Sunteți pe pagina 1din 8

Como especificar inversor de freqncia

Temperatura Ambiente Geralmente, imaginamos que, por ser eletrnico, o inversor dever trabalhar em um ambiente refrigerado ou, no mximo, com temperatura de at 30C. Porm, nos catlogos dos fabricantes podemos observar que a temperatura ambiente de trabalho pode ser de 40C ou at mesmo 50C em corrente nominal e numa determinada freqncia de chaveamento. Caso seja necessrio trabalhar em um ambiente com temperaturas maiores, poderemos desclassificar o inversor, onde a corrente que flui atravs do produto deve ser menor do que a corrente nominal determinada pelo catlogo. Alguns fabricantes informam como devemos desclassificar o inversor. Acima de 40C preciso reduzir a corrente em 2,2 % a cada grau at um limite de 60C. Isto quer dizer que para operar em 50C, um inversor de 10 ampres, que suporte at 40C, deve fluir somente 8 ampres. Em 60C ele suportaria somente 6,5 ampres, sendo este o limite operacional do produto. Outro fator determinante nas condies operacionais do inversor o invlucro usado. recomendvel que seja metlico, pois ocorrer troca de calor entre o ar interno aquecido pela dissipao do inversor e a chapa do painel, e esta ltima com o ar ambiente. Com o invlucro estanque, possvel determinar as dimenses mnimas do painel para que possamos usar com um inversor acionando um motor. Um mtodo de clculo descrito abaixo: Clculo da Dimenso do Cofre rea til para dissipao de calor do invlucro (se fixado em parede): S = K / R th Com: S (m2) = reas laterais + rea superior + rea frontal K: resistncia trmica por m2 do invlucro Para cofre metlico: K = 0,12 com ventilador interno; K = 0,15 sem ventilador. Rth: resistncia trmica mxima em C/W: Rth = ( e )/ P Com: - temperatura mxima no cofre em C, e - temperatura externa mxima em C, P - potncia total dissipada no cofre em W. A potncia total dissipada no cofre compreende a potncia dissipada pelo inversor, bem como a potncia dissipada pelos outros componentes da unidade. Ateno: No utilize filtros isolantes, devido sua baixa condutibilidade. Mesmo com este clculo deve-se observar que, para a mesma corrente nominal, os inversores de certos fabricantes dissipam uma potncia diferente, sendo as marcas que dissipam menos calor mais adequado a esta aplicao. Cada fabricante informa, em uma tabela, a dissipao trmica por modelo fabricado, que deve ser consultada quando da escolha do produto a ser usado numa aplicao onde a temperatura ambiente elevada. Em alguns casos podemos utilizar montagens especiais para adaptarmos o inversor em um ambiente com temperatura mais alta, como no exemplo mostrado na figura 1.

Quanto montagem dentro de painel, devemos observar a disposio fsica que permitida pelo manual. Alguns inversores podem ser colocados lado a lado e outros exigem que um espao lateral extra entre os produtos seja usado para permitir a refrigerao. Quanto mais espao usarmos dentro do painel, maior ser a instalao final. (figura 2)

Em determinados casos h a possibilidade de adquirir um inversor sem seu dissipador original, mont-lo dentro do painel e, pelo lado de fora, inserir um outro dissipador que transmitir a energia trmica para o ambiente externo mais frio que o painel. Veja detalhes nas figuras 3 e 4.

Um dos detalhes requeridos para manter a temperatura ambiente de forma controlada pode ser ajustado no prprio inversor. Trata-se da freqncia de chaveamento que determina a quantidade de pulsos PWM que sero gerados durante o processo de controle da velocidade do motor. Um transistor de potncia dissipa energia trmica durante a transio da tenso e, quando reduzimos a freqncia de chaveamento, fazemos com que o nmero de transies seja menor e, em conseqncia, o calor gerado pelo inversor diminui. Alm disso, os fabricantes tratam esta questo atravs de grficos que determinam a mxima corrente possvel de fluir pelo inversor em funo da freqncia de chaveamento, conforme ilustra a figura 5. Em ambientes industriais cuja temperatura alta, devemos, portanto, reduzir a freqncia de chaveamento.

Um fator que influenciado pela temperatura a altitude de aplicao do inversor. Geralmente limitada a mil metros, mas tambm atravs de um grfico podemos reclassificar o inversor. Este efeito devido a menor densidade do ar rarefeito em grandes altitudes, sendo deficiente na troca de calor e no permitindo trabalharmos com o produto na sua capacidade mxima. Veja o exemplo na figura 6.

