Sunteți pe pagina 1din 15

Em 1977, o Jornal Gazeta do Povo, de circulao estadual e diria, sediado em Curitiba,1 publicou uma srie de entrevistas, cujo objetivo

declarado era retratar a trajetria de polticos que teriam obtido destaque no cenrio poltico paranaense. As entrevistas receberam o ttulo Paran, 30 anos de histria poltica, sendo conduzidas por Emir Sfair2. Entre outras personalidades, Guataara Borba Carneiro (1899-1979), que tornou-se popularmente conhecido como Nh Guata, concedeu entrevista cuja publicao ocupou duas pginas inteiras do jornal e ao longo da qual comentou sobre suas experincias na vida poltica. (CARNEIRO, 1977, p. 11) O presente trabalho pretende analisar a forma como Guataara, conhecido como Nh Guata em Tibagi, apresentou a sua verso sobre si mesmo, sobre sua atuao poltica, sobre aspectos que pretendeu destacar, aproveitando-se da oportunidade oferecida pela Gazeta do Povo, na ocasio em que fora convidado para comandar a Aliana Renovadora Nacional (ARENA)3 em Tibagi, municpio de sua residncia. O peridico em anlise, encontra-se no Museu de Tibagi/Pr e na Biblioteca Municipal de Curitiba. A famlia mantm acervo particular com inmeros materiais e pertences do personagem Nh Guata. O interesse pelo estudo se deu pelo fato de divulgar o material relativo ao personagem e tambm ao desejo de contribuir para os estudos relativos histria poltica, em particular naquilo que se refere aos discursos polticos. Nh Guata foi responsvel em lanar muitos personagens na carreira poltica no estado do Paran. Nesta anlise importante ressaltar que no se trata de contar a histria do poltico,ou seja, escrever sua biografia, e sim analisar como se deu a verso
1 Gazeta do Povo, jornal de maior tiragem do estado com sede em Curitiba, fundado em 3 de fevereiro de 1919. 2 Emir Sfair, catarinense de Canoinhas nasceu em 1935. Jornalista e advogado. Assumiu a editoria poltica na Gazeta do Povo em 1971. Atuou na Secretaria de Imprensa do Palcio Igua, onde comeou no governo Bento Munhoz da Rocha e ficou at o incio da segunda administrao Ney Braga. Faleceu em 1998. 3 Partido poltico criado no ano de 1965 e que deu sustentao poltica ao governo institudo no ano anterior, com o golpe militar que tirou Joo Goulart do poder. Sua extino ocorreu em novembro de 1979, com o processo de desmonte do regime ditatorial-militar, no governo Figueiredo (CODATO, 2005, p. 87-88.

dos fatos analisados pelo prprio entrevistado, e tendo em vista a forma como esta foi divulgada pela Gazeta do Povo. O Jornal um importante meio de comunicao, entre outros utilizados por polticos que necessitam desse instrumento como forma de exposio perante o eleitorado, bem como visando dar maior visibilidade aos seus feitos. Denominado imparcial, assim como tendem a fazer os demais meios de comunicao, o Jornal Gazeta do Povo, foi fundado em 1919 por Benjamin Lins e De Plcido e Silva. Imbudos de um ideal paranista4, criaram um jornal que, nas suas palavras, aspirava ser um porta-voz dos paranaenses em prol das legtimas causas do estado. Sobre tais aspectos, o site do peridico registra:
No ano em que o rdio transmitido pela primeira vez no Brasil e enquanto o mundo ainda se recuperava da Primeira Guerra Mundial, dois advogados decidem fundar um novo jornal em Curitiba capital com pouco menos de 78 mil almas, conforme o censo do ano seguinte. Dispostos a criar um veculo popular e independente, Benjamin Lins e De Plcido e Silva deixam claro a que vieram: No temos, pois, que attender a melindres pessoaes; no temos que attender a interesses particulares; o facto, uma vez que interesse collectividade, um dado positivo de sua vida; deve ser conhecido, divulgado, analisado, commentado, para que delle se possa retirar as utilidades que for capaz de produzir, dizia o editorial de primeira edio da Gazeta do Povo, de 3 de fevereiro de 1919. (UMA HISTRIA, 2012).

