Sunteți pe pagina 1din 42

Instrumentao Eltrica

GLOSSRIO:
Conceitos Gerais....................................................................................... Medidas Eltricas...................................................................................... Introduo................................................................................................. Classificao dos Instrumentos de Medidas Eltricas.............................. Tipos de Instrumentos............................................................................... Medio de Corrente e de Tenso............................................................. Medio de Resistncia............................................................................. Medio de Potncia................................................................................. Medidores de Energia Eltrica.................................................................. Medidores Especiais.................................................................................. Megmetro (Megger).............................................................................. O Freqencmetro..................................................................................... Medidor de Fator de Potncia.................................................................... Volt-Ampermetro Tipo Alicate................................................................ Preciso dos Instrumentos de Medidas Eltricas....................................... Classe de Preciso dos Instrumentos......................................................... Simbologia dos Instrumentos de Medidas Eltricas.................................. Simbologia quanto s unidades de medida................................................ Sensibilidade dos Instrumentos de Medidas Eltrica................................ Exerccios..................................................................................................
3 3 3 4 4 9 10 12 14 18 18 21 21 22 24 28 29 29 34 51

1) Conceitos Gerais:
1.1- Instrumento: Dispositivo de determinao do valor de uma grandeza ou varivel. 1.2- Exatido: Medida do grau de concordncia entre a indicao de um instrumento e o valor verdadeiro da varivel sob medio. 1.3- Preciso: Medida do grau de afastamento entre vrias medidas sucessivas. 1.4- Sensibilidade: Razo entre a intensidade do sinal de sada do instrumento e a intensidade do sinal de entrada, ou varivel sob medio. 1.5- Resoluo: a menor variao na varivel medida que pode ser indicada pelo instrumento. 1.6- Erro: a medida do desvio entre o valor medido e o valor real. 1.7- Linearidade: Grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza fsica. Em um sensor, a capacidade em acompanhar as variaes das grandezas Fsicas. Quanto maior, mais fiel a resposta do sensor ao estmulo. 1.8- Faixa de Atuao: o intervalo da grandeza em que pode ser usado o instrumento ou sensor, sem impreciso na leitura ou destruio do mesmo.

MEDIDAS ELTRICAS:

2) Introduo Medidas Eltricas:


Os aparelhos de medidas eltricas so instrumentos que fornecem uma avaliao da grandeza eltrica, baseando-se em efeitos fsicos causados por essa grandeza. Vrios so os efeitos aplicveis, tais como: foras eletromagnticas, foras eletrostticas, efeito Joule, efeito termoeltrico, efeito da temperatura na resistncia, etc.

3) Classificao dos Instrumentos de Medidas Eltricas:


3.1- Quanto ao princpio de funcionamento; Instrumentos eletromagnticos; Instrumentos eletrodinmicos; Instrumentos eletroqumicos; Instrumentos dinmicos. 3.2- Quanto corrente Instrumentos de corrente contnua - CC; Instrumentos de corrente alternada - CA. 3.3- Quanto grandeza a ser medida Ampermetros; Voltmetros; Ohmmetros; Wattmetros; Varmetros; Fasmetros; Freqencmetros, etc... 3.4- Quanto apresentao da medida Instrumentos Indicadores - apresentam o valor da medida no instante em que est sendo feita, perdendo-se esse valor no instante seguinte; Instrumentos Registradores - apresentam o valor da medida no instante em que est sendo feita e registra-o de modo que no o perdemos; Instrumentos Integradores - apresentam o valor acumulado das medidas efetuadas num determinado intervalo de tempo. 3.5- Quanto ao uso Instrumentos industriais; Instrumentos de laboratrio.

4) Tipos de Instrumentos:
4.1- Instrumento de Ferro Mvel:
Aplicao: Valor Eficaz AC: Tenso, Corrente ou Demanda de Corrente. Na parte interna de uma bobina, uma chapa de ferro doce fixa montada em oposio a uma chapa mvel. Se na bobina circula corrente, ento ambas as chapas so magnetizadas identicamente em relao aos plos resultantes, e desta forma, se repelem. Quando se d a inverso do sentido de circulao da corrente, na bobina, as chapas so novamente magnetizadas identicamente, e continuam se repelindo. Por isto, os instrumentos de ferro mvel so adequados para a medio, tanto de corrente quanto de tenso, em corrente contnua e em alternada. As foras magnticas das chapas exercem um conjugado sobre o eixo do ponteiro. A grandeza deste conjugado no proporcional corrente na bobina, mas sim ao quadrado desta corrente que est sendo medida. Portanto, uma corrente trs vezes maior ocasiona uma deflexo do ponteiro nove vezes superior. Por isto, a escala de leitura tem intervalos menores nos valores mais baixos do que nos mais elevados. Por meio de uma forma adequada das chapas no instrumento, possvel corrigir este detalhe, com exceo dos valores bem baixos. Em muitos instrumentos, uma leitura exata apenas possvel na faixa contida entre dois pontos bem destacados sobre a escala. A mola montada sobre o eixo do ponteiro desenvolve um conjugado oposto ao das chapas, levando assim o ponteiro novamente a zero, quando o instrumento desligado. O ponteiro destes instrumentos no estabiliza imediatamente a sua posio de leitura sobre a escala, em virtude de vibraes do sistema de medio. Por isto, necessrio acrescentar ao sistema cmaras de amortecimento. Este amortecimento conseqente da ao entre uma lmina que se desloca dentro de uma cmara, deslocamento este dificultado pela resistncia do ar. Estes instrumentos so freqentemente encontrados devido sua construo robusta e mesmo assim simples, para aplicaes industriais.

4.2- Instrumento de Bobina Mvel:


Aplicao: Valores DC: Tenso e Corrente. Obs: Pode medir Corrente AC usando retificadores, porm, com pouca preciso.

No campo de um im permanente, montada uma bobina mvel, giratria, alternada por corrente eltrica. A corrente levada at a bobina por meio de molas espiras, que simultaneamente desenvolvem o conjugado de oposio ao deslocamento da bobina. A rotao da bobina e conseqente deflexo do ponteiro, soproporcionais corrente, o que faz com que os intervalos sobre a escala estejam igualmente distanciados. O ponto zero da escala pode tanto ficar no meio quanto na extremidade. Quando ocorre inverso do sentido de circulao da corrente, ocorre tambm a inverso da rotao da bobina ou da deflexo do ponteiro. Disto resulta que este instrumento apenas pode ser usado para medio de tenso ou corrente contnua. O amortecimento do movimento do ponteiro obtido por frenagem de correntes de histerese, oriundas do movimento de rotao de uma moldura de alumnio que envolve a bobina mvel, no campo magntico.

