Sunteți pe pagina 1din 13

UM OLHAR FENOMENOLGICO EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR Maria Aparecida RODRIGUES (PUC-GO)1 Norival BOTTOS JUNIOR (PUC-GO)2 Tiago

Ferreira dos SANTOS (PUC-GO)3

RESUMO: Este estudo pretende desenvolver um dilogo entre os conceitos fenomenolgicos da hermenutica heideggeriana e a obra A hora da estrela, de Clarice Lispector, fazendo um paralelo entre o narrador personagem Rodrigo e a personagem Macaba. A proposta visa a identificar os modos de ser do dasein, presente em Rodrigo, o que lhe permite a compreenso de si e do outro. A partir disso, far-se- a analise da construo narrativa que surge de forma (pr) ontolgica, pega pelo ar de relance, diferenciando o ntico (ligado aos entes), o ontolgico (a investigao terica do ser) e o (pr) ontolgico (que permite ao dasein compreender pr conceitualmente o ser). Atravs dos conceitos de factiticidade, cura e o nada, verificar-se- que Rodrigo, ao interpretar o modo de existir da personagem Macaba vai se mostrando, aos poucos, como uma possibilidade de ser. Para que o dialogo acontea, o estudo crtico prev o entendimento de alguns termos bsicos da fenomenologia heideggeriana, como: ente, ser, factiticidade, cura e o nada e, ainda, compreender qual a relao entre dasein e esses termos, e o que torna o dasein um ente especial. O estudo faz a relao entre existncia, compreenso existenciria e existencial, revelando os aspectos que diferenciam o dasein dos demais entes, e demonstrando, por meio da obra corpus de Clarice, como dasein compreende sua prpria existncia e a dos demais entes.

Palavras-chave: Dasein. Existencialismo. Hermenutica. Clarice Lispector.

Doutorado em Letras pela UEPJMF (2004) coordenadora do Ncleo de Estudo da Linguagem (NEL) na PUC-GO, lder do Grupo de Estudos Literrios no CNPq. Coordenada as pesquisas: Mnemosine e Imaginrio Potico: da Poesia Lrica e dos Gneros Confessionais e A funo do gosto e a esttica da recepo: da tradio crtica s teorias estticas contemporneas, Professora adjunta a PUC-GO no curso de Graduao e Mestrado de Letras. E-mail: cidarodrigues@cultura.com.br; 2 mestre em Letras - Teoria e Crtica Literria pela PUC GOIS. Professor convidado do curso de Graduao. E-mail: nonobottos@gmail.com; 3 Aluno graduando em letras na PUC-GO de matrcula 2011.1.057.0369, participante da iniciao cientfica PIBIC-CNPq de inscrio 8005. Participante do projeto A funo do gosto e a esttica da recepo: da tradio crtica s teorias estticas contemporneas, cujo plano de pesquisa est intitulado A hermenutica fenomenolgica, de Martin Heidegger, como processo dialtico e dialgico na formao do sujeito, aplicada anlise de obras literrias, no Ncleo de Estudos da Linguagem (NEL), do Departamento de Letras PUC-GO. E-mail: tiago.tiago.f@gmail.com

INTRODUO

O questionamento do ser, retomado por Heidegger s foi possvel com o rompimento dos preconceitos que estavam ao redor da concepo tradicional do ser. O rompimento com a tradio permite uma desentificao do ser proposta pelo mesmo, e criando novos termos, para a busca da compreenso do ser, busca que se encontra presente na obra corpus. Para compreender essa busca pelo ser em A hora da estrela se fez necessrio esclarecer os termos heideggerianos para analise da mesma. Alguns dos termos a serem esclarecidos so: ser, ente e dasein, esses termos esto ligados a uma nova ontologia que se diferencia da ontologia tradicional grega que permeava a filosofia ocidental. Na ontologia tradicional o ser e ente no esto distintos, e sim so considerados nicos, nessa ontologia no possvel a distino desses termos, tudo que . Com a ontologia heideggeriana h uma ruptura com a ontologia tradicional, essa ruptura se mostra na separao do ser e ente, termos que sero abordados adiante juntamente como o dasein. E a partir desses termos, tornar apreensvel os conceitos de (pr) ontolgico, ontolgico e ntico (ntico um termo criado por Heidegger) e quais as relaes entre o ser, o ente, e o dasein, e tornar claro o termo dasein, e o que o torna um ente especial, quais so os modos de ser que o torna especial, e qual a sua relao com a facticidade e cura. Assuntos que sero desenvolvidos na primeira parte. A segunda parte ser desenvolvida a anlise da obra dialogando com a hermenutica fenomenolgica heideggeriana. Nessa parte do artigo pretende-se desenvolver uma relao entre a obra e os termos citados acima. Tal como Rodrigo faz uso de seu ser, e como busca compreender a si mesmo, mostrando modos pertencentes ao dasein (ser do homem), e como ele compreende os entes que compem o seu mundo, e como se projeta no mundo, ou seja, uma forma de facticidade. A partir da compreenso de si mesmo permite, Rodrigo passa a captar a historia de Macaba e o desenvolvimento de sua narrativa. A partir da, buscaremos diferenciar a facticidade de Rodrigo e Macaba, como Rodrigo est jogado no mundo e como ele se projeta, diferenciando de Macaba que permanece lanchada sem nem um projeto que a leve a autenticidade.