Neste cenrio a poltica brasileira encontrava-se num momento conturbado. Perodo marcado pelo uso da represso, da priso poltica, das prticas violentas e nos casos extremos da tortura e da execuo sumria dos chamados subversivos. Instaurava-se neste perodo tambm a censura aos meios de comunicao.
J nas primeiras dcadas do sculo passado, durante a Repblica Velha, marcada por governos oligrquicos, a Gazeta do Povo demonstrou sua importncia, como ressalta Hlio de Freitas Puglielli, jornalista e professor aposentado de Comunicao da Universidade Federal do Paran (UFPR), que pesquisou detidamente os primeiros anos do jornal. O
4 O Movimento Paranista surge [...] no incio do sculo em uma Curitiba que vive a efervescncia cultural propiciada pelo surto econmico da erva-mate e, acima de tudo em uma poca que carecia de novas representaes polticas e tradies regionais, j que perderam sua eficcia a ideia de Naes, vinculada figura do Imperador. (PEREIRA, 1997, p. 10).

jornalismo era uma voz de liberdade. E a Gazeta, embora tenha surgido proclamando a imparcialidade, canalizava uma srie de reivindicaes locais, observa. (UMA FANTSTICA, 2012)

Dennison de Oliveira, professor do Departamento de Histria da UFPR, ressalta que, na primeira metade do sculo 20 os jornais refletem uma ambivalncia histrica. Por um lado, o Brasil se inseria em um contexto polticoeconmico perifrico, de exportao de bens primrios (o Paran ainda mais, por produzir os chamados bens de sobremesa, como caf e erva-mate).
Por outro, Curitiba era a capital e, nessa condio, precisava se destacar o que determinou, relativamente cedo, uma srie de iniciativas pblicas, tais como a reforma urbana desencadeada por Cndido de Abreu, no incio do sculo XX. A condio de capital sempre fez diferena: na dcada de 1950, por exemplo, metade dos servios mdicos ofertados no Paran estava em Curitiba. Em outras palavras, ainda ramos provincianos, mas bem menos do que outras regies. (UMA FANTSTICA, 2012)

Para Vieira (1991, p. 54), os jornais definem papis sociais em que o destinatrio est presente o tempo todo. Fornecendo os parmetros do discurso atravs da idealizao que o emissor faz dele, assim como o tipo padro de leitor que o emissor quer formar. Atravs da construo do trabalho jornalstico, definem-se os papis sociais construdos a partir de conceitos genricos, supostamente aceitos pelo interlocutor, visando obter o seu apoio. Assim procedendo, o jornal deixa transparecer as relaes de poder, relacionando de alguma forma, alianas, no intuito de indicar direta ou indiretamente o sujeito. Tendo em vista tais aspectos, o presente estudo contemplou a anlise documental do peridico, com destaque para a reportagem em que Guataara B. Carneiro, ou Nh Guata, foi apresentado para representar um partido poltico. A proposta do trabalho analisar o contedo do discurso de Nh Guata, segundo as proposies de Bardin (1979):
O aspecto inferencial da anlise de contedo que, acrescido das outras caractersticas, fundamenta a sua unidade e a sua especificidade, podem responder a dois tipos de problemas: o que que conduziu a um determinado enunciado? Este aspecto diz respeito s causas ou antecedentes da mensagem; quais as consequncias que um determinado enunciado vai provavelmente provocar? Isto refere-se aos possveis efeitos das mensagens (por exemplo: os efeitos de uma campanha

publicitria, de propaganda).

Nesta proposio o trabalho ser igualmente analisado, atravs das precaues metodolgicas propostas pelo socilogo francs Pierre Bourdieu (1996).
A histria de vida uma dessas noes do senso comum que entraram de contrabando no universo do saber; primeiro, sem alarde, entre os etnlogos, depois mais recentemente, e no sem rudo, entre os socilogos. Falar de histria de vida pelo menos pressupor, e muito, que a vida uma histria e que uma vida inseparavelmente o conjunto de acontecimentos de uma existncia individual concebida como uma histria e a narrativa dessa histria.

