Sunteți pe pagina 1din 12

I.1.3.

O carcter dual onda-partcula O carcter dual do electro introduzido na mecnica quntica ao tentar transportar os resultados obtidos no estudo da luz para explicar o comportamento do electro. Nos primeiros estudos sobre a natureza da luz, esta era tratada como um feixe de partculas muito pequenas, chamadas corpsculos. A emisso de electres pelos tomos, conhecida como o efeito fotoelctrico, era explicada como consequncia da coliso entre as partculas de luz, os fotes, e os electres nos tomos. Esta explicao do comportamento da luz teve como base o sucesso obtido por Newton com as leis da mecnica clssica. Para Newton a luz propaga-se em linha recta e reflectida por um espelho, tal como uma bola ao atingir uma parede.

Investigaes posteriores vieram mostrar que algumas propriedades que a luz apresentava, s podiam ser explicadas admitindo que a luz, a qual se atribui um comportamento de partcula, sob determinadas condies, apresentava um comportamento de onda. Nesta corrente de pensamento, um fsico holands de nome Christiaan Huygens desenvolveu a ideia de que a luz era uma onda e no um fluxo de partculas. Para Huygens, as ondas (da luz) propagam-se em todas as direces, tal como as ondas originadas por uma pedra que cai num lago (Figura 6).

A teoria corpuscular foi contudo ganhando campo, pois alguns cientistas argumentavam que a luz, ao incidir no canto de um objecto, cria, do lado contrrio ao de incidncia da luz, uma sombra. Este comportamento era considerado tpico de partculas, pois a onda continuaria a propagar-se em todas as direces aps contornar o obstculo. Para provar o carcter ondulatrio da luz, Young realizou uma experincia tpica de ondas causadas pela gua. Young mostrou que a luz que passa por dois orifcios, continua a propagar-se e apresenta o fenmeno da interferncia (construtiva e destrutiva), fenmeno que comprovou pela existncia de manchas escuras (interferncia destrutiva) e claras (interferncia construtiva) no detector usado (Figura 7). Os seus resultados contradiziam Isaac Newton, um grande dolo, razo pela qual foram acolhidas com um certo cepticismo. Apesar da confuso criada inicialmente sobre se a luz uma onda ou uma partcula, passou-se posteriormente a aceitar que ambas as teorias eram complementares, isto , na descrio completa do comportamento da luz so necessrias ambas as teorias: Parte do

13

comportamento era explicado assumindo o comportamento de partcula, enquanto algumas manifestaes somente podiam ser explicadas aceitando o comportamento de onda.

Figura 6: Propagao de ondas atravs de um orifcio

Na altura em que Bohr props o seu modelo para o tomo de hidrognio (onde o electro tratado somente como uma partcula), j se sabia de outras experincias que o foto, menor unidade de luz, apresentava um comportamento de partcula e de onda. Para descrever a energia do foto usava-se a relao de Planck-Einstein E = hv = mc2 O momento do foto era dado pela expresso

P = mc =

hv c

14

Figura 7:

Fenmeno da interferncia na propagao de ondas da luz

Como o comprimento de onda e a frequncia da luz se relacionam pela expresso = c/v, pode-se derivar uma equao que ligue (propriedade ondulatria) ao momento da partcula p (propriedade corpuscular):

h p

Com este resultado De Broglie sugeriu ento a extenso do carcter dual ao caso dos electres, de modo a trat-los em alguns casos como partculas e, onde for conveniente, como ondas (porque pode no se conseguir explicar determinados aspectos somente com base no comportamento de partcula ou de onda). A evidncia experimental do carcter ondulatrio dos electres foi obtida durante o estudo fotogrfico de anis de difraco, resultantes da passagem de um fluxo de electres por uma placa metlica fina.

15

I.1.4. O princpio de incerteza de Heisenberg O princpio de incerteza de Heisenberg representa um distanciamento da fsica do micromundo em relaco as ideias determinsticas da fsica clssica. Este princpio pode ser formulado da seguinte forma: - Quanto mais exacta for a determinao da posio de um electro, maior ser a incerteza na determinao da sua velocidade (momento) ou vice-versa. Matemticamente o princpio da incerteza pode ser expresso da seguinte forma
x. h 4

onde x a incerteza na definio da posio, v a incerteza na definio da velocidade e h a constante de Planck (6,6262.10-34 Js). O princpio de incerteza de Heisenberg pode ser formulado ainda na seguinte forma: - impossvel conhecer simultneamente e com exactido a posio e a velocidade de um electro. Se optarmos por conhecer com pouca incerteza a velocidade de um electro num tomo, ento temos que aceitar conhecer a sua posio em relao ao ncleo desse tomo com uma correspondente grande incerteza, e vice-versa.

