Sunteți pe pagina 1din 3

CATEGORIA 2

Por que ler para escrever?


Contedo e Texto: Maria Betnia Ferreira e Dora Carrasse

H alguns dias, conversando com minha filha de quatro anos (e meio, como ela insiste em dizer), eu disse uma banalidade do gnero Nossa, minha princesa, como voc est crescendo!, ao que a princesa respondeu: Mas esse o objetivo, no?. Evidncia: esse o objetivo, e, a julgar pelo contedo da resposta, est sendo alcanado sem problemas. Crescer dialogar, ouvir, escutar, responder. E de onde vem a matria, a substncia necessria construo de respostas e de perguntas? Da vida, claro. De conversas, de observao. E dos livros. Dos livros de literatura, repletos de seres fantsticos, de dilogos entre rs e bolinhos que choram, de famlias com 120 filhos, de crianas perdidas na floresta, de paisagens extraterrestres l que a criana vai captar, entender o sentido das expresses e frases da montona vida real. l que nasce a curiosidade, essencial para o alcance do objetivo Ficar espantado, maravilhar-se, ter medo, gargalhar, identificar-se com as personagens mais absurdas: isso que faz crescer; isso que oferece a literatura. Apreender o absurdo fundamental para a compreenso do que lgico e conforme razo.

O que ler para escrever?


Bom que a pessoa conhea coisas diferentes, prove um pouquinho de tudo para descobrir o que lhe cai bem, o que lhe agrada, o que perturba, o que desgosta. O processo no muito diferente do que acontece com relao comida: vai-se provando, mastigando devagarinho, repetindo, saboreando, decidindo: vou querer de novo ou no. Um adulto l para se distrair, para fugir da rotina, para se informar, para desafogar,

CATEGORIA 2

para tentar entender o mundo, para bisbilhotar nas ideias alheias, para rir, para chorar, para fazer de conta, para ficar mais culto... S no l quem no aprendeu a ler, porque, gostando ou no de leitura, a gente adulta obrigatoriamente l at sem sentir, na nossa sociedade. Mas seria bom que mais gente lesse com gosto e conscincia, porque o espao de liberdade da leitura escolhida faz bem sociedade toda. Bom que o educador (de casa e da escola) oferea leitura com jeito: sem forar no ler para crescer, ou seja, na leitura educativa, e tambm sem deixar ficar s no ler o que bem entender ou ler o que fcil. Educar tambm ser intermedirio entre o jovem e as mensagens do mundo, s vezes para que ele se disponha a receb-las, outras vezes para que entenda a parte enganosa e manipuladora que elas podem ocultar. O professor tambm pode fazer a intermediao entre o jovem e o modo de expresso do povo de que ele faz parte (a lngua) na forma escrita e isso pode resultar em paixo, medida que o jovem vai descobrindo o prazer de encontrar beleza na escolha das palavras e na sua combinao para produzir determinados efeitos e impresses. Foi essa paixo que levou Caetano Veloso a declarar cantando:

Gosto de sentir a minha lngua roar a lngua de Lus de Cames1.

As crianas pequenas tm uma vontade doida de aprender a ler. Perguntam sem parar e brincam com as palavras como quem brinca com as peas de um quebra-cabea. Os grandes leitores tambm. No meio do caminho entre uma criana curiosa e um leitor apaixonado pode haver uma barreira (uma pedra, diria Drummond) ou uma ponte. Muitas vezes, s depende (ou depende em grande parte) da ao de um educador atento e sensvel.

Ler depois de escrever


Bom que o educador invente maneiras surpreendentes para levar todo mundo junto a ler-escrever-ler (compartilhar leitura). Imagine uma atividade de faz-de-conta-que-hora-de-dormir, em que todo mundo vem de pijama (com direito a ursinho de pelcia) para ouvir algum ler. Ou um conto que os alunos devem transformar em roteiro de filme. O dia das histrias que do medo. O era-uma-vez preferido na casa de cada um, descoberto, reescrito e compartilhado com o grupo. Uma busca ao acaso no Google que vira histria (de crime, de amor, de terror, surreal...). No tem fim, no tem limites: bom que, em vez de arrancar os cabelos com a con-

Lngua, msica e letra de Caetano Veloso.

Por que ler para escrever

CATEGORIA 2

corrncia da televiso e da internet, o educador aproveite esses ambientes em que os jovens circulam com desenvoltura para imaginar boas iscas de leitura e escrita. Afinal, com o que se encontra no nosso meio e no nosso tempo que educamos. Existe a literatura infantil, existe a literatura juvenil, existe a LITERATURA (no vale a pena se deixar restringir pelas categorias, porque os adolescentes podem muito bem digerir literatura pura e simples, com a ajuda de um bom intermedirio).

Ler um prazer, ler ajuda a entender melhor o mundo e as prprias emoes. Ler o que se escreveu um exerccio de busca de sentido e qualidade, porque ler tambm pode ajudar a ser gente melhor.

www.ecofuturo.org.br/concursocultural

Por que ler para escrever

S-ar putea să vă placă și