Sunteți pe pagina 1din 10

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

Air-Bag
DESCRIO Todas as linhas de alimentao do veculo foram projetadas e desenhadas levando em considerao as diretrizes mais atualizadas em termos de segurana e proteo, principalmente contra as possibilidades de incndio. Os principais tipos de proteo so dois: - proteo ativa, destinada a reduzir na fonte" as possveis causas de defeito; - proteo passiva, destinada a reduzir ao mnimo os efeitos de um possvel defeito. A primeira categoria compreende um atento projeto dos chicotes, sendo estes no s posicionados e fixados cuidadosamente, mas tambm com percursos protegidos adequadamente. Por isso, foram feitas oportunas modificaes dos cabos do alternador e do motor de partida, utilizando capas de proteo, etc. Alm disso, foi adotada uma proteo"blindada' para alguns trechos de chicotes expostos. Por outro lado, as protees passivas compreendem todos os servios, que alis foram sempre aplicados nos veculos, para reduzir a freqncia de defeitos (sobrecarga e curto-circuito). Todos os fusveis utilizados no sistema foram dimensionados com base na absoro nominal das cargas que podem ser ativadas ao mesmo tempo, de maneira que garante a queima em caso de curto-circuito. Com a utilizao de uma caixa contendo quatro mxi-fusveis, mais outros colocados externamente, possvel proteger todas as alimentaes, com as nicas excees do cabo do motor de partida (bateria/motor de partida) e o de recarga (motor de partida / alternador): estes ltimos cabos so protegidos, de qualquer modo, com uma proteo suplementar "blindada".

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

INFORMAES GERAIS O veculo est equipado -como opcional -com um sistema de segurana com controle eletrnico que, em caso de impacto, aciona os air bags (do lado do motorista e do lado do passageiro). O AIR BAG um dispositivo de segurana passiva composto de uma bolsa inflvel que, em caso de choque frontal, infla automaticamente colocandose entre o corpo do ocupante do veculo e as estruturas da parte dianteira do mesmo. O sistema constitui-se dos seguintes elementos: 1 central eletrnica; 2 lmpada piloto no quadro de instrumentos para a sinalizao de anomalias do sistema; 3 mdulo AIR BAG do lado do motorista; 4 mdulo AIR BAG do lado do passageiro; 5 tomada para diagnose com o FIAT/LANCIA Testar. COMPONENTES DO SISTEMA CENTRAL ELETRNICA A central eletrnica de comando (1) est situada dentro do console central do veculo e fixada firmemente ao assoalho. Possui um conector de 30 terminais (2) utilizado para a ligao com o sistema eltrico. alimentada pela tenso de 12 V com chave de ignio na posio MAR, mas, de qualquer forma, tem ainda condies de funcionar cerca de 100 ms. aps a interrupo da alimentao em caso de impacto. Isto possvel graas a um condensador de reserva contido dentro dos seus circuitos, o,qual acumula energia eltrica para o funcionamento normal da central e para gerar o sinal de ignio das cpsulas explosivas. Desta maneira, garantido o funcionamento do air bag mesmo se o choque provocar a queda da tenso no sistema (por ex.: dano ou ruptura da bateria, interrupo dos cabos de alimentao, ate.). A central deve estar montada com a seta (3), impressa no adesivo, direcionada em direo ao sentido de movimento frontal do veculo. Esta direo deve ser respeitada rigorosamente, pois ela que estabelece o sentido no qual o sensor de acelerao l os valores da acelerao negativa para determinar a condio de impacto e, assim, ativar o air bag. Dentro da central eletrnica esto posicionados: * um sensor de acelerao de tipo piezoeltrico fixado firmemente a uma lateral da caixa; * outro sensor de acelerao de tipo mecnico, com limite de interveno maior que o do sensor piezoeltrico, tendo a funo de segurana e controle do primeiro sensor, que.controla os estgios de comando da ignio dos mdulos air bag; * um microprocessador que integra a curva de desacelerao detectada e decide a

