Sunteți pe pagina 1din 21

Planejamento estratgico

Amanda Rafaela Vitti Bruno Thomazini Coletti

O que Planejamento Estratgico:


Planejamento estratgico o processo gerencial de desenvolver e manter uma direo estratgica que alinhe as metas e os recursos da organizao com suas mutantes oportunidades de mercado Philip Kotler

Modelo de Planejamento Estratgico:

DEFINIO DE VALORES

DEFINIO DA MISSO/VISO

ANLISE DO AMBIENTE

REVISO DA MISSO/VISO

DEFINIO DOS OBJETIVOS

FORMULAO DE ESTRATGIAS METAS/AES

COMPATIB. C/ ORAMENTO

DEFINIO DE INDICADORES

IMPLEMENTAO

Valores
tica
Responsabilidade

Comprometimento

Profissionalismo

Imparcialidade

Representam as convices dominantes, as crenas bsicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organizao acredita.

Misso

uma declarao de propsitos ampla e duradoura, que individualiza e distingue a RAZO de SER da empresa em relao as outras.
Pode ser caracterizada com a resposta das seguintes perguntas: Onde estamos/O que somos?/Qual o nosso negcio? Onde queremos chegar/O que desejamos vir a ser? /Para onde caminhamos? O que preciso fazer para chegar l?

Misso
Exemplos:
Walt Disney - alegrar as pessoas. McDonalds - servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradvel. Natura - criar e comercializar produtos e servios que contemplem e promovam o bem estar e o estar bem.

Viso

Caracteriza o futuro, o grande desafio para a empresa! Representa o caminho delineado para transformar os sonhos em realidade. a explicao do que se idealiza para a organizao!
Exemplos: Perdigo - A marca mais gostosa deste e do novo milnio. Coca-Cola - Matando a sede do mundo. Walt Disney - Criar um mundo onde todos possam ser crianas.

Anlise do Ambiente

o processo de identificao de OPORTUNIDADES, AMEAAS, FORAS e FRAQUEZAS que afetam a organizao no cumprimento da sua misso.
Pontos Fortes/ Foras Pontos Fracos/ Fraquezas Oportunidades Vantagens internas da organizao em relao aos objetivos Desvantagens internas da organizao em relao aos objetivos Aspectos positivos do ambiente que envolve a organizao com potencial de trazer-lhe vantagens Aspectos negativos do ambiente que envolve a organizao com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

FATORES INTERNOS

FATORES EXTERNOS

Ameaas

Fatores Crtico de Sucesso (FCS)

FCS = Atividades-chave do negcio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos. Fontes de dados para os FCS Pesquisa de mercado, anlise dos pontos fortes e fracos dos competidores, projeo das mudanas no comportamento e hbitos do consumidor, novas tecnologias, mudanas na legislao, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos / servios.

Anlise do Ambiente Interno

Anlise do Ambiente Externo

Objetivos e metas

OBJETIVO = algo amplo que a empresa pretende atingir e deve ser fixado de forma a atender os interesses maiores da organizao.
Exemplo: introduzir novos produtos no Mercosul, iniciando pela Argentina e Chile.

META = tempo em que a empresa pretende cumprir o seu objetivo. (tempo, quantidades, valores)
Exemplo: conquistar 20 por cento do mercado argentino em dois anos e 10 por cento do mercado chileno, tambm em dois anos.

Formulao de Estratgias

Consiste na determinao do curso de ao que possibilitar a realizao dos objetivos organizacionais. Gerentes tomar a deciso sobre estratgia convert-la em aes e bons resultados

Formulao de Estratgias

Oportunidades e ameaas

Propsitos e objetivos

Onde a organizao est hoje

i g t a r t s E

da organizao

Pontos fortes e fracos

Anlise SWOT/FOFA

Constitui uma auto-avaliao para a administrao. A matriz SWOT fornecer uma boa viso sobre o concorrente. Anlise preliminar til e rpida. Suas avaliaes incluem classificaes atravs de cada matriz, a partir do que mais importante, para o que menos.

Anlise SWOT/FOFA
ANLISE INTERNA

FORA: uma capacidade da organizao que lhe permite atender s necessidades dos clientes de forma mais eficaz do que os concorrentes. FRAQUEZA: um fator interno que a impede de ultrapassar os concorrentes em satisfao dos clientes.

ANLISE EXTERNA

OPORTUNIDADE: uma situao externa que oferece o potencial para melhorar a capacidade da organizao satisfazer seus clientes. AMEAA: algum problema externo que tem potencial para afetar a sua capacidade de satisfazer seus clientes. Podem vir dos concorrentes, aes do governo, ou outros fatores externos organizao.

Matriz BCG (Boston Consulting Group)

Modelo utilizado para anlise de portfolio de produtos ou de unidades de negcio. A empresa deve ter um portfolio de produtos que contenha tanto mercadorias com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) e mercadorias com baixo crescimento (que geram receita).

Matriz BCG

Crescimento do Mercado

Participao do Mercado

5 Foras de Porter

uma anlise de competncias entre empresas. Permite observar os relacionamentos e a dinmica em um ramo de negcios, possibilitando a uma empresa ou unidade de negcios tomar decises estratgicas a respeito de qual posio mais defensvel e mais economicamente atraente.

Rivalidade entre os concorrentes; Poder negocial dos clientes; Poder negocial dos fornecedores; Ameaa de novas entradas; Ameaa de produtos substitutos.

5 Foras de Porter

Obrigado!
Realizao:

Amanda Rafaela Vitti


amandavitti@yahoo.com.br

Bruno Thomazini Coletti


brunotcoletti@hotmail.com

S-ar putea să vă placă și