4.3- Instrumento Eletrodinmico:


Aplicao: Potencias: Ativa e Reativa e Fator de Potencia. O sistema de medio eletrodinmico consiste de uma bobina mvel e uma fixa. Perante a passagem de determinada corrente, as bobinas apresentaro a mesma polaridade e assim levaro o ponteiro deflexo, por repulso. A corrente que alimenta a bobina mvel levada a esta por meio de 2 molas espirais, que, simultaneamente, desenvolvem uma fora contrria ao deslocamento angular. Instrumento eletrodinmico:

Numa inverso do sentido da corrente, ambas as bobinas invertem ao mesmo tempo a sua polaridade. Com isto, as condies de repulso entre as bobinas no se alteram e a deflexo do ponteiro se d sempre para o mesmo lado. Por esta razo, o instrumento pode ser utilizado tanto em corrente contnua quanto alternada.Usado como ampermetro ou como voltmetro, ambas as bobinas so ligadas em srie ou, perante corrente muito elevada, so ligadas em paralelo. A principal aplicao deste tipo de instrumento encontrada nos Medidores de potncia (Wattmetros). Como a potncia obtida do produto da tenso pela corrente, a bobina fixa dimensionada como bobina de corrente, e a mvel como de tenso. A potncia, em watts, pode assim ser obtida diretamente por simples leitura. Na medio de potncias em corrente alternada, a potncia indicada a potncia til, porque apenas aquela parte da corrente efetuar um trabalho, que estiver em fase com a tenso, e assim seu valor P = U x I x cos O amortecimento obtido por uma cmara com ar, tal como no Instrumento de ferro mvel. s vezes so empregados instrumentos de medio blindados por uma chapa de ferro, para evitar influncias magnticas presentes no ambiente externo. Neste tipo, a bobina fixa montada dentro de um anel de ferro fechado e laminado, evitando-se assim a formao de correntes parasitas. A preciso do instrumento menor devido ao ferro.

4.4- Instrumento de Induo:


Este instrumento se compe de um corpo de ferro quadripolar, que possui dois pares de bobinas cruzadas entre si. No circuito de corrente de um destes pares de bobinas, inclui-se uma indutncia. Disto resulta um deslocamento de fase entre os pares de bobinas e desta forma, a existncia de um campo girante. Um tambor de alumnio, montado de tal modo que apresente um movimento giratrio, fica sob efeito indutivo deste campo girante. As correntes induzidas neste tambor desenvolvem um conjugado e, com isto, uma deflexo do ponteiro. A fora contrria a esta deflexo conseguida da ao das molas espirais. O amortecimento do instrumento feito por um im, em forma de ferradura, cujo campo atua sobre o tambor girante. O instrumento de medio por induo ou tipo Ferraris.

O instrumento de induo, tambm chamado de instrumento de campo girante ou instrumento de Ferraris, apenas pode ser usado para corrente alternada. Devido indutncia, este instrumento sofre a influncia da Freqncia.

4.5- Instrumento de Bobinas Cruzadas:


Entre os plos de um im permanente, duas bobinas interligadas entre si, porm cruzadas, esto dispostas de tal forma que possam girar. Cada uma das bobinas ligada a determinada tenso. Por esta razo, cada uma das bobinas influi com certa fora magntica sobre o im permanente. Medio, distncia, de presses por meio de um instrumento de bobinas cruzadas.

Se a tenso igual em ambas s bobinas seus efeitos magnticos contrrios se equilibram, o que significa que as bobinas se ajustam sobre um valor central (mdio). Neste instrumento, portanto, a posio zero no obtida por meio da fora de molas, mas sim pela existncia de correntes iguais em ambas as bobinas. Se cada uma das bobinas estiver ligada tenso diferente, ento se apresentam tambm campos magnticos de intensidade diferente, do que resulta que o campo mais forte

ir determinar a deflexo do corpo da bobina. Disto se pode concluir que o instrumento de bobinas cruzadas apenas se destina a indicar diferenas de tenses. Seu emprego encontrado, sobretudo na medio de resistncias, assim como na de temperaturas e presses, distncia. Para estas finalidades as tenses correspondentes so enviadas ao instrumento por meio de um divisor de tenso, que se altera em funo da temperatura ou presso.

4.6- Sistema de Medio com Fio Trmico:


Neste instrumento, utilizada a dilatao que um fio fino sofre devido ao calor originado pela passagem da corrente. Fixase um fio de trao a um fio esticado de platina-irdio, estando o fio de trao fixo a uma mola, passando por um rolo ou bobina. Quando da dilatao do fio trmico, a bobina movimentada pela ao da mola, e o ponteiro ativado, deslocandose. A subdiviso da escala no uniforme, uma vez que o calor dissipado varia com o quadrado da corrente. O instrumento adequado para corrente contnua e alternada, sendo empregado, sobretudo nas medies em alta freqncia. Sistema de medio com fio trmico.

4.7- Instrumento Eletrosttico:


O funcionamento deste instrumento baseia-se na atrao recproca de corpos eletricamente carregados, com polaridades contrrias. o instrumento se compe de placas fixas e mveis, s quais ligada a tenso a ser medida. Sobre o eixo do disco mvel, montado um ponteiro. Uma mola atua no sentido contrrio ao deslocamento deste. Instrumentos eletrostticos se destinam especificamente medio de tenses elevadas, pois apenas estas so capazes de desenvolver um conjugado suficientemente elevado. O instrumento pode ser usado tanto em corrente contnua, quanto em corrente alternada.Instrumento Eletrosttico:

5) Medio de corrente e de Tenso:


5.1- Medio de Corrente: Todos os instrumentos destinados a medir correntes, que atualmente so utilizados, baseiam o seu funcionamento na ao magntica da corrente. Medidores de corrente ou ampermetros so ligados em srie com o circuito de corrente, apresentando uma pequena resistncia interna. Instrumentos de ferro mvel so fabricados para correntes at 250A, enquanto os de bobina mvel so executados para medir correntes de apenas alguns ampres. 5.2- Medio de correntes mais elevadas: Liga-se exatamente ao instrumento um resistor em paralelo, designado por derivador (antigamente shunt). Ampermetro:

Caso o ampermetro deva ser utilizado para uma faixa de medio n vezes superiores a existente (fator de amplificao n), ento uma parte da corrente passar pelo ampermetro e (n-1) partes devero passar pelo derivador.

Exemplo: A faixa de medio de ampermetro deve ser ampliada de 100A para 1A. A resistncia interna de 2 ohms. Qual o tamanho do derivador Rn? Fator de amplificao:

Para a medio de correntes alternadas elevadas, so usados Transformadores de corrente. 5.3- Medio de tenso: Medidores de tenso ou voltmetros so medidores de corrente com elevada resistncia interna. Quando da aplicao de uma tenso, circula nos aparelhos uma determinada corrente, que provoca a deflexo do ponteiro. Devido resistncia interna inaltervel do instrumento, a escala pode ser ajustada em volts. Voltmetros so ligados em paralelo com o consumidor ou rede. 5.4- Efeito de Carga: Um voltmetro de baixa impedncia interna, quando ligado entre dois pontos de um circuito muito resistivo, indicar um resultado de queda de potencial abaixo do valor que realmente deveria indicar com o instrumento. 5.5- Medio de tenses mais elevadas: utilizado um resistor de pr-ligao. Voltmetro com resistor de pr-ligao:

Se a tenso a ser medida n vezes superiores a faixa de medio existente, ento o valor de tenso a ser consumido pelo resistor de (n - 1) volts. RP = Resistor de pr-ligao Ri = Resistncia interna do instrumento, Rp = Ri x (n - 1).

Exemplo: A faixa de medio de um voltmetro de 12 volts deve ser ampliada para 60 volts. A resistncia interna do instrumento de 2000 ohms. Qual o valor de R p?

Para a medio de tenses alternadas elevadas, empregam-se transformadores de potencial.

6) Medio da Resistncia:
6.1- Resistncia obtida pela medio da tenso e da corrente. A determinao da resistncia de uma carga pode ser feita por medio indireta. Para tanto, o elemento resistivo ligado a uma tenso, medindo-se a sua queda de tenso e a absoro da corrente. O valor da resistncia obtido segundo a Lei de Ohms: R = E/I. Nas medies de grande preciso, deve ser levada em considerao a resistncia interna e a corrente absorvida pelo instrumento de medio. Ligaes para a determinao indireta de resistncias.