A introduo deste principio foi rodeada de uma certa contrversia entre Heisenberg e especialmente alguns fsicos experimentais. Estes ltimos sentiram-se atacados como se Heisenberg estivesse pondo em causa as suas capacidades de medir de forma exacta a posio e a velocidade de uma partcula. O problema reside na interaco que existe, durante a observao (medio) de uma determinada grandeza, entre o observador (medidor) e o sistema em estudo, porque o electro uma unidade muitssimo pequena. No caso de objectos do mundo clssico, p.ex. um carro ou uma casa, o mtodo de observao usado no causa perturbaes sensveis da posio ou velocidade do objecto em estudo. Na determinao da posio ou velocidade de um electro (objecto muito pequeno), feita normalmente por meio de radiao electromagntica, h uma interaco com o electro ou foto e a

16

consequente alterao imediata da sua posio ou impulso. Isto faz com que seja impossvel determinar simultneamente e com exactido ambas as grandezas.

Com o surgimento do princpio de Heisenberg, o conceito de electro movendo-se numa rbita bem definida, com a sua posio e velocidade conhecidas de forma exacta, passou a ser substtuido pelo conceito de probabilidade de encontrar o electro numa dada regio. Com isto comea o distanciamento da mecnica quntica do comportamento determinstico da fsica clssica.

I.1.5. A equao de onda de Schrdinger O tratamento de Schrdinger do electro representa um dos marcos na demarcao da cincia, com esta ltima sendo concebida por um lado como resultado de observaes experimentais, e por outro como actividade que nos leva ao limite da nossa capacidade de imaginao, onde a compreenso de certos factos nem sempre encaixa na onda do pensamento lgico. Para descrever a energia do electro Schrdinger introduziu uma equao diferencial do tipo

2 2 2 8 2 m + + + 2 ( E V ) = 0 x 2 y 2 z 2 h
equao deduzida empiricamente, onde a funo de onda do electro, m a sua massa, E e V a energia total e potencial do electro respectivamente, h a constante de Planck e x, y e z as coordenadas cartesianas do electro.

A funo de onda no tem um sentido fsico palpvel mas 2 dx.dy.dz uma medida da probabilidade de encontrar o electro no volume dV=dx.dy.dz. As diferentes funes de onda 1, 2, 3, etc, que satisfazem a equao de onda, do valores de energia E1, E2, E3, etc. Cada uma destas funes de onda denominada orbital, por analogia com as rbitas da teoria de Bohr. No tomo de hidrognio o nico electro ocupa o nvel mais baixo de energia E1, chamado estado fundamental. A correspondente funo de onda 1 descreve a orbital (neste caso 1s), a qual representa o volume no espao onde a probabilidade de encontrar o electro 1s elevada. A funo de onda que descreve o nvel de energia seguinte chamada orbital 2s.

17

Para um dado tomo, existe uma srie de solues da funo de onda e cada orbital descrita por um set de 3 nmeros qunticos n, l e m. n chamado nmero quntico principal e tem o mesmo sentido que o derivado do modelo de Bohr. Este toma os valores 1, 2, 3, ... , 7 . l o nmero quntico secundrio e toma todos os valores inteiros entre 0 e (n-1) [l = 0, 1, 2, ..., (n-1)]. m representa o nmero quntico magntico e toma todos os valores inteiros entre -l e +l [m = -l, (-l+1), ..., -1, 0, +1, ..., (l-1), l]. O nmero quntico secundrio l descreve a forma da orbital ocupada pelo electro. Quando l = 0 a orbital esfrica e chamada orbital s; quando l = 1 temos uma orbital p; quando l = 2 trata-se de uma orbital d e quando l = 3 temos a chamada orbital f, a qual tem uma forma mais complexa, como mostra a figura 6. As letras s, p, d e f provm de termos usados para descrever linhas no espectro atmico e correspondem aos respectivos nomes em ingls (sharp, principal, diffuse e fundamental). O estudo das solues obtidas para a equao de onda mostra que as orbitais podem ser ordenadas em certos grupos. No primeiro grupo, e a funo de probabilidade 2 dependem somente da distncia r do ncleo e so iguais em todas as direces. = f(r) Este o caso de orbitais esfricas e ocorre quando l = 0, caso das chamadas orbitais s. Como m neste caso igual a zero, existe somente 1 orbital s para um dado valor de n. No segundo grupo, depende de r e da direco no espao (x, y, z). Orbitais deste tipo ocorrem quando l = 1 e so chamadas orbitais p. Como m = -1, 0, +1 existem 3 orbitais idnticas em energia, forma e tamanho, diferindo somente na sua orientao no espao. As respectivas solues da equao de onda tomam a forma x = f(r) . f(x) y = f(r) . f(y) z = f(r) . f(z)