BREVE HISTRIA DA ONTOLOGIA DO SER Para romper com a ontologia tradicional, Heidegger vai retomar o questionamento do ser. Esse questionamento se diferencia de um questionrio simples (HEIDEGGER, 2012, p.40), nisso quebrada uma srie de pr-conceitos acerca do ser. Preconceitos que coibiam a retomada do questionamento sobre o ser. Esses preconceitos que se formaram ao longo da histria ocidental, o que foi uma busca pela aletheia, ou seja, o desvelamento do ser e que est encoberto se tornou uma evidncia, o que era busca natural do ser humano pr-socrtico, uma convivncia natural com a verdade do ser se tornou algo ao longo da histria, dominada pelo vis da razo e do cogito perdeu seu sentido natural e com isso perdeu-se tambm, a relao ntima com a coisa mesma, logo, perguntar sobre o ser se tornou uma aporia inevitvel, pois o simples questionar sobre o ser e sentido de ser tornou-se algo que no poderia ser questionado, porque aquilo se diz sobre o ser ou ainda, o seu uso cotidiano na sua compreenso verbal acabou velando e relegando ao esquecimento a sua verdadeira essncia ontolgica. Em Scrates via Plato, temos o marco inicial da filosofia ocidental e, com ela, o domnio da razo, o logos e da verdade das coisas e no do ser. O Ser Absoluto e o Mundo das Ideias, concebidos pela teoria platnica se tornam pilares para o fundamento da metafsica e de um modo mais amplo, altera o modo de compreenso do ser das coisas, inclusive, do conhecimento cientfico. O Ser Absoluto e o Mundo das Ideias, ou seja, a compreenso de que somente tais entidades correspondam aquilo que verdadeiramente , representam a entificao do ser de forma absoluta, ou seja, essa entificao do ser fonte que emana nos seres das coisas, passa a representa-las a partir de uma verdade atemporal e a-histrica. Essa a concepo presente na alegoria da caverna, onde o mundo sensvel se apresenta como uma representao do Mundo das Ideias, aquilo que verdadeiramente , como se v no trecho abaixo:
Meu caro Glauco, este quadro continuei deve agora aplicar-se a tudo quanto dissemos anteriormente, comparando o mundo visvel atravs dos

olhos caverna da priso, e a luz da fogueira que l existia fora do Sol. Quanto subida ao mundo superior e viso do que l se encontra, se a tomares como a ascenso da alma ao mundo inteligvel, no iludirs a minha expectativa, j que teu desejo conhec-la. O Deus sabe se ela verdadeira. Pois, segundo entendo, no limite do cognoscvel que se avista, a custo, a ideia do Bem; e, uma vez avistada, compreende-se que ela para todos a causa de quanto h de justo e belo; que, no mundo visvel, foi ela que criou a luz, do qual senhora da verdade e da inteligncia, e que preciso v-la para se ser sensato na vida particular e pblica. () A presente discusso indica a existncia dessa faculdade na alma de um rgo pelo qual aprende; como um olho que no fosse possvel voltar das trevas para a luz, seno juntamente com todo o corpo, do mesmo modo esse rgo deve ser desviado, juntamente com a alma toda, das coisas que se alteram, at ser capaz de suportar a contemplao do Ser e da parte mais brilhante do Ser. (PLATO, 2007, p. 212 2014)

