Sunteți pe pagina 1din 12

Perodo populista (1946-1964): do governo Dutra ao governo Joo Goulart

1. (PITGORAS) Nas eleies presidenciais de dezembro de 1945, podiam-se ler cartazes com os seguintes dizeres: Brasileiros! ELE disse: Para Presidente: Eurico Dutra. Na propaganda acima, o pronome ELE refere-se a a) Juscelino Kubitschek. b) Getlio Vargas. c) Caf Filho. d) Joo Goulart. e) Jnio Quadros.

2. (PITGORAS) No incio de outubro de 1950, na pequena cidade de So Borja, Getlio Vargas deparou-se com uma faixa extremamente representativa do sentimento da populao brasileira daquele perodo. NO SENHOR NS VOTAREMOS. EM QUEM O SENHOR MANDAR, NUNCA MAIS! Analisando a citao acima, correto concluir, EXCETO: a) O ex-presidente Vargas mantinha um grande prestigio junto aos brasileiros. b) A populao brasileira estava descontente com o governo Dutra. c) O presidente Dutra contou com o apoio poltico de Vargas nas eleies de 1945. d) O poltico Vargas perdeu a fidelidade do eleitorado brasileiro nos anos 50.

3. (Ufpel) ORAO GETULISTA Creio em Getlio Vargas, todo poderoso, criador das leis trabalhistas. Creio no Brasil e no seu filho, nosso patrono, o qual foi concebido pela revoluo de 30. (...) Creio em seu retorno ao palcio do Catete, na comunho dos pensamentos, na sucesso Presidencial. Amm.

NOTA Para o bem da nao tire cpias desta orao e envie a seus amigos patriotas. CARDOSO, Oldimar O panfleto, ao se referir ao retorno de Vargas ao Palcio do Catete, demonstra ter sido propaganda da campanha eleitoral de a) 1930, utilizada pela Aliana Liberal. b) 1934, aps o presidente ter sido deposto pela Revoluo Constitucionalista de 1932. c) 1950, quando o gacho foi eleito com um projeto nacionalista. d) 1937, quando o PTB seguiu as determinaes da Constituio polaca. e) 1945, perodo que instaurou a democratizao do pas.

4. (UFRJ 2008) Em 1950, candidato pelo PTB,Getlio Vargas retornou Presidncia. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade. Fonte: Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antnio Luigi. Trabalhadores, sindicatos e poltica (1945-1964). a) INDIQUE uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954). resposta: A criao da Petrobrs em 1953. b) EXPLICITE sua relao com um dos ideais referidos no texto. resposta: O nacionalismo econmico defendido por Vargas. 5. (ENEM) Zuenir Ventura, em seu livro Minhas memrias dos outros (So Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da Era Vargas e ao suicdio do presidente em 1954, comenta: Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi to prprio). Diante daquele contexto histrico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicdio, Getlio Vargas atingiu no apenas a si mesmo, mas o corao de seus aliados e a mente de seus inimigos. A afirmao que aparece entre parnteses no comentrio e uma consequncia poltica que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em: a) a conspirao envolvendo o jornalista Carlos Lacerda um dos elementos do desfecho trgico e o recuo da ao de polticos conservadores devido ao impacto da reao popular. b) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idias e o avano dos conservadores foi intensificado pela ao dos militares.

c) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma dcada para concretizar a democracia progressista. d) o jornalista Carlos Lacerda foi responsvel direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ao de grupos conservadores. e) o presidente cometeu o suicdio para garantir uma definitiva e dramtica vitria contra seus acusadores e oferecendo a prpria vida Vargas facilitou as estratgias de regimes autoritrios no pas.

