade micro-crdito para garantia de assistncia tcnica e viabilizao da produo em escala. Alm do crdito para quem no proprietrio da terra. b) Em relao a assistncia tcnica: Integrao da assistncia tcnica s organizaes dos produtores para que as aes desenvolvidas pelos tcnicos sejam definidas em processos participativos de planejamento. Isto ampliaria a capacidade qualitativa e quantitativa da assistncia tcnica pblica de dirigirse a este produtor e apropriaria a fiscalizao sobre a explorao. c) Em relao ao apoio direto a produo: Estmulo a verticalizao da produo, atravs do incentivo e apoio as organizaes e fortalecimento dos arranjos produtivos locais. A implantao de unidade de beneficiamento em escala para agregao de valor aos produtos primrios tenderia a gerar incremento a renda familiar. Polticas de juros, fiscal e tributria diferenciada e simplificada, destinadas s iniciativas da sociedade civil organizada, para produo a partir do uso sustentvel dos recursos naturais, em contrapartida aos servios ambientais, sociais e econmicos gerados. Inclusive construindo um programa de gerao de renda ou renda mnima para alguns setores. d) Em relao a conservao do meio ambiente Estabelecimento de critrios participativos de sustentabilidade ambiental para a produo extrativista fundamentados em informaes cientficas e experincias das organizaes. e) Em relao ao fortalecimento das organizaes Implantao de programas de fortalecimento e desenvolvimento institucional, buscando estabelecer processos de capacitao de intercmbio entre as organizaes atuantes nas diferentes regies do estado e de outras regies da Amaznia e Cerrado. Estmulo para insero da produo comunitria em redes de economia popular solidria. Onde houver atravessador recomenda-se a qualificao da negociao via intrumentos jurdicos (contratos).

10

f)

Em relao a infra-estrutura

O quadro constatado estabelece grandes desvantagens aos produtos tocantinenses comparado a outros estados, em relao a transporte, comunicao (comercializao) e energia (beneficiamento). Para garantir a ampliao da capacidade de produo e insero no mercado seria o investimento na democratizao do processo a este tipo de infraestrutura. No caso da energia e dos meios de comunicao poderiam ser pensadas estratgias que tomassem como referncia a escala comunitria e das organizaes no caso dos meios de comunicao. g) Em relao ao apoio institucional do poder pblico Priorizar as aes de descentralizao das polticas ambientais e de inspeo sanitria. Ampliar a fiscalizao por parte dos rgos competentes na implantao e funcionamento de grandes empresas com vistas a interrupo dos desmatamentos e prtica de extrativismo predatrio, alm do incentivo programas de combate incndios florestais, para isso importante, tambm, que haja o cumprimento dos compromissos firmados pelo poder pblico municipal e estadual, em relao ao repasse de equipamentos (estado) e combustvel para deslocamento das brigadas (prefeitura). h) Em relao ao fortalecimento da atividade Para as comunidades essencialmente extrativista, em especial as que no possuem terra, estabelecer uma estratgia de criao e implementao de assentamentos extrativistas e reservas extrativistas (RESEX), alm de aprofundar a discusso sobre o simpactos e conseqncias da apicultura em reas naturais. CONSIDERAES FINAIS As Polticas Federais e Estaduais em prol do agroextrativismo tem procurado garantir a populaes locais o direito a explorao e condies necessrias. - O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) proporciona o aumento da pequena produo agrcola, especialmente pela agricultura familiar, atravs do apoio tcnico e financeiro. A melhoria da renda e da qualidade vida dos agricultores, alm da promoo do desenvolvimento rural sustentvel, tem sido conseqncias positivas do programa (EMATERCE, 2008). - O Programa de Desenvolvimento do Extrativismo (PRODEX) consiste em uma iniciativa de crdito para os produtores extrativistas que participem de Associaes ou Cooperativas de Produo. O financiamento dirigi-se para extrao e coleta de produtos florestais, manejo florestal de baixo impacto e sistemas agroflorestais, alm do