Uso de um contator na entrada ou na sada do inversor Em certos comandos necessrio inserir um contator para atender determinadas exigncias operacionais. Porm, devemos ter cuidado no uso deste. Quando ele se colocar na alimentao do inversor, a automao envolvida no ligar e desligar deve ter ateno no aspecto de no desligar o inversor durante o funcionamento, pois interromper a produo e gerar uma falha que necessitar ser rearmada com a interveno de um tcnico. Pode-se, entretanto, programar o inversor para que, ao ser alimentado pelo contator, realize a partida do motor imediatamente e somente desligue-o quando for retirada a alimentao. Assim, no ser gerada uma falha, mas devemos verificar antecipadamente se o produto adquirido possui esta funo. No caso de colocar o contator na sada do inversor e na alimentao do motor, o cuidado deve ser maior. Ao emitir a ordem de ligar, primeiro preciso acionar o contator para que atravs de um sinal de seus contatos auxiliares, envie a ordem de marcha ao inversor. Na situao contrria, o inversor recebe a ordem inicialmente, o que pode gerar uma falha visto que, por ser eletrnico, ele detectar uma falta de fase e desligar. No momento em que o contator fechar seus contatos de fora, o inversor j estar parado. Quando a ordem de parada acontecer, a mesma se dar primeiro no inversor, para depois desligar o contator, caso contrrio corremos o risco de gerarmos a mesma falha anterior. Para desligar o contator, precisa aguardar o tempo de desacelerao programado no inversor. Comunicao Serial (DeviCenet, Controlnet, ethernet, DF1, rs-485, entre outras) Cada vez mais o inversor de freqncia faz parte de um sistema de automao e o uso de redes digitais de comunicao se tornou necessrio. Vrias opes so colocadas no mercado e devemos analisar quais delas melhor atendem. Na maioria das vezes a rede j existente e, portanto, importante verificar somente se o produto adquirido pode se comunicar com os outros dispositivos no protocolo de comunicao adotado. Devemos observar tambm quais

informaes de manuteno e operao desejamos transmitir e se temos condies de faz-lo. Alguns aspectos bsicos devem ser levados em considerao para definirmos a rede de comunicao: - Rede existente; - Maior comprimento possvel dos cabos; - Tipo de cabo usado; - Alimentao da rede; - Tempo de resposta; - Mximo nmero de dispositivos colocados em rede; - Redundncia; - Implementao da comunicao: softwares especiais, programao dentro de um CLP, envio dos dados necessrios dentro das regras do protocolo escolhido, manual detalhado, servios complementares da rede (comunicao mestreescravo ou produtorconsumidor), protocolo aberto ou fechado, como recolocamos em rede um inversor que substituiu um anterior que apresentou defeito. Hoje em dia possvel usar inversores de freqncia numa rede Ethernet com seu endereo IP. Isso permite visualizar seu estado operacional atravs da Internet com reduo de tempo de parada de mquina, utilizando somente o Internet Explorer. At mesmo podemos programar o inversor para enviar uma mensagem de e-mail para uma determinada caixa postal informando a falha que fez parar a mquina, bem como sua hora e durao da parada. Desse modo, possvel montar um histrico de falhas e reduzir o tempo de parada de mquina. A tecnologia Bluetooth tambm j chegou aos inversores, facilitando sua parametrizao e dando segurana ao tcnico que manipula o produto. Rudo Eletromagntico Um dos problemas mais freqentes numa instalao eltrica que alimenta um inversor a possibilidade de existir uma interferncia eletromagntica em equipamentos sensveis (PLC, sensores, medidores digitais, etc.). Devido ao princpio de funcionamento do produto, uma tenso de aproximadamente 600 Vcc chaveada vrias vezes durante o acionamento do motor. O tempo que um transistor de potncia leva para ligar e desligar pode ser de 200 ns (s vezes menos) causando uma corrente de fuga com ordem de grandeza de 3 ampres (este valor depende de algumas outras variveis da instalao eltrica). Esta corrente transita pelo circuito, que formado pelo cabo de sada do inversor, capacitncia parasita entre cabos e aterramento, capacitncia parasita do motor para a terra, malha de terra, secundrio em estrela aterrado do transformador (subestao) que alimenta o inversor, e finalmente, de volta ao inversor pelo cabo de fora que chega ao inversor. Veja a figura 7.