6. (UERJ) A CULPA DO GOVERNO Bossa-nova mesmo ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser to simplesmente simptico... risonho... original. (Juca Chaves) RETRATO DO VELHO Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho Faz a gente se animar, oi. (...) O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar. (Marino Pinto e Haroldo Lobo) Os estilos de governar de Getlio Vargas e de Juscelino Kubitschek so abordados nas letras de msica acima. Um elemento comum das polticas econmicas destes dois governos est indicado na seguinte alternativa: a) trabalhismo b) monetarismo c) industrialismo d) corporativismo

7. (UERJ) A proposio de planos de trabalho para o desenvolvimento nacional tornou-se comum entre os governos brasileiros, principalmente aps a Segunda Guerra Mundial. No caso

do perodo JK, o Plano de Metas apresentava de forma ambiciosa 31 objetivos a serem atingidos no espao de cinco anos de mandato (1956-1960). Considere as informaes contidas na linha de tempo abaixo

A partir desses dados, identifique dois problemas que dificultaram o cumprimento dos objetivos apresentados para o ano de 1956 e duas conseqncias da aplicao do plano uma social e outra econmica no chamado perodo de recuperao econmica. resposta: Dificultaram o cumprimento dos objetivos apresentados para o ano de 1952: a falta de infra-estrutura, a falta de apoio do Congresso Nacional, a oposio da UDN, entre outros fatores. Duas consequncias da aplicao do plano Social: disparidades regionais, aumento do custo de vida e do desemprego, etc. No plano econmico: aumento da inflao e da dvida externa, desnacionalizao da nossa economia, etc. 8. (UFLA) O presidente Juscelino Kubitschek visita a fbrica da Volkswagen, em So Bernardo do Campo (SP), em novembro de 1959. Nesse perodo, a indstria brasileira ingressa definitivamente no restrito clube de pases que dominam a tecnologia de fabricao de automveis.

Crdito: Divulgao - Volkswagen do Brasil

A foto e o texto indicam a poltica adotada por JK durante seu governo. Analise as alternativas abaixo e assinale a que NO apresenta relao com as medidas adotadas por esse governo. a) Em seus discursos, o referido presidente divulga a idia de um amplo desenvolvimento industrial e infra-estrutural, com o slogan "50 anos em 5". b) Ao adotar o "Plano de Metas", JK privilegia setores de infra-estrutura, como transporte e produo (ou gerao) de energia. c) Com a poltica de incentivos governamentais, como a reduo de tarifas, vrias multinacionais foram implantadas em nosso territrio. d) A criao da Petrobrs e da Eletrobrs, ambas estatais, serviriam como estratgia para a implantao de indstrias automobilsticas. e) Promoo do desenvolvimento regional, com destaque para a criao da SUDENE e abertura de novas estradas no interior do Pas.

9. (UEL) Em um de seus discursos, o presidente Juscelino Kubitschek afirmou: "O puro, o nobre e inteligente nacionalismo no se confunde com xenofobia. Da mesma maneira que a independncia poltica de uma nao no significa animosidade contra os estrangeiros, nem a recusa aos intercmbios econmicos ou relaes financeiras com os pases mais ricos ou mais favorecidos em valores econmicos". Com base no texto e nos conhecimentos sobre o perodo JK, correto afirmar: a) O discurso nacionalista sob a tica desenvolvimentista de JK possua contedo semelhante quele estabelecido na Era Vargas: ambos minimizaram a importncia do capital externo. b) A ideologia do "desenvolvimentismo" no perodo JK assumiu a entrada de capitais estrangeiros no pas como um recurso legtimo que expressava o verdadeiro patriotismo. c) O "desenvolvimentismo" do perodo JK objetivou a consolidao da vocao agrcola da economia brasileira, promovendo a "Marcha para Oeste", poltica que alavancou a agricultura de exportao. d) Para a indstria brasileira, que passava por uma fase de retrao, o"desenvolvimentismo" de JK foi pernicioso, pois propunha um nacionalismo xenfobo. e) O "Plano de Metas", programa de governo do ento candidato JK, colocado em prtica logo aps sua eleio, visava primordialmente ao desenvolvimento da agricultura de exportao, instituindo, para esse fim, o "confisco cambial".

10. (UERJ) Existem dois pases, entre os quais difcil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroas rangentes (...); na cidade de So Paulo, a cada hora termina-se um prdio.

(LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1984.)