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

ativao dos air bags; * a memria permanente para os defeitos (FAULT MEMORY); * a memria permanente de registro de impactos (CRASH MEMORY). MEMRIAS DE DEFEITOS (FAULT-MEMORY) Durante todo o tempo de marcha do veculo, a central eletrnica efetua o diagnstico do sistema, TEST, verificando assim a continuidade dos circuitos,e dos seus componentes. No momento em que for detectado um defeito ou um mau funcionamento do sistema, o tipo de irregularidade memorizado na FAULTMEMORY e acende-se a lmpada piloto do air bag no quadro de instrumento, avisando ao usurio que h um problema no sistema. Nessa situao, o usurio deve saber que: . assim que a lmpada piloto do air bag se acender, deve dirigir-se ao centro de assistncia mais prximo para consertar o defeito; . o fabricante do air bag (e, consequentemente, a FIAT, visto que a responsabilidade assumida por quem instala o dispositivo) no responde por danos sofridos por pessoas, se este defeito no for consertado e a memria no for zerada. A FAULT-MEMOFTY pode ser consultada atravs do FIAT/LANCIA Testar. NOTA: A central eletrnica NO DEVE SER DESLIGADA do respectivo chicote com a chave de ignio na posio MAR, nem deve ser desligada a bateria, pois a central memorizaria esta condio como avaria do sistema. Memria de impactos (CRASH MEMORY) A central eletrnica dotada de dois sensores de desacelerao com diversas calibragens. Faz o levantamento das condies de choque quando o veculo atinge uma desacelerao que corresponde quela de um choque frontal a uma velocidade de aproximadamente 24 -28 Km/h contra uma barreira fixa; algica de funcionamento a seguinte: -alm de memorizar os defeitos na FAULT-MEMORY a central eletrnica, durante os contnuos testes que efetua, controla o sinal proveniente do sensor de desacelerao piezoeltrico atravs de seu microprocessador. Se verificar que o valor de acelerao de cerca +/-29 (calculado com uma integrao da curva real de desacelerao que obtida durante o impacto), comea o procedimento de clculo (algoritmo de CRASH); se este sinal descer rapidamente abaixo do limite, o microprocessador sai do algoritmo de CRASH e retoma o funcionamento normal. Ao contrrio, se for ultrapassado o limite de -2,6 g aproximadamente (condio de impacto), o microprocessador ativa e desconsidera o algoritmo de CRASH, comandando a ativao do dispositivo de enchimento dos sacos inflveis (1) e (2), desde que haja o consentimento do outro sensor; se, com o sinal do acelermetro plezoeltrico no corresponder tambm a interveno do sensor de desacelerao mecnico que acontece somente para valores de desacelerao >2,6 g), o air bag no ativado.

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

Quando a central eletrnica reconhece as condies de impacto e envia a ordem de ativao aos dispositivos de enchimento, no s esta ordem memorizada na CRASH-MEMORY, mas tambm distinguido de acordo com as condies que levaram sua emisso, que so: - reconhecimento de um impacto com envio correto da ordem; - envio da ordem mesmo se houver defeito (que no compromete, de qualquer modo, o funcionamento do sistema). A consulta da CRASH MEMORY serve para estabelecer, por exemplo, em caso de pedido de ressarcimento de danos, se o equipamento estava funcionando bem no momento do impacto, se funcionou corretamente ou se estava com defeito e, neste caso, desde quando havia este defeito. A CRASH MEMORY est dividida em quatro blocos: * primeiro bloco -nesta rea de memria memorizado o tempo ocorrido desde quando apareceu o primeiro defeito e todos os problemas verificados antes do impacto; * segundo bloco -nesta rea ficam memorizados somente os defeitos que, por acaso, aparecerem durante o impacto, permitindo que se entenda melhor como certos defeitos possam ter infludo no funcionamento do air bag; * terceiro bloco -nesta rea so registradas as condies rotineiras de CRASH, que so: a) desacelerao maior do que -2,6 g; b) comando de ativao do air bag enviado; c) capacidade para ser ativado (interveno do sensor de desaceleraco mecnico); * quarto bloco -nesta ltima rea memorizada a confirmao da ordem de ativao do dispositivo de enchimento saco inflvel. LMPADA PILOTO DO AIR BAG (SINALIZAO DE DEFEITOS) A lmpada piloto do air bag situada no quadro dos instrumentos alimentada atravs do comutador de ignio na posio de MAR e est ligada massa atravs da central eletrnica (terminal 13). Durante a partida, esta lmpada se acende por cerca de 4 segundos (fase de teste inicial). Se ela NO se acender ou NO se apagar depois destes 4 segundos, significa que h um defeito no sistema air bag. Se a central eletrnica, durante os controles de autodiagnose que efetua para verificar o correto funcionamento de todo o sistema, encontrar um defeito, faz com