A Anlise de Contedo uma tcnica de pesquisa que busca na palavra formas, por intermdio das quais so expressas, inferncias do contedo da comunicao de um texto replicveis ao seu contexto social. (CAREGNATO e MUTTI, 2006). Surgiu no incio do sculo XX nos Estados Unidos para analisar o material jornalstico, ocorrendo um impulso entre 1940 e 1950. Em tal perodo, pesquisadores comearam a se interessar pelos smbolos polticos, tendo este fato contribudo para seu desenvolvimento.
O analista um arquelogo. Trabalha com vestgios: os documentos que pode descobrir ou suscitar. Mas os vestgios so a manifestao de estados, de dados e fenmenos. (...) o analista tira partido do tratamento das mensagens que manipula, para inferir (deduzir de maneira lgica) conhecimentos sobre o emissor da mensagem ou sobre o seu meio, por exemplo. Tal como um detetive, o analista trabalha com ndices cuidadosamente postos em evidncia por procedimentos mais ou menos complexos. (BARDIN, 1979, p. 39)

Para CAREGNATO (2006), Doutoranda em Educao pela UFRGS, a anlise de Contedo pode ser quantitativa, na forma de se traar uma frequncia das caractersticas que se repetem no contedo do texto, e qualitativa, considerando a presena ou a ausncia de uma dada caracterstica de contedo ou conjunto de caractersticas num determinado fragmento da mensagem. Sendo um texto um meio de expresso do sujeito, o analista busca categorizar as unidades de texto (palavras ou frases) que se repetem, inferindo uma expresso que as representem. Portanto, a leitura efetuada pelo analista do contedo das comunicaes no , ou no unicamente, uma leitura a letra, mas antes o realar de um

sentido que se encontra em segundo plano.


O analista tenta compreender o sentido da comunicao (como se fosse o receptor normal), mas tambm e principalmente desviar o olhar para uma outra significao, uma outra mensagem entrevista atravs ou ao lado da mensagem primeira. (CAREGNATO e MUTTI, 2006)

Segundo MORAES (1999), levando em considerao o contexto a que a pesquisa se refere importante definirmos as seis categorias da anlise do contedo. So elas: Quem fala? Visa investigar quem emite a mensagem. Partindo da mensagem, esta categoria procurara determinar caractersticas de quem fala ou escreve, seja quanto a sua personalidade, comportamento verbal, valores, universo semntico, caractersticas psicolgicas ou outras. Para dizer o qu? Esta questo ir direcionar para as caractersticas da mensagem propriamente dita, seu valor informacional, as palavras, argumentos e ideias nela expressos. Constituindo uma anlise temtica. A quem? Esta questo orienta-se a quem se dirige a mensagem. Focalizando o receptor, procurando inferir as caractersticas deste, a partir do que l e ouve. Indicadores e caractersticas da mensagem originam inferncias sobre quem a recebe. De que modo? O pesquisador est voltado forma como a comunicao se processa, seus cdigos, seu estilo, a estrutura da linguagem e outras caractersticas do meio pelo qual a mensagem transmitida. Com que finalidade? O pesquisador se questionara sobre os objetivos de uma dada comunicao, sejam explcitos ou implcitos. Analisando a finalidade, orientando-se novamente para o emissor, no sentido de captar as finalidades com que emite uma determinada mensagem, sejam eles manifestos ou ocultos. Com que resultados? O pesquisador procura identificar e descrever os resultados efetivos e, assim, explorar a questo da congruncia entre fins e resultados. Neste caso, este item no foi trabalhado na pesquisa, inclusive