6.2- Medio por meio de Ohmmetro. Ligando-se diversos resistores de valores diferentes a uma mesma tenso, ento em cada um aparecer uma corrente de valor diferente. As grandezas das correntes so inversamente proporcionais aos valores dos resistores. Quando da interrupo de um circuito de corrente, isto , quando a resistncia tem um valor infinitamente elevado, a corrente ter valor nulo. Por estas razes, a escala de um ampermetro pode ser calibrada em ohms e o instrumento utilizado como um ohmmetro. Ligao do ohmmetro:

A escala em ohms comea ento com o valor infinito ().

10

A fonte de tenso normalmente uma bateria de 4 volts. O valor da deflexo mxima do instrumento (valor zero) ajustado mediante o pressionamento do boto de prova (eliminao do resistor Rx) e pelo ajuste do resistor preligado. Quando diferentes baterias so usadas, a tenso exata obtida por meio de um divisor de tenso. 6.3- Pontes de Medio Compe-se a ponte de medio de dois divisores de tenso ligados em paralelo, cada um composto de 2 resistores (R 1 - R3) e (R2 - R4), sob a mesma tenso, acrescentando-se mais um ampermetro (galvanmetro) ligado entre os terminais de um dos divisores de tenso. Divisores de tenso ligados em paralelo (ligao em ponte)

A ponte se baseia no princpio de que a corrente no galvanmetro nula, quando a relao entre os valores R 1 e R2 de um dos lados igual a relao R3 e R4. Isto significa:

Os resistores R3 e R4 podem ser feitos variveis, mediante um cursor que desliza sobre o fio metlico. Desta forma, possvel determinar o valor de um resistor R x desconhecido. Ligao da ponte de medio:

Neste caso:

Na execuo normal de pontes de medio usa-se um potencimetro no lugar do fio com cursor. Para se obter valores de medio exatos, o valor de R2 deve se aproximar o mais possvel do valor de R x. Isto leva a fazer com que o resistor R 2 seja executado nos tamanhos de 1 - 10 - 100 - 10 000 ohms. 6.4- Ponte de Medio de Corrente Alternada: Para a medio de resistncias de lquidos ou aterramento, deve-se usar corrente alternada no lugar da corrente contnua, pois caso contrrio aparecer uma decomposio qumica, que influir sobre o valor da medio. Da mesma forma, numa medio de um resistor com parte reativa, a ponte deve ser alimentada com corrente alternada. A corrente ento obtida da bateria, tornada pulsante e ajustada por meio de um transformador. No lugar do galvanmetro colocado um fone. A ponte de medio ajustada at a posio em que o som desaparece do fone. Ponte de medio de corrente contnua com campainha.

11

7) Medio de Potncia:
Nos instrumentos eletrodinmicos utilizados para a medio de potncia, um resistor ligado antes da bobina de tenso, quando a corrente nesta bobina no deve atingir valores muito elevados. Neste caso, a ligao deve ser feita de tal forma que a bobina de corrente e a de tenso em uma de suas extremidades estejam ligadas ao mesmo plo (P). Ligao das bobinas do wattmetro Ligao do Wattmetro:

Assim, evita-se que entre as duas bobinas esteja atuando toda a tenso, o que poderia dar origem descarga no instrumento. Se a deflexo do ponteiro se der no sentido inverso ao desejado, ento necessrio inverter a polaridade de uma das bobinas no modificaria o sentido de deflexo. Nos casos de igual carga para a fase, a potncia total 3 vezes maior que a potncia de uma fase. Por esta razo, um medidor de potncia pode ser ligado a um dos condutores de fase (A). A bobina de tenso ligada entre a fase considerada (R) e o condutor neutro ou ponto de estrela. Ligao do wattmetro para medir a potncia de fase.

12

No caso de um sistema de 3 condutores, o ponto neutro formado artificialmente por meio de 3 resistores, neste caso, o resistor de pr-ligao Rp deve ser menor que os resistores R1 e R2, pelo valor da resistncia interna do aparelho R i, de modo que R1 = R2 = Rp + Ri. Ligao da potncia de fase com neutro artificial.

No caso de cargas desequilibradas nas diversas fases, a medio pode ser feita por meio de 3 wattmetros. Medio da potncia total com 3 wattmetros:

A potncia total dada pela soma das 3 potncias parciais. A bobina de corrente ligada nas 3 fases, e os terminais das 3 bobinas de tenso so unidos entre si ou levados a um condutor neutro existente. A ligao com 3 wattmetros pouco usada, empregando-se mais o sistema de 2 wattmetros, que permite obter o valor total, somando-se os valores medidos em ambos os instrumentos. Medio de potncia total com 2 wattmetros:

As bobinas de corrente so inseridas em duas fases externas e as extremidades das duas bobinas de tenso so ligadas quele condutor de fase, que ainda no recebeu ligao.

13

8) Medidores de Energia Eltrica:


Generalidades: Para a medio do trabalho eltrico, so empregados medidores de energia eltrica cujos valores so obtidos em funo da tenso, da corrente e do tempo. Dependendo do seu emprego, so encontrados diversos tipos, classificados segundo: 1. Tipo de corrente: contnua, alternada monofsica e alternada trifsica. 2. Tipo de medio: medidores de ampre-horas, medidor de watt-horas. 3. Tipo de construo: medidor com motor, medidor de induo, medidor eletroltico. 4. Medidor de diversas tarifas: medidor que aps um determinado tempo passa a um segundo sistema de medio ou um medidor que apenas marca consumo acima de um determinado valor, medida de mxima. 8.1- Medidores de Corrente Contnua: Medidor de motor para medio dos ampres-horas. Este medidor baseia o seu funcionamento no princpio dos motores de corrente contnua. Medidor de ampre-horas:

Os plos so constitudos por um im ferradura. O induzido se compe de 3 bobinas planas, que so dispostas entre dois discos de alumnio. Os terminais das bobinas so levados a um coletor de 3 lamelas. O induzido percorrido apenas por uma parte da corrente devido ligao de um derivador. O conjugado do induzido proporcional ao fluxo de corrente. O disco de alumnio sofre uma frenagem durante a sua rotao, em funo da prpria rotao e das correntes parasitas que se desenvolvem. Desta forma, os efeitos de rotao e de frenagem mantm a rotao num certo equilbrio, fazendo com que a rotao represente a grandeza da corrente do induzido. A rotao do eixo do induzido transmitida ao mecanismo de medio por meio de uma engrenagem. Como o nmero de voltas do disco depende da corrente do induzido e do tempo, o nmero de ampre-horas pode ser lido diretamente, levando-se em considerao uma relao de transmisso adequada. Considerando-se constante a tenso de rede, este mecanismo pode ser calibrado para indicar o consumo de kWh. A construo deste medidor simples e, por isto, relativamente barata. Os terminais devem estar com a polaridade certa, pois, caso contrrio, o medidor andar para trs. Medidor de motor para watt-horas. Este medidor tambm baseia o seu funcionamento nos motores de corrente contnua e assemelha-se na sua construo ao instrumento eletrodinmico de medio.