Quando esta corrente circula pela malha de terra, provoca um desequilbrio, acarretando o aparecimento de vrios potenciais diferentes ao longo desta malha. Quando aterramos nossos equipamentos eletrnicos nesta malha desequilibrada e fechamos o circuito entre o emissor de sinal (0-10 V, 4 20 mA, sensor digital, comunicao serial, etc.) e o receptor, passa a circular uma pequena corrente entre os dois que se soma ao sinal. Portanto, o resultado desta soma de sinais (sinal correto + corrente parasita) provoca o mau funcionamento da automao, o que pode danificar as placas eletrnicas dos dispositivos. Observe na figura 8 como fica a corrente parasita somada ao sinal correto.

Para evitar esta situao preciso utilizar filtros no inversor, alm de um cabo especial entre o inversor e o motor. Usualmente, dois tipos de filtros so empregados no inversor. O primeiro fica na sada e tambm conhecido como toride. Trata-se de um anel feito de material ferromagntico que envolve os cabos trifsicos na sada, sendo que s vezes podem ser enrolados no toride para aumentar a indutncia e assim diminuir a corrente que flui pela capacitncia parasita. Alm de reduzir o valor da corrente, seu pico e freqncia se modificam, reduzindo muito o rudo e a perturbao na malha de terra. Deste modo, poderemos manter o equilbrio no aterramento e permitir que os dispositivos eletrnicos funcionem corretamente. As figuras 9 e 10 mostram a montagem de um toride e seu efeito na corrente parasita.

Dentro dos inversores temos tambm os capacitores de modo comum que fazem o trabalho de capturar a corrente parasita e retorn-la ao inversor, evitando assim que circule pelo resto da instalao. Com o conjunto destes dois dispositivos no inversor podemos ento afirmar que ele possui os filtros de compatibilidade eletromagntica. Contudo, tambm necessrio usar cabos de fora, compostos de quatro condutores onde, alm de trs para acionar o motor, o quarto utilizado para interligar o aterramento do motor com o do inversor, mantendo os dois com o mesmo potencial, permitindo que a corrente parasita circule por dentro do cabo e no pela malha de terra. Como temos ainda a presena de um forte campo eletromagntico gerado pela passagem da corrente em um cabo de comprimento grande, e isso pode interferir no funcionamento de outros equipamentos eletrnicos prximos ao cabo, devemos usar um cabo blindado, onde uma malha e uma capa de alumnio podem fazer este papel. Observe as figuras 11 e 12.

Harmnicos anlise do impacto do inversor na instalao eltrica Muitas pessoas pensam que os problemas apresentados em CLPs, sensores, displays e outros equipamentos digitais so provenientes da presena dos harmnicos, mas a maioria deles causada pelo rudo eletromagntico j discutido. As correntes harmnicas so geradas por qualquer carga no-linear presente em uma instalao, portanto, devemos desconfiar de qualquer aparelho eletrnico, principalmente de grande potncia, como os inversores. Ao alimentar uma carga com tenso senoidal, fluir uma corrente senoidal, mas isso acontece, na realidade, em cargas lineares. Quando tratamos de cargas no-lineares, a corrente solicitada pela carga no mais senoidal e, conseqentemente, seu efeito no circuito de alimentao diferente do esperado. Para analisarmos esta distoro na corrente, devemos usar uma ferramenta matemtica que nos permite verificar os efeitos destas correntes harmnicas, existindo softwares especficos para isto. Na prtica, so muitos os efeitos prejudiciais das correntes harmnicas. Abaixo esto relacionados alguns deles: - Aumento da corrente eficaz; - Maior aquecimento nos cabos de alimentao do inversor, inclusive na temperatura dos mesmos a nveis acima do suportvel para aqueles cujo leito est embutido em parede ou no solo. O dimensionamento dos cabos em um projeto deve levar em considerao este fator, do contrrio com certeza ocorrer o mau dimensionamento deles; - Aumento de aquecimento de transformadores e reduo da vida eltrica. Quando um projeto realizado, o dimensionamento do transformador que alimenta o inversor deve ser estudado levando-se em considerao as correntes harmnicas. - Risco de ressonncia com banco de capacitores, levando at as situaes de risco onde o banco pode danificar-se completamente, deixando de regular o fator de potncia trazendo um prejuzo financeiro fbrica, seja pelo custo de compra e instalao de um novo banco, seja pela multa por baixo fator de potncia imposta pela concessionria;