11

enriquecimento de espcies com valor econmico e beneficiamento primrio da produo extrativista (ARRENDATOCANTINS, 2008). - O Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) um instrumento de poltica pblica institudo pelo artigo 19 da Lei n. 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto n. 6.447, de 07 de maio de 2008. coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e composto ainda pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Ministrio da Fazenda e Ministrio da Educao responsvel pela implementao do Programa, cujas diretrizes so estabelecidas e publicadas em Resolues. Sendo uma das aes do Fome Zero, o objetivo garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessrias s populaes em situao de insegurana alimentar e nutricional e promover a incluso social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar (MDS, 2008). Essas polticas tero eficcia na medida em que levarem em conta os contextos regionais e as particularidades do extrativismo, realizando por agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de baixa renda distantes de grandes mercados consumidores. REFERNCIAS

ADA - AGNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZNIA. Legislao sobre a criao da Amaznia Legal. Disponvel em: <http://www.sudam.gov.br>. Acesso em: fev. 2008. ARRENDATOCANTINS - PROGRAMA DE ARRENDAMENTO E PARCERIAS DO TOCANTINS. Programa de Desenvolvimento do Extrativismo Disponvel em: <http://arrendatocantins.to.gov.br/>. Acesso em: jul. 2008. BARROSO, L. S. L. Os Povos Indgenas do Tocantins. Disponvel <http://www.brasilbar.com/palmas/tocantinsindios.htm>. Acesso em: jul. 2008 em:

BELCHER, B.; SCHRECKENBERG, K. Commercialisation of Non-Timber Forest Products: a reality check. Development Policy Review, v. 3, n. 25. 2007. CARVALHO, I. S. H. Potenciais e Limitaes do Uso Sustentvel da Biodiversidade do Cerrado. 2006. Dissertao de Mestrado (Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Sustentvel) Centro de Desenvolvimento Sustentvel, Universidade de Braslia, 2006. CEDEPLAR - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL DA UFMG. Inventrio Socioeconmico da Regio do Bico do Papagaio no Estado do Tocantins. Belo Horizonte: UFMG, 2002. EMATERCE - EMATER CEAR. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Disponvel em: <http://www.ematerce.ce.gov.br/pronaf.htm>. Acesso em: jul. 2008.

12

FERREIRA, A. M. M.; SALATI, E. Foras de transformao do ecossistema amaznico. Estudos Avanados, v. 19, n. 54. So Paulo: ago. 2005. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS. Tocantins. Disponvel em: <www.to.gov.br>. Acesso em: jun. 2008. IBGE. Populao e Domiclios: Censo. 2000. Disponvel em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: jun. 2008.

ISPN INSTITUO SOCIEDADE, POPULAO E NATUREZA. Mapeamento Participativo do Extrativismo no Estado do Tocantins. Braslia: ISPN, 2003.
MACHADO, F. S. Manejo de Produtos Florestais No Madeireiros: um manual com sugestes para o manejo participativo em comunidades da Amaznia. Rio Branco-AC: PESACRE e CIFOR, 2008. MDS - MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME. Os alimentos da agricultura familiar no combate a fome. Disponvel em : <http://www.mds.gov.br/programas/seguranca-alimentar-e-nutricional-san/programa-deaquisicao-de-alimentos-paa>. Acesso em: jul. 2008 SAWYER, D. R. Penetration Roads and Population Growth: Patterns of Migration and Settlement on the Belm-Braslia Highway. Senior honors thesis. Harvard College, 1969. SAWYER, D. R. Peasants and capitalism on an Amazon Frontier. A thesis presented in the Departament of Sociology in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy in the subject of sociology. Cambridge, Massachusetts: Harvard University, 1979. SAWYER, D. R. O Papel da Sociedade no Estabelecimento de Polticas Pblicas para as Savanas. In: IX SIMPSIO NACIONAL SOBRE O CERRADO E II SIMPSIO

INTERNACIONAL SOBRE SAVANAS TROPICAIS - Desafios e Estratgias para o Equilbrio entre Sociedade, Agronegcio e Recursos Naturais. Braslia: out. 2008.

S-ar putea să vă placă și