porque as fontes utilizadas no o permitem, pois do acesso somente ao discurso, na forma como foi emitido. Assim, observamos que a anlise do contedo uma tcnica para ler e interpretar o contedo de toda classe de documentos, que analisados adequadamente nos abrem as portas ao conhecimento de aspectos e fenmenos da vida social de outro modo inacessveis. (MORAES, 1999, p. 732). Esta proposta metodolgica tem sido muito utilizada na anlise de comunicaes nas cincias humanas e sociais, servindo como organizao e sistematizao de dados permitindo que o pesquisador apreenda a viso social de mundo por parte dos sujeitos. Para Bardin (1979), a anlise de contedo abrange as iniciativas de explicitao, sistematizao e expresso do contedo de mensagens, com a finalidade de se efetuarem dedues lgicas e justificadas a respeito da origem dessas mensagens (quem as emitiu, em que contexto/ou quais efeitos se pretende causar por meio delas). A anlise de contedo, segundo Bardin, pode ser interpretada como:
Um conjunto de tcnicas de anlise de comunicao visando a obter, por procedimentos sistemticos e objetivos de descrio do contedo das mensagens, indicadores (quantitativos ou no) que permitam a inferncia de conhecimentos relativos s condies de produo/recepo [...] destas mensagens. (BARDIN,
1979, p. 42).

Por sua vez, Pierre Bourdieu, ao propor o emprego da noo de trajetria, ressaltou quanto ao equvoco das teorias que pressupem que a vida constitui um todo, um conjunto coerente e orientado, que pode e deve ser apreendido como expresso unitria de uma inteno subjetiva e objetiva, de um projeto. (A iluso biogrfica, BORDIEU, 1996)
Este socilogo nega, assim, a existncia de uma linha de continuidade da infncia quando o talento ou a vocao comeariam a despertar-, at a idade adulta quando finalmente alcanariam seu pleno desabrochar. Critica desta maneira as proposies presentes em estudos que sugerem a unidade, a continuidade dos agentes, em diferentes espaos, momentos e situaes. Assim,

Bordieu prope a noo de trajetria, enfatizando ser indispensvel pensar o contexto por intermdio da pluralidade de posies ocupadas por um agente em um espao em devir e sempre passvel de transformaes. (SATANCIK, 2006)

Portanto, atravs da anlise do contedo proposto por Bardin, o presente trabalho procurou aplicar a metodologia de dados qualitativos, para analisar a forma como foi exposta pelo jornal Gazeta do Povo a trajetria poltica de Nh Guata, atravs do emprego de recursos metodolgicos visando explorar e/ou estudar as mensagens/informaes, que possam eventualmente se insinuar no discurso jornalstico. NH GUATA Na entrevista concedida em 1977 ao jornal Gazeta do Povo, Nh Guata aproximava-se dos eleitores de uma maneira informal, evidenciada por se apresentar atravs de seu codinome. Ou seja, o indivduo apresentava-se como constncia nominal, por intermdio do emprego de uma forma de se autodenominar que lhe emprestaria uma ilusria persistncia exigida pela ordem social em atribuir uma identidade nica a si mesmo. Uma instituio arrancada ao tempo, ao espao e s variaes de lugar e de momento, designador rgido, feito pelos ritos institucionais e imposto arbitrariamente. (BOURDIEU, 1996) Assim, Nh Guata, o suporte/substncia, do conjunto de propriedades (nacionalidade, sexo, idade, personalidade, entre outras, vinculado lei civil associado a efeitos jurdicos que institui, sob a aparncia de constatar, os atos do estado civil. E, mais que isso, pretende dotar de um modo de ser prximo e familiar o personagem que ele apresenta ao pblico leitor. Isso o faz enfatizando que quem fala Nh Guata, cujo nome de batismo Guataara Borba Carneiro, mas que prefere se fazer conhecido e reconhecido por aquele apelido, aquele modo de se referir a si prprio e, portanto, tambm ser assim referido pelos demais. O nome prprio o produto do rito de instituio inaugural que marca o acesso existncia social, sendo um verdadeiro objeto de todos os ritos de instituio ou de nominao sucessivos pelos quais se constri a identidade