- Aumento da queda de tenso na instalao, provocando o mau funcionamento de outras cargas ou at a reduo de torque nos motores alimentados diretamente; - Piora do fator de potncia real, que pode ser medido pela concessionria e aumento da multa paga, alm de representar uma perda de energia na instalao; - Distoro da tenso que alimenta todas as cargas, que dependente da relao de cargas lineares e no-lineares e da potncia instalada (KVA) disponvel para aliment-las; - Disparo indevido de fusveis e disjuntores por estarem dimensionados para cargas lineares; - Maior perda de energia nos cabos de alimentao, pois devido ao efeito pelicular, sua resistncia maior que o valor tpico, o que contribui para o aumento da potncia dissipada nos cabos. Se considerarmos que j temos perdas na instalao devido ao fator de potncia, s perdas internas de um motor, devido a passagem de corrente pelos cabos e todos acessrios que esto no caminho desde a fonte at o inversor, perdas no transformador, vemos que com o acrscimo da corrente eficaz e sua distoro, estas perdas passam a ser significativas e j no podem mais ser desprezadas; - Aumento na corrente do neutro, principalmente para os inversores de alimentao monofsica (pequenas potncias, mas em grande quantidade). Em vista disso, o impacto da presena das correntes harmnicas, principalmente nos motores com inversores grandes (acima de 50 HP) deve ser estudado e uma soluo tcnica para sua reduo deve ser inclusa no custo de compra do inversor. Podemos comprar um equipamento para solucionar um problema, mas ao mesmo tempo trazer outro de conseqncias mais graves ao funcionamento da mquina. Veja abaixo algumas solues possveis, para o caso de inversores de freqncia: - Reator na entrada CA; - Reator no barramento CC do inversor; - Retificador de 12 pulsos; - Retificador de 18 pulsos; - Retificador de 24 pulsos; - Filtro passivo (sintonizado); - Filtro ativo (eletrnico); - Inversor com tecnologia AFE (Active Front End) - Regenerativo; - Filtro passa - baixa (filtro senoidal). A comparao destas solues deve ser feita com relao ao grau de reduo necessrio para melhoria da instalao e o custo para implementao da soluo. Montagem em painel existente, novo, dentro de gaveta de CCM ? Outro detalhe importante prever onde ser montado o inversor por questes de espao fsico, entrada e sada de cabos, custo de acessrios e mo-de-obra para realizao da montagem fsica, proteo eltrica disponvel, agressividade ambiental (poeira, gua, agentes qumicos), temperatura ambiente, distncia entre motor e inversor (comprimento do cabo), visualizao do display por parte do pessoal da operao. Algumas destas questes podem levar a compra de acessrios que aumentam o custo, mas devem ser consideradas na avaliao do investimento. Em outras situaes, o local originalmente pensado para instalar o inversor se mostra inadequado para receber o produto. Proteo Eltrica (fusvel, disjuntor, nvel de Curto Circuito) De um modo geral a proteo eltrica do motor e do inversor desprezada pelos usurios, mas um risco alto de perda financeira e at de vidas humanas est presente. Quando colocamos um inversor para acionar um motor e eventualmente ocorre um curto-circuito na sada do inversor (cabo ou motor), o desligamento desta falha feito pelo prprio equipamento. Portanto, seu dimensionamento deve levar em considerao o nvel de curto circuito suportado pelo produto adquirido. Para uma mesma potncia, cada fabricante garante um nvel de curto diferente, podendo ser de 5 kA at 200 kA. Caso seja utilizado um produto de 5 kA numa instalao cujo curto-circuito seja maior, o inversor tentar desligar eletronicamente quando detectar a falha, mas por no suportar o nvel de curto da instalao, provavelmente se danificar, gerando perdas por parada de mquina ou at prejuzos financeiros e humanos. A colocao de um disjuntor ou fusvel na entrada de alimentao do inversor, geralmente indicada em tabelas pelos fabricantes e deve ser seguida, porm no garante o desarme quando o curto acontece na sada do inversor, visto que so os capacitores internos do inversor que alimentam a falha e, por ser eletrnico, a reao ao curto e seu conseqente desligamento muito mais rpido no inversor do que no fusvel ou disjuntor. Grau de Proteo Ligado ao local onde ser instalado o produto adquirido, o grau de proteo do invlucro usado pode ser um fator decisivo na especificao do inversor. A maioria dos inversores comerciais est na faixa de IP 20 at IP 31, sendo inadequados para ambientes quimicamente agressivos ou com forte presena de poeira ou gua. Alguns fabricantes