14

Medidor de watt-horas:

Duas bobinas de corrente fixas, pelas quais passa a corrente de carga, originam o campo magntico fixo (campo do estator). O induzido, que uma bobina de tenso sem ncleo de ferro e formato circular, ligado tenso da rede, recebe a alimentao da corrente por meio de escovas e um coletor de metal nobre. As foras de frenagem desenvolvem-se devido s correntes parasitas, empregando discos de alumnio e ims permanentes. O nmero de voltas depende tanto da corrente como da tenso, em virtude da montagem dinamomtrica. O valor medido ao longo de um certo tempo dado em kWh. Para a compensao das perdas devido ao atrito, acrescenta-se uma bobina auxiliar. Esta bobina ligada ao circuito de corrente do induzido e fica assim permanente sob tenso. de se observar, porm, que esta bobina auxiliar poder fazer com que o induzido gire mesmo sem carga, quando ocorre uma sobretenso ou aparecem vibraes mecnicas. Para evitar tal situao, o eixo dotado de uma lmina de ferro, a qual presa pelo im de frenagem perto da posio deste. A designao dos terminais dos medidores de corrente contnua e corrente alternada normalizada.

Designao dos terminais.

15

A ligao de um medidor de watt-horas de dois condutores e de trs condutores pode ser vista nas figuras abaixo.

Medidor de watt-horas de dois condutores Medidor de watt-horas de trs condutores Medidor eletroltico Este medidor baseia-se na decomposio eletroltica de um lquido. Nesta decomposio, d-se a liberao de hidrognio ou metal. A quantidade que se desprende proporcional corrente e ao tempo, podendo, desta forma, ser usada como uma medida das ampres-horas. Tais medidores podem apenas ser usados em corrente contnua. 8.2- Medidor de Corrente Alternada: Funcionamento: Um disco de alumnio, montado de tal forma que possa girar horizontalmente, fica sob a ao de diversos campos magnticos alternados prximos. Por meio destes campos aparecem no disco correntes parasitas. Os efeitos magnticos destas correntes influem entre si e originam a rotao do disco. A Rotao do disco por blindagem. Um campo magntico pode ser blindado parcial ou totalmente, quando o plo do im dotado de um anel metlico. O mesmo efeito tem uma lmina de ferro em presena de um campo. Rotao do disco por meio da ao de um anel de blindagem:

O fluxo magntico induz, assim, de um lado o anel metlico, e do outro, com seu fluxo no blindado, o disco. Desta forma desenvolvem-se correntes de igual sentido em ambos os lados, cujos campos se atraem, dando ao disco o movimento de rotao. b. Rotao do disco pela atuao de dois campos magnticos Medidores de corrente alternada so construdos de tal modo que dois campos alternados, defasados entre si, atuam sobre um disco de alumnio. Rotao do disco por meio dos campos magnticos:

16

Um dos campos criado pela bobina de tenso, o outro pela bobina de corrente. O defasamento de 90 entre ambos devido, em grande parte, ao fato de a bobina de tenso, com elevado nmero de espiras, apresentar uma indutncia bem superior bobina de corrente. Alm disto, a bobina de tenso feita com um circuito magntico paralelo, de modo que apenas parte do fluxo passa pelo disco. Desta forma, aparece mais um defasamento angular. Para o ajuste exato da posio de fase, os enrolamentos de tenso e de corrente so dotados de mais um enrolamento auxiliar, que curtocircuitado por meio de um reostato. Construo O mecanismo registrador acionado por meio de uma engrenagem, que est ligada ao eixo do induzido. Um im permanente forma tambm aqui a fora oposta rotao, por meio da ao das correntes parasitas. Medidor de corrente monofsica:

Para compensar as foras de atrito, desenvolve-se um conjugado suplementar, obtido por meio de uma blindagem parcial do campo da bobina de tenso ou por meio de um pequeno parafuso de ferro, lateralmente ao campo magntico. Obtm-se assim uma distribuio irregular do campo magntico e, com isto, uma fora resultante que motiva a rotao. Uma lmina de frenagem evita a rotao sem carga, tal como no medidor com motor de corrente contnua. 8.3- Medidores Trifsicos: Para a medio do trabalho em corrente trifsica, com carga equilibrada, basta um medidor de corrente monofsica. Este ligado em uma das fases e o valor medido multiplicado por trs. No caso de carga desequilibrada, empregam-se dois instrumentos de medio, que esto interligados da mesma forma como os dois wattmetros. Medidor de watt-horas na ligao com dois wattmetros:

Ligao de medidores num sistema de 4 condutores:

17

Os trs discos so montados sobre um eixo comum, de modo que as suas foras de rotao se somam.

9) Medidores Especiais:
9.1- Os medidores de potncia reativa: destina-se medio do trabalho reativo. Estes medidores se distinguem dos medidores trifsicos de potncia ativa, apenas pela mudana da ligao de seus elementos internos, devendo-se atentar para que a seqncia de fase seja correta (A, B, C). 9.2- Os medidores de duas tarifas: so dotados apenas de um sistema de medio, que, porm, comutado com dois sistemas registradores, por meio de um relgio de comando. Desta forma, possvel o registro de duas tarifas, por exemplo, diurna e noturna. 9.3- Os medidores de excesso de consumo: possuem, igualmente, dois sistemas de registro. Um deles indica o consumo total e o outro o excesso de consumo acima de um valor mximo preestabelecido. A separao de ambos os valores feita por um motor sncrono, o qual, por meio de uma engrenagem ajustvel, separa o nmero de rotaes do medidor, que correspondem ao excesso de carga. 9.4- Os medidores de mxima: possuem, alm de um dispositivo de medio do trabalho til (kWh), um destinado a medir a potncia (kW), para determinar a carga mxima que ocorre dentro de um perodo de leitura de 15 ou 30 minutos. Esta a base para o clculo do preo bsico. Por meio de um sistema de contatos, podem ser ligados sistemas de alarme ou de desligamento, quando uma determinada carga mxima prefixada ultrapassada. Tambm os medidores de controle do valor mximo, que se baseiam no princpio de funcionamento do Medidor de Excesso de Consumo, executam este servio. 9.5- Megmetro (Megger): O Megmetro um instrumento de medidas eltricas destinado medio da resistncia de isolamento dos dispositivos ou equipamentos eltricos (motores, transformadores, redes de eletrodutos metlicos, cabos, etc...). Essa resistncia de isolamento normalmente de valores elevados, na ordem de megohms (M ). O valor de 1 M . Basicamente, os Meghmetro so constitudos pelos seguintes componentes:

A - Galvanmetro com bobinas cruzadas (A); B - Bobinas mveis cruzadas (B e B1); C - Gerador de CC manual de 500 ou 1000 V (C);

18

D - Regulador de tenso; E - Ponteiro; F - Escala graduada; G - Bornes para conexes externas (L e T); H - Resistores de amortecimento (R e R1). O funcionamento do meghmetro baseado no princpio eletrodinmico com bobinas cruzadas, tendo como plo fixo, um im permanente e como plos mveis s bobinas B e B1. Quando a manivela do gerador de CC girada obtm-se uma tenso de valor varivel, de acordo com a velocidade que esteja sendo impressa manivela. Essa tenso enviada ao regulador de tenso que a estabiliza em 500 ou 1000 V, sendo enviada aos bornes L e T. Se os bornes L e T estiverem abertos, haver circulao de corrente somente pela bobina B, que recebe tenso atravs do resistor de amortecimento R.

O campo magntico criado por essa bobina B um deslocamento do conjunto de bobinas mveis, levando o ponteiro para o ponto infinito da escala graduada. Se os bornes L e T estiverem fechados em curto circuito haver circulao de corrente tambm pela bobina B1, que receber tenso atravs do resistor de amortecimento R1.

O campo magntico criado pela bobina B1 ser forte e oposto ao criado pela bobina, o que far com que o conjunto de bobinas mveis se desloque para outro lado, levando o ponteiro para o ponto zero da escala graduada. Se os bornes L e T forem fechados atravs de um resistor Rx de valor elevado, a corrente que fluir pela bobina B1 ter uma intensidade menor, ocasionada pela queda de tenso no resistor Rx.