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

que se acenda a lmpada piloto do air bag imediatamente. Nesse caso, a usurio deve ir o mais rpido possvel ao centro de assistncia mais prximo para providenciar o conserto do defeito, porque o sistema no est mais em condies de funcionar corretamente. Uma vez que o defeito assinalado, a lmpada piloto fica acesa enquanto o mesmo no for reparado e a memria de erros cancelada. MDULO AIR BAG DO LADO DO MOTORISTA O volante contm o mdulo, o qual est fixado com trs parafusos na parte traseira do volante. O mdulo (l) est formado por uma chapa de ao coberta por uma caixa de plstico que constitui a parte central do volante. A.caixa contm o saco inflvel dobrado (2) e o dispositivo de enchimento, composto de um detonador (5) que se ativa eletricamente e de um composto qumico (nitrato de sdio) para a formao do gs (azoto). Na parte traseira do saco inflvel, h diversos furos criados especialmente para o esvaziamento rpido do gs aps o enchimento. NOTA: A tampa do modulo serve para manter no lugar o air bag quando ativado. Esta abre nas linhas de ruptura predeterminadas durante o projeto. Essas linhas quebram-se para permitir que o air bag saia completamente do seu recipiente.

COMANDO DA BUZINA A buzina est situada na parte central e atravs de uma chapa giratria (7) fixada na parte inferior da proteo do air bag, permite o funcionamento da mesma. Quatro molas, situadas nas extremidades, efetuam os contatos eltricos. MDULO AIR BAG DO LADO DO PASSAGEIRO O mdulo air bag do lado do passageiro, quanto constituio e funcionamento similar ao air bag do lado do motorista, salvo pelas dimenses, que so maiores. Este mdulo est instalado no painel porta-instrumentos atravs de um suporte metlico. O dispositivo de enchimento

composto de um cilindro de ao maior em relao ao do lado do motorista, com detonador e composto qumico idnticos aos do mdulo de lado de motorista.

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

ATENO! Quando o conector de ligao de um mdulo desligado, este entra em curto-circuito: o que acontece que um dispositivo de mola especfico situado dentro do prprio conector, liga os dois terminais assim que a conexo desligada. DESTA FORMA, NO MAIS POSSVEL ATIVAR OS MDULOS ACIDENTALMENTE. ATENO! Com o sistema ligado, enquanto que a central pode impedir qualquer interveno do air bag devido a um defeito casual, NADA PODE SER FEITO, POR NENHUM MOTIVO. O CABO DE ENVIO DO PULSO DE DISPARO DA CARGA ENTRA EM CONTATO COM A TENSO DA BATERIA. NESTE CASO, O AIR BAG ATIVADO IMEDIATAMENTE. A exploso do air bag pode ser muito perigosa se acontecer fora das circunstncias previstas (impacto frontal). Um mdulo air bag tem a durao de 10 anos (vide data de vencimento indicada na placa especfica). Quando vencer preciso substitu-lo e aplicar uma nova placa com a data de vencimento atualizada (indicando o ms e o ano com tinta indelvel).