A compreenso do ser se dar de forma genrica, dando ao homem a razo como caracterstica nica que diferencia o homem dos animais, caracterstica presente no cogito sum de Descartes, nessa compreenso cristalizada o homem passa a ser dominado por uma caracterstica genrica, a razo, o logos. Essa descoberta como ser racional, ou seja, o homem como ser capaz de racionalizar sua existncia, foi base para nossa sociedade tcnica, negando todas as outras possibilidades de ser do homem. Essa forma genrica de compreender as coisas e o homem foi abalada definitivamente com o martelar de Nietzsche sobre as bases da metafsica tradicional, que em sua filosofia compreendeu que toda essa trajetria ocidental estava encoberta em fundamentos cristalizados que no poderiam estar em questo, no permitindo o retornar as coisas mesmas da fenomenologia husserliana. Nietzsche ps em questo a metafsica e seus fundamentos dogmticos, propondo uma amoralidade filosfica, assim tudo passivo de ser questionado, possibilitando novas formas de ver e de fazer filosofia. Como nessa passagem abaixo:
E a cincia, aguilhoada por sua poderosa iluso, se lana ento irresistivelmente at seus limites, onde acaba encalhando e quebrando seu otimismo latente inerente essncia da lgica. De fato, a circunferncia do crculo da cincia composta por um nmero infinito de pontos e, embora seja ainda impossvel conceber um crculo inteiro poderia ser medido, o homem superior e inteligente atinge fatalmente, antes mesmo de ter completado a metade da sua vida, certos pontos extremos da circunferncia, onde permanece detido diante do inexplicvel. Quando, cheio de espanto, v nesse limite extremo a lgica se enrola sobre si

mesma como uma serpente e morder-se a cauda ento surge diante dele a forma nova do conhecimento, o conhecimento trgico, do qual lhe impossvel suporta unicamente o aspecto, sem a proteo e o auxilio da arte. (NIETZSCHE, 2001, p. 109)

Na nossa sociedade cientfica a verdade da arte apreendida por que as duas entidades supremas do fazer artstico e o carter apolneo e dionisaco no esto mais em harmonia na terra. Na sociedade contempornea a herdeira do pensamento platnico socrtico impondo a verdade do logos. Nessa passagem Nietzsche deixa claro que a razo no satisfaz as necessidades humanas. Heidegger prope em Ser e Tempo uma retomada ao questionamento do ser. Esse questionamento possui estruturas que o diferencia de um simples questionamento, este uma busca que no prprio questionar j se compreende de forma inapreensvel o que se busca, ou seja, o questionamento do ser possui em si mesmo transparncia orientadora que conduz ao sentido do ser. No questionar teremos o questionar acerca de alguma coisa, o questionar acerca de () um interrogar sobre (HEIDEGGER, 2012, p.40), respectivamente teremos o questionado e o interrogado. O questionado o que se est em questo, nesse caso o ser, o interrogado o quem est direcionado, endereado a questo, o ente. E ainda temos o perguntado, a meta do questionamento, ou seja, o sentido de ser. Para que esse questionamento fosse possvel foi necessrio a desentificao do ser, como j foi dito, o ser estava entificado na concepo de Ser Absoluto e Mundo das Ideias, o ser no mais um outro ente mas sim o movimento verbal e ente tudo que com exceo do prprio ser. Heidegger afirma que a compreenso que temos de ser uma compreenso mediana verbal. Assim temos, ser o movimento de est sendo, s se sendo, ser tambm o que termina o ente como ente. Dentre esses entes existe um ente especial que possui em seu ser os modos de ser que possibilitam o questionamento, estes modos so visualizar, compreender, escolhe e aceder.

