Sunteți pe pagina 1din 9

DISCIPLINA X INDISCIPLINA...

fundamentos tericos e prticos


A indisciplina um fenmeno complexo, interdisciplinar e contextualizado, que tem crescido muito nas ltimas dcadas e est presente tanto na escola pblica, quanto na privada, no ensino fundamental, como no ensino mdio. A interveno psicopedaggica, ajudar no processo de mediao e/ou a soluo do problema a partir do estabelecimento de uma relao dialgica e de processos grupais entre os atores envolvidos, quais sejam: escola aluno famlia. A proposta de interveno psicopedaggica consiste no entendimento, na construo e desconstruo dos significados da indisciplina escolar, na busca por suas causas e descoberta das consequncias, mas, sobretudo, na busca conjunta por solues. O psicopedagogo mediar tarefas a partir de trabalhos com os grupos operativos. A aproximao, o dilogo, a construo da identidade, indivduo-grupo, como tambm, a construo e desconstruo de conceitos, possibilitada mudanas na forma como professores, alunos, e pais percebem o espao e papel da escolar, e de si mesmo, a prpria indisciplina. Aos poucos, como construto de muitas mos e processo conjuntos, poder emergir aes minimizadoras do problema da indisciplina. Sabemos que a estrutura familiar foi modificada ao longo dos anos, alguns pais j no impem os mesmos limites que eram impostos antigamente. H famlias que deixam, exclusivamente, para a escola a incumbncia de ensinar limites e valores aos seus filhos. Isto acarreta mais "trabalho" para o professor, mas no faz-lo s ir prejudicar ainda mais o cotidiano em sala de aula. No raro presenciar alunos que desrespeitam seus pais em pblico, nem por isso devese tolerar o desrespeito ao professor. Por mais que a criana no tenha regras e limites perante a famlia, deve ser orientada que o mesmo no ser tolerado no ambiente escolar. Nos primeiros anos das sries iniciais as crianas incorporam facilmente os limites e regras, mesmo que em famlia isto no ocorra. H o relato de Caio, um aluno do 2 ano do fundamental que em casa no colabora com a me e evita a execuo de qualquer ordem imposta por ela, alm de respond-la com total falta de educao. Quando no atendida opta pela famosa "surra". J em sala o mesmo aluno, mantm o material organizado e sempre executa suas atividades escolares e com raras excees necessrio chamar sua ateno mais que uma vez. Pode-se analisar que o erro esta na conduta da me, pois esta no deixa claro ao filho os limites e regras que deve seguir, alm de no ser um modelo a ser seguido, pois j o abandou inmeras vezes devido a depresso.

Ser um exemplo auxilia na construo do carter da criana, mesmo que ela no tenha grandes exemplos em casa, nada a impede de se espelhar no professor e surpreender ao longo do seu desenvolvimento. Insira em seu planejamento aulas de boas

maneiras, de motivao, de carinho... No custa nada e far muita diferena. Principalmente, d o exemplo. Seja e transparea honestidade, bom humor, criatividade, justia, amor. No h uma frmula mgica a ser seguida pelo professor, o conselho : "enxergar o aluno" e aprender a "am-lo" como indivduo. Caso voc leia isto e d risadas, sinceramente abandone o cargo. Porque o que faz o professor ser um excelente educador isto: AMOR. Caso contrrio corre-se o risco de ter uma aposentadoria precoce ou passar pela vida de crianas sem ser notado. fcil e cmodo "gritar aos quatro ventos" que fulano no tem jeito e nunca ir melhorar pois a famlia no coopera. A cooperao familiar faz falta sim, mas nem por isso pode-se assinar um atestado de "fracasso" a criana. H tantos relatos de pessoas que superaram as expectativas. Um exemplo que est na mdia o de Roberto Carlos Ramos, contador de histria de fama mundial, foi considerado um caso irrecupervel. Voc queria ter assinado este atestado? Por Ana Paula Ruggini Zarpelon, professora atuante em escola de periferia no municpio de Curitiba - Para saber mais:Roberto Carlos Ramos - site oficial

Indisciplina na Sala de Aula...o que fazer?