social e que transcende as flutuaes histricas. (BOURDIEU, 1996) O discurso sobre si aplica-se a uma forma particular de expresso, variando tanto em sua forma, quanto em seu contedo, conforme a qualidade social em que apresentado. Neste contexto, constatamos a contradio de tentar compreender uma vida como uma srie nica e por si s, pleno de acontecimentos que se sucedem sem outra ligao que a vinculao a um sujeito, cuja nica constncia a do nome prprio.
O nome prprio deu lugar a um modo singular de nominao: (...) institui-se uma identidade social constante e duradoura que garante a identidade do indivduo biolgico em todos os campos possveis nos quais ele intervm como agente, isto , em todas as suas histrias possveis. (BORDIEU,1996, p. 78).

Para que possamos identificar a normalidade com a identidade entendida, o nome prprio a constncia de si mesmo de um ser responsvel, previsvel, um ponto fixo em um mundo em movimento (ZIFF, 1960, p. 102104). O nome prprio, junto com a individualidade biolgica: Cuja forma socialmente instituda ele representa, o que
assegura a constncia atravs do tempo e a unidade atravs dos espaos sociais de agentes diferentes que so a manifestao dessa individualidade nos diferentes campos, o empresrio, o dono da empresa jornalstica, o deputado, o produtor de filmes etc.; e no por acaso que a assinatura, signum authenticum, que autentica essa identidade, seja a condio jurdica de transferncia de um a outro campo, isto , de um a outro agente, das propriedades vinculadas ao mesmo indivduo institudo. (BORDIEU, 1996, p. 78).

Para podermos interpretar determinada situao, as atitudes e tomadas de decises, necessrio analisarmos o contexto ao qual o agente esta exposto. Numa poca em que a ditadura militar prosseguia em plena vigncia Nh Guata fora convidado para representar o partido poltico ARENA:
Trs vezes governador, tantas vezes presidente da Assembleia Legislativa. Secretrio de Estado, deputado estadual, vive agora, j no crepsculo da existncia formosa que Deus lhe permitiu, a alegria de ter sido chamado para comandar a ARENA de seu municpio. (CARNEIRO, 1977, p. 11)

Para entender os significados de um texto, portanto, preciso levar o contexto em considerao. preciso considerar, alm do contedo explcito, o autor, o destinatrio e as formas de codificao e transmisso da mensagem.

Na primeira parte da entrevista, a reportagem tem incio com a infncia na casa do seu av, que recebeu a alcunha de O Indomvel Republicano 5, a influncia da famlia Mercer e os desdobramentos na Revoluo de 1930, que resultaram na sua priso. Acontecimentos estes que nos remetem as formas como as pessoas tendem a narrar sua vida ou de outras pessoas. Para Pierre Bordieu:
A narrativa, seja biogrfica ou autobiogrfica, como a do entrevistado que se entrega a um entrevistador, prope eventos que, apesar de no se desenrolarem todos, sempre, na sua estrita sucesso cronolgica (quem quer que tenha recolhido histrias de vida sabe que os entrevistados constantemente perdem o fio da estrita sucesso cronolgica), tendem a, ou pretendem, organizar-se em sequncias ordenadas e de acordo com relaes inteligveis. O sujeito e o objeto da biografia (o entrevistador e o entrevistado) tm de certo modo o mesmo interesse em aceitar o postulado do sentido da existncia contada (e, implicitamente, de qualquer existncia). (BOURDIEU, 1996, p. 75)

Tais

observaes

remetem

noo

de

trajetria

de

um

personagem/agente, que nos faz perceber a vida como algo contraditrio e que desenrola por conta da influncia de uma infinidade de fatores. Bordieu (1996) critica a tendncia de algumas biografias apresentarem algo assim como um projeto pr-determinado, a partir do qual o indivduo iria desenrolando o novelo de sua vida. Em lugar disso, o socilogo prope que, via de regra, os eventos e as situaes acontecem sem um planejamento prvio, inesperadamente, como fruto do acaso, ou de situaes totalmente inesperadas.
Produzir uma histria de vida, tratar a vida como uma histria, isto , como a narrativa coerente de uma sequncia significativa e coordenada de eventos, talvez seja ceder a uma iluso retrica, a uma representao comum da existncia que toda uma tradio literria no deixou e no deixa de reforar.