Heidegger vai chamar esse ente de 4dasein. a partir da compreenso do seu ser que o dasein possui acesso ao ser dos outros entes.
Caso a questo do ser deva ser colocada explicitamente e desdobrada em toda a sua transparncia, a sua elaborao exige, de acordo com as explicaes feitas at aqui, a explicitao da maneira de se visualizar o ser, de se compreender e apreender conceitualmente o sentido, a preparao da possibilidade de uma escolha correta do ente exemplar, a elaborao do modo genuno de acesso a esse ente. Visualizar, compreender, escolher, aceder a suas atitudes constitutivas do questionar e, ao mesmo tempo, modos de ser de um determinado ente, daquele ente que ns mesmos, os que questionam, sempre somos. Elaborar a questo do ser significa, portanto, tornar transparente um ente que questiona em seu ser. Como modo de ser de um ente, o questionar dessa questo se acha essencialmente determinado pelo que nela se questiona pelo ser. Designamos com o termo presena esse ente que cada um de ns mesmos sempre somos e que, entre outras coisas, possui em seu ser a possibilidade de questionar. A colocao explcita e transparente da questo sobre o sentido do ser requer uma explicao prvia e adequada de um ente (da presena) no tocante de seu ser. (HEIDEGGER, 2012, p. 42 - 43)

A Compreenso do dasein no est isolada a si mesmo, mas a partir do ente mundo. Mundo aqui no se diz respeito a lugar (planeta, pas, casa e etc.) em que o dasein est inserido, dasein no como um simples ente que pode esta dentro de um mundo, como a roupa est dentro do guarda-roupa, por exemplo, mas ao contrrio o dasein in-sein, ser-em, isso no dizer que este possui relaes corpreas ou espaciais, A expresso sou conecta-se a junto; eu sou diz por sua vez: eu moro, detenho-me junto ao mundo, como alguma coisa que, deste ou daquele modo me familiar (HEIDEGGER, 2012, p. 100). Os entes que so desprovidos do dasein no possui o modo de ser-em (in-sein), e sim ser-dentro (sein-in) de um mundo. o ente que possui essa relao in-sein com este mundo familiar que seu, possui a capacidade de questionar sobre o sentido de ser, e compreender no somente o seu ser como o ser dos outros entes. Este modo de ser do dasein, ser-em um mundo compreende os entes que esto dentro desse mundo, esses entes vem ao encontro do dasein, lingando-se ao destino do dasein, como se v na passagem abaixo:
4

Na traduo brasileira do Sein und Seit, Ser e Tempo, o termo dasein est traduzido como presena, termo que s estar presente nas citaes. Utilizaremos o termo no alemo para evitar confuses semnticas com a presena de Ser e tempo e a presena de est em algum lugar, participao de alguma atividade e etc..

Chamamos de facticidade o carter de fatualidade do fato da presena em que, como tal, cada presena sempre . luz da elaborao das constituies existenciais bsicas da presena, a estrutura complexa desta determinao ontolgica s poder ser apreendida em si mesma como problema. O conceito de facticidade abriga em si o ser-no-mundo de um ente intramundano, de maneira que este ente possa ser compreendido como algo que, em seu destino, est ligado ao s entes que lhe vm ao encontro dentro de seu prprio mundo. (HEIDEGGER, 2012, p. 102)

Segundo Heidegger a facticidade do ser-em um mundo um ser-lanadoem um mundo, o dasein est lanado em um mundo que lhe familiar, podendo este ficar no estado de lanamento, ou se projetar para numa outra possibilidade de ser, esse projetar-se pela antecipao de si mesmo num j sendo-em um mundo, esse anteceder e o que determina a cura, como vemos abaixo:
A expresso cura significa um fenmeno ontolgico -existencial bsico que tambm em sua estrutura no simples. A totalidade ontologicamente elementar da estrutura da cura no pode ser reconduzida a um elemento primrio ntico, assim como o ser no pode ser a ideia de ser esclarecido pelo ente. Por fim, h de se mostrar que a ideia de ser to pouco simples como o ser da presena. A determinao da cura, como anteceder-a-si-mesma-no-j-ser-em, enquanto-ser-junto-a, torna claro que esse fenmeno est, em si mesmo, articulando estruturalmente. (HEIDEGGER, 2012, p. 263-264)

Rumando para o rompimento com ontologia clssica e a metafsica, a partir da compreenso desertificada do ente, a lgica, a razo ou o cogito sum, que at eram premissas que diferenciava o homem dos outros animais. Na fenomenologia heideggeriana, alm da possibilidade de questionar, e compreender o seu ser a partir do mundo que lhe familiar, o ser do homem, ou dasein, possui a capacidade variada de interpretar previamente a si mesmo e o mundo, tornando possvel compreender o homem em outras possveis maneiras de ser.