Como lidar com os grupinhos que no param de conversar e no participam das atividades? E com os que, semana aps semana, deixam de fazer a lio? Sem falar nos problemas mais graves, como a falta de respeito dentro da classe, os xingamentos e, o pior, as agresses verbais e fsicas. Pesquisa realizada no ano passado pelo Observatrio do Universo Escolar, em parceria com o Ministrio da Educao, constatou que a indisciplina uma das causas mais apontadas pelos professores para o fracasso do planejamento inicial.

"A famlia no impe limites!" " a televiso que educa as crianas." "Eles no esto a fim de nada, no tm jeito!" Quantas vezes voc j no ouviu (ou proferiu) essas frases? No h dvidas de que boa parte do problema passa mesmo pela famlia, ausente e desestruturada, pelos programas de TV, cada vez mais violentos, e pelo prprio jovem, cujo carter ainda est em formao. Mas saber disso no resolve o problema. Autoridade se constri impossvel falar de indisciplina sem pensar em autoridade. E impossvel falar de autoridade sem fazer uma ressalva: ela no dada de mo beijada, mas algo que se constri. Ou seja, ter autoridade muito diferente de ser autoritrio (leia o quadro abaixo). Dizer "no faa isso", ameaar e castigar so atitudes inteis.

O estudante precisa aprender a noo de limite e isso s ocorre quando ele percebe que h direitos e deveres para todos, sem exceo.

Um professor autoritrio...

Um professor com autoridade...

...exige silncio para ser ouvido;

...conquista a atividades pertinentes;

participao

com

...pede tarefas descontextualizadas;

...mostra os objetivos dos exerccios sugeridos;

...ameaa e pune;

...escuta e dialoga;

...quer que a classe aprenda do jeito que ele sabe ensinar;

...procura adequar os mtodos s necessidades da turma;

...no tem certeza da importncia do que est ensinando;

...valoriza o contedo de sua disciplina na construo do conhecimento;

...quer apenas passar contedos;

...adapta os contedos aos objetivos da educao e realidade do aluno;

...v o aluno como um a mais.

...v o aluno como um ser humano.

Um dos obstculos mais frequentes na hora de usar o mau comportamento a favor da aprendizagem uma atitude comum a muitos professores: encarar a indisciplina como agresso pessoal. "No podemos nos colocar na mesma posio do jovem", adverte Julio Aquino, professor de Psicologia da Educao na Universidade de So Paulo (USP). Quando a desordem se instala, diz ele, fundamental agir com firmeza. Como fazer isso? No h frmulas prontas, mas um bom caminho discutir o caso com os envolvidos e aplicar sanes relacionadas ao ato em questo. O professor precisa desempenhar seu papel o que inclui disposio para dialogar sobre objetivos e limitaes e para mostrar ao aluno o que a escola (e a sociedade) esperam dele. S quem tem certeza da importncia do que est ensinando e domina vrias metodologias consegue desatar esses ns. Maria Isabel Fragoso, professora de Histria do Colgio Albert Sabin, em So Paulo, sabe que sua disciplina requer muitas aulas expositivas. Mas ela notou que no conseguia ateno suficiente ao falar diante do quadro-negro. A sada foi propor garotada a criao de encenaes sobre alguns perodos histricos. Resultado: o desinteresse e a baguna logo se transformaram em mais concentrao.

De maneira geral, as escolas consideram rebeldia as transgresses s regras de convivncia ou a no adequao a um modelo ideal seja em relao ao ritmo de aprendizagem (bom quem aprende rpido) seja em relao ao comportamento (s queremos os obedientes). O primeiro passo tomar conscincia de que a inquietao inerente idade e faz parte do processo de desenvolvimento e de busca do conhecimento. O segundo, aceitar as diferenas. "A adolescncia, em especial, a fase de descobrir e de testar limites", diz o psiclogo portugus Daniel Sampaio, autor de Indisciplina: Um Signo Geracional. Ana Paula Gama, regente de uma turma de 4 srie da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vianna Moog, em So Paulo, conta o que fez para "domar" um garoto tido como o terror em pessoa. "Augusto*, ento com 12 anos, era conhecido desde a 1 srie como agressivo e desinteressado. A me freqentemente assistia s aulas a seu lado e ajudava nas lies de casa. Tudo em vo", lembra a professora.