INTERVENES DEPOIS DE UM ACIDENTE

Se uma pea qualquer do sistema de segurana estragar depois de um acidente, esta DEVE ser substituda. No tentar reparar a central, o contato em espiral e os mdulos air bag.

ACIDENTES COM OU SEM ATIVAO DOS AIR BAGS

Alguns componentes do sistema devem ser controlados mesmo se o sistema NO tiver sido ativado. Estes componentes so: - coluna da direo; - suportes da coluna da direo; - zona de fixao da central eletrnica e dos mdulos; - contato em espiral; - painel porta-instrumento (na parte do mdulo air bag do lado do passageiro).

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

Se houver deformaes, rupturas e dobras, o componente deve ser substitudo.

ACIDENTES COM ATIVAO DOS AIR BAGS


Alguns componentes do sistema devem ser substitudos se o veiculo sofrer um impacto frontal causando a ativao dos air bags. Estes componentes so: - mdulos air bag; - central eletrnica. Quanto ao chicote e aos conectores, estes devem ser inspecionados com o objetivo de localizar possveis sinais de queimaduras, fuso do isolamento externo e os danos devidos ao calor excessivo. Se houver sinais de dano no contato em espiral e no lugar de fixao da central eletrnica e dos modos air bag, os componentes danificados devem ser substitudos. TRABALHOS DE PINTURA No existem disposies especiais de segurana a respeitar para os trabalhos de pintura com posterior secagem em forno, dado que os mdulos, em especial, so elaborados de maneira que, aquecendo as superfcies externas do veculo com os sistemas normais de secagem das tintas, no so prejudicados. E proibido acender fogo perto dos mdulos. De qualquer forma, todas as centrais eletrnicas (inclusive a de comando do sistema air bag) devem ser sempre removidas se a sua temperatura em certos ambientes alcanar ou ultrapassar 85 C.

PERIGOS PARA A SADE As precaues a tomar em caso de manuseio dos mdulos air bag ativados, so as seguintes: 1 Usar luvas de proteo de polietileno e culos de segurana; 2 Depois de ter manuseado unidades air bag ativadas, lavar as mos e as partes do corpo expostas com gua e sabo. Efeitos da superexposio:

- no h nenhum perigo potencial de exposio aos propelentes, sendo o sistema completamente vedado. A mistura dos propelentes est no estado slido; por isso, a inalao impossvel, mesmo em caso de ruptura do cartucho gerador de gs.
No caso de vazamento do gs, no h nenhum perigo para a sade.

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

De qualquer modo, evitar o contato com a pele e no ingerir o propelente. Em caso de: - contato com a pele: lavar imediatamente com sabo e gua; - contato com os olhos: lavar imediatamente os olhos com gua corrente por, no mnimo, 15 minutos; - inalao: levar imediatamente o acidentado ao ar livre; - ingesto: se a pessoa estiver consciente, faz-la vomitar.

Em todas estas condies, necessrio tambm chamar sempre um mdico.