RODRIGO

ESCRITOR

NARRADOR

PERSONAGEM,

MACABA

DATILGRAFA, E A LINGUAGEM COMO MUNDO FAMILIAR

Na obra temos Rodrigo como narrador escritor fictcio personagem. Um escritor narrador fictcio permite que narrao se d no momento em que a obra est sendo escrita, ou seja, o ato narrativo acontece no escrevendo de Rodrigo. E ao se tratar do prprio labor literrio desenvolve uma metalinguagem, j que no decorrer da narrativa o escritor fictcio est escrevendo e descrevendo o prprio escrever. Rodrigo descreve seu papel de escritor e como a obra vai se desvelando diante de si, e trata das relaes entre a obra e o escritor, o escritor e a obra e o escritor e a personagem Macaba. Essas relaes podem ser compreendidas a obra como verdade, verdade que alcanada pelos desvelamentos provocados pelo questionar, e a independncia da obra de seu autor, e como Rodrigo e Macaba esto lanados nos seus mundos familiares. A narrativa desenvolve-se atravs de questes levantadas por Rodrigo, questes sobre ele mesmo, sobre Macaba, e sobre a obra, melhor, a prpria obra uma pergunta, Juro que este livro feito sem palavras. uma fotografia. Este livro um silncio. Este livro uma pergunta (LISPECTOR, 1998, p.17). O questionamento uma possibilidade que o dasein possui, para que possa dai buscar o seu ser como ele mesmo , e ser dos outros entes. a partir do questionamento que Rodrigo antecipa o que sua obra ser, o questionar o guia para o ser da obra cujo desfecho est alm de sua imaginao.
Por isso no sei se minha histria vai ser se o qu? No sei de nada, ainda no me animei a escrev-la. Ter acontecimentos? Ter. Mas quais? Tambm no sei. No estou tentando criar em vs uma expectativa aflita e voraz: que realmente no sei o que me espera. (LISPECTOR, 1998, p. 22)

O questionamento guia-o a verdade da obra literria, possibilitando uma pequena abertura, um pequeno desvelamento (verdade) do ser da obra, ainda um outro modo como a verdade se torna verdade o questionar do pensador que, como o pensar do Ser, o nomeia no seu ser digno de questionamento (HEIDEGGER, 2010, p. 157), porm contrapondo-o, tambm h o velado do ser da obra, o nada, o que

ainda est encoberto, impossibilitando o artista conhecer a princpio o que sua obra ir ser. O que j est desvelado permiti ao artista ir a busca do que ainda est velado, temos a obra desvelando-se diante do escritor. Porque a verdade mtua oposio de clareira e velamento (HEIDEGGER, 2010, p. 157). A existncia o est sendo do dasein, assim somente o homem existe, os outros entes esto presentes. A compreenso da existncia se d de forma existenciria, e ou de forma existencial. A compreenso existenciria permite a compreenso do que j est dado, o que j est conhecido do dasein, j a compreenso existencial uma compreenso do que ainda no se sabe, mas que familiar. A Macaba se compreende de forma existenciria, por no buscar pelo seu ser, ela no questionar pelo mesmo, Se tivesse a tolice de perguntar quem sou? cairia estatelada e em cheio no cho (LISPECTOR, 1998, p. 15), ela se compreende de forma genrica o que ela supe que . Temos a compreenso existenciria que se da de forma ntica, ou seja, j est dado, formulado. Como nos trechos a seguir:
Essa moa no sabia que ela era o que era, assim como um cachorro no sabe que cachorro. Da no se sentir infeliz. A nica coisa que queria era viver. No sabia para qu, no se indagava. Quem sabe, achava que havia uma gloriazinha em viver. Ela pensava que a pessoa obrigada a ser feliz. Ento era. Antes de nascer ela era uma ideia? Antes de nascer ela era morta? Depois de nascer ela ia morrer? Mas que fina talhada de melancia. ()E quando acordava? Quando acordava no sabia mais quem era. S depois que pensava com satisfao: sou datilgrafa e virgem, e gosto de coca-cola. S ento vestia-se de si mesma, passava o resto do dia representando com obedincia o papel de ser. (LISPECTOR, 1998, p. 2728 e 36)

Quanto compreenso existencial se da atravs da busca, ou seja, atravs do questionamento do ser, por est longnquo e inapreensvel, ou seja, de forma ontolgica, ou no muito distante, mas ainda inapreensvel, que j lhe familiar, uma forma (pr) ontolgica, caso que ocorre com Rodrigo. Como se v no trecho abaixo:
() Ainda bem que o que vou escrever j deve estar na certa de algum modo escrito em mim. Tenho que me copiar com uma delicadeza de uma borboleta branca. Essa ideia de borboleta branca vem de que, se a moa vier a se casar, casar-se- magra e leve, e, como virgem, de branco.

Ou no se casar? O fato que tenho nas minhas mos um destino e no entanto no me sinto com o poder de livremente inventar: sigo uma oculta linha fatal. Sou obrigado a procurar uma verdade que me ultrapassa. Por que escrevo sobre uma jovem que nem pobreza enfeitada tem? Talvez porque nela haja um reconhecimento e tambm porque na pobreza de corpo e esprito eu toco na santidade, eu que quero sentir o sopro do meu alm. Para ser mais do eu sou, pois to pouco sou. (LISPECTOR, 1998, p. 21)

O compreender a sendo de si mesmo do dasein est ligado ao conceito de mundo, o dasein no se compreende de forma isolada, mas se compreende em um mundo que lhe familiar, ser-em um mundo (in-sein), e seu destino est diretamente ligado a esse mundo e os entes que se desvelam dentro desse mundo (sein-in) que lhe familiar. A linguagem para Rodrigo o seu mundo familiar. A compreenso da linguagem, desse mundo familiar de Rodrigo permite-lhe o domnio da mesma, j que dentro da linguagem esto os entes palavras, que esto conectadas em entre si, e quando esto em uso passam a dar um significado alm das prprias palavras, auxiliando-o na construo da narrativa e no desvelamento da verdade da obra. A partir da pequena abertura do ser da obra provocada pelo questionamento e o domnio da linguagem permite a Rodrigo busca o que ainda est velado na obra. Rodrigo compreende a si mesmo com esse mundo.
Mas que ao escrever que o nome real seja dado s coisas. Cada coisa uma palavra. E quando no se a tem, inventa-se-a. Esse vosso Deus que nos mandou inventar. Porque escrevo? Antes de tudo porque captei o espirito da lngua e assim s vezes a forma que faz contedo. (LISPECTOR, 1998, p. 18)

Rodrigo est lanado nesse mundo da linguagem sendo-com a linguagem, e as palavras vem ao seu encontro, e as palavras do-lhe um destino, destino no no sentido grego, mas no sentido de antecipar a si mesmo e j sendo esse ser que ainda no , um projetar para alm do ser lanado, anteceder-a-si-mesmano-j-ser-em, (HEIDEGGER, 2012, 264), e aqui temos o dasein como cura.

Desculpai-me mas vou continuar a falar de mim que sou meu desconhecido, e ao escrever me surpreendo um pouco pois descobri que tenho um destino. (LISPECTOR, 1998, p. 15)

Como j foi dito, Macaba no faz uso do questionamento do seu ser, assim, est pressa a um ser j dado pelo impessoal, ela est lanchada em um mundo que no lhe familiar, e permanece nesse lanamento sem um projeto de ser, numa sociedade na qual no est inserida, no compreende este mundo, a facticidade que se constri em seu ser-em um mundo familiar, os entes dentro desse mundo esto desconexos, no tendo sentido algum, os entes no vm ao seu encontro para que possa compreender a si mesma e a este mundo, e como Rodrigo os entes palavras se fazem presente, porm no se conectam afim de darem um sentido alm da prpria palavra. Uma das nicas coisas que compem que possui um pobre sentido mundo uma maquina de escrever, mas no tem conhecimento da linguagem, e um rdio relgio que lhe da umas poucas palavras que no e til, como tambm esto desconexos dela. As palavras no compem seu mundo, elas no vm ao seu encontro para dar-lhe significado. Assim ela no consegue antecipar a si mesma, sua compreenso de ser esttica, no consegue se projetar, para alm do ser lanado, ela no alcana a cura. Vejamos abaixo:
Limito-me a contar a humildemente mas sem fazer estardalhao de minha humildade que j no seria humildade limito-me a contar as fracas aventuras de uma moa numa cidade feita contra ela. Ela que deveria ter ficado no serto de Alagoas com o vestido de chita e sem nenhum de datilografia, j que escrevia to mal, s tinha at o terceiro ano primrio. Por ser ignorante era obrigada na datilografia a copiar lentamente letra por letra a tia que lhe dera um curso ralo de como bater maquina. Embora, ao que parece, no aprovasse na linguagem duas consoantes juntas e copiava a letra linda e redonda do amado chefe a palavra designar de modo como em lngua falada diria: desiguinar. (LISPECTOR, 1998, p. 15)

E:
Nunca esqueceria que no primeiro encontro ele a chamara de senhorinha, ele fizera dela um algum. Como era um algum, at

comprou um batom cor-de-rosa. O seu dilogo era sempre oco. Dava-se conta longinquamente de que nunca dissera uma palavra verdadeira. () Na Rdio Relgio disseram uma palavra que achei meio esquisita: mimetismo. (LISPECTOR, 1998, p. 54 - 56)

Temos como contraste entre Rodrigo e Macaba a prpria linguagem, a linguagem constitui no somente compem o ser-em um mundo familiar de Rodrigo, como a linguagem no se faz presente em Macaba, est no tem o domnio dos entes palavras e muito menos compreende a si mesma e aos entes que compem o seu ralo mundo, Rodrigo tem como ferramenta de trabalho a prpria palavra, Macaba no consegue conectar uma palavra a outra dando um sentido alm da prpria palavra, mas possui um fraco vocabulrio de palavras que no vem ao seu encontro para de si. Ela trabalha como datilgrafa, e escreve de coisas que lhe so afamiliares ela. Temos na obra corpus a prpria linguagem fazendo contraste entre esses dois personagens e a linguagem que permite o fazer literrio e ir de encontro com o sentido do ser, so as palavras que vm de encontro com Rodrigo e se conectam dando um sentido maior formando uma frase, um texto e a prpria narrativa, com o domnio da linguagem e os questionamentos do ser, desvela uma fenda da verdade da obra, onde o ser e o no-ser (nada) coexistem na busca do ser.

CONCLUSO

Os questionamentos levantados por Rodrigo o orienta para a verdade sobre sua obra, pois este ainda no sabe como sua narrativa ir se desenvolver. Rodrigo est lanado no seu mundo da linguagem que lhe familiar e se projeta para uma outra possibilidade de ser, antecipando essa possibilidade e j a sendo-em, a cura se faz presente em sua existncia, o ser e no-ser (nada) coexistem na busca do que ainda no , mas que se mostra como uma possibilidade de ser. A obra mostra-se independente de Rodrigo, ela vai se desvelando pouco a pouco no labor literrio atravs do questionamento e do que j foi desvelado orienta para uma outra questo que possibilita outro desvelamento e o verdade da obra de arte se emergi do nada

diante do escritor narrador da obra corpus. Macaba por sua vez no tem um mundo familiar, como tambm a linguagem no lhe familiar, sua compreenso de se e do mundo se limita a uma compreenso genrica das coisas, assim tambm se da sua compreenso das palavras, o seu ser como sua compreenso das coisas so estticas e no possuem movimento, tendo uma existncia existenciria. Tanto Macaba quanto Rodrigo esto rodeados de palavras, mas as palavras em Macaba so palavras soltas que no vo alm delas mesma, em Rodrigo as palavras se conectam formando um significado alm da prpria palavra, percebe-se que a linguagem o seu mundo familiar, mas Macaba nada lhe familiar, tudo desconexo tornando o seu mundo pouco familiar e ralo em sentido.

REFERNCIAS LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 1 edio. HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. traduo Idalina Azevedo e Manuel Antnio de Castro. So Paulo: 70 edies, 2010. __________________. Ser e Tempo. traduo e apresentao Mrcia S Schuback. Petrpolis, RJ: Vozes, 2012. 6 edio. INWOOD, Michael. Dicionrio Heidegger. traduo, Lusa Buarque de Holanda; reviso tcnica, Mrcia S Schuback. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da Tragdia. So Paulo: Editora Escala, 2011. 2 edio. PLATO. A Repblica. So Paulo: Editora Martin Claret, 2007.

S-ar putea să vă placă și