Experincias com Estratgias que funcionaram na prtica,podero ajudar voc, professor(a):


Ana Paula comeou a pedir ajuda na arrumao da sala e na distribuio e recolhimento de material. Em pouco tempo, ele tomou a iniciativa de abandonar as carteiras do fundo e a sentar-se na frente. Passou a prestar ateno, a freqentar as classes de reforo e a oferecer-se para executar as mais variadas tarefas. "Ela incentivou o lado bom do estudante, mostrou que ele pode ser til", analisa Cintia Freller. S com carinho e ateno, Ana Paula fez com que Augusto superasse o estigma de alunoproblema.

"Quando h relacionamento afetuoso, qualquer caso pode ser revertido em pouco tempo", afirma Tnia Zagury, psicloga e pesquisadora em educao. Ana Cely Monteiro da Silva, da Escola Municipal Ciro Pimenta, em Belm, precisou de apenas trs meses para incluir Mrcio* na turma de 2 srie. Com 13 anos, ele

no tinha amigos, ameaava os colegas e se dizia "do mal". Faltava muito e, quando aparecia, contestava tudo. Cely sabia que o problema estava em casa. Por ocasio do Dia dos Pais, ela decidiu trabalhar um texto sobre relacionamento familiar. Na hora do debate, Mrcio exps o prprio drama: pai desempregado, alcolatra e violento. "Ele tinha bom vocabulrio e gostava de expor suas idias", lembra a professora. O passo seguinte foi elogiar as colocaes do menino e propor discusses sobre outros temas. Ao ver seus interesses contemplados na classe, o jovem se tornou assduo e participativo. "Aliar as necessidades de ensino-aprendizagem s preferncias da turma uma estratgia que sempre d certo", garante Nvea Maria de Carvalho Fabrcio, presidente da Associao Brasileira de Psicopedagogia.

Como enfrentar os "rebeldes" Esquea a imagem do aluno "ideal"; Observe a criana e o grupo com ateno; Converse com os que atrapalham a aula, ouvindo suas razes; No rotule o aluno, em hiptese alguma; Esclarea as conseqncias para a aprendizagem das atitudes consideradas inadequadas;
http://revistaescola.abril.com.br

Procure criar situaes, com histrias ou brincadeiras, que levem a turma a refletir sobre o comportamento de um ou mais colegas, sem exp-los;

No abra mo do objeto de seu trabalho, que o conhecimento;

Diferencie as aulas, evitando rotinas; Lembre-se de que os contedos podem ser atitudinais, e no apenas factuais e conceituais.

Limites e figura de autoridade


Quando ouvimos educadores ou psiclogos falarem sobre regras e limites que devem serem transmitidos pelo pais aos seus filhos, nos parece uma tarefa fcil. Porm, porque ser que na prtica essas questes se tornam tarefas to difceis? Em princpio, temos que levar em conta uma questo: para que pais ou responsveis pela criana possam transmitir limites, precisam inevitavelmente lidar com suas prprias questes e problemas relacionados a limites. Um pai ou me que teve dificuldades em apreender os limites dados pelos seus pais, possivelmente, ter dificuldades em transmiti-los aos seus filhos. Por exemplo: como um pai poder exigir do seu filho que esse no cometa excessos, se ele mesmo comete.

Por fim, fundamental que os pais estejam constantemente revendo seus comportamentos, atitudes, valores e princpios, a fim de passar para os filhos o que seja adequado. Os pais devem ter autoridade junto aos filhos e no apenas serem figuras punitivas e repressivas, ter autoridade ser firme e passar educacionalmente para as crianas a firmeza dos seus valores. Essa a maneira pela qual a criana vai lidar com seus limites e criar uma base para a introjeo das regras sociais na vida adulta. (Rose Arajo)

O que respeito? Como se ensina a respeitar?