NORMAS DE SEGURANA NO MANUSEIO DOS MDULOS AIR BAG

Em condies normais, o air bag do lado do condutor e do lado do passageiro ativam-se com a ao do comando da ignio eletrnica durante o impacto. Os gases desenvolvidos nestas condies so, predominantemente, Argnio e Hlio que no so txicos. importante que o pessoal que efetua os servios no dispositivo montado nos veculos respeite, taxativamente, as normas de segurana abaixo indicados. O pessoal que opera com os dispositivos deve ser treinado adequadamente. Os componentes metlicos de um air bag no momento da exploso, so muito quentes. Evitar tocar estes componentes por pelo menos, 20 minutos depois do momento em que o air bag foi ativado. A) Nas operaes de remoo e substituio de air bags abertos (explodido), movimentar um s mdulo por vez e usar luvas e culos para remov-los. B) Apoiar o mdulo do air bag sempre com a portinhola de abertura e a ranhura de pr-ruptura virada para cima. Nunca colocar nada sobre esta portinhola. C) NUNCA transportar o mdulo air bag segurando-o pelos cabos ou pelo conector que se encontram na parte de baixo do mesmo. D) No alimentar com corrente eltrica o mdulo air bag, a no ser como indicado para a instalao e a manuteno. E) No efetuar reparaes nos mdulos air bag. Devolver ao fornecedor todos os mdulos defeituosos F) No aquecer o mdulo air bag de maneira alguma, como por exemplo, soldagens em geral e nem bater, furar, fazer usinagens mecnicas, etc.

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

Terminada as operaes, lavar as mos cuidadosamente com sabo neutro e, em caso de contato dos resduos de p do dispositivo com os olhos, enxaguar imediatamente com bastante gua corrente.

- Nunca instalar no veculo unidades air bag que tenham tornado pancadas devido a quedas no cho ou que apresentem qualquer sinal de dano. - No aplicar tenso eltrica aos terminais de uma unidade bag ativa, a no ser com as modalidades previstas para a medio da resistncia/continuidade do circuito de disparo, usando a aparelhagem prpria. - proibido guardar os mdulos air bag junto com materiais inflamveis ou combustvel. - Os geradores de gs no devem entrar em contato com cidos, gorduras e metais pesados: o contacto com estas, substncias pode provocar a formao de gases venenosos, nocivos ou compostos explosivos. - Para demonstraes utilizando os mdulos air bag, devem sempre ser utilizadas unidades inertes, sobre as quais deve estar bem visvel uma plaquinha com a palavra "INERTE". - O estoque de peas sobressalentes deve ser efetuado com a embalagem original e estas devem ser guardadas com as mesmas precaues usadas para um mdulo air bag no ativado, isto usando um armrio de metal fechado chave, destinado especialmente para isso (armrio de metal resistente a pancadas com grades para permitir uma ventilao interna natural). O armrio dever ter os cartazes de aviso (PERIGO EXPLOSIVO, PROIBIDO O USO DE FOGO, ABERTURA PROIBIDA PARA AS PESSOAS NO AUTORIZADAS). - O transporte dos air bags, embalados adequadamente, deve ser feito no portamalas. proibido transport-los no compartimento para passageiros. Em caso de reparao do sistema eltrico, instalao de artifurto ou autordio no veculo equipado com air bag, necessrio desligar os terminais da bateria e isolamos cuidadosamente. Em caso de remoo dos dispositivos de enchimento dos sacos inflveis, alm de ter desligado a bateria, preciso aguardar pelo menos 10 segundos aps ter desligado a bateria, antes de comear a remoo do mdulo.

DEMOLIO DOS MDULOS AIR BAG Os mdulos air bag montados no veculo no devem ser demolidos com o veiculo, mas devem ser removidos antes.

Funcionamentos

50 Sistema Air Bag

Familia Palio

As unidades air bag no podem ser demolidas sem antes terem sido desativadas. Se, durante um acidente, o modulo air bag no foi ativado, o dispositivo deve ser considerado ainda carregado. ADVERTNCIA: O desrespeito pelas operaes aqui indicados pode causar ativaes indevidas dos air bags e leses fsicas. Unidades air bag no ativadas NO devem ser eliminadas atravs do lixo normal. As unidades air bag no ativadas contm substncias perigosas para a sade e que po em causar leses pessoais se a embalagem lacrada que as contm for danificado durante sua eliminao.

RESISTORES UTILIZADOS PARA DIAGNSTICO NO SISTEMA AIR BAG PALIO T.T. Relacionamos abaixo os nmeros e valores dos resistores em referncia:

S-ar putea să vă placă și