O campo magntico criado pela bobina B1 ter uma intensidade menor, porm ainda em oposio ao campo criado pela bobina B. Nessa situao o conjunto mvel se deslocar levando o ponteiro para um ponto intermedirio da escala graduada. Esse ponto intermedirio o valor da resistncia hmica do resistor Rx. A escala do meghmetro graduada em megohms e a sua graduao no homognea.

19

A leitura da escala graduada do megmetro direta, ou seja, basta localizar a posio do ponteiro sobre a escala graduada e fazer a leitura.

O ponteiro est localizado sobre o nmero 20. Portanto, Ri

- O ponteiro est localizado sobre o nmero 1,4. Portanto, R i = 1,4M. Medio da resistncia de isolamento entre a fiao e a tubulao metlica (massa) da instalao eltrica.

20

O borne T conectado tubulao metlica (massa) da instalao eltrica, e o borne L conectado fiao da instalao. 9.6- O Freqencmetro: Para as medies em baixa freqncia, geralmente usado o freqencmetro de lminas.

Freqencmetro: O instrumento baseia o seu funcionamento nos efeitos de ressonncia. Uma determinada quantidade de Lminas metlicas (lnguas) de diferentes freqncias, prprias de ressonncia, levada a vibrar, pela ao dos impulsos magnticos provenientes de um eletrom alimentado com freqncia nominal da rede. Com isto, uma das lminas vibrar com maior intensidade, e exatamente aquela cuja freqncia prpria a mesma cmoda freqncia aplicada. Lminas adjacentes tambm vibraro, porm com menor intensidade. 9.7- Medidor de Fator de Potncia: O fator de potncia pode ser determinado por clculo baseado na tenso, corrente e potncia til, ou seno diretamente por meio de um medidor de fator de potncia. A construo deste instrumento corresponde ao de um instrumento eletrodinmico blindado em invlucro de ferro, com bobinas cruzadas mveis. Os plos do ncleo de ferro, que fixo, so estabelecidos por meio de uma bobina de corrente. Ambas as bobinas do sistema mvel de bobinas cruzadas so ligadas tenso e apresentam um comportamento em oposio. Aplicando-se corrente alternada monofsica, uma das duas bobinas cruzadas, ligadas em paralelo, ir comandar uma indutncia, enquanto a outra comandar um resistor puro. Medidor de fator de potncia. Ligao em corrente alternada Monofsica:

21

No caso de corrente trifsica, ambas as bobinas cruzadas esto ligadas a duas tenses, defasadas entre si, da rede trifsica. Medidor de fator de potncia. Ligao em corrente trifsica:

Em ambos os casos analisados, apresentam-se conjugados opostos nas bobinas cruzadas, devido ao defasamento, em relao bobina de corrente. O conjugado que atua sobre a deflexo do ponteiro determinado pela bobina, cuja tenso apresenta um maior deslocamento de fase em relao corrente da bobina de corrente. O ponto zero do instrumento, tal como em todos os instrumentos de bobina cruzada, dado apenas aps a ligao da tenso. Estes instrumentos tm amortecimento por correntes parasitas. 9.8- Volt-Ampermetro Tipo Alicate O ampermetro comum acoplado ao circuito, quando empregado para medir a corrente eltrica em CA. Podemos efetuar essa mesma medida com um volt-ampermetro tipo alicate, sem a necessidade de acoplamento com o circuito, pois esse instrumento constitudo pelo secundrio de um transformador de corrente, para captar a corrente do circuito. O voltampermetro tipo alicate apresenta os seguintes componentes bsicos externos:

A - Garra (secundrio de um TC); B - Gatilho (para abrir o gancho); C - Parafuso de ajuste (para zerar o ponteiro); D - Visor da escala graduada; E - Terminais (para medio de tenso); F - Boto seletor de escala. O volt-ampermetro tipo alicate apresenta os seguintes componentes bsicos internos:

22

a - Garra (bobinado secundrio de um TC); b - Retificador; c - Resistor shunt para medies amperimtricas; d - Galvanmetro; e - Terminais; f - Seletor de escala; g - Resistores de amortecimento para medies voltimtricas. O princpio de funcionamento do volt-ampermetro tipo alicate do tipo bobina mvel com retificador e utilizado tanto para medies de tenso como de corrente eltrica. h Transdutor de Efeito Hall: Instalado no ncleo metlico da Garra (Alicate de Medies de Corrente Contnua), gera uma d.d.p em uma superfcie semicondutora quando o fluxo magntico interage com uma corrente contnua. Observao: Quando o volt-ampermetro tipo alicate utilizado na medio de tenso eltrica, funciona exatamente como o multiteste. Na medio da corrente o gancho do instrumento deve abraar um dos condutores do circuito em que se deseja fazer a medio (seja o circuito trifsico ou monofsico).

O condutor abraado deve ficar o mais centralizado possvel dentro do gancho.

23

O condutor abraado funciona como o primrio do TC e induz uma corrente no secundrio (o prprio gancho). Essa corrente secundria retificada e enviada ao galvanmetro do instrumento, cujo o ponteiro indicar, na escala graduada, o valor da corrente no condutor. Os volt-ampermetros tipo alicate no apresentam uma boa preciso no incio de sua escala graduada, mesmo assim podem ser empregados nas medies de correntes com baixos valores (menores que 1A). Nesse caso, deve-se passar o condutor duas ou mais vezes pelo gancho do instrumento.

Para sabermos o resultado da medio basta dividirmos o valor lido pelo nmero de vezes que o condutor estiver passando pelo gancho. Suponha que o instrumento da figura acima esteja indicando uma corrente de 3A. A corrente real que circula no condutor ser: I valor indicado pelo instrumento numero de voltas do condutor no gancho:

10) Preciso dos Instrumentos de Medidas Eltricas:


Para que a medio de uma grandeza eltrica seja correta, dois fatores devem ser observados: - A escolha correta dos instrumentos; - Preciso de leitura. Cada tipo de instrumento apresenta variaes na preciso de sua escala, ou seja, a preciso da escala varia, de acordo com o princpio de funcionamento do mesmo. Numas escalas, as divises so homogneas, isto , suas divises so uniformes, mantendo do incio ao fim da graduao a mesma distncia entre uma diviso e outra.

24

Em outras escalas, essas divises so heterogneas, suas divises so mais concentradas no incio e mais afastadas no centro.

10.1- Preciso em Instrumentos do Tipo Ferro Mvel: A escala graduada dos instrumentos de medida do tipo ferro mvel heterognea. A distncia entre o nmero zero e o nmero 1 menor que a distncia entre o nmero 1 e o nmero 2. Essa variao ocorre porque o deslocamento do ponteiro, nesse tipo de instrumento, no linearmente proporcional ao aumento da corrente em sua bobina. Com a passagem de 1 A na bobina do instrumento, o ponteiro deflexiona 1 unidade na escala graduada. Com a passagem de 2 A na bobina do instrumento, o ponteiro deflexiona 4 unidades na escala graduada. Note que o deslocamento do ponteiro nesse tipo de instrumento proporcional ao quadrado da corrente na sua bobina. Devido a essa caracterstica, esse instrumento utilizado apenas para medies de grandezas eltricas que no requerem grande preciso e cujos valores se situem em pontos intermedirios da escala graduada. O instrumento de medio tipo ferro mvel abaixo com escala graduada de 0 a 50 V, tem uma preciso aceitvel de medida somente nos pontos localizados entre 10 e 40 V.