META DE FAMINTO JK - Voc agora tem automvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira. Que mais quer? JECA - Um prato de feijo brasileiro, seu dout! O texto e a charge representam, de formas diferentes, um dos principais dilemas do desenvolvimentismo no governo Juscelino Kubitschek, durante a 2 metade da dcada de 1950. A alternativa que melhor apresenta esse dilema : a) os contrastes culturais e educacionais entre as elites paulistas e nortistas b) a desigualdade poltica e ideolgica entre as oligarquias nordestinas e sulistas c) a defasagem histrica e tecnolgica entre o setor petrolfero e o agroexportador d) as disparidades econmicas e sociais entre os setores agrrio e urbano-industrial

11. (UERJ) Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira, Que o povo j est cansado De sofrer desta maneira. Jnio Quadros a esperana deste povo abandonado. (Nosso Sculo. So Paulo: Abril Cultural, 1980.) Esse "jingle" acompanhou o candidato Jnio Quadros durante a sua campanha presidncia da Repblica, em 1960. A letra sintetiza a seguinte poltica de resoluo dos problemas da poca: a) a austeridade do governo e o controle dos gastos pblicos conteriam a inflao e a corrupo oficial b) a disputa de mercados externos e a ideologia nacionalista aumentariam o supervit comercial e a gerao de renda c) o atendimento economia popular e produo de alimentos baixariam o custo de vida e os gastos do governo d) a defesa dos interesses nacionais e a adoo de uma poltica externa independente gerariam emprego e novas possibilidades econmicas

12. (PITGORAS) As figuras a seguir so referncias para as respostas das questes abaixo. a) A primeira foto acima representativa de um poltico de estilo diferenciado. Trata-se de Jnio Quadros. Justifique por que esse poltico pode ser considerado diferente. resposta: Jnio representa um modelo diferenciado nos quadros do populismo. considerado por muitos um exemplo do poltico moderno. Com nuances de marketing poltico e frases de efeitos, alm de imagens marcantes. b) A partir da segunda imagem, explique como foi poltica externa independente de Jnio Quadros. resposta: Jnio procurou manter uma poltica externa independente se aproximando de pases socialistas como a Unio Sovitica, a China e de Cuba, que havia passado por uma revoluo. A foto demonstra a aproximao do Brasil com Cuba atravs da figura do lder guerrilheiro Che Guevara, condecorado pelo presidente brasileiro.

13. (PUC-MG) A introduo do Parlamentarismo no Brasil Repblica ocorreu num perodo marcado por grave crise poltica e significou: a) tentativa para que se aprovassem rapidamente as reformas de base, parte importante do programa que o governo Jango queria implementar. b) tendncia para limitar o Poder Executivo, no momento em que o vice-presidente Joo Goulart assumisse o cargo aps a renncia do presidente. c) desejo de reformular e at extinguir certas instituies, principalmente as que diziam respeito previdncia social, herdadas da Era Vargas. d) inteno de diminuir os poderes excessivos do presidente Jnio Quadros e de impedir a manobra golpista, que o tornaria ditador do Brasil.

14. (PUC-MG) "Fui vencido pela reao e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever [...] Foras terrveis se levantaram contra mim e me intrigaram ou inflamam, at com a desculpa da colaborao [...] Assim no falta a coragem da renncia [...] Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor [...]." Fragmento da Carta Renncia de Jnio da Silva Quadros - Manifesto Nao. Braslia, 25 de agosto de 1961.Apud. Ivan Alves Filho. "Brasil, 500 anos em documentos". Rio de Janeiro: Mauad, 1999, p. 535. A renncia do presidente Jnio Quadros provocou no Brasil uma crise institucional que culmina com a:

a) ascenso ao poder do vice-presidente e a implantao do sistema parlamentarista de governo. b) ao golpista desencadeada pelo alto comando militar para impedir a posse do vicepresidente. c) convocao extraordinria do Congresso com a finalidade de emendar a carta constitucional. d) mobilizao imediata da sociedade civil, para exigir o cumprimento das normas constitucionais.

15. (PITGORAS) Analise a charge:

A charge acima ironiza a renncia de Jnio Quadros Presidncia da Repblica, em agosto de 1961, o que abriu uma crise institucional de grandes propores. Como resultado desse processo: a) um acordo para a posse do vice-presidente Joo Goulart levou a uma mudana constitucional com a criao do cargo de primeiro-ministro. b) os chefes militares assumiram o poder por meio de um golpe justificado pela ocorrncia de corrupo e pelo risco de o Brasil tornar-se uma Repblica Sindicalista. c) Getlio Vargas, reeleito, reassumiu a Presidncia da Repblica com amplo apoio popular para desenvolver uma poltica de carter nacionalista. d) Joo Goulart, vice-presidente, foi obrigado a retornar, rapidamente, de uma viagem ao exterior para assumir a presidncia da Repblica, com apoio dos chefes militares. e) desencadeou-se o golpe de 1964, instalando no pas a ditadura militar, a qual perdurou at 1985, com a posse de Jos Sarney.