A trajetria do personagem tende a nos apresentar o indivduo como o principal responsvel por sua ascenso ou decadncia. Pressupor que a vida uma histria e que uma vida inseparavelmente o conjunto de acontecimentos
5 Telmaco Augusto Enas Morosini Borba, nasceu em Curitiba, no ano de 1840 e faleceu em Tibagi em 1918. Atuou como poltico, escritor, etngrafo paranaense, tendo sido prefeito de Tibagi por oito gestes. (VARGAS, Tlio. O Maragato: a vida lendria de Telmaco Borba, 2005).

de uma existncia individual aceitar uma das noes do senso comum que entraram de contrabando no universo do saber. No caso de Nh Guata, sua trajetria foi construda especificamente atuando no cenrio poltico do Paran. Entende-se que o agente esteve em meio de indivduos, grupos e instituies que o levaram, em determinado momento, a cumprir sua trajetria de um modo singular. Ou seja, o agente vive entre diferentes espaos sociais, tecendo relaes com outros atores sociais, grupos e instituies, apreendendo determinados princpios, saberes, valores e esquemas de percepo e, alm disso, jogando com interesses especficos, desempenhando funes peculiares. (SATANCIK, 2006) O senso comum, numa histria de vida, descreve-se como um percurso, uma estrada, com suas encruzilhadas que comportam: um incio de vida, etapas de sucesso e bela carreira e um fim da histria. Isto implica em aceitar a histria da vida como uma sucesso de eventos histricos com sentido de narrativas histricas, isto , uma narrativa de historiador ou de romancista na perspectiva da biografia e da autobiografia.
Essa vida organizada como uma histria (no sentido de narrativa, desenrola-se segundo uma ordem cronolgica que tambm uma ordem lgica, desde um comeo, uma origem, no duplo sentido de ponto de partida, de incio, e tambm de princpio, de razo de ser, de causa primeira, at seu fim, que tambm um objetivo, uma realizao. (BORDIEU, 1996, p. 7482).

No romance moderno o real descontnuo. Rompe-se a tradio no prprio terreno de sua realizao exemplar. Os romancistas abandonam a estrutura do romance como narrativa linear, coerente de uma sequncia significativa e coordenada de eventos. Para Alain Robbe-Grillet (1984, p. 208), o advento do romance moderno est diretamente vinculado a esta descoberta.
[...] formado por elementos justapostos sem razo, cada um nico, e tanto mais difceis de entender porque surgem sempre de modo imprevisto, fora de propsito, de modo aleatrio. (CAMARGO, 1984, p. 5-18).

O que que conduziu a um determinado enunciado, e quais as consequncias ele pretende provocar? Para Bardin, estas inferncias (ou

dedues lgicas) referem-se aos possveis efeitos da mensagem. Por exemplo, o subttulo em destaque: Guataara Borba Carneiro, o neto de Telmaco Borba que chegou a governador do Paran, ativam conhecimentos contextuais e histricos, que expressam posies ideolgicas em jogo no processo scio-histrico em que so produzidas, e de que toda formao discursiva, dissimula sua dependncia das formaes ideolgicas. (MINAYO, 2000, 269 p.). O nome prprio precedido do artigo definido o, se enuncia, ao mesmo tempo, a sbita revelao de um sujeito fracionado, mltiplo e a permanncia alm da pluralidade dos mundos da identidade socialmente atribuda pelo nome prprio. (BORDIEU, 1996, p. 79). No decorrer da entrevista, Nh Guata manifesta seu interesse pela poltica, despertado pela influncia da famlia Mercer.
[...] j sofrendo a influncia de seu sogro, Edmundo Alberto Mercer, que chefiava a corrente poltica contrria quela existente no municpio sob o domnio do av, participou contra ele de campanha do candidato prestigiado pelo sogro cel. Frederico Mascarenhas Martins [...]