10.2- Preciso nos instrumentos do tipo bobina mvel: A escala graduada dos instrumentos de medida do tipo bobina mvel homognea. A distncia existente entre o nmero zero e o nmero 2 igual que existe entre o nmero 2 e o nmero 4. Essa homogeneidade ocorre porque o deslocamento do ponteiro nesse tipo de instrumento linearmente proporcional ao aumento da corrente na sua bobina. Com a passagem de 1 A na bobina do instrumento, o ponteiro deflexiona 1 unidade na escala graduada.

25

Esse tipo de instrumento bastante sensvel s variaes de corrente na sua bobina, isto , qualquer alterao no valor dessa corrente ser prontamente registrada pelo ponteiro. Esse instrumento tem boa preciso em toda a sua escala graduada. Por isso, esse instrumento bastante usado na medio de grandezas eltricas que requerem preciso (grandezas medidas em laboratrios). 10.3- Preciso nos instrumentos dos tipo eletrodinmico: A escala graduada dos instrumentos de medida do tipo eletrodinmico heterognea. A graduao mais concentrada no incio, pois a distncia entre o nmero zero e o nmero 20 menor que a distncia entre o nmero 20 e o nmero 40.

Note que as distncias vo aumentando at o centro da escala, decrescendo a seguir e voltando a concentrar-se no final. Essa variao devido a este tipo de instrumento ter duas bobinas cruzadas, responsveis pela variao do ponteiro (uma fixa A e outra mvel B que se repelem mutuamente com a passagem da corrente). A repulso, no incio da passagem da corrente, mais fraca, aumentando de intensidade at que bobina mvel B atinja o centro do fluxo magntico da bobina fixa A. A partir desse ponto a repulso volta a enfraquecer. Com a passagem dos primeiros 10 A o ponteiro deflexionar 2 mm.

Com a passagem de 60 para 70 A o ponteiro deflexionar 10mm.

26

Com a passagem de 70 para 80 A o ponteiro deflexionar 11mm.

Esse tipo de instrumento apresenta preciso aceitvel, nas medies de valores situados nos pontos intermedirios de sua escala graduada, e empregado com maior freqncia nos medidores de potncia eltrica, como os wattmetros. 10.4- Erro por efeito paralaxe: o erro de leitura que ocorre quando qualquer instrumento de medida analgico lido de ngulo desfavorvel. Para tentar evitar esse tipo de erro alguns instrumentos contem dispositivo que facilita a leitura de sua escala graduada. Os instrumentos de servio tem o ponteiro no formato de lmina bem fina.

Para fazer a leitura de sua escala, devemos ficar de frente ao instrumento, de tal forma que possamos ver somente o fino perfil do ponteiro.

Estando bem posicionado no lhe ser possvel visualizar as faces do ponteiro, mas somente o seu perfil.

27

Na posio abaixo o leitor est visualizando as faces do ponteiro. Isso provavelmente causar um erro de leitura, por efeito paralaxe.

Os instrumentos de preciso (usados em laboratrio) tambm apresentam os ponteiros em forma de lmina, bem fina. Diferem dos instrumentos de servio por possurem um espelho, logo abaixo da escala graduada.

Para leitura da escala graduada desse tipo de instrumento devemos ficar em posio frontal ao aparelho, de tal forma que possamos ver o ponteiro refletindo no espelho. Na posio abaixo, o leitor est fazendo a leitura do instrumento de um ngulo desfavorvel. Ele est vendo a sombra do ponteiro refletida no espelho. A leitura efetuada estar errada, por efeito paralaxe.

11) Classe de Preciso dos Instrumentos:


a margem de erro percentual que se pode obter na medio de uma determinada grandeza, por meio de um instrumento de medidas eltricas. Os instrumentos de preciso para laboratrio tem classe de preciso de 0, 1; 0,2 ou 0,5. Os instrumentos de servio para fins normais tem, classe de preciso 1,0; 1,5; 2,5 ou 5,0. Consideremos a medio de tenso indicada em 120V por um voltmetro de servio da classe preciso 1,5 e cuja escala graduada seja de 0 a 300 V.

28

Matematicamente temos:

Esse resultado indica que os 120 V lidos no instrumentos so na realidade 120 +/124,5 V.

12) Simbologia dos Instrumentos de Medidas Eltricas:


Para ter segurana no uso dos instrumentos de medidas eltricas voc dever escolher aquele que tem as caractersticas necessrias medio a ser feita.

Para tanto, observe que os instrumentos se distinguem por smbolos gravados em seus visores. 12.1- Classe de preciso: A preciso do instrumento indicada pelo seu erro em porcentagem do seu valor, no fim da escala.

Exemplo: Qual o erro de um ampermetro para 60 A da classe 1,5, quando o instrumento indica 40 A?

O valor real est entre 39,1 e 40,9 A.

12.2- Simbologia quanto s unidades de medidas:

29

12.3- Simbologia quanto ao princpio de funcionamento:

30

12.4- Simbologia quanto posio de funcionamento: Os instrumentos de medidas eltricas so construdos para funcionar em trs posies: Vertical, horizontal e inclinada:

Normais: 2A, 2B, 2C e 2D. Nas outras posies, mencionar o ngulo de inclinao. H instrumentos que no trazem o smbolo caracterstico da posio de funcionamento. Eles podem funcionar em qualquer posio.

31

Note que na posio inclinada o smbolo assinala tambm os graus da inclinao alm dos smbolos normalizados, voc poder encontrar outras formas de representar a posio do instrumento:

12.6- Simbologia quanto tenso de isolao: Tenso de isolao ou tenso de prova. o valor mximo de tenso que um instrumento pode receber entre sua parte interna (de material condutor) e sua parte externa (de material isolante). Esse valor simbolicamente representado nos instrumentos pelos nmeros 1, 2 ou 3, contidos no interior de uma estrela.

32

Note que os nmeros significam os valores de tenso de isolao em KV.

Observao: A existncia da estrela sem nmero em seu interior indica que o valor da tenso de isolao de 500 V. Usar instrumentos de medidas eltricas que apresentam tenso de isolao inferior tenso da rede a ser medida pode causar danos aos instrumentos e risco do operador tomar choque eltrico. O instrumento pode ser utilizado, sempre que sua tenso de isolao for maior que a tenso da rede. 12.7- Simbologia quanto classe de preciso: A classe de preciso dos instrumentos representada por nmeros. Esses nmeros tambm so impressos no visor dos instrumentos.

33

13) Sensibilidade dos Instrumentos de Medidas Eltricas:


Nas figuras abaixo ambos os voltmetros recebem o mesmo valor de tenso (12V). Porm, um dos instrumentos indica 12 V e outro 10 V.