16. (Unesp) A renncia de Jnio Quadros, em 1961, abriu um perodo de grande instabilidade poltica: havia aqueles que se opunham posse do vice-presidente, Joo Goulart, e os que defendiam o cumprimento estrito da Constituio, que estipulava posse do vice em caso de renncia ou morte do presidente. a) Qual a sada poltica encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse? resposta: A implantao do parlamentarismo, em 1961. b) Caracterize o governo Goulart, do ponto de vista poltico.

17. (UFPEL) A charge demonstra que a conjuntura poltica de 1962 favorecia a Joo Goulart

a) antecipar a implantao do seu projeto parlamentarista. b) reduzir a fora do Poder Executivo, que lhe fazia oposio. c) promover o retorno do presidencialismo (efetivado com o plebiscito de 1963). d) derrubar as Reformas de Base, propostas pelo Parlamentarismo. e) fechar o Congresso Nacional e governar por decretos.

18. (FGV) "(...) procurou implementar o Plano Trienal e reduzir as desigualdades regionais. Elaborado (...) pelo economista Celso Furtado, o plano pretendia deter a inflao sem diminuir o crescimento econmico. Para tal projeto, alm de gastos pblicos e das contenes temporrias de salrios, previa-se a adoo de reformas de base (estruturas agrria, tributria, administrativa, bancria, eleitoral e educacional) que pudessem dinamizar a economia nacional. (Flavio de Campos, "Oficina de Histria - Histria do Brasil") O fragmento faz referncia ao governo de a) Joo Goulart.

b) Getlio Vargas. c) Juscelino Kubitsckek. d) Jnio Quadros. e) Eurico Gaspar Dutra.

19. Com bandas de musica, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes, numa cidade com ar festivo de feriado, a "Marcha" comeou na Praa da Repblica e terminou na praa da S, que viveu um dos seus maiores dias. Meio milho de homens, mulheres e jovens sem preconceitos de cor, credo religioso ou posio social - foram mobilizados pelo acontecimento. Com "vivas" democracia e Constituio, mas vaiando os que consideram "traidores da ptria", concentraram-se defronte da catedral e nas ruas prximas. Nas escadarias da catedral, sucederam-se os oradores. s 18h50, a massa humana chegara praa da S. E encontrou-a ocupada por uma multido que acenava com lenos e bandeirolas. O senador padre Calazans ocupara o microfone antes da chegada dos manifestantes e voltou a discursar, aps o primeiro orador - Sr. Amaro Csar - ter discorrido sobre os objetivos da "Marcha". Disse o reverendo: "Hoje o dia de So Jos, padroeiro da famlia, o nosso padroeiro. Fidel Castro o padroeiro de Brizola. o padroeiro de Jango. o padroeiro dos comunistas. Ns somos o povo. No somos do comcio da Guanabara,estipendiado pela corrupo. Aqui esto mais de 500 mil pessoas para dizer ao presidente da Republica que o Brasil quer a democracia, e no o tiranismo vermelho. Vivemos a hora altamente ecumnica da Constituio. E aqui est a resposta ao plebiscito da Guanabara: No! No! No!". As palavras finais do senador foram acompanhadas em unssono pelos presentes. Depois, o Pe. Calazans lembrou que "aqui estamos sem tanques de guerra, sem metralhadoras. Estamos com nossa alma e com nossa arma, a Constituio". (SO PAULO PAROU ONTEM PARA DEFENDER O REGIME, Folha de S.Paulo, sexta-feira, 20 de maro de 1964) a) IDENTIFIQUE o evento retratado pelo texto. resposta: Marcha da Famlia com Deus e pela Liberdade. b) CONTEXTUALIZE historicamente o evento. resposta: A marcha acontece uma semana depois do Comcio do presidente Joo Goulart na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ocasio em que anunciou as Reformas de Base (Reforma Agrria, administrativa, fiscal, entre outras). Foi uma reao da classe mdia conservadora que temia uma revoluo socialista no pas. Ela contribuiu para a formao de um clima favorvel ao golpe de 31 de maro de 1964 na medida em que justificou, com apoio popular, a iniciativa dos militares.

