Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CURSO: PEDAGOGIA EAD

Disciplina: Histria do Contestado Acadmico: Izaqueu Arajo Silva

GUERRA DO CONTESTADO UMA [DES]CONSTRUO SOCIAL

A Histria da humanidade marcada por conflitos de interesses dos mais diversos. Tais conflitos, mesmo tendo em sua base interesses duvidosos, muitas vezes geram uma ruptura do sistema vigente para que algo novo surja no cenrio social da humanidade. As mudanas no contexto social pode refletir a insatisfao de um povo, que inconformados se revoltam contra o sistema. No Brasil alguns conflitos marcaram profundamente a Histria de nossa nao, dentre eles a Guerra o Contestado. Fato histrico ocorrido entre 1912 e 1916, tendo como cenrio, uma rea povoada por sertanejos, entre os limites do Paran e Santa Catarina. Os sujeitos que povoavam a regio eram muito pobres, viviam dentro de um contexto opressivo, no possuam terras, alm de padecerem com a escassez de alimentos. O poder estava sob os grandes fazendeiros e tambm de duas empresas americanas1 com empreendimentos ativos na regio contestada. Em troca dos servios prestados ao governo, a Brazil R. C. recebeu do mesmo, aproximadamente mil metros de terras em cada margem da estada de ferro, e deviam ser exclusivamente povoadas por estrangeiros. Mas a real motivao da Brazil R. C. era explorar as riquezas da floresta nativa existente ali. O passo seguinte foi a contratao dos imigrantes para trabalharem na construo da estrada de ferro e para a explorao de madeira. A empresa responsvel pela construo da estrada de ferro logo deu inicio retirada forada dos nativos, que ocupavam ilegalmente as terras, nas quais trabalhavam para que se tornassem frteis. Os sertanejos ficaram revoltados com o que houve e se voltaram contra o que estava se configurando, dando inicio assim Guerra do Contestado que colocou os nativos contra as multinacionais, o governo, e as oligarquias. O nico apoio que os
1

Brazil Railway Company (implantou a via ferroviria Rio Grande-So Paulo), e uma madeireira.

sertanejos encontraram foi o dos monges que peregrinavam na regio apregoando a palavra de Deus. Os nativos tinham muita admirao e respeito pela figura dos monges. Jos Maria foi um dos monges que se destacou unindo-se aos nativos, e responsvel por instituir vrios povoados onde a autoridade estava sobre. Jos Maria defendia a igualdade social e ignorava qualquer ordem que partisse da Repblica velha. Tais povoados passaram a ser conhecidos como Contestados Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o motim adquiriu aspecto messinico, ao ponto de se tornar conhecido tambm como Guerra Santa. O monge Jos Maria percebendo a fragilidade e falta de assistncia dos nativos, teve uma postura solidria acolhendo-os e defendendo o interesse dos mesmos. Tal postura fez com que o governo federal no o visse com bons olhos o seu trabalho. O monge passa ento a representar um risco para a ordem e segurana da regio. Portanto Jos Maria e seus seguidores sofreram severa represso tanto pelas multinacionais quanto pela guarda armada do governo federal. O objetivo da represso era por fim aos povoados sertanejos obrigando-os a evadirem das regies haviam tomado posse. Ento em decorrncia disso ocorreu em novembro de 1912 a batalha de Irani, tendo como resultado a morte de Jos Maria, como afirma Amador e Tokarski (2011). Inconformados com a morte de seu lder, os sertanejos ento partem para o extremo e do incio a uma guerra civil. Novas sedes foram constitudas por seus correligionrios, que mesmo diante da morte do seu lder no pensavam em se render, ao contrrio, a ideia era continuar lutando, e assim o fizeram, gerando no governo federal uma ao orquestrada toda a sua fora e armar de guerra com pode blico nunca antes utilizado no pas. Culminando assim na rendio dos rebelados e em muitas mortes, pois os sertanejos mesmo no tendo toda a fora dos adversrios resistiram bravamente antes de ser dar por vencidos. Por fim, diante do contexto atual no me vejo na posio de qualificar como positivo ou negativo o acontecimento histrico que hoje se conhece como A Guerra do Contestado. Mas posso considerar que as influencias de tal acontecimento ainda ecoam no cenrio socioeconmico do Estado de Santa Catarina alm de fazer parte da identidade do Estado.

REFERNCIAS AMADOR, Milton Cleber Pereira; TOKARSKI, Fernando Luis. Histria do Contestado. Curitiba: IESDE Brasil, 2011.

COTRIM, Gilberto. Histria Global: Brasil e geral. So Paulo: Editora Saraiva, 2005. SCHMIDT, Mario. Nova Histria: Crtica. So Paulo: Editora Nova Gerao, 1999.

S-ar putea să vă placă și