Para analisarmos a influncia da famlia Mercer, cujas ideias Nh Guata admirava, e sua histria bem construda, como uma narrativa coerente de uma sequncia significativa e coordenada de eventos, temos que observar a produo da histria de vida, pela tica do entrevistador:
Em 1923, Nh Guata fora nomeado promotor pblico de Tibagi e delegado numa regio muito difcil. Embora seu prestgio pessoal crescesse consideravelmente junto ao povo do interior, ele no pensava ainda em se transformar num lder poltico.

Em tal sentido, os acontecimentos do personagem nos mostram na sua narrativa que a sucesso de fatos ocorridos na sua trajetria de vida poltica (a princpio, tida como indesejvel), surge como um fator que o empurrou mais decisivamente para a poltica. Isso aparece de forma explcita na fala de Nh Guata, quando ele menciona que, ainda jovem no pensava em ser poltico:

(...) Passei minha infncia e minha juventude assistindo as romarias polticas, vendo as reunies, sentindo cada momento da vida do v Telmaco. Mas sem entusiasmo. Sem inspirao. Sem amor aos mtodos polticos de ento.

(...) naquela casa de tantas luzes que dominava Tibagi, jamais pensei em ser poltico, em fazer poltica, em seguir os passos do homem que dominava todo um serto agreste com a fora que soubera plantar e colher atravs de tantos anos de um sistema tradicional que s a sua morte poderia um dia mudar.

Nesta perspectiva, DENZIN (1984), ressalta que:


As vidas so propriedades biogrficas pertencentes a pessoas e a outros, inclusive instituies [...] De que maneira as vidas, como propriedades biogrficas, so possudas, reunidas, trocadas, ultrapassadas, descartadas, lembradas, memorizadas, controladas, manipuladas, destrudas e desperdiadas [...]. p. 32

Uma vida um produto da sorte, que , ela mesma, uma produtora de significados. Sartre observa:
(...) de uma forma geral, a existncia assume uma artificialidade sem conseguir cri-la e, em cada caso particular, cada indivduo tem que parecer um homem de sorte... ou o resultado de uma sorte particular... (DENZIN, 1984, p. 32).

O agente se coloca (ou apresentado) como um mrtir, ao relatar sua priso durante a Revoluo de 1930. Relata emocionado, a sua entrada na priso poltica:
Olhei para os homens que ali estavam. No eram mais de vinte mas se constituem a elite da Repblica Velha que os tiros de canhes estavam destruindo. Olhei, um a um, para aqueles homens abatidos mas que mantinham a serenidade que s uma tradio pode oferecer ao homem pblico. Eu tinha 31 anos. O corao batia no meu peito com o furor de uma idade onde todos os sonhos so verdes. Mas aquele momento era muito especial para mim.

Para Denzin (1984), cada tempo de vida tem a ver com os compromissos, riscos, desafios, decepes, apostas margem e oportunidades que seu produtor faz ou assume. Nesta perspectiva, ressalta-se que, o futuro, o passado e o presente so processos contnuos dos quais a pessoa parte.
O futuro compreendido como fenmenos temporais que se movem em direo pessoa. O passado consiste naquelas aes que a pessoa acabou de realizar e que esto ao lado do presente, das aes que se est

justamente executando. (Denzin 1984, p. 34)