20. (ENEM) A moderna democracia brasileira foi construda entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicdio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou guerra civil depois da inesperada renncia do presidente Jnio Quadros. Trs anos mais tarde, um golpe militar deps o presidente Joo Goulart, e o pas viveu durante vinte anos em regime autoritrio. A partir dessas informaes, relativas histria republicana brasileira, assinale a opo correta. a) Ao trmino do governo Joo Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da Repblica. b) A renncia de Jnio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro. c) Aps duas dcadas de governos militares, Getlio Vargas foi eleito presidente em eleies diretas. d) A trgica morte de Vargas determinou o fim da carreira poltica de Joo Goulart. e) No perodo republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

21. "(...) os anos que separam a queda de Vargas da ascenso militar em 1964, constituem um perodo de grande diversificao e criatividade cultural". (PRIORE, Mary Dei e outros. DOCUMENTOS DE HISTRIA DO BRASIL de Cabral aos anos 90. So Paulo: Scipione, 1997, p. 96). So importantes manifestaes culturais que surgem desse perodo, EXCETO: a) a bossa nova, modernizando e internacionalizando a msica popular brasileira. b) o Cinema Novo, buscando retratar e interpretar os conflitos do pas. c) a arte engajada ligada aos Centros Populares de Cultura, vinculados UNE. d) o movimento "Hippie", criticando valores burgueses e revolucionando costumes. e) a arquitetura modernista, dando formas nova capital Braslia. 22. O perodo de 1961 a 1964, correspondente ao governo Joo Goulart, marcou o fim do "pacto populista" no Brasil. Esse perodo foi caracterizado, EXCETO: a) por extensa mobilizao poltica das classes populares e destacado papel da UNE. b) pelo fortalecimento do movimento operrio e dos trabalhadores do campo. c) por freqentes crises poltico-institucionais e intensa crise econmico-financeira. d) pelo acirramento da luta ideolgica de classes: setores de esquerda X grupos de direita. e) pela implantao das Reformas de Base, objetivo bsico do Plano Trienal. 23. Quais os partidos polticos que dominaram a vida parlamentar brasileira durante o perodo democrtico de 1946 a 1964: a) PTB, UDN e PCB; b) PL, UDN e PSD; c) PDS, MDB e PCB;

d) PSB, UDN e PTB; e) PSD, UDN e PTB.

24. A respeito da poltica desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, podemos afirmar que: I. II. levou a um desenvolvimento integrado do territrio nacional, diminuindo sensivelmente as disparidades regionais; contribuiu para uma integrao mais profunda da economia brasileira ao sistema capitalista mundial, dentro de um desenvolvimento industrial acelerado, com o apoio de capitais e tecnologia estrangeiros; representou o privilegiamento da indstria alimentcia e de bens de consumo populares, dada a preocupao marcadamente social que caracterizava seu projeto de desenvolvimento; apesar da modernizao a que levou uma parte do pas, deixou srios problemas econmicos e sociais de herana para os governos seguintes, como a dependncia em relao ao capital estrangeiro, ndices elevados de inflao, e dvida externa crescente.

III.

IV.

Esto corretos os itens: a) I e IV; b) I e III; c) I e II; d) II e III; e) II e IV.

25. So caractersticas do segundo governo Vargas (1951 -1954): a) instabilidade poltica, crescente aumento do custo de vida, oposio sistemtica do PTB e PSD s medidas governamentais, no participao do capital estrangeiro nas atividades econmicas; b) estabilidade poltica, desenvolvimento econmico, monoplio estatal do petrleo, apoio de ampla frente partidria (UDN, PTB, PSD, PCB) ao programa de governo; c) crescente instabilidade poltica, aumento da atividade sindical, monoplio estatal do petrleo, sistemtica oposio da UDN ao governo; d) intransigente defesa dos interesses populares, apoio sistemtico do Partido Comunista, monoplio estatal do petrleo, proibio da entrada de capital estrangeiro no pas; e) limitada participao do capital estrangeiro nas atividades econmicas, controle da inflao, estabilidade poltica, oposio sistemtica da UDN e do PC ao programa de governo.

S-ar putea să vă placă și