18

Figura 8: Forma e disposio no espao das orbitais s, p e d

19

Orbitais com energia idntica so chamadas degeneradas. Ocorrem portanto 3 orbitais degeneradas para cada valor de n = 2, 3, 4, etc. O terceiro grupo inclui solues da equao de onda que dependem da distncia r do ncleo e de duas direces no espao, e tomam por exemplo a forma = f(r) . f(x) . f(y) Este grupo de orbitais, onde l toma o valor 2, representa o grupo das chamadas orbitais d. Como m = -2, -1, 0, +1, +2 ocorrem, para cada valor de n= 3, 4, 5, ..., 5 orbitais d degeneradas. A ltima srie de solues ocorre quando l = 3, caso das orbitais f. Estas representam um grupo de 7 orbitais degeneradas ( m = -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3) que ocorrem para valores de n = 4, 5, 6, etc. Resumem-se na tabela 2 os dife-rentes nmeros qunticos secundrios e magnticos, assim como tipos e nmeros de orbitais para valores de n compreendidos entre 1 e 4. Na descrio do estado de um electro no tomo tem sido usado um nmero quntico adicional, o chamado nmero quntico de spin (s). A sua introduo est associada a necessidade de explicar a ocorrncia de dupletos nos espectros. Assume-se que o electro se move em torno do seu prprio eixo no sentido horrio ou anti-horrio. S toma desta forma os valores + e -, e de grande importncia na diferenciao de 2 electres que ocupam uma mesma orbital, quer dizer tm os mesmos valores de n, l e m mas diferentes spins. Como forma de reduzir a dificuldade existente na introduo destes conceitos, os nmeros qunticos so comparados, por vezes, a um endereo, necessrio para localizar um determinado electro no tomo. O nmero quntico principal (n) associado a um estado da federao (pressupe-se aqui um estado federal), o nmero quntico secundrio (l) cidade, o nmero quntico magntico (m) rua e nmero, e o nmero quntico de spin (s) ao apartamento onde se pode finalmente encontrar o electro.

20

Tabela 2:

Nmeros qunticos e orbitais que ocorrem nos nveis 1 a 4 Nmeros qunticos

Principal (n) 1 2

Secundrio (l) 0 0 1 0

Magntico (m) 0 0 -1, 0, +1 0 -1, 0, +1 -2, -1, 0, +1, +2 0 -1, 0, +1 -2, -1, 0, +1, +2 -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3

Orbitais existentes 1s (1 orbital) 2s (1 orbital) 2p (3 orbitais) 3s (1 orbital) 3p (3 orbitais) 3d (5 orbitais) 4s (1 orbital) 4p (3 orbitais) 4d (5 orbitais) 4f (7 orbitais)

1 2 0 1

2 3

Do exposto, pode-se ver que para definir de forma inequvoca a energia de um dado electro no tomo so necessrios quatro nmeros qunticos. Wolfgang Pauli reconheceu este aspecto e formulou o princpio de excluso de Pauli. Este estipula que no pode haver dois electres no mesmo tomo com exactamente os mesmos nmeros qunticos. Estes devem diferir pelo menos nos seus nmeros qunticos de spin. Esta limitao permite calcular o nmero mximo de electres que podem existir num nvel principal de energia. Sabendo que cada orbital pode acomodar dois electres, fcil ver que: - as orbitais s vo acomodar no mximo dois electres, - as trs orbitais p degeneradas vo acomodar no mximo seis electres, - as cinco orbitais d degeneradas vo acomodar no mximo dez electres, - e as sete orbitais f degeneradas vo acomodar no mximo catorze electres.
21

A questo central saber como que um dado nmero de electres se vai distribuir pelos diferentes nveis energticos. No preenchimento dos diversos nveis energticos os electres ocupam o nvel energtico mais baixo ainda disponvel. O caso mais simples o do tomo de hidrognio com 1 electro. Este vai ocupar a orbital 1s, caracterizada pelos nmeros qunticos n = 1, l = 0, m = 0. No caso do tomo de hlio com dois electres, o segundo electro vai ocupar ainda a orbital 1s a qual passa a ficar com 2 electres atingindo a sua capacidade mxima.

No tomo de ltio com 3 electres, o terceiro electro ocupa o nvel energtico seguinte com a energia mais baixa, a orbital 2s. No caso de tomos mais pesados, os electres seguintes ocupam, de forma analga, o nvel energtico imediatamente acima, tal como se segue: H He Li Be B C N O F Ne Na 1s1 1s2 1s2 2s1 1s2 2s2 1s2 2s2 2p1 1s2 2s2 2p2 1s2 2s2 2p3 1s2 2s2 2p4 1s2 2s2 2p5 1s2 2s2 2p6 1s2 2s2 2p6 3s1

22

A distribuio electrnica pode ser ilustrada ainda por meio de caixas, para representar as orbitais, e setas em representao dos electres, tal como se segue 1s Carbono: Nitrognio: Oxignio: 2s 2p

O exemplo anterior mostra que no preenchimento das orbitais p os electres ocupam inicialmente as orbitais livres e s depois que comea o emparelhamento. Este efeito tambm observado com outro tipo de orbitais degeneradas, caso das orbitais d e f. Este comportamento foi formulado na forma de princpio, sendo conhecido como regra de Hund: - No preenchimento de orbitais degeneradas, devido a repulso mtua entre dois electres numa mesma orbital, os electres tendem inicialmente a ocupar individualmente as orbitais ainda livres do subnvel. Somente quando todas as orbitais tm o seu primeiro electro que comea o emparelhamento.

A sequncia alargada para o preenchimento dos nveis de energia de um dado tomo a seguinte: 1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, etc. Esta sequncia pode ser derivada do esquema da figura 8, conhecido como diagrama de Pauling.

23

Figura 8: Sequncia para o preenchimento dos nveis de energia

24

S-ar putea să vă placă și