fornecem verses especiais IP66 para trabalhar neste tipo de ambiente. Devemos analisar onde deve ser colocado o inversor, e prover a proteo adequada, ou ento solicitar do fornecedor que prepare o produto para trabalhar no ambiente de sua instalao. Quantidade de E/S Digitais e analgicas Por fazer parte de um sistema de automao, um inversor comercial vem com diversas entradas e sadas, tanto analgicas quanto digitais e caso precisemos delas para realizar alguma funo, devemos observar se as ofertas contemplam a quantidade de E/S suficiente para a necessidade. Caso utilizemos alguma funo especial do inversor, uma anlise cuidadosa das E/S que empregamos deve ser realizada, pois corremos o risco de no termos disponveis a quantidade necessria caso a funo ou funes usadas (PID, velocidades pr-selecionadas, jog, encoder, controle de posicionamento, etc.). Outra caracterstica tcnica a ser observada a compatibilidade das E/S no inversor e o tipo de sinal que enviaremos para o inversor e do mesmo para um outro dispositivo receptor. Geralmente, as entradas digitais so em 24 Vcc e o inversor oferece uma fonte para realizarmos as ligaes eltricas. Caso nossa tenso disponvel seja, por exemplo, de 220 Vca, devemos compatibilizar com o uso de rels intermedirios. H tambm a possibilidade de terem a ligao tipo NPN, ou PNP e isto deve ser levado em considerao. As sadas digitais podem ser de dois tipos, sendo que algumas so rels eletromecnicos que suportam tenses e correntes CC e CA, mas preciso observar se as cargas ligadas neles tm corrente menor do que a suportada pelo rel. Os sinais analgicos podem ser de corrente (4-20 mA, 0-20mA) ou de tenso (0-10Vcc, 0-5 Vcc) e deve-se verificar se temos compatibilidade entre os sinais do inversor e dos acessrios empregados. A falta de compatibilidade entre tenso e corrente dos acessrios usados com as E/S digitais e analgicos pode tornar o acionamento impossvel de ser realizado ou, no mnimo, gerar mais custos no previstos anteriormente. Sensores para E/S DiGitais e Analgicas Em paralelo com o item anterior, devemos especificar algum tipo de sensor que usaremos na automao do inversor para garantir seu bom funcionamento. Alm disso, no caso dos analgicos, a faixa de operao do sensor se torna importante para que tenhamos o desempenho correto. Normalmente, utilizamos sensores cujo valor de trabalho normal esteja no meio da faixa operacional para aproveitarmos sua preciso e possamos trabalhar com todo o potencial da mquina. Algumas funes (PID, por exemplo) so impossveis de serem realizadas se o sensor no estiver sinalizando na faixa correta. Na programao do inversor podemos ajustar a escala de trabalho para melhorar a operao e adequar ao sensor usado e at o seu tipo de sinal (4- 20mA ou 0-10 Vcc). Caso contrrio, o conjunto sensor inversor no operar da forma desejada.Este ajuste pode ser no hardware (switches ou jumpers) ou no software (parmetros). Recursos Programveis Jog, diviso de carga, V/Hz independente, automao de elevao de carga, temporizao e contador, encoder, controle de torque, controle de posicionamento, PID avanado, funo dormir, parametrizao das entradas e sadas analgicas e digitais, uso de PTC, freqncias ocultas, intertravamento de purga e congelamento, repartida automtica, retomada de velocidade, assistncia ao start-up, auto-sintonia, macros, velocidades pr-selecionadas, referncia unipolar ou bipolar, perfil de velocidade ou posicionamento so apenas algumas das funes hoje disponveis nos inversores de freqncia. Verifique se algumas delas tornam nossa automao mais fcil e at mesmo vivel, pois dispensam o uso de CLPs, reduzindo o custo e o tempo de instalao. Concluso Considerando os pontos abordados, podemos verificar que diversos fatores contribuem para o sucesso da aplicao de um inversor e que, informar somente a potncia e tenso do motor cujo inversor o acionar, uma opo arriscada. Outros fatores tambm podem ser estudados e eventualmente especificados durante a aquisio de um inversor de freqncia, mas os itens expostos j oferecem um ponto de partida importante para evitar problemas no uso do produto. Cabe ao responsvel pela compra que investigue estes elementos em cada aplicao e decida se algum destes preponderante ou no.

S-ar putea să vă placă și