Essa diferena ocorre porque cada um desses instrumentos apresenta grau de sensibilidade diferente. A sensibilidade dos instrumentos de medidas eltricas determinado pela capacidade dos instrumentos em medir grandezas eltricas, sem acrescentar carga extra ao circuito. O instrumento considerado de boa sensibilidade quando, ao ser inserido no circuito, no alterar significativamente as caractersticas do circuito. 13.1- Sensibilidade dos Voltmetros: A sensibilidade dos voltmetros caracterizado pela relao Ohms/Volts. Essa relao calculada tomando-se por base a corrente necessria para levar o ponteiro do instrumento ao final da escala graduada. Exemplo 1: Seja um voltmetro do

O nmero 1000 representa a sensibilidade desse voltmetro, onde cada volt introduzido encontra uma resistncia hmica de 1000 Exemplo 2: Seja um voltmetro do tipo bobina mvel que necessite de 0,05A para que seu ponteiro atinja o final de sua escala graduada. Relao ohms/volts:

O nmero 20000 representa a sensibilidade desse voltmetro, onde cada volt introduzido encontra uma resistncia hmica de 20000. O voltmetro que acrescenta menor carga ao ser inserido no circuito o do exemplo 2. o que exige menor corrente para funcionar. Em outras palavras, o que tem maior valor de resistncia hmica por volt. Em geral os voltmetros tipo bobina mvel oferecem melhor Sensibilidade em relao aos outros tipos. 13.2- Sensibilidade dos ampermetros: Os ampermetros tm a sensibilidade caracterizada pelo valor de sua resistncia hmica interna. Quanto menor for o valor da resistncia hmica interna, mais sensvel ser o instrumento. O ampermetro ligado em srie com a carga. Logo, o valor da sua resistncia hmica interna se soma ao valor da resistncia hmica da carga.

Por essa razo, ao fazermos a medio da intensidade da corrente de um circuito, devemos utilizar um ampermetro que tenha resistncia hmica interna (Ri) no mnimo 100 vezes menor que a resistncia de carga (R). Tomamos essa providncia porque ela faz com que o resultado da medida se aproxime ao mximo da realidade. Exemplo 1: Observe o circuito abaixo:

34

Vamos supor que na medio dessa corrente o ampermetro tenha indicado o valor de 1,5 A em vez dos 2A calculados. A indicao de amperagem menor ocorreu porque o ampermetro utilizado no estava adequado. Ao ser inserido no circuito o hmica do circuito, elevando-a de 3 para 4. Esse aumento de resistncia hmica do circuito fez com que o valor da corrente diminusse: Houve um erro de 0,5 A devido ao uso de um ampermetro inadequado para a situao. Exemplo 2: Observe o circuito abaixo:

da carga = 3). O novo valor de corrente ser:

O novo valor de corrente (1,98 A) est bem prximo do valor calculado (2A). Portanto, o ampermetro do exemplo 2 mais apropriado para a leitura da corrente do circuito do que o ampermetro do exemplo 1.

14) Condicionadores de Sinais:


So usados para mudar as formas ou os valores dos sinais. TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS (TI):

35

13.1- Transformadores de Corrente: Transformam grandes valores de Correntes primrias, em correntes secundrias Padronizadas em 5A.

13.1- Transformadores de Potencial: Transformam grandes valores de Tenses primrias, em Tenses secundrias Padronizadas em 115V.

15) Sensores:
So dispositivos que mudam seu comportamento sob a ao de uma grandeza fsica, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, so chamados transdutores. Os de operao indireta alteram suas propriedades, como a resistncia, a capacitncia ou a indutncia, sob ao de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional.

15.1- Caractersticas:
Linearidade: o grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza fsica. Quanto maior, mais fiel a resposta do sensor ao estmulo. Os sensores mais usados so os mais lineares; Os sensores no lineares so usados em faixas limitadas, em que os desvios so aceitveis, ou com adaptadores especiais, que corrigem o sinal. Faixa de atuao: o intervalo de valores da grandeza em que pode ser usado o sensor, sem destruio ou impreciso.

15.2- Tipos de Sensores:


15.2.1- Temperatura: a) NTC e PTC: So resistores dependentes de temperatura. O NTC (Negative Temperature Coeficient, Coeficiente Negativo de Temperatura), tem resistncia inversamente proporcional temperatura. Ele feito de compostos semicondutores, como os xidos de ferro, magnsio e cromo. Curva do NTC: Devido a seu comportamento no linear, o NTC utilizado numa faixa pequena de temperaturas. O NTC empregado em temperaturas de at uns 150 C. O PTC (Positive Temperature Coeficient) tem resistncia proporcional temperatura, e atua numa faixa restrita. A variao da resistncia maior que a de um NTC, na mesma faixa. Seu uso mais freqente como sensor de sobretemperatura, em sistemas de proteo, por exemplo, de motores. O diodo encontrado em controles e termmetros de baixo custo e razovel preciso, at uns 100 C. c) Termopar: Quando dois metais encostados so submetidos a uma temperatura, surge nos extremos deles uma tenso proporcional temperatura. Obs: Devido a baixa impedncia dos voltmetros analgicos, no aconselhvel o seu uso p/ medir a tenso dos Termopares, pode-se causar uma queda de tenso e erro de leitura. O custo dos termopares elevado, e so empregados em aplicaes profissionais, onde se requer alta confiabilidade e preciso. Para o PT-100 usar a frmula: R= 100+ 0,39t (R a resistncia a temperatura t; 100 a referncia a 0C; e 0,39 a constante 0,0038** arredondado p/ 0,0039 e multiplicado p/ referncia 100). d) Sensores Integrados: H circuitos integrados sensores de temperatura, como o LM 335, da Nacional. Oferecem alta preciso, por conterem circuitos linearizados. Operam de 0 a 100C aproximadamente.

36

15.2.2- Luz: a) LDR: O LDR (light dependent resistor, resistor dependente da luz) tem sua resistncia diminuda ao ser iluminado. composto de um material semicondutor, o sulfeto de cdmio. A energia luminosa desloca eltrons da camada de valncia para a de conduo (mais longe do ncleo), aumentando o nmero destes, diminuindo a resistncia. A resistncia varia de alguns M , no escuro, at centenas de , com luz solar direta. O uso mais comum do LDR em rels fotoeltricos. Sua desvantagem est na lentido de resposta, que limita sua operao. b) Clulas fotovoltaicas: So dispositivos que convertem energia luminosa em eltrica. O diodo iluminado intensamente na juno pode reverter a barreira de potencial em fonte de eltrons, produzindo energia. A eficincia do processo baixa devido a pouca transparncia da juno (somente as camadas superficiais so iluminadas), apenas alguns %. Seu uso principal est nos painis solares. 15.2.3- Velocidade: a) Tacogerador: um pequeno gerador eltrico de CC, com campo fornecido por im. A tenso gerada, pela Lei de Faraday proporcional velocidade (RPM) com que o fluxo magntico cortado pelo enrolamento do rotor. Assim, o Tacogerador um transdutor mecnico eltrico linear. b) O sensor de interrupo de luz, usa tambm um disco com furo, e a fonte de luz e o sensor ficam em lados opostos. Na passagem pelo furo, o feixe atinge o sensor, gerando um pulso. A freqncia destes pulsos igual velocidade, em RPS, nos dois tipos.As vantagens destes sensores so o menor tamanho e custo, a maior durabilidade e a leitura distncia. usado em sistemas de controle e tacmetros portteis. c) Trmico: Quando um gs ou lquido flui sobre um corpo aquecido, retira calor deste, reduzindo a temperatura de forma proporcional velocidade do fludo. Se colocarmos um sensor de temperatura, como um NTC, aquecido a uma temperatura maior que a do fludo, podemos avaliar a vazo pela variao da resistncia. Para obtermos um sinal que compense as variaes na temperatura do fludo, usamos um sensor em Ponte de Wheatstone diferencial. H dois NTCs em contato com o fludo, mas um deles protegido do fluxo, numa cavidade, o qual faz a compensao de temperatura. A diferena de tenso indica a vazo.

Este sensor em ponte tambm usado para medir diferenas de temperatura. 15.2.4- Sensores de Posio: a) Chaves fim-de-curso: So interruptores que so acionados pela prpria pea monitorada. H diversos tipos e tamanhos, conforme a aplicao. b) Sensor com interruptor de lminas: Como o anterior, mas usando este interruptor acionado pelo im. Obs.: Os dois ltimos tambm se usam como sensores de posio angular. Uma aplicao interessante o motor C.C. sem escovas ("brush-less"), onde a comutao eletrnica, feita quando o rotor, com ims, hhe detectam a posio pela luz que retorna a um fotosensor (fotodiodo ou f. transistor, LDR), emitida por um LED ou lmpada e refletida pela pea, e S. por interrupo, no qual a luz emitida captada por um fotosensor alinhado, que percebe a presena da pea quando esta intercepta o feixe. Este sensor usado para contagem de peas, numa linha de produo, alm das aplicaes como fim-de-curso. c) Potencimetro: Quando se aplica uma tenso nos extremos de um potencimetro linear, a tenso entre o extremo inferior e o centro (eixo) proporcional posio linear (potencimetro deslizante) ou angular (rotativo). Nos sistemas de controle usam-se potencimetros especiais, de alta linearidade e dimenses adequadas, de fio metlico em geral, com menor desgaste. d) Sensores Capacitivos: A capacitncia depende da rea das placas A, da constante dieltrica do meio, K, e da distncia entre as placas. Nos sensores Capacitivos podemos variar qualquer destes fatores, sendo mais prtico alterar a distncia entre uma placa fixa e uma mvel, ou a rea, fazendo uma placa mvel se mover em direo outra fixa. e) Sensores indutivos: Num indutor, a indutncia depende do nmero de espiras, da largura do enrolamento, ou rea da espira, do comprimento do enrolamento e da permeabilidade do ncleo. Nos sensores prticos, se altera em geral a

37

permeabilidade do ncleo, deslizando um ncleo ferromagntico para dentro ou fora do enrolamento, ou aproximando uma parte do enrolamento mvel de outra fixa. Outra forma uma da bobina se mover em direo outra, aumentando o acoplamento e o sinal C.A. captado nesta outra. f) Sensores pticos: So sensores que atuam por transmisso de luz. Alm dos j vistos, h os Encoder (codificadores), que determinam a posio atravs de um disco ou trilho marcado. Divide-se em relativos, nos quais a posio demarcada por contagem de pulsos transmitidos, acumulados ao longo do tempo, e absolutos, onde h um cdigo digital gravado no disco ou trilho, lido por um conjunto de sensores pticos (fonte de luz e sensor).

16) Alicate Medidor de Resistncia de Terra (Clamp-on Resistance Tester):


Princpio de Funcio namento:

17) Exerccios:
1. O smbolo abaixo, segundo a ABNT, representa o instrumento constitudo de:

a) ( ) eletrom e bobina fixa; b) ( ) m permanente e bobina fixa; c) ( ) m permanente e bobina mvel; d) ( ) eletrom e bobina mvel. A figura abaixo se refere s questes 2 a 5:

38

2. A tenso de ensaio na freqncia industrial de: a) ( ) 2 KV; b) ( ) 500 V; c) ( ) 0,5 KV; d) ( ) 1 KV; e) ( ) instrumento no sujeito a ensaio de tenso. 3. O princpio de funcionamento do instrumento de: a) ( ) bobina mvel; b) ( ) ferro mvel; c) ( ) eletrodinmico; d) ( ) bimetlico; e) ( ) bobina cruzada. 4. O tipo de corrente medida pelo instrumento : a) ( ) corrente contnua; b) ( ) corrente alternada; c) ( ) corrente contnua e alternada; d) ( ) corrente alternada trifsica equilibrada; e) ( ) corrente contnua estabilizada. 5. Considerando que este wattmetro indique 800 W, o valor real da potncia pode variar entre: a) ( ) 799,5 e 800,5 W; b) ( ) 760 e 840 W; c) ( ) 796 e 804 W; d) ( ) 720 e 880 W; e) ( ) 794 e 806 W.

6. Para cada um dos instrumentos abaixo escreva:


- Princpio de funcionamento; - Tipo de corrente; - Posio de funcionamento. - Classe de preciso; - Tenso de isolao.

39

7. Os instrumentos tipo ferro mvel so adequados para medio: a) ( ) apenas de tenso alternada; b) ( ) tanto de corrente quanto de tenso, em corrente contnua e em alternada; c) ( ) de potncia em corrente contnua (wattmetro); d) ( ) apenas de corrente contnua; e) ( ) de energia em corrente alternada (kWh). 8. O instrumento tipo bobina mvel: a) ( ) utilizado para medio em mdias freqncias; b) ( ) trabalha tanto com corrente contnua com alternada; c) ( ) apenas pode ser usado para medio com tenso ou corrente contnua; d) ( ) utilizado para medio de freqncia industrial; e) ( ) funciona com o princpio de lminas vibrteis. 9. Os instrumentos eletrodinmicos: a) ( ) so utilizados apenas em C.C. e possuem escala homognea; b) ( ) so utilizados apenas em C.A.; c) ( ) aplicado freqentemente em wattmetros, tanto em corrente contnua como alternada; d) ( ) utilizam obrigatoriamente em TC e TP; e) ( ) so ligados sempre em paralelo com a carga. A figura abaixo refere-se s questes 10 14.

40

10. A tenso de ensaio na freqncia industrial de: a) ( ) 2 KV; b) ( ) 500V; c) ( ) 5 KV; d) ( ) 1 KV; e) ( ) instrumento no sujeito a ensaio de tenso. 11. O instrumento deve ser utilizado com o mostrador: a) ( ) na posio vertical; b) ( ) na posio inclinada; c) ( ) na posio horizontal; d) ( ) na posio horizontal ou inclinada; e) ( ) na posio vertical ou horizontal. 12. O princpio de funcionamento do instrumento de: a) ( ) bobina mvel; b) ( ) ferro mvel; c) ( ) eletrodinmico; d) ( ) bimetlico; e) ( ) bobina cruzada. 13. O tipo de corrente medida pelo instrumento : a) ( ) corrente contnua; b) ( ) corrente alternada; c) ( ) corrente contnua e alternada; d) ( ) corrente alternada trifsica equilibrada; e) ( ) corrente contnua estabilizada. 14. Considerando que este ampermetro indique 4A, o valor real da corrente pode variar entre: a) ( ) 3,8 e 4,2 A; b) ( ) 3,92 e 4,08 A; c) ( ) 3,98 e 4,02 A; d) ( ) 3,9 e 4,1 A; e) ( ) 3,2 e 4,8. 15. Um gavanmetro cujo fundo de escala 1 micro ampre (A) colocado, em srie, num trecho de circuito por onde circula corrente de intensidade 100A. Qual deve ser o valor da resistncia shunt (Rs), se a resistncia interna do aparelho 9,9?

41

a) ( ) 0,99; b) ( ) 99 ; c) ( ) 0,1 ; d) ( ) 9,9; e) ( ) 1. 16. O galvanmetro da figura abaixo no atravessado por corrente eltrica. Qual o valor de resistncia Rx?

a) ( ) 3 ; b) ( ) 16 ; c) ( ) 10 ; d) ( ) 4 ; e) ( ) 3,3 . 17. Os intrumentos de medio I1, I2, I3 representam, respectivamente, a ligao de:

a) ( ) freqencmetro, voltmetro, ampermetro; b) ( ) fasmetro, ampermetro, voltmetro; c) X ) ampermetro, voltmetro, wattmetro; d) ( ) freqencmetro, wattmetro, fasmetro; e) ( ) ampermetro, wattmetro, fasmetro.

42

S-ar putea să vă placă și