Portanto, o fato de relembrar os feitos da vida do agente tem o propsito de mexer com as emoes daqueles que no viveram e tambm daqueles que viveram a Revoluo de 1930. Consideraes Finais Tendo por ponto de partida a perspectiva de Pierre Bourdieu (1996) e as proposies de Bardin (1979), o presente trabalho pretendeu analisar o discurso de Nh Guata, conforme apresentado por intermdio do jornal Gazeta do Povo, no ano de 1977. Para Bardin (1979), no se trata de atravessar os significantes para atingir os significados, como se faz na leitura normal, mas de, por meio dos significantes e dos significados (manipulados), buscarem-se diferentes significados de natureza psicolgica, sociolgica, poltica, histrica, dentre outros. o trabalhar a palavra e as significaes procurando conhecer aquilo que est por trs das palavras, da manipulao de mensagens, para evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma outra realidade que no a da mensagem. Pierre Bordieu (1996), critica os processos sociais mal-analisados e mal-compreendidos que esto em jogo, sem que o pesquisador o saiba, na construo dessa espcie de artefato irrepreensvel que a histria da vida, e no a sua finalidade. constatada a contradio de tentar compreender a vida de Nh Guata como uma srie nica e por si s, plena de acontecimentos que se sucedem sem outra ligao que a vinculao a um sujeito, cuja nica constncia a do nome prprio. Essa pretenso de organizar a vida em sequncia ordenada demonstra a preocupao de atribuir sentido, de encontrar razo e coerncia conforme a necessidade que esteja na base do interesse do indivduo. O discurso sobre si aplica-se a uma forma particular de expresso, variando tanto em sua forma, quanto em seu contedo, conforme a qualidade social em que apresentado. Com relao ao meio de comunicao escolhido para cristalizar sua

trajetria poltica, importante ressaltar que a narrativa jornalstica nunca neutra e gera interpretaes sobre os diversos aspectos da vida humana. Atravs dela as pessoas tomam posies e circunscrevem suas vises de mundo, definem papis sociais, ora fornecendo os parmetros do discurso atravs da idealizao que o emissor faz dele, ora como tipo padro de leitor que o emissor quer formar. Os determinantes, neste processo de anlise: quem fala, como fala, para quem fala (destinatrio) direta e indiretamente, de quem fala (direta e indiretamente) e por quem fala, ficam evidentes que so sujeitos especficos na tentativa de persuadir o leitor, atravs da tentativa de enfeitiar a realidade pela retrica. Em situaes ritualizadas e documentadas pela imprensa, homens pblicos representam posies raramente individuais, mas ligadas a interesses e partidos. Assim, tentamos compreender os jogadores ou o ambiente do jogo num momento determinado que busca aprender a ler as ligaes. Esse o papel do historiador. Investigar e descobrir, na tentativa de alcanar o que haveria por trs da superfcie textual.

Referncias BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, s.d.

BORDIEU, Pierre. A iluso biogrfica. In:________ .Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas: Papirus, 1996, p. 74-82. CAREGNATO, Rita Catalina Aquino. MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: anlise de discurso versus anlise de contedo. Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. CARNEIRO, Guataara Borba. Paran, 30 anos de histria poltica. Jornal Gazeta do Povo. Curitiba, 28 fev. 1977. CODATO, Adriano N. Uma histria poltica da transio brasileira: da ditadura militar democracia. Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, v. 25, p. 83106, nov. 2005. DENZIN, Norman K. Interpretando as vidas de pessoas comuns: Sartre, Heidegger e Faulkner. Dados Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 1984, p. 29-43. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 7 ed. So Paulo: Hucitec, 2000. 269p. MORAES, Roque. Anlise de contedo. Revista Educao, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. STANCIK, Marco Antonio. De mdico a homem de cincia: a eugenia na trajetria de Aleixo de Vasconcellos no incio do sculo XX. Curitiba, 2006. UMA FANTSTICA cpsula do tempo. Disponvel em: http://www.gazetadopovo.com.br/90anos/independencia/ conteudo.phtml? id=851970&tit=Uma-fantastica-capsula-do-tempo. Acesso: em 21 jun. 2012. UMA HISTRIA em pginas tipografadas. Disponvel em:

http://www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 21 jun. 2012. VARGAS, Tlio. O Maragato: a vida lendria de Telmaco Borba/Tlio Vargas / 2 ed. (ano 2001), 2 tir./Curitiba:Juru, 2005. VIEIRA, Maria do P. de A.V; PEIXOTO, Maria do R. da C.; KHOURY, Yara M.A. A pesquisa em histria. 2. ed. So Paulo: tica, 1991, p. 50-64.

S-ar putea să vă placă și