O que respeito? dar ateno, honra e considerao. Respeitar para ser respeitado, essa a chave do sucesso. Esse o lema que todos devemos aprender. .Onde deve comear? Em casa, entre os pais, para que seja um exemplo a ser seguido pelos filhos. .Quando comear? Desde que o beb nasce e ele pode ver que o respeito reina em sua famlia. A criana aprende a respeitar quando ela tem bons exemplos em casa. No adianta ensinar seu filho a no xingar ou no gritar, quando ele v voc fazer isso diariamente, dentro e fora de casa. Assim importante que os pais ajam sempre como o tipo de pessoa que eles gostariam que seus filhos fossem. Lembrem que os pais so modelo e referencial para seus filhos. Muitos pais confundem respeito com permissividade. Absolutamente errado. Respeitar os filhos no deix-los fazer o que eles querem. Os pais so responsveis pela educao dos filhos e faz parte dessa educao colocar regras e limites e orient-los sobre como se comportar. Mas tambm precisam ouvir a criana, conhecer os filhos, dar ateno e considerao. Assim eles se sentiro amados e cuidados em suas necessidades.

Brincar educa

Crianas precisam brincar. A brincadeira faz parte de seu desenvolvimento, amadurecimento, socializao e interao com o mundo que o rodeia. Quando a criana nasce ela no sabe brincar, precisa aprender. E quem vai ensinar essa criana a brincar? Os pais, principalmente, mas tambm os outros adultos que convivem com ela. Como? Brincando com ele e no mandando "vai brincar". Papai e mame, brinquem com seu filho com brincadeiras simples que possam ser um momento delicioso para eles e para vocs tambm.

Uma criana aprende mais pelo que v do que pelo que ouve Isso quer dizer que seu exemplo de vida, papai e mame, vai ficar impregnado em seus filhos muito mais do que discursos ou sermes. No siga o ditado "faa o que eu digo mas no faz o que eu fao". No d certo. Por isso que os filhos se parecem com os pais, porque imitam tudo o que os pais fazem e dizem. Eles copiam o jeito de falar, de agir, de comer, de se vestir, de andar, etc. Vocs pais so os referenciais de conduta de seus filhos. Vocs so os herois dos pequenos. Seja um heroi de verdade. Seja um heroi do bem, um heroi positivo. Momentos de lazer so muito importantes para a criana Estabelea uma rotina para que seus filhos tenham esses momentos, livres de toda responsabilidade de atividades escolares ou outros compromissos dirios para poder brincar. Cuidado para no sobrecarregar sus filhos com atividades extra escolares como aulas de ingls, computao, natao, futebol, ballet, etc., etc., etc. muito bom que as crianas faam esportes e estudem ingls, mas cuide de que no seja em excesso. Proporcionar um tempo de lazer para as frias muito importante para relaxar e mudar a rotina de toda a famlia. Os acampamentos de frias so muito saudveis, divertidos e estimulantes. Ajudam as crianas a desenvolver relacionamentos e a fazer atividades dirigidas longe dos pais. Tenha cuidado ao escolher o adequado para seus filhos. Informe-se, conhea e decida com responsabilidade qual o melhor lugar para seus pequenos. Outra sugesto para os momentos de lazer em famlia a visita aos museus. Pode parecer um programa um pouco chato para uma criana, somente para adultos ou para quem gosta de arte. Mas h uma grande variedade de museus interessantes para todas as idades e gostos. Visitar um museu uma experincia muito rica na qual podemos unir diverso com educao. Para tornar o dia inesquecvel para os filhos, o melhor planej-lo com antecedncia. Informe-se e bom passeio, seus pequenos vo adorar.

INCENTIVANDO...
Todo incio de ano os professores constroem com as crianas as regras da sala. Depois de um tempo alguns acabam esquecendo de seguir estas regrinhas, e o educador acaba passando a maior parte do tempo "dando babada" na turma. Durante todo o ano as regras devem ficar expostas na sala, sugiro que aluno possua, no crach ou agenda escolar, uma ficha (fig.1), onde constam alguns itens que a criana deve seguir: capricho, comportamento, tarefas de casa e da escola. A cada item realizado, preenche-se com um OK. A periodicidade do preenchimento depende de voc: diria, semanal, quinzenal ou mensal. Eu fazia diariamente, a cartela durava uma semana. Ao final da semana premiava quem possua a cartela totalmente preenchida, a recompensa ou prmio era ser ajudante durante toda a semana, caso existissem muitas crianas com tudo ok, dividia as tarefas. extremamente importante recompensar a criana de alguma forma, e no esquecer dos elogios, a recompensa social muito importante.

Caso voc possua alguma criana com desvio de conduta, faa uma tabela diferenciada com os comportamentos que ela deve seguir, exemplo: permanecer sentada durante as tarefas, ser educado com os colegas e funcionrios, prestar ateno durante as atividades, etc. NADA COMO UMA BOA ROTINA... Crianas geralmente so ansiosas, ento nada melhor do que estabelecer uma rotina. Tenha o hbito que anotar de um lado do quadro, o que acontecer no dia. Assim as crianas ficam mais tranquilas e mais propensas a cumprir suas tarefas. Algumas crianas precisaro de uma rotina mais especfica, anote na agenda todos os passos que ela deve seguir e juntamente risque os que j foi realizado. De incio no exagere nas tarefas, pois a criana pode se recusar a faz-las por achar que no conseguir venc-las. (http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com.br/) Aprendendo a ser um superprofessor a indisciplina deixar de ser um problema. Para Iami Tiba (1998) existem muitos professores hoje em dia, mas mestres so poucos. Vou substituir a palavra mestre por superprofessor (para mim Mestre s h Um). Ser superprofessor no fcil, pois necessrio entrar no cotidiano do aluno, se colocar no lugar dele na hora da aprendizagem. Tem que cativar e ter o domnio da turma sem se valer da sua posio de autoridade.

ter AMOR, nada mais ou menos que isso. necessrio amar as crianas e deixar isto transparecer em suas aulas. querer que eles aprendam para que tenham um futuro ou uma oportunidade melhor. O superprofessor planeja aulas criativas e com contedos que atraam os alunos. Sabemos que existem conteudos "chatrrimos" mas a que sua criatividade deve atingir o ponto mximo.

Para ser um superprofessor voc precisa: - estar bem consigo mesmo, fsica e psicologicamente; - reciclar-se constantemente, fazer cursos e ler muito; - entender o aluno; - conhecer e considerar as etapas de desenvolvimento; - conhecer a realidade que cerca o aluno e empenhar-se em melhorar o seu ambiente de trabalho. Mesmo que no se acredite na santidade, Jesus foi um verdadeiro Mestre, Ele conseguia ensinar as pessoas de maneira extraordinria. As pessoas tinham sede de saber mais, de segu-lo. Referncia Bibliogrfica:TIBA, Iami. Ensinar Aprendendo. So Paulo: Editora Gente, 1998.

Enfoque Psicopedaggico:
Pensar e realizar uma relao dialgica e dinmica deve proporcionar: -Instituio Escola, repensar suas posturas, metodolgicas, a organizao de seus espaos e tempos, os recursos e profissionais da educao, o Projeto Poltico Pedaggico e o currculo escolar; a instituio. -Famlia, repensar sua identidade e seu papel, seus valores e importncia, sua estrutura, organizao e modelos; ao Profissional da Educao a ressignificao seu papel, de sua imagem e seu fazer, seus direitos, deveres e valor. -Aluno, a possibilidade de construo da sua identidade individual e coletiva, o auto- entendimento e auto-compreenso, a condio de se perceber dentro de uma histria que tambm sua. Histria que se faz na, pela e com aprendizagem. fundamental tambm, que a escola crie mecanismos, poltica e regras a partir da colaborao, das discusses e contribuies dos professores, pais e alunos para o melhor andamento das atividades. Esses mecanismos e polticas devem levar em considerao, a ressignificao do papel da escola, do professor e seus novos desafios e significados no mundo atual. (Joedson Brito dos Santos)

S-